UFSC coordena pesquisa nacional para formular metodologias estaduais de promoção da saúde

30/09/2025 18:31

As oficinas são o eixo central da pesquisa, onde são discutidos conceitos da Política Nacional de Promoção da Saúde. Foto: reprodução

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lidera  a pesquisa Construção e Metodologia para a Formulação de Políticas Públicas Estaduais de Promoção da Saúde e Apoio à Implementação.

Financiada pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (DEPPROS/SAPS/MS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o estudo envolve cinco estados e articula governo, academia e sociedade civil para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir das realidades locais.

Sob coordenação da professora Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, do Departamento de Enfermagem da UFSC,  o projeto reúne núcleos regionais da Fiocruz Amazônia (AM), Universidade Estadual do Vale, e do Acaraú (UVA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).  Cada instituição organiza oficinas presenciais com equipes das secretarias estaduais de Saúde, gestores municipais e representantes da sociedade civil.
(mais…)

Tags: CNPqoficinaspesquisapesquisa nacionalPúblicas publicassaúdeSUSUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitoria da UFSC prestigia inauguração de Empresa Júnior de Tradução

30/09/2025 16:21

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza, e a pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, participaram da inauguração da Letraduz, Empresa Júnior de Tradução vinculada ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Realizada na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, na sede da Letraduz (sala 219, Bloco A do CCE), a solenidade marcou um avanço no fortalecimento do diálogo entre ensino, pesquisa, extensão e sociedade. O evento celebrou a consolidação de um projeto em operação desde o ano passado, que já contribui para a formação prática dos estudantes e impulsiona a inovação e a internacionalização da Universidade.
(mais…)

Tags: CCEDepartamento de Língua e Literatura EstrangeirasDLLEEmpresa Júnior de TraduçãoIrineu Manoel de SouzaLetraduzprogradUFSC

UFSC aprova título de Doutor Honoris Causa ao padre Vilson Groh

30/09/2025 15:46

Padre Vilson Groh. Foto: IVG

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na tarde desta terça-feira, 30 de setembro, sessão especial dedicada à apreciação da concessão do título de Doutor Honoris Causa ao padre Vilson Groh. O nome do homenageado foi escolhido pela ampla maioria dos conselheiros pela extensa trajetória de Groh como educador popular e líder comunitário, marcada pela luta pela justiça social e pela atuação junto a comunidades vulneráveis de Florianópolis.

A indicação do título acadêmico partiu da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e recebeu aprovação unânime em instâncias internas da Universidade, incluindo o Departamento de Estudos Especializados em Educação e o Conselho de Unidade do Centro de Ciências da Educação (CED).

No parecer conclusivo, o conselheiro-relator Sérgio Romanelli manifesta-se integralmente favorável à concessão do título, ressaltando o padre como referência de compromisso com a dignidade humana e a pluralidade cultural brasileira, incluindo o respeito e a valorização das religiões afro-brasileiras. O texto enfatiza ainda a criação e a atuação do Instituto Padre Vilson Groh (IVG), que, por meio de programas de educação, inclusão financeira e mobilização social, beneficia milhares de crianças, jovens e famílias na capital catarinense.

O título de Doutor Honoris Causa é concedido pela UFSC “a pessoas eminentes, que não necessariamente sejam portadoras de um diploma universitário mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições”.
(mais…)

Tags: Cátedra Antonieta de BarrosCEDconselho universitárioDepartamento de Estudos Especializados em EducaçãoInstituto Padre Vilson GrohPadre Vilson GrohSergio RomanelliUFSC

Inscrições abertas para curso de exercícios faciais

30/09/2025 13:24

O IV Curso de Exercícios Faciais está com inscrições abertas até 14 de outubro. A atividade é oferecida pela professora Samira Schultz Mansur, do Departamento de Ciências Morfológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com início em 21 de outubro, as aulas abordarão noções de anatomia da pele, músculos, inervação, vascularização e drenagem da face e do pescoço, com exercícios para fixação e interação com o conteúdo.

As aulas teóricas ficarão gravadas e disponíveis durante o curso, que é constituído por cinco grupos de exercícios realizados de maneira progressiva, da ativação até o fortalecimento dos músculos. Em cada encontro serão descritos e ensinados três exercícios. Para a consolidação da prática, serão disponibilizados cinco vídeos de no máximo 10 minutos, com demonstração e explicação.

O valor da inscrição para estudantes de graduação é de R$ 120. A carga horária total do curso é de 10h, com direito a certificado mediante a frequência mínima em quatro aulas. Mais informações no site do curso.

Tags: Centro de Ciências Biológicas (CCB)Exercícios FaciaisUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 30/09/2025 – Edição 2424

30/09/2025 11:40

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 30/09/2025 – Edição 2424
UFSC apresenta minuta da política de combate à evasão para consulta pública

A UFSC realizou na tarde desta segunda-feira, 29 de setembro, na Sala dos Conselhos, com transmissão ao vivo, a apresentação da Minuta da Política Institucional de Combate à Evasão. A iniciativa busca definir diretrizes, responsabilidades e ações abrangentes voltadas à prevenção, ao acompanhamento e ao apoio à permanência estudantil, além de enfrentar os desafios relacionados à evasão universitária. Continue a leitura >>.


UFSC Araranguá expõe necessidade de instalação de um Hospital Universitário

A diretora do campus de Araranguá da UFSC, Melissa Negro Dellacqua, participou do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas em Brasília, promovido pela Comissão de Legislação Participativa em parceria com o deputado federal Pedro Uczai, em setembro. A agenda incluiu reuniões institucionais em ministérios e com parlamentares, com a entrega do Plano de Necessidades para a instalação de um Hospital Universitário em Araranguá e apresentação de projetos em saúde e educação. Continue a leitura >>>.

Levantamento sobre violência de gênero na UFSC encerra nesta terça-feira

Dia 30 de setembro termina o prazo para envio de respostas ao questionário sobre violência de gênero na UFSC. A pesquisa é realizada por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN). A participação no levantamento é anônima, leva apenas alguns minutos e é fundamental para subsidiar políticas e ações cada vez mais efetivas de prevenção, acolhimento e promoção da equidade de gênero na UFSC. Continue a leitura >>.


Gestão

Joana Célia dos Passos: escolas de samba ensinam a história não contada

A Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) promoveu a mesa de debates intitulada “As instituições públicas, a Universidade, os Institutos Federais e o poder público na construção do maior espetáculo da terra — Reunião GT Carnaval do Ministério da Cultura (MinC)”. O evento ocorreu na UFSC, no dia 27 de setembro. Entre os participantes, a vice-reitora da Universidade, Joana Célia dos Passos, ofereceu reflexões sobre o papel das universidades na valorização do samba e do carnaval como patrimônios culturais. Continue a leitura » ».


Ensino

Mestrado PROFBIO – último dia para credenciamento

Pessoas interessadas em participar, como docentes, do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) em Rede Nacional, na UFSC, têm até terça-feira, 30 de setembro, para se inscrever. Serão aceitas candidaturas para as categorias Permanente e Colaborador. O PROFBIO é um curso presencial (Nota 5 CAPES) com oferta simultânea nacional, tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia em exercício na educação básica. Continue a leitura >>.


Pesquisa

Pesquisa da UFSC ajuda a identificar riscos desconhecidos do vapor do “vape”

Uma preocupação cada vez maior pelos efeitos na saúde humana, o cigarro eletrônico vem sendo estudado com abordagens inovadoras pela UFSC. Uma pesquisa em andamento no Laboratório de Pesquisas Toxicológicas vai desvendar uma das lacunas científicas sobre a composição do vapor, que é justamente o que tem contato direto com usuários pelas vias respiratórias. A pesquisa pode determinar o quanto separados e combinados os compostos do “vape” podem prejudicar a saúde humana. Continue a leitura >>.

Egressa da UFSC é premiada por estudo sobre redução de consumo de combustível

A engenheira Laura Lozada dos Santos Araújo, recém egressa do curso de Engenharia Mecatrônica da UFSC, recebeu o Prêmio Novos Engenheiros da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Considerada um destaque pelo resultado da sua pesquisa de conclusão de curso, ela foi a única mulher dentre as pessoas premiadas e estudou como a inteligência artificial pode contribuir para reduzir o consumo de combustível de veículos. Continue a leitura >>.


Extensão

‘Mutirão de Agroflorestinha’ na Horta Margarida

O Curso de Extensão em Agroecologia e Alimentação Viva na Promoção da Saúde realiza, nesta quarta e quinta-feira, 1° e 2 de outubro, o Mutirão de Agroflorestinha na Horta Margarida, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. A ação tem como intuito construir canteiros agroflorestais na horta, proporcionando aprendizado coletivo e vivência prática em agroecologia por meio do cuidado com o solo, do cultivo de alimentos e da promoção de saúde. Na quarta-feira, o mutirão ocorre das 8h30 às 17h e, na quinta, das 8h30 às 13h. A participação é gratuita, aberta ao público e não requer inscrições.

II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae/SC), em cooperação com o Instituto de Mudanças Climáticas e do Laboratório de Climatologia Aplicada (LabClima) da UFSC, promove o II Seminário Catarinense de Adaptação às Mudanças Climáticas em 1° de outubro, das 8h30 às 17h, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis). A atividade é aberta ao público e tem inscrição gratuita, disponível pelo formulário on-line. Os participantes terão direito a certificado de quatro horas. Continue a leitura >>.

IX Jornada do Núcleo de Estudos Irlandeses da UFSC começa nesta terça-feira

O Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), vinculado ao Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE/UFSC), realiza sua IX Jornada entre 30 de setembro e 1° de outubro, no campus Trindade, em Florianópolis. Com tema Soundscapes of Ireland, o evento celebra a tapeçaria sonora da Irlanda, explorando as interseções entre som, música, literatura, teatro, rádio e cinema e destacando a diversidade e a complexidade das paisagens sonoras irlandesas. As inscrições são gratuitas. Continue a leitura >>.

Abertas inscrições para evento sobre empreendedorismo em ciência no meio rural

A Analize, empresa júnior do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSC, promove evento sobre ciência e empreendedorismo neste 1º de outubro, quarta-feira, a partir das 13h30, no auditório de Aquicultura. O evento “Empreender com ciência no meio rural: Como as empresas juniores podem abrir portas para o profissional do futuro?” é voltado para estudantes de graduação de Agronomia, Zootecnia e Aquicultura. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário. Continue a leitura >>.

Último dia para inscrição no curso Carreira de Excelência Na Prática

Terminam nesta terça-feira, 30 de setembro, as inscrições para o curso voltado ao planejamento de carreira oferecido pelo Departamento de Inovação (Sinova) da UFSC e a organização sem fins lucrativos Na Prática. O curso Carreira de excelência na prática é voltado a estudantes da graduação, realizado em formato híbrido e dá direito a certificado. Continue a leitura >> .


Cultura

Cineclube do curso de Relações Internacionais lança ciclo de terror no cinema

O projeto de extensão CineRI, do Curso de Relações Internacionais da UFSC, já está no clima do dia das bruxas. O grupo lança o ciclo Terror no Cinema, que vai exibir a partir do dia 30 de setembro, até 28 de outubro, clássicos do suspense e do terror. A exibição dos filmes acontece sempre às 18h30, no Auditório da Biblioteca Universitária (BU/UFSC). A programação inicia na terça-feira, com “O Iluminado”, e segue no dia 14 de outubro, com “De olhos bem fechados”. No dia 23 de outubro será exibido “O Exorcista”. O cineclube prepara um filme surpresa para o dia 28 de outubro, a ser anunciado na rede social do projeto. Continue a leitura >>.

Último dia para visitar exposições “Poéticas contemporâneas: memória e arquivo” e “Invisibilidades eletivas” na BU/UFSC

Hoje é o último dia para conferir a exposição de revistas literárias, publicações críticas e edições raras de obras poéticas brasileiras da mostra “Poéticas contemporâneas, memória e arquivo”. A exposição fica na Galeria de Exposições do Hall Principal da Biblioteca Central da UFSC (BU/UFSC). É também o último dia da exposição “Invisibilidades eletivas”, da artista Andrea V Zanella, no Espaço Expositivo Hall da Circulação da BU.


Comunidade

UFSC e Escola de Conselhos ofertam curso gratuito para trabalhadores da área de Direitos da Criança e Adolescente

A Escola de Conselhos de Santa Catarina, com apoio da UFSC, abre inscrições para uma nova turma do Ciclo Básico de Formação Continuada para trabalhadores que atuam, direta ou indiretamente, com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (SGDCA). O edital com todas as informações sobre o curso está disponível aqui. Serão ofertadas 400 vagas para trabalhadores de todas as regiões de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível na plataforma Inscrições UFSC até 13 de outubro. Continue a leitura >>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Abertas as inscrições de atividades artísticas e culturais para a programação da 22ª Sepex

30/09/2025 10:30

Companhia de Dança da UFSC apresenta a coreografia “Uma oração ao corpo em movimento” (Foto: divulgação/Companhia de Dança)

Estão abertas até 8 de outubro de 2025 as inscrições de atividades artísticas e culturais para serem incluídas na programação da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex). As atividades selecionadas serão apresentadas de 21 a 23 de outubro de 2025.

Servidores docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) dos quinze Centros de Ensino e de todas as unidades administrativas da UFSC poderão inscrever atividades, de acordo com os termos do edital. Estudantes também poderão submeter propostas, desde que sob a supervisão de um orientador docente ou TAE.

Poderão ser inscritas propostas de atividades artístico-culturais presenciais na forma de mostras de música, dança, teatro, cultura popular e outras linguagens artísticas e apresentações culturais, coordenadas por servidores da UFSC ou que estejam vinculadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão de quaisquer setores da UFSC.

As atividades selecionadas serão divulgadas na programação oficial da Sepex e poderão ser realizadas em hall, varandão, palco externo ou outros espaços a serem definidos pela organização do evento.

De acordo com o edital, a seleção de atividades artístico-culturais presenciais se dará com base na descrição da atividade, interatividade com o público, disponibilidade de agenda, aderência ao evento, viabilidade de local e estrutura adequada para realização da proposta. O resultado final será divulgado no dia 13 de outubro de 2025.

Dúvidas e sugestões devem ser encaminhadas para: sepex@contato.ufsc.br

Tags: 22ª Sepexarte e culturaeditalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Instituto lança cursos gratuitos em saúde em parceria com a UFSC

30/09/2025 09:11

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), a Escola Fiocruz de Governo, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), disponibiliza três cursos gratuitos e online voltados à capacitação de profissionais na área de vigilância em saúde.

Com carga horária de 45 horas, os cursos oferecem ferramentas práticas e acessíveis para aprimorar o entendimento sobre a distribuição de doenças nos territórios, sua evolução ao longo do tempo e o papel da sociedade civil na preparação e resposta a emergências em saúde. O objetivo é qualificar profissionais, gestores e lideranças sociais para enfrentar surtos, epidemias e pandemias de forma mais eficiente e coordenada.

A iniciativa tem como meta ampliar o acesso a conteúdos de qualidade e fortalecer a capacidade do ecossistema de saúde brasileiro para analisar eventos epidemiológicos e enfrentar futuras emergências sanitárias. Os cursos fornecem certificado e já estão disponíveis na íntegra. Os prazos e datas de interesse variam de curso para curso, mas em geral ficam abertos por dois anos, com renovação.

Veja as oportunidade:

Estatística Espacial Aplicada à Vigilância em Saúde

Indicado para profissionais interessados em análises espaciais com o software R, o curso ensina a elaborar mapas, aplicar métodos estatísticos e identificar padrões geográficos de doenças, apoiando decisões estratégicas em saúde pública. Acesse o curso neste link.

Análises de Séries Temporais Aplicadas à Vigilância em Saúde

Apresenta técnicas para interpretar a distribuição de problemas de saúde ao longo do tempo, identificar tendências e sazonalidades — como o aumento de doenças respiratórias no inverno — e aplicar essas análises no planejamento em saúde. Acesse o curso neste link.

Participação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde Pública

Direcionado a lideranças sociais, gestores e conselhos de saúde, o curso aborda a gestão de risco em emergências, destacando a importância da sociedade civil na prevenção, resposta e recuperação diante de crises sanitárias. Acesse o curso neste link.

 

Tags: Análises de Séries Temporais Aplicadas à Vigilância em Saúdecursos gratuitocursos onlineEstatística Espacial Aplicada à Vigilância em SaúdeInstituto Todos pela SaúdeParticipação da Sociedade Civil Organizada na Preparação e Resposta às Emergências de Saúde PúblicaunasusVigilância em Saúde

UFSC apresenta minuta da sua política de combate à evasão e inicia consulta pública

29/09/2025 17:49

Apresentação da Minuta da Política Institucional de Combate à Evasão, na Sala dos Conselhos da UFSC. Fotos: Gustavo Diehl/Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou na tarde desta segunda-feira, 29 de setembro, na Sala dos Conselhos, com transmissão ao vivo, a apresentação da Minuta da Política Institucional de Combate à Evasão. A iniciativa busca definir diretrizes, responsabilidades e ações abrangentes voltadas à prevenção, ao acompanhamento e ao apoio à permanência estudantil, além de enfrentar os desafios relacionados à evasão universitária. O evento foi conduzido pela Assessoria de Acompanhamento de Evasão, Permanência e Egressos, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd).

Na mesa estavam a assessora e professora Andressa Sasaki Vasques Pacheco, a pró-reitora Dilceane Carraro (Prograd) e o reitor Irineu Manoel de Souza. A apresentação contou também com a presença de diretores de centros de ensino, secretários, pró-reitores, servidores técnicos e professores, e estudantes.

Dilceane destacou durante sua fala o significado do momento, que representa o avanço em uma tarefa assumida pela Pró-Reitoria no início da atual gestão: a construção de uma política institucional e de uma rede coordenada de enfrentamento à evasão. Ela lembrou que, ao assumirem em 2022, o desafio era ainda maior devido ao contexto de retomada pós-pandemia. “Saíamos de um período crítico em que muitos estudantes estavam em situação de abandono ou desvinculados da universidade por diferentes motivos”, afirmou.

Na mesa estavam a assessora e professora Andressa Sasaki Vasques Pacheco, a pró-reitora Dilceane Carraro (centro) e o reitor Irineu Manoel de Souza

A pró-reitora explicou que, naquele ano, foram criadas frentes de atuação dentro da Prograd, incluindo a formação de uma comissão e a colaboração de especialistas, como a professora Andressa e a técnica em Assuntos Educacionais Juliana Blau. “Essa comissão se dedicou a realizar um diagnóstico detalhado da evasão na universidade, com base em dados do sistema acadêmico. Os resultados foram apresentados à comunidade universitária em um documento público, que serviu como ponto de partida para o trabalho que nos trouxe até aqui”, ressaltou.
(mais…)

Tags: Andressa Sasaki Vasques PachecoAssessoria de Acompanhamento de EvasãoPermanência e EgressosPolítica Institucional de Combate à EvasãoPRAEPROAFEprogradUFSC

Joana Célia dos Passos: escolas de samba ensinam a história não contada

29/09/2025 13:39

Conasamba 2025 contou com o apoio institucional da UFSC. Fotos: Divulgação

A Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) promoveu a mesa de debates intitulada “As instituições públicas, a Universidade, os Institutos Federais e o poder público na construção do maior espetáculo da terra — Reunião GT Carnaval do Ministério da Cultura (MinC)”. O evento ocorreu na tarde do último sábado, 27 de setembro de 2025, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Essa atividade integrou a programação do Congresso Nacional das Escolas de Samba (Conasamba) 2025, realizado entre os dias 26 e 28 de setembro no campus da UFSC. O evento reuniu lideranças do samba, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e representantes de escolas de samba de diversas regiões do país. Entre os participantes a vice-reitora da Universidade Joana Célia dos Passos, que ofereceu reflexões sobre o papel das universidades na valorização do samba e do carnaval como patrimônios culturais.
(mais…)

Tags: Auditório GarapuvucarnavalCentro de Cultura e EventosConasamba 2025Congresso Nacional das Escolas de SambaFenasambaJoana Célia dos PassosUFSC

UFSC e Escola de Conselhos ofertam curso gratuito para trabalhadores da área de Direitos da Criança e Adolescente

29/09/2025 12:03

A Escola de Conselhos de Santa Catarina, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abre inscrições para uma nova turma do Ciclo Básico de Formação Continuada para trabalhadores que atuam, direta ou indiretamente, com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (SGDCA). A formação do Ciclo Básico é voltada à introdução dos conceitos fundamentais e práticos necessários para a atuação eficaz dos profissionais do SGDCA. O edital com todas as informações sobre o curso está disponível aqui.

Serão ofertadas 400 vagas para trabalhadores de todas as regiões de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo formulário disponível na plataforma Inscrições UFSC até 13 de outubro. A lista com os selecionados será divulgada em 16 de outubro, no site do Centro Socioeconômico da UFSC (CSE), no site da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e no perfil oficial da Escola de Conselhos no Instagram. Os concluintes receberão certificado emitido pela UFSC e um e-book com todo o material didático-pedagógico utilizado.

A nova turma do Ciclo Básico terá cronograma de aulas divididas em duas etapas. A primeira será constituída de aulas on-line, por meio da plataforma Moodle, de 22 de outubro a 5 de dezembro. A segunda etapa será realizada de forma presencial, de 2 de março a 17 de abril de 2026. As duas etapas terão duração de 35 horas-aula e serão certificadas pela UFSC.

Acesse o edital aqui.

Mais informações no site da Escola de Conselhos de Santa Catarina.

 

Tags: Centro Socioeconomico (CSE)Ciclo Básico de Formação ContinuadaEscola de Conselhos de Santa CatarinaFundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese)Sistema de Garantia de Direitos da Criança e Adolescente (SGDCA)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 29/09/2025 – Edição 2423

29/09/2025 12:02

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 29/09/2025 – Edição 2423
UFSC apresenta minuta da política de combate à evasão em evento no dia 29

A UFSC promoverá, na segunda-feira, 29 de setembro, às 14h, um evento na Sala dos Conselhos, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Prograd, para apresentar a minuta da Política Institucional de Combate à Evasão. Essa iniciativa busca estabelecer diretrizes, responsabilidades e ações abrangentes voltadas à prevenção, ao acompanhamento e ao apoio à permanência estudantil, além de enfrentar os desafios relacionados à evasão universitária. Continue a leitura>>.


SOS Dignidade é desenvolvido com participação da UFSC

Utilizando narrativas reais, o aplicativo SOS Dignidade – Trabalho sem assédio!, desenvolvido em parceria pela UFSC, Unicamp, pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) e pelo Ministério Público do Trabalho do Estado de São Paulo (MPT/SP), incentiva denúncia e apoio às vítimas. O projeto tem chancela da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Continue a leitura >>.

Conselho Universitário realiza sessões nesta terça-feira

O Conselho Universitário da UFSC (CUn/UFSC) realiza, na próxima terça-feira, 30 de setembro, sessões especial e ordinária, com início às 14h e às 15h, respectivamente. As sessões ocorrem de forma híbrida, sendo presencialmente na Sala dos Conselhos, na Reitoria I, e virtualmente pela plataforma Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com transmissão pelo canal do CUn no YouTube. Continue a leitura >>.


Gestão

Representantes da UFSC recebem secretário da Pesca na busca por parcerias na Maricultura

O chefe de Gabinete da UFSC, Bernardo Meyer, recebeu nesta sexta-feira, 26 de setembro, o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo. A reunião teve como objetivo articular parcerias entre a secretaria estadual e o Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC) para viabilizar investimentos em novas tecnologias aquícolas e assegurar a manutenção da cadeia de moluscos marinhos. Continue a leitura >>.

Reitoria emite ofício com orientações sobre os recessos de final de ano

O Gabinete da Reitoria da UFSC emitiu um Ofício Circular com orientações sobre os recessos de final de ano. Neste ano, o recesso de Natal compreenderá o período de 22 a 26 de dezembro, enquanto o recesso de Ano Novo será de 29 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026. Os períodos de recesso são estabelecidos em Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Continue a leitura >>.

Inscrição em processo seletivo para afastamento integral termina nesta terça-feira

Servidores, docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC que desejam pedir afastamento para pós-graduação têm até o dia de amanhã para se inscrever no processo seletivo de classificação do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/UFSC). A seleção é direcionada aos interessados em solicitar afastamento integral para participação em programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado), para o semestre de 2026.1. Mais informações na página do Processo Seletivo.


Ensino

Inscrições para seleção da Pós-Graduação em Design terminam nesta terça-feira

O Programa de Pós-Graduação em Design da UFSC encerra nesta terça-feira, 30 de setembro, o prazo de inscrições para seu processo seletivo de mestrado e doutorado para ingresso em 2026. As inscrições devem ser realizadas pelo Sistema de Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG). São ofertadas 14 vagas para cada nível – mestrado e doutorado. O edital completo e demais informações podem ser acessados na página do Programa.


Pesquisa

Pesquisa da UFSC mostra como biblioteca impacta positivamente na qualidade das pesquisas universitárias

Os servidores Gisele Rosa de Oliveira, Adriana Stefani Cativelli e Antonio Carlos Picalho, da Biblioteca Universitária da UFSC (BU/UFSC), transformaram em pesquisa científica a sua experiência cotidiana de orientação aos usuários da BU, mostrando como a biblioteca pode impactar positivamente na qualidade das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica. O artigo, que discute a relevância e os desafios envolvidos no apoio à sociedade universitária durante a busca por dados acadêmicos em bases científicas, foi publicado na Revista Ciência da Informação, do Setor de Editoração Científica, Publicações Seriadas (SEDIT), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Continue a leitura>>>.


Extensão

UFSC promove quarta edição do evento Pequenos Grandes Cientistas

Nesta terça-feira, 30 de setembro, o Departamento de Farmacologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UFSC) realiza a quarta edição do evento Pequenos Grandes Cientistas, recebendo alunos do sexto ano da E.E.B.M. Abel Capella, de Governador Celso Ramos. Os estudantes visitarão a UFSC e terão a oportunidade de viver a experiência de ser cientistas por um dia: cada um receberá um caderno de experimentos e irá circular pelos laboratórios do CCB, explorando diferentes áreas do conhecimento e colocando a mão na massa para realizar experimentos científicos. A atividade é coordenada pela professora Regina de Sordi, com o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação do CCB, que contribuem para a organização e execução das atividades.

Abertas inscrições para seminário de atualização na produção de ovos

O III Seminário de Atualizações na Produção de Ovos ocorre em 10 de outubro, sexta-feira, às 13h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, em Florianópolis. O objetivo do evento é disseminar a importância da produção de ovos, abordando suas aplicações e a preocupação da indústria com a qualidade. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário. Mais informações no Instagram. Continue a leitura >>.

UFSC sedia XI Colóquio Kant Multilateral

De 29 de setembro a 3 de outubro de 2025, a UFSC sediará o XI Colóquio Kant Multilateral, reunindo pesquisadoras e pesquisadores de renome internacional para debater temas centrais da filosofia kantiana e suas repercussões contemporâneas. O colóquio contará com palestras em português e inglês e convidados(as) nacionais e internacionais. Continue a leitura >>.


Cultura

UFSC na mídia: obra de professor da UFSC integra lista dos melhores livros brasileiros do século XXI

O livro Trio pagão, de autoria do professor Sérgio Medeiros, consta na lista de melhores livros brasileiros do século XXI, organizada pela conceituada revista Colóquio, da Fundação Calouste Gulbenkian, de Portugal. A obra foi publicada em 2018 pela editora Iluminuras. Continue a leitura >>.

Lançamento do livro ‘Brincadeiras à parte’

A persona artística de Letrux é marcada por uma linguagem intensa, poética, irônica e confessional. Em Brincadeiras à parte, obra lançada pela Editora Planeta, a autora compartilha contos que exploram jogos e brincadeiras, abordando temas como sexualidade, feminismo, música, autoconhecimento, amizade e relacionamentos. O livro será lançado no dia 29 de setembro, na Igrejinha da UFSC, a partir das 18h. Continue a leitura >>.


Comunidade

Fórum Parlamentar Catarinense: orçamento da UFSC é inserido no debate

O Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) realizou uma reunião macrorregional na Grande Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, 25 de setembro, sediada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), onde foram levantadas questões de infraestrutura e o futuro orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum, conduziu os trabalhos com foco na “escuta” e hierarquização das grandes prioridades regionais que exigem articulação de bancada ou maiores investimentos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Continue a leitura >>.

Conferência Planeta.doc entrega carta-manifesto à COP30

Após quatro dias de intensa programação, a Conferência Planeta.doc chegou ao fim na última quinta-feira, 25 de setembro, com a entrega de uma carta-manifesto à direção da COP30. Realizado em conjunto com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento de encerramento reuniu autoridades, cientistas e representantes das universidades públicas e de institutos do estado, no auditório da Reitoria da UFSC. Continue a leitura >>. Leia também: Reitoria da UFSC participa de conferência que entregará carta-manifesto à COP30.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Química da UFSC recebe inscrições de candidatos ao mestrado e doutorado

29/09/2025 11:55

O Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGQ/UFSC) está com inscrições abertas para o processo de seleção e admissão aos cursos de mestrado e doutorado, e de distribuição de bolsas, para ingresso no primeiro semestre de 2026. São ofertadas 20 vagas para o mestrado e 20 para o doutorado, sendo, para cada curso, quatro vagas reservadas a candidatos pretos, pardos e indígenas, duas para candidatos com deficiência e uma para pessoas trans. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG) até 10 de dezembro.

O PPGQ/UFSC oferece os cursos de mestrado acadêmico e doutorado nas áreas de concentração Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Físico-Química. Criado em 1971, o programa atua na formação de recursos humanos qualificados para o exercício da docência em instituições de ensino superior e para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de forma interdisciplinar. Está entre os mais bem conceituados do país e faz parte do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo recebido conceito máximo (nota 7,0).

O edital completo e outras informações estão disponíveis na página do PPGQ/UFSC.

 

Tags: Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG)pós-graduaçãoprocesso seletivoPrograma de Pós-Graduação em Química (PPGQ)químicaQuímica AnalíticaQuímica InorgânicaQuímica OrgânicaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC na mídia: Globo Rural destaca polo de desenvolvimento de cannabis para uso veterinário

29/09/2025 11:46

Professor Erik Amazonas é as áreas envolvidas na pesquisa. Foto: Reprodução/TV Globo

Galinhas que conservam melhor as cascas dos ovos, evitando que rachem, no interior de São Paulo. Um cavalo que se recupera de um tumor na pata, em Florianópolis. Esses animais têm em comum o tratamento com compostos retirados da cannabis – assunto tratado em reportagem nacional.

O ciclo e os usos possíveis da planta foram tema do programa Globo Rural, da TV Globo, no domingo, 28 de setembro. O Polo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis (Podican) do Campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é destacado na reportagem como o pioneiro no Brasil na autorização para o plantio voltado à pesquisa científica.

Veja a reportagem completa.
(mais…)

Tags: AgronomiaCampus de CuritibanosCannabisCiências AgronômicasGlobo RuralPodicanPolo de Desenvolvimento e Inovação em CannabisTV GloboUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarinaveterinária

Pesquisador da UFSC é semifinalista do Prêmio Jabuti pela tradução de ‘As confissões d’um italiano’

29/09/2025 11:43

A tradução de As confissões d’um italiano, do escritor italiano Ippolito Nievo, feita por Francisco Degani, está entre as finalistas da categoria tradução da 67ª Edição do Prêmio Jabuti. O trabalho de pesquisa e tradução foi realizado durante o estágio pós-doutoral de Francisco no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa catarina (UFSC), com a supervisão da professora Patricia Peterle. A tradução foi publicada em novembro de 2024 pela editora Nova Alexandria.

O romance, escrito entre dezembro de 1857 e agosto de 1858, só foi publicado após a morte do autor, em 1867. As confissões d’um italiano narra, pelo olhar do protagonista, Carlino Altoviti, o processo da unificação italiana e o fim da república de Veneza em 1856. A obra tem caráter histórico, memorialista e autobiográfico.
(mais…)

Tags: As confissões d'um italianoCentro de Comunicação e Expressão (CCE)Estudos da traduçãoFrancisco DeganiIppolito NievoItalianoliteraturaPatrícia Peterlepós-graduação em literaturaPrêmio JabutitraduçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Prova de Vida: orientações aos aposentados e pensionistas da UFSC

29/09/2025 11:30

Se você é Aposentado ou Pensionista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é fundamental realizar a Prova de Vida anualmente, no mês do seu aniversário, para garantir a continuidade do pagamento do seu benefício.

O procedimento consiste na comprovação de vida do beneficiário, que deve verificar a regularidade da Prova de Vida diretamente no banco ou pelos aplicativos Gov.br ou SouGov. Certifique-se de que o status esteja marcado como “regular”.

Atenção!

A Prova de Vida é uma responsabilidade exclusiva do beneficiário. Desde 2023, o INSS passou a realizar a Prova de Vida de forma automatizada, com cruzamento de bases de dados governamentais. Porém, os aposentados e pensionistas da UFSC não estão incluídos neste processo automático e, portanto, precisam realizar o procedimento de forma ativa.

A UFSC orienta que todos os beneficiários mantenham seus dados cadastrais atualizados, como endereço, e-mail e telefone. Esta atualização é essencial para garantir uma comunicação eficiente com a Universidade.
(mais…)

Tags: Aposentado ou PensionistaGOV.BRProdegespProva de vidaSouGovUFSC

UFSC Araranguá participa de encontro em Brasília e apresenta a necessidade de instalação de um Hospital Universitário

29/09/2025 11:12

Durante o evento em Brasília, foram protocolados e entregues projetos de caráter estratégico. Foto: divulgação

A diretora do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Melissa Negro Dellacqua, participou do 3º Encontro de Lideranças Municipalistas em Brasília, promovido pela Comissão de Legislação Participativa em parceria com o deputado federal Pedro Uczai, em setembro. Além do evento, a agenda incluiu reuniões institucionais em ministérios e com parlamentares, com a entrega do Plano de Necessidades para a instalação de um Hospital Universitário em Araranguá e apresentação de projetos em saúde e educação.
(mais…)

Tags: AraranguábrasíliaDATASUSEncontro de Lideranças MunicipalistasHospital UniversitáriomedicinaMinistério da Educação (MEC)ministério da saúdeUFSCUFSC AraranguáUniversidade Federal de Santa Catarina

Egressa da UFSC é premiada por estudo sobre redução de consumo de combustível

29/09/2025 10:41

Egressa estudou como gastar menos combustível com o auxílio da I.A

A engenheira Laura Lozada dos Santos Araújo, recém egressa do curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu o Prêmio Novos Engenheiros da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Considerada um destaque pelo resultado da sua pesquisa de conclusão de curso, ela foi a única mulher dentre as pessoas premiadas e estudou como a inteligência artificial pode contribuir para reduzir o consumo de combustível de veículos.

O prêmio busca estimular os alunos dos cursos de engenharia mecânica na carreira automotiva e para isso identifica e reconhece aqueles que tenham se destacado em seu desempenho acadêmico e produzido trabalho final bem avaliado ligado à técnica automotiva. A engenheira é formada pela UFSC Joinville e também recebeu, na instituição, o prêmio de mérito acadêmico.

Sob orientação do professor Ricardo José Pfitscher, Laura desenvolveu o TCC Implementação de modelo de aprendizado por reforço em dispositivo móvel para economia de combustível em veículos a combustão. O trabalho propôs um sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) baseado em inteligência artificial, capaz de recomendar, em tempo real, ações de aceleração ou frenagem para reduzir o consumo de combustível.

Ela utilizou como ponto de partida o trabalho de um colega também orientado pelo professor Ricardo, desenvolvido pelo egresso Paulo Henrique Kubiack Gorla. A proposta foi entender como a Inteligência Artificial poderia ser aplicada em um ambiente real: no caso, um veículo consumindo combustível em um percurso real.

Laura treinou a I.A a partir de um trajeto que ela fazia corriqueiramente com o próprio carro. “Eu peguei um trajeto que eu já fazia com o meu carro, coletei todos os dados necessários para o treinamento da IA e com isso eu treinei o mesmo modelo que havia sido desenvolvido nesse outro TCC”, conta.

Depois, Laura embarcou o modelo em um aplicativo de celular. “Fiz todo esse treinamento e desenvolvi um aplicativo que pudesse mostrar em tempo real para o motorista o que ele tinha que fazer para reduzir cada vez mais o gasto de combustível”, explica. As ações de aceleração e desaceleração do motorista em tempo real, por exemplo, aumentam a eficiência energética. O sistema desenvolvido sugere ao motorista qual ação tomar por trecho, baseado no modelo treinado.

“A ideia inicial é a aplicabilidade em frotas que fazem sempre o mesmo percurso, porque ele é especializado e treinado para um percurso específico”, comenta Laura sobre uma das potencialidades do projeto. “A ideia pode ser expandida para carro elétrico também”, complementa.

Laura foi a única mulher premiada pela AEA neste ano

Nos testes realizados, a solução apresentou economia entre 7% e 14% no consumo de combustível, mesmo em veículos mais antigos. Além disso, o projeto resultou no desenvolvimento de um aplicativo móvel com código aberto, ampliando as possibilidades de aplicação em diferentes contextos, como rotas logísticas e transporte coletivo. “Os testes foram mais de prova de conceito, não foi um teste estatístico. Foi um teste de aplicabilidade da solução”.

O Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros é entregue anualmente durante o Seminário de Manufatura Automotiva e reúne instituições de ensino de referência em Engenharia de todo o país. Laura comentou a simbologia de, em um prêmio de reconhecimento no qual quatro alunos foram premiados, ter sido a única mulher a ganhar. “Eu era a única mulher no palco”, disse. A egressa destacou que esse fato é particularmente significativo porque seu trabalho está inserido não apenas na engenharia, mas especificamente no setor automotivo, um campo onde, segundo ela, ainda há menos mulheres.

Atualização: este texto informou que a egressa conquistou o primeiro lugar no prêmio, mas não há ordem de premiação entre os destaques. A informação foi corrigida.

Tags: consumo de combustívelengenharia automativaEngenharia Mecatrônicainteligência artificialPrêmio Novos Engenheiros da Associação Brasileira de Engenharia AutomotivaUFSC Joinville

UFSC apresenta minuta da política de combate à evasão em evento no dia 29

26/09/2025 18:19

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá, na segunda-feira, 29 de setembro, às 14h, um evento na Sala dos Conselhos, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Prograd, para apresentar a minuta da Política Institucional de Combate à Evasão. Essa iniciativa busca estabelecer diretrizes, responsabilidades e ações abrangentes voltadas à prevenção, ao acompanhamento e ao apoio à permanência estudantil, além de enfrentar os desafios relacionados à evasão universitária. A organização do evento está a cargo da Assessoria de Acompanhamento de Evasão, Permanência e Egressos, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd).

A evasão acadêmica é um problema com impactos econômicos e sociais significativos, e a UFSC, consciente da gravidade desse fenômeno, tem monitorado de perto seu avanço, especialmente diante do crescimento registrado nas últimas duas décadas. A atual gestão da Universidade tem se dedicado ativamente a desenvolver estratégias que reduzam os prejuízos ocasionados pela evasão, buscando mitigar seus efeitos tanto para a instituição quanto para a sociedade.

Durante o evento, será apresentada a minuta da política institucional, com destaque para seus eixos estruturantes e o cronograma de implementação. Também serão explicadas as formas de participação da comunidade acadêmica na consulta pública que será aberta logo após a apresentação. Durante essa etapa, a comunidade poderá enviar sugestões e contribuições para o aprimoramento da política. As informações detalhadas sobre acesso, prazos e procedimentos serão fornecidas no evento e divulgadas pelos canais institucionais.

A participação ativa de todos e todas é essencial para o fortalecimento coletivo da política institucional e para impulsionar ações mais eficazes no combate à evasão, contribuindo diretamente para o desenvolvimento e a consolidação de uma universidade mais inclusiva e comprometida com a permanência estudantil.

Mais informações no site: evasao-prograd.ufsc.br

 

Tags: Política Institucional de Combate à EvasãoprogradSala dos ConselhosUFSC

Representantes da UFSC recebem secretário da Pesca na busca por parcerias na Maricultura

26/09/2025 17:56

Representantes da UFSC recebem o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, na Reitoria. Fotos: SECOM

O chefe de Gabinete da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bernardo Meyer, recebeu nesta sexta-feira, 26 de setembro, o secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e contou com a presença de representantes da UFSC: o assessor do Gabinete, Alexandre Verzani, o administrador Carlos Carubelli; a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Marlene Grade; os professores Walter Quadros Seifert, do Laboratório de Camarões Marinhos (LCM), e Claudio Manoel Rodrigues de Melo, do Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM); Andréa Cristina Trierweiller, secretária de Planejamento e Orçamento (Seplan); e Luiz Victor Pittella Siqueira, superintendente de Orçamento.

A reunião teve como objetivo articular parcerias entre a secretaria estadual e o CCA para viabilizar investimentos em novas tecnologias aquícolas e assegurar a manutenção da cadeia de moluscos marinhos. Diante do cenário de restrição orçamentária, a Estação de Maricultura Elpídio Beltrame (EMEB), localizada na Barra da Lagoa, busca parceiros para o financiamento parcial de suas atividades. O LMM responde por mais de 90% das sementes de ostra consumidas pelos maricultores catarinenses, sendo a sua produção integralmente financiada pela venda dessas sementes e por recursos da UFSC, o que torna imprescindível a entrada de novos apoiadores para manter o laboratório economicamente viável. Sem contrapartidas adicionais, há risco de prejuízo às atividades do LMM, com impactos sobre toda a cadeia da maricultura no estado.
(mais…)

Tags: CCAEEMBEstação de Maricultura Elpídio BeltrameGabinete da ReitoriaLaboratório de Moluscos Marinhos (LMM)LCMSecretaria de Aquicultura e Pesca de Santa CatarinaSeplanTiago Bolan FrigoUFSC

Conselho Universitário da UFSC realiza sessões especial e ordinária na terça-feira, 30 de setembro

26/09/2025 17:16

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC) realiza, na próxima terça-feira, 30 de setembro, sessões especial e ordinária, com início às 14h e às 15h, respectivamente. As sessões ocorrem de forma híbrida, sendo presencialmente no auditório Professor Ayrton Roberto de Oliveira (Sala dos Conselhos), na Reitoria I, e virtualmente pela plataforma Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com transmissão pelo canal do CUn no YouTube.

Sessão especial

1. Ordem do dia:

1.1. Processo nº 23080.046727/2025-52
Requerente: Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial;
Objeto: Apreciação da solicitação de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao Padre Vilson Groh;
Relatoria: Conselheiro Sérgio Romanelli.

Sessão ordinária

1. Expediente

1.1. Justificativas de ausência das/dos conselheiras/conselheiros;
1.2. Comunicações da presidência;
1.3. Informe do Centro de Ciências Biológicas; e
1.4. Deliberação acerca da Ordem do Dia;

2. Ordem do dia:

2.1. Processo nº 23080. 033383/2025-11
Requerente: Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas;
Objeto: Apreciação do pedido de alteração da Resolução Normativa nº 179/2023/CUn, que trata do Regimento do Fórum das Licenciaturas da UFSC;
Relatoria: Conselheiro Renato Ramos Milis;

2.2. Processo nº 23080.037095/2024-55
Requerente: Direção do Centro Tecnológico (CTC);
Objeto: Apreciação da proposta de alteração do Regimento do Centro Tecnológico (CTC) e da Câmara de Administração do CTC;
Relatoria: Conselheiro Luiz Augusto dos Santos Madureira;

2.3. Processo nº 23080.003208/2024-19
Requerente: Secretaria Administrativa do Centro de Ciências da Saúde (CCS);
Objeto: Apreciação da proposta de revisão do regimento do Centro de Ciências da Saúde (CCS);
Relatoria: Conselheira Carolina Medeiros Bahia;

2.4. Processo nº 23080.022460/2025-16
Requerente: Lucia da Silveira, do Portal de Periódicos da UFSC;
Objeto: Apreciação das Diretrizes para Ingresso, Permanência e Descontinuidade de Periódicos Científicos Institucionais no Portal de Periódicos da UFSC;
Relatoria: Conselheira Verônica Pereira Orlandi;

2.5. Processo nº 23080.053835/2025-81
Requerente: Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (FEESC);
Objeto: Apreciação de pedido de manifestação de concordância da UFSC para que a FEESC continue atuando como fundação de apoio do Instituto
Federal Catarinente (IFC);
Relatoria: Guilherme Jurkevicz Delben;

2.6. Processo nº 23080.066262/2023-94
Requerente: Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE);
Objeto: Apreciação da proposta de revisão da Resolução Normativa nº 002/CUn/2009, que dispõe sobre a autorização e utilização de espaços
físicos da UFSC para a promoção de festas;
Relatoria: Conselheiro Hamilton de Godoy Wielewicki.

3. Comunicações e outras manifestações.

Tags: conselho universitárioCUnreitoriasessão especialsessão ordináriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Conferência Planeta.doc entrega carta-manifesto à COP30

26/09/2025 15:50

Teólogo Leonardo Boff foi um dos palestrantes da conferência. Foto: Marcos D’Elboux

Após quatro dias de intensa programação, a Conferência Planeta.doc chegou ao fim na última quinta-feira, 25 de setembro, com  a entrega de uma carta-manifesto à direção da COP30. Realizado em conjunto com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o evento de encerramento reuniu autoridades, cientistas e representantes das universidades públicas e de institutos do estado, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A carta reúne reflexões e propostas de soluções de todos os palestrantes e em nome do evento. O público presente nas atividades também pôde expor as manifestações que gostariam de inserir na carta, que pretende ser um mosaico das vozes que passaram pela conferência e um chamado da ciência para a crise socioambiental. Cada cientista fez uma declaração por escrito para reunir as principais ideias e o consenso da conferência. 

Entre as declarações na carta-manifesto está a do arquiteto chinês Kongjian Yu, que faleceu na última terça-feira, 23 de setembro, em um acidente de avião no Mato Grosso do Sul. Como forma de homenagear a contribuição do arquiteto na composição da carta, o professor do Paulo Horta, do Departamento de Botânica da UFSC, leu o manifesto de Yu na noite da entrega do documento.  

Entre outras coisas, Yu solicitava aos líderes da COP30 que financiem imediatamente a restauração do ciclo da água; incorporem soluções baseadas na natureza em todos os planos climáticos; protejam e restaurem pântanos, planícies aluviais e florestas; fortaleçam os guardiões locais e indígenas da água. O criador do conceito das cidades-esponja deixou, ainda, um recado em sua carta: “A escolha é clara: endurecer a Terra até que ela se quebre – ou suavizá-la até que ela se regenere. Escolhamos regenerar”.

Planeta.doc

O Planeta.doc é uma proposta selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e Lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Parte da série de encontros das Conferências Regionais sobre Mudanças Climáticas em Santa Catarina, a etapa da Grande Florianópolis também funcionou como consulta popular sobre temas relacionados à COP, e foi promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, em parceria com a Escola do Legislativo da Alesc.

O último dia do V Planeta.doc Conferência também marcou a abertura do 10º Festival Internacional de Cinema Socioambiental que segue até 6 de dezembro em Florianópolis, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, bem como em plataformas on-line. Mais informações no site planetadoc.com

Tags: COP30Planeta.docUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitoria da UFSC participa de conferência que entregará carta-manifesto à COP30

26/09/2025 15:21

Vice-reitora da UFSC fala na Conferência Regional da Grande Florianópolis. Foto: Marcos DElboux

A Conferência Regional da Grande Florianópolis, com o tema “Construindo Contribuições Autodeterminadas para a Ação Climática”, reuniu autoridades, pesquisadores e movimentos sociais na noite de quinta-feira, 25 de setembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Trindade. Integrada ao festival Planeta.Doc, a etapa teve como foco consolidar propostas que serão levadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para ocorrer em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro deste ano.

A iniciativa é promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), presidida pelo deputado Marcos José de Abreu (Marquito/PSOL), com apoio da Escola do Legislativo e da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Pedro Uczai (PT). Esta foi a quarta de cinco conferências regionais realizadas em Santa Catarina — já passaram por Lages, Joinville e Criciúma. A última etapa ocorrerá em Chapecó, no dia 3 de outubro de 2025, e o relatório final com as propostas consolidadas será apresentado na Alesc em 20 de outubro.

Ao final dos debates, os participantes aprovaram uma carta-manifesto a ser encaminhada à coordenação da COP30. O documento consolida declarações individuais de cientistas e ativistas presentes em uma síntese coletiva, buscando refletir a pluralidade de vozes da conferência e servir como chamado da ciência diante da crise socioambiental. “Foi uma noite de manifestações impactantes sobre a conjuntura local, os perigos da especulação imobiliária, o ecocídio e suas conexões com problemas globais. Nosso desafio agora é sintetizar esse saber em um documento final e levar essas contribuições para os debates em Belém”, afirmou o deputado Marquito.

Entre os presentes estavam o teólogo e escritor Leonardo Boff; a vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos; a coordenadora de mobilização da Presidência da COP, Luciana Abade; a jornalista e documentarista Monica Linhares, diretora-geral do Planeta.Doc; a cientista cidadã Rosa Maria Miranda; a fundadora e diretora-executiva do Clima de Política, Beatriz Pagy; o coordenador de Advocacy da Plataforma CIPÓ, Murilo Parrino Amatneeks; o reitor da Udesc, José Fernando Fragalli; a vice-reitora do IFSC, Ana Paula da Silveira; o reitor do IFC, Rudinei Kock; o professor Paulo Horta, além do deputado federal Pedro Uczai.
(mais…)

Tags: ALESCConferência Regional da Grande FlorianópolisCOP30Festival Planeta.DocJoana Célia dos PassosLeonardo BoffMarcos José de AbreuPedro UczaiUFSC

Fórum Parlamentar Catarinense: orçamento da UFSC é inserido no debate

26/09/2025 13:05

Vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, participa do Fórum Parlamentar Catarinense

O Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) realizou uma reunião macrorregional na Grande Florianópolis, na tarde desta quinta-feira, 25 de setembro, sediada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), onde foram levantadas questões de infraestrutura e o futuro orçamentário das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum, conduziu os trabalhos com foco na “escuta” e hierarquização das grandes prioridades regionais que exigem articulação de bancada ou maiores investimentos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lideranças políticas e da sociedade civil participaram do evento, inclusive a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Joana Célia dos Passos, que disse reconhecer que existem inúmeras prioridades no estado, todas elas muito importantes e legítimas, e a UFSC apoia plenamente essas demandas. Contudo, ela destacou que, enquanto gestora de uma das instituições públicas mais relevantes de Santa Catarina, é fundamental que o coletivo de lideranças assuma o compromisso de ajudar a solucionar os desafios orçamentários enfrentados pela UFSC, no que se refere a “sobrevivência e continuidade” de uma universidade que é patrimônio dos catarinenses e do povo brasileiro.

A vice-reitora relembrou a relevância estratégica da UFSC para o estado e para o país, enfatizando que a instituição forma profissionais para os mais diversos setores da sociedade. Para Joana, a UFSC é um patrimônio que transcende os seus muros. “Um exemplo disso é o painel Empresas DNA UFSC , que revela que contribuímos para a criação de mais de 107 mil empresas no Brasil. Somos uma cidade dentro de outra cidade, uma força indutora de desenvolvimento”, afirmou. Atualmente, a comunidade universitária integra cerca de 40 mil pessoas, entre estudantes, professores e técnicos, reforçando o papel da universidade como promotora de conhecimento, inovação e transformação social.
(mais…)

Tags: Empresas DNA UFSCFiescFórum Parlamentar CatarinenseIFSCJoana Célia dos Passosorçamento da UFSCPACPedro UczaiUFSC

Divulga UFSC – 26/09/2025 – Edição 2422

26/09/2025 11:05

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 26/09/2025 – Edição 2422
Professora da UFSC é semifinalista e pode vencer pela segunda vez o Prêmio Jabuti

A professora Dirce Waltrick do Amarante, do curso de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) da UFSC, é uma das semifinalistas do Prêmio Jabuti, maior reconhecimento nacional na área de literatura. A professora concorre ao prêmio na categoria tradução por ter organizado e traduzido a obra A palavra e o fio, da ativista chilena Cecilia Vicuña. Os semifinalistas da premiação foram anunciados nesta quinta-feira, 25 de setembro, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Dirce já recebeu o Prêmio Jabuti em 2023, na mesma categoria, pela versão brasileira de Finnegans Wake, do escritor irlandês James Joyce. O trabalho foi feito pelo Coletivo Finnegans, sob orientação de Dirce. Continue a leitura >>.


UFSC é homenageada na Alesc pelos 60 anos do profissional de Administração

Em celebração aos 60 anos da regulamentação da profissão de Administração no Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizou, dia 24 de setembro, um Ato Parlamentar Solene que reuniu autoridades, profissionais e representantes da sociedade civil. A programação incluiu homenagens, entre elas a UFSC. Continue a leitura >>.

Prazo para apresentação de propostas à 22ª Sepex é ampliado até 1º de outubro

O prazo para apresentação de propostas à 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex) da UFSC foi prorrogado pela comissão organizadora. Agora, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes terão até dia 1º de outubro para submeter propostas de estandes para a Feira de Ciências, minicursos e Rotas Temáticas. Continue a leitura >>.


Gestão

Reitor da UFSC participa de seminário no Pará em preparação à COP 30

Entre os dias 24 e 26 de setembro, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, esteve em Belém, no estado do Pará, para a 207ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e para participar dos debates e discussões sobre temas estratégicos para o ensino superior e a sustentabilidade. Continue a leitura >>.


Pesquisa

Artigo da UFSC sobre computação quântica recebe prêmio em simpósio nacional de linguagens de programação

Assinado por um doutorando da UFSC, o Quantum Gate Decomposition: A Study of Compilation Time vs. Execution Time Trade-offs foi premiado como artigo destaque no XXIX Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), realizado durante o Congresso Brasileiro de Software (CBSoft) 2025, evento que ocorre de 22 a 26 de setembro em Recife, Pernambuco. Continue a leitura >>.


Ensino

Colégio de Aplicação recebe edição 2025 da Feira Redescobrindo a Matemática

A 15ª edição da Feira Redescobrindo a Matemática (Fermat) da UFSC ocorre no dia 29 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 18h, no Colégio de Aplicação (CA/UFSC), em Florianópolis. O tema deste ano será A Matemática do Egito Antigo e contará com estandes de jogos, desafios e trívias envolvendo Matemática, atividades que podem ser aproveitadas por todas as idades, garantindo a aprendizagem e o entretenimento de todos os participantes. Continue a leitura >>.


Extensão

UFSC sedia II Solana Tech Bootcamp neste fim de semana

Uma parceria entre a equipe do Laboratório de Segurança em Computação da UFSC (LabSEC/UFSC) e o Superteam BR traz à UFSC o II Solana Tech Bootcamp. O evento acontece nos dias 27 e 28 de setembro. O treinamento é direcionado a desenvolvedores, engenheiros de blockchain ou estudantes interessados na área, e tem como objetivo ampliar conhecimentos sobre a blockchain Solana. As aulas serão ministradas no Centro Tecnológico (CTC/UFSC), com transmissão pela internet. Pré-requisitos e formas de inscrição estão no site oficial do evento.

Semana Acadêmica de Computação e Sistemas realiza evento sobre soluções inovadoras para Florianópolis

O Centro Tecnológico (CTC UFSC) recebe, de 29 de setembro a 1º de outubro, o Hackathon Shift Smart City. A atividade desafia os participantes a criar soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar Florianópolis uma cidade mais inteligente e sustentável. O evento é promovido pela comissão organizadora da Semana Acadêmica de Computação e Sistemas (Seccom) O hackathon acontece no Auditório Luiz Antônio Teixeira (Teixeirão), do CTC, em Florianópolis. Continue a leitura » » .

Evento internacional sobre Kant tem inscrições abertas

O XI Colóquio Kant Multilateral, com o tema Esclarecimento: Ciência e Ética, ocorre de 29 de setembro a 3 de outubro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, em Florianópolis. A abertura será segunda-feira, às 18h30. Abordando aspectos centrais do pensamento iluminista, o evento explorará temas como a relação entre o Iluminismo e a religião. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário. Continue a leitura >> .

Conasamba 2025 discute na UFSC, dia 27, futuro do carnaval

A Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba) convida para a mesa de debates “As instituições públicas, a Universidade, os Institutos Federais e o poder público na construção do maior espetáculo da terra — Reunião GT Carnaval do Ministério da Cultura (MinC)”. O encontro acontece no sábado, 27 de setembro, das 14h às 17h, no Auditório Guarapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. A atividade integra a programação do Congresso Nacional das Escolas de Samba (Conasamba) 2025, realizado entre os dias 26 e 28 de setembro, no campus da UFSC. As inscriçõespodem ser feitas neste link. Continue a leitura » ».


Cultura

Cinema latino-americano no Experimenta

Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) participa do evento cultural Experimenta, com uma pequena mostra de cinema latino-americana totalmente organizada pelos estagiários e alunos bolsistas. A mostra América Latina na Tela vai exibir os curtas Abuela Grillo, Meu amigo Nietzche, Migrantes e Papá consiguió trabajo en Marte. Haverá debate após a projeção, que acontece no Auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE/UFSC), às 14h. Continue a leitura >>.

Apresentação da performance Anônimos Anônimos

O grupo Gaveteiro, composto por estudantes do curso Letras Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a performance Anônimos Anônimos nesta sexta-feira, 26 de setembro, às 19h, na sala 226 do bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus Trindade, em Florianópolis. A apresentação tem entrada gratuita e aberta ao público geral. Continue a leitura >>.


Comunidade

Fortalezas administradas pela UFSC terão entrada gratuita no próximo domingo, dia 28

As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 28 de setembro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As fortalezas são administradas pela UFSC, e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). Continue a leitura >>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Pesquisa da UFSC ajuda a identificar riscos desconhecidos do vapor do “vape”

26/09/2025 09:45

A pesquisa de Bruna Espíndola vai ajudar a descobrir o que exatamente se esconde no vapor dos cigarros eletrônicos (Fotos: Gustavo Diehl)

Uma preocupação cada vez maior pelos efeitos na saúde humana, o cigarro eletrônico vem sendo estudado com abordagens inovadoras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Uma pesquisa em andamento no Laboratório de Pesquisas Toxicológicas, sob coordenação da professora Camila Marchioni, vai desvendar uma das lacunas científicas sobre a composição do vapor, que é justamente o que tem contato direto com usuários pelas vias respiratórias.

A pesquisa de mestrado de Bruna Espíndola da Silva desenvolveu um método para capturar o vapor do cigarro, que em contato com a fibra de coco retém as substâncias de interesse. Com auxílio de solvente, as moléculas são retiradas da fibra de coco e levadas ao equipamento de cromatografia, que separa e identifica os componentes. Essa análise pode determinar o quanto separados e combinados estes compostos podem prejudicar a saúde humana. O estudo é realizado no  Programa de Pós-graduação em Farmacologia .

Hoje, as análises feitas pelo grupo tomam como base o que está presente no líquido que compõe o cigarro, que pode ser uma mistura de vários compostos, necessitando de ingredientes que possibilitem a vaporização. A nicotina e a cannabis são, também, comumente associadas a substâncias aromatizantes. O estudo pode contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas para alertar sobre os riscos dos dispositivos à saúde.

A professora explica que a base do líquido é uma mistura de propilenoglicol e glicerina. É a partir desta mistura que os compostos são combinados, podendo resultar em uma ampla gama de produtos. De acordo com Camila, há uma complexidade química significativa nestes dispositivos, e mais de 2.000 substâncias já foram identificadas.

“O cigarro eletrônico não é permitido no Brasil, ele é um dispositivo proibido, que não pode ser comercializado, não pode ter propaganda. Então, quem está vendendo, está vendendo um produto ilícito, sem controle de qualidade e que pode ter qualquer substância ali dentro”, comenta.

Recentemente, os estudos realizados no laboratório em parceria com a Polícia Científica de Santa Catarina identificaram até mesmo anfetamina nos cigarros eletrônicos, em pelo menos dez amostras diferentes analisadas.

Consumo entre os jovens preocupa

Professora também trabalha com palestras de conscientização dos jovens

O olhar do grupo para o problema surgiu a partir de um projeto de extensão em que a equipe realiza palestras educativas em escolas públicas de Florianópolis. Os estudantes começaram a manifestar interesse no assunto.

A partir da resposta de 400 jovens do sexto até o terceiro ano do Ensino Médio, chegou-se a um número alarmante: pelo menos 30% já haviam experimentado ou eram usuários do cigarro. “Isso começou a nos preocupar. Porque os adolescentes estão usando muito. E a gente ia falar nas escolas e precisava falar com respaldo científico”, comenta.

Para levar dados precisos aos jovens, a equipe elaborou uma revisão de escopo nos principais periódicos disponíveis para descobrir o impacto dos cigarros eletrônicos na saúde de adolescentes entre 12 e 19 anos e identificou 58 relatos no mundo, a maior parte nos Estados Unidos, onde a Evali – Lesão Pulmonar Associada ao Uso de Cigarros Eletrônicos ou Vaporização- começou a se intensificar a partir de 2019.

Os achados clínicos demonstram um envolvimento respiratório significativo, muitas vezes precedido por sintomas gastrointestinais. Febre, falta de ar e tosse são os sintomas que mais apareceram entre os quadros estudados cientificamente no mundo todo. Náuseas, vômitos e oxigenação prejudicada também registram predominância. A professora considera preocupante o fato de esses danos englobarem sujeitos que consumiram os cigarros em média por um ano e sete meses.

“Em linhas gerais, o uso do cigarro eletrônico por jovens mostra um dano precocemente. Se a gente for comparar com cigarro convencional, se demora mais para a pessoa ter o pulmão comprometido”, explica. O comprometimento difuso do pulmão foi observado, nestes casos estudados na revisão, em mais de 65% dos exames de imagem.

Nos casos em que houve biópsia do pulmão, os médicos observaram um tipo de lesão chamado bronquiolite proliferativa com pneumonia em organização. Além da inflamação, foram notados sinais de endurecimento e cicatrização, além de um remodelamento estrutural do tecido pulmonar, o que pode indicar que o dano estava se tornando permanente.

Associação com cannabis

Laboratório tem parceria com análises da polícia científica

No artigo liderado pela professora, os casos estudados destacam o papel significativo da cannabis (THC) associada ao uso de cigarros eletrônicos, especialmente nos casos de lesão pulmonar grave. Em quase 70% dos casos, os jovens relatam uso concomitante.

Além disso, em 22 publicações que detalhavam a composição dos “vapes” consumidos, o óleo de THC foi a substância que mais apareceu – estava em mais de 80% dos dispositivos.

Puro, o óleo de cannabis não forma o aerossol necessário à vaporização, mas misturado com substâncias oleosas, como a vitamina E, ele adquire essa propriedade, analisada como um fator de risco. As hipóteses seriam de que essa mistura oleosa provocaria mais reações no pulmão.

A equipe liderada por Camila também realiza trabalhos em parceria com a Polícia Científica, em uma cooperação propiciada pela Rede Catarinense de Pesquisa em Ciências Forenses para aplicar as pesquisas toxicológicas da universidade na análise de materiais apreendidos, especialmente os cigarros eletrônicos. O foco central da colaboração é na análise dos dispositivos apreendidos pela polícia, com ênfase no que é inalado pelo usuário.

Amanda Miranda | amanda.souza.miranda@ufsc.br
Jornalista da Agecom | UFSC

Tags: Cannabiscigarro eletrônicoLaboratório de Pesquisas ToxicológicasnicotinapodsPrograma de Pós-Graduação em Farmacologiavape