Divulga UFSC – 22/06/2026 – Edição 2536
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Manu Cunha, 18 anos, e um grupo de amigas do colégio Mundo do Saber, de Palhoça, estão entre os milhares de estudantes que participam do primeiro dia da Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A quarta edição do evento ocorre nos dias 16 e 17 de junho, das 8h às 17h, no campus Trindade, em Florianópolis.
O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e recebe estudantes do Ensino Médio, professores e pais, com o objetivo principal de apresentar os 110 cursos de graduação presencial e seis cursos à distância oferecidos em todos os campi da instituição, que é gratuita, pública e referência em ensino superior no Estado.
Neste ano, a programação contempla 42 rotas guiadas, nas quais os estudantes podem conhecer laboratórios, salas de aula, equipamentos e instalações de diversos cursos em todos os Centros de Ensino. Mais de 80 estandes foram instalados no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Durante os dois dias do evento, os visitantes poderão assistir palestras e apresentações culturais, além de receberem orientações sobre inclusão, permanência estudantil e apoio acadêmico. A Feira também é oportunidade para esclarecer dúvidas sobre formas de ingresso, bolsas, intercâmbio, dupla diplomação e perspectivas do mercado de trabalho.
Durante a visita, Manu fala sobre sua experiência com a Feira e destaca sua terceira participação. “No primeiro ano que estive aqui, procurei Direito; no segundo, já queria realizar Educação Física e agora pretendo cursar Design”. Ela destaca que ao conhecer os estandes mudou sua percepção e ampliou seus conhecimentos.
Já para Eloá Rodrigues, 17 anos, estudante do Instituto Estadual de Educação (IEE), a Feira de Cursos surge como uma oportunidade de se aproximar de sua área escolhida. “Eu me identifiquei com o curso de Jornalismo, pois sou comunicativa”, explica ela.
Recepção aos estudantes e orientação profissional
Na abertura do evento, realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de junho, os participantes receberam as boas-vindas do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Olga Zigelli Garcia e pró-reitora da Prograd, Dilceane Carraro.
Dilceane destacou a alegria em receber os estudantes em um evento especialmente preparado para aqueles que pretendem ingressar na UFSC: “É uma grande oportunidade de conhecer a Universidade, seus laboratórios e projetos de extensão, aproveitar as palestras e visitas guiadas”, afirmou, destacando também a presença dos cursos de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville no evento.
A vice-reitora Olga Zigelli Garcia relembrou a importância da universidade pública e gratuita. E também orientou os estudantes: “Aproveitem este momento para explorar e dialogar com os graduandos que vão encontrar nos estandes, procurem informações não só sobre os cursos, mas também sobre as pesquisas feitas na Universidade, que se abre para vocês neste evento”.
O reitor Irineu Manoel de Souza vê a Feira de Cursos como oportunidade para mostrar à sociedade a importância da universidade. Em sua fala, relembrou que a UFSC segue firme como uma referência em seus 65 anos de história, apesar das restrições e das tentativas de descredibilizar o ensino superior: “Vamos receber cerca de 13 mil estudantes até o fim do evento, de 200 escolas do Estado. Que seja também uma oportunidade para conhecer e divulgar a importância da Universidade”, finalizou.
O primeiro dia de evento seguiu com a palestra “Escolher a Profissão: Decisão com Sentido e Direção”, apresentada pela equipe do Laboratório de Informação e Orientação Profissional (Liop), liderada pelo professor Iuri Novaes Luna, do Departamento de Psicologia da UFSC. Os estudantes de Psicologia Diogo Felipe, Fernanda Apio e Letícia Kraus orientaram os participantes da Feira de Cursos sobre os desafios da vida universitária, deram dicas de autoconhecimento para uma escolha profissional consciente e divulgaram fontes confiáveis de pesquisa que podem servir como ponto de partida na escolha do curso de graduação. Ao fim da atividade, os estudantes do ensino médio tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Universidade.
A programação seguiu com a palestra do professor Manoel Teixeira dos Santos, que esclareceu os participantes sobre as formas de ingresso na UFSC, como o vestibular, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e processos seletivos organizados pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).
Programação
O evento continua nesta quarta-feira, até às 17h. A programação completa está disponível no site da Feira de Cursos UFSC.
Dúvidas podem ser enviadas no e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.
João Hasse | agecom@contato.ufsc.br
Estagiário da Agecom| UFSC
Rosângela Matos | agecom@contato.ufsc.br
Estagiária da Agecom| UFSC
Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove aulas de Interpretação Textual a partir das Obras do Vestibular da Universidade deste ano. As aulas ocorrem às terças-feiras, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no bloco A, na sala 145, às 20h.
O projeto irá trabalhar com ferramentas linguísticas que constroem e dão sentido ao texto: tipos de narração, construção de cenários, contextos históricos, gêneros literários e articulações entre linguagem verbal e não verbal.
Cada obra receberá duas aulas presenciais. O objetivo é desenvolver leitura crítica, familiaridade com o perfil das questões da UFSC e autonomia interpretativa.
As aulas são gratuitas e abertas à comunidade externa. Para realizar a inscrição, acesse o formulário até dia 19 de junho.
Sete trabalhos produzidos por estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) durante o Congresso da região Sul da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom Sul). O curso de Jornalismo teve outros oito trabalhos entre os finalistas na etapa regional.
O Prêmio Expocom integra o Intercom Sul, o maior congresso acadêmico de comunicação da Região Sul do país. A edição de 2026 teve 1.248 congressistas inscritos, entre estudantes, professores e pesquisadores dos três estados da região Sul.
Trabalhos produzidos por universitários do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná dos cursos de Jornalismo, Design, Publicidade e Propaganda, Cinema e Relações Públicas foram reconhecidos no Prêmio Expocom, com mais de 70 categorias. Em 2026, 587 trabalhos foram inscritos na premiação.
O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de junho, na Fundação Assis Gurgacz (FAG) , em Toledo, no Paraná. As produções reconhecidas no prêmio vão representar a UFSC na etapa nacional da Expocom na primeira semana de setembro, em Brasília (DF).
Trabalhos premiados
Zero edição 3 , edição 4 e Zerinho
Categoria e modalidade: Jornalismo – Jornal Laboratório
Autores: Matheus Welter, Luiza Feppe, Maria Eduarda Martins, Amanda Gabrielly da Silva Kovalczykovski, Joao Francisco Rodrigues Ribeiro, Gustavo Lima Fidelis da Silva Gonçalves, Gabriel Alexandre Elias, Luis Ricardo Pires, Isadora Lizandra Alves, Camilly Vitoria Soares Iagnecz, Maria Helena Alves de Lima, Érica Maria Zucchi, Melissa Prado Couto, Francisco Neves Búrigo, Julia Santos da Rosa Matos, Vitória Amaral Marques, Lucas, Peter Medeiros, Cairê Antunes Dantas, Fernanda Zwirtes, Natan Batista Balthazar, Matheus Bastos Gabriel, João Emanoel dos Santos Geraldo, Lucas de Lima Silva, Jucelino de Almeida Filho, Lucas Campos Rocha, Camila Eloisa Nascimento e Lethicia Fernanda Siqueira da Silva.
Orientadores: Professor Ildo Francisco Golfetto e professora Valentina da Silva Nunes
Plano Estratégico de Florianópolis ameaça Turismo de Base Comunitária do Maciço do Morro da Cruz
Categoria e modalidade: Reportagem em jornalismo impresso
Autores: Ingrid Calixto e Felipe Paze
Orientadora: professora Jessica Gustafson Costa
Deixa Brilhar: Purpurina — O Musical leva arte drag ao palco do CIC
Modalidade: reportagem long form
Autor: Marcelo Evangelista Vieira Flores Pedrozo
Orientadora: professora Tattiana Gonçalves Teixeira
Por Eles e Para Eles: o Croco de Volta aos Gramados
Modalidade: reportagem em áudio/radiojornalismo
Autor: Gustavo Wendler
Orientadora: professora. Valci Zuculoto
Processos administrativos disciplinares são usados para perseguir professores catarinenses
Modalidade: Jornalismo investigativo ou de dados
Autora: Camila Soares Borges
Orientadoras: professora Maria Terezinha da Silva e edição professora Stefanie Carlan da Silveira
Em silêncio: sobre uma cultura que estupra – Episódio 1, Episódio 2 e Episódio 3
Modalidade: Programa laboratorial de áudio
Autora: Danielly Cardoso Alves
Orientadora: professora Isabel Colucci
Sága: portal jornalístico para literatura independente
Modalidade: Blog/Website
Autoras: Isadora Camello e Juliana Carvalho
Orientadora: professora Tattiana Teixeira
Confira os outros finalistas da UFSC
Livro-reportagem: Bajo otro cielo: O novo capítulo das famílias venezuelanas no Brasil
Autora: Sthefany Gabrielle Martins Rodrigues
Orientadora: professora Melina Ayres
Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio: Theatro Adolpho Mello: Memória, Comunidade e Arte
Autor: Matheus Locks Candido
Orientadora: professora Valci Zuculoto
Produção em jornalismo literário: Não importa o alicate
Autora: Maria Eduarda Furlanetto
Orientadora: professora Tattiana Teixeira
Charge/caricatura/ilustração : As paredes falam em Montevidéu
Autora: Isadora Lizandra Alves
Orientadora: professora. Daisi Vogel
Produção multimídia: Cinco em Prosa: Projeto editorial multimídia sobre jornalismo literário e crônicas
Autor: Roberto Roberto Amazonas Brasil Vieira
Orientadora: professora: Tattiana Teixeira
Projetos de extensão: Jornalismo e Ação Comunitária (JAC)
Autora: Júlia Cataneo
Orientadoras: professora Isabel Colucci e professora Melina Ayres
Programa laboratorial de TV: Conexão Lixo Zero: Os desafios e as soluções para a gestão de resíduos em Florianópolis
Autor: Robson Ribeiro de Souza
Orientadora: professora Isabel Colucci
Ficção em áudio e rádio: Satiranópolis
Autora: Nathalia de Almeida Luna
Orientadora: professora Valci Zuculoto
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta sexta-feira, 29 de maio, o edital e o quadro de vagas do processo seletivo UFSC 2026-2. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 2 a 19 de junho. Neste processo seletivo, a UFSC oferece 385 vagas em 29 cursos, nos campi de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Curitibanos e Araranguá, para ingresso no segundo semestre letivo de 2026.
O processo seletivo utilizará notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das três ultimas edições. Poderão candidatar-se às vagas do Processo Seletivo UFSC 2026-2 os candidatos que tenham concluído ou venham a concluir o Ensino Médio ou equivalente até a data de matrícula na UFSC, que tenham participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2023, 2024 ou 2025 e que tenham alcançado pontuação mínima de 200 pontos na prova de Redação.
Para inscrever-se, o candidato deve acessar o site oficial do processo seletivo no período de 2 a 19 de junho de 2026 e preencher o Requerimento de Inscrição.
Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do Enem nos anos de 2023, 2024 e 2025, será considerada a edição em que ele possuir a maior pontuação total, desde que tenha obtido também os 200 pontos na prova de Redação. A Nota Final será a média aritmética simples das notas obtidas pelo candidato nas quatro provas objetivas e na redação do Enem.
O resultado final deve ser publicado no site do processo seletivo até 26 de junho de 2026.
O processo seletivo terá vagas reservadas da Política de Ações Afirmativas para estudantes de escolas públicas, por categoria de renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita, pretos pardos e indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Acompanhe informações no site da Coperve.
Arte-educadores autistas graduados e pós-graduandos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) criaram um espaço de expressão artística para pessoas neuroatípicas, o Projeto Autistar: Oficina de Teatro para Adultos Autistas. A iniciativa realiza encontros mensais gratuitos em Florianópolis até setembro de 2026 e é voltada exclusivamente ao público autista nessa faixa etária.
Iniciado em maio, o Autistar une teatro, acessibilidade, troca e construção de comunidade, promovendo atividades como jogos de improvisação, exercícios corporais e vocais, além de dinâmicas pensadas a partir das vivências neurodivergentes. As oficinas acontecem sempre no primeiro sábado do mês, das 14h às 17h, no centro cultural Casa Vermelha, no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. Cada encontro oferece 10 vagas, com inscrições abertas 15 dias antes de cada oficina por meio de formulário online. As próximas oficinas ocorrem nos dias 6 de junho, 4 de julho, 1º de agosto e 5 de setembro. É possível se inscrever para o encontro do dia 6 de junho neste link.
O projeto é conduzido por Araís Bernardo Jacinto de Araújo e Patrícia Pimenta de Paula, arte-educadores autistas graduados e pós-graduandos pela UFSC e pela Udesc. A proposta surgiu em função da escassez de atividades culturais voltadas para adultos autistas em Florianópolis. De acordo com o grupo promotor do projeto, embora existam iniciativas direcionadas ao público infantil, ainda são poucos os espaços que pensam acessibilidade, pertencimento e criação artística para pessoas autistas adultas. Outras informações no perfil Autistar Artes no Instagram.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Das 15 licenciaturas avaliadas em 2025, 11 alcançaram o conceito máximo no Enade (Foto: Gustavo Diehl – Agecom/UFSC)
As licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançaram excelentes resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia os cursos por meio de provas aplicadas aos estudantes concluintes. Dos 15 cursos avaliados na edição do ano passado, 11 alcançaram a nota máxima (conceito 5) e quatro obtiveram o conceito 4.
Pelos critérios do Ministério da Educação (MEC), o conceito 5 é alcançado quando ao menos 90% dos estudantes concluintes dos cursos de licenciatura obtêm nível de proficiência, enquanto o conceito 4 significa que a partir de 75% dos estudantes obtiveram o nível de proficiência.
A pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, comemora os resultados. “Avaliamos que obtivemos um ótimo resultado, sobretudo para os cursos de licenciaturas. Esse resultado é mais um indicador da qualidade teórica e prática dos nossos cursos, que inclui a excelência da formação dos professores nos cursos e o vínculo dessa formação com as escolas. É o resultado de muito trabalho e dedicação do nosso corpo docente e da instituição”.
(mais…)
A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu processo seletivo para estudantes de graduação que desejam atuar como monitores na Feira de Cursos UFSC 2026.
As inscrições devem ser feitas até 25 de maio, por meio do formulário on-line. A remuneração para os dois dias do evento será de r$ 350,00. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação na UFSC que cumpram os seguintes requisitos:
– ter cursado os semestres 2024.2, 2025.1 e 2025.2;
– ser titular de conta corrente;
– ter disponibilidade para participar de reunião de capacitação no dia 11 de junho de 2026, das 14h às 16h;
– ter disponibilidade para atuar nos dois dias da Feira de Cursos (16 e 17 de junho), das 8h às 17h, com uma hora de intervalo para almoço;
– ser comunicativo, proativo e saiba trabalhar em equipe;
– não atuar como colaborador de estande no evento.
São 23 vagas. Os selecionados poderão solicitar declaração para justificar eventual ausência em aulas.
A seleção terá duas etapas: análise de documentos (eliminatória) e entrevista (eliminatória e classificatória).
Mais informações podem ser obtidas no Edital 11/2026/Prograd
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Estudantes contemplados receberam prêmios e brindes em evento promovido pela Propesq (Fotos: João Hasse/ Estagiário/Agecom)
Seis estudantes da graduação e sete do ensino médio foram premiados durante a realização da Cerimônia de Premiação do 35º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SIC) e do 15º Seminário de Iniciação Científica para o Ensino Médio (SIC-EM). O evento, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi realizado nesta quinta-feira, 7 de maio, às 14h, na Sala dos Conselhos da UFSC.
Os estudantes foram selecionados durante a 22ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepex). O prêmio aos estudantes de graduação foi a inscrição e passagens de ida e volta para a participação na 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujo tema será “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão“, na qual ocorre a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), bem como uma bolsa no valor de R$ 1.400, destinada a auxiliar nos custos de hospedagem e alimentação durante o evento. Os bolsistas do ensino médio que se apresentaram oralmente no SIC-EM receberam brindes, como canecas, blocos de notas e um mapa da UFSC.
O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Werner Kraus Junior, destacou a simbologia da premiação. “Esse evento é uma coroação de toda excelência de programas de iniciação à pesquisa na universidade, desde a científica, no desenvolvimento tecnológico e também de ensino médio”. Werner também citou que o fomento à pesquisa segue forte por quase 40 anos e é fruto de um trabalho contínuo entre a UFSC e a CNPq.
Além do pró-reitor, também compuseram a mesa do evento o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica, Maria Luiza Ferreira e a Superintendente de Projetos, Maíra Busato Westphal.
Entre as premiadas do ensino médio estava Rosa Maria Pereira Miranda, hoje graduanda em Física na Universidade Federal de Santa Catarina. Rosa foi premiada por sua pesquisa no ensino médio “Mulheres e Meninas na Ciência”, que aborda os desafios e a representatividade feminina nas áreas científicas e tecnológicas. O livro conta a história de Estrela que passa por desafios na escola em que estuda e encontra na trajetória da cientista Jocelyn Bell Burnel inspiração para enfrentá-las.
A estudante explicou a importância de abordar o espaço da mulher na ciência. “Essa história trata de todas as mulheres e meninas que se interessam por ciência. É sobre incentivar cada vez as mulheres a contribuir ao estudo e avanço científico.
Confira a lista de todos os estudantes premiados.
Carlos Sobral – Estagiário Agecom | UFSC
agecom@contato.ufsc.br
O Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para novas turmas nas áreas de Leitura e Produção Textual, Química, Física, Informática e Cálculo 1.
As atividades terão início em maio. As informações sobre os conteúdos, datas e horários das turmas estão disponíveis na página do Piape.
Mais informações: https://piape.ufsc.br
O Ministério da Educação (MEC), com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), promove a VI Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das Instituições Federais de Ensino Superior do país. O período de participação foi prorrogado até o dia 31 de maio.
Para participar, basta preencher o questionário em https://questionarios.inep.gov.br/index.php/937625?lang=pt-BR. O preenchimento leva cerca de 10 minutos. O questionário está no Moodle de cada estudante da graduação.
O levantamento reúne informações sobre renda, moradia, alimentação, trabalho, acesso à tecnologia e trajetória acadêmica. De acordo com publicações do MEC, as respostas são essenciais para mapear tendências e aprimorar as políticas públicas educacionais no Brasil. “A participação estudantil é fundamental para que universidades e gestores públicos tomem decisões baseadas em evidências, promovendo melhores condições para a vida acadêmica”, reforça a pró-reitora de Permanência e Assistência Estudantil da UFSC, Simone Sobral Sampaio.
A participação é anônima e o MEC assegura sigilo absoluto aos participantes: os dados serão analisados de forma agregada e utilizados exclusivamente para fins estatísticos, impossibilitando qualquer identificação individual.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), realiza no próximo dia 12 de maio, a partir das 14h30, no auditório do Centro Socioeconômico, audiência pública para discutir a minuta da Política de Assistência Estudantil (PAE). O documento estabelece diretrizes institucionais voltadas à permanência e conclusão de curso de estudantes de graduação.
O objetivo do encontro é apresentar a proposta e ampliar o debate com a comunidade universitária.
Ao longo do mês de maio, será realizada a consulta pública pela plataforma Participa+Brasil. As contribuições recebidas serão analisadas pela equipe técnica da PRAE e poderão subsidiar a consolidação da versão final do documento.
A minuta da Política de Assistência Estudantil foi elaborada num processo de construção coletiva entre os anos de 2023 e 2025, com participação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos centros acadêmicos dos cursos (CAs). Nesse período, foram promovidos espaços de diálogo e debate que contribuíram para o aprimoramento da minuta, especialmente nos temas de financiamento, controle social, objetivos e estruturação dos serviços.
No documento são estabelecidas as diretrizes institucionais para a promoção da permanência estudantil, com foco nos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, considerando renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo. A minuta proposta se alinha à Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e se fundamenta nos princípios de equidade, inclusão e justiça social.

Cerca de 200 pessoas, entre colegas, amigos, familiares e servidores da UFSC participaram da inauguração do memorial em homenagem a Catarina Kasten (Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC)
A inauguração do Memorial Catarina Kasten reuniu aproximadamente 200 pessoas, em frente ao Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ato é uma homenagem à estudante do Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI), que foi assassinada no dia 21 de novembro de 2025, na trilha da praia do Matadeiro, na região Sul de Florianópolis.
A homenagem foi realizada nesta quinta-feira, 30 de abril, às 15h, e reuniu estudantes, professores e diretores de Centros de Ensino, além de pró-reitores e familiares. Presente ao ato, o reitor Irineu Manoel de Souza falou sobre as iniciativas da Universidade no combate à violência contra a mulher. A vice-reitora eleita, Felipa Amadigi, também esteve presente na homenagem.
(mais…)
O edital de Mobilidade Acadêmica do Programa Abdias Nascimento 2026 recebe inscrições de candidatos até 14 de maio. A iniciativa, promovida pela Cátedra Antonieta de Barros, oferece oportunidades de intercâmbio internacional para estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ao todo, são disponibilizadas 10 bolsas, sendo cinco para mestrado sanduíche e cinco para doutorado sanduíche, com destino à Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), localizada na Cidade do México. As bolsas estão vinculadas ao projeto Cátedra Antonieta de Barros: Educação para a Igualdade Racial e o Combate ao Racismo.
As inscrições foram prorrogadas e vão até 14 de maio. Podem se candidatar estudantes regularmente matriculados em programas de pós-graduação das duas universidades participantes. O processo é gratuito. Do total de vagas, ao menos 50% são destinadas a ações afirmativas. A política contempla mulheres ou mulheres autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, além de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e pessoas transgênero ou travestis. Assim, no mínimo cinco bolsas serão reservadas para esse público.
O processo seletivo inclui análise documental, com caráter classificatório e eliminatório. Não será permitido o envio de documentos após o prazo final de inscrição. Também há previsão de recurso quanto à classificação atribuída. A seleção resultará em duas listas: uma para candidatos das ações afirmativas e outra de ampla concorrência. Os cinco primeiros colocados de cada lista serão considerados aprovados, enquanto os demais formarão cadastro de reserva. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 27 de maio, com início das atividades em 1º de junho.
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail: catedraantonietadebarros.ufsc@gmail.com
Mais informações no edital e na página oficial da Cátedra Antonieta de Barros.
O curso de Ciências Contábeis e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem uma ação para ajudar pessoas físicas na elaboração da declaração do Imposto de Renda.
Nos dias 4 e 5 de maio, estudantes e profissionais da UFSC estarão no prédio da Reitoria, no campus da Trindade, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, esclarecendo dúvidas sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Este ano, contribuintes devem apresentar a declaração de ajuste até 29 de maio. A ação é gratuita e voltada para pessoas físicas de menor poder aquisitivo.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é uma parceria entre a Delegacia da Receita Federal e a Universidade Federal de Santa Catarina, com objetivo de prestar orientação contábil e fiscal a pessoas físicas, microempreendedores individuais, entidades sem fins lucrativos e pequenos proprietários rurais.
Além de orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), o NAF também presta auxílio na inscrição e informações cadastrais de CPF e Microempreendedor Individual (MEI), fornece orientações sobre os programas e serviços disponíveis no Portal da Receita Federal e auxilia na elaboração de prestação de contas a entidades do terceiro setor.
Serviço:
Endereço: Rua Roberto Sampaio Gonzaga, s/nº, bairro da Trindade (sala 007 do Centro Socioeconômico da UFSC).
Atendimento presencial: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Telefone: (48) 3721-3329
e-mail: redenaf.cse@contato.ufsc.br
Instagram: @redenaf.ufsc
O Restaurante Universitário (RU) do campus da UFSC na Trindade não servirá refeições no dia 1º de maio, sexta-feira. A suspensão do serviço decorre da necessidade de manutenção programada para desinsetização no local, informa a Pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae).
O serviço de desinsetização tem periodicidade definida e será realizado no dia 30 de abril, a partir das 21 horas. Para maior eficácia dos produtos aplicados, há a necessidade de interromper o atendimento do RU no dia seguinte, feriado do Dia do Trabalhador.
Nesta data, o almoço e o jantar para estudantes serão servidos no RU do Centro de Ciências Agrárias, no Itacorubi. Não haverá transporte da UFSC para deslocamento da Trindade ao CCA. O funcionamento do RU da Trindade será retomado no dia 2 de maio.

UFSC colaborou com o sistema público de saúde com a testagem de casos de coronavírus (Foto: Rafaella Whitaker)
O Arquivo Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa o lançamento do projeto “Vozes da Pandemia: Memórias Universitárias da Covid-19”, que tem como objetivo coletar depoimentos sobre os impactos humanos e emocionais vivenciados durante a pandemia do coronavírus no contexto universitário. Trata-se da primeira iniciativa de uma série de ações voltadas à preservação da memória social e institucional da Universidade.
“A proposta surge da constatação de que ainda são escassos os registros sistematizados sobre esse período nos arquivos e memoriais da Universidade, o que reforça a importância de sua documentação”, afirma a arquivista Silvia Cintra, que está à frente do projeto.
De acordo com ela, a iniciativa busca registrar experiências, percepções e transformações vividas por estudantes, docentes, técnicos universitários e trabalhadores terceirizados, contribuindo para a construção de uma memória coletiva sobre esse período histórico e para o desenvolvimento de futuras pesquisas.
Para participar, basta preencher um formulário estruturado com questões sobre o período pandêmico, após aceitar um termo de consentimento livre e esclarecido.
O projeto é resultado da tese “Marketing de Serviços de Informação: uma análise comparativa dos arquivos universitários no contexto português, espanhol e italiano”, desenvolvida por Silvia Cintra no âmbito do seu doutorado em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Registros
Entre março de 2020 e final de 2022, a Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) produziu e divulgou cerca de 400 reportagens abordando as iniciativas e ações da Universidade, seus pesquisadores, professores e técnicos administrativos para o enfrentamento da pandemia.
Estão registradas desde campanhas educativas sobre como se proteger do vírus em atividades cotidianas, como a ida ao supermercado; orientações sobre cuidados com a saúde física e mental durante o período de isolamento social; pesquisas científicas sobre o coronavírus; confecção de EPI e desenvolvimento de equipamentos para atendimento médico; combate à desinformação; ações do Hospital Universitário durante a pandemia; iniciativas e ações solidárias da comunidade universitária e colaboração com o sistema de saúde pública para testagem de coronavírus e posteriormente vacinação da população.
Um síntese dessas iniciativas está disponível na página Ações da UFSC contra o coronavírus.
Após um ano de pandemia, a equipe da Agecom realizou uma série de reportagens mostrando como tinha sido a adaptação de professores, estudantes e servidores técnicos administrativos às novas modalidades de ensino e trabalho remoto. Essas matérias contêm alguns relatos pessoais dos desafios e das soluções encontradas pelas pessoas da comunidade universitária para enfrentar um cenário totalmente novo e desafiador de uma pandemia.
O estudante João Pedro Scremin Ramos, do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), conquistou o desafio internacional de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Yaşar University, da Turquia. Todo o trabalho foi realizado de forma online, utilizando plataformas como Miro e grupos no WhatsApp.
O desafio recebeu a participação de 23 estudantes, que foram divididos em cinco equipes mistas, compostas por alunos brasileiros e turcos. Cada grupo recebeu uma persona e teve um prazo de 73 horas, em formato de Design Sprint colaborativo, para realizar pesquisas, ideação, prototipagem e testes.
O grupo de João Pedro, composto também pelas alunas turcas Dilara Topcu e Sude Atılmış, focou na persona ‘Maya’, uma profissional com vivência multilíngue que perdia tempo e motivação ao ficar estagnada em métodos de ensino tradicionais e lineares. Para solucionar esse gargalo, a equipe projetou uma plataforma adaptativa que aproveita o conhecimento prévio do usuário. A interface vencedora apostou em um design simplificado com foco no aprendizado via podcasts.
O pesquisador e mestre em Design Jefferson Velasco, do Lemme Lab da UFSC, destacou a relevância do intercâmbio cultural. “Foi uma experiência super rica, porque ao longo da semana observamos os alunos trabalhando em tempo real no Brasil e na Turquia. Foi muito interessante ver como eles foram vencendo as barreiras e começando a interagir mais. No final, já estavam super afetuosos uns com os outros. Foi bastante gratificante”, relatou.
Além do aprendizado prático proporcionado aos estudantes, o desafio marca o início de uma parceria estratégica entre a UFSC e a universidade turca. O objetivo é expandir a internacionalização na graduação e fomentar pesquisas conjuntas.
“A parceria com a Turquia representa um novo avanço nessa trajetória, já com desdobramentos concretos previstos para maio, quando receberemos os professores turcos aqui na UFSC”, concluiu o professor Julio Teixeira, que coordena o Lemme Lab.
A equipe de coordenação do Projeto Cuidoteca UFSC lançou edital de inscrições para seleção das crianças que poderão participar do projeto. Neste semestre, são oferecidas 40 vagas para crianças de 4 a 10 anos de idade, filhos e filhas de estudantes, servidores técnico-administrativos, professores e trabalhadores contratados ou terceirizados que atuam na UFSC no período noturno. O serviço de cuidado será oferecido de segunda a sexta-feira, das 18h20 às 22h, no espaço físico do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), localizado no campus da Trindade, em Florianópolis.
A Cuidoteca é um projeto viabilizado por uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Visa oferecer um espaço acolhedor, seguro e inclusivo de cuidado às crianças cujos pais desenvolvem atividades no período noturno na UFSC.
(mais…)