Teste rápido para detecção de Covid-19, desenvolvido com participação da UFSC, ganha prêmio do Ministério da Saúde

26/06/2026 13:36

Pesquisador André Pitaluga, da Fiocruz, apresentou a experiência de desenvolvimento do kit diagnóstico de Covid-19, que contou com participação da UFSC e outras instituições. Foto: Divulgação ExpoEpi

O teste rápido de diagnóstico molecular para detecção da Covid-19, desenvolvido em 2021 por uma força-tarefa de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), recebeu um prêmio do Ministério da Saúde em evento realizado em abril, em Brasília (DF).

Entre mais de 1.500 trabalhos submetidos, o teste rápido conquistou o segundo lugar na categoria “Mais Ciência para o SUS”, na área “Preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública”, na Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEpi).

De acordo com a professora Luísa Damazio Rona Pitaluga, do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC, a equipe apresentou a experiência bem-sucedida no desenvolvimento e validação do kit de diagnóstico molecular rápido para Covid-19, que permitiu confirmar ou não casos da doença de forma mais rápida e barata, em meio à emergência de saúde pública da pandemia. A invenção foi patenteada e deu impulso para a linha de pesquisa em diagnóstico molecular point-of-care, que vem sendo expandida e aplicada a testes para diversos outros patógenos e espécies sentinela – como é o caso da microalga Prorocentrum cordatum, que ocorre em ambientes como a Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

Além da UFSC, Fiocruz, IFSC e Dive-SC, a pesquisa para o desenvolvimento do teste rápido contou também com apoio da iniciativa privada, prefeituras, secretarias municipais de saúde e Ministério Público.

Tags: CCBCovid-19ExpoEpiFIOCRUZIFSCInstituto Federal de Santa Catarinaministério da saúdeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Inscrições abertas para o cursinho pré-vestibular gratuito da UFSC Blumenau

25/06/2026 15:28

Estão abertas as inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito da UFSC Blumenau, o Pré-UFSC. Focado na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Vestibular da UFSC, o curso é voltado para pessoas que estejam no último ano ou que já tenham concluído o ensino médio em escolas públicas. Para este ano, estão sendo ofertadas 25 vagas.

Este ano, com o ingresso do Pré-UFSC na Rede Nacional de Cursinhos Populares, o cursinho terá algumas mudanças em relação aos anos anteriores. As aulas serão realizadas três vezes por semana, no período vespertino, com início previsto para a terceira semana de julho. Também haverá uma ampliação das disciplinas ofertadas. Além dos conteúdos de Matemática, Química e Física, que já eram trabalhados nas edições anteriores, os estudantes também terão aulas de Biologia, Geografia, História e Português, fortalecendo a preparação para ingresso no ensino superior.

As inscrições ficarão abertas até o dia 1º de julho, exclusivamente pelo formulário eletrônico. O resultado será divulgado no dia 2 de julho, no site do Pré-UFSC. Os alunos selecionados também serão contatados por e-mail com as orientações para efetivar a matrícula.

As aulas serão realizadas presencialmente no Campus Blumenau da UFSC, localizado na Rua Marechal Rondon, 880, bairro Salto do Norte (em frente ao Terminal do Aterro). Em caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação pelo e-mail cursinho.blumenau@gmail.com.

Daiana Martini/Divisão de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: cursinhoinscrições abertasPré-UFSCUFSC

UFSC Blumenau conquista selo de empresa solidária do Hemosc

25/06/2026 15:25

A UFSC Blumenau conquistou no mês de junho o selo de empresa solidária do Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc). O certificado foi resultado de uma campanha voltada ao incentivo à doação de sangue: a CTRL+S: salve vidas, desenvolvida por um grupo de estudantes na disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Selene de Souza Siqueira Soares.

O grupo foi formado pelos estudantes Flávia Roemers de Oliveira, Ana Clara Rodrigues Caputo, Lorenzo Lapolli e Maria Manoela da Silva. Flávia conta que a iniciativa surgiu com o objetivo de unir uma atividade acadêmica a uma ação de impacto social, promovendo a conscientização da comunidade universitária sobre a importância desse gesto solidário. “A proposta também buscou destacar que, além de contribuir diretamente para salvar vidas, as doações de sangue podem ser contabilizadas como horas complementares na universidade, funcionando como um incentivo adicional aos estudantes”, explica.

Como parte da campanha, uma profissional do Hemosc esteve no campus para a realização de uma palestra informativa. O evento contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, proporcionando um espaço para esclarecimento de dúvidas e disseminação de informações sobre o processo de doação de sangue.

O Projeto Empresa Solidária foi criado para mobilizar e engajar empresas, instituições da sociedade, grupos organizados e congregações em uma causa que salva vidas: a doação de sangue. A iniciativa transforma esses parceiros em multiplicadores da solidariedade, reforçando o papel social de cada instituição e contribuindo diretamente para a manutenção dos estoques de sangue do Hemosc ao longo de todo o ano.

Daiana Martini/Divisão de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: BlumenauGestão de ProjetosHemoscUFSC

UFSC divulga novas chamadas de processos seletivos para cursos de graduação

25/06/2026 09:50

O Departamento de Administração Escolar (UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (25 de junho) a 16ª Chamada do Vestibular UFSC/IFSC/IFC 2026 13ª Chamada do Sistema de Seleção Unificada SISU-UFSC 2026 e   14ª Chamada da Reopção do Vestibular UFSC/IFSC/IFC 2026 

As chamadas e orientações para procedimento de matrículas devem ser consultadas na página do DAE.

 

Tags: DAE UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC

UFSC inaugura Instituto de Ecologização de Mares, Campo e Cidades para o Combate à Fome e à Pobreza

24/06/2026 16:23

Programa de Pesquisa e Inovação com Algas será a primeira ação do Instituto de Ecologização de Mares, Campo e Cidades para o Combate à Fome e à Pobreza (Fotos: Divulgação)

A Universidade Federal de Santa Catarina inaugurou no sábado, 20 de junho, o primeiro Instituto de Ecologização de Mares, Campo e Cidades para o Combate à Fome e à Pobreza. O espaço, na Fazenda Ressacada, passa a integrar a estrutura institucional com o propósito de fomentar o ensino, pesquisa e extensão nas áreas de ciências agrárias e ciências biológicas. A iniciativa deverá se dedicar à produção de arranjos e saberes que poderão contribuir para o combate à fome e à pobreza.

A ideia do instituto nasceu de uma visita do Ministro Wellington Dias, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O ministro incentivou a criação do instituto para ser um modelo acadêmico dentro da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa à qual a UFSC foi a primeira universidade brasileira a aderir. Uma emenda parlamentar viabilizou os recursos usados na reforma do espaço e a proposta ganhou apoio institucional do Gabinete da Reitoria, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), centros e departamentos da UFSC, além de instituições do Estado e da sociedade civil.

A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Irineu Manoel de Souza; da vice-reitora Olga Regina Zigelli Garcia; da diretora do CCA, Marlene Grade; do diretor do CCB, Rui Prediger; autoridades políticas, líderes de associações de pescadores e de maricultores; professores e servidores administrativos da UFSC e representantes da sociedade civil.

O professor Paulo Horta, um dos idealizadores do Instituto e coordenador das ações, agradeceu pelo apoio recebido, e a cada uma e cada um “que dedicaram recursos e esforços para transformar um prédio em um espaço de construção de pesquisa, inovação, extensão e ensino, em uma perspectiva crítica e emancipadora”.

Inauguração do Instituto, no dia 20 de junho, teve a presença de diversos apoiadores do projeto

Nesta primeira etapa, o instituto implementará o programa de Pesquisa e Inovação com Algas, conjunto de projetos que devem auxiliar maricultores a expandir e diversificar a produção de algas no Brasil. De acordo com o professor Horta, o Instituto buscará novos apoios para viabilizar a implementação de uma biorrefinaria de produção de fertilizantes, para fomentar a agricultura familiar a produzir alimento saudável de forma resiliente, sem agrotóxicos.

“Este projeto pode ser a ponte que vai potencializar a aproximação entre maricultores e agricultores, construindo uma base fundamental para termos mares, campo e cidades resistentes e resilientes aos desafios do século 21, quando o agravamento da crise climática e humanitária ameaça o pacto civilizatório”, disse o professor.

Tags: algasCCACCBcombate a fomeInstituto de EcologizaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Fortalezas administradas pela UFSC têm novas taxas de visitação

24/06/2026 15:25

O Departamento das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (DFISC/UFSC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), informa que foi publicada a Resolução Normativa nº 39/2026/CC, de 11 de junho de 2026, que estabelece novas diretrizes para a cobrança de taxas e a prestação de serviços nas fortalezas administradas pela UFSC. Os novos valores passam a valer a partir desta quarta-feira, 24 de junho de 2026.

Entre as principais alterações, destacam-se os novos valores das taxas de visitação:

Tarifa inteira: R$ 20,00
Meia-entrada: R$ 10,00
Duplo inteira (acesso às fortalezas de Ratones e Anhatomirim): R$ 30,00
Duplo meia (acesso às fortalezas de Ratones e Anhatomirim): R$ 15,00

Cabe destacar que o acesso às fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones é realizado exclusivamente por meio de transporte náutico, serviço não disponibilizado pela Universidade. Confira aqui os contatos das empresas de transporte credenciadas.

 

Tags: fortalezasSeCArte/UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavisitação às fortalezas

Evento na UFSC dá início à implementação de rede nacional de internacionalização da pós-graduação

24/06/2026 14:46

Lançamento da Rede BRIDGES ocorreu no dia 22 de junho, na UFSC. Foto: Gustavo Diehl/Agecom

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou, no dia 22 de junho, o evento Marco Zero da Rede Building Research and Innovation towards Development and Global Exchange for Sustainability (Bridges), iniciativa aprovada no âmbito do Programa Capes Global.Edu e coordenada pela instituição. O evento marcou oficialmente o início da fase de implementação da rede, que reúne universidades de diferentes regiões do país em uma proposta inovadora de internacionalização da pós-graduação brasileira.

Realizada em formato híbrido, a cerimônia contou com a presença do reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza e de representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), dirigentes das instituições parceiras, coordenadores de programas de pós-graduação, pesquisadores, estudantes e membros da governança da Rede.
(more…)

Tags: capesinternacionalizaçãoPró-Reitoria de Pós-GraduaçãoPROPGRede BridgesUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Professor da UFSC Blumenau lança livro didático na área de Controle e Dinâmica

24/06/2026 09:25

O professor Daniel Alejandro Ponce Saldías,, do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação (CAC) da UFSC Blumenau, é um dos autores do livro didático Modelagem, Análise e Controle de Sistemas Dinâmicos, que será lançado nesta semana.  A obra foi escrita em parceria com Claudio Ernesto Ponce Saldías, que também é professor na área.

A publicação apresenta tópicos de Controle e Dinâmica destinados a alunos de graduação. Na prática, a obra aborda integralmente os conteúdos das disciplinas de Sinais e Sistemas Lineares, Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos e Sistemas de Controle, além de trazer uma abordagem introdutória às disciplinas de Processamento Digital de Sinais e Controle no Espaço de Estados. De acordo com o professor, a ideia de escrever o livro surgiu da constatação de que a literatura tradicional da área frequentemente apresenta elevada complexidade teórica para estudantes de graduação.

“O livro propõe uma abordagem estritamente didática e acessível, empregando uma linguagem clara e focada no aprendizado do aluno. O conteúdo é estruturado por meio de uma ampla seleção de exemplos resolvidos, organizados em níveis de dificuldade crescente, o que viabiliza um processo de aprendizagem progressivo e consolidado”, explica.

Daniel destaca ainda que há pouca literatura técnica que reúna os conceitos de Controle e Dinâmica em um único volume, já que esses conteúdos costumam ser abordados separadamente. “A convergência dessas temáticas proporciona ao estudante uma visão holística e integrada, consolidando a fundamentação teórica necessária para sua posterior aplicação no ambiente profissional”, complementa o autor.

O livro é dividido em sete capítulos, que abordam os seguintes temas: modelagem e representação de sistemas; introdução aos formalismos para modelagem (Euler-Lagrange, Hamiltoniano e Newton-Euler); análise de sistemas no plano S; análise em frequência; introdução aos sistemas discretos; introdução ao controle de sistemas; e introdução ao controle no espaço de estados.

A obra também inclui exemplos em Matlab®, acompanhados de seus respectivos códigos, para que o próprio aluno possa realizar as simulações, além de um QR Code com acesso ao passo a passo da resolução dos exercícios propostos.

O livro será lançado pela Editora Freitas Bastos na próxima quinta-feira, 25 de junho, e já está disponível para pré-venda no  site da editora.

Tags: Campus BlumenauDepartamento de Engenharia de ControleEngenharia de Controle Automação e Computação (CAC)lançamento de livroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Laboratório da UFSC promove treinamento gratuito em mindfulness voltado à saúde mental no trabalho

24/06/2026 09:07

O Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica (LPAP), em colaboração com o Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCog) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o Programa de Treinamento Gratuito em Atenção Plena (Mindfulness).

A iniciativa será oferecida de julho a outubro de 2026, com uma turma por mês, em formato online, ao vivo e síncrono. O programa é voltado a Técnicos Administrativos (TAEs), professores, estudantes de graduação e pós-graduação, além da comunidade em geral. Com duração de três semanas, o treinamento busca desenvolver habilidades relacionadas à regulação emocional, manejo do estresse e da ansiedade, foco, presença e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O programa integra uma pesquisa científica nacional sobre saúde mental relacionada ao trabalho e será conduzido por profissional de Psicologia com ampla experiência clínica e em programas baseados em mindfulness.

As aulas ocorrerão das 19h às 20h15, com opção de turmas às terças-feiras ou quintas-feiras. A participação na aula introdutória é obrigatória para ingresso no treinamento e na pesquisa.

As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até o preenchimento das vagas, que são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição. O programa não oferece certificado.

Cronograma das próximas turmas em 2026:

Turma de terça-feira
Aula introdutória: 30 de junho
Treinamento: 14, 21 e 28 de julho

 Turma de quinta-feira
Aula introdutória: 23 de julho
Treinamento: 13, 20 e 27 de agosto

 Turma de terça-feira
Aula introdutória: 25 de agosto
Treinamento: 15, 22 e 29 de setembro

Turma de quinta-feira
Aula introdutória: 24 de setembro
Treinamento: 15, 22 e 29 de outubro

O treinamento é 100% prático e foi pensado para se adaptar à rotina de trabalho dos participantes. Os encontros ocorrem em grupos mistos, reunindo pessoas de diferentes empresas e regiões do país.

Para profissionais das áreas de gestão de equipes, recursos humanos, saúde e segurança do trabalho, o programa também pode funcionar como ação complementar em saúde mental e gestão de riscos psicossociais, alinhada à NR-01 e às estratégias do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Pessoas que não puderem participar das turmas de terça ou quinta-feira podem se inscrever na lista de espera para futuras edições em outros horários.

As inscrições podem ser realizadas pelo site: Inscrições – Aula Introdutória ao Programa de Treinamento em Mindfulness Gratuito –

Mais informações pelo email: contato@eumindful.com

 

Tags: Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica (LPAP)Laboratório de Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada (LPCog)mindfulnessUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Laboratório de Moluscos Marinhos põe à venda novo lote de sementes diploides de ostras do pacífico

22/06/2026 18:33

O Laboratório de Moluscos Marinhos que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (LMM/CCA/UFSC) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, 503 (Barra da Lagoa). Encontra-se disponível para venda um lote de 1.650.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 45,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

Mais informações pelo número (48) 3721 2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.

Tags: Departamento de AquiculturaLaboratório de Moluscos MarinhosLMMsementes diploides de ostras do pacíficoUFSC

Conselho Universitário realiza reunião extraordinária nesta sexta-feira, 26

22/06/2026 09:44

O Conselho Universitário terá uma sessão extraordinária nesta sexta-feira , 26 de junho, às 14h, no formato híbrido. Presencialmente o encontro ocorre no auditório da Sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira  e virtualmente, por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A pauta seguirá a seguinte ordem:

Expediente:
Justificativas de ausência das/dos conselheiras/conselheiros;
Comunicações da presidência;
Deliberação acerca da ordem do dia;
Apreciação da Ata da sessão ordinária do Conselho Universitário realizada em 12 de maio de 2026;

Ordem do dia:
Processo nº 23080.066659/2024-67
Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);
Objeto: Apreciação da proposta de Resolução de Projetos Pedagógicos e Programas e Planos de Ensino dos Cursos de Graduação da UFSC (atualização da Resolução nº 03/CEPE/84, de 5 de abril de 1984);
Relatoria: Conselheiro Roberto Antônio Finatto; Relatoria de vista: Conselheira Michele Monguilhott;

Processo nº 23080.042909/2022-10
Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);
Objeto: Apreciação da proposta de resolução normativa para instituir a Política Institucional de Formação de Professores e de Professoras da UFSC;
Relatoria: Conselheiro Jéferson Silveira Dantas; Relatoria de vista: Conselheiro Alex Degan;

Processo nº 23080.061048/2025-11
Requerente: Pró-Reitoria de Extensão (PROEX);
Objeto: Apreciação da proposta de Resolução Normativa sobre as normas que regulamentam as ações de extensão na UFSC em conformidade com a Política de Extensão da UFSC;
Relatoria: Conselheiro Cleyton de Oliveira Ritta;

Processo nº 23080.068904/2025-51
Requerente: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG);
Objeto: Apreciação de proposta de alteração das normas para realização de Estágio Pós-Doutoral na UFSC (alteração da Resolução Normativa nº 173/2022/CUn, de 25 de outubro de 2022, e criação de Instrução Normativa pela PROPG/UFSC);
Relatoria: Conselheiro Rui Daniel Schroder Prediger;

Processo nº 23080.006673/2026-73
Requerente: Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (PROGRAD);
Objeto: Apreciação da proposta de resolução normativa para instituir a Polí-tica Institucional de Combate à Evasão da UFSC;
Relatoria: Conselheiro Erasmo Benício Santos de Moraes Trindade;

Processo nº 23080.058684/2024-77
Requerente: Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE);
Objeto: Apreciação de proposta de resolução normativa para instituir a Política Institucional de Equidade de Gênero da UFSC;
Relatoria: Conselheira Carolina Medeiros Bahia;

Processo nº 23080.027764/2026-42
Requerente: Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE);
Objeto: Apreciação de proposta de resolução normativa para instituir a Política Institucional de Assistência Estudantil da UFSC;
Relatoria: Conselheira Heloísa Teles;

Comunicações e outras manifestações.

Tags: conselho universitárioreunião extraordinária

Egressa da UFSC cria plataforma para monitorar riscos de doenças infecciosas durante a Copa do Mundo de 2026

19/06/2026 13:00

Mirelle Pereira, graduada em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Santa Catarina (ENS/UFSC), acaba de lançar a plataforma EpiRisk para monitoramento de riscos epidêmicos durante a Copa do Mundo de 2026. A EpiRisk monitora diariamente as 16 cidades-sede integrando dados de vigilância epidemiológica do CDC, OMS, OPAS, Health Canada e da Diretoria Geral de Epidemiologia do México, dados climáticos da NASA, monitoramento de águas residuais e fluxo de voos internacionais. A plataforma é aberta ao público e acessível via chatbot no WhatsApp em qualquer idioma.

A Epirisk foi desenvolvida pela Santé, startup de inteligência epidêmica criada por Mirelle Pereira, que hoje reside em Nova York (EUA). Nos meses que antecederam o torneio, a Santé estabeleceu canais diretos com organizadores do evento e órgãos de saúde das cidades-sede. A plataforma EpiRisk disponibiliza diariamente a essas instituições um relatório de risco epidêmico por cidade. O objetivo é garantir que, caso um sinal de risco emerja durante o torneio, as autoridades competentes recebam a informação a tempo de acionar as intervenções sanitárias adequadas para cada doença.

Mirelle Pereira, egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC. Foto: Arquivo Pessoal.

“Eu venho de uma formação em saneamento, saúde pública e resposta a surtos de doenças infecciosas em campo. Isso muda a forma como olhamos para a tecnologia”, afirma Mirelle. “Para nós, o risco epidêmico precisa refletir infraestrutura de saneamento, sistemas de prevenção e controle de infecções, capacidade dos sistemas de saúde, redes de contato interpessoal e mobilidade populacional. A Santé foi construída para traduzir essa visão em uma tecnologia que englobe essas variáveis.” A tecnologia tem aplicação direta para resseguradoras e mercados de capitais que precisam modelar e precificar risco epidêmico e pandêmico, governos, organizadores de grandes eventos e empresas farmacêuticas que precisam entender como riscos epidemiológicos impactam operações, logística e fluxo de caixa. “Grandes eventos mostram de forma muito concreta como saúde, mobilidade e economia estão conectadas”, diz Mirelle.

Contexto epidemiológico global

A Copa de 2026 reúne 48 seleções e 16 cidades-sede em três países. A FIFA estima que mais de 5 milhões de visitantes internacionais passem pelo torneio, criando um cenário de alta mobilidade com perfis epidemiológicos, climas e infraestruturas sanitárias muito distintos. O contexto epidemiológico global adiciona outra camada de complexidade ao campeonato: um surto ativo de Ebola pelo vírus Bundibugyo na República Democrática do Congo e Uganda, declarado Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela OMS em maio de 2026. Sem vacina ou tratamento específico licenciado para esse vírus, o surto coloca em evidência o risco que grandes eventos esportivos representam em momentos de instabilidade epidemiológica global.

“O monitoramento epidemiológico em grandes eventos exige integração de dados que vão muito além dos sistemas tradicionais de vigilância”, afirma Mirelle. “Nossa meta é construir uma tecnologia que ajude instituições a substituir resposta reativa por decisão antecipada.”

Mirelle Pereira é mestre em saúde pública pela Columbia University. A Santé recebe investimento da Collide Capital e Breakthrough Ventures.

A plataforma está disponível aqui.

Mais informações pelo e-mail hello@santehealth.co

Tags: Copa do Mundo de 2026doenças infecciosasEngenharia Sanitária e AmbientalENSepidemiologiaEpiRiskMirelle PereiraSantévigilância epidemiológica

II Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosas recebe inscrições até 24 de junho

19/06/2026 11:39

O II Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosas ocorre na próxima quinta-feira, 25 de junho, das 8h às 17h30, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das entidades parceiras na organização do evento. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até quarta-feira, 24 de junho, pelo formulário on-line.

O simpósio tem como objetivo promover a discussão, troca de experiências e atualização técnica sobre estratégias de prevenção de quedas na população idosa, fortalecendo a articulação entre políticas públicas, serviços de saúde, assistência social e demais áreas envolvidas no cuidado à pessoa idosa. 

A primeira edição do evento, que foi realizada em junho de 2025, reforçou a mobilização científica, social e institucional em torno de um tema de grande relevância para a saúde pública: as quedas na população idosa. O evento reuniu profissionais da saúde, gestores, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil, promovendo um debate qualificado sobre estratégias de prevenção, manejo e reabilitação de idosos em risco de quedas.

O engajamento de universidades, serviços públicos de saúde e de instituições parceiras são fundamentais para o sucesso deste evento. A edição deste ano pretende consolidar esse movimento estadual de promoção do envelhecimento saudável e seguro, com expansão do diálogo para o cenário nacional, integração de novas instituições e incorporação de temas emergentes como inovação, tecnologias assistivas e políticas públicas baseadas em evidências.

Mais informações no Instagram @simposioquedassc.

Tags: Assembleia LegislativaidososII Simpósio Catarinense de prevenção de quedas em pessoas idosasUFSC

UFSC na mídia: Pesquisadores combatem espécie invasora que ameaça vida marinha em Santa Catarina

19/06/2026 11:14

Mergulhador fazendo anotações sobre o Coral Sol. Foto: Marcelo Crivellaro/Acervo PACS Arvoredo.

A professora Bárbara Segal Ramos, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (ECZ/UFSC), foi uma das pesquisadoras entrevistadas para uma reportagem do portal ND+ sobre um projeto que mapeia a invasão do coral-sol em Santa Catarina. A matéria foi publicado no dia 17 de junho e está disponível aqui.

Pesquisadores da UFSC e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desenvolvem há quatro anos um projeto  que visa combater o coral-sol, uma espécie invasora originária dos oceanos Índico e Pacífico, que ameaça a biodiversidade marinha do litoral catarinense. O coral-sol se espalha rapidamente pelas rochas e compete por espaço e alimento com espécies nativas, alterando o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Segundo os pesquisadores, o coral-sol chegou ao Brasil por meio de cascos de navios e vem se espalhando pelo litoral desde a década de 1980. Ele cresce rapidamente e não possui predadores naturais no Atlântico. Na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, entre Florianópolis e Bombinhas, mergulhadores realizam ações de monitoramento e remoção manual do coral-sol. Desde 2012, mais de 35 mil colônias da espécie foram retiradas em cerca de 100 operações de manejo. O material coletado é encaminhado para análises em laboratórios da UFSC.

Professora Bárbara Segal com o esqueleto do coral-sol. Foto: Leon Ferrari/Grupo ND.

A reportagem destaca que o controle da espécie exige cuidado e monitoramento constante, já que a remoção em períodos inadequados pode favorecer ainda mais a sua proliferação. Além disso, o trabalho exige precisão e acompanhamento científico constante, porque, se a remoção for feita de maneira inadequada, fragmentos do coral podem se espalhar e dar origem a novas colônias, agravando ainda mais a invasão.

A equipe vem desenvolvendo métodos e tecnologias para conter o avanço do coral-sol e proteger a biodiversidade marinha de Santa Catarina. Além da retirada manual, os pesquisadores estudam novas técnicas para conter o avanço da espécie e minimizar os impactos sobre a fauna e a flora marinhas. O objetivo é preservar a biodiversidade do litoral de Santa Catarina e evitar que o coral-sol comprometa ainda mais os ecossistemas da região.

Reportagem na íntegra no portal do ND+.

Mais informações na reportagem publicada no site da UFSC.

Tags: Bárbara SegalDepartamento de Ecologia e ZoologiaInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)ND+reserva biológica marinha do arvoredoUFSCUFSC na mídia

Identificação de banheiros inclusivos na UFSC integra programação do mês do Orgulho LGBTQIA+

18/06/2026 15:35

Identificação de banheiros inclusivos está prevista na Resolução Normativa nº 181 do Conselho Universitário (Fotos: Gustavo Diehl / Agecom UFSC)

O início da identificação de banheiros inclusivos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é parte da programação do mês do Orgulho LGBTQIA+, organizada pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), por meio da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDgen). As primeiras adesivações foram realizadas em um banheiro do térreo do Centro Socioeconômico (CSE) nesta quinta-feira, 18 de junho.

De acordo com a Proafe, a ação possui caráter educativo e institucional, reafirmando o compromisso da Universidade com o respeito à diversidade e à promoção dos direitos humanos. Para o reitor Irineu Manoel de Souza, “a ideia é colocar em todos os banheiros da Universidade orientando que cada estudante, docente e técnico-administrativo, utilize o banheiro de acordo com sua identidade de gênero”.

Iniciativa integra programação do mês do Orgulho LGBTQIA+ e ocorreu em banheiros do Centro Socioeconômico (CSE)

Marilise Luiza Martins dos Reis Sayão, Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade, acrescenta: “A instalação da primeira, de mais ou menos 400 placas, leva adiante mais um aspecto que foi demandado pela Rede Trans da Universidade”. Ela destaca que a iniciativa é uma das exigências da Resolução Normativa n° 181, aprovada pelo Conselho Universitário em 2023.

“Trata-se de uma ação alinhada aos princípios da dignidade da pessoa humana, da não discriminação e da garantia de condições adequadas de permanência e convivência para pessoas trans, travestis e não binárias na UFSC”, diz Marilise.

A programação do mês do Orgulho LGBTQIA+ seguirá com atividades on-line e pode ser acompanhada em sua integralidade no Instagram da CDGEN.

 

Tags: ações afirmativasCDGENLGBTQIA+PROAFEsanitários inclusivosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC divulga novas chamadas de processos seletivos para cursos de graduação

18/06/2026 11:32

O Departamento de Administração Escolar (UFSC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira (18 de junho) a 15ª chamada do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2026, a 13ª chamada da Reopção do Vestibular UFSC/IFSC/IFC 2026 e a 12ª chamada do Sistema de Seleção Unificada Sisu-UFSC 2026.

As chamadas e orientações para procedimento de matrículas devem ser consultadas na página do DAE.

Tags: chamadas do vestibularcursos de graduaçãoDepartamento de Administração EscolarProcessos seletivosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC abre em julho seleção para mestrado e doutorado em Engenharia, Gestão e Mídias do Conhecimento

18/06/2026 11:02

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Gestão e Mídias do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2027. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 6 e 31 de julho, por meio do sistema de inscrição da UFSC. Ao todo, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 para o curso de mestrado e 20 para o doutorado.

Do total de vagas, 16 são destinadas às ações afirmativas: oito no mestrado e oito no doutorado. As categorias contempladas estão detalhadas no edital do processo seletivo. Podem se candidatar graduados e mestres de qualquer área do conhecimento. O resultado final da seleção está previsto para dezembro de 2026. O programa possui caráter interdisciplinar e está organizado em três áreas de concentração: Engenharia do Conhecimento, Gestão do Conhecimento e Mídias do Conhecimento. Atualmente, conta com 38 professores permanentes e 21 pós-doutores em atuação.

O edital completo e outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do programa . As inscrições devem ser realizadas pelo sistema CAPG da UFSC.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: processoseletivo.ppgegc@contato.ufsc.br 

 

 

Tags: doutoradoedital de processo seletivomestradoPrograma de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Inscrições abertas para IV Curso de Inverno em Biotecnologia e Biociências

17/06/2026 14:21

O IV Curso de Inverno em Biotecnologia e Biociências, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências (PPGBTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrerá no dia 3 de agosto, das 13h às 18h, e no dia 4, das 9h às 19h, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), para estudantes de graduação e recém-formados. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de julho e custam R$ 40,00. 

O curso é organizado por discentes e docentes do programa e busca a formação e capacitação de estudantes que tenham interesse em pesquisa científica, especialmente nas áreas de Biotecnologia e Biociências. O evento contará com minicursos ministrados por discentes, palestras e visitas aos laboratórios de pesquisa. Serão oferecidas 75 vagas para estudantes de graduação ou recém-graduados de todo o Brasil.

Mais informações na página  e no Instagram do evento.

Tags: CCBIV Curso de Inverno em Biotecnologia e BiociênciasPPGBTCUFSC

Instituto da UFSC promove evento de agroecologia na Aldeia Mbya Guarani Tava’í

17/06/2026 12:09

O  Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizará a 1ª Pré-Jornada de Agroecologia da Aldeia Mbya Guarani Tava’í, em Canelinha (SC), entre os dias 24 e 26 de julho, das 8h às 20h. 

O evento “Sem Tekoá, não há Tekó” (Sem território, não há modo de vida.) busca promover um encontro de articulação, resistência e fortalecimento da construção da Teia dos Povos em Luta em Santa Catarina. A aldeia fica a apenas 65 km de Florianópolis, com fácil acesso pela BR-101-norte.

Estudantes poderão participar como monitores do evento e receberão certificado de participação.  As inscrições devem ser realizadas via formulário até dia 20 de junho e possuem valor de 40 reais por dia de evento. O instituto dará certificação de 20 horas aos participantes. Para mais informações, encaminhe e-mail para teiadospovossc@gmail.com .

Tags: aldeia indígenaInstituto de Memórias e Direitos Humanos (IMDH)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Laboratório Amanhecer abre inscrições gratuitas para curso de Reiki Nível 1

17/06/2026 09:11

O Laboratório Amanhecer, Práticas Integrativas, Complementares e Terapias Alternativas em Saúde (LAPITAS), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para novas turmas do Curso de Reiki Nível 1 no segundo semestre de 2026. A participação é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário online

O Reiki é uma prática terapêutica que integra as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Essas práticas têm como objetivo promover a prevenção de doenças, estimular a promoção da saúde e contribuir para a recuperação do bem-estar físico, mental e emocional dos indivíduos. Segundo os organizadores, o curso oferece uma oportunidade para que a comunidade conheça e experimente uma abordagem complementar de cuidado em saúde, baseada na harmonização energética e no desenvolvimento do autocuidado.

O projeto é coordenado pela professora Liliete Canes Souza, do Departamento de Análises Clínicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), e conta com a participação de Aline Mariana Venancio, Karen Berenice Denez, Maria Ligia dos Reis Bellaguarda e Paulo Otolini Garrido.

Mais informações sobre as atividades e o cronograma das turmas estão disponíveis na página do  Laboratório Amanhecer.

 

Primeiro dia da Feira de Cursos da UFSC recebe milhares de estudantes no campus da Trindade

16/06/2026 15:17

Feira de cursos da UFSC movimenta Centro de Eventos (Foto: João Hasse/Agecom/UFSC)

Manu Cunha, 18 anos, e um grupo de amigas do colégio Mundo do Saber, de Palhoça, estão entre os milhares de estudantes que participam do primeiro dia da Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina  (UFSC). A quarta edição do evento ocorre nos dias 16 e 17 de junho, das 8h às 17h, no campus Trindade, em Florianópolis. 

O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e recebe estudantes do Ensino Médio, professores e pais, com o objetivo principal de apresentar os 110 cursos de graduação presencial e seis cursos à distância oferecidos em todos os campi da instituição, que é gratuita, pública e referência em ensino superior no Estado.

Neste ano, a programação contempla 42 rotas guiadas, nas quais os estudantes podem conhecer laboratórios, salas de aula, equipamentos e instalações de diversos cursos em todos os Centros de Ensino. Mais de 80 estandes foram instalados no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. 

Durante os dois dias do evento, os visitantes poderão assistir palestras e apresentações culturais, além de receberem orientações sobre inclusão, permanência estudantil e apoio acadêmico. A Feira também é oportunidade para esclarecer dúvidas sobre formas de ingresso, bolsas, intercâmbio, dupla diplomação e perspectivas do mercado de trabalho.

Durante a visita, Manu fala sobre sua experiência com a Feira e destaca sua terceira participação. “No primeiro ano que estive aqui, procurei Direito; no segundo, já queria realizar Educação Física e agora pretendo cursar Design”. Ela destaca que ao conhecer os estandes mudou sua percepção e ampliou seus conhecimentos. 

Já para Eloá Rodrigues, 17 anos, estudante do Instituto Estadual de Educação (IEE), a Feira de Cursos surge como uma oportunidade de se aproximar de sua área escolhida. “Eu me identifiquei com o curso de Jornalismo, pois sou comunicativa”, explica ela.

Recepção aos estudantes e orientação profissional

Autoridades receberam os participantes da Feira de Cursos (Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC)

Na abertura do evento, realizada na manhã desta quarta-feira, 16 de junho, os participantes receberam as boas-vindas do reitor Irineu Manoel de Souza, da vice-reitora Olga Zigelli Garcia e pró-reitora da Prograd, Dilceane Carraro.

Dilceane destacou a alegria em receber os estudantes em um evento especialmente preparado para aqueles que pretendem ingressar na UFSC: “É uma grande oportunidade de conhecer a Universidade, seus laboratórios e projetos de extensão, aproveitar as palestras e visitas guiadas”, afirmou, destacando também a presença dos cursos de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville no evento.

A vice-reitora Olga Zigelli Garcia relembrou a importância da universidade pública e gratuita. E também orientou os estudantes: “Aproveitem este momento para explorar e dialogar com os graduandos que vão encontrar nos estandes, procurem informações não só sobre os cursos, mas também sobre as pesquisas feitas na Universidade, que se abre para vocês neste evento”.

O reitor Irineu Manoel de Souza vê a Feira de Cursos como oportunidade para mostrar à sociedade a importância da universidade. Em sua fala, relembrou que a UFSC segue firme como uma referência em seus 65 anos de história, apesar das restrições e das tentativas de descredibilizar o ensino superior: “Vamos receber cerca de 13 mil estudantes até o fim do evento, de 200 escolas do Estado. Que seja também uma oportunidade para conhecer e divulgar a importância da Universidade”, finalizou.

O primeiro dia de evento seguiu com a palestra “Escolher a Profissão: Decisão com Sentido e Direção”, apresentada pela equipe do Laboratório de Informação e Orientação Profissional (Liop), liderada pelo professor Iuri Novaes Luna, do Departamento de Psicologia da UFSC. Os estudantes de Psicologia Diogo Felipe, Fernanda Apio e Letícia Kraus orientaram os participantes da Feira de Cursos sobre os desafios da vida universitária, deram dicas de autoconhecimento para uma escolha profissional consciente e divulgaram fontes confiáveis de pesquisa que podem servir como ponto de partida na escolha do curso de graduação. Ao fim da atividade, os estudantes do ensino médio tiraram dúvidas sobre o funcionamento da Universidade.

A programação seguiu com a palestra do professor Manoel Teixeira dos Santos, que esclareceu os participantes sobre as formas de ingresso na UFSC, como o vestibular, o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e processos seletivos organizados pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). 

Programação

O evento continua nesta quarta-feira, até às 17h.  A programação completa está disponível no site da Feira de Cursos UFSC

Dúvidas podem ser enviadas no e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

 

João Hasse | agecom@contato.ufsc.br
Estagiário da Agecom| UFSC

Rosângela Matos | agecom@contato.ufsc.br
Estagiária da Agecom| UFSC

 

Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Tags: Campus BlumenauCampus da TrindadeCampus de AraranguáCampus de CuritibanosCampus de JoinvilleFeira de Cursos UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Pesquisa de mestrado da UFSC é premiada em Congresso de Bioinformática e indicada para evento internacional na França

16/06/2026 11:27

Bruna Russi, durante premiação. Foto: Arquivo Pessoal.

A dissertação de mestrado de Bruna Caroline Russi, atualmente doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGBTC/UFSC), foi premiada no Congresso Brasileiro de Bioinformática (X-Meeting), organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), que ocorreu entre os dias 9 e 12 de Junho de 2026.

A pesquisa de Bruna, que foi desenvolvida no Laboratório de Bioinformática – vinculado ao departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP/CCB/UFSC) e ao PPGBTC – sob a orientação do professor Renato Simões Moreira, recebeu o prêmio Jovem Bioinformata 2026. Seu trabalho poderá contribuir para o desenvolvimento de novos tratamentos de doenças que afetam o sistema imunológico.

“Minha dissertação de mestrado consistiu no desenvolvimento do EpiBuilder 2.0, uma plataforma web gratuita e de código aberto voltada para a predição e análise computacional (in silico) de epítopos lineares de células B (alvos imunológicos). Na área de proteômica e imunologia, a identificação de epítopos é fundamental no contexto de saúde de precisão para apoiar o estudo de doenças que afetam o sistema imunológico, possibilitando a prototipagem de novas terapias e vacinas personalizadas”, explica Bruna.

Segundo a pesquisadora, a aplicação do EpiBuilder tem foco no estudo de patógenos, que é o foco do Laboratório de Bioinformática, com o diferencial de utilizarem uma IA capaz de prever alvos úteis em contexto de oncologia e neurologia. O estudo faz parte de uma linha de pesquisa que havia sido iniciada pelo professor Renato Simões Moreira: “A primeira versão do EpiBuilder foi um dos produtos da tese do meu orientador, que me orientou nesta segunda versão.”

Nesta atualização, conforme explica, a arquitetura do software foi repensada para um funcionamento modular, automatizado e escalável, integrando tecnologias consolidadas na indústria (como Docker, NextFlow e banco de dados) com computação paralela, algoritmos específicos de biologia computacional e modelos de aprendizado de máquina.

“O grande diferencial do EpiBuilder 2.0 é esta arquitetura, mas também o foco na usabilidade de pesquisadores da área biotecnológica e na conformidade com os padrões internacionais de qualidade de software ISO/IEC 25010:2023 e ISO 25019:2023. Isso garante padronização, reprodutibilidade e um fluxo de trabalho automatizado que facilita e acelera o estudo proteômico”, afirma Bruna.

Em razão do prêmio, Bruna foi indicada para um flash talk nas Journées Ouvertes en Biologie, Informatique et Mathématiques (JOBIM), principal evento de Bioinformática da França, que ocorre de 16 e 19 de junho. O flash talk é uma apresentação oral on-line, curta e dinâmica (de poucos minutos), cujo objetivo é expor os pontos mais inovadores da pesquisa para a comunidade científica europeia. “Esta oportunidade poderá abrir portas para futuras colaborações entre Brasil e França”, comemora Bruna.

O EpiBuilder está disponível aqui.

A dissertação de mestrado da Bruna está disponível na íntegra aqui.

Tags: Bruna Caroline RussiCongresso Brasileiro de Bioinformáticadissertação de mestradoEpiBuilder 2.0Laboratório de BioinformáticaPrograma de Pós-Graduação em Biotecnologia e BiociênciasX-Meeting

Feira de Cursos da UFSC inicia nesta terça-feira, 16 de junho

16/06/2026 09:10

Estudantes movimentam o Centro de Eventos na manhã desta terça, 16 de junho. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/ UFSC

Está na dúvida sobre qual rumo seguir após o ensino médio? A quarta edição da Feira de Cursos da Universidade Federal de Santa Catarina, que inicia nesta terça-feira, 16 de junho, apresenta à comunidade os 110 cursos de graduação presencial e seis cursos a distância oferecidos pela Universidade. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e segue até quarta-feira, 17, no Centro de Cultura e Eventos no Campus de Florianópolis. 

Além de conhecer mais sobre a estrutura da UFSC nos mais de 80 estandes informativos, os participantes poderão realizar visitas guiadas aos Centros de ensino e esclarecer dúvidas sobre formas de ingresso à Universidade, bolsas, intercâmbio, dupla diplomação e perspectivas do mercado de trabalho. 

O evento oferece 42 rotas temáticas, e inclui palestras sobre escolha profissional, atividades artísticas e culturais e orientações sobre inclusão, permanência estudantil e apoio acadêmico. A programação completa está disponível na página oficial da Feira de Cursos.

Em 2026, o evento deve receber cerca de 13 mil estudantes, de 200 escolas privadas e públicas do Estado. A participação é gratuita e estudantes que não se inscreveram previamente também podem participar. A Feira de Cursos 2026 conta com a participação do Instituto Federal Catarinense (IFC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Serviço

O quê: Feira de Cursos UFSC 2026
Quando: 16 e 17 de junho de 2026
Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus de Florianópolis
Público: estudantes, escolas, professores, famílias e comunidade em geral
Informações: site oficial da Feira de Cursos da UFSC e Instagram do evento

Tags: cursos de graduaçãoFeira de Cursos da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Representantes da UFSC participam de encontro do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul

15/06/2026 16:58

Representantes da SeCArtE/UFSC no ‘IV FORCULT Sul’. Da esquerda para direita: Maira Diederichs Wentz, Fernanda Cordeiro, Carla Cerdote, Andréa Búrigo Ventura e Ana Lúcia Moraes. Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) participaram do IV Encontro Regional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (FORCULT Sul), realizado entre os dias 10 e 12 de junho, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Santo Antônio da Patrulha (RS).

O encontro reuniu gestores de cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) da região Sul com o objetivo de debater políticas públicas, institucionalidade da cultura e desafios das artes no âmbito do ensino superior. 

Representaram a UFSC a assistente em administração Carla Cerdote, a chefe do Setor de Projetos, Maira Diederichs Wentz, a coordenadora de Apoio Administrativo, Ana Lúcia Moraes, a diretora do Departamento de Cultura e Eventos Fernanda Cordeiro, e a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Andréa Búrigo Ventura

A programação contou com palestras, mesas de debate, apresentações de experiências institucionais e grupos de trabalho voltados à construção de propostas para o fortalecimento das políticas culturais nas universidades públicas. Entre os temas discutidos estavam a institucionalidade da cultura e das artes nas IPES, o mapeamento cultural, o financiamento da cultura e a gestão de equipamentos culturais.

Para a secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Andréa Búrigo Ventura, o encontro é importante por reunir instituições públicas de ensino superior da região Sul para discutir, trocar experiências e propor ações voltadas à cultura universitária. A participação da equipe da SeCArtE também esteve relacionada ao processo de construção da Política de Cultura da UFSC.

De acordo com Andréa, um grupo da secretaria vem se organizando para elaborar a política, que será voltada para toda a comunidade universitária. “As pessoas daqui foram para se capacitar, para conseguir discutir, propor novas ações e coisas que pudessem ser pertinentes à cultura nas instituições”, afirmou.

O encerramento do evento foi marcado pela elaboração e aprovação da carta final do encontro, documento construído coletivamente pelos participantes com encaminhamentos e propostas para o desenvolvimento das políticas culturais no ensino superior da região Sul.

Tags: Arte e Esporte (SeCArtE)IV Encontro Regional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (FORCULT Sul)UFSCUniversidade Federal do Rio Grande (FURG)

Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC disponibiliza sementes de ostras do pacífico para venda

15/06/2026 16:54

O Laboratório de Moluscos Marinhos que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (LMM/CCA/UFSC) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame (Servidão dos Coroas, 503, Barra da Lagoa). 

Encontra-se disponível para venda um lote de 2.080.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 45,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

Mais informações pelo número (48) 3721 2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.

Tags: Estação de MariculturaLaboratório de Moluscos Marinhossementes de ostras do pacíficoUFSC