‘Oposição em Movimento’ vence eleição para Diretório Central de Estudantes da UFSC

30/11/2024 17:38

A chapa Oposição em Movimento (Correnteza) foi eleita para a gestão do Diretório Central de Estudantes (DCE) Luís Travassos nesta quinta-feira, 28 de novembro. A votação começou no dia 27 de novembro e seguiu durante toda a quinta nos campi da Universidade Federal de Santa Catarina. O resultado foi divulgado pelo Instagram do DCE na noite de sexta-feira. A chapa vencedora será empossada em reunião do Conselho de Entidades de Base em data ainda a ser definida pela Comissão Eleitoral.

Outras três chapas concorreram no pleito: Nova Aurora; Timoneiro: quem me carrega é a luta; e Vanguarda. A chapa Oposição em Movimento (Correnteza) levou 1.639 votos (42,52% do total), contra 1.345 (34,89%) da Nova Aurora, 522 (13.54%) da Timoneiro e 349 (9,05%) da Vanguarda, além de 16 votos brancos ou nulos. No total, a eleição do DCE teve a participação de 3.871 estudantes. Estavam aptos a votar estudantes de graduação de todos os cursos da UFSC e secundaristas do Colégio de Aplicação.

A integrante da Chapa 1 e estudante da quarta fase do curso de Jornalismo, Isadora Miranda Dymow, credenciou a vitória ao trabalho de mobilização organizado pela chapa. “A gente conseguiu, desde o início, ir para os campi da UFSC, fazer passagens e falar sobre a formação da chapa”, disse a estudante. A chapa, que juntou um total de 101 estudantes, encarará o desafio de representar os mais de 25 mil estudantes de Graduação e Ensino Básico da UFSC.

Consulte o resultado completo 

Tags: CorrentezaDCEDCE Luís TravassosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Administração Central anuncia renovação de contrato do plano de saúde dos servidores da UFSC

29/11/2024 17:25

A Administração Central da UFSC, por meio das Pró-Reitorias de Administração (Proad) e de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), informa que o contrato do plano de saúde dos servidores da UFSC com a Unimed foi renovado nesta sexta-feira, 29 de novembro.

Após negociação conduzida pela Reitoria, a Unimed aceitou reduzir o percentual de reajuste a ser aplicado sobre os planos de saúde. A empresa concordou em aplicar um reajuste de 12,94% nas mensalidades, após solicitar correção de 18,8% no início das negociações. A Universidade havia apresentado contraproposta de reajuste de 9%.

O percentual de reajuste vai vigorar durante o período de prorrogação do atual contrato com a Unimed, até 1º de dezembro de 2025. Ao mesmo tempo, a Administração Central prossegue com o processo licitação para contratação do novo plano de saúde dos servidores técnicos-administrativos e docentes da UFSC, que em breve deverá ser colocada em fase pública.

Tags: contratoPlano de Saúdereajuste mensalidadeUFSCUnimedUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitor participa de reunião da Associação de Universidades Grupo Montevideo na Argentina

29/11/2024 16:30

Reitores e reitoras de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai reúnem-se em Mendoza, na Argentina (Fotos: Universidad Nacional de Cuyo/Divulgação)

O professor Irineu Manoel de Souza, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da reunião do Conselho de Reitores e Reitoras da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que se realiza na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo), em Mendoza, Argentina. Na agenda dos trabalhos, um dos pontos principais é o crescimento institucional da rede, com a incorporação de novas universidades.

Na abertura da sessão, a reitora anfitriã do Conselho, Esther Sánchez, saudou os representantes de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que participavam do encontro de maneira presencial ou virtual. Em seguida, também falaram o reitor da Univesidade da República e presidente da AUGM, Rodrigo Arim, e o secretário executivo da rede, Alvaro Rico.

Os reitores e reitoras saudaram as novas instituições que recentemente se integraram à rede: Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidad Nacional de Pilar (UNP), do Paraguai.

Dirigentes debateram o crescimento institucional da rede, com a incorporação de novas universidades

A partir de 1º de janeiro de 2025, a AUGM terá como membros plenos as universidades argentinas Universidad Nacional de Hurlingham (UNAHUR); Universidad Nacional de San Martín (UNSAM); Universidad Nacional de San Antonio de Areco (UNSAdA) e Universidad Nacional de Catamarca (UNCA).
(mais…)

Tags: associação de universidades Grupo MontevideoAUGMUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC Blumenau realiza demonstração de primeiro laboratório multiusuário

29/11/2024 14:40

A UFSC Blumenau realizou uma demonstração da estrutura do primeiro laboratório multiusuário do campus, que está em processo de implantação na nova sede. O Laboratório Multiusuário de Caracterização Avançada (LMCA) foi pensado para atender as comunidades interna e externa. A apresentação foi conduzida pelo supervisor do laboratório, professor Cristiano da Silva Teixeira.

Laboratórios multiusuários são instalações de apoio ao ensino e pesquisa que englobam equipamentos para utilização comum ou que oferecem serviços de forma compartilhada aos seus usuários. São capazes de realizar testes e análises de alta complexidade científica, envolvendo equipe técnica multidisciplinar.

 “A ideia surgiu da multidisciplinaridade do nosso centro, de forma a atender uma maior gama de atividades de pesquisa e de pesquisadores, com a criação de um ambiente cooperativo de pesquisa em ciências de materiais na UFSC Blumenau. Com isso, no ano de 2018, submetemos um projeto a uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e fomos contemplados com um montante de cerca de um milhão de reais para aquisição dos equipamentos”, conta Teixeira.
(mais…)

Tags: laboratórioLaboratório Multiusuário de Caracterização AvançadaLMCAUFSC Blumenau

Guia de Serviços: publicação reúne principais informações para vida estudantil na UFSC

29/11/2024 10:59

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), vinculado à Pró-reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) publicou recentemente o Guia de Serviços para Estudantes de Graduação da UFSC, um livreto online que pretende, de forma breve e acessível, reunir as informações sobre os serviços disponibilizados a estudantes de Graduação da instiuição. A maior parte dos serviços são concentrados no campus da Universidade em Florianópolis, mas muitos atendimentos podem ser oferecidos online.

O objetivo, segundo o material é “colaborar para que estudantes possam acessar, conhecer e usufruir dos variados serviços de assistência, saúde e apoio educacional que contribuam para o bem-estar e formação integral”. Além dos serviços oferecidos aos estudantes por diferentes setores da UFSC, são trazidas informações sobre serviços municipais de Florianópolis.

O Guia também apresenta referenciais de espaços fundamentais para a formação integral do(a) estudante universitário como acesso à cultura e arte, bibliotecas, estágios, atividade física, transporte público, entre outros. Além disso, explica sobre procesimentos como a realização da matrícula nas disciplinas na UFSC; o que é o CAGR e como acessá-lo; para que serve o Id UFSC e como criá-lo; e o cadastro e usos da Biblioteca Universitária e Restaurante Universitário.

Acesse o Guia completo.

 

Mais informações:
E-mail
Site

Tags: Guia de Serviços para Estudantes de Graduação da UFSCPiapeprogradUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 29/11/2024 – Edição 2278

29/11/2024 09:53

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br -29/11/2024 – Edição 2278
Prêmio Inova UFSC celebra trabalhos e agentes de inovação da universidade

O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Sinova/Propesq/UFSC) realizou, nesta quarta-feira, 27 de novembro, a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. A iniciativa buscou valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da universidade, a fim de fortalecer a cultura de inovação na academia e de fomentar os níveis de desenvolvimento de competências ligadas à geração, ao compartilhamento e à aplicação de novas ideias e conhecimentos. O evento premiou participantes em cinco modalidades: Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Docente, Servidor Técnico-Administrativo e Equipe. Houve também homenagens à pesquisadores precursores em inovação da UFSC. Continue a leitura>>.


Maratona de Cálculo da UFSC Joinville premia dupla campeã pela segunda vez

A final da 8ª Maratona de Cálculo do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) premiou em 1º lugar, dia 28 de novembro, a dupla Mais velozes, mais garotinhos, formada pelos estudantes João Guilherme Perez Nadin e Enzo Negri Cogo. A Maratona de Cálculo é um projeto de extensão coordenado pelo professor Leonardo Moreto Elias que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos participantes em conteúdos relacionados exclusivamente ao cálculo de derivadas e estimular o estudo da disciplina.  Continue a leitura » ».

UFSC é finalista de prêmio nacional por ensino em cultivo sustentável

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as finalistas do 3° Prêmio Brasil Hidroponia na categoria Instituição de Ensino, que reconhece instituições dedicadas ao compartilhamento do conhecimento e que, como missão, reúnem pesquisadores e acadêmicos para o avanço dos estudos acerca das técnicas do cultivo consciente e sustentável. A escolha dos vencedores das categorias da modalidade técnica, que contempla a UFSC, está com votação pública aberta, disponível no site do prêmio até 23 de dezembro. Continue a leitura>>.


Gestão

Chamada SINTER para demandas de tradução

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), por meio do Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT) – Área de Tradução/Inglês, torna pública a chamada para professores, técnicos-administrativos e estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação da UFSC para a tradução do português para o inglês (ou vice-versa) de material promocional de cursos de graduação e programas de pós-graduação (PPGs), eventos acadêmicos e resumos de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) de graduação e de teses e dissertações dos PPGs da UFSC.A Chamada estará vigente até o dia 30 de novembro de 2024. Continue a leitura>>.

Prodegesp publica editais para remoção de docentes

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) publicou dois editais de remoção de professores do magistério superior. A remoção, a pedido ou de ofício, ocorrerá somente no âmbito das Unidades que compõem a estrutura da UFSC, distribuída nos campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. As inscrições estão abertas até o dia 01 de dezembro. Mais informações: Edital n 045/2024/DDP e  Edital n 046/2024/DDP (vaga reservada à indígena) ou pelo e-mail remocao.ddp@contato.ufsc.br.

Apresentação do relatório da Comissão de Análise da Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da UFSC

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd/UFSC) convida a comunidade acadêmica para a apresentação do relatório da Comissão de Análise da Evasão e Retenção nos Cursos de Graduação da UFSC. O evento visa subsidiar ações institucionais para o enfrentamento da evasão, em diálogo com outros setores da UFSC e com as coordenações de curso. A atividade será no dia 2 de dezembro, às 14h, no Auditório do Centro Socioeconômico. Participação remota: acesse o link. Continue a leitura>>.


Extensão

Projeto Somos Lagoa promove Feira de Educação Ambiental no sábado, dia 30 de novembro

O projeto Somos Lagoa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Feira de Educação Ambiental – 2º Encontro UFSC com a Lagoa, no sábado, dia 30 de novembro, das 9h às 17h, na Praça da Lagoa Bento Silverio, Lagoa da Conceição, Florianópolis. O evento traz uma programação que integra ciência, arte e educação. A participação no evento dará direito a um certificado de cinco horas, sem necessidade de inscrição prévia. Continue a leitura » ».

Conferência: Ambientalismo Especista

O Observatório de Justiça Ecológica (OJE), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o encerramento do Ciclo de Debates sobre Justiça Ecológica, no dia 2 de dezembro, das 12h45 às 14h na sala 112 do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O evento, gratuito e aberto à comunidade, também poderá ser acompanhado online com certificado de participação. A conferência abordará o tema Ambientalismo Especista, com a participação da professora Paula Brügger, bióloga, doutora em Sociedade e Meio Ambiente, e ativista pelos direitos animais. Mais informações no site do observatório.


Pesquisa

Pós-Graduação em Engenharia de Produção abre vaga para estágio pós-doutoral

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC) está com uma vaga aberta destinada a estágio pós-doutoral para início em março de 2025. A bolsa será paga pela Coordenação-Geral de Fomento Institucional à Pós-Graduação no País (CGFIP/Capes). As inscrições vão até 1° de dezembro e devem ser realizadas no Controle Acadêmico de Pós-Graduação, neste link.Podem se inscrever brasileiros com títulos de doutores emitidos há no máximo sete anos e que não possuam vínculo empregatício com a UFSC. Para mais informações, acesse o edital completo.


‘Nossa meta é conquistar um mundo livre do vírus da aids’, afirma professor da UFSC

O dia 1º de dezembro foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Entre os cientistas que se destacam internacionalmente na pesquisa sobre HIV/Aids está Aguinaldo Roberto Pinto, professor do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MIP/UFSC) e coordenador do Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA/CCB/UFSC). Em alusão à data, o periódico científico Virology Journal publicou uma entrevista com o pesquisador. Continue a leitura » ».


Cultura

Espetáculo teatral ‘O Despertar da Primavera’

O grupo de teatro Os Melodramáticos apresenta o espetáculo O Despertar da Primavera, de Frank Wedekind. A iniciativa é resultado do projeto de pesquisa Uma Nova Contribuição no Ensino do Uso do Espaço Cênico, do professor Luiz Fernando Pereira, docente do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizadas por discentes de Artes Cênicas, as apresentações ocorrem neste fim de semana, 30 de novembro e 1° de dezembro, e em 14 de dezembro e 15 de dezembro, às 19h, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos com 30 minutos de antecedência ao início do espetáculo. Continue a leitura>>.

Cinema e Alzheimer: documentário ‘Tempo Suspendido’

O  projeto de extensão Cinema e Alzheimer vai exibir o filme Tempo Suspendido (2015), de Natalia Bruschtein, no dia 2 de dezembro, às 19h, no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU/UFSC). O projeto faz exibições mensais de filmes que abordam o Alzheimer e outras demências, seguido de debate entre convidados e público. São documentários, filmes de ficção e curtas-metragens de diversos países, como a Argentina, a China, o Reino Unido, o Chile e o Brasil. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Estudos Benjaminianos (Neben) da UFSC. Continue a leitura>>.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Professora Eliane Debus assume cadeira na Academia Catarinense de Letras e Artes

28/11/2024 16:36

Eliane Debus, secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC. (Foto: Ariclenes Patté/Agecom/UFSC)

A professora, escritora e gestora cultural Eliane Debus, atual secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), assumirá a cadeira 25 da Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA), que tem como patrono o poeta e músico florianopolitano Trajano Margarida (1889-1943). A sessão solene será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 19h30, no Teatro Carmen Fossari, localizado na Rua Desembargador Vítor Lima nº 117, no bairro Trindade, em Florianópolis.

Eliane Debus é professora desde março de 1984, possui graduação em Letras (FUCRI, 1991), mestrado em Literatura (UFSC, 1996), doutorado em Linguística e Letras (PUCRS, 2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC, 2001-2004) e Pós-doutorado (Universidade do Minho/PT, 2008). Na UFSC, atua no no Programa de Pós-Graduação em Educação, no Departamento de Metodologia de Ensino. É líder do grupo de pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária. Tem 28 livros publicados, como autora ou como organizadora, abrangendo estudos teóricos, literatura infantil, adulta e poesia, além de participações em coletâneas e publicações em revistas. É detentora de 19 prêmios, homenagens e menções honrosas.

Sessão na ACLA

Fundada em 2003, a Academia é composta por literatos, musicistas, artistas visuais e artistas cênicos de Santa Catarina. Na cerimônia de dezembro, haverá também a posse de outra acadêmica, a cantora lírica soprano Kalinka Damiani, que assumirá a cadeira 40, cujo patrono será o tenor blumenauense Marcos Liesenberg (1960-2015).

Na mesma sessão, a ACLA fará a entrega dos prêmios Personalidade do Ano nas áreas das Letras, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas e o Prêmio Conjunto da Obra. Os homenageados são: o escritor e professor Viegas Fernandes da Costa (Letras – Medalha Paschoal Apóstolo Pítsica); o professor, músico e maestro Irineu Lopes Melo (Música – Medalha Edino Krieger); a curadora de arte Rosângela Cherem (Artes Visuais – Medalha Victor Meirelles); o professor e diretor de teatro Leandro de Assis (Artes Cênicas – Medalha Waldir Brazil) e a atriz Berna Sant’Anna (Conjunto da Obra – Medalha ACLA).

Mais informações no perfil da Academia Catarinense de Letras e Artes.

Tags: Academia Catarinense de Letras e Artes (ACLA)eliane debusSecretaria de Arte e Cultura da UFSC (SeCArte)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Com mais de 200 participantes, Maratona de Cálculo da UFSC Joinville premia dupla campeã pela segunda vez

28/11/2024 16:09

Foto: Divulgação/Acervo da Matatona de Cálculo

A final da 8ª Maratona de Cálculo do Campus Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) premiou em 1º lugar, nesta quinta-feira, 28 de novembro, a dupla Mais velozes, mais garotinhos, formada pelos estudantes João Guilherme Perez Nadin e Enzo Negri Cogo – os mesmos vencedores da edição anterior do evento. A Maratona de Cálculo é um projeto de extensão coordenado pelo professor Leonardo Moreto Elias que tem como objetivo avaliar o conhecimento dos participantes em conteúdos relacionados exclusivamente ao cálculo de derivadas e estimular o estudo da disciplina. Nesta edição, foram 112 duplas inscritas, totalizando mais de 200 alunos.

Completando o pódio, as duplas ⟨1, 0, 1⟩ (Kamylo Serafim Porto e Ítalo Miranda Kusmin Alves), Del x e del y (Vithor Lindermann Kraisch e Yan Martinez Korosue) e A Derivada da Constante (Eduardo Fetter Stoeberl e Gabriel Day da Silva) receberam segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente. A estrutura da maratona consiste em uma competição entre duplas em duas etapas: a primeira visa à resolução de uma série de problemas, relacionados com o tema da edição da maratona, e é uma fase classificatória. Nesta etapa, são selecionadas as melhores duplas para a próxima fase. Na segunda etapa, as duplas selecionadas competem em fase eliminatória de mata-mata (oitavas de final, quartas de final, semifinal e final).
(mais…)

Tags: cálculoMaratona de CálculopremiaçãoUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina

Projeto Somos Lagoa promove Feira de Educação Ambiental no sábado, dia 30 de novembro

28/11/2024 15:09

O projeto Somos Lagoa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a Feira de Educação Ambiental – 2º Encontro UFSC com a Lagoa, no sábado, dia 30 de novembro, das 9h às 17h, na Praça da Lagoa Bento Silverio, Lagoa da Conceição, Florianópolis. O evento traz uma programação que integra ciência, arte e educação. A participação no evento dará direito a um certificado de cinco horas, sem necessidade de inscrição prévia.

A programação é voltada à promoção da saúde ambiental e da governança participativa na Lagoa da Conceição. Haverá estandes interativos com exposições de projetos de alunos e professores da UFSC e escolas locais, apresentando as atividades de educomunicação ambiental realizadas ao longo do ano. Estão previstas ainda: palestras e debates com especialistas da UFSC sobre o ecossistema da Lagoa da Conceição e as ações de preservação; oficinas práticas e rodas de conversa sobre a recuperação e saúde da Lagoa, gestão integrada e sustentabilidade; atividades culturais, como mural de grafite, oficina de breaking, contação de histórias, roda de conversa e apresentações musicais com a comunidade local; e espaço para interação e troca de ideias, incentivando a participação ativa da comunidade na proteção e em iniciativas sustentáveis.

Feira de Educação Ambiental – 2º Encontro UFSC com a Lagoa é realizada pelo Somos Lagoa, que tem como objetivo engajar a comunidade na preservação da Lagoa da Conceição por meio de ações de educação ambiental e sanitária. A iniciativa inclui desenvolvimento de projetos de saneamento e a construção participativa de um Plano de Educomunicação Socioambiental.
(mais…)

Tags: Feira de Educação AmbientalLagoa da ConceiçãoProjeto Somos LagoaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC é finalista de prêmio nacional por ensino em cultivo sustentável; votação pública está aberta até 23 de dezembro

28/11/2024 13:49

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as finalistas do 3° Prêmio Brasil Hidroponia na categoria Instituição de Ensino, que reconhece instituições dedicadas ao compartilhamento do conhecimento e que, como missão, reúnem pesquisadores e acadêmicos para o avanço dos estudos e do ensinamento acerca das técnicas do cultivo consciente e sustentável. A hidroponia é uma técnica que se baseia no cultivo de plantas, como hortaliças, frutas e verduras, sem o uso de terra e solo, utilizando soluções compostas por água e sais minerais para produção em escala doméstica ou comercial.

Idealizada pela Revista Hidroponia e realizada pela Plataforma Hidroponia, a premiação tem como objetivo fomentar a disseminação de conhecimento e aplicação de novas práticas do setor no cenário brasileiro pelo reconhecimento de iniciativas inovadoras em empreendedorismo e pesquisa. Na categoria Instituição de Ensino, a UFSC concorre com a Embrapa Hortaliças (DF), o Instituto Agronômico de Campinas (SP), a Universidade Federal de Pelotas (RS), a Universidade Federal de São Carlos (SP) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (SP).

A escolha dos vencedores das categorias da modalidade técnica, que contempla a UFSC, está com votação pública aberta, disponível no site do prêmio até 23 de dezembro. O resultado final dos premiados será divulgado em 27 de dezembro.

Para mais informações, acesse a página do 3° Prêmio Brasil Hidroponia.

Tags: agriculturaCentro de Ciências Agrárias (CCA)cultivohidroponiaPrêmioPrêmio Brasil HidroponiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 28/11/2024 – Edição 2277

28/11/2024 12:48

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 28/11/2024 – Edição 2277

Professor da UFSC tem obra premiada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias

O professor Amurabi Pereira de Oliveira, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação de Sociologia e Ciência Política da UFSC foi premiado com o terceiro lugar na edição 2024 do Prêmio Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), entregue no dia 21 de novembro, em São Paulo. A obra premiada, na grande área de Ciências Humanas, é o livro “Etnografia para Educadores“, publicado pela editora da UNESP em 2023. O livro busca a reflexão sobre o emprego da etnografia na pesquisa educacional, indicando pistas na sua utilização e algumas armadilhas postas. Continue a leitura » » .


UFSC Blumenau terá mais dois projetos de pesquisa para combater o Aedes aegypt

Mais dois projetos de pesquisa da UFSC Blumenau foram contemplados pelo edital de combate ao Aedes aegypti da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). No resultado anterior, apenas um projeto da UFSC Blumenau havia sido contemplado. Um aditivo ao edital tornou possível o financiamento de mais pesquisas por todo o estado. Continue a leitura>>.

HU-UFSC recebe doação de veículo do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Hospital Universitário (HU-UFSC-Ebserh) recebeu dia 27 de novembro a doação de um automóvel Chevrolet Spin 2015, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A cerimônia de entrega foi realizada na sede do TJSC, em Florianópolis, e contou com a presença de autoridades. O novo veículo será utilizado em atividades operacionais do HU-UFSC. Continue a leitura>>r.


Gestão

Programa de Apadrinhamento de estudantes estrangeiros na UFSC recebe inscrições até 29 de novembro

Últimos dias para inscrições no Programa de Apadrinhamento/Study Buddy 2025.1, promovido pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC). O  Programa de Apadrinhamento é uma ação voluntária, voltada aos estudantes de graduação da UFSC interessados em auxiliar  estudantes internacionais durante seu período na UFSC. As inscrições devem ser feitas até 29 de novembro pelo formulário on-line. Continue a leitura » ».

Hospital Universitário realiza processo seletivo para contratação de médico pediatria

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou o Edital de Processo Seletivo Simplificado para o cargo de Médico – Cirurgia Pediátrica para o Hospital Universitário (HU-UFSC). As inscrições devem ser realizadas via internet no endereço eletrônico www.ebserh.gov.br  – Seção Concursos e Seleções,  até o dia 30 de novembro. Mais informações no edital.


Extensão

Seminário: Saúde Coletiva na Encruzilhada

O coletivo de discentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC promove, no dia 29 de novembro, sexta-feira, às 10h, o encontro “Saúde Coletiva na encruzilhada: contracolonialidade e mandingas para enfrentar o racismo epistêmico”, na Sala H005, Bloco H do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na UFSC em Florianópolis. O evento é voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, professores e movimentos sociais, além de trabalhadores da área. Não é necessário inscrever-se.  A participação é gratuita. Participa do evento João Matheus Acosta Dallmann, professor do Departamento de Ciências da Saúde na UFSC, Campus de Araranguá. Continue a leitura>>.

Palestra ‘Unidades de Planck’

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) e Planetário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem na sexta-feira, 29 de novembro, às 20h, a palestra Unidades de Planck. O evento gratuito é aberto a todos os públicos e será realizado no Planetário, no Campus Trindade, em Florianópolis. As Unidades de Planck (UP),  é um sistema de unidades naturais que encontra grande aplicação na física teórica. Nesta palestra, o membro do GEA Antônio Lucena apresentará as UPs, referenciadas a suas contrapartes no Sistema Internacional (SI). Continue a leitura>>.

 


Pesquisa

UFSC recebe financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates para promover técnicas agrícolas sustentáveis

O projeto SensMyN propõe desenvolver um teste diagnóstico rápido, in situ e de baixo custo. Isso será possível graças a biomarcadores de RNA que identificarão genótipos de plantas mais responsivos à FBN e biofertilizantes inteligentes para o clima. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates no dia 27 de setembro. O projeto é uma parceria entre o professor Alexandre ten Caten, do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas do Campus de Curitibanos, e a professora Adriana Silva Hemerly, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O financiamento apoiará o desenvolvimento de uma metodologia para monitorar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em solo e vegetação. Continue a leitura » ».

Propesq seleciona candidaturas para Prêmio Confap

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou na última sexta-feira, 22, Chamada Pública nº 63/2024, com o objetivo de selecionar as candidaturas estaduais para a etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) Professor Ennio Candotti 2024. A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq/UFSC) está realizando a seleção interna prévia de candidaturas. Servidores interessados em concorrer à indicação devem encaminhar a documentação listada nesta página para o e-mail propesquisador@contato.ufsc.br até o dia 03 de dezembro. A documentação deve ser encaminhada por um único e-mail com o título “Candidatura Chamada FAPESC Prêmio CONFAP 2024”, pelo titular da proposta. As propostas serão avaliadas por uma comissão interdisciplinar. Mais informações: https://propesq.ufsc.br/ ; https://fapesc.sc.gov.br/.

Pesquisadores da UFSC desenvolvem protótipo de aplicativo capaz de identificar fungos através de fotos

O grupo de pesquisa MIND.Funga, coordenado pelo Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está desenvolvendo um aplicativo capaz de identificar, a partir de fotos, espécies de macrofungos, como cogumelos e orelhas-de-pau, por exemplo. O projeto utiliza um banco de dados composto por mais de 13 mil fotografias que representam 505 espécies de macrofungos coletadas em diversas regiões do Brasil. O estudo, intitulado Innovative infrastructure to access Brazilian fungal diversity using Deep Learning, destaca como o uso de inteligência artificial (IA) pode facilitar a pesquisa e o mapeamento de espécies fúngicas no país.  Continue a leitura » » .


Ensino

Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade da UFSC Araranguá abre inscrições para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade (PPGES) do Campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu as inscrições para a seleção de mestrad0 e doutorado acadêmico, para ingresso em março de 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma on-line pelo Cadastro Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) até 29 de novembro. Para conferir o edital completo e mais informações, acesse a página do PPGES.

 


Cultura

Exposição: Floresta, da artista plástica Rosa Guii

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) recebe a Exposição Floresta, da artista plástica Rosa Guii, no Espaço Expositivo Hall do Auditório de  até 29 de novembro. A mostra pode ser visitada gratuitamente no horário de funcionamento da biblioteca, das 7h30 às 22h. A série Floresta é uma exploração inspirada no poema Na Floresta, de Gibran Khalil Gibran, composta por 25 obras, predominantemente no formato 40×50 cm. Continue a leitura>>.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Prêmio Inova UFSC celebra trabalhos e agentes de inovação da universidade

28/11/2024 12:48

Prêmio Inova ocorreu nesta quarta-feira, na UFSC

O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/Propesq/UFSC) realizou, nesta quarta-feira, 27 de novembro, a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, campus Trindade, em Florianópolis.

A iniciativa buscou valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da universidade, a fim de fortalecer a cultura de inovação na academia e de fomentar os níveis de desenvolvimento de competências ligadas à geração, ao compartilhamento e à aplicação de novas ideias e conhecimentos.

Durante a tarde, o evento premiou participantes em cinco modalidades: Estudante de Graduação, Estudante de Pós-Graduação, Docente, Servidor Técnico-Administrativo e Equipe. Houve também homenagens à pesquisadores precursores em inovação da UFSC, que foram reconhecidos pelos seus esforços acadêmicos ao longo dos anos, e o lançamento de programas de promoção da Sinova à projetos desenvolvidos dentro da universidade.

Em seu discurso de abertura, a reitora em exercício e pró-reitora de Graduação e Educação Básica, Dilceane Carraro, cumprimentou a Sinova e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação pela elaboração da iniciativa e destacou a importância do reconhecimento da inovação no âmbito universitário, colocando o tema ao lado do tripé ensino, pesquisa e extensão. “Temos tradicionalmente o lugar do ensino, da pesquisa e da extensão, mas a gestão busca também articular a inovação de forma mais orgânica. Ao reconhecer iniciativas, esse prêmio consegue fazer isso: promover e olhar a inovação”, disse.

Em seguida tiveram a palavra o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, e a diretora da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira. Em sua fala, o pró-reitor elencou a essencialidade de relações entre a UFSC e órgãos externos do fomento à inovação, como a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), para a promoção de avanços na área da pesquisa e da tecnologia.

Dilceane Carro, Jacques Mick e Clarissa Estefani Teixeira

“Ainda ontem, a Fapesc divulgou a segunda suplementação do edital universal atendendo mais de 60 projetos de pesquisadores da nossa universidade, com cerca de R$ 16 milhões. Com esse edital, em duas chamadas, conseguimos contemplar 142 pesquisadores da UFSC com um montante que chega a R$ 30 milhões”, afirmou Jacques.

Para a diretora da Sinova, Clarissa Stefani Teixeira, a concretização do Prêmio Inova UFSC é a realização de um sonho para o setor de inovação da instituição, que resgata os primórdios do movimento tecnológico da universidade na década de 1980 e dá a partida para a criação de uma cultura universitária na área. “Quando eu entrei na Sinova, estava cheia de sonhos. Umas pessoas se assustam com sonhadores e outras ajudam os sonhadores a tornar os sonhos realidade. Hoje, resgatamos a memória e história de inovação e do movimento tecnológico da UFSC desde 1981. Essa história nos fez chegar aqui hoje. Vamos mostrar, reconhecer e agradecê-la.”

Confira os premiados e premiadas

Premiação Inovação em Processo:
Terceiro Lugar:
Equipe: Frederico Schardong, Ricardo Felipe Custódio; Lucas Mayr de Athayde
Segundo Lugar:
Estudante de Pós: Renato Kettner Filho
Primeiro Lugar:
Estudante de Pós: Ana Paula Zapelini de Melo

Premiação Inovação organizacional:
Terceiro Lugar:
Equipe: Dilceane Carraro; Janaina Santos, Juliana Blau; George França; Manoel Teixeira dos Santos; Renata Goulart Castro; Vanessa Amadeu
Segundo Lugar:
Equipe: Irineu Afonso Frey; Breno Ricardo de Araújo Leite; Volnei Darino Pol; Ronaldo David Viana Barbosa
Primeiro Lugar:
Equipe: Rafael Soccol; Elizeu Neto; Bianca Gonzaga; Talya Zuchi; Rodrigo Cintra; Zé Paulo; Gertrudes Dandolini

Premiação Inovação de Marketing:
Primeiro Lugar:
TAE: Saulo Henrique Vasconcelos Novaes

Premiação Inovação de Produto:
Terceiro Lugar:
Estudante de Pós: Cesar Nunes Giracca
Segundo Lugar:
Estudante de Pós: Thiago Guimarães Costa
Primeiro Lugar:
Equipe: Marcelo Maraschin; Milena Conci de Araujo ; Letícia Mazzarino ; Maria Beatriz da Rocha Veleirinho ; Milene Dias Miranda

Premiação Inovação Social
Terceiro Lugar:
Estudante de Pós: Marcelo Assumpção Ulysséa, neste ato representando pelos professores Eduardo Lebre e Valentin Nunes
Segundo Lugar:
Docente: Juliana Balbinot Reis Girondi, representada por Daniela Soldera
Primeiro Lugar:
Estudante de Pós: Ariadne Matzembacher da Silva

Premiação Inovação Pedagógica:
Terceiro Lugar:
Estudante de Pós: Mauro Francisco dos Santos Junior
Segundo Lugar:
Estudante de Pós: Cecília Biasibetti Soster
Primeiro Lugar:
Docente: Patrícia de Sá Freire

Tags: Departamento de InovaçãoinovaçãoPrêmio InovaPró-Reitoria de Pesquisa e InovaçãoSinova

‘Nossa meta é conquistar um mundo livre do vírus da aids’, afirma professor da UFSC

28/11/2024 11:20

Professor Aguinaldo Roberto Pinto, no Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA/CCB/UFSC). Foto: Gabriel Salles Beltrão.

O dia 1º de dezembro foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data – definida em 1988, cinco anos depois de cientistas identificarem o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) – tem por objetivo promover a conscientização sobre a doença e sua prevenção, combater preconceitos e desinformação,  além de celebrar os avanços no acesso a tratamentos. Tais avanços são resultados das contínuas pesquisas científicas na área, as quais têm contribuído desde a descoberta do vírus causador da pandemia de aids, até a busca por cura.

Entre os cientistas que se destacam internacionalmente na pesquisa sobre HIV/Aids está Aguinaldo Roberto Pinto, professor do departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MIP/UFSC) e coordenador do Laboratório de Imunologia Aplicada (LIA/CCB/UFSC). Em alusão à data, o periódico científico Virology Journal publicou uma entrevista com o pesquisador, em que ele narra sua trajetória na investigação sobre o tema e os principais desafios enfrentados no combate à doença. Aguinaldo, que é editor da seção de Retrovírus da publicação, tem se dedicado a diversos aspectos relacionados à infecção pelo HIV e, atualmente, tem pesquisado também sobre o papel da proteína Spike sobre células microgliais – células do Sistema Nervoso Central (SNC) que atuam na defesa imunológica e na proteção do cérebro e da medula – e sua relevância na neuroinflamação da COVID-19.
(mais…)

Tags: adenovírusAguinaldo Roberto PintoAidsDepartamento de Microbiologia Imunologia e ParasitologiaDia Mundial de Luta contra a AidsHIV/AidsInstituto Adolfo LutzMIPPEPPrEPProfilaxia Pós-exposiçãoProfilaxia Pré-exposiçãoRetrovírusTARVTerapia AntirretroviralUFSCvacinaVirology JournalVírus

UFSC Blumenau terá mais dois projetos de pesquisa para combater o Aedes aegypt

27/11/2024 15:35

Mais dois projetos de pesquisa da UFSC Blumenau foram contemplados pelo edital de combate ao Aedes aegypti da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). No resultado divulgado no mês passado, apenas um projeto da UFSC Blumenau havia sido contemplado. No dia 11 de novembro, a fundação publicou um aditivo ao edital, o que tornou possível o financiamento de mais pesquisas por todo o estado.

O projeto Biossensor Multiplex: determinação rápida e simultânea de múltiplos biomarcadores da dengue e de outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, coordenado pela professora Daniela Brondani, visa ao desenvolvimento de biossensores para detecção da dengue e de outras doenças, como a zika e chikungunya, com uma única amostra e em uma única análise. O financiamento será de R$ 596,8 mil.

Metade do valor será aplicado em reagentes e materiais de consumo necessários para produção dos biossensores, bem como em bolsas técnicas e de iniciação científica. Os outros 50% (cerca de R$ 298 mil) serão empregados na aquisição de vários equipamentos necessários para a execução do projeto, incluindo equipamento de processamento e de análise e caracterização, que ficarão localizados nos laboratórios de Química da UFSC Blumenau.

Projeto coordenado pela professora Larissa Nardini Carli receberá um financiamento de R$ 895 mil. Foto: UFSC Blumenau

Larvicida ecológico

O outro projeto que receberá financiamento da Fapesc é Nanomateriais ativos à base de quitosana com atividade larvicida aplicados ao controle do mosquito Aedes aegypti, coordenado pela professora Larissa Nardini Carli. A ideia é obter materiais em escala nanométrica, com elevada eficiência no controle das larvas do mosquito Aedes aegypti, de modo simples, de baixo custo, com pouco impacto ambiental e com possibilidade de reuso. Para este projeto, o valor aprovado foi de R$ 895,7 mil.

Os valores previstos no financiamento serão utilizados para compra de um Magnetômetro de Amostras Vibrante (VSM), que deverá compor a infraestrutura do Lab3M e servirá para caracterização magnética dos nanomateriais produzidos; e um Magnetron ion sputtering, que será uma ferramenta muito útil para auxiliar na caracterização microestrutural dos nanomateriais produzidos e atenderá como equipamento de apoio ao recém criado Laboratório Multiusuário de Caracterização Avançada (LMCA). O restante será utilizado para custeio das despesas decorrentes da pesquisa e para contratação de pessoas para atuarem no projeto (interessados podem entrar em contato clicando aqui).

> Leia a íntegra da notícia no site da UFSC Blumenau

Tags: Aedes aegyptiFundação de Amparo à Pesquisa e inovação de Catarina (Fapesc)UFSCUFSC BlumenauUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 27/11/2024 – Edição 2276

27/11/2024 12:58

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 27/11/2024 – Edição 2276
Conselho Universitário da UFSC aprova Calendário Acadêmico para 2025

O Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para 2025 foi aprovado pelo Conselho Universitário em reunião realizada nesta terça-feira, 26 de novembro. Além das datas dos principais eventos do primeiro e do segundo semestres dos cursos de graduação e de pós-graduação, o calendário traz ainda as atividades acadêmicas e administrativas dos cursos de pós-graduação e do Colégio de Aplicação. De acordo com o calendário, o primeiro semestre da graduação vai de 10 de março a 16 de julho; o segundo, de 11 de agosto a 13 de dezembro. Continue a leitura>> .


UFSC aprova título de professora emérita a Maria Bernadete Ramos Flores e Joana Maria Pedro

O Conselho Universitário (CUn/UFSC) aprovou, em  sessão especial na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, as propostas de concessão do título de Professora Emérita às docentes Maria Bernadete Ramos Flores e Joana Maria Pedro, ambas titulares do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A UFSC completará 64 anos de história no dia 18 de dezembro deste ano e em sessão solene para comemorar a data, irá homenagear as professoras eméritas. Continue a leitura » ».


Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária: nova proposta é entregue à Reitoria

No dia 25 de novembro, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, esteve reunido com os integrantes da comissão responsável por elaborar a proposta de implementação de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária. Participaram da entrega do Relatório Final, membros da comissão com representação no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), no Hospital Universitário (HU) e do Sindicato de Trabalhadores da UFSC (Sintufsc). Continue a leitura » » r.


Gestão

UFSC apresenta contraproposta para reajuste do plano de saúde dos servidores

Em audiência com a direção da Unimed, realizada nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) solicitou formalmente à empresa a prorrogação por 12 meses do atual contrato de plano de saúde dos servidores, e apresentou uma contraproposta de reajuste de 9% nas mensalidades. Em negociações anteriores, a empresa havia informado que o índice de correção aplicado ao contrato a partir de 1º de dezembro de 2024 seria de 18,80%. Continue a leitura>>.

 


 

Extensão

Políticas linguísticas, Integração e Internacionalização do Ensino Superior

O Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da UFSC promove, no dia 28 de novembro, quinta-feira, às 14h a roda de conversa “Roda 32: Políticas linguísticas, Integração e Internacionalização do Ensino Superior: Unila e Unilab em foco”, online, pelo YouTube. Participam do evento Laura Janaína Dias Amato (Unila), Maria Elias Soares (UFC), Stela Maria Meneghel (Furb) e haverá mediação de Alexandre Silveira (Unilab). O evento integra o projeto “Multilinguismos: Diálogos com a Educação“,  do Grupo de Políticas e Direitos Linguísticos (PoLiTicas) da UFSC. Continue a leitura>>.

É claro que estou exposto: conversa sobre literatura e Alzheimer

O encontro É claro que estou exposto: conversa sobre literatura e alzheimer ocorre na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 17h, na Livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A conversa é organizada pela livraria e pela Editora Quelônio. O evento fará uma discussão com leituras do livro Perdi o peão, mas aceito jogar (Quelônio, 2024), e tem como objetivo ser um espaço para falar de literatura e doença, especialmente o Alzheimer, que atinge e corrói a memória e a linguagem do sujeito. A conversa ficará a cargo dos professores Patricia Peterle e André Carvalho, com mediação do professor Tiago Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

Ibracon Conecta 2024 – Pavimento Urbano de Concreto

A Diretoria Regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), com apoio do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Joinville e do Ágora Tech Park, promove o Ibracon Conecta 2024 – Pavimento Urbano de Concreto (PUC) em 28 de novembro. Com palestras, o evento reúne instituições referências do setor da cadeia produtiva de concreto. A atividade ocorre das 18h às 21h30, no auditório do Ágora Tech Park (rua Dona Francisca, n° 8300, Joinville). As inscrições são gratuitas, limitadas a 200 participantes, e podem ser realizadas pelo Sympla. Continue a leitura>>.

Ciclo de conferências ‘Do Museu do Outro ao Museu de Si’

O Ciclo de Conferências “Do Museu do Outro ao Museu de Si” é uma atividade de extensão universitária organizada pelo Laboratório de Estudos em História da África do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (LEHAf/UFSC) que ocorre uma vez por mês, nos dias 29 de agosto, 25 de setembro, 24 de outubro e 28 de novembro de 2024. As conferências são realizadas sempre às 19h no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) e no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). As inscrições são gratuitas, abertas a todos, e devem ser feitas pelo formulário on-line. Será fornecido certificado de participação. A programação completa está disponível aqui. Continue a leitura>>.

Seminário: ‘A escola diante das atuais transformações no mundo do trabalho’

O Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho da Universidade Federal de Santa Catarina (TMT/UFSC) promove o seminário “A escola diante das atuais transformações no mundo do trabalho” nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 14h, nos auditórios do Centro de Desportos (CDS) e do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O evento é aberto a todos e as inscrições são gratuitas. Será fornecido certificado de 16 horas de participação. Para se inscrever, acesse aqui. Continue a leitura>>.


Pesquisa

UFSC desenvolve método mais rápido e econômico para detecção de febre amarela em animais silvestres

O monitoramento de casos de febre amarela em primatas não humanos, como os macacos, é um sistema de alerta precoce para surtos silvestres da doença, ajudando a prevenir a ocorrência de casos em humanos. Contudo, os testes atuais para diagnóstico do vírus nesses animais possuem alta complexidade e custo financeiro. Com o objetivo de fortalecer as respostas de saúde pública à doença, pesquisadores do Laboratório Rona-Pitaluga do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética (BEG/UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveram um método mais simples, rápido e econômico para o monitoramento e a detecção da febre amarela silvestre. Continue a leitura » » .


Ensino

Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial abre processo seletivo para 2025

 

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial (PPGTG/UFSC) abriu o processo seletivo para preenchimento de vagas para alunos regulares para pós-graduação stricto sensu (mestrado profissional ou acadêmico e/ou doutorado), com ingresso no primeiro trimestre de 2025. As inscrições são gratuitas e vão até 29 de novembro. Para conferir o edital completo e mais informações, acesse a página do PPGTG/UFSC.

 


Cultura

Exposição: Tempos de utopia e resistência: 45 anos da Novembrada

A exposição Tempos de utopia e resistência: 45 anos da Novembrada estará aberta para visitação de 1º a 28 de novembro, na Galeria Expositiva do hall de entrada da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). O evento é organizado pelo Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade. Continue a leitura>>.

32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da UFSC

A 32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da UFSC que aconteceno Hall da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra seguirá aberta para visitação presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, até 28 novembro. A exposição terá 53 obras divididas em oito categorias artísticas: tecelagem/arte têxtil, bordado artístico, cerâmica artística, desenho, escultura, fotografia, gravura e pintura, produzidas entre 2019 e 2024. As obras foram produzidas por 22 servidores-artistas que são técnico-administrativos e docentes do campus da UFSC em Florianópolis, em atividade ou aposentados. Continue a leitura>>.

Cine Meridianum: O Físico

O Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum/UFSC) promove no dia 28 de novembro, às 14h, mais uma edição do Cine Meridianum. Será exibido o filme O Físico (2013), dirigido por Philipp Stölzl. O evento é gratuito e aberto a todos. A atividade ocorre no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Ambientado na Inglaterra do século XI, O Físico oferece um olhar sobre os tratamentos médicos da época e a figura de Ibn Sina (Avicena), um renomado estudioso persa. Após a exibição, haverá um debate. Continue a leitura>>.

Festival de teatro: ‘Que absurdo! – Uns gatos pingados gritando no palco’

As professoras Dirce Waltrick do Amarante e Maria de Fátima Moretti, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promovem, em parceria com estudantes, o festival de teatro Que absurdo! – Uns gatos pingados gritando no palco na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 19h30, no Laboratório Caixa Preta, localizado no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento é gratuito e aberto ao público. Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Pesquisadores da UFSC desenvolvem protótipo de aplicativo capaz de identificar fungos através de fotos

27/11/2024 11:00

Aplicativo reúne informações de mais de 500 espécies de macrofungos. Foto: Ariéll Cristovão/Agecom/UFSC

O grupo de pesquisa MIND.Funga, coordenado pelo Laboratório de Micologia (Micolab) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está desenvolvendo um aplicativo capaz de identificar, a partir de fotos, espécies de macrofungos, como cogumelos e orelhas-de-pau, por exemplo. O projeto utiliza um banco de dados composto por mais de 13 mil fotografias que representam 505 espécies de macrofungos coletadas em diversas regiões do Brasil.

O estudo, intitulado Innovative infrastructure to access Brazilian fungal diversity using Deep Learning, destaca como o uso de inteligência artificial (IA) pode facilitar a pesquisa e o mapeamento de espécies fúngicas no país. O pesquisador da UFSC Elisandro Ricardo Drechsler dos Santos explica que a IA é treinada, por meio de bancos de imagens, para reconhecer padrões visuais. O aplicativo permite aos usuários capturar fotos de fungos em seus dispositivos e obter identificações baseadas na semelhança com imagens presentes no banco de dados.

“Esse aplicativo vai permitir uma identificação mais eficiente dos macrofungos, utilizando padrões de imagens e inteligência artificial, algo que pode transformar a forma como a ciência cidadã contribui para a conservação da biodiversidade”, aponta o pesquisador.
(mais…)

Tags: cogumelosFungosinteligência artificialLaboratório de MicologiaMicolabMind.FungaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC apresenta contraproposta para reajuste do plano de saúde dos servidores

27/11/2024 10:49

Em audiência com a direção da Unimed, realizada nesta segunda-feira, 25 de novembro, a Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) solicitou formalmente à empresa a prorrogação por 12 meses do atual contrato de plano de saúde dos servidores, e apresentou uma contraproposta de reajuste de 9% nas mensalidades. Em negociações anteriores, a empresa havia informado que o índice de correção aplicado ao contrato a partir de 1º de dezembro de 2024 seria de 18,80%.

Concomitante às negociações para prorrogação do atual contrato, a Administração Central dá andamento a uma licitação para contratação do novo plano de saúde dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFSC, que em breve deverá ser colocada em fase pública.

As negociações com a Unimed foram abertas à participação e acompanhamento pela Apufsc e pelo Sintufsc. Na reunião que a Reitoria fez com os sindicatos no dia 14 de outubro, foi discutida a situação atual do plano de saúde dos docentes e TAEs da UFSC, especialmente o andamento do processo de licitação do referido plano.

No dia 13 de novembro, em nova reunião com a Apufsc e o Sintufsc, foi discutida a necessidade da formalização de prorrogação do contrato com a Unimed até a conclusão da nova licitação.

No dia 14 de novembro, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) publicou ofício informando que foi solicitada a prorrogação do plano de saúde dos docentes e TAEs – contrato nº 232/2019, com vigência até 1° de dezembro de 2024 -, até a conclusão da nova licitação, visando garantir a cobertura aos beneficiários.

No dia 21 de novembro, integrantes da gestão reuniram-se mais uma vez com representantes dos sindicatos de servidores docentes (Apufsc) e de técnicos-administrativos (Sintufsc) para definir encaminhamentos sobre a matéria. Após esta última reunião, tomando por base as discussões realizadas, a Universidade decidiu encaminhar uma contraproposta de 9% de reajuste do plano.

Em 22 de novembro, o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) reforçou junto à Unimed a necessidade urgente de atualização das carteirinhas. O pedido foi acatado pela empresa, em 25 de novembro, tendo o referido departamento publicado a informação de que todos os servidores poderão continuar realizando atendimentos e tratamentos de saúde pela Unimed.

Tags: Administração CentralApufscPlano de SaúdeSintufscUFSCUnimed

UFSC desenvolve metodologia inovadora para monitorar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) com financiamento do Global Grand Challenges

27/11/2024 10:05

UFSC recebe financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates para promover técnicas agrícolas sustentáveis

O projeto da UFSC, Campus de Curitibanos, financiado pela fundação internacional, promete contribuir por uma agricultura mais sustentável. (Foto: Alexandre ten Caten/UFSC)

O projeto SensMyN propõe desenvolver um teste diagnóstico rápido, in situ e de baixo custo. Isso será possível graças a biomarcadores de RNA que identificarão genótipos de plantas mais responsivos à FBN e biofertilizantes inteligentes para o clima. “Com os resultados do nosso projeto SensMyN, seremos capazes de propor uma metodologia que aplica sensores diretamente às plantas. O método será de baixo custo e permitirá amostragens em diferentes momentos e locais no campo. Isso nos permitirá propor métricas para monitorar a fixação biológica de nitrogênio na agricultura”, destaca o professor Alexandre ten Caten, responsável pelo projeto na UFSC.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu um financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates no dia 27 de setembro. O projeto é uma parceria entre o professor Alexandre ten Caten, do Departamento de Agricultura, Biodiversidade e Florestas do Campus de Curitibanos, e a professora Adriana Silva Hemerly, do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O financiamento apoiará o desenvolvimento de uma metodologia para monitorar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) em solo e vegetação. O objetivo é fortalecer as pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que prometem medir a capacidade de microrganismos de fixar nitrogênio e fornecê-lo às plantas, reduzir custos de produção e promover práticas agrícolas mais sustentáveis.

O projeto, intitulado SensMyN: Monitoramento da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) por meio de dados espectrais integrados de solo-vegetação e biomarcadores baseados em RNA, terá duração até julho de 2026 e receberá investimentos de aproximadamente 300 mil dólares. “O fato de nosso projeto ter chamado a atenção da fundação e recebido financiamento demonstra a capacidade do Campus Curitibanos da UFSC em propor pesquisas de relevância internacional”, enfatiza o professor Alexandre.

“É um motivo de orgulho pensar que, com o esforço, trabalho e comprometimento de todos os parceiros deste projeto, possamos contribuir com aquele ‘grão de areia’ no vasto corpo de conhecimento gerado por pesquisadores em todo o mundo que trabalham no tema da fixação biológica de nitrogênio”, acrescenta o cientista.

O professor também celebra o impulso à infraestrutura do campus. Os recursos permitirão o pagamento de bolsas para estudantes e a aquisição de novos equipamentos.
(mais…)

Tags: agriculturaAlexandre ten CatenBiodiversidade e FlorestasCampus de CuritibanosDepartamento de AgriculturaFundação Bill & Melinda GatesnitrogênioPPGEANPrograma de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e NaturaisUFRJUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC aprova título de Professora Emérita a Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro

26/11/2024 18:15

Sessão especial do Conselho Universitário no dia 26 de novembro concede título de professora emérita a Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro. Imagem: YouTube CUn/UFSC

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou sessão especial na tarde desta terça-feira, 26 de novembrona Sala dos Conselhos, no campus da Trindade, em Florianópolis. Na reunião foram apreciadas as propostas de concessão do título de Professora Emérita às docentes Maria Bernardete Ramos Flores e Joana Maria Pedro, ambas titulares do Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Os dois pedidos foram aprovados pelos(as) conselheiros(as) com, respectivamente, 46 e 52 votos favoráveis.

A UFSC completará 64 anos de história no dia 18 de dezembro deste ano. Em homenagem ao aniversário da instituição e às professoras eméritas, o CUn realizará sessão solene no dia 13 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A dignidade universitária é “concedida a membro de pessoal docente aposentado, pelos altos méritos profissionais ou por relevantes serviços prestados à Instituição”.

A conselheira Marilia Carla de Mello Gaia, relatora do processo da professora Maria Bernardete Ramos Flores, ressaltou que a docente atuou no Departamento de História entre 1987 e 2013, tendo se aposentado como professora titular, contribuindo para a configuração atual do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História, o qual atua como orientadora até o presente momento. É bolsista de produtividade em pesquisa 1B do CNPq e é uma grande referência no campo da História Cultural e da História da Arte no Brasil. Contribuiu para a estruturação da Associação Nacional de História (ANPUH) em Santa Catarina, e do Grupo de Trabalho História Cultural da ANPUH a nível nacional.

Professora Maria Bernardete Ramos Flores. Foto: Divulgação

Maria Bernardete é Graduada em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1973), Mestre em História pela UFSC (1979) e Doutora em História pela PUC/SP (1991). Realizou Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na University of Maryland (1999-2000), e no IDAES da Universidad de San Martín – Argentina (2009- 2010). Foi professora visitante na Universidade de Salamanca (2003) e pesquisadora visitante na University of California – Campus Davis (1994). Foi agraciada com o Prêmio Destaque de Pesquisa – Centro de Filosofia e Ciência Humanas (2010). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC por diversos anos, e atuou no Comitê da Área de História na Capes. Dedica-se à pesquisa de História e Arte, Modernidade e Estética, Teoria da Imagem e Teoria da História. Atua na Linha de Pesquisa História da Historiografia, Arte, Memória e Patrimônio, do Programa de Pós Graduação em História da UFSC.

A professora Maria Bernardete orientou 35 trabalhos de conclusão de curso de graduação, 36 dissertações de mestrado e 41 teses de doutorado durante sua carreira. É autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, organizadora de coletâneas diversas, no Brasil e exterior.

Professora Joana Maria Pedro. Foto: Acervo Agecom

Na sequência, a conselheira Maria del Carmen Cortizo foi a relatora do parecer que delineou a trajetória acadêmica da professora Joana Maria Pedro. Na leitura do parecer destacou que a docente ainda atua no Departamento de História da UFSC desde o início da década de 1980, contribuindo significativamente para a qualificação acadêmica em todos os níveis da graduação e da pós-graduação, e para a projeção nacional e internacional do Departamento e da UFSC, trata-se de uma intelectual amplamente reconhecida no campo da História das Mulheres e do Gênero no Brasil na América Latina.

A professora Joana possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí/Univali (1972), mestrado em História pela UFSC (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d´Avignon, entre 2001 e 2002, e nos Estados Unidos, na Brown University, entre 2016 e 2017. Foi professora visitante na Universidade do Chile (2021), na Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2013) e na Université Paris Diderot, Paris 7 (França, 2014).

No desenvolvimento de funções administrativas foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do CFH entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) entre 2008 e 2012, e Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016.

Entre outras atividades cabe também mencionar que foi Presidenta da ANPUH – Associação Nacional de História na gestão 2017-2019; Editora da Revista Estudos Feministas; e que atuou no Comitê da Área de História do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Aposentou-se em março de 2019, dando continuidade a suas atividades em qualidade de professora voluntária como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC, e como pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) e do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH). É pesquisadora 1A do CNPq.

Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, principalmente nos temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa. Entre seus livros mais conhecidos estão “Mulheres Honestas, Mulheres Faladas: uma questão de classe” (Ed. UFSC, 1991), Nova História das Mulheres no Brasil (Contexto, 2012 com Carla Pinsky), Gênero, Feminismos e Ditaduras no Cone Sul (Mulheres, 2010, com Cristina S. Wolff) e outros, além de inúmeros artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior.

É necessário salientar a fundamental contribuição da trajetória da professora Joana Pedro para a luta das mulheres e para o reconhecimento dos seus direitos dentro e fora do âmbito universitário.

Rosiani Bion de Almeida | imprensa.gr@contato.ufsc.br
Coordenadoria de Imprensa do GR | UFSC

Com informações dos processos para concessão dos títulos, disponíveis nos links:

Parecer Maria Bernadete Ramos Flores

Parecer Joana Maria Pedro

Tags: CFHconselho universitárioJoana Maria PedroMaria Bernardete Ramos FloresProfessora EméritaUFSC

Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária: nova proposta é entregue à Reitoria

26/11/2024 17:30

Representantes da Comissão entregam ao reitor proposta de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária. Foto: Sintufsc

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, esteve reunido com os integrantes da comissão responsável por elaborar a proposta de implementação de um novo Serviço de Atendimento à Saúde da Comunidade Universitária.

Participaram da entrega do Relatório Final, membros da comissão com representação no Departamento de Atenção à Saúde (DAS), no Hospital Universitário (HU) e no Sindicato de Trabalhadores da UFSC (Sintufsc): Elaine Tavares, Matrede Oliveira, Jakeline Carbonera, Renato Ramos Milis, Nicolle Doneda Ruzza, Douglas Kovaleski, Eduardo Garcia, Gabriela Carvalho e Guilherme Rizatti.

O documento foi elaborado a partir de análises das experiências de outras dez universidades federais, que possuem serviços semelhantes como, por exemplo, as do Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. Também foi observado na construção da atual proposta, aspectos do serviço anteriormente ofertado pela UFSC (antigo SASC), que funcionou por aproximadamente 20 anos no interior do HU e foi encerrado em 2020.
(mais…)

Tags: DASHospital UniversitárioProdegespServiço de Atendimento à Saúde da Comunidade UniversitáriaSintufscUFSC

Conselho Universitário da UFSC aprova Calendário Acadêmico para 2025

26/11/2024 16:37

O Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para 2025 foi aprovado pelo Conselho Universitário em reunião realizada nesta terça-feira, 26 de novembro. Além das datas dos principais eventos do primeiro e do segundo semestres dos cursos de graduação e de pós-graduação, o calendário traz ainda as atividades acadêmicas e administrativas dos cursos de pós-graduação e do Colégio de Aplicação. O documento completo será publicado no site do Departamento de Administração Escolar (DAE).

De acordo com o calendário, o primeiro semestre da graduação vai de 10 de março a 16 de julho; o segundo, de 11 de agosto a 13 de dezembro. Os dias 6 e 7 de dezembro estão reservados para a realização do Vestibular UFSC 2026. A Feira de Cursos está prevista para os dias 3 e 4 de junho. A Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da UFSC (Sepex) deve ser realizada de 20 a 24 de outubro.

Serão 101 dias letivos para os campi de Araranguá e Curitibanos, e 102 para Blumenau, Florianópolis e Joinville no primeiro semestre. Para o segundo semestre, Blumenau e Curitibanos têm previsão de 101 dias letivos; e Araranguá, Florianópolis e Joinville, 102 dias letivos.

O documento, de consulta obrigatória pelos estudantes, também traz informações de datas e prazos referentes às matrículas, incluindo ajustes e trancamento; de inscrições para o edital dos programas assistenciais da Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (Prae); relativas à mobilidade estudantil; dos editais de transferências e retornos; de colações de grau e períodos de recuperação, entre outros.

As datas e prazos para os principais processos e atividades administrativas das Coordenadorias de Curso, Colegiados de Departamento e Conselhos de Unidade também estão expressos no Calendário Acadêmico UFSC 2025.

Divulga UFSC – 26/11/2024 – Edição 2275

26/11/2024 12:30

 

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 26/11/2024 – Edição 2275
UFSC lança formulário de avaliação dos projetos pilotos de teletrabalho e do sistema CSocial

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibilizou um formulário de avaliação para que a comunidade universitária participe da avaliação dos projetos pilotos de teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização de jornada. O questionário também contempla o sistema de controle social de frequência e assiduidade, denominado CSocial. A iniciativa está em conformidade com as Portarias Normativas nº 470/2023/GR e 471/2023/GR, ambas publicadas em 31 de março de 2023, que regulamentam as novas diretrizes institucionais no âmbito do teletrabalho e controle de frequência dos servidores. O formulário pode ser acessado neste link e deve ser respondido por servidores docentes, Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), alunos de graduação e pós-graduação, bem como demais membros da comunidade universitária e usuários de setores da instituição. Continue a leitura>> .


UFSC e Justiça Federal promovem palestra sobre enfrentamento ao racismo

A Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC) e a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe/UFSC) promovem a palestra online “O enfrentamento ao racismo institucional como via de segurança psicológica”, com a palestrante Bárbara Carine Soares Pinheiro, no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 15h com transmissão ao vivo pelo YouTube. Além de sua influência digital, Bárbara é educadora, pesquisadora, autora de livros de letramento racial, inclusive seu último best-sellerComo ser um educador antirracista“, acaba de ser uma das obras ganhadoras do Prêmio Jabuti de 2024. Continue a leitura>>.


Abertas inscrições de curso para docentes desenvolverem disciplinas em inglês

O Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/Sinter/UFSC), está com inscrições abertas para o curso English as a Medium of Instruction (EMI).Voltado para professores que tenham interesse ou plano de desenvolverem disciplinas em inglês. A iniciativa tem como objetivo fomentar o envolvimento de diversas áreas do conhecimento no uso da língua como ferramenta de instrução e discussão acadêmica. Com carga horária de 16 horas, o curso oferece práticas orais e escritas de inglês. Serão disponibilizadas 10 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até às 10h de quinta-feira, 28 de novembro, por meio deste link. Mais informações no site da Sinter.


Gestão

Prêmio Inova UFSC

O Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sinova/Propesq/UFSC) promove a  a cerimônia de premiação da primeira edição do Prêmio Inova UFSC no dia 27 de novembro, às 13h30, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, campus Trindade, em Florianópolis. A premiação busca valorizar o surgimento de projetos e soluções inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração da Universidade.  Conheça os finalistas. Continue a leitura>>.

 


 

Extensão

Observação Solar

O Grupo de Astrofísica (GAS/UFSC) promove, todas as quartas-feiras, uma sessão gratuita de observação da superfície solar com telescópio. A atividade depende de céu limpo, com poucas nuvens e sem chuva, e ocorre na área da Praça da Cidadania, em frente à Reitoria, das 12h às 13h. Durante as observações diurnas, o astro-rei é o único objeto que pode ser observado. Através dos telescópios, que são equipados com filtros especiais para deixar uma fração diminuta da luz. Continue a leitura>>.

Seminário ‘Modos da Melancolia’

O Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Cham) da Universidade NOVA de Lisboa promove, em 27 de novembro, às 12h30, a próxima sessão do seminário on-line Modos da Melancolia, ministrada por Lucas Emmanoel, psicólogo da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), coordenador do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e presidente do Comitê para a implementação da Política de Saúde Mental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com transmissão pelo Zoom, o evento é gratuito e aberto ao público. Continue a leitura>>.

Sessões no Planetário, palestra e observação do céu

O Planetário e o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas todas as quartas-feiras. Confira a programação, que acontece a partir das 18h30, no Planetário. Continue a leitura>>.


Pesquisa

UFSC desenvolve método mais rápido e econômico para detecção de febre amarela em animais silvestres

O monitoramento de casos de febre amarela em primatas não humanos, como os macacos, é um sistema de alerta precoce para surtos silvestres da doença, ajudando a prevenir a ocorrência de casos em humanos. Contudo, os testes atuais para diagnóstico do vírus nesses animais possuem alta complexidade e custo financeiro. Com o objetivo de fortalecer as respostas de saúde pública à doença, pesquisadores do Laboratório Rona-Pitaluga do Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética (BEG/UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolveram um método mais simples, rápido e econômico para o monitoramento e a detecção da febre amarela silvestre. Continue a leitura » » .


Ensino

Estudantes e egressos da UFSC podem emitir histórico escolar em inglês

 

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC) disponibilizou a emissão do histórico síntese de alunos e egressos na língua inglesa, que pode ser feita de forma gratuita diretamente pelo Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR). A ação foi feita em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC). A iniciativa tem o objetivo de tornar o documento em inglês mais acessível para quem deseja continuar os estudos fora do país, seja por mobilidade acadêmica ou na pós-graduação. Continue a leitura>>.

 


Cultura

Professor da UFSC organiza livro em homenagem a Nelson Wedekin, símbolo da resistência à Ditadura em SC

Em homenagem aos 80 anos do ex-senador Nelson Wedekin, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) e o Governo do Estado lançam o livro Liber Amoricorum Nelson Wedekin, organizado porRemy J. Fontana, professor aposentado do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento de lançamento da obra, que trata da vida e da trajetória política de Wedekin, ocorre na próxima quarta-feira, 27 de novembro, às 19h, no Palácio Cruz e Sousa, sede do MHSC, no Centro de Florianópolis. Continue a leitura » ».

Clube de leitura Entre Linhas: ‘Minha casa é onde estou’

O clube de leitura Entre Linhas vai discutir o livro Minha casa é onde estou, de Igiaba Scego, no dia 27 de novembro, quarta-feira, das 17h às 18h30, na livraria Livros & Livros, localizada no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade é organizada pelo Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana (Neclit/UFSC), no âmbito do projeto Conectando Culturas do CNPq. O evento é aberto a todos e não é necessário realizar inscrições. Mais informações no site do Núcleo de Estudos.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Abertas inscrições de curso para docentes voltado ao desenvolvimento de disciplinas em inglês

25/11/2024 16:26

O Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT), vinculado à Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para o curso English as a Medium of Instruction (EMI). Voltado para professores que tenham interesse ou plano de desenvolverem disciplinas em inglês no futuro, a iniciativa tem como objetivo fomentar o envolvimento de diversas áreas do conhecimento no uso da língua como ferramenta de instrução e discussão acadêmica.

Com carga horária de 16 horas, o curso oferece práticas orais e escritas de inglês. Serão disponibilizadas 10 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até às 10h de quinta-feira, 28 de novembro, por meio deste link. As atividades do curso ocorrerão de 28 de novembro a 18 de dezembro e incluem cinco aulas síncronas, sendo a primeira no dia 28, a partir das 16h. O Moodle será a plataforma utilizada para a condução das aulas.

Mais informações disponíveis no site da Sinter.

Tags: curso ensino e pesquisa em inglêsEnglish as a Medium of Instruction (EMI)inglês como língua de instruçãointernacionalização do ensinoNúcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT)Secretaria de Relações Internacionais (Sinter)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

UFSC lança formulário de avaliação dos projetos pilotos de teletrabalho e do sistema CSocial

25/11/2024 15:32

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibilizou um formulário de avaliação para que a comunidade universitária participe da avaliação dos projetos pilotos de teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização de jornada. O questionário também contempla o sistema de controle social de frequência e assiduidade, denominado CSocial.

A iniciativa está em conformidade com as Portarias Normativas nº 470/2023/GR e 471/2023/GR, ambas publicadas em 31 de março de 2023, que regulamentam as novas diretrizes institucionais no âmbito do teletrabalho e controle de frequência dos servidores. O formulário pode ser acessado neste link e deve ser respondido por servidores docentes, Técnico-Administrativos em Educação (TAEs), alunos de graduação e pós-graduação, bem como demais membros da comunidade universitária e usuários de setores da instituição.

> Acesso o formulário de avaliação

De acordo com a Pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), a participação ampla é considerada essencial para o fortalecimento das políticas voltadas aos servidores da UFSC, em especial para o aperfeiçoamento das iniciativas de flexibilização da jornada de trabalho e controle de frequência.

A partir de abril de 2023, a UFSC iniciou a implementação de projetos pilotos para avaliar novas formas de trabalho e atendimento à comunidade. Desde então, parte do serviço passou a ser oferecida por 12 horas ininterruptas (isto é, os setores não fecham no horário do almoço) e parte passou a ser oferecida de forma remota. A pesquisa busca avaliar o impacto dessas mudanças no atendimento ao usuário.

Tags: avaliaçãoControle Socialflexibilização de jornadaProdegespteletrabalhoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Estudantes e egressos da UFSC podem emitir histórico escolar em inglês

25/11/2024 14:56

Foto: Maria Isabel Miranda

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) disponibilizou a emissão do histórico síntese de alunos e egressos na língua inglesa, que pode ser feita de forma gratuita diretamente pelo Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR). A ação foi feita em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) e com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC).

A iniciativa tem o objetivo de tornar o documento em inglês mais acessível para quem deseja continuar os estudos fora do país, seja por mobilidade acadêmica ou na pós-graduação.

Segundo o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro, antes desse serviço a tradução tinha que ser feita de forma externa à universidade, geralmente por tradução juramentada, realizada por um tradutor público e reconhecida oficialmente por instituições e órgãos públicos como documento oficial.

O serviço, quando efetuado de forma externa, é pago. A média de preço é de R$ 99,05 por mil caracteres, segundo a tabela de valores para 2024 do Sindicato Nacional dos Tradutores (SINTRA). “A universidade tem 40 mil estudantes de graduação e grande parte não tem uma renda familiar muito alta, então isso acaba sendo mais uma limitação para esse aluno fazer uma mobilidade”, diz Pinheiro.

A chefe do Serviço de Tradução da SINTER, Luciana Lima, explica que as disciplinas dos cursos de graduação começaram a ser traduzidas em 2017, pela tradutora e intérprete de língua inglesa Paula Michels. A partir de 2021, o trabalho foi intensificado pelas duas servidoras. Somente neste ano, 2024, o processo foi concluído e encaminhado aos departamentos para revisão, posteriormente sendo anexado ao CAGR pela SeTIC. “O documento sai igual ao em português, com código de autenticidade e tudo, mas como documento da UFSC emitido em inglês, não uma tradução como a juramentada”, esclarece Luciana.

Passo a passo:

  1. Entre na sua página do Aluno no CAGR;
  2. Clique em Histórico Síntese;
  3. Selecione a opção Gerar histórico (em inglês).
Tags: histórico síntesemobilidade acadêmicaprogradSecretaria de Relações Internacionais (Sinter)Sindicato Nacional dos Tradutores (SINTRA)Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR)Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)