Reitor participa de reunião da Associação de Universidades Grupo Montevideo na Argentina
O professor Irineu Manoel de Souza, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participa da reunião do Conselho de Reitores e Reitoras da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que se realiza na Universidade Nacional de Cuyo (UNCuyo), em Mendoza, Argentina. Na agenda dos trabalhos, um dos pontos principais é o crescimento institucional da rede, com a incorporação de novas universidades.
Na abertura da sessão, a reitora anfitriã do Conselho, Esther Sánchez, saudou os representantes de universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que participavam do encontro de maneira presencial ou virtual. Em seguida, também falaram o reitor da Univesidade da República e presidente da AUGM, Rodrigo Arim, e o secretário executivo da rede, Alvaro Rico.
Os reitores e reitoras saudaram as novas instituições que recentemente se integraram à rede: Universidade Federal da Integração Latinoamericana (Unila); Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidad Nacional de Pilar (UNP), do Paraguai.
A partir de 1º de janeiro de 2025, a AUGM terá como membros plenos as universidades argentinas Universidad Nacional de Hurlingham (UNAHUR); Universidad Nacional de San Martín (UNSAM); Universidad Nacional de San Antonio de Areco (UNSAdA) e Universidad Nacional de Catamarca (UNCA).Outros temas importantes da reunião são os acordos institucionais, acadêmicos e de trabalho com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Brasil, para avaliação da primeira chamada de financiamento da mobilidade acadêmica com base em projetos de pesquisa realizados em 2024.
Internacionalização
A AUGM é uma rede de universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que desenvolve atividades de cooperação desde 1991. A UFSC participa da AUGM praticamente desde a criação da rede (1992), sendo ativa em diversas de suas iniciativas. A AUGM tem um papel importante na integração regional da UFSC e contribui para que o processo de internacionalização da UFSC se desenvolva de uma perspectiva menos hegemônica.
A UFSC é representada na AUGM pelo reitor, professor Irineu Manoel de Souza; pelo delegado assessor, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, secretário de Relações Internacionais; e pela suplente do delegado assessor, Fernanda Leal, diretora de Relações Internacionais.
Entre as atividades da AUGM com participação da UFSC estão programas recíprocos de mobilidade internacional: Programa Escala Estudiantes de Grado (intercâmbio para estudantes de graduação); Programa Escala Estudiantes de Posgrado (intercâmbio para estudantes de pós-graduação); Programa Escala Docente (intercâmbio para professores) e Programa Escala Gestores y Administradores (intercâmbio para técnicos administrativos).
A Universidade também participa das Jornadas de Jóvenes Investigadores, evento de divulgação científica que ocorre anualmente. Em 2024 as Jornadas aconteceram na UDELAR/Uruguai, em novembro. A Sinter fez um esforço com outras pró-reitorias (Propesq, Proex, PROPG) e enviou vinte estudantes de graduação, pós-graduação e extensionistas para o evento. Uma estudante da UFSC foi premiada com o melhor trabalho de sua categoria.
A UFSC tem representantes em cátedras, comit ês acadêmicos, núcleos disciplinares e comissões permanentes da AUGM, tais como a Cátedra de Direitos Humanos, Comissão permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Comissão permanente de Pós-graduação, Comissão permanente de Extensão e Comissão permanente Produção Artística e Cultural.
Com informações da UNCuyo, Comunicação AUGM e Sinter/UFSC