Emendas parlamentares: novas viaturas são entregues à UFSC para reforço na segurança

19/12/2025 12:33

Duas novas viaturas foram entregues à UFSC, adquiridas com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). Fotos: DI-GR/Secom

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu duas novas viaturas para a Secretaria de Segurança Institucional (SSI), adquiridas com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Carlos Chiodini (MDB). As unidades reforçam o pacote de ações estruturantes voltadas à melhoria contínua da segurança universitária, prioridade da atual gestão. Os veículos irão agilizar o atendimento de ocorrências no campus da Trindade, em Florianópolis, inclusive em demandas de saúde da comunidade acadêmica, ampliando o patrulhamento, as rondas e a presença preventiva em áreas de maior circulação. Com a incorporação à frota existente, a SSI aumenta sua capacidade operacional e oferece melhores condições de trabalho aos agentes, com expectativa de maior conforto para as equipes e aprimoramento do atendimento a estudantes, técnicos-administrativos e docentes.

A entrega oficial ocorreu na manhã desta sexta-feira, 19 de dezembro, com a presença do deputado Chiodini e sua comitiva. Eles foram recebidos pelo reitor, Irineu Manoel de Souza; pelo secretário de Segurança Institucional, Leandro Oliveira; pelo chefe de Gabinete, Bernardo Meyer; pela diretora-geral do Gabinete, Camila Pagani; pelo assessor do Gabinete, Alexandre Verzani; pela secretária de Planejamento e Orçamento, Andrea Cristina Trierweiller; pelo pró-reitor de Administração, Vilmar Michereff Junior; pela diretora em exercício do Departamento de Compras (DCOM), Barbara Paes Sprícigo; por servidores da SSI e representantes da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese). Na ocasião, o secretário Leandro entregou ao parlamentar o livro “Segurança Pública Institucional nas Instituições Federais de Ensino Superior: desafios e soluções”, lançado recentemente em parceria com outras universidades.

Durante a reunião no Gabinete da Reitoria, foram discutidos os desafios de uma instituição que reúne mais de 40 mil pessoas — número superior ao de 95% dos municípios catarinenses. Diante desse cenário, Chiodini manifestou apoio às demandas da UFSC. O reitor destacou, porém, a complexidade orçamentária: embora o governo federal esteja expandindo o sistema com novos campi e institutos, o orçamento destinado às universidades maiores e mais antigas tem sido reduzido ou insuficiente para cobrir o crescimento vegetativo da folha e as progressões de carreira. Segundo ele, a recomposição precisa considerar instituições já consolidadas, a fim de evitar desequilíbrios estruturais.
(more…)

Tags: Carlos Chiodiniemendas parlamentaresFepeseLeandro OliveiraMDBsegurança do campusSSIUFSCviaturas

Estudantes da UFSC criam projeto para conscientização ambiental de jovens universitários

19/12/2025 11:58

Integrantes do projeto Econsulta, desenvolvido no curso de Administração da UFSC. Foto: Divulgação.

O projeto Econsulta foi idealizado e implementado por estudantes da segunda fase do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ao longo do segundo semestre de 2025, com o objetivo de promover o engajamento e a conscientização ambiental entre jovens universitários e moradores da região central de Florianópolis. Desenvolvido na disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pelo professor Marcos Bosquetti, o projeto abordou temas como o descarte correto de resíduos, a redução de emissões e a preservação das áreas naturais da cidade. A ideia, segundo os estudantes, era mostrar que pequenas atitudes sustentáveis fazem diferença.

“A ideia surgiu ainda no início da disciplina, quando o professor Marcos separou a turma em grupos e pediu que cada grupo propusesse diferentes formatos de avaliação e possíveis projetos. O meu grupo apresentou a ideia de criar um Instagram com conteúdos ambientais voltados para jovens, acompanhado de práticas e ações presenciais no campus. A proposta foi votada pela turma e acabou sendo escolhida como a melhor ideia. A partir disso, ela se tornou o projeto oficial da disciplina e começamos a estruturar todas as atividades, eventos e estratégias de comunicação”, relata Mariana Rafaela de Souza, gerente do projeto.
(more…)

Tags: administraçãoecologiaEconsultagestão ambientalmeio ambientesustentabilidadeUFSC

Nota de pesar: falece Nuno Nhaga, estudante de Engenharia de Aquicultura

18/12/2025 10:03

Nuno Nhaga, estudante de Engenharia de Aquicultura. Foto: Arquivo Pessoal.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do estudante Nuno Nhaga, ocorrido na quarta-feira, 17 de dezembro. Nuno tinha 25 anos, era da Guiné-Bissau e estava na primeira fase do curso de Engenharia de Aquicultura.

A Associação dos Estudantes Guineenses de Santa Catarina (AEGUISC) publicou uma nota de pesar em suas redes sociais: “Sua partida deixa um vazio imenso, uma dor silenciosa e muitas perguntas sem respostas. Nuno era um jovem cheio de sonhos, e sua ausência será profundamente sentida por familiares, amigos e por todos que tiveram o privilégio de conviver com ele.”

A UFSC e toda a sua comunidade expressam seu luto e solidarizam-se com familiares e amigos de Nuno neste momento de dor e consternação.

Tags: engenharia de aquiculturafalecimentoGuiné-BissauNota de pesarNuno NhagaUFSC

Nota de pesar: falece o professor Ademir Valdir dos Santos, da pós-graduação em Educação

16/12/2025 18:22

Professor Ademir em entrevista. Foto: Reprodução/Globoplay.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento do professor Ademir Valdir dos Santos, aos 60 anos.

O professor era coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) do Centro de Ciências da Educação (CED).

O falecimento aconteceu nesta terça-feira, 16 de dezembro, em decorrência de complicações de saúde. O professor foi “um colega querido” e “um profissional muito engajado com as questões, debates e desafios da educação”, lembrou o CED em nota de pesar.

O velório começa às 9h desta quarta-feira, 17 de dezembro, na Capela do Crematório Vaticano, na rua Antônio Jovita Duarte, 9.203, bairro Forquilhas, em São José. A cerimônia de despedida está marcada para as 11h30, com término previsto para as 12h15.

A UFSC manifesta sua solidariedade a toda comunidade universitária, especialmente aos familiares e amigos do professor Ademir, neste momento de luto.

*Atualização: este texto foi atualizado às 21h47 de 16/12/25, para inclusão das informações sobre as últimas homenagens.

Tags: CEDnota de falecimentoNota de pesarPós-Graduação em EducaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

RU Trindade altera horário do almoço durante as férias e fecha dias 24, 25 e 31 de dezembro

15/12/2025 09:44

Restaurante Universitário no Campus de Florianópolis, na Trindade. Foto: Paulo Noronha/Agecom/UFSC

O almoço no Restaurante Universitário do Campus de Florianópolis, no bairro Trindade (RU Trindade), será servido em horário especial a partir desta segunda-feira, 15 de dezembro, em decorrência do encerramento do semestre letivo, informa a Pró-Reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Catarina (Prae/UFSC).

Assim, o almoço será servido todos os dias, incluindo finais de semana, das 11h às 13h. Não houve alteração no horário da janta, que é servida das 17h às 19h.

Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, o RU Trindade não abrirá, conforme a Prae/UFSC. Além disso, a pró-reitoria informa que durante o mês de janeiro e até 22 de fevereiro o RU Trindade estará fechado para manutenção. Nesse período, a comunidade universitária poderá utilizar o restaurante do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Estudantes isentos do pagamento da refeição terão direito a auxílio-deslocamento.

Acompanhe outros comunicados do RU no site oficial.

Tags: ações de permanênciaalmoçojantamanutançãoPRAE/UFSCPró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)Restaurante Universitário (RU)RU TrindadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC terá horário de verão de 15 de dezembro a 6 de março, atendendo pela manhã

12/12/2025 18:07

O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta sexta-feira, 28 de novembro, a Portaria Normativa 525/2025/GR, que regulamenta o expediente durante o horário de verão. Conforme o documento, o período será de 15 de dezembro a 6 de março de 2026, quando a Universidade trabalhará em turno matutino – das 7h às 13h.

A normativa informa, no parágrafo segundo, que ficam mantidas as portarias de “implementação dos projetos-pilotos das modalidades de teletrabalho e da ampliação do atendimento com flexibilização da jornada de trabalho na UFSC, devendo as jornadas flexibilizadas ser realizadas no turno previsto neste artigo”. No entanto, estão impedidas novas adesões à modalidade de teletrabalho até o término do horário de verão.

Em setores que prestem serviços essenciais à comunidade, o expediente regular será mantido, conforme a portaria. O documento também prevê para 2026 a compensação da carga horária não realizada no período de jornada reduzida. Conforme a portaria normativa, a medida de alterar o expediente durante o verão está baseada nos “princípios da razoabilidade, economicidade e eficiência”.

Além disso, a partir de 1º de fevereiro de 2026, o Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), do Campus de Florianópolis, não terão horários de verão pela portaria, por conta de suas especificidades para início do ano letivo.

Tags: horário de verãohorário de verão UFSCjornada de trabalhoTAEsUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC inicia migração escalonada para novas regras de jornada, teletrabalho e controle social

12/12/2025 17:55

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou no Diário Oficial a Resolução Normativa nº 218 do Conselho Universitário (CUn), que consolida políticas institucionais de flexibilização da jornada de trabalho, teletrabalho e controle social da frequência dos(as) técnico-administrativos(as) em Educação (TAEs).

Para assegurar uma transição segura, organizada e sem sobrecarga operacional, a Divisão de Acompanhamento da Jornada de Trabalho (Dajor), do Departamento de Administração de Pessoal (DAP), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), adotará um modelo de migração escalonada. Na prática, os novos processos administrativos — relativos aos planos de implementação e à constituição de comissões setoriais — serão abertos de forma gradual, por grupos de unidades previamente definidos.

Somente os setores formalmente selecionados e comunicados pela Dajor, via ofício, devem iniciar neste momento a tramitação de processos com base na RN. As demais unidades não precisam encaminhar solicitações imediatamente, evitando retrabalho e congestionamento do fluxo interno.
(more…)

Tags: conselho universitárioControle SocialDajorflexibilização da jornada de trabalhoProdegespResoResolução Normativa nº 218teletrabalhoUFSC

Nota de repúdio: universidades e institutos se manifestam contra PL das cotas raciais em SC

11/12/2025 19:37

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC) assinam nota conjunta de repúdio ao projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira, 10 de dezembro, que trata, entre outros temas, da extinção das cotas raciais em universidades estaduais.

Leia abaixo a nota na íntegra


Um devasto 10 de dezembro em Santa Catarina

As universidades e institutos federais, bem como a Universidade do Estado de Santa Catarina, vêm a público manifestar, com profunda indignação, seu repúdio à aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do projeto de lei que, entre outras coisas, extingue as cotas raciais em universidades estaduais.

As universidades federais e institutos federais do Estado de Santa Catarina vêm a público manifestar, com profunda indignação, seu repúdio à aprovação, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), do projeto de lei que, entre outras coisas, extingue as cotas raciais em universidades estaduais.

Trata-se de um ato inaceitável, irresponsável e profundamente regressivo, que despreza décadas de luta por justiça racial e ignora evidências acadêmicas, históricas e sociais incontestáveis. É especialmente revoltante que essa medida tenha sido aprovada justamente no Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia 10 de dezembro, data dedicada à defesa da dignidade, da igualdade e da proteção das populações historicamente violadas. A escolha desse dia para retirar direitos é tão simbólica quanto devastadora.

As cotas raciais são mecanismos concretos que ajudam a dirimir desigualdades históricas, enfrentando o racismo estrutural e concedendo oportunidades reais de acesso ao ensino superior para pessoas que historicamente foram mantidas à margem das universidades. Longe de constituírem “mecanismos ideológicos”, as cotas representam políticas de reparação social, reconhecidas nacional e internacionalmente como medidas essenciais para corrigir assimetrias profundas e persistentes em nossa sociedade. Elas também refletem os valores de compromisso social, democracia, equidade e respeito à ciência e às relações humanas que as Universidades e Institutos, enquanto pilares do desenvolvimento do país, representam e defendem.

(more…)

Tags: cotas raciaisIFCIFSCmanifestaçãoNota de repúdioPL das cotassanta catarinaUDESCUFFSUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC lança questionário sobre uso de IA para discutir impactos na Universidade

10/12/2025 09:21

A Universidade Federal de Santa Catarina deu início ao trabalho da Comissão Institucional para Discussão sobre a Inteligência Artificial na UFSC, criada com a missão de compreender os impactos, desafios e oportunidades que as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) trazem para a instituição. Como parte do processo, lançou um Questionário sobre Percepções do Uso da Inteligência Artificial na UFSC.

O formulário busca conhecer como estudantes, docentes, técnicos e demais membros da comunidade avaliam o uso da IA em diferentes dimensões da vida universitária — no ensino (Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação), na pesquisa, na extensão e na gestão — além de captar opiniões sobre a necessidade de normatização institucional e sobre possíveis caminhos para o uso responsável e inovador dessas tecnologias.

A participação da comunidade é fundamental para que se possa construir, de forma coletiva e transparente, diretrizes que reflitam a diversidade de perspectivas presentes na universidade. “O preenchimento é rápido e todas as instruções para tal encontram-se no próprio formulário. Cada contribuição fortalece nosso compromisso com uma UFSC mais preparada, ética e sensível às transformações tecnológicas em curso. Agradecemos desde já pelo engajamento e pelo apoio a este processo tão importante para o futuro da nossa instituição”, explica a professora Débora de Oliveira, Pró-reitora de Pós-graduação.

Tags: Comissão Institucional para Discussão sobre a Inteligência Artificialinteligência artificialpró-reitora de Pós-graduaçãoquestionárioUFSC

Prêmio Mulheres na Ciência da UFSC recebe inscrições de docentes e TAEs até 18 de janeiro

09/12/2025 16:53

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina (Propesq/UFSC) informa que o prazo de inscrições para o Prêmio Mulheres na Ciência foi prorrogado até 18 de janeiro de 2026. A atualização do cronograma também altera as etapas subsequentes do processo, que agora se estendem até março de 2026. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível aqui.

Criado pela Propesq em 2020, o prêmio tem como objetivo estimular, valorizar e dar visibilidade às mulheres da UFSC que desenvolvem pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras, contribuindo para reduzir assimetrias de gênero no ambiente acadêmico. Até um terço das premiações será destinado preferencialmente a cientistas negras, conforme previsto no regulamento.

Em sua 5ª edição, o prêmio é realizado em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) e contemplará mulheres pesquisadoras do quadro permanente da UFSC que tenham contribuído de maneira significativa para o avanço científico em suas áreas. Podem propor indicações ao prêmio a própria interessada em concorrer; departamentos, unidades ou programas de pós-graduação da UFSC; ex-orientados ou orientandos da pesquisadora. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Atendimento Institucional (PAI).

A premiação é dividida em seis categorias, sendo três para docentes (Júnior, Plena e Sênior) e três para servidoras técnico-administrativas em educação, TAEs (Júnior, Plena e Sênior). As vencedoras receberão um diploma e terão um vídeo de divulgação científico produzido, que integrará a Galeria de Destaques na Ciência da Propesq.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá durante o evento institucional em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em março de 2026.

Acesse o edital.

Mais informações pelo e-mail propesq@contato.ufsc.br

Tags: Mulheres na CiênciaPrêmioPrêmio PropesqPró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe)Pró-Reitoria de PesquisaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC na Mídia: professor de Antropologia alerta sobre risco de genocídio de povo indígena

09/12/2025 15:58

Professor Márnio Teixeira-Pinto reencontra Toitji, do povo indígena Arara. Foto: FUNAI/Divulgação.

A pesquisa do professor Márnio Teixeira-Pinto, do departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina, foi tema da reportagem “É preciso reaprender a viver: a luta para reunir e salvar o povo Arara“, publicada no Correio Braziliense no dia 05 de dezembro. A matéria é a continuação de uma série de quatro reportagens que saíram antes do início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), e se destaca por apresentar dados inéditos sobre a bacia do Xingu.

“Nesta quinta matéria, Márnio Teixeira-Pinto apresenta os resultados da expedição que empreendeu durante 30 dias, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano nas Terras Indígenas Arara e Cachoeira Seca, que foram delimitadas em datas e modos diferentes mas abrigam o mesmo povo. Este texto é um relato sobre as diferenças culturais provocadas pela diáspora desta etnia e as recomendações que faz para a uni-los novamente”, explica a repórter Cristina Ávila.

Márnio Teixeira-Pinto acompanha o povo Arara há 40 anos, desde 1986, dois anos após os primeiros subgrupos Arara serem transferidos pelo sertanista Sydney Possuelo para a Terra Indígena (TI) Arara. Ele conduziu parcela deles para lá quando estavam há mais de uma década numa fuga constante, nas margens do rio Iriri, bacia do Xingu, área onde ainda habitam, nos municípios de Altamira e Uruará, região de florestas conhecida como Terra do Meio, no Pará.

Na reportagem, o pesquisador faz o alerta:

“Os Arara da Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca precisam reaprender o modo de vida tradicional, afetado pela invasão de seu território pela Transamazônica (BR230), nos anos 70, aprofundada pela recente Usina Hidrelétrica Belo Monte. Estamos assistindo às suas últimas chances de sobrevivência como povo indígena.” […]

“Tratores e retroescavadeiras passaram em cima de suas roças de subsistência, e destruíram caminhos tradicionais na mata. A partir daí, alguns subgrupos permaneceram em um afastamento histórico maior do que outros parentes Arara. E um deles, hoje na TI Cachoeira Seca, resultou em profundo isolamento e na enorme fragilidade em que vivem, sofrendo com as pressões regionais, com a perda quase total da sua capacidade de comunicação cotidiana na língua materna, com o esquecimento de conhecimentos sobre a floresta e com a saúde física e mental comprometidas. A perda da relação com os demais subgrupos Arara hoje aldeados na TI Arara (também nas margens do Iriri) comprometeu não só suas tradições, mas a possibilidade de casamentos e trocas naturais entre aldeias, fundamentais para manutenção de seu modo de vida.”

Segundo o texto, Márnio Teixeira-Pinto “realizou a viagem de modo voluntário, a convite da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) com a proposta de ajudar a Rede Bem Viver Arara, organizada pela instituição, para desenhar programas de articulação da população indígena. No dia 3 de novembro, entregou à Coordenação-Geral de Índios Isolados e Recém-Contatados (CGIIRC), da Funai (os Arara são classificados como de recente contato), um relatório de 36 páginas que inclui recomendações para evitar o que considera iminente genocídio”.

Confira a reportagem completa aqui.

Tags: antropologiaAraraCachoeira Secagenocídio indígenapovo indígenaTerra do MeioTerra IndígenaUFSC

Restaurantes universitários, da Trindade e do CCA, estão em funcionamento nesta terça-feira

09/12/2025 10:23

Os restaurantes universitário da Trindade e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Florianópolis, estão em funcionamento nesta terça-feira, 9 de dezembro. A informação é da Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Apesar das chuvas na região, os serviços de alimentação permanecem em funcionamento para atendimento da comunidade universitária. Dessa forma, serão servidos almoço e janta nos restaurantes. A Administração Central indica ainda que a comunidade universitária permanece acompanhando as notícias pelos canais oficiais, caso surja a necessidade de novos comunicados.

Tags: almoçoCCAjantaRestaurante Universitário (RU)RUTrindadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Nota sobre suspensão das atividades presenciais na UFSC em razão de alerta meteorológico

08/12/2025 19:29

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que, em razão da previsão do tempo para esta terça-feira, 9 de dezembro, e da emissão de alerta vermelho pela Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC), estão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais nesta data.

Considerando que esta é a última semana letiva, conforme o Calendário Acadêmico, orienta-se aos professores e às professoras que reagendem eventuais atividades avaliativas previstas para o dia de amanhã e informem aos(às) estudantes.

Apenas os serviços essenciais deverão ser mantidos. Nos campi fora da sede, a decisão sobre o funcionamento ficará sob responsabilidade da direção de cada unidade.

A UFSC reforça seu compromisso com a segurança de toda a comunidade universitária e recomenda que todas e todos sigam as orientações da Defesa Civil.

Florianópolis, 8 de dezembro de 2025
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Tags: Alerta Vermelhodefesa civilsuspensão atividades presenciaisUFSC

CTC da UFSC celebra 65 anos com homenagens e presença de autoridades em dezembro

08/12/2025 16:29

O Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) celebrará, em 17 de dezembro, 65 anos de criação. A cerimônia está marcada para as 10h, no Auditório Professor Luiz Antunes Teixeira, no Teixeirão, no Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL), no bairro Trindade, no Campus de Florianópolis.

A programação do evento inclui homenagens aos ex-diretores do CTC, que atuaram entre 1960 e 2024, além da entrega de reconhecimentos aos servidores docentes e técnicos aposentados em 2025. 

O encontro contará ainda com manifestações de ex-diretores do centro, bem como de representantes da Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC), da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) e do reitor (ou reitoria) da UFSC.

Fundado em 18 de dezembro de 1960, o CTC nasceu junto da UFSC, como Escola de Engenharia Industrial (EEI), ao lado de unidades como a Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Faculdades de Ciências Econômicas e Faculdade de Serviço Social.

Tags: aniversáriocelebraçãoCentro Tecnológico (CTC)UFSCUFSC 65 anosUniversidade Federal de Santa Catarina

Nota da UFSC sobre ataques e ameaças à comunidade universitária

08/12/2025 13:11

A Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa à comunidade universitária que tem acompanhado com atenção e responsabilidade uma série de ataques e ameaças dirigidos contra estudantes, servidores e à própria instituição.

Nas últimas semanas, a UFSC tem identificado crescentes ações de intimidação, que incluem ataques digitais, campanhas de desinformação e ofensas direcionadas a integrantes da comunidade universitária. Tais episódios constituem um ambiente adverso à convivência democrática e extrapolam a liberdade de expressão, alcançando o campo da ameaça e da tentativa de constrangimento institucional.

No dia 28 de novembro, ocorreu no Espaço Físico Integrado (EFI) uma atividade organizada por um grupo de estudos, de caráter sensível e com forte potencial de polarização. Após a divulgação dessa atividade, outros coletivos estudantis organizaram, na Praça da Cidadania, uma roda de conversa questionando o tema da atividade. Considerando a previsão de grande público e o risco de conflito, a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) atuou na elaboração de protocolos de segurança que garantissem a integridade da comunidade universitária.
(more…)

Tags: EFIGabinete da ReitoriaUFSC

Ministro Camilo Santana visita UFSC com agenda nos campi Florianópolis e Blumenau

05/12/2025 19:12

O ministro da Educação, Camilo Santana, cumprirá agenda em Santa Catarina nos dias 8 e 9 de dezembro, incluindo compromissos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na segunda-feira (8), visitará o campus Trindade, em Florianópolis, com passagem pelo Centro de Ciências da Educação (CED) e na terça-feira (9), participará de cerimônia no campus Blumenau.

A visita ao campus sede da UFSC está marcada para as 15h30 de segunda-feira. O ministro visitará as obras do CED, iniciadas em 2023. A presença do ministro Camilo Santana neste centro de ensino reforça a relevância institucional do projeto para a universidade e para a educação pública.

Na terça-feira, às 10h, o ministro retornará à UFSC para cerimônia no auditório do campus Blumenau. O evento marcará a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer e valorizar a carreira docente no país.

Antes da visita à UFSC na segunda-feira, às 14h, Santana participará da posse do professor Zízimo Moreira Filho como reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), do qual o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, estará presente, além de outros representantes da instituição.

A agenda completa do ministro está disponível na página: Ministro Camilo Santana cumpre agendas em Santa Catarina.

 

Divisão de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Tags: Camilo SantanaCEDGabinete da ReitoriaIFSCMECUFSC

UFSC celebra 65 anos com homenagens a educadores e técnicos-administrativos

05/12/2025 16:03

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemora seu aniversário de 65 anos com uma sessão solene do Conselho Universitário (CUn) na próxima terça-feira, 15 de dezembro, a partir das 9h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no campus Trindade, em Florianópolis. 

A cerimônia contará com a entrega, pela primeira vez na instituição, homenagens a quatro técnicos-administrativos em Educação (TAEs) referências em suas áreas de atuação, que receberão o título de TAE Emérito(a). Também serão homenageados seis educadores: dois com o título de Doutor(a) Honoris Causa e quatro com o título de Professor(a) Emérito(a).

*Atualização: em 9/12/25, às 17h17, esta matéria foi atualizada para informar a nova data da sessão solene. Saiba mais.

Tags: sessão soleneUFSCUFSC 65 anosUniversidade Federal de Santa Catarina

Plano de Saúde UFSC: novas informações e orientações sobre o Contrato Emergencial

04/12/2025 11:26

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que a Unimed Grande Florianópolis disponibilizou um formulário on-line para que servidores titulares do plano de saúde façam as seguintes solicitações:

– Adesões
– Inclusão de dependentes
– Transferências de tipo de plano
– Exclusões

Acesse o formulário: https://unimedflorianopolis.movidesk.com/form/10809/

Orientações para preenchimento
(more…)

Tags: Cliente UGFcontrato emergencialPlano de SaúdeUFSCUnimed Grande Floria

UFSC faz novas chamadas de Educação do Campo e de Vagas Suplementares para Graduação

04/12/2025 10:20

Campus de Florianópolis, na Trindade. Foto: Amanda Miranda/Agecom/UFSC

Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou novas chamadas para matrícula de dois processos seletivos para ingresso em cursos de Graduação da Universidade. Os candidatos convocados em cada edital devem realizar a solicitação de matrícula até a próxima terça-feira, 9 de dezembro.

Nos links abaixo, estão as instruções para matrícula de acordo com a chamada:

 

 

Tags: chamadasDepartamento de Administração Escolar (DAE)estudantegraduaçãoingressoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC firma convênio com universidade de Shangai para intercâmbios e pesquisas

03/12/2025 20:50

Professor Werner Krauss e professor Gu Chunhua, presidente da SUEP, apertam as mãos depois de assinado o termo. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oficializou, nesta quarta-feira, 3 de dezembro, um convênio com a Shangai University of Electric Power (SUEP), da China. A parceria abre caminho para intercâmbio de estudantes e professores, além de cooperação para desenvolvimento de pesquisas.

Representantes da universidade chinesa visitaram, nesta quarta-feira, o Campus de Florianópolis, no bairro Trindade, acompanhados de equipe da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter). No final da manhã, a comitiva posou para fotos em frente ao mural da Reitoria e subiu ao gabinete para assinar o convênio.

O professor Werner Krauss, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFSC, representou o reitor, e recebeu o presidente da SUEP, professor Gu Chunhua, e a comitiva chinesa. Eles assinaram o convênio e trocaram presentes no Gabinete da Reitoria. À tarde, os professores visitantes seguiram para o Centro Tecnológico (CTC), onde conheceram laboratórios. O convênio é coordenado pela professora Kátia Almeida, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica, do Centro Tecnológico (CTC), da UFSC.
(more…)

Tags: convênio internacionalCTCcurso de Engenharia ElétricaDepartamento de Engenharia ElétricaInstituto de Estudos sobre a China (ICHIN)intercâmbiopesquisaShangai University of Electric PowerSinterSUEP/ChinaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Conselho Universitário aprova por unanimidade política de internacionalização da UFSC

02/12/2025 17:12

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reunido na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro, analisou e aprovou a proposta de Resolução Normativa que trata da Internacionalização. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do CUn no YouTube.

A referida pauta recebeu pedido de vistas na sessão anterior pelo conselheiro Juarez Vieira do Nascimento, que, nesta sessão, leu o seu parecer sobre a proposta de Resolução Normativa que institui e regulamenta a Política de Internacionalização da UFSC, requerida pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).

O documento apresentado incorpora integralmente as sugestões do relator original, Luiz Gustavo da Cunha de Souza, e agrega contribuições consensuadas com a Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg).

Segundo o parecer, a experiência “exitosa” do Plano Institucional de Internacionalização no âmbito da CAPES-PRINT/UFSC consolidou e diversificou parcerias, incrementou colaborações e intercâmbios, fortaleceu competências globais e interculturais e ampliou publicações com pesquisadores de alto impacto. O relatório destaca ainda a expansão de disciplinas com docência compartilhada, a contratação de professores visitantes estrangeiros, a organização de eventos internacionais e o apoio à mobilidade de estudantes, técnicos-administrativos em educação e docentes. Para Nascimento, a política é “altamente justificada e necessária” para promover, de forma contínua e articulada, a inserção da UFSC em redes e cooperações internacionais, com vistas à excelência acadêmica, científica e social e à promoção de “uma sociedade justa e democrática”.
(more…)

Tags: Capes-PrIntinternacionalizaçãoPROPGSinterUFSC

UFSC disponibiliza Relatório de Avaliação Anual do PDI 2020-2024

02/12/2025 11:44

A Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) disponibilizou o Relatório de Avaliação Anual 2024 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020–2024) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A publicação marca o encerramento do ciclo de vigência do PDI e apresenta uma síntese abrangente dos resultados alcançados pela instituição ao longo dos últimos cinco anos.

O relatório reúne análises sobre o desempenho da UFSC em relação aos 55 objetivos institucionais, avaliados por meio de 328 indicadores de desempenho e 558 iniciativas estratégicas distribuídas entre as dimensões de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Governança. Os resultados consolidados permitem identificar avanços, desafios e tendências que caracterizaram o período 2020–2024, contribuindo para uma visão integrada do desenvolvimento institucional.

A elaboração do documento envolveu a participação de 44 unidades universitárias, entre pró-reitorias, secretarias, centros de ensino e departamentos. O processo de acompanhamento foi realizado ao longo de todo o ciclo, com coleta anual de informações e validação das análises pelas áreas responsáveis pelas ações planejadas.
(more…)

Tags: Coordenadoria de Gestão EstratégicaPDI 2020-2024Relatório de Avaliação Anual do PDISeplanUFSC

UFSC lidera Instituto Nacional para estudo e desenvolvimento de bioprodutos

01/12/2025 11:05

Professora Débora coordena grupo que vai estudar e gerar bioprodutos de impacto para a indústria (Fotos: Gustavo Diehl)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conta, a partir desta segunda-feira, 1 de dezembro, com uma unidade multipropósito de pesquisa com foco na sustentabilidade e na tecnologia:  o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Biofábricas. O novo INCT da UFSC terá recursos de cerca de R$ 11 milhões e envolve redes de pesquisadores formadas a partir da colaboração entre universidades, institutos de pesquisa, associações e indústrias de todas as regiões. O objetivo é desenvolver bioprodutos de interesse tecnológico e escalonamento da produção para transferência das tecnologias para o setor produtivo, cooperativas e pequenas e médias empresas na área biotecnológica.

Pelo menos 45 pesquisadores de dez instituições estão envolvidos com o primeiro workshop do grupo, que ocorre no departamento de Engenharia Química e de Alimentos. “O principal objetivo, além de formar essa rede de pesquisa que tem por objetivo consolidar nacionalmente atividades de pesquisa, extensão e formação de recursos humanos, é montar uma biofábrica, uma unidade capaz de produzir biomoléculas em um nível de produção maior, até para consolidar as pesquisas já existentes nos grupos”, explica a professora e pró-reitora de Pós-Graduação, Débora de Oliveira, que coordena o projeto.

Primeiro workshop da rede é realizado na UFSC

O INCT ainda tem, como objetivos específicos, criar mecanismos para intensificar a interação entre os seus pesquisadores, o setor produtivo e o setor público. Isso auxiliaria a UFSC a se firmar como referência nacional na área e como vetor de disseminação de informação e conhecimento técnico especializado para pesquisadores, técnicos e produtores. Para isso, o grupo pretende produzir pelo menos dez novos produtos e bioprocessos nos próximos anos.

A capacitação e a formação de especialistas, com a realização de workshops e produção e publicação de artigos, também faz parte dos objetivos do grupo, que pretende gerar até R$15 milhões em novos negócios, além de auxiliar na criação de pelo menos uma nova startup por região a partir das suas pesquisas. Para atingir os objetivos, o INCT conta com cerca de R$11 milhões em investimentos aprovados, a maior parte deles (cerca de R$5 milhões) em bolsas.

Fazem parte do INCT como colaboradores pesquisadores de universidades dos Estados Unidos, Canadá, Espanha, México, Argentina, Dinamarca, Polônia, Coreia do Sul, Índia e Paquistão. A Rede de Biotecnologia da Região Sul (Rede SulBiotec), Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) e diferentes empresas também apoiam a articulação.

Tags: bioprocessosbioprodutosINCTinovaçãoInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia - BiofábricasPatentespesquisasustentabilidade

Fortaleza de Ratones será reaberta para visitação no dia 13 de dezembro

27/11/2025 17:30

Vista Geral da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina informa à comunidade que a Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, localizada na Ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, será reaberta para visitação pública no dia 13 de dezembro.

A Fortaleza de Ratones esteve fechada desde 1º de janeiro de 2025 devido a problemas estruturais no trapiche. 

A UFSC não é responsável pelo traslado à Ilha de Ratones Grande, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

O valor da taxa de visitação é de R$16,00, e a meia-entrada custa R$8,00. O valor deve ser pago somente em dinheiro (confira as isenções). 

O horário de visitação é das 8h30 às 18h30, e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

Informações:

Sitefortalezas.ufsc.br
E-mail: fortalezas@contato.ufsc.br
Telefone: 48 3721-8302

Tags: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha da Santa CatarinaFortaleza Santo Antônio de RatonesfortalezasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavisitação

Plano de Saúde UFSC: orientações do novo contrato para migração, adesão e exclusão

26/11/2025 18:40

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa aos servidores que o novo plano de saúde, firmado com a Unimed Grande Florianópolis, passa a vigorar a partir de 2 de dezembro de 2025. Confira abaixo algumas orientações sobre a migração e os prazos:

  • Migração automática: a partir de 2 de dezembro de 2025, todos os servidores com plano vigente serão migrados automaticamente para o novo contrato com a Unimed Grande Florianópolis. No próprio dia 2, todos os beneficiários estarão ativos.
  • Servidores com tratamentos contínuos: todos os servidores ou dependentes que possuem tratamentos contínuos deverão, a partir do dia 2, reabrir a solicitação de continuidade do tratamento junto à Unimed, podendo ser realizada presencialmente ou pelo aplicativo Cliente UGF.
  • Aceite obrigatório em até 60 dias: os servidores migrados receberão, no e-mail cadastrado junto à Unimed, um link para realizar o aceite do novo contrato. O aceite deve ser concluído dentro do prazo de 60 dias, contados a partir de 2 de dezembro. É imprescindível efetuar o aceite dentro desse período.
  • Solicitação de exclusão: servidores que forem migrados e desejarem a exclusão do novo contrato poderão solicitá-la, presencialmente, em uma unidade de atendimento da Unimed; ou pelo aplicativo Cliente UGF. Caso contrário, gerará cobrança (boleto) de mensalidade até a data do pedido de exclusão.
  • Adesão sem carência: servidores da UFSC e seus dependentes que atualmente não possuem o plano poderão solicitar adesão ao novo contrato em até 30 dias a partir de 2 de dezembro de 2025, com isenção de carências. A solicitação deve ser feita diretamente junto à Unimed.

Confira:

Passo a passo para verificação do e-mail cadastrado na UGF

FAQ – Perguntas e respostas sobre o novo Contrato Unimed UFSC

 

Mais informações no site da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), e nos canais de comunicação oficiais da Universidade: ufsc.br e reitoria.ufsc.br.

 

Divisão de Imprensa do GR | SECOM
imprensa.gr@contato.ufsc.br

 

Tags: Cliente UGFDASmigraçãoPlano de SaúdeProdegespUFSCUnimed