UFSC recebe Roberto Menescal para roda de conversa em 13 de junho em Florianópolis

31/05/2024 10:33

Roberto Menescal, aos 86 anos, virá a Florianópolis para um show com Leila Pinheiro, em homenagem à Bossa Nova. Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Cultura Arte e Esporte (SeCArtE), trará o músico carioca Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, para uma roda de conversa, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, na quinta-feira, 13 de junho, às 15h.

A participação é gratuita, aberta e não é necessário se inscrever. Durante o evento, o músico fará uma conversa descontraída com a comunidade e responderá às perguntas dos participantes. 

Aos 86 anos, Roberto Menescal segue como um dos principais compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O Barquinho, Você, Nós e o mar, Ah, se eu pudesse, Rio, entre outras. 

Segundo a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Eliane Debus, a expectativa é trazer para a comunidade universitária da UFSC e de toda a cidade um pouco da experiência musical e histórias de uma expressão artística verdadeiramente brasileira. “Menescal é um dos maiores músicos brasileiros, memória viva de um movimento. Estamos muito felizes que ele possa vir falar à comunidade sobre sua carreira e sua arte,” salienta. 
(mais…)

Tags: Bossa novaMostra de Violão AnabáRoberto MenescalSeCArteUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC Blumenau capacita professores da rede estadual para uso de ‘Espaços Maker’

29/05/2024 15:31

Participantes receberam treinamento para operar cortadoras a laser, impressoras 3D e utilizar kits de eletrônica. Foto: UFSC Blumenau

A UFSC Blumenau realizou, de março a maio, uma formação voltada para professores da rede pública estadual. O objetivo foi capacitar os docentes para utilização dos Espaços Maker recentemente inaugurados em diversas escolas estaduais. Cerca de 30 professores participaram da capacitação, que teve um total de sete encontros presenciais.

Os Espaços Maker são laboratórios criativos e contam com diversas ferramentas para realização de atividades práticas e tecnológicas, incluindo eletrônicos, kit de robótica e equipamentos como impressora 3D e cortadora a laser. O curso buscou desenvolver competências para que os profissionais possam orientar e auxiliar os usuários desses espaços, bem como utilizar de forma prática os materiais disponíveis.

Durante o curso, os professores aprenderam desde o conhecimento básico até o desenvolvimento de projetos mais complexos. Os participantes também foram treinados para operar cortadoras a laser, impressoras 3D e utilizar kits de eletrônica. A formação foi um projeto de extensão coordenado pela professora Selene de Souza Siqueira Soares e teve como ministrantes os voluntários Luca Moreira Pfrimer, Laura Escudero Vergili, Gabriel Mariano Goncalves Santos, Guilmer Candido Cordeiro e Marcus Vinicius de Souza, todos estudantes do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFSC Blumenau.
(mais…)

Tags: Engenharia de Controle Automação e Computação (CAC)espaços makerUFSCUFSC BlumenauUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC na mídia: pesquisador da UFSC fala sobre o fenômeno das ‘tainhas gigantes’

29/05/2024 14:47

Em reportagem veiculada no portal ND+, o pesquisador Caio Magnotti, doutor em Aquicultura e supervisor do Laboratório de Piscicultura Marinha (Lapmar) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), falou sobre a sobre a safra, a migração e importância ecológica das tainhas em Florianópolis. A reportagem intitulada Tainhas gigantes: entenda a migração misteriosa da Argentina para o Norte do Brasil foi produzida pela jornalista Leandra da Luz e publicada nesta quarta-feira, 29 de maio.

A notícia detalha as diferenças entre as espécies encontradas na região e aborda o aparecimento das tainhas gigantes avistadas recentemente na capital catarinense. Segundo o pesquisador, esses exemplares provavelmente migraram de áreas mais ao Sul, como a bacia do Rio da Prata. O fenômeno pode também estar relacionado à pesca industrial, que geralmente captura os peixes maiores. “Normalmente ficam em lugares mais profundos, onde a pesca industrial atua. Embora as tainhas da Lagoa dos Patos, da Argentina e do Uruguai se encontrem no mar e migrem juntas para desovar, não podemos caracterizá-las apenas as observando”, disse Caio em entrevista à publicação.

A reportagem tratou ainda da importância econômica e o papel desempenhado pela tainha no ecossistema marinho. Para acessar a matéria completa, acesse o portal ND+.

> Confira também reportagem da Agecom sobre as pesquisas com as tainhas na UFSC

Tags: Laboratório de Piscicultura Marinha (Lapmar)UFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC terá ponto facultativo na sexta-feira, 31 de maio

29/05/2024 13:34

O Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa, por meio do meio do Ofício Circular Nº 14/2024/GR, que a sexta-feira, 31 de maio, dia seguinte ao feriado de Corpus Christi (quinta-feira), será dia não letivo na instituição. A determinação considera a Resolução Normativa nº 183/CUn/2023, de 31 de outubro de 2023, que dispõe sobre o Calendário Acadêmico 2024.

Tags: Corpus Christidia não letivoferiadoponto facultativoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Conselho Universitário aprova reposição de atividades afetadas por paralisação estudantil

29/05/2024 11:36

Sessão ordinária aberta do Conselho Universitário (CUn), no Auditório Garapuvu, realizada nesta terça, 28 de maio. (Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC)

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta terça-feira, 28 de maio, em Sessão Ordinária Aberta, atualizações à Resolução Normativa Nº 132/2019, que dispõe sobre procedimentos para garantir a reposição das atividades de ensino de graduação e de pós-graduação, do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e do Colégio de Aplicação (CA) no âmbito da UFSC em decorrência da paralisação de estudantes. A solicitação de atualização foi feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), por meio de ofício ao Gabinete da Reitoria (GR). A relatoria da matéria no CUn foi do reitor e presidente do Conselho, Irineu Manoel de Souza.

A maior parte da redação da Resolução 132/2019 foi mantida, com algumas atualizações, como as datas citadas na normativa de acordo com a paralisação estudantil de 2024 — a partir dos dias 14 de maio para estudantes de graduação e 8 de maio para estudantes de pós-graduação. A resolução atualizada mantém as medidas de suspensão de normas sobre frequência e da avaliação do aproveitamento escolar, desde as datas de constatação da paralisação estudantil, bem como as atividades acadêmicas realizadas no período de paralisação estudantil que sejam submetidas a controle de frequência pela UFSC, inclusive estágio básico e teórico-práticos, estágios profissionais, trabalhos de campo, residência médica e estágios dos cursos de licenciatura.
(mais…)

Tags: conselho universitárioCUnUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Campanha ‘UFSC Solidária’ se concentra, em junho, em receber doações de medicamentos e livros

29/05/2024 10:11

A campanha UFSC Solidária encerra o recebimento de parte das doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira, 3 de junho. A arrecadação de livros e medicamentos ainda segue ativa.

A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da UFSC participa do projeto A Ponte, que arrecada doações de livros para reconstruir as bibliotecas escolares atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul. São livros de todas as áreas e literatura juvenil e infanto-juvenil. O local de arrecadação é a sede da SEAD, na Rua Dom Joaquim 757, no Centro de Florianópolis, das 8h às 18h.

Só na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, foram 1044 escolas submersas, sem contar as escolas municipais, em que o impacto total das inundações ainda não foi calculado. Em São Leopoldo, primeira cidade a ser amparada pelo projeto, 18 escolas da rede municipal foram submersas e mais de 80 mil títulos foram perdidos na enchente.

Farmácia Escola recebe doações de medicamentos

Farmácia Escola UFSC, localizada em Florianópolis, atualmente recebe, como ação solidária emergencial, doações de medicamentos para serem destinados aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As doações podem ser entregues no local, que fica no campus da Universidade no bairro Trindade, na Rua Delfino Conti, próximo ao Banco do Brasil (ver mapa), às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

>> confira as orientações da Farmácia Escola UFSC antes de realizar sua doação

Encaminhamento

A Universidade fará o recolhimento das doações e encaminhará a organizações parceiras que já possuem logística para o transporte e entrega das doações no Rio Grande do Sul.

Para quem deseja realizar contribuições financeiras, a UFSC indica acessar o site paraquemdoar.com.br e escolher uma das organizações que promovem campanhas de arrecadação de fundos para apoio aos atingidos pelas chuvas no estado vizinho.

Conheça também outras ações da campanha UFSC Solidária.

*Notícia atualizada em 29/05/2024, às 19h11, para inclusão de novas informações sobre os donativos, concentrados em medicamentos e livros.

Tags: arrecadaçãocampus de FlorianópolisdesabrigadosdesalojadosDoaçõesdonativosenchentesenchentes do RSmudanças climáticaspontos de coletaRSUFSCUFSC SolidáriaUniversidade Federal de Santa Catarina

Conselho aprova Moção de Apoio a recomposição orçamentária e reestruturação de carreiras

29/05/2024 09:51

Sessão ordinária aberta do Conselho Universitário (CUn), no Auditório Garapuvu, realizada nesta terça, 28 de maio. (Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC)

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta terça-feira, 28 de maio, em Sessão Ordinária Aberta, uma Moção de Apoio à Recomposição Orçamentária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também contempla a necessidade de reestruturação das carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos (TAEs), acompanhada da devida recomposição salarial. O requerente da matéria foi o Gabinete da Reitoria (GR), com relatoria do conselheiro Juliano Gil Nunes Wendt.

Leia a moção abaixo, na íntegra.

“O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC), em reunião ordinária aberta realizada no dia 28 de maio de 2024, vem a público manifestar seu total apoio à recomposição orçamentária da UFSC, bem como à reestruturação das carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos (TAEs), acompanhada da devida recomposição salarial.

Nos últimos anos, a UFSC, assim como outras instituições de ensino público federal, tem sofrido com sucessivos cortes orçamentários. Esses cortes impõem severas restrições ao desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, afetando diretamente a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além de dificultar as políticas de permanência estudantil. É importante lembrar que a UFSC é um patrimônio do estado de Santa Catarina há mais de seis décadas, e a contínua falta de recursos coloca em risco sua missão e contribuição para a sociedade.

A situação de precariedade orçamentária também afeta profundamente as carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos, que vêm enfrentando desvalorização e perda de poder aquisitivo devido à ausência de uma recomposição salarial adequada. Essa realidade compromete a motivação e o bem-estar dos servidores, refletindo-se na qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

Diante desse cenário, o Conselho Universitário – CUn/UFSC expressa seu reconhecimento à legitimidade dos pleitos dos servidores docentes e técnico-administrativos e ao direito constitucional de greve como instrumento de luta por melhores condições de trabalho e por uma universidade pública de qualidade.

Assim, conclamamos o Congresso Nacional, o Ministério da Educação, a bancada catarinense e a sociedade a unir esforços para garantir a recomposição do orçamento da UFSC, a reestruturação das carreiras dos servidores docentes e técnico-administrativos, e a devida recomposição salarial, assegurando a continuidade e o fortalecimento desta instituição tão essencial para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina e do Brasil.”

Tags: conselho universitárioCUnmoção de apoioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Laboratório tem sementes de ostras do pacífico excedentes para venda

29/05/2024 09:49

O Laboratório de Moluscos Marinhos, do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Barra da Lagoa. Em atendimento a Portaria Normativa No 68/2016/GR, de 23 de fevereiro, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública a oferta para comercialização do excedente que não foi aproveitado pelas unidades universitárias.

Está disponível para venda um lote de 4.500.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 35 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina. Mais informações podem ser obtidas pelo número (48) 3721 2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.

Tags: comercialização de excedentesexcedentes de sementes de ostras do pacíficoLaboratório de Moluscos Marinhos

Publicado a pedido do Comando Local de Greve docente da UFSC

27/05/2024 18:54

O Comando Local de Greve docente da UFSC, constituído na Assembleia Geral da APUFSC-Sindical do dia 10 de maio, se reuniu no dia 24 de maio e REAFIRMA A CONTINUIDADE DA GREVE DOCENTE NA UFSC, conforme decisão da Assembleia Permanente de Greve de TODA A CATEGORIA (filiados e não filiados à APUFSC-Sindical) do dia 20 de maio.

Por ser a greve um direito não exclusivo de sindicalizados, somente a Assembleia Permanente de Greve, que garante a participação de toda a categoria docente, tem legitimidade e legalidade para deliberar sobre a continuidade ou não da greve e sobre a aceitação ou recusa de propostas e assinatura de acordos. Considerando que a greve é da categoria, contávamos e contamos com a participação de professores filiados e não filiados, o que não foi viabilizado pela Assembleia Extraordinária, convocada pela APUFSC-Sindical, para o dia 21/05, a qual a suspendeu arbitrariamente, e nem mesmo chegou a apreciar a proposta de votação eletrônica. Neste processo, temos acolhido a todos os colegas e dialogando inclusive sobre a importância da sindicalização, o que tem levado à ampliação do número de filiados.

O encaminhamento de uma votação eletrônica pela diretoria da APUFSC-Sindical, de maneira autoritária e anti-estatutária, pois não a submeteu à própria Assembleia Extraordinária que tinha convocado, para aceitar a proposta do governo e sair da greve, foi mais uma demonstração da irresponsabilidade e descaso da diretoria com a Universidade pública brasileira. Desde o começo do ano, essa mesma diretoria tem se manifestado, recorrentemente, contrária à luta nacional da categoria docente, que já deflagrou greve em praticamente 80% das 69 universidades do país.

Sobre estas questões, o Comando Local de Greve (CLG) destaca os seguintes fatos:

1) A Assembleia de Greve do dia 10 de maio – assembleia da APUFSC-Sindical conduzida pela diretoria e, na sequência, com condução delegada ao Comando Local de Greve – decidiu pela convocação de Assembleia Permanente de Greve a ser conduzida pelo CLG, formado por professores/as eleitos/as em Assembleia e contando com membros da diretoria do nosso sindicato;

2) Durante a vigência da Assembleia Permanente de Greve, com sessão já agendada e amplamente divulgada para o dia 20 de maio com a pauta de análise da proposta do governo, a diretoria da APUFSC – Sindical recebeu requerimento exclusivamente de filiados para a convocação de nova Assembleia com pauta semelhante e, ao invés de acatar ao requerimento encaminhando a essa Assembleia Permanente, decidiu sobrepor outra Assembleia somente para filiados convocada para o dia 21 de maio, com o claro intuito de dividir o movimento docente;

3) Na reunião do Comando Local de Greve, no dia 17 de maio, os presentes foram informados pelo presidente da APUFSC-Sindical sobre o requerimento de filiados para a convocação de Assembleia Extraordinária. O CLG respondeu lembrando que, por decisão da categoria e da instância máxima deliberativa do Sindicato, que estava marcada uma Assembleia em vigência e que as sessões dessa Assembleia Permanente de Greve estavam sendo convocadas pela própria Assembleia e conduzidas pelo CLG, conforme decisão da Assembleia do dia 10 de maio e por indicação da própria diretoria do sindicato – que compõe o CLG. Além disso, o presidente da APUFSC informou que respeitaria o calendário da greve, mas convocou Assembleia Extraordinária para o dia 21, mesmo dia e horário em que já estava agendada a audiência pública com a Reitoria da UFSC, organizada pelas três categorias, que iriam cobrar respostas da administração sobre a situação de desmonte da UFSC.

4) O Estatuto do sindicato, em seu Art. 15, explicita que a Assembleia Geral é o órgão máximo e soberano da APUFSC-Sindical, podendo decidir sobre todos os assuntos de interesse dos filiados. E a decisão da assembleia do dia 10 de maio foi de delegar ao CLG a condução de todos os assuntos da greve docente na UFSC. Portanto, a convocação da Assembleia do dia 21/05, feito pela diretoria, fere o Estatuto APUFSC-Sindical;

5) Ato contínuo da arbitrariedade da diretoria da APUFSC-Sindical, na Assembleia Extraordinária do dia 21 de maio, a diretoria manobrou na condução dos trabalhos, querendo impedir até mesmo que os docentes presentes pudessem discutir os assuntos da pauta daquela assembleia. Na base do autoritarismo, próprio da burocracia autoritária, se retirou da condução da mesa e da Assembleia e encaminhou uma votação eletrônica de forma antidemocrática e ilegítima, porque não realizou discussão sobre a proposta do governo e submeteu uma cédula que não foi apreciada e votada pela Assembleia, como preconiza o próprio Estatuto;

6) Após o abandono da mesa e da Assembleia do dia 21 pela diretoria, os docentes presentes, que estatutariamente compõem o órgão máximo e soberano da APUFSC-Sindical, decidiram por dar continuidade à pauta. Após debate, a categoria rejeitou, mais uma vez, a proposta do governo e aprovou a desautorização do Proifes em assinar qualquer acordo em nome da categoria docente em greve na UFSC. Além disso, essa primeira parte da Assembleia Extraordinária aprovou uma cédula para a votação eletrônica, que foi arbitrariamente desconsiderada pela diretoria da APUFSC-Sindical, que submeteu uma cédula elaborada por ela mesma cujo conteúdo demonstra a opção por atender à burocracia da Federação, sem nenhum compromisso com a categoria docente federal;

7) Além disso, durante três dias, a diretoria circulou pelos meios de comunicação do Sindicato somente a sua posição, favorável a aceitar a proposta do governo e pela saída da greve, sem dar lugar para o contraditório e para o debate aberto, sem liberar a lista das e dos filiados para representantes do Conselho de Representantes da APUFSC. Com isso, invisibilizaram a posição de grande parte dos sindicalizados e excluíram os docentes não sindicalizados de decidir sobre a proposta e sobre os rumos do movimento;

8) Pela forma e conteúdo que tornaram ilegítima e anti-estatutária, a votação eletrônica não é a definidora dos rumos da greve docente na UFSC. O legítimo espaço para definição sobre quaisquer assuntos da greve é a Assembleia Permanente, que terá sessão na próxima terça-feira, 28/05, as 9h30min, no Auditório Garapuvu do Centro de Eventos da UFSC;

9) Assembleia Permanente de Greve, para todos os docentes da UFSC (sindicalizados e não sindicalizados), legitimamente convocada em Assembleia anterior e conduzida pelo Comando Local de Greve no dia 20 de maio, com a presença de 330 docentes, rejeitou por unanimidade a proposta do governo e não autorizou o Proifes a assinar o “acordo” em nosso nome, considerando que:

a) O governo respondeu parcialmente, e de forma insuficiente, a apenas dois itens da nossa pauta, em relação ao reajuste salarial e aspectos da carreira, sem apresentação de termo de acordo;

b) Sobre reajuste salarial, mantém ZERO % para 2024 e não atende os 22,71% reivindicados a serem pagos em 2024, 2025 e 2026;

c) Em relação à carreira, não há uma proposta de reestruturação, mas ajustes pontuais com alguns índices remuneratórios diferenciados e mudanças em steps, o que mantêm as desigualdades e hierarquia entre os diferentes níveis e classes;

d) Os aposentados estão excluídos da proposta – sendo estes mais da metade dos filiados da Apufsc. Não há nenhuma indicação do governo em assumir compromisso que cesse o desconto previdenciário e os reenquadre no lugar relativo ao topo da carreira no momento da aposentadoria;

e) Até o atual momento, o governo não apresentou nenhuma proposta em relação à recomposição do orçamento das universidades. Segundo a Andifes, seriam necessários ao menos 2,6 bilhões de reais para fechar as contas do ano, o que já é um valor defasado pela inflação e não recupera o orçamento pelo menos desde 2015, que permitiria a melhoria efetiva e expansão das IFES. A “recomposição” anunciada nas mídias, de 347 milhões (e fruto da pressão da própria greve em curso) é apenas a devolução do corte realizado, o que é 15% do valor necessário para recuperar minimamente a manutenção das IFES.

10) Mesmo na ausência de uma proposta concreta e por escrito, já que o governo apenas entregou uma apresentação com onze slides e com aspectos claramente insuficientes para estabelecer de fato negociação, o Proifes já está pronto para assinar este simulacro de acordo com o governo na segunda-feira (27/05). Sobre esta federação à qual APUFSC-Sindical está filiada, devemos lembrar que esta não tem legitimidade para falar em nome da categoria docente, já que dela fazem parte uma maioria de sindicatos cartoriais (que sequer estiveram em greve). Das 5 universidades que possuem representação sindical vinculadas a esta federação, quatro estão em greve docente e dessas três recusaram a atual proposta do governo, assim como a Assembleia Permante de Greve dos Docentes da UFSC.

Por fim, a greve nacional da categoria docente segue – em âmbito nacional e local – e a grande maioria das assembleias de docentes das Instituições Federais de Ensino está rejeitando a proposta do governo e indicando a continuidade da greve. A força da nossa mobilização é fundamental para pressionar o governo a negociar os pontos da pauta de reivindicações não atendidos, em especial a recomposição do orçamento das Universidades.

Na próxima terça-feira, teremos a continuidade da Assembleia Permanente de Greve Docente para avaliação da conjuntura e da greve docente na UFSC e a presença de toda a categoria é fundamental. Convidamos as e os professores da categoria (sindicalizada ou não) a participarem da agenda das atividades de semana:

Dia 27/05, segunda-feira, às 13h30min – Assembleia Unificada, na tenda em frente a Reitoria

Dia 28/05, terça-feira, às 9h30min – Assembleia Permanente de Greve Docente, no Auditório Garapuvu;

Dia 28/05, terça-feira, às 14h – Reunião do CUn.

Dia 29/05, quarta-feira, às 14h – Apresentação de documentário e debate sobre a previdência do servidor público, no Hall da Reitoria.

Comando Local de Greve dos Docentes da UFSC

Florianópolis, 25 de maio de 2024

Tags: UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Suspensão do calendário acadêmico é pauta do Conselho Universitário nesta quarta

27/05/2024 16:21

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (CUn/UFSC) promove uma sessão extraordinária nesta quarta-feira, 29 de maio, às 9h, em formato híbrido: presencialmente, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) e, virtualmente, por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional, para os conselheiros. Segue a ordem do dia:

1.1. Processo nº 23080.024508/2024-31;
Requerente: Renato Ramos Milis;
Objeto: Apreciação da solicitação de suspensão do calendário acadêmico
de 2024;
Relatoria: Conselheiro Edgar Bisset Alvarez.

Mais informações pelos telefones (48) 3721-7302 | (48) 3721-7303 ou pelo e-mail cun@contato.ufsc.br

Tags: Calendário Acadêmicoconselho universitárioCUnsessão extraordináriaUFSC

Nota de Pesar: falece o professor aposentado Polidoro Ernani de São Tiago Filho, do CTC

27/05/2024 12:10

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Polidoro Ernani de São Tiago Filho, no último sábado, 25 de maio. Polidoro atuava no Departamento de Engenharia Elétrica, do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC. O professor Polidoro tinha 80 anos de idade.

Polidoro ingressou como professor na UFSC em 1968 e lecionou ao longo de 35 anos, se aposentando em 2003. Atuou como voluntário por vários anos após sua aposentadoria. Era filho do médico Polydoro Ernani de São Thiago, também docente que ajudou a fundar a faculdade de Medicina da UFSC, além de ter inaugurado e sido primeiro diretor do Hospital Universitário que hoje carrega seu nome.

Os serviços funerais ocorreram no sábado, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.

A comunidade universitária honra a memória do professor Polidoro e solidariza-se com a família e amigos neste momento de perda.

Tags: CTCNota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Estudantes do projeto Level Up da UFSC vencem o Startup Weekend Floripa 2024

24/05/2024 20:33

Estudantes criaram plataforma voltada para a educação de segurança cibernética. Foto: Divulgação

Estudantes do projeto Level Up da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) venceram o Startup Weekend Floripa 2024, promovido entre sexta-feira e domingo, 17 e 19 de maio, no Sapiens Park, em Florianópolis. O evento reuniu empreendedores que foram desafiados a transformar ideias em negócios viáveis em apenas 54 horas. O Level Up é um projeto da Universidade que prepara os acadêmicos para o desenvolvimento de soluções inovadoras e conta com o apoio do Departamento de Inovação (Sinova) da UFSC. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre Inteligência, Gestão e Inovação (IGTI) do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Durante o Startup Weekend, os alunos criaram a startup CyberSure, que se destacou pelo desenvolvimento de uma plataforma voltada para a educação de segurança cibernética dos colaboradores  de empresas. A equipe apresentou uma solução que combina tecnologia e metodologia gamificada para proteger dados das empresas e informações pessoais. Em apenas dois dias, a equipe conseguiu clientes que se interessaram pela solução, fechando cinco contratos equivalentes a aproximadamente R$ 12 mil.

Durante o evento, os participantes passaram por uma maratona intensa de trabalho, contando com a orientação de mentores experientes e a colaboração de outros participantes. A equipe CyberSure foi composta pelos estudantes do curso de Sistemas de Informação: Rafael Vieira Ferreira, Pedro Lara Heuser, Arthur Alexandre Schurhaus Hermes Rosa, Nicholas Derham e Nícolas Michielon Cunha. Participaram ainda da equipe Gustavo Accetta, Stefana Baumgarten, Yuri Lourenço Ribeiro e Júlia Magalhães. A equipe contou também com apoio remoto do professor Mauro Junior.
(mais…)

Tags: equipeestudantesIGTIinovaçãoLevelUPPrêmioSinovastartupStartup Weekend FloripaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Conselho Universitário da UFSC promove sessão ordinária nesta terça-feira, 28 de maio, às 14h

24/05/2024 19:38

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza uma sessão ordinária nesta terça-feira,  28 de maio, a partir das 14h, em formato híbrido. A sessão é aberta à comunidade universitária e será realizada no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos.

A ordem do dia será a seguinte:

1. Apreciação e deliberação acerca das atas das seguintes reuniões:
1.1. Sessão extraordinária de 14 de novembro de 2023;
1.2. Sessão extraordinária de 17 de novembro de 2023; e
1.3. Sessão ordinária de 26 de março de 2024.

2. Expediente:
2.1. Justificativas de ausência das/dos conselheiras/conselheiros;
2.2. Pedidos de participação;
2.3. Comunicações da presidência; e
2.4. Proposições para alteração da ordem do dia.

(mais…)

Tags: atletasconselho universitárioGreveingressosessão ordináriaSessão Ordinária do Conselho Universitáriosuspensão de calendárioUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Como se atualizar sobre a greve de Técnicos-Administrativos em Educação da UFSC

24/05/2024 17:22

A greve dos servidores Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) impacta serviços da Universidade. O movimento foi deflagrado pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (Sintufsc), em 11 de março. O Sintufsc mantém comunicação sobre seus atos, chamadas para assembleias e outras informações voltadas ao cotidiano do movimento.

O site da Reitoria da UFSC publica informações sobre as mesas de negociação de pautas locais ou outras questões referentes aos debates envolvendo a paralisação que envolvam diálogo com a administração central. O portal UFSC.br, conforme política editorial disponível no site da Agência de Comunicação (Agecom), está voltado para os impactos dos movimentos no cotidiano da vida acadêmica, como interrupções em serviços essenciais.
(mais…)

Tags: Biblioteca Universitária da UFSC (BU)Colégio de AplicaçãoGreveparalisaçãoservidores técnico-administrativos em EducaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

‘III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica E Pós-Humanos’ ocorre na UFSC de 13 a 15 de agosto

24/05/2024 16:26

Os programas de Pós-Graduação em Linguística e de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) organizam o III Colóquio Internacional Antropoceno, Biopolítica e Pós-Humanos com o tema Novas materialidades. O evento ocorre entre 13 e 15 de agosto, das 10h às 18h, de forma online pelo YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link até 12 de agosto. Haverá emissão de certificado de 26 horas.

O colóquio reúne pesquisadores do Brasil, de Portugal, da Espanha e da Colômbia para problematizar a produção de vértices entre a situação da agência humana na Terra e as práticas de exceção e de racialização que levam em consideração as relações entre vida, tecnologia, humanos e não-humanos.

Confira a programação:

13 de agosto

  • 10h | Conferência
  • 14h | Mesa 1 | Tecnogêneros, Tecnoprazeres
  • 17h | Palestra 

14 de agosto

  • 9h | Palestra
  • 10h | Mesa 2 | Material, Discursivo, Político
  • 14h | Mesa 3 | Antropoceno, Geontopoder
  • 16h30min as 19h | Sessões De Comunicação Oral
  • 19h | Palestra

15 de agosto

  • 10h | Mesa 4 |Narrativas E Fabulações
  • 14h | Mesa 5 |Intra-Ações Por Vir
  • 16h | Mesa 6 | Encerramento |Tecnobiopolíticas do Hiv

O evento é realizado em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia e o Projeto Pós-Humanismo e Humanidades Digitais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Mais informações e a programação completa disponível no site no evento.

Tags: AntropocenoColóquio Internacional Antropocenopós-humanosPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências HumanasUFSCUnicampUniversidade Federal de Santa Catarina

Nota de Pesar: falece Leonardo Lauck, professor aposentado do Departamento de Física

24/05/2024 09:59

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Leonardo Lauck, aos 75 anos, na última segunda-feira, 20 de maio, vítima de câncer. Lauck atuou no Departamento de Física do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM) entre 1977 e 2009, somando 32 anos de docência na UFSC.

Lauck graduou-se em Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e, após ingressar na UFSC como professor, concluiu seu mestrado em Física na Universidade em 1981  e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1990. Em sua atuação como professor, teve foco na área de física geral e sistemas fora de equilíbrio.

Os serviços funerais foram realizados no dia 21 de maio.

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos do professor Leonardo Lauck neste momento de dor.

Tags: CFMNota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Farmácia Escola UFSC recebe doações de medicamentos para o Rio Grande do Sul

24/05/2024 08:57

Foto: Pixabay

A Farmácia Escola UFSC, localizada em Florianópolis, atualmente recebe, como ação solidária emergencial, doações de medicamentos para serem destinados aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As doações podem ser entregues no local, que fica no campus da Universidade no bairro Trindade, na Rua Delfino Conti, próximo ao Banco do Brasil (ver mapa), às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

>> confira as orientações da Farmácia Escola UFSC antes de realizar sua doação

Os medicamentos mais solicitados são:

  • Analgésicos e antipiréticos, como Dipirona e Paracetamol;
  • Analgésicos opióides, como Codeína e Tramadol;
  • Antibióticos para leptospirose e outras condições, como Doxiciclina, Amoxicilina + Clavulanato, Azitromicina, Penicilina G Cristalina, Ampicilina, Ceftriaxona, Cefotaxima;
  • Antiparasitários, como Albendazol, Invermectina e Permetrina;
  • Antidiabéticos orais, como Glibenclamina e Metformina;
  • Medicamentos que atuam sobre o sistema cardiovascular e renal, como Amiodarona, Anlodipino, Atenolol, Captopril, Carvedilol, Enalapril, Espironolactona, Furosemida, Hidroclorotiazida, Isossorbida, Losartana, Metildopa, Propranolol e Verapamil;
  • Materiais como esparadrapo, gazes, máscaras, luvas e soro para reidratação.

Não se recomenda doar:

  • Medicamentos vencidos;
  • Pomadas, cremes, xaropes e soluções (como colírios) com embalagem aberta ou com vazamentos;
  • Medicamentos em que não se possa identificar o nome, concentração, lote, validade e laboratório produtor;
  • Medicamentos que apresentem aparência desagradável, alterações da cor ou do cheiro originais, quebrados ou danificados;
  • Medicamentos que exijam condições especiais de armazenamento (como aqueles que precisam ser guardados em geladeira).

A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio à assistência farmacêutica em situações de calamidade pública. As doações irão para o estado gaúcho por meio de parceria com docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que está recebendo os medicamentos em Porto Alegre. Além disso, a Farmácia Escola UFSC conta com o apoio da Federação Internacional de Farmacêuticos (FIP), no provimento de materiais técnicos para este tipo de operação.
(mais…)

Tags: CCScheias no Rio Grande do Suldoação de medicamentosFarmácia EscolaUFSCUFSC SolidáriaUniversidade Federal de Santa Catarina

Comunidade universitária faz audiência pública com a Reitoria sobre orçamento da UFSC

22/05/2024 17:08

Reunião ocorreu no hall da Reitoria, em Florianópolis. Foto: Julia Dias/Agecom/UFSC

Estudantes, técnicos administrativos e docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram nesta terça-feira, 21 de maio, de uma audiência pública com o reitor, a vice-reitora e integrantes da gestão. A reunião, realizada no saguão do prédio da Reitoria, foi convocada pelo comando unificado de greve das três categorias. O tema principal da convocatória foi o orçamento da universidade, mas os participantes abordaram também temas como a manutenção da infraestrutura, bolsas e auxílios estudantis.

Na audiência, o comando local de greve de docentes e de Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) entregou ao reitor uma solicitação de que seja pautada na próxima reunião do Conselho Universitário (CUn) a suspensão do calendário acadêmico de 2024. O presidente do CUn está encaminhando pela inclusão desse ponto na pauta da reunião do conselho marcada para a próxima terça-feira, 28 de maio.

A mesa da reunião foi formada por representantes da Associação de Pós-graduandos (APG), do Diretório Central de Estudantes (DCE) e dos comandos de greve de professores e TAEs. Após uma fala inicial de cada um desses representantes, foram convidados para a mesa o reitor, Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, além do superintendente de Orçamento da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), Luiz Victor Pittela Siqueira.

(mais…)

Tags: audiência públicaComando de Grevecusteiocusteio da UFSCdespesasgestãoGreveorçamentoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC na mídia: professor fala sobre formação acadêmica e cenário de investimentos nas universidades

22/05/2024 15:21

O professor Alberto Lindner, docente do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), concedeu entrevista ao Eslen Podcast, publicação voltada a debates sobre o mundo acadêmico. No vídeo divulgado na última terça-feira, 21 de maio, o docente da UFSC comenta diversos assuntos, como o contexto histórico do início das universidades brasileiras, o letramento científico da população e a importância do ensino médio e fundamental na formação acadêmica das diferentes gerações.

Na conversa, Lindner fala também acerca de grandes expoentes brasileiros na ciência, como Fritz Muller, Carlos Chagas e César Lattes. O professor cita Carl Sagan, autor do livro O mundo assombrado pelos demônios e um dos maiores divulgadores do saber científico das últimas décadas, ao abordar a relação do homem com a ciência: “A ciência está naturalmente na gente; essa busca do conhecimento através de metodologia com base em evidência. Somos, naturalmente, cientistas. Assim, temos que aproveitar o que está no nosso DNA e tentar fazer essa mudança cultural”, pondera na entrevista.

O Eslen Podcast é apresentado por Eslen Delanogare, mestre e doutor em Neurociências pela UFSC. Nas redes sociais, ele acumula cerca de 1,7 milhão de seguidores e trata, entre outras discussões, sobre aspectos relacionados ao conhecimento humano.

> Confira a entrevista completa:

Tags: UFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina

Pós-Graduação em Engenharia Química da UFSC abre seleção para Mestrado e Doutorado

22/05/2024 12:47

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Química. O edital, lançado pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PósENQ),  se refere ao terceiro trimestre letivo de 2024. As inscrições estarão abertas até 26 de julho, e os candidatos interessados devem preencher o Formulário de Inscrição disponível no site http://inscricao.ppgenq.ufsc.br. Além disso, devem elaborar um Plano de Estudos, sem a identificação pessoal, contendo no máximo cinco mil caracteres e seguindo as diretrizes expressas no edital.

A área contemplada na seleção é Temas de Estudo da Área de Concentração de Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos. O Programa oferece um total de 26 vagas para o Mestrado e 28 vagas para o Doutorado. O processo seletivo contempla vagas para ações afirmativas e é gratuito. Mais informações sobre a distribuição dessas vagas podem ser encontradas no site do programa. O Programa de Pós-Graduacão em Engenharia Química está classificado com nota máxima junto à Capes.

Tags: doutoradomestradoPós-Graduação em Engenharia QuímicaPósEnqprocesso seletivoTemas de Estudo da Área de Concentração de Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos

Atingidos por crise climática devem ter condição de refugiados, dizem pesquisadoras da UFSC

22/05/2024 10:24

Porto Alegre, RS, Brasil 15/5/2024. Foto: Alex Rocha/PMPA

O conceito de refugiados climáticos tem repercutido no debate público desde o episódio histórico das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio, deixando milhares de pessoas desabrigadas. No dia 21 de maio, por exemplo, havia 72 mil pessoas fora de casa e 839 abrigos cadastrados no Observatório de Desenvolvimento Social.

“Um refugiado climático pode ser tanto aqueles que saem dos seus locais de residência antes de acontecer um evento extremo, como forma de precaução, como aqueles que se veem obrigados a sair por conta das consequências de eventos extremos, por perderem sua moradia”, explica a pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Iris Engelmann, doutoranda em Direito e Integrante do Observatório de Justiça Ecológica (OJE).

O assunto, no entanto, está longe de um consenso entre os especialistas no mundo. Isso porque, para ser oficialmente um refugiado, o indivíduo precisa preencher os requisitos do Estatuto do Refúgio, no Brasil regido pela Lei nº 9.474/1997. “Esses requisitos não abrangem as causas ambientais”, explica Iris.

A legislação internacional também sofre da mesma carência. A pesquisadora Thaís Pertille defendeu, em 2023, uma tese sobre o direito humano ao equilíbrio climático. Ela explica que as normas exigem o critério de perseguição para que uma pessoa se enquadre na possibilidade de refúgio. “Defensores e pesquisadores de Direitos Humanos defendem uma ampliação para que pessoas que sofram grandes violações de direitos humanos também possam ter as prerrogativas do instituto do refúgio reconhecidas. Dessa forma, aqueles que migram por questões ambientais e climáticas seriam albergados”, pontua.

O trabalho de Thaís, que também integra o OJE, foi orientado pela professora Letícia Albuquerque e defende o Direito Humano ao Equilíbrio Climático. Hoje, segundo ela, com os mecanismos em curso, as pessoas atingidas e impactadas pelas cheias acabam por depender de medidas de proteção adotadas pelo Estado.

“Essas pessoas hoje legalmente não estão albergadas pelo instituto do refúgio e dependem de ações do próprio governo e comunidade local para receber algum tipo de apoio. Se fossem reconhecidas enquanto refugiadas conforme o instituto jurídico, seria possível ampliação da responsabilidade internacional”, diz.
(mais…)

Tags: cheias no Rio Grande do Sulcrise climáticaecologiaenchenteextremos climáticosmeio ambienteObservatório de Justiça Ecológicarefugiados climáticosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Minuta de política de enfrentamento ao assédio moral na UFSC está disponível para consulta pública

21/05/2024 18:38

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) disponibilizou para consulta pública a minuta da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento pode ser acessado no  site do governo federal. A minuta deve ficar disponível para consulta pública por 60 dias. Após esse prazo, será encaminhada ao Conselho Universitário, quando a resolução será discutida e posta em votação.

Para participar da consulta pública, é preciso estar logado na plataforma gov.br.

Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina é um documento que define, por exemplo, como serão recebidas e tratadas as denúncias na UFSC. Também estabelece, em sua minuta, a criação de uma comissão intersetorial permanente que trabalhará na prevenção ao assédio moral. O documento também dá outras providências e traz um anexo com o esquema de atendimento aos casos de assédio moral.

Tags: assédio moralconselho universitárioconsulta públicaCUnestudantesminutaparticipa.brProdegespProfessoresservidoresUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC na mídia: professoras falam sobre importância da ciência frente aos extremos climáticos

21/05/2024 14:09

As professoras da Universidade Federal de Santa Catarina, Regina Rodrigues, de Oceanografia, e Marina Hirota, do departamento de Física, falaram sobre os extremos climáticos e o papel da ciência como aliada do poder público na busca por soluções às cidades em reportagem da NSC TV. Ambas são referências nos estudos de clima, com pesquisas recentes sobre o assunto e participação em eventos mundiais como as conferências de clima.

“As pesquisas climáticas já vêm mostrando esse aumento de extremos. A região sul do país é propícia a esses extremos e as projeções já indicavam que a gente ia ter um aumento tanto de chuvas excessivas, como até de seca”, explicou Regina. Para lidar com o cenário, segundo a reportagem, é necessário planejamento. “Os extremos já estão aí. A gente tem que trabalhar mais proximamente com os tomadores de decisão para disponibilizar informação para que eles possam usar e fazer planos da melhor forma possível”, disse Regina, reforçando que as decisões devem ser tomadas com base na ciência.

A professora Marina Hirota também destacou o papel da ciência no processo de planejamento das cidades. “A gente precisa efetivamente de pessoas que estão estudando a ciência do clima e como as pessoas respondem esses extremos”, disse. Hirota também defendeu as pesquisas em ciências humanas, como a antropologia, para entender como a população está lidando com esses extremos.

Tags: extremos climáticosUFSC na mídia

UFSC ganha Microfone de Ouro da Acaert; estudantes também são premiadas

21/05/2024 13:09

UFSC recebeu Microfone de Ouro em premiação da Acaert (Divulgação Acaert)

A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão de Santa Catarina (Acaert) considerou a Universidade Federal de Santa Catarina a melhor instituição na 12ª edição do Prêmio Acaert/ Microfone de Ouro, um dos mais reconhecidos da radiodifusão catarinense. Além disso, estudantes de Jornalismo da UFSC venceram as três categorias direcionadas a universitários de jornalismo:  Melhor Podcast; Melhor Matéria TV e Melhor Matéria de Rádio. O evento de premiação foi realizado nesta segunda-feira, 20 de maio, em Florianópolis, e reconheceu 31 profissionais referência nas áreas de publicidade e jornalismo em rádio e televisão.

O podcast Interesses cruzados, de Camila Borges, fala sobre o plano diretor de Florianópolis e foi considerado o destaque entre outros entre cinco finalistas, com orientação da professora Valci Regina Mousquer Zuculoto. Já Suzan Naiara Rodrigues foi destaque em matéria de televisão com Até quando eu te espero?, que fala sobre a problemática dos desaparecidos, com orientação de Melina AyresMaitê Silveira Cardoso completou a lista de premiadas com a melhor matéria de rádio, intitulada Aqui os pássaros cantam, sobre a resistência palestina em Florianópolis, também orientado pela professora Valci.

Além dos prêmios aos estudantes, a UFSC foi reconhecida na categoria melhor instituição acadêmica e recebeu o Prêmio Microfone de Ouro, com a maior média entre as notas dos finalistas. A premiada Camila Borges recebeu o troféu em nome da universidade.

A edição de 2024 do Prêmio Acaert recebeu mais de 900 trabalhos de todas as regiões de Santa Catarina e bateu o recorde de inscrições para o Prêmio. As 31 modalidades se dividem em quatro categorias: Profissionais de Rádio, Televisão, Agências de Propaganda e Acadêmicos em Comunicação. Dentre os inscritos, cinco finalistas foram selecionados por um júri de profissionais catarinenses da comunicação. Em seguida, os trabalhos foram analisados por um júri nacional de especialistas.

Confira a relação dos premiados.

Tags: AcaertJornalismo UFSCMicrofone de OuroPrêmio de Jornalismo Acaert

Laboratório de Moluscos Marinhos da UFSC disponibiliza sementes de ostras para comercialização

21/05/2024 08:08

O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC), comunica a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Professor Elpídio Beltrame (Servidão dos Coroas, 503, Barra da Lagoa). Encontra-se disponível para venda um lote de 2.400.000 sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 35,00 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.

Mais informações pelo número (48) 3721 2709 ou pelo e-mail lmm.cca@contato.ufsc.br.

Tags: Centro de Ciências AgráriasLaboratório de Moluscos MarinhosLMMsementes de ostras do pacífico
  • Página 1 de 3
  • 1
  • 2
  • 3