Termina nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o prazo para inscrições nos processos seletivos destinados a preencher vagas suplementares destinadas para indígenas, quilombolas e negros. Na mesma data, também encerra o prazo para os candidatos que pretendem concorrer aos cursos de Pedagogia Bilíngue (IFSC), Letras Libras (UFSC) e Educação do Campo – Área das Ciências da Natureza e Matemática. À exceção das vagas destinadas a negros e pardos, as demais serão preenchidas por meio de uma prova, marcada para 29 de janeiro, em uma única etapa.
Indígenas e quilombolas
Os indígenas, residentes no Brasil e territórios transfronteiriços, poderão concorrer a 22 vagas suplementares que serão preenchidas de acordo com a classificação geral desses candidatos. Há o limite máximo de três vagas por curso. Para os quilombolas, são destinadas nove vagas suplementares que serão preenchidas de acordo com a classificação geral desses candidatos, observado o limite máximo de uma vaga por curso.
As inscrições para os indígenas e quilombolas são gratuitas e poderão ser feitas até no site suplementares2023.ufsc.br. A prova desse processo será realizada em 29 de janeiro, das 14h às 18h, e envolverá 30 questões objetivas e uma redação. As provas serão aplicadas em Florianópolis, Palhoça (Grande Florianópolis), Xanxerê (Região Oeste), José Boiteux (Vale do Itajaí) e Curitibanos (Região Serrana).
Letras Libras (UFSC) e Pedagogia Bilingue (IFSC)
Para os candidatos aos cursos de Pedagogia Bilíngue (IFSC) e Letras Libras (UFSC), a taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deve ser feita nos sites ifsc.edu.br/pedagogiabilingue ou vestibularlibras2023.ufsc.br. Para o curso de Pedagogia Bilíngue, são ofertadas 20 vagas pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Para Letras Libras, bacharelado e licenciatura, há 40 vagas na Universidade Federal de Santa Catarina.
Cada candidato terá direito a escolher apenas uma opção, independente da instituição. A prova, com 30 questões e uma redação escrita, ocorre em 29 de janeiro, das 14h e às 18 horas. As provas serão aplicadas em Florianópolis e Palhoça.
Educação do Campo
O processo seletivo para Licenciatura em Educação do Campo – Área das Ciências da Natureza e Matemática visa ao preenchimento de 50 vagas. O curso é presencial, com a metodologia da alternância. Isso significa que aluno terá aulas no campus da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis, e atividades de vivência e estágio nas comunidades e escolas do campo, prioritariamente em um dos municípios da Grande Florianópolis ou nos municípios de Paulo Lopes, Garopaba e Angelina.
A taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deve ser feita pelo site educacaodocampo2023.ufsc.br. As provas serão aplicadas em 29 de janeiro, das 14h às 18h, em Florianópolis e Palhoça. Serão 30 questões e uma redação.
Vagas suplementares para negros e pardos
As inscrições para este processo são gratuitas e estão disponíveis no site suplementaresnegros2023.ufsc.br. Podem concorrer negros e pardos que tenham participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2020, 2021 ou 2022 e que tenham obtido a pontuação mínima especificada no item 3.2 no edital, disponível no site suplementaresnegros2023.ufsc.br. Caso o candidato informe a participação em mais de uma edição do Enem, será considerada a edição em que ele satisfizer os requisitos mínimos e possuir melhor pontuação, de acordo com as regras do edital.
São oferecidas duas vagas em cada um dos cursos da UFSC. constantes no anexo “Quadro geral de cursos e vagas” do edital. O resultado deste processo seletivo será divulgado no site suplementaresnegros2023.ufsc.br depois de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizar os resultados do Enem 2022.
Cuidados sanitários e uso de máscara
O uso de máscara durante a prova será opcional. Será exigido o comprovante de vacinação contra a covid ou o teste negativo feito 72 horas antes do dia da prova.
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibiliza atendimento telefônico para esclarecer dúvidas pelo (48) 3721-9951 (9h às 17h) e pelo e-mail coperve@coperve.ufsc.br.