UFSC sedia encontro na semana internacional de Direitos Humanos

29/11/2022 12:25

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, entre os dias 7 e 8 de dezembro, o II Encontro Memória e Direitos Humanos, no Centro de Cultura e Eventos do campus de Florianópolis. Organizado na semana internacional de direitos humanos, o evento contará com apresentação de trabalhos, debates e conferências sobre o tema em Santa Catarina, no Brasil e na América Latina, além de apresentações artísticas e feira do livro. Serão abordados os direitos linguísticos, indígenas e da comunidade LGBT, migrações, movimento negro, ditadura militar, educação, violências e arte na defesa dos direitos humanos.

Promovida pelo Instituto Memória e Direitos Humanos UFSC/UDESC, este segunda edição tem como tema geral Direitos humanos e democracia em Santa Catarina: lutas e protagonistas. De acordo com os organizadores, a programação foi pensada de modo a mesclar reflexões e avaliações de atores universitários, escolares, sociais, jurídicos e das artes sobre o estado das políticas públicas em direitos humanos em Santa Catarina e no Brasil.

“Compreendemos que a consideração das vivências das populações negras e indígenas, migrantes e refugiadas, mulheres, crianças, adolescentes e população LGBTQIAP+, pessoas com necessidades especiais, entre outros grupos vulneráveis, são essenciais na construção de um estado que respeite a diversidade, promova as culturas que o habitam e proteja plena e verdadeiramente os direitos humanos. Estimulamos o diálogo entre entidades acadêmicas, sociais e governamentais como forma de construir políticas públicas e organizar a memória sobre o passado e o presente político catarinense, que é parte da consolidação da democracia em toda a América Latina”, traz o texto de divulgação.

A programação está disponível neste link. A conferência de abertura será realizada em 7 de dezembro, às 18h10, com a participação de Deborah Duprat, procuradora federal dos direitos do cidadão do Ministério Público Federal entre 2016 e 2020, responsável por diversas ações junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) visando à proteção dos direitos humanos. O evento é presencial, aberto e gratuito. Não há taxa de inscrição. Para direito a certificado de 20 horas, o interessado deve participar de no mínimo 75% das atividades e se inscrever na página https://doity.com.br/encontro-imdh.

Mais informações no site imdh.ufsc.br/ii-encontro-memoria-e-direitos-humanos.

Tags: Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina