Fórum global inédito no país, UR22 começa com parceria da UFSC

30/11/2022 11:56

Cosmo Bloco, de Porto Alegre, foi atração cultural na abertura do UR22. Foto: Camila Collato/Agecom

Representantes de diferentes países se reuniram na abertura do Fórum Global Understanding Risk (UR22), na noite de segunda-feira, 28 de novembro, no P12 Parador Internacional, em Jurerê Internacional, em Florianópolis. O evento é inédito no Brasil e conta com parceria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante cinco dias, até a sexta-feira, 2 de dezembro, haverá conferências, palestras e debates a respeito das inovações e do compartilhamento de conhecimento sobre gestão de risco de desastres. O UR22 é organizado pela Prefeitura de Florianópolis, Banco Mundial e Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres (GFDRR), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Veja a programação completa no site do evento.

Inicialmente, a abertura do UR22 estava prevista para ocorrer na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, fortificação do século XVIII mantida pela UFSC, localizada na Praia do Forte. No entanto, o mau tempo fez com que a organização transferisse a cerimônia para o P12 Parador Internacional. A abertura começou pouco depois das 19h. O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, deu as boas-vindas iniciais aos presentes e agradeceu a todos os apoiadores, destacando o ineditismo no UR22 no Brasil. “Usem Florianópolis como case e tenham todos um bom evento”, finalizou.

Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, no UR22. Foto: Camila Collato/Agecom

Em seguida, o diretor para o Brasil do Banco Mundial, Johannes Zutt, ressaltou a importância da compreensão dos riscos para melhor enfrentá-los. Concluiu dizendo que estava muito feliz com o fato de o país estar recebendo o evento.

O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, lembrou como o estado de Santa Catarina já enfrentou diversos desastres naturais relevantes. Na sequência, Emiliano Rodriguez Nuesch, diretor da PACIFICO, agência de comunicação de riscos focada na resiliência urbana e redução do risco de desastres, falou sobre as diferentes percepções a respeito de tragédias e de como elas podem juntas contribuir para o aprendizado de todos.

Depois das primeiras falas, foram destacados 10 participantes que expuseram os assuntos de suas conferências. Parte da programação será no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo, na UFSC, no campus da Trindade, a partir de 1° de dezembro. Antes do encerramento do evento, o grupo Cosmo Bloco, de Porto Alegre, fez uma apresentação com dança, encenação e música. O Understanding Risk nasceu em 2010, a partir do reconhecimento de que a avaliação e a identificação de riscos de desastres são atividades que atravessavam setores e indústrias. Hoje forma uma comunidade de mais de 15 mil especialistas e profissionais de mais de 200 países.

Tags: evento internacionalfórum globalUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaUR22