Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta nova temporada de ‘O Círculo de Giz’ no Teatro Carmen Fossari

30/11/2022 15:15

O espetáculo O Círculo de Giz, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN), está em nova temporada a partir desta sexta-feira, 2 de dezembro, no Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC). A peça é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As apresentações ocorrem nos dias 2, 3 e 4 de dezembro  sexta, sábado e domingo , às 20 horas. A entrada é gratuita, e os ingressos são limitados. O público deverá retirar os ingressos no local, uma hora antes do início do espetáculo.

A montagem da peça O Círculo de Giz é uma homenagem do GPTN à eterna diretora Carmen Fossari, que estava preparando a apresentação. Ao dar continuidade ao trabalho da diretora, o Grupo reafirma o compromisso com a arte engajada e comprometida com o tempo atual.

Sobre a peça O Círculo de Giz:

Adaptação da obra de Bertolt Brecht “O Círculo de Giz Caucasiano”

Brecht escreveu O Círculo de Giz Caucasiano durante seu período de exílio nos EUA, ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. O texto revolucionário e poético perpassa temas como a disputa pela terra, a saga da criada heroína, o jogo de interesses envolvendo a eleição de um juiz, um casamento por conveniência, herança e maternidade, entre outros, que, pela extrema sutileza e críticas sociais, o fazem necessário e urgente. Duas comunidades que viviam em regime de cooperativas têm suas terras devastadas pelo exército de Hitler, e, ao final da guerra, ambas querem tomar posse de um vale produtivo para reconstruírem suas vidas. Surge a questão que permeia a obra: quem por direito deve possuir a terra?

Um grupo de teatro é chamado para representar uma peça em busca de uma reconciliação, dois narradores passam a contar uma velha lenda ambientada em uma cidade da União Soviética durante a guerra civil. Naquela cidade, o governador é morto durante uma rebelião, e toda sua comitiva precisa fugir, inclusive a nobre viúva que, na correria, esquece o filho pequeno. Uma jovem criada apieda-se da criança abandonada e, para protegê-la, assume sua maternidade aventurando-se pelas montanhas.

Passados alguns anos e a crise, a nobre retorna para reivindicar a posse do filho e da herança. O caso será julgado por um juiz que, eleito pelo povo, lida com as questões da justiça de forma bastante particular. De acordo com suas convicções, para resolver a disputa entre a nobre e a criada, ordena que façam um círculo de giz no chão e que coloquem o menino ao centro, posicionando-o entre as duas mulheres. Cada uma deverá segura-lo por um braço, puxando-o para fora do círculo, quem conseguir, será por direito sua verdadeira mãe.

Elenco:

Duração: 60 min.
Realização: DAC/Secarte/UFSC

Serviço:

O quê: apresentação do espetáculo teatral “O Círculo de Giz”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC
Quando: dias 2, 3 e 4 de dezembro | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC)
Quanto: gratuito – ingressos distribuídos uma hora antes do início da apresentação
Classificação: 14 anos

Tags: Carmen FossariDACGrupo Pesquisa Teatro NovoSeCArteteatroUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina