UFSC e MCTI lançam projetos de capacitação de professores

30/11/2022 17:16

Lançamento ocorreu em Brasília, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foto: divulgação

Foram lançados na tarde desta quarta-feira, 30 de novembro, dois programas voltados à capacitação de professores da Educação Básica, resultantes de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Seapc/MCTI): o LabRemotos e o RAEscolas. A cerimônia de lançamento ocorreu em Brasília, no pavilhão de exposição do Parque da Cidade, e fez parte da programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Os dois programas são frutos de projetos desenvolvidos no Campus de Araranguá da UFSC. O LabRemotos é baseado no InTecEdu, criado pelo Laboratório de Experimentação Remota da UFSC (Rexlab). Por meio dele, serão oferecidos cursos gratuitos, inéditos e com metodologia inovadora para professores de Educação Básica de todo o país. As atividades serão focadas em práticas inovadoras de materiais educacionais de robótica e utiliza ferramentas da chamada cultura maker – a cultura do “aprender fazendo” e do “faça você mesmo”.

Já o RAEscolas foi desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologias Computacionais da UFSC (LabTeC) e envolve a produção de artefatos com realidade aumentada e a capacitação de professores da Educação Básica. O projeto visa disseminar o uso de novas tecnologias educacionais no ensino de ciências nas escolas e conta com um repositório on-line de artefatos de realidade aumentada.

Projetos da UFSC Araranguá buscam capacitar professores para uso de materiais educacionais inovadores. Foto: divulgação

Tags: Campus AraranguáInTecEduLabRemotosLabtecMCTIRAEscolasRexLabUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina