Hospital Universitário comemora 45 anos de assistência e formação de profissionais da Saúde

30/04/2025 20:00

Maternidade é um dos serviços realizados pelo HU (Willian-Saldanha-CCS-Ebserh)

Neste 2 de maio, o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), completa 45 anos de funcionamento, tanto na assistência à saúde da população quanto na formação de profissionais das diversas áreas da Saúde. A data especial será celebrada na próxima terça-feira, 6 de maio, com uma programação que inclui exposição histórica, entrega de reforma e ampliação na UTI Adulto, solenidade com a participação do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e do vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Daniel Beltrammi.

O HU-UFSC é um hospital geral, habilitado para média e alta complexidade, com 25 habilitações em diversas especialidades, e atendimento exclusivo via Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 214 leitos ativos e realiza a cada ano, em médica, 10,7 mil internações, 96,5 mil consultas ambulatoriais, 611,6 mil exames ambulatoriais, 5,3 mil cirurgias ambulatoriais, 4,3 mil cirurgias em Centro Cirúrgico e 32 mil atendimentos de emergência.

A história do hospital remonta a meados da década de 1960. As obras tiveram início entre 1964 e 1965, e o hospital foi sendo gradativamente construído, com a participação da comunidade universitária, até a inauguração, em 1980, quando foi registrada a primeira internação.

Na fase inicial, foram instalados os leitos de clínica médica e de clínica pediátrica com seus respectivos ambulatórios. Em seguida, foram ativados o Centro Cirúrgico, a Clínica Cirúrgica I e a UTI Adulto. Em 1995, foi inaugurada a Maternidade, com as unidades de Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Ao longo dos anos, o HU-UFSC foi se tornando referência em patologias complexas, clínicas e cirúrgicas, com grande demanda na área da oncologia e cirurgias de grande porte, nas diversas especialidades.

Ebserh

Em 2016, o HU-UFSC passou a ser administrado pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), integrando, desde então, a maior rede hospitalar do Brasil, composta hoje por 45 hospitais universitários federais. A cada ano, cresce a capacidade, como resultado das boas práticas de gestão e do empenho dos profissionais que atuam na unidade. Hoje, o HU conta com 2.237 trabalhadores, sendo 1.038 empregados pela Ebserh, 832 servidores vinculados à UFSC pelo Regime Jurídico único (RJU), e 367 trabalhadores de empresas terceirizadas, que prestam serviços de apoio.

Ensino e Pesquisa

O HU-UFSC ofereceu, em 2025, um total de 96 vagas de ingresso, distribuídas nos 27 Programas de Residência, sendo 23 de Residência Médica, três de Residência Multiprofissional e um de Residência Uniprofissional. O hospital é, ainda, campo de prática para graduandos de diferentes cursos. Atualmente, estão em andamento no HU-UFSC 316 projetos de pesquisa.

Confira a programação especial em comemoração os 45 anos do HU-UFSC

6 de maio

11h – Apresentação Musical – Em frente ao Ambulatório do HU-UFSC
14h – Solenidade de abertura – Auditório Central do HU-UFSC – participação do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, e do reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza
15h – Confraternização 45 anos HU-UFSC – Refeitório do HU-UFSC – animação musical: Duda Medeiros – voz e violão

6 a 20 de maio

Exposição “Memórias que inspiram”, no hall de entrada do HU-UFSC

Tags: aniversárioEbserhHospital UniversitárioHospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São ThiagoHUHU-UFSC

Extensio publica primeira edição do ano

30/04/2025 17:08

A Extensio, Revista eletrônica de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UFSC, acaba de publicar a primeira edição desse ano. A Extensio é um periódico científico de circulação nacional e internacional  e está classificada como B1 no Qualis CAPES. É de natureza interdisciplinar, e tem como missão contribuir para a disseminação e promoção de conhecimentos em extensão.

Essa edição de abril apresenta a resenha crítica, intitulada Extensão universitária: transformação, inclusão e fortalecimento institucional no ensino superior, além de oito artigos nas temáticas de inclusão social, saúde, meio ambiente e preservação patrimonial.

“Esperamos que o conjunto de contribuições presente nesta edição da Revista Extensio inspire os leitores a refletir sobre a relevância social da extensão universitária e a importância de ações que promovam a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Que os oito artigos e a resenha crítica aqui apresentados possam ser fonte de ideias e conceitos para novas ações de extensão universitária, sempre visando a melhoria da saúde integral das comunidades”, assina o professor Narbal Silva, editor chefe do periódico, no editorial.

 

Tags: extensãoExtensioPeriódicoRevista eletrônica de extensão da Pró-Reitoria de Extensão

Divulga UFSC – 30/04/2025 – Edição 2338

30/04/2025 14:15
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 30/04/2025 – Edição 2338
Conselho Universitário avança debate para mudança de nome do campus da UFSC

Depois de mais de quatro horas de sessão ordinária, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu nesta terça-feira, 29 de abril, que irá votar, em nova reunião, as propostas de encaminhamento do relatório da Comissão da Memória e Verdade (CMV-UFSC). Entre as recomendações, está a retirada do nome do Campus de Florianópolis, batizado em homenagem ao primeiro reitor da instituição, João David Ferreira Lima. A CMV-UFSC apurou que Ferreira Lima colaborou com a ditadura civil-militar brasileira, denunciando membros da comunidade universitária. A sessão de terça-feira foi tomada por manifestações, lotando o Auditório da Reitoria, em Florianópolis. Continue a leitura>>.


Grupo de Orientação Profissional para reescolha de curso recebe inscrições de estudantes

O Laboratório de Informação e Orientação Profissional (Liop) da UFSC recebe inscrições de interessados em participar do Grupo de Orientação Profissional para Reescolha, direcionado a estudantes do ensino superior que estejam repensando suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Serão realizados cinco encontros semanais, às terças-feiras, das 17h30 às 19h30, com início em 6 de maio. Para se inscrever, acesse o formulário on-line. Continue a leitura>>>.

UFSC organiza seminário sobre saúde e segurança em contextos extremos e emergências

O III Seminário Fatores Humanos: saúde e segurança em contextos extremos e emergências, organizado pelo Laboratório Fator Humano da UFSC, será realizado nestes sábado e domingo, 2 e 3 de maio, no Sapiens Parque, em Florianópolis. O seminário trará para as palestras representantes das áreas de Psicologia, Medicina, Ciências Espaciais, Biologia, entre outros. Serão discutidas as mudanças climáticas e como elas influenciam as emergências e os desastres. Continue a leitura>>>.


Extensão

UFSC promove minicurso sobre ética em pesquisa e submissão de projetos na Plataforma Brasil

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa Sociedade, Família e Política Social (NISFAPS) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFSC promovem, em 9 de maio, o minicurso presencial Ética em pesquisa: como submeter seu projeto pela Plataforma Brasil ao sistema CEP/CONEP?. As inscrições devem ser feitas pelo sistema de inscrições da UFSC até 2 de maio. Continue a leitura>>>.

Distopia e censura na obra ‘1984’ são temas de curso online

O projeto Confiabilidade Informacional e Combate à Desinformação (Cidad) promove o curso Distopia e censura: Novafala e o 1984 de George Orwell. O curso será realizado em 5, 12, 19 e 26 de maio, das 19h às 21h, pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições podem ser realizadas até 3 de maio pelo formulário. Continue a leitura>>>.

Professora da UFSC disponibiliza curso de extensão de escrita criativa

O curso de extensão Escrever-Se: a escrita como ferramenta, ministrado pela professora Elisana de Carli, do Departamento de Artes da UFSC, está com inscrições abertas. O curso, que foca em escrita criativa, ocorre nos dias 5, 7 e 9 de maio, das 14h às 16h, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), sala Hassis. São disponibilizadas 20 vagas com público a partir dos 15 anos de idade. Continue a leitura>>>.

Workshop discute tecnologias para pessoas com diabetes

O Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da UFSC promove o workshop Tecnologias para diabetes em LivingLab: onde a tecnologia encontra a vida real, que reunirá profissionais de saúde, usuários finais e representantes da Anvisa, do Inmetro, de associações de diabetes e da indústria para discutir desafios e problemáticas enfrentadas com glicosímetro (sensor de monitoramento contínuo de glicose) e bomba de insulina. O evento está marcado para terça-feira, 6 de maio, às 14h, de forma virtual. Continue a leitura>>>.

Seminário internacional discute narrativas jornalísticas na era das plataformas

O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor/CNPq) e o Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (Genajor/CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC, organizam o I Seminário Internacional Plataformize a História: Narrativas Jornalísticas na Era das Plataformas de 5 a 9 de maio. O evento, que é totalmente remoto e gratuito, reunirá pesquisadores de Portugal e Espanha para debater como a plataformização impacta as narrativas jornalísticas contemporâneas, com transmissão pelo YouTube, sempre a partir das 9h. Continue a leitura>>>.


Cultura

Cinema e Alzheimer apresenta ‘Poesia’

O projeto Cinema e Alzheimer exibe o drama sul-coreano Poesia (2010), do diretor Lee Chang-dong, na segunda-feira, 5 de maio, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária Central da UFSC. A exibição é gratuita e aberta ao público. O evento contará com a presença da professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da UFSC, que debaterá o filme ao final da exibição. Continue a leitura>>>.

Últimos dias da exposição ‘Museu Menor: poéticas do arquivo de uma professora de arte’

Segue até sábado, 3 de maio, a exposição Museu Menor: poéticas do arquivo de uma professora de arte, no Museu da Escola Catarinense (Mesc), localizado no Centro de Florianópolis. A mostra apresenta desenhos infantis coletados pela professora e pesquisadora Fabíola Costa durante 20 anos de docência na disciplina de Artes do Colégio de Aplicação da UFSC. Continue a leitura>>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC noticias.ufsc.br

UFSC na mídia agecom.ufsc.br/clipping

Confira a programação da TV UFSC tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui. Contatos com a produção deste informativo: Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825 Acesse nossa Política Editorial Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.
Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Restaurante Universitário da UFSC na Trindade não abrirá para janta nesta quarta-feira, 30 de abril

30/04/2025 10:03

Restaurante Universitário do Campus Trindade. Foto: Carla Costa / Agecom / UFSC

O Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, localizado na Trindade, não irá abrir para janta nesta quarta-feira, 30 de abril, em virtude de uma paralisação dos trabalhadores terceirizados. A reclamação é pela falta de pagamento dos salários pela empresa contratada pela UFSC.

Os estudantes poderão se deslocar para o Restaurante Universitário do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Itacorubi, para fazer a refeição, de acordo com informações da Administração Central da UFSC. No entanto, não haverá oferta de transporte pela Universidade.

A Administração Central informou que todos os pagamentos para a empresa foram realizados e está em contato com os representantes para tentar resolver a situação o mais rápido possível.

* A notícia foi atualizada em 20/04/25, às 17h49, para inclusão da nova informação sobre a janta. Anteriormente, foi informado erroneamente que o restaurante serviria a refeição. 

Tags: PRAErestaurante universitárioRestaurante Universitário (RU)RUUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Conselho Universitário avança debate para mudança de nome do campus da UFSC

29/04/2025 23:14

Estudantes empunham cartazes com perseguidos políticos. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC

Depois de mais de quatro horas de sessão ordinária, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu nesta terça-feira, 29 de abril, que irá votar, em nova reunião, as propostas de encaminhamento do relatório da Comissão da Memória e Verdade (CMV-UFSC). Entre as recomendações, está a retirada do nome do Campus de Florianópolis, batizado em homenagem ao primeiro reitor da instituição, João David Ferreira Lima. A CMV-UFSC apurou que Ferreira Lima colaborou com a ditadura civil-militar brasileira, denunciando membros da comunidade universitária. A sessão de terça-feira foi tomada por manifestações, lotando o Auditório da Reitoria, em Florianópolis.

Para a próxima sessão, o professor Ubirajara Franco Moreno, que é o conselheiro-relator do processo que encaminha as recomendações da CMV-UFSC, deve acatar algumas propostas apresentadas ao final da reunião de terça-feira, revisando seu voto. Há ainda dúvidas de como deve ser conduzido o rito para o processo de retirada de homenagens concedidas pela UFSC. O professor Ubirajara defende, em seu parecer, que se deva respeitar o mesmo trâmite da concessão da honraria, considerando o princípio da simetria.

(mais…)

Tags: campus de FlorianópolisComissão Memória e VerdadeConselho Universitário (CUn)ditadura civil-militarFlorianópolishistóriaJoão David Ferreira Limanome do campusreitorUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 29/04/2025 – Edição 2337

29/04/2025 15:20
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 29/04/2025 – Edição 2337
Projeto de extensão da UFSC publica cartilha sobre segurança alimentar e combate à fome no Brasil

A Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Santa Catarina (TearSAN/UFSC), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), lançou a cartilha Sisan: o sistema que garante a segurança alimentar e combate à fome no Brasil. O material é uma ferramenta para instruir a entrada dos municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), estruturando ações e políticas que garantem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). A cartilha propõe um passo a passo de como os municípios podem aderir e implementar o Sisan e apresenta as vantagens e as oportunidades para aqueles que aderirem, como apoio técnico e possibilidades de financiamento. Continue a leitura>>>.


UFSC publica novas chamadas do Vestibular, SiSU, reopção de curso e processo seletivo quilombola

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou novas chamadas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025, da Reopção de Curso, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Processo Seletivo Licenciatura Escolar Quilombola EaD-UFSC 2025. Os candidatos convocados devem realizar, de forma on-line, a solicitação de matrícula acessando o site do Sistema de Matrícula – no período de 29 de abril a 5 de maioContinue a leitura>>>.

Documentário ‘Garbo: a elegância é coletiva’ retrata cooperação entre pescadores e golfinhos em Laguna

O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração do Sistema Estuarino de Laguna e Adjacências (Peld Sela) da UFSC realiza o lançamento do documentário Garbo: a elegância é coletiva, nesta quarta-feira, 30 de abril, às 18h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Garbo mergulha em um fenômeno raro que acontece entre pescadores locais de tarrafa e golfinhos na cidade de Laguna (SC). Continue a leitura>>>.


Gestão

Curso sobre saúde mental de estudantes recebe inscrições

O Programa de Formação Continuada (Profor) da UFSC promove o curso Sofrimento psíquico e saúde mental de estudantes na Universidade, voltado a servidores docentes e técnico-administrativos, a partir de 5 de maio. On-line e síncrono, o curso será ministrado por Lucas Emmanoel de Oliveira,  psicanalista, pesquisador, chefe do Serviço de Acolhimento a Vítimas de Violências (SEAVis) e coordenador do Comitê para a Implementação da Política de Saúde Mental na UFSC. Os encontros serão realizados às segundas-feiras, das 14h às 17h. As inscrições vão até 1º de maio. Continue a leitura>>>.

Grupo de Apoio à Amamentação promove encontro nesta quarta

O Serviço de Apoio à Amamentação (Saam) da UFSC promove um encontro do Grupo de Apoio à Amamentação (Gaam) nesta quarta-feira, 30 de abril, das 15h às 17h. A atividade é gratuita e ocorre na Sala de Apoio à Amamentação, localizada no prédio anexo à Reitoria I (antiga Central de Carreiras), no Campus de Florianópolis. Continue a leitura>>>.


Extensão

Planetário e Observatório da UFSC têm programação gratuita nesta quarta

O Planetário e o Observatório Astronômico da UFSC estão abertos ao público para uma série de atividades gratuitas. Nesta quarta-feira, 30 de abril, haverá observação solar com telescópio, das 11h30 às 12h30, em frente à Reitoria. A partir das 18h30, a programação inclui observação de objetos celestes com telescópios, sessões de Planetário adulta e infantil e o seminário Conversando com as estrelas: ciência e a vida de um astrônomo, com Antônio Kanaan. Continue a leitura>>.

Ciclo de debates sobre subjetividade e território promove novo encontro nesta quarta

O projeto de extensão Território de Afetos promove o segundo evento do ciclo de debates Subjetividade e território: o que podem os encontros entre psicologia e geografia?. Nesta quarta-feira, 30 de abril, será realizado um cinedebate sobre Encontro com Milton Santos: o mundo global visto do lado de cá, das 18h30 às 20h30, na sala 314 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Continue a leitura>>>.

UFSC e instituição dos EUA organizam hackathon de IA generativa pela preservação da Amazônia

O Lemme Lab – grupo de pesquisa vinculado ao curso de Design, ao Programa de Pós-Graduação em Design (Pós-Design) e ao Programa de Pós Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC – participou como coorganizador de um hackathon internacional nas dependências da Academy of Art University, em São Francisco, Califórnia. Cerca de 20 estudantes, divididos em quatro equipes, dedicaram-se a desenvolver propostas criativas e tecnológicas em um curto espaço de tempo, com o uso de inteligência artificial. Continue a leitura>>>.


Pesquisa

UFSC participa da criação da ‘Segregation Wiki’, site que mapeou 804 expressões de segregação

O professor Renato Tibiriçá de Saboya, do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da UFSC, integra equipe internacional que criou a Segregation Wiki, uma plataforma colaborativa que oferece definições e explicações de termos-chave relacionados à segregação nas suas várias formas. A plataforma é resultado de uma investigação desenvolvida ao longo de dois anos, liderada pelo professor Vinicius de Moraes Netto, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade do Porto, em Portugal. Continue a leitura>>.


Cultura

Últimos dias para visitar exposição do fotógrafo Zé Paiva na BU

Segue até segunda-feira, 5 de maio, a exposição O som silêncio da imagem, do fotógrafo Zé Paiva, na Biblioteca Central da UFSC. São oito obras de fotografia contemplativa feitas em diversos lugares do mundo, impressas em padrão museológico, com pigmentos minerais em tela da Canson. As fotografias são exibidas acompanhadas por haikais de Matsuo Bashô, um poeta japonês do século XVII. Continue a leitura>>>.


Acompanhe outras notícias da UFSC noticias.ufsc.br

UFSC na mídia agecom.ufsc.br/clipping

Confira a programação da TV UFSC tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui. Contatos com a produção deste informativo: Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825 Acesse nossa Política Editorial Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.
Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Feira de Cursos da UFSC abre inscrições para escolas e instituições de ensino

29/04/2025 14:32

Feira de Cursos é oportunidade para conhecer os mais de 100 cursos de Graduação, além de programas de permanência da UFSC. Foto: Ariclenes Patté/Agecom/UFSC

Estudantes do Ensino Médio terão a oportunidade de conhecer a diversidade dos cursos de graduação ofertados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na terceira edição da Feira de Cursos da UFSC, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de junho, das 8h às 17h, no Centro de Cultura e Eventos do campus de Florianópolis. As inscrições direcionadas às escolas e instituições de ensino devem ser feitas até 22 de maio no site oficial do evento feiradecursos.ufsc.br ou diretamente pelo formulário on-line.

Promovida pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd) da UFSC, a terceira edição da Feira tem o objetivo de apresentar aos estudantes do Ensino Médio e à comunidade externa os 110 cursos de graduação presencial e seis cursos à Distância oferecidos pela universidade, além de destacar a importância da educação pública de qualidade, contribuindo para a ocupação das vagas e a divulgação das atividades relacionadas à graduação.

A Feira contará com estandes dos cursos de graduação, palestras, visitas guiadas aos Centros de Ensino, atividades artísticas e culturais, informações sobre o vestibular e permanência estudantil, entre outras atividades. Considerada a 3ª melhor universidade federal do país e a melhor instituição de ensino superior do Estado, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC, a UFSC se destaca como referência de educação pública e de qualidade.

Além de Florianópolis, a Feira de Cursos também acontecerá nas outras cidades de Santa Catarina em que a UFSC está presente, conforme cronograma abaixo:

Campus de Araranguá: 9 de setembro;

Campus de Blumenau: 5 e 6 de novembro, junto com a SEPEX;

Campus de Curitibanos: 29 de agosto;

Campus de Florianópolis: 3 e 4 de junho;

Campus de Joinville: 11 de junho;

A programação completa estará disponível no site do evento. Dúvidas podem ser enviadas no e-mail feiradecursos.prograd@contato.ufsc.br e no Instagram.

 

Tags: Centro de Cultura e EventosFeira de CursosPró-Reitoria de Graduação e Educação Básica (Prograd)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Grupo de Orientação Profissional para reescolha de curso recebe inscrições de estudantes

29/04/2025 11:45

O Laboratório de Informação e Orientação Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina (LIOP/UFSC) recebe inscrições de interessados em participar do Grupo de Orientação Profissional para Reescolha, direcionado a estudantes do ensino superior que estão repensando sua trajetória acadêmica e profissional. Serão realizados cinco encontros semanais, às terças-feiras, das 17h30 às 19h30, com início no dia 06 de maio. Para se inscrever, acesse o formulário on-line.

A atividade é um projeto de extensão vinculado ao departamento de Psicologia da UFSC, cujo objetivo é oferecer um espaço gratuito de escuta, acolhimento e reflexão para quem deseja tomar decisões com mais clareza e não tem certeza sobre sua permanência na graduação. A proposta é ajudar quem está em dúvida se deve continuar no curso atual; já interrompeu uma graduação e quer retomar com outro foco; está insatisfeito com sua escolha inicial e busca novos caminhos.

Acesse o formulário de inscrições aqui.

Mais informações no Instagram ou pelo e-mail  contatoliop@gmail.com

Tags: graduaçãoGrupo de Orientação Profissional para ReescolhaLaboratório de Informação e Orientação ProfissionalLIOPpsicologiaUFSC

UFSC publica novas chamadas do Vestibular Unificado, SiSU, reopção de curso e processo seletivo quilombola

29/04/2025 10:51

Campus da UFSC em Florianópolis. Foto: Amanda Miranda/Agecom/UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou novas chamadas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025, Reopção de Curso, Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Processo Seletivo licenciatura Escolar Quilombola EaD-UFSC 2025. Os candidatos convocados devem realizar, obrigatoriamente de forma on-line, a solicitação de matrícula acessando o site do Sistema de Matrícula – no período de 29 de abril a 05 de maio de 2025.

O login deve ser preferencialmente clicando o botão “Entrar com gov.br”. Caso não possua cadastro no gov.br, os convocados devem seguir os procedimentos do site para o cadastro. Ao acessar o Sistema de Matrícula, o candidato deve seguir os passos indicados pelo sistema, relativos à sua categoria, para concluir a solicitação de matrícula. Os documentos exigidos para a matrícula e também para a validação das autodeclarações dos candidatos cotistas devem ser enviados de forma digitalizada ao efetuar a solicitação de matrícula, conforme portaria.

(mais…)

Tags: editalmatrículanovas chamadasProcesso Seletivo licenciatura Escolar Quilombola EaDreopção de cursoSistema de Seleção UnificadaSisuUFSCVestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025

UFSC participa da criação da ‘Segregation Wiki’, site que mapeou 804 expressões de segregação

29/04/2025 09:44

O professor Renato Tibiriçá de Saboya, do Programa de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PósARQ/UFSC), integra equipe internacional que criou a Segregation Wiki, uma plataforma colaborativa que oferece definições e explicações de termos-chave relacionados à segregação nas suas várias formas. Acesse o site aqui.

A plataforma é resultado de uma investigação desenvolvida ao longo de dois anos, liderada pelo professor Vinicius de Moraes Netto, vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF) e à Universidade do Porto, em Portugal. Netto atuou em colaboração com investigadores de universidades brasileiras e inglesa: Kimon Krenz, da University College London; Maria Fizson, da UFF; Renato Saboya, da UFSC; e Otavio Peres, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutorando no PósARQ. Também participou do projeto a cientista política Desirée Rosalino, pesquisadora independente.
(mais…)

Tags: plataformaPósARQPrograma de Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismosegregaçãosegregação racialSegregation WikiUFSCWiki

Divulga UFSC – 28/04/2025 – Edição 2336

28/04/2025 15:05
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 28/04/2025 – Edição 2336
UFSC lança consulta pública para o Plano de Desenvolvimento Institucional 2025-2029

Está aberta a consulta pública do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O documento estratégico delineará diretrizes e objetivos que nortearão a atuação da universidade nos próximos quatro anos. Toda a comunidade universitária – professores, técnicos-administrativos, estudantes – e a sociedade civil estão convidadas a contribuir com suas sugestões e opiniões. O período para envio de contribuições permanece aberto até 23 de maio. Continue a leitura>>>.


Laboratório de hidrogênio verde da UFSC ganha prêmio nacional de construção civil

O Laboratório de Hidrogênio Verde do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da UFSC (Laboratório Fotovoltaica), localizado no Sapiens Parque, foi o vencedor do 2º Prêmio Nelson Firmino na categoria de obras institucionais. A premiação, promovida pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) em parceria com o Grupo Contramarco, homenageia projetos inovadores do setor de esquadrias de alumínio. No Laboratório de Hidrogênio Verde, as esquadrias e os módulos fotovoltaicos geradores de energia integram um mesmo sistema tecnológico, voltado à eficiência energética e ao aproveitamento máximo dos recursos sustentáveis. Continue a leitura>>>.

Últimos dias para solicitar isenção da inscrição do Processo Seletivo Unificado UFSC/IFSC 2025-2

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado da UFSC com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) 2025-2 para ingresso em cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, com início no segundo semestre deste ano. Os candidatos deverão ter participado efetivamente de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos três anos, referente aos anos 2022, 2023 ou 2024. A inscrição deve ser feita exclusivamente no site unificado20252.ufsc.br até 15 de maio. O valor da inscrição é de R$ 50, e as solicitações de isenção da taxa devem ser realizadas até 30 de abril. Continue a leitura>>>.


Gestão

Conselho Universitário da UFSC realiza sessão ordinária nesta terça-feira, 29 de abril

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC realiza sessão ordinária nesta terça-feira, 29 de abril, às 14h, em formato híbrido. O encontro será na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira, a Sala dos Conselhos, na Reitoria I, no Campus de Florianópolis. Para acompanhar a sessão de forma on-line, acesse o canal do YouTube do CUn. Continue a leitura>>>.

Coordenadoria de Gestão Ambiental convida comunidade a participar de exposição fotográfica

A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC convida a comunidade universitária para a Exposição Fotográfica da Semana do Meio Ambiente, de 26 a 30 de maio, em comemoração aos 10 anos do UFSC Sustentável. Membros da comunidade universitária podem enviar fotografias autorais tiradas em qualquer campus da UFSC. A exposição abordará a temática da sustentabilidade na Universidade, dividida em quatro categorias: Fauna, Flora, Córregos e Sustentabilidade. Continue a leitura>>.

Guia de Cursos Profor traz oportunidades de formação para servidores da UFSC ao longo de 2025

O Programa de Formação Continuada (Profor) da UFSC divulgou um documento com as atividades formativas que serão oferecidas ao longo deste ano. O Guia de Cursos do Profor 2025 é voltado a servidoras e servidores docentes e técnicos-administrativos(as) da UFSC. As inscrições para as atividades já estão abertas. Continue a leitura>>.


Extensão

Grupo de estudos em Direito e Literatura discute ‘Complô contra a América’

O projeto de extensão Literar, grupo de estudos em Direito e Literatura, promove seu segundo encontro do ano nesta terça-feira, 29 de abril, às 17h. A obra em discussão será Complô contra a América, de Philip Roth. O romance discute os perigos do populismo extremista, a fragilidade da democracia e como narrativas distorcidas podem moldar percepções políticas. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo formulário on-line. Saiba mais sobre o projeto.

Evento debate propriedade intelectual e mercado da música

O Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (ProfNIT) da UFSC promove, nesta terça-feira, 29 de abril, das 18h30 às 22h, o workshop No ritmo da PI: debatendo a propriedade intelectual e o mercado da música, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A atividade reunirá alunos, pesquisadores e especialistas para discutir os principais desafios da propriedade intelectual no setor musical, especialmente no contexto da indústria criativa e das transformações tecnológicas. Continue a leitura>>.

Ciclo de debates sobre Educação Infantil tem início nesta terça-feira

O Núcleo de Pesquisa e Educação na Pequena Infância (Nupein) da UFSC promove o XXXIII Ciclo de Debates sobre a Educação Infantil nos dias 29 de abril, 20 de maio e 17 de junho. Os eventos são on-line, transmitidos pelo canal do Nupein no YouTube, às 19h30. A iniciativa visa à continuidade e à solidificação do espaço de formação e de articulação da Universidade com as redes públicas de ensino catarinense. Continue a leitura>>>.

Evento do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil está com inscrições abertas

O Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC recebe, entre 27 e 30 de maio, o evento comemorativo dos 40 anos do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (Varsul), integrado pela UFSC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O primeiro lote de inscrições encerra-se em 1º de maio. Continue a leitura>>>.


Pesquisa

UFSC é uma das apoiadoras de evento internacional sobre energias renováveis

A UFSC é uma das apoiadoras do Solar World Congress 2025 (SWC), congresso oficial da International Solar Energy Society (ISES), realizado a cada dois anos desde 1970 e que, neste ano, será sediado em Fortaleza (CE), entre 4 e 7 de novembro. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (Abens), o SWC é o principal evento mundial de divulgação científica e tecnológica na área de tecnologias de conversão de energia solar, incluindo outras fontes de energia renováveis. A chamada para submissão de resumos está aberta até 30 de abril. Continue a leitura>>>.


Cultura

Exposição sobre territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng abre nesta terça-feira

O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (Marque/UFSC) promove a abertura da exposição Terras e águas. História dos Territórios Guarani, Kaingang e Laklãnõ-Xokleng. Ontem, hoje, sempre, nesta terça-feira, 29 de abril, às 17h, no Marque. Construída de forma colaborativa por curadores indígenas e não indígenas, a exposição é resultado de um diálogo intercultural. Continue a leitura>>>.

Exposição fotográfica celebra primeiro ano da Companhia de Dança da UFSC

O hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC recebe, a partir desta segunda-feira, 28 de abril, a exposição fotográfica Um ano da Companhia de Dança UFSC. A mostra está aberta à visitação até 15 de maio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Continue a leitura>>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC noticias.ufsc.br

UFSC na mídia agecom.ufsc.br/clipping

Confira a programação da TV UFSC tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui. Contatos com a produção deste informativo: Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825 Acesse nossa Política Editorial Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC e universidade americana organizam hackathon de IA generativa pela preservação da Floresta Amazônica

28/04/2025 14:34

Evento ocorreu na Academy of Art University, na Califórnia. Foto: Divulgação/Lemme Lab/UFSC

O Lemme Lab – grupo de pesquisa vinculado ao curso de Design, ao Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design) e ao Programa de Pós Graduação em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – participou como co-organizadora de um hackathon internacional nas dependências da Academy of Art University, em São Francisco, Califórnia. Cerca de 20 estudantes, divididos em quatro equipes, se dedicaram a desenvolver propostas criativas e tecnológicas em um curto espaço de tempo, com o uso de inteligência artificial, com foco em soluções para preservação da Floresta Amazônica. O evento foi promovido em 16 e 17 de abril.

Durante o hackathon, o time do Lemme Lab — composto pelos pesquisadores Melise Peruchini, Gustavo Modena e Gabriel Albrecht — mentorou e acompanhou através de observação participante o processo criativo dos estudantes, trazendo dados atualizados sobre a realidade da Amazônia, contextualização sociopolítica e provocações estratégicas para guiar o processo em relação ao uso de inteligência artificial generativa.

Entre as propostas apresentadas, o destaque foi a solução “Lara”, um jogo no qual usuários plantam árvores em um ambiente virtual e, em troca, geram doações reais para ações de reflorestamento. A proposta foi selecionada por um júri de especialistas composto por profissionais de São Francisco e pelo professor da UFSC e coordenador do projeto, Júlio Monteiro, do Departamento de Expressão Gráfica. Os estudantes que criaram o  “Lara” foram premiados pela Academy of Art.

 

Tags: Academy of ArthackatonIAinteligência artificialinteligência artificial generativaSão FranciscoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC contrata técnico especializado em Libras para o Colégio de Aplicação

28/04/2025 10:11

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove Processo Seletivo Simplificado para contratação de Profissional Técnico Especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por tempo determinado, para atuar no Colégio de Aplicação (CA). As inscrições devem ser realizadas por e-mail, até 9 de maio.

São oferecidas três vagas para pessoas com Ensino Superior completo. Informações sobre taxa de inscrição, possibilidade de isenções e reserva de vagas estão disponíveis no edital. O cronograma completo com as datas de todas as etapas, incluindo a divulgação do resultado final, será publicado no site do Colégio em até cinco dias úteis após o término do prazo para recursos contra a banca examinadora ou após a análise desses recursos.

Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital, site do Colégio e Instagram.

Tags: colégio aplicaçãoedital de processo seletivoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Processo Seletivo Unificado UFSC/IFSC 2025-2: inscrições abertas até 15 de maio

28/04/2025 08:02

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) 2025-2 para ingresso em cursos de Graduação nas modalidades presencial e a distância, com início no segundo semestre deste ano.

Os candidatos deverão ter participado efetivamente de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos três anos, referente aos anos 2022, 2023 ou 2024. A inscrição deve ser feita exclusivamente no site unificado20252.ufsc.br de 15 de abril a 15 de maio. O valor da inscrição é de R$ 50 e as solicitações de isenção da taxa devem ser realizadas até o dia 30 de abril.

Podem se inscrever os candidatos que concluíram ou estão por concluir o Ensino Médio até a data de matrícula. Na inscrição, o candidato deverá optar pela instituição de interesse (UFSC ou IFSC) nos cursos de graduação oferecidos, listados no edital.

Neste Processo Seletivo serão implementadas as Políticas de Ações Afirmativas, destinadas a estudantes do Ensino Médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias, considerando critérios de renda, para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Todas as informações referentes às vagas, documentações e critérios para a seleção do processo seletivo podem ser acessadas diretamente no edital, disponibilizado no site.

Vagas remanescentes para refugiados

A UFSC, por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), informa sobre o Processo Seletivo para pessoas refugiadas, solicitantes de refúgio de baixa renda e portadoras de visto humanitário 2025, para o preenchimento de 10 vagas remanescentes do Vestibular anterior e do SiSU UFSC 2025, oferecidas para o segundo semestre deste ano. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site refugiados2025.ufsc.br

A prova será realizada no dia 29 de junho e constará de uma redação.

Os candidatos poderão realizar a prova nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.

Plantão Coperve
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibiliza o telefone do plantão (48) 3721-9951, das 9h às 17h, e o e-mail coperve@coperve.ufsc.br para esclarecer dúvidas dos candidatos.

Tags: coperveEaDEnem/SisugraduaçãoIFSCrefugiadosUFSCUniversidade Federal de Santa CatarinaVestibular Unificado

Guia de Cursos PROFOR traz oportunidades de formação para servidores da UFSC ao longo de 2025

25/04/2025 17:55

O Programa de Formação Continuada (PROFOR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou um documento com as atividades formativas que serão oferecidas ao longo deste ano. O Guia de Cursos do PROFOR 2025 é voltado para servidoras e servidores docentes e técnicos-administrativos(as) da UFSC.

As inscrições para as atividades já estão abertas. A carga horária varia de acordo com o curso. Outras informações estão disponíveis no site do PROFOR.

Tags: capacitaçãoformaçãoProforprogradservidores da UFSCservidores docentesUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Período de inscrições para abertura do programa Escola de Gestores da UFSC vai até 13 de maio

25/04/2025 17:03

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará o evento de abertura do programa Escola de Gestores em 16 de maio, das 9h às 12h. Haverá mesa diretiva composta por autoridades da Administração Central da UFSC, palestra com o professor Luciano Marcelino sobre O Futuro da Educação Superior na América Latina: Tendências, Riscos e Oportunidade e apresentação da programação completa da Escola de Gestores no primeiro semestre de 2025. As inscrições devem ser feitas até 13 de maio.

A iniciativa do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP), com parceria do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau), ocorrerá no Auditório da Reitoria I, no Campus de Florianópolis.

A atividade é direcionada a servidores(as) docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC, em exercício de função gratificada ou cargos de direção, assim como servidores(as) interessados(as) em desenvolver competências específicas na área de gestão universitária. A CCP também realiza uma consulta com servidores(as), com a finalidade de contribuir para a seleção das temáticas que farão parte da programação da Escola de Gestores referente ao segundo semestre de 2025.

Confira o vídeo com a chamada do professor Irineu Manoel de Souza para o evento

A participação no evento dá direito a certificado de três horas. Mais informações com a Divisão de Capacitação Continuada/CCP/DDP/PRODEGESP. Email: dicc.ddp@contato.ufsc.br. Telefone: (48) 3721-2729. Também no site da Escola de Gestores e no site da Prodegesp.

 

Tags: Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP)Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP)Divisão de Capacitação ContinuadaEscola de GestoresPró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC é uma das apoiadoras do Solar World Congress 2025, evento internacional sobre energias renováveis

25/04/2025 16:08

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das apoiadoras do Solar World Congress 2025 (SWC), congresso oficial da International Solar Energy Society (ISES), realizado a cada dois anos desde 1970 e que, neste ano, será sediado em Fortaleza (CE), entre 4 e 7 de novembro. Organizado pela Associação Brasileira de Energia Solar (Abens), o SWC é o principal evento mundial de divulgação científica e tecnológica na área de tecnologias de conversão de energia solar, incluindo outras fontes de energia renováveis.

O congresso reúne professores, pesquisadores, estudantes, gestores públicos, representantes de empresas e outros profissionais da área, e contará com contribuições científicas e tecnológicas, palestras de especialistas internacionais, mesas redondas sobre temas atuais, exposição, visitas técnicas, eventos paralelos sobre temas relacionados e programação cultural.

(mais…)

Tags: Associação Brasileira de Energia Solar (ABENS)International Solar Energy Society (ISES)Laboratório Fotovoltaica UFSCSolar World Congress 2025 (SWC)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Divulga UFSC – 25/04/2025 – Edição 2335

25/04/2025 15:49

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 25/04/2025 – Edição 2335
Conselho Universitário analisa mudança de nome do campus da UFSC em Florianópolis

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve analisar em sua próxima sessão, na terça-feira, 29 de abril, o processo sobre um tema que tem provocado debates na comunidade universitária e repercussão além dos muros da instituição. A comissão designada pelo CUn para dar encaminhamento às recomendações da Comissão Memória e Verdade (CMV) da UFSC apresentou, no seu relatório final, a proposta de retirar o nome de João David Ferreira Lima, o primeiro reitor (1962-1972), da denominação do campus-sede, em Florianópolis. Ao mesmo tempo, os conselheiros devem ser convocados a se manifestar sobre um processo iniciado pelos familiares do ex-reitor que busca a impugnação do relatório final da Comissão Memória e Verdade. Continue a leitura>>>.


UFSC em Dança: evento celebra a cultura afrodiaspórica e o Dia Internacional da Dança

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado anualmente em 29 de abril, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC realiza a primeira edição do UFSC em Dança. Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento ocorre nesta segunda e terça-feira, 28 e 29 de abril, e conta com uma programação diversificada, que inclui oficinas, painéis e apresentações artísticas gratuitas. Mais informações na página da SeCArtE.

Fortalezas de São José e de Anhatomirim têm entrada gratuita neste domingo, 27 de abril

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 27 de abril. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico às fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim. As fortalezas são patrimônio administrado pela UFSC, e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC). O horário de visitação é das 8h30 às 18h30, e o passeio é livre para todas as idades. Continue a leitura>>>.


Extensão

Pré-vestibular comunitário tem vagas para professores voluntários

O Gauss Pré-Vestibular, cursinho pré-vestibular comunitário sediado na UFSC e gerido pelo PET Matemática, está com processo seletivo aberto para professores voluntários de História e Sociologia. Estudantes de graduação podem se inscrever até 30 de abril pelo formulário. O trabalho conta com certificação oferecida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSC. Mais informações pelo site do PET, pelo Instagram ou pelo e-mail gauss.contato@pet.mtm.ufsc.br.

Conferência Popular do Meio Ambiente ocorre neste sábado

A UFSC sedia a Conferência Popular do Meio Ambiente de Santa Catarina neste sábado, 26 de abril, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB). Serão reunidos lideranças indígenas, quilombolas, cientistas, ativistas socioambientais e membros da delegação para representar o estado de Santa Catarina na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que ocorre de 6 a 9 de maio, em Brasília. Continue a leitura>>>.

Roda de conversa aborda desenvolvimento de carreira de mulheres

O Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologias para Inovação (IGTI) promove a roda de conversa Mulheres e o desenvolvimento de carreiras nesta segunda-feira, 28 de abril, às 17h, no Auditório do Departamento de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento (EGC). Continue a leitura>>>.

Grupo de Direito Ambiental promove seminário ‘Juridicidade Ecológica e Emergência Climática’

O Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA) da UFSC promove o seminário Juridicidade Ecológica e Emergência Climática nos dias 29 e 30 de abril. O evento terá atividades presenciais e on-line, com o objetivo de divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do projeto Os instrumentos de gestão, controle e monitoramento do geodireito como ferramenta para a governança socioecológica da Lagoa da Conceição. Continue a leitura>>>.

Inscrições abertas para Curso de Inverno em Farmacologia da UFSC

Estão abertas, até 30 de abril, as inscrições para o XXI Curso de Inverno de Farmacologia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFSC. Com palestras, mesas-redondas e oficinas práticas, além de um ambiente propício para networking entre os participantes e profissionais da área, o evento será realizado entre 21 e 25 de julho. Continue a leitura>>>.


Ensino

UFSC está com inscrições abertas para Escola de Verão na China

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da UFSC, em parceria com o Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN) e a Shanghai University of Electric Power (SUEP), está com inscrições abertas até segunda-feira, 28 de abril, para seleção de até três estudantes para a edição 2025 da Shanghai Summer School (Escola de Verão). Uma das vagas será destinada exclusivamente para estudantes com cadastro PRAE aprovado. Continue a leitura>>>.

Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC abre processo seletivo para mestrado e doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado, com início em agosto de 2025. A inscrição deve ser realizada pelo site do Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) até 25 de maio. Continue a leitura>>>.


Pesquisa

Projeto da Nutrição convida estudantes a participarem de pesquisa sobre habilidades culinárias

A pesquisa Nutrição é na Cozinha! é um  projeto do Departamento de Nutrição da UFSC que avalia aspectos relacionados às habilidades culinárias, à qualidade da dieta, ao estresse percebido, à insegurança alimentar e à atividade física entre estudantes universitários. Os interessados em participar devem preencher o formulário. Continue a leitura>>>.

Instituto de Estudos de Gênero promove colóquio de pesquisas sobre saúde e políticas públicas

O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC promove o primeiro encontro do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, que neste ano marca a comemoração de 20 anos de criação do Instituto. O evento ocorre na segunda-feira, 28 de abril, às 19h, e será transmitido pelo canal no YouTube do IEG. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no formulário. Continue a leitura>>>.


Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

UFSC na mídia
agecom.ufsc.br/clipping

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Projeto do curso de Nutrição convida estudantes a participarem de pesquisa sobre habilidades culinárias 

25/04/2025 11:51

A pesquisa “Nutrição é na Cozinha!” é um  projeto do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que avalia aspectos relacionados às habilidades culinárias, à qualidade da dieta, ao estresse percebido, à insegurança alimentar e à atividade física entre estudantes universitários. A pesquisa é coordenada pela professora Manuela Mika Jomori, do Departamento e Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN/UFSC), e conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação. Os interessados em participar devem preencher o formulário.

A pesquisa “Nutrição É na Cozinha!” faz parte de um projeto que investiga estudantes de graduação de 11 universidades públicas brasileiras. Não existe atualmente políticas de promoção da saúde específicas para estudantes universitários no Brasil, embora essa população enfrente grande dificuldade para preparar suas refeições em casa. Entre os desafios estão a falta de tempo, de dinheiro, de estrutura e o fácil acesso a alimentos ultraprocessados, que são mais baratos em comparação aos alimentos frescos, e também mais práticos de serem consumidos, apesar de serem prejudiciais à saúde.

Desde 2020, a pesquisa avalia as habilidades culinárias dos estudantes. Inicialmente, quatro universidades participaram, no período da pandemia. Em 2025, o número de universidades participantes foi ampliado para 11. Nesta 2ª edição do projeto, já aprovada pelo Comitê de Ética da UFSC, a coleta de dados teve início no primeiro semestre de 2025. Os resultados da pesquisa poderão ajudar no desenvolvimento de estratégias para a melhoria da alimentação e do bem-estar da comunidade universitária.

Os estudantes voluntários que participarem da pesquisa concorrem a uma vaga em um curso de nutrição e culinária que será oferecido pelo projeto no segundo semestre letivo. Para participar, acesse o formulário.

Mais informações pelo e-mail nutricaoenacozinha@gmail.com ou pelo Instagram @nutricaoenacozinha.

Tags: estudoHabilidades culináriasnutriçãopesquisaPPGNPrograma de Pós-Graduação em NutriçãoUFSCultraprocessadosUniversidade Federal de Santa Catarina

Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC convida a comunidade universitária a participar de exposição fotográfica

25/04/2025 11:34

Campus da UFSC em Florianópolis. Foto: Amanda Miranda/Agecom/UFSC

A Coordenadoria de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CGA/UFSC) convida a comunidade universitária para a Exposição Fotográfica da Semana do Meio Ambiente, de 26 a 30 de maio, em comemoração aos 10 anos do UFSC Sustentável. A mostra busca valorizar os olhares sobre a sustentabilidade nos espaços da UFSC e promover a conscientização ambiental por meio da fotografia.

Membros da comunidade universitária podem enviar fotografias autorais tiradas em qualquer campus da UFSC. A exposição abordará a temática da sustentabilidade na Universidade, dividida em quatro categorias: Fauna, Flora, Córregos e Sustentabilidade. Acesse o edital completo.

Cada participante poderá inscrever até 3 fotos por categoria, totalizando 12 fotos. As fotos devem ser enviadas até 20 de maio, para o e-mail: gestaombiental@contato.ufsc.br, com o assunto: Exposição Fotográfica – Semana do Meio Ambiente 2025. De cada categoria, uma foto por participante poderá ser selecionada para compor a exposição.

Mais informações sobre como participar estão disponíveis no edital.

Tags: CGACoordenadoria de Gestão Ambientalexposição fotográficafotografiaSemana do Meio AmbientesustentabilidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Pós-Graduação em Aquicultura da UFSC abre processo seletivo para mestrado e doutorado

25/04/2025 10:19

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAQI/UFSC) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado, com início em agosto de 2025. A inscrição deve ser realizada pelo site do Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG) até 25 de maio. Acesse o edital do processo seletivo aqui.

Ao todo, são oferecidas 21 vagas para o mestrado, das quais quatro são destinadas à política de ações afirmativas para candidatos pretos, pardos e indígenas, e duas para pessoas com deficiência (PcD). Para o doutorado, são nove vagas, sendo duas reservadas para pretos, pardos e indígenas, e uma para PcD.

O PPGAQI foi o primeiro programa stricto sensu em Aquicultura da América Latina. Seu objetivo é promover o ensino e a pesquisa de alto nível em Aquicultura e Recursos Pesqueiros, formando profissionais comprometidos com o avanço científico e tecnológico na produção de organismos aquáticos, contribuindo para o desenvolvimento da área em nível nacional e internacional.

O edital completo e está disponível aqui.

Mais informações na página do PPGAQI.

Tags: doutoradomestradopós-graduaçãoPPGAQIPrograma de Pós-Graduação em AquiculturaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Projeto de extensão da UFSC publica cartilha sobre segurança alimentar e combate à fome no Brasil

25/04/2025 10:03

A Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade Federal de Santa Catarina (TearSAN/UFSC), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), acaba de lançar a cartilha “SISAN: O Sistema que garante a Segurança Alimentar e Combate à Fome no Brasil”. O material é uma ferramenta para instruir a entrada dos municípios no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), estruturando as ações e políticas que garantem o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

cartilha propõe um passo a passo de como os municípios podem aderir e implementar o SISAN; e apresenta as vantagens e oportunidades para aqueles que aderirem, como apoio técnico e possibilidades de financiamento. O documento também traz orientações para o funcionamento das Câmaras Interministeriais de Segurança Alimentar e Nutricional e dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional, as etapas de adesão, os documentos necessários, e as instruções para o que fazer depois de aderido.
(mais…)

Tags: combate a fomeDHAADireito Humano à Alimentação AdequadaMinistério do Desenvolvimento Assistência Social Família e Combate à FomeSisanSistema Nacional de Segurança Alimentar e NutricionaltearsanTeia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e NutricionalUFSC

UFSC está com inscrições abertas para Escola de Verão na China; intercâmbios também oferecem bolsas para América Latina e Europa

25/04/2025 08:59

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), em parceria com o Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN) e a Shanghai University of Electric Power (SUEP), está com inscrições abertas até segunda-feira, 28 de abril, para seleção de até três estudantes para a edição 2025 da Shanghai Summer School (Escola de Verão). Uma das vagas será destinada exclusivamente para estudantes com cadastro PRAE aprovado. A escola de verão será realizada de 7 a 24 de julho, em Xangai, na China, com foco em inovação energética e inteligência artificial.

O programa, intitulado Intelligent Energy & Power Innovation: Artificial Intelligence Enabling Energy Sustainable Development Practice, tem como objetivo proporcionar aos participantes experiências acadêmicas em torno das transformações tecnológicas no setor energético impulsionadas por inteligência artificial. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação e pós-graduação das engenharias e áreas afins, dos diversos campi da UFSC, cujas trajetórias acadêmicas dialoguem com o tema proposto.

Entre os benefícios estão: a isenção de todas as taxas da SUEP; todas as refeições gratuitas no período da Escola de Verão; acomodação gratuita em quartos individuais; prêmios decorrentes de atividades competitivas, sendo que um bônus de ¥ 200 a ¥ 1.000 será oferecido a todos os participantes, e o bônus máximo poderá chegar a ¥ 5.000.

Para mais informações, acesse a página da Sinter.

Bolsas para Espanha e América Latina

Outra opção disponível é o intercâmbio da Fundação Botín, pela 16ª edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina. Neste ano, as bolsas estão sendo ofertadas no México, na Espanha, na Colômbia e no Brasil, por cerca de um mês e meio entre outubro e dezembro de 2025. Essas bolsas de estudo cobrirão as despesas como traslados, alojamentos e manutenção durante todo o programa de intercâmbio. Para participar, é necessário acessar o site da Fundação Botín e se inscrever até o dia 20 de maio de 2025. Informações completas sobre o programa, requisitos de participação, procedimentos e documentos para a inscrição podem ser encontrados na página da convocatória.
(mais…)

Tags: Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)Fundação BotínSecretaria de Relações Internacionais (Sinter)Shanghai Summer SchoolUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Conselho Universitário analisa mudança de nome do campus da UFSC em Florianópolis

24/04/2025 18:38

Estátua em homenagem ao primeiro reitor da UFSC em frente à Reitoria, no Campus de Florianópolis. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC

O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve analisar em sua próxima sessão, na terça-feira, 29 de abril, o processo sobre um tema que tem provocado debates na comunidade universitária e repercussão além dos muros da instituição. A comissão designada pelo CUn para dar encaminhamento às recomendações da Comissão Memória e Verdade (CMV) da UFSC apresentou, no seu relatório final, a proposta de retirar o nome de João David Ferreira Lima, o primeiro reitor (1962-1972), da denominação do campus-sede, localizado no bairro Trindade, em Florianópolis.

Ao mesmo tempo, os conselheiros devem ser convocados a se manifestar sobre um processo iniciado pelos familiares do ex-reitor que busca a impugnação do relatório final da Comissão Memória e Verdade e impedir qualquer retirada de homenagem a João David Ferreira Lima, entre outras medidas. A alegação para essa contestação é de que a comissão não teria observado os princípios do contraditório e da ampla defesa no decorrer do seu trabalho.

O relatório final da Comissão Memória e Verdade foi apresentado e aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário em 25 de setembro de 2018. No documento, a comissão fez uma série de recomendações, entre as quais estava a de reavaliação de homenagens concedidas anteriormente àqueles que praticaram comprovadamente denunciações e perseguições durante a ditadura civil-militar.

A contestação apresentada pela família de Ferreira Lima teve início ainda no final de 2022, por meio de um requerimento apresentado à Reitoria. Esse pedido deu origem a um processo administrativo, autuado em 5 de janeiro de 2023. O pedido de impugnação foi apresentado pela advogada Heloisa Blasi Rodrigues, em nome de David Ferreira Lima, filho do ex-reitor.

À época, a Universidade não havia designado ainda um grupo para dar encaminhamento às recomendações da Comissão Memória e Verdade, o que ocorreu na sessão do Conselho Universitário no final de março. A petição buscava impedir a implementação de medidas que poderiam “atingir ainda mais e de maneira sempre danosa a imagem do ex-reitor, bem como apagar da história da universidade, as inúmeras e profícuas atividades administrativas dos primeiros anos de criação e implantação da UFSC”.

Família argumenta que comissão teve visão unilateral e enviesada dos fatos

(mais…)

Tags: campus de FlorianópolisComissão da Memória e VerdadeConselho Universitário (CUn)ditadura civil-militarFlorianópolishistóriaJoão David Ferreira Limanome do campusreitorUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Laboratório da UFSC abre inscrições para curso básico de Gestalt-terapia

24/04/2025 17:00

O Laboratório de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento Humano (Koan), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com inscrições abertas para o Curso básico de Gestalt-terapia: conceitos e práticas. A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica que enfatiza a importância da experiência presente e da responsabilidade do indivíduo no processo de mudança. O curso é aberto ao público, com foco em estudantes e profissionais da Psicologia, e possui faixa de preço que varia entre R$ 350 e R$ 400. As inscrições são limitadas a 25 participantes e podem ser feitas pelo site do Koan.

Ministrado pela professora Magda Zurba, o curso tem metodologia presencial e dialógica, com atividades teórico-práticas, nas quais serão apresentados conceitos fundamentais e práticas da Gestalt-terapia, bem como suas atualizações contemporâneas. A data prevista para a realização é 17 de maio, sábado, das 8h às 18h, com intervalo de almoço. As atividades serão realizadas no Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi), localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC.

Para mais informações, acesse a página do Koan.

Tags: CFHcursoGestalt-terapiaLaboratório de Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento Humano (Koan)psicologiaSapsiUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina