Sistema de rastreamento por chip controla circulação de roupas nas unidades do HU

30/12/2020 17:10

Todas as novas roupas usadas no HU têm chip para rastreamento (Foto: Divulgação)

Todas as roupas usadas por pacientes e profissionais de saúde, incluindo o enxoval cirúrgico, no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) estão recebendo um chip que permite o rastreamento do material. Na prática, é possível saber quantas peças foram para cada unidade, para onde foram enviadas, onde devem estar no momento e quantas são encaminhadas para a lavanderia após o uso.

Trata-se da tecnologia RFID (radio frequency identification – identificação por radiofrequência), termo genérico usado para as tecnologias que usam a frequência de rádio para captura e controle de dados. É mais ou menos o mesmo sistema usado pelas lojas de varejo para controlar a chegada e saída dos equipamentos. A diferença é que no HU o sistema é usado para controlar a circulação das peças dentro da instituição.

De acordo com a assistente em administração do Setor de Hotelaria Hospitalar, Marta Rodrigues dos Santos, esta é uma das tecnologias aplicadas na Lavanderia do hospital com o objetivo de controlar a circulação de enxovais, controlar a vida útil de cada peça utilizada pelos pacientes e trabalhadores, agilizar o serviço oferecido pela lavanderia, além de otimizar a troca de peças quando necessário.
(mais…)

Tags: chipHospital Universitário (HU)HUroupasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC identifica ultrafreezers que podem ser utilizados para conservação de vacinas

30/12/2020 16:18

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou, preliminarmente, pelo menos oito freezers de ultrabaixa temperatura que poderão ser cedidos à Prefeitura Municipal de Florianópolis para o armazenamento de vacinas contra a Covid-19 que exigem conservação a temperaturas de -70 graus centígrados. Em resposta a ofício da Prefeitura, a Universidade informa também que possui duas liquefatoras de nitrogênio, com capacidade de produção de 2,5 e 5 litros por hora de líquido criogênico que atinge a mesma temperatura. Os detalhes e as condições para a cessão dos equipamentos serão definidos em uma reunião entre as partes no começo de janeiro.

Em 18 de dezembro, a Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, Priscilla Valler dos Santos, enviou ofício ao reitor Ubaldo Balthazar solicitando apoio da UFSC em ações de combate à pandemia em Florianópolis, que vive um recrudescimento dos casos de contaminação.

Segundo a Diretora, as ações planejadas compreendem a ampliação da equipe de Vigilância Epidemiológica para aumentar a capacidade de investigação e monitoramento, visando a adoção de medidas de rastreamento e isolamento de casos e contatos. Para isso, ela solicitou à UFSC o uso de uma sala com computadores para uma equipe de 50 investigadores pelo período de seis meses. “Quanto à solicitação de espaços físicos e computadores, constante do mesmo ofício, precisamos apurar detalhes referentes a tal demanda a fim de avaliar em quais condições seria possível estabelecermos parceria”, respondeu o Chefe de Gabinete da Reitoria, Áureo Mafra de Moraes.

A solicitação de uso dos ultrafreezers está relacionada ao planejamento das ações de vacinação da prefeitura, “caso seja necessário o armazenamento dos imunobiológicos a temperaturas inferiores a -70°C”. Algumas vacinas desenvolvidas e já em uso e dezenas de países, como a do laboratório Pfizer, necessitam ser conservadas nessas temperaturas ultrabaixas.

Para atender ao pedido, a Universidade realizou um levantamento que envolveu pelo menos 10 unidades acadêmicas cujos laboratórios utilizam os ultrafreezers em atividades de pesquisa científica. Inicialmente, oito equipamentos foram identificados. Em alguns casos, os ultrafreezers são usados para conservar culturas de células, material bioativo e bactérias e seu uso para as vacinas depende da transferência de parte das amostras.

Em outras situações o compartilhamento não será possível, pois os equipamentos estão com lotação completa para conservação de microorganismos e amostras da Covid-19 que são testadas pela UFSC. “Também destacamos que é inevitável observar as normas de biossegurança, que não permitem que vacinas e medicamentos sejam armazenados no mesmo equipamento (e ambiente) nos quais são armazenados microrganismos e amostras clínicas, pelo risco que representam”, ressaltou Áureo de Moraes no seu ofício-resposta.

Em relação às liquefatoras de nitrogênio, os equipamentos possuem capacidade de produção de 2,5 e 5 litros por hora, com reservatório de 200 e 300 litros, respectivamente. Essa produção supre a necessidade interna da UFSC e gera um excedente semanal, que pode ser utilizado para conservação de imunobiológicos, já que esse líquido criogênico atinge temperatura de -70 ºC. Neste caso, a Prefeitura precisaria adquirir recipientes apropriados para armazenar o líquido. A UFSC ofereceria treinamento para correta manipulação do material.

Tags: coronavírusCovid-19UFSCUltrafreezersUniversidade Federal de Santa Catarinavacinas

DIVULGA UFSC – 30/12/2020 – Edição semanal 1574

30/12/2020 08:53

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 30/12/2020 – Edição semanal 1574

Reitor e CUn se posicionam contra o racismo

No dia 9 de dezembro de 2020, um grupo de 137 pessoas incluindo servidores docentes, técnicos-administrativos em Educação, integrantes do Conselho Universitário, entidades sindicais, coletivos estudantis e membros da sociedade civil, reuniu-se com o reitor da UFSC Ubaldo Cesar Baltazar. O encontro virtual foi motivado pelo fato discutido no CUn referente à troca de e-mails entre um grupo de docentes do Centro Tecnológico (CTC) que apontam para afirmações de cunho racista. Continue a leitura » » . Leia também: CUn aprova moção de posicionamento ao racismo no contexto universitário.


Reitor faz um balanço da gestão da Universidade ao longo de 2020

“Um ano absolutamente desafiador”. Com essa frase, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar começa a avaliar 2020, um período que apresentou uma das situações mais complexas com as quais a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se deparou ao longo de suas seis décadas de existência. “Tenho mais de 40 anos de universidade como docente e jamais imaginei que nosso cotidiano iria passar por tantas e tamanhas alterações”, enfatiza Ubaldo. Continue a leitura » ».

Equipe da UFSC Joinville projeta foguete acadêmico

A Kosmos, equipe de Foguetemodelismo formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC Joinville), foi um dos grupos contemplados pelo Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, organizado pela Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial, com recurso da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo receberá recursos na categoria de construção de Foguete Universitário. Continue a leitura » ».


Gestão

UFSC anuncia novos nomes para a vice-reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação

O ano de 2021 começará com dois novos integrantes na gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Catia Regina Silva de Carvalho Pinto, professora do Departamento de Engenharias da Mobilidade e ex-diretora do Campus de Joinville, será a nova vice-reitora. Catia substitui, no cargo, Alacoque Lorenzini Erdmann, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro de 2020. Já o docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC Daniel de Santana Vasconcelos assume a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no lugar de Alexandre Marino Costa, que solicitou a saída do cargo por motivos pessoais. Continue a leitura » ».

Equipe de Infraestrutura do HU-UFSC garante mudanças em todo o hospital para enfrentamento da pandemia

A pandemia exigiu uma série de medidas extraordinárias e urgentes de diversos setores do Hospital Universitário (HU-UFSC/Ebserh) e muita coisa só foi possível porque foram feitas mudanças de emergência por parte da equipe de infraestrutura, que teve de montar e readequar, em tempo recorde, instalações e estruturas para garantir o funcionamento de todos os setores da instituição. Continue a leitura>>.


Pesquisa

Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, lança nova edição

A revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos (UFSC), apresenta seu Vol.9 N°1 (2020). O número está integralmente disponível no link: http://www.revistalanda.ufsc.br/ . A Revista também está com duas Chamadas Públicas em aberto: https://revistalanda.ufsc.br/chamadas2/ . Continue a leitura>>.

Publicada nova edição da revista Pesquisar

A nova edição da Pesquisar – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, está disponível no site de periódicos da UFSC. A publicação é organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (CFH/UFSC). O periódico científico semestral é voltado às temáticas socioespaciais que dialoguem com o fazer educativo interessados em construir o saber da Educação Geográfica. Mais informações: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar.

Projeto da Pós em Ciência da Informação ganha destaque em mídias sociais

Além da publicação de artigos em periódicos científicos , o projeto de pesquisa “Agenda 2030 da ONU na visão da IFLA/FEBAB: Advocacy com bibliotecas e bibliotecários” desenvolve conteúdo nas mídias sociais buscando divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas(ONU). O projeto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC criou o perfil do Instagram @sustentabilidadeinformacional com mais de 5.000 seguidores engajados na causa da sustentabilidade. Continue a leitura » ».

 


Ensino

Pós em Engenharia Química prorroga inscrições de processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina prorrogou até 29 de janeiro as inscrições das vagas para Mestrado e de Doutorado na Área de Concentração de Desenvolvimento de Processos Químicos e Biotecnológicos. A decisão levou em conta a pandemia de Covid-19, que afetou formaturas de graduação, prorrogações de prazos de defesas de dissertação de mestrado e tese de doutorado. Mais informações aqui.

Inscrições abertas para mestrado na Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa

O período de inscrições para o processo de seleção e admissão no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa (PPGMVCI/UFSC) vai até 29 de janeiro de 2021. O mestrado do PPGMVCI, do Centro de Ciências Rurais (CCR) do Campus de Curitibanos, é um curso recomendado pela CAPES, com duração de 24 meses. Mais informações, acesse o site do PPGMVCI.


Cultura

‘Projeto Releituras – Livro Acessível’ é contemplado em edital de estímulo ao empreendedorismo

O Projeto Releituras – Livro Acessível foi um dos contemplados no Programa Centelha 2020, iniciativa de estímulo ao empreendedorismo que oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O Releituras manterá seu caráter social e sem fins lucrativos, assim como seu trabalho de produção e fornecimento de audiolivros acessíveis para pessoas com dificuldades de leitura de material impresso (cegas, idosas, com baixa visão, com limitações cognitivas ou sensoriais, etc). Uma startup, contudo, passa a ser sua parceira incentivadora.  Continue a leitura » ».

Pão por Deus: Edufsc lança obra com formas poéticas da cultura brasileira

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) divulga lançamento da obra Pão por Deus: vivo na cultura brasileira. O livro, organizado por Maria Eli Braga Mannrich, reúne centenas de quadras e outras formas poéticas breves da cultura popular, em resgate à tradição oral e escrita desta forma de expressão, geralmente anônima, conhecida como “pão por Deus”. Continue a leitura>>. Leia também: Editora da UFSC oferece 40% de desconto em todo o catálogo .

Mostra Domínio Público do Cine UFSC divulga programação de janeiro

A Mostra Domínio Público do Cine UFSC – Especial Ida Lupino & Roger Corman – divulgou a programação do mês de janeiro. As exibições são online, a partir do canal www.youtube.com/cineufsc, e os links são liberados nas terças e sextas-feiras (vide programação). Os eventos também podem ser acompanhados em www.facebook.com/cineufsc e www.instagram.com/cineufsc. Confira a programação do Cine UFSC em Janeiro.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitor da UFSC se posiciona contrário ao racismo

29/12/2020 13:52

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar reuniu-se, em 9 de dezembro, com um grupo de 137 pessoas, incluindo servidores docentes, técnicos administrativos em Educação, integrantes do Conselho Universitário (CUn), entidades sindicais, coletivos estudantis e membros da sociedade civil, em um encontro virtual. A motivação para a reunião era a discussão, no CUn, acerca de uma troca de e-mails entre um grupo de docentes do Centro Tecnológico (CTC), com afirmações de cunho racista.

Durante a reunião foram levantadas questões recentes e históricas sobre situações vivenciadas na Universidade. Segundo relato enviado à Agecom por Iclícia Viana, psicóloga educacional no Campus de Araranguá, que participou da reunião, as discussões durante a reunião apontaram que “o fato não é isolado e nem recente, mas é algo que tem sido vivido e denunciado cotidianamente na UFSC por estudantes negros(as) e indígenas”. Também foi lembrado que a UFSC integra a cátedra da Unesco de Erradicação do Racismo no Ensino Superior, e que se comprometeu publicamente em enfrentar este problema estrutural que se evidencia na instituição.

Questionou-se, segundo Iclícia, “até que ponto a universidade, com a estrutura que tem, dá conta de acolher e proceder diante das denúncias formalizadas pela Ouvidoria e Corregedoria. Não seria hora de criar novas estratégias de enfrentamento?“.

Propostas

O reitor recebeu sete propostas apresentadas pelo grupo: assegurar representação negras e indígenas nos órgãos colegiados/deliberativos; realizar processos de educação antirracista; colocar em vigor o Comitê de Combate às Violências na UFSC, que foi construído pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad); criar um protocolo contra as violências; fazer com o que o autor da discriminação seja obrigado a frequentar cursos e palestras sobre o tema, com carga horária superior a 100 horas; garantir estrutura física e profissional com constante qualificação e autonomia, bem como número suficiente de trabalhadores para fortalecer o trabalho da Saad.

Ubaldo agradeceu o espaço e comentou sua posição de contrariedade às práticas racistas. O reitor solicitou o encaminhamento das propostas do grupo para o Gabinete da Reitoria e disse que está atento ao trabalho da Corregedoria bem como dos órgãos colegiados da Universidade, respeitando o papel de cada instância frente a este enfrentamento.

Moção

O Conselho Universitário da UFSC aprovou uma moção de posicionamento em repúdio ao racismo no contexto universitário, na sessão do dia 8 de dezembro. Confira o texto, na íntegra:

“Em defesa da educação pública como bem de todas e todos, o Conselho Universitário da UFSC vem a público registrar sua posição de contrariedade e repúdio ao racismo institucional e estrutural ainda presente em nossa universidade. Historicamente o Brasil é marcado pela escravização, genocídio e etnocídio de populações indígenas e negras, bem como por uma ideologia de branqueamento que insiste no mito da democracia racial.

A história brasileira é, na verdade, marcada pela desigualdade racial, em que o privilégio da branquitude insiste em se manter cotidianamente no poder, questionando a necessidade das medidas equânimes de acesso para as populações em diferentes condições históricas no campo educacional. Há mais de dez anos as universidades federais têm visto mudanças no perfil racial estudantil por meio da Lei nº 12.711, conhecida como Lei de Cotas. No entanto, verificamos, ainda e infelizmente, situações que reproduzem as violências simbólicas e o racismo nesta instituição.

Este Conselho repudia toda ação racista dentro da UFSC e exige que toda medida administrativa e legal seja levada a cabo. Discursos racistas e de ódio, disfarçados como meros exercícios de liberdade de expressão, não podem ser tolerados no nosso meio universitário. Além de racismo ser crime, já previsto nas legislações vigentes, tais discursos negam os direitos conquistados e toda a produção teórica e científica sobre o tema. Pelo acesso equânime à universidade em seus diferentes níveis. Por uma UFSC mais justa e antirracista!

Florianópolis, 8 de dezembro de 2020”.

Tags: conselho universitárioracismoreitoriaSaadUFSC

‘Projeto Releituras – Livro Acessível’ é contemplado em edital de estímulo ao empreendedorismo

28/12/2020 16:35

O Projeto Releituras – Livro Acessível foi um dos contemplados no Programa Centelha 2020, iniciativa de estímulo ao empreendedorismo que oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. O Releituras manterá seu caráter social e sem fins lucrativos, assim como seu trabalho de produção e fornecimento de audiolivros acessíveis para pessoas com dificuldades de leitura de material impresso (cegas, idosas, com baixa visão, com limitações cognitivas ou sensoriais, etc). Uma startup, contudo, passa a ser sua parceira incentivadora.

A estudante de Letras – Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Maria de Fátima Medeiros e Silva, criadora do Projeto Releituras, explica que a empresa VI Mídia – Voz Inclusiva foi criada em novembro como parte das atividades do Programa Centelha. Definida como produtora de soluções de áudio – audiolivros, podcasts e vinhetas, entre outros – para os setores de educação, indústria e comércio, a startup tem a proposta de promover acessibilidade informacional e receberá, por um ano, mentoria de profissionais da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
(mais…)

Tags: AudiolivrosProjeto ReleiturasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitoria faz balanço da gestão da Universidade ao longo de 2020

28/12/2020 14:05

“Um ano absolutamente desafiador”. Com essa frase, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar começa a avaliar 2020, um período que apresentou uma das situações mais complexas com as quais a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se deparou ao longo de suas seis décadas de existência. “Tenho mais de 40 anos de universidade como docente e jamais imaginei que nosso cotidiano iria passar por tantas e tamanhas alterações”, enfatiza Ubaldo.

A UFSC e as demais Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) já vinham lidando com uma série de adversidades nos últimos anos. A pandemia de Covid-19, no entanto, trouxe desafios inesperados e provocou mudanças profundas nas rotinas e nos processos de trabalhos da Universidade. “As crises quanto às limitações orçamentárias têm sido cada vez mais recorrentes, mas, nesses casos, temos aprendido a tratar desses problemas com muita competência e articulações políticas na Andifes e junto às esferas de governo. Os ataques que as Ifes têm sofrido também têm respostas na crescente qualidade que nossas instituições demonstram ter. A pandemia, contudo, nos pegou de surpresa, não estávamos minimamente preparados para tudo isso”, relata.
(mais…)

Tags: balanço gestãoreitorreitor Ubaldo Cesar BalthazarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Mostra Domínio Público do Cine UFSC divulga programação de janeiro

28/12/2020 12:46

A Mostra Domínio Público do Cine UFSC – Especial Ida Lupino & Roger Corman – divulgou a programação do mês de janeiro. As exibições são on-line, a partir do canal www.youtube.com/cineufsc, e os links são liberados nas terças e sextas-feiras (vide programação). Os eventos também podem ser acompanhados em www.facebook.com/cineufsc e www.instagram.com/cineufsc.

Confira a programação:

Cine UFSC Janeiro

Tags: Cine UFSCIda LupinoRoger CormanUFSC

Projeto da Pós em Ciência da Informação ganha destaque em mídias sociais

28/12/2020 12:23

Além da publicação de artigos em periódicos científicos , o projeto de pesquisa “Agenda 2030 da ONU na visão da IFLA/FEBAB: Advocacy com bibliotecas e bibliotecários” desenvolve conteúdo nas mídias sociais buscando divulgar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas(ONU). Coordenado pela professora Marli Dias de Souza Pinto do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC) do Departamento de Ciência da Informação (DPTCIn/UFSC), o projeto criou o perfil do Instagram @sustentabilidadeinformacional.

Utilizado para a disseminação de informações sustentáveis, o @sustentabilidadeinformacional é  especificamente voltado a informar, conscientizar e transformar usuários-seguidores. Ou seja, o perfil tem como objetivo principal disseminar informações sustentáveis. O perfil completou um ano no Instagram em agosto de 2020, com mais de 5.000 seguidores engajados na causa da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e objetivos globais. As publicações são diárias e diversificadas, explorando o universo da sustentabilidade, buscando apontar a importância da qualidade de vida humana e do planeta sustentável, inclusiva e com direitos iguais para todos.

Como resultado do engajamento e disseminação do perfil @sustentabilidadeinformacional, o projeto de pesquisa ampliou suas ações, disponibilizando vídeos abordando a temática da Agenda 2030 e os ODS. Em função disso criou-se recentemente o canal no YouTube Sustentabilidade Informacional. Os vídeos são apresentados pelo mestrando em Ciência da Informação Genilson Geraldo e contam com participações especiais de profissionais da área, como a bibliotecária norte-americana Loída Garcia Febo, da American Library Association; a Christine Meschede, pesquisadora da Universidade de Düssendorf (Alemanha); Victória Okojie da Universidade Abuja (Nigéria); Jorge do Prado, atual presidente da Federação Brasileira de Associações Bibliotecárias (FEBAB); Priscila Sena, pesquisadora em Ciência da Informação e Diretora Técnica da FEBAB; e Amabile Costa, pesquisador e doutoranda em Ciência da Informação (PGCIN-UFSC).
(mais…)

Tags: InstagramPós em Ciência da InformaçãoSustentabilidade informacionalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Comissão de Ações Solidárias do CSE busca doações para comprar cestas básicas

28/12/2020 11:11

A  Comissão de Ações Solidárias do Centro Socioeconômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está em busca das últimas contribuições do ano para atingir a meta de 50 cestas básicas para atender nossa comunidade no mês de janeiro. Os alimentos são destinados a estudantes e trabalhadores terceirizados da Unidade de Ensino que estão em situação de vulnerabilidade em decorrência da pandemia de Covid-19. 

Quem quiser se integrar a essa iniciativa poderá contribuir com o valor equivalente a meia cesta básica (R$ 35,00) ou uma cesta básica (R$ 70,00). A contribuição é através de depósito bancário em favor do supermercado É da Casa (dados descritos no cartaz anexo). Para manter a transparência, a comissão solicita que o comprovante de depósito seja enviado para o e-mail acoessolidarias.cse@contato.ufsc.br ou informado pelo WhatsApp (48) 3721-6673.

Mais informações na página da Comissão de Ações Solidárias do Centro Socioeconômico.

Tags: cestas básicasCSEdoação de cestas básicasUFSCUFSC SolidáriaUniversidade Federal de Santa Catarina

Pão por Deus: Edufsc lança obra com formas poéticas da cultura brasileira

23/12/2020 20:17

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) divulga lançamento da obra Pão por Deus: vivo na cultura brasileira. O livro, organizado por Maria Eli Braga Mannrich, reúne centenas de quadras e outras formas poéticas breves da cultura popular, em resgate à tradição oral e escrita desta forma de expressão, geralmente anônima, conhecida como “pão por Deus”.

Serviço

O quê: Pão por Deus (235p.), de Maria Eli Braga Mannrich

Quanto: R$ 49,20

Onde: Livraria Virtual da Edufsc

Tags: Editora da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Equipe da UFSC Joinville é aprovada em edital para construir foguete acadêmico

23/12/2020 12:57

A Kosmos, equipe de Foguetemodelismo formada por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC Joinville), foi um dos grupos contemplados pelo Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, organizado pela Fundação de Apoio para Projetos de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Espacial, com recurso da Agência Espacial Brasileira (AEB). O grupo receberá recursos de R$ 10.000,00, na categoria de construção de Foguete Universitário com apogeu maior ou igual a 3 km, com tecnologia de propulsão sólida.
(mais…)

Tags: Foguete UniversitáriofoguetemodelismoKosmos FoguetemodelismoUFSC Joinville

UFSC anuncia novos nomes para a vice-reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação

23/12/2020 12:23

O ano de 2021 começará com dois novos integrantes na gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Catia Regina Silva de Carvalho Pinto, professora do Departamento de Engenharias da Mobilidade e ex-diretora do Campus de Joinville, será a nova vice-reitora. Catia substitui, no cargo, Alacoque Lorenzini Erdmann, cujo mandato se encerra em 31 de dezembro de 2020. Já o docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC Daniel de Santana Vasconcelos assume a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no lugar de Alexandre Marino Costa, que solicitou a saída do cargo por motivos pessoais.

Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Alacoque assumiu como vice-reitora em maio de 2016, junto com o professor Luis Carlos Cancellier, para um mandato de quatro anos. A chapa da dupla foi escolhida pela comunidade acadêmica na consulta para a Reitoria em novembro de 2015. Como a nomeação da vice-reitora é prerrogativa do reitor – diferentemente do que ocorre com este cargo, que é nomeado pelo Ministério da Educação (MEC) –, Alacoque teve seu mandato prorrogado até o final de 2020.
(mais…)

Tags: Administração CentralCatia Regina Silva de Carvalho PintocoronavírusDaniel de Santana Vasconcelosgestão coronavírusprogradUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavice-reitora

DIVULGA UFSC – 23/12/2020 – Edição 1573

23/12/2020 11:13

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 23/12/2020 – Edição 1573

UFSC celebra 60 anos em sessão solene que enfatiza a importância de quem faz a universidade

Uma cerimônia de reconhecimento às pessoas que fazem da Universidade Federal de Santa Catarina um lugar de excelência marcou a celebração dos 60 anos da instituição. De forma remota e com transmissão pelo YouTube, a sessão solene do Conselho Universitário, que ocorreu nesta sexta-feira, 18 de dezembro, foi marcada pela posse de 12 novos diretores de centro e pela diplomação de dois doutores Honoris Causa e dois professores e uma professora eméritos. Além disso, o reitor Ubaldo Cesar Balthazar também anunciou o nome da nova vice-reitora da UFSC, cujo mandato inicia em janeiro de 2021: Catia Regina Silva de Carvalho Pinto, do quadro permanente no Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental e ex-diretora da UFSC Joinville. Continue a leitura>>. Continue a leitura » ».


UFSC está entre as principais universidades influenciadoras sobre Covid-19

A UFSC está entre as quatro principais universidades influenciadoras sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil, segundo estudo divulgado pelo projeto Science Pulse em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD). Intitulado Principais vozes da ciência no Twitter, o relatório identificou cientistas, especialistas e organizações científicas mais influentes na conversa sobre a pandemia na rede social. Continue a leitura » ».

UFSC recebe ponto de testagem da prefeitura de Florianópolis para Covid-19

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá um ponto de testagem drive thru da prefeitura de Florianópolis para a Covid-19, a partir desta segunda-feira, 21 de dezembro. O local ficará em frente ao Centro de Eventos da UFSC e os testes devem ser agendados exclusivamente pelas equipes de saúde que farão o encaminhamento. O funcionamento será das 8 às 17h. Continue a leitura » ».


Gestão

Reitoria divulga mensagem de fim de ano

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar e a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann divulgaram uma mensagem de final de ano para a comunidade: “Que tenhamos um final de ano de paz, alegria e cuidados. Que 2021 seja o ano em que a resistência e a coragem superem a intolerância; que o conhecimento e a ciência vençam a ignorância e a cultura do ódio. Que possamos trabalhar com resiliência e serenidade, na contínua construção de uma universidade plural, inclusiva, saudável e feliz!”.  Continue a leitura>>.

Abertas inscrições de bolsas emergenciais de monitoria para semestre 2020.2

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFSC) abriu inscrições para as chefias de Departamentos e Coordenadorias Especiais solicitarem bolsas emergenciais de monitoria para o semestre 2020.2. Cada Chefia de Departamento poderá solicitar até três bolsas emergenciais, conforme o edital. Para solicitar as bolsas, os departamentos devem enviar o anexo preenchido até o dia 22 de janeiro de 2021 para o endereço monitoria.caap@contato.ufsc.br . Continue a leitura>>.

Servidores podem se inscrever para isenção de pagamento de cursos de idiomas

Estão abertas as inscrições para isenção do pagamento dos cursos extracurriculares de língua estrangeira, na modalidade a distância, a serem promovidos pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/CCE/UFSC) no primeiro semestre de 2021. São contemplados também servidores lotados nos municípios fora da sede. Os interessados podem se inscrever até 17 de janeiro de 2021 pelo Sistema Gestor de Capacitação (SGCA). Continue a leitura>>.

Professor Marcos Alves Rabelo, da UFSC Joinville, assume diretoria técnica do Ágora Tech Park

O Conselho de Adminstração do Ágora Tech Park aprovou em dezembro a indicação do professor Marcos Alves Rabelo para ocupar a diretoria técnica do Parque Tecnológico, em um mandato de dois anos. Situado no Perini Business Park, o Ágora foi constituído através de uma parceria entre a iniciativa privada, a academia e o poder público, pela Perville Engenharia, empresa do grupo Perini, pela UFSC e pelas empresas de tecnologia Conta Azul, Pollux e TiFlux, com o propósito de fomentar a cultura da inovação e o empreendedorismo. O parque abriga o centro de inovação Ágora HUB, integrante da rede de Centros de Inovação do estado de Santa Catarina, Ágora MOB,  Ágora DAT, o Campus Joinville da UFSC, entre outras organizações. Continue a leitura>>.

Série ‘Editora da UFSC 40 anos’ entrevista ex-reitor Ernani Bayer

A série Editora UFSC 40 anos traz uma entrevista com o professor Ernani Bayer, que foi reitor no período de 1980 a 1984 e que teve a iniciativa de criar a EdUFSC. Além da história da EdUFSC, o professor Ernani conta um pouco sobre a criação da própria Universidade. O professor Ernani conta que na época havia poucas editoras universitárias. Recorda ainda que o escritor Salim Miguel foi responsável por elaborar o projeto encaminhado ao Ministério da Educação com o objetivo de criar 11 editoras de universidades federais. Continue a leitura>>.


Ensino

UFSC divulga aprovados no Processo Seletivo Especial 2020.2

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou o resultado do Processo Seletivo Especial 2020.2, destinado às vagas do curso de Medicina de Araranguá e às remanescentes do Vestibular UFSC 2020. A matrícula documental, por meio de envio de e-mail à Coordenadoria do Curso, será realizada de 4 a 22 de janeiro. Continue a leitura >>


Pesquisa

Plataforma desenvolvida por laboratório da UFSC leva tecnologia de ponta a pacientes do SUS’

Uma plataforma com tecnologia de ponta e atualizada para oferecer um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o e-SUS Atenção Primária em Saúde (APS), um projeto desenvolvido pelo Laboratório Bridge, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde. O e-SUS APS, antes conhecido como e-SUS Atenção Básica (AB), foi iniciado em maio de 2011. Atualmente o modelo de informatização é adotado por todos os municípios do país e seu principal produto, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, é utilizado por mais de 3 mil cidades. Sua base de dados nacional já acumula mais de 3 bilhões de registros clínicos referentes a atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mais de 100 milhões de brasileiros já possuem um prontuário eletrônico. Continue a leitura » » . Leia também: Equipe de Enfermagem do Ambulatório do HU faz primeira consulta a distância ; Palavras de apoio demonstram a importância do trabalho desenvolvido pelo HU.

Transmissão sem controle da Covid-19 em Santa Catarina é o tema de novo boletim do Necat

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) publicou a 33ª edição de seu boletim com o artigo “A transmissão da covid-19 continua sem controle em Santa Catarina”. O documento revela a gravidade da situação atual da pandemia no estado. Santa Catarina ocupa o terceiro lugar dentre os estados com maior número de casos a cada 100 mil habitantes. Mais informações no endereço necat.ufsc.br. Continue a leitura>>.

Projeto sobre processos de criação promove live com a artista Letrux

Em seu último encontro do ano, o projeto de pesquisa Criações: conversas e sobre processos de criação com artistas brasileiros promove uma live com a artista e escritora carioca Letrux. Indicada este ano ao Grammy Latino na categoria álbum de rock alternativo com Letrux aos prantos, a artista falará sobre o processo de criação de seu novo projeto audiovisual, Prantos pandêmicos, e sobre sua trajetória na música independente brasileira. A transmissão ocorre nesta quarta-feira, 23 de dezembro, às 21h, pelo Instagram de Sergio Romanelli, artista e professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira (DLLE/UFSC). A atividade conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) e do Núcleo de Estudo de Processos Criativos (Nuproc)

Instituto de Estudos de Gênero completa 15 anos

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina, voltado para o ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos de gênero e feminismos, completou 15 anos nesta segunda-feira, 21 de dezembro. Para marcar a data, o grupo irá compartilhar ao longo das próximas semanas, os momentos mais marcantes envolvendo o IEG e suas frentes. Continue a leitura>>.


Cultura

‘O Painel Humanidade sempre foi, para a família de Hassis, um símbolo de sua obra’

Filha de Hassis e diretora da fundação criada para manter viva a memória do artista plástico, Leilah Corrêa Vieira enviou sua percepção sobre a restauração de Humanidade, painel da Igrejinha da UFSC. “O Painel Humanidade sempre foi, para família de Hassis, um símbolo de sua obra, pela grandiosidade e pela ousadia quanto a temática”. Continue a leitura>>.

 

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
FacebookTwitterFacebook


Para receber nossos boletins, clique aqui.
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2824 / 3721-2825
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

Tags: Divulga UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Reitoria divulga mensagem de fim de ano

23/12/2020 09:53

Que tenhamos um final de ano de paz, alegria e cuidados.

Que 2021 seja o ano em que a resistência e a coragem superem a intolerância; que o conhecimento e a ciência vençam a ignorância e a cultura do ódio.

Que possamos trabalhar com resiliência e serenidade, na contínua construção de uma universidade plural, inclusiva, saudável e feliz!

 

Ubaldo Cesar Balthazar e Alacoque Lorenzini Erdmann

* Detalhe da pintura mural Humanidade, de Hassis, localizada na Igrejinha da UFSC. A conclusão de seu restauro integra a programação comemorativa dos 60 anos da instituição.

Tags: fim de anomensagem de final de anoreitoriaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

‘O Painel Humanidade sempre foi, para a família de Hassis, um símbolo de sua obra’

23/12/2020 09:15

Filha de Hassis e diretora da fundação criada para manter viva a memória do artista plástico, Leilah Corrêa Vieira enviou sua percepção sobre a restauração de Humanidade, painel da Igrejinha da UFSC.

“O Painel Humanidade sempre foi, para família de Hassis, um símbolo de sua obra, pela grandiosidade e pela ousadia quanto a temática. Durante todo esse período tínhamos conhecimento de que a obra estava sofrendo ação do tempo, e que estava em estado lamentável, com infiltrações e consequentes avarias e danos em sua pintura.

Em todo esse período, foram feitas incansáveis tentativas de recuperação do painel, através da própria universidade, da família, da Fundação Hassis, sempre apoiados pela grande impressa e admiradores da obra do artista.

Para nós, era muito triste ver o estado em que se encontrava e foi com muita alegria que soubemos da emenda parlamentar que proporcionou à UFSC viabilizar essa restauração. Independente da grande burocracia, ficamos todos torcendo para que a obra acontecesse.

Logo que foi feito o contrato, nossa satisfação foi grande pois, vimos que foi entregue a uma profissional competente e que tinha uma relação afetiva com o Hassis. Conhecendo a obra dele, sabíamos que o Hassis, tinha um poder de criação, e isso passava por a mistura das cores, tons e nuances, o que dava a nota em sua obra, e também a preciosidade do traço inconfundível.

Mas foi uma grata surpresa o estudo feito pela restauradora, que além de imprimir todo o seu conhecimento técnico e as exigências da aplicação das normas de restauração, conseguiu colocar o coração e entrar na alma do artista, percebendo a força das cores de Hassis e a potência de seus traços.

Estamos muito felizes, realizados, ficou maravilhosa a restauração, nos emocionamos com a grandeza da obra.

Obrigada a todos que trabalharam para que isso acontecesse e especialmente à Márcia pela dedicação e força, sensibilidade de conseguir devolver o nosso Mural com a genialidade do artista”.

>> Confira o relatório da restauração.

>> Assista ao documentário: Crônicas do Mural Humanidade

>> Visite o site especial 60anos.ufsc.br

 

Tags: HassisHumanidadeIgrejinhaIgrejinha da UFSCMural HumanidadeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Servidores podem se inscrever para isenção de pagamento de cursos de idiomas

23/12/2020 08:43

Estão abertas as inscrições para isenção do pagamento dos cursos extracurriculares de língua estrangeira, na modalidade a distância, a serem promovidos pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no primeiro semestre de 2021. São contemplados também servidores lotados nos municípios fora da sede. Os interessados podem se inscrever até 17 de janeiro de 2021 pelo Sistema Gestor de Capacitação (SGCA).

Para efetuar a inscrição, é necessário selecionar a opção “Participante” no menu localizado no alto da página e, em seguida, clicar em “Programação e Inscrição”. Na sequência, deve-se localizar, na lista de eventos de capacitação disponíveis, a opção “Processo seletivo da isenção dos cursos extracurriculares online de língua estrangeira (2020.2)” e, então, clicar em “Consulta / Inscrição”. Por fim, basta selecionar a opção “Turma 01”, localizada na base da página, e preencher as informações solicitadas.

Caso haja mais de 131 inscritos, será realizado sorteio no dia 20 de janeiro, às 10h, com transmissão ao vivo por webconferência. Os contemplados terão a isenção total do pagamento semestral do curso em que se matricularem, não sendo necessária a inscrição em processo seletivo para obtê-la novamente nos semestres seguintes. 

O edital completo e demais informações estão disponíveis no Portal da Capacitação. Para saber mais sobre os cursos oferecidos, acesse o site www.cursosextra.com.

Tags: capacitaçãocursos extracurriculares de línguassorteio isenção curso extracurricularUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Equipe de Enfermagem do Ambulatório do HU faz primeira consulta a distância

22/12/2020 12:50

Equipe realizou orientações sobre o autocuidado em diabetes

O Grupo de Enfermagem em Diabetes realizou a primeira teleconsulta em Enfermagem do ambulatório do Hospital Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), no sistema de telemedicina. O sistema foi adotado por esta equipe e poderá ser ampliado para as demais áreas da enfermagem do HU, conforme a necessidade e capacidade de adaptação.

A chefe da Unidade de Gestão de Enfermagem Ambulatorial, Isabel Berns Kuiava, explicou que a equipe passou por uma capacitação para realizar estas consultas. “São pacientes que foram atendidos no HU e necessitavam de atendimento da Enfermagem. Então, a equipe optou, junto com o paciente, por esta consulta a distância”, explicou, lembrando que a prática é regulamentada pela Resolução Cofen n° 634/2020.

Na ocasião, foram realizadas orientações sobre o autocuidado em diabetes, além de encaminhamentos para a contra-referência. O grupo é composto por enfermeiros da instituição e professores do Departamento de Enfermagem da UFSC.

Comunicação HU/UFSC

Tags: Ambulatório do HUHospital UniversitárioHU

Plataforma desenvolvida por laboratório da UFSC leva tecnologia de ponta a pacientes do SUS

22/12/2020 11:26

Uma plataforma com tecnologia de ponta e atualizada para oferecer um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse é o e-SUS Atenção Primária em Saúde (APS), um projeto desenvolvido pelo Laboratório Bridge, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde e sob gestão da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu). “O e-SUS APS é um projeto dinâmico e exige agilidade na sua execução, o que pede um fluxo administrativo rápido e constante.

Professor Raul Sidnei Wazlawick é coordenador-geral do trabalho. Foto: Divulgação

Para o sucesso do projeto é fundamental que a fundação de apoio seja eficiente e atuante para garantir a sustentação necessária para as atividades técnicas serem conduzidas conforme o planejamento”, explica o professor Raul Sidnei Wazlawick, coordenador-geral do trabalho. “É importante destacar que essa sinergia tem gerado credibilidade junto ao Ministério da Saúde, pois desde 2013 todos os produtos previstos foram entregues e homologados de acordo com o programado”, acrescenta o professor sobre a atuação da Fapeu.

O e-SUS APS, antes conhecido como e-SUS Atenção Básica (AB), foi iniciado em maio de 2011 com estudos e pesquisas no Ministério da Saúde, porém foi no primeiro semestre de 2013 que começou a ser desenvolvido. Hoje, o modelo de informatização desenvolvido pelo Laboratório Bridge é adotado por todos os municípios do país e seu principal produto, o Prontuário Eletrônico do Cidadão, é utilizado por mais de 3 mil cidades – de um total de cerca de 5.570 no país. Sua base de dados nacional já acumula mais de 3 bilhões de registros clínicos referentes a atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mais de 100 milhões de brasileiros já possuem um prontuário eletrônico.
(mais…)

Tags: BridgecoronavírusfapeuSUSUFSC

Abertas inscrições de bolsas emergenciais de monitoria para semestre 2020.2

22/12/2020 09:21

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu inscrições para as chefias de Departamentos e Coordenadorias Especiais solicitarem bolsas emergenciais de monitoria para o semestre 2020.2.

Cada Chefia de Departamento poderá solicitar até três bolsas emergenciais, conforme o edital anexo. Elas servem para complementar as cotas de bolsas regulares já distribuídas aos departamentos e devem auxiliar os processos de ensino-aprendizagem neste novo período de atividades pedagógicas não presenciais.

Para solicitar as bolsas, os departamentos devem enviar o anexo preenchido até o dia 22 de janeiro de 2021 para o endereço monitoria.caap@contato.ufsc.br.

> Confira a íntegra do edital
> Acesse o anexo para solicitação de bolsa

Tags: bolsa emergencialmonitotiaprogradUFSC

Instituto de Estudos de Gênero completa 15 anos

22/12/2020 08:13

O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina, voltado para o ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos de gênero e feminismos, completou 15 anos nesta segunda-feira, 21 de dezembro. Para marcar a data, o grupo irá compartilhar ao longo das próximas semanas, os momentos mais marcantes envolvendo o IEG e suas frentes.

Na mensagem de aniversário, o Instituto registra seu compromisso em  buscar a transformação da realidade social, reunindo diferentes pessoas, realidades e vivências. O IEG é formado por professoras e pesquisadoras da UFSC, da UDESC e de Instituições de Ensino Superior do país e do mundo, tanto na graduação, quanto na pós-graduação.

São seis frentes de atuação, com laboratórios e núcleos voltados aos estudos de gênero, feminismos, sexualidades, diversidades, interseccionalidades, etc. Entre essas frentes, estão o Centro de Documentação IEG-UFSC, um acervo de livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, clippings de notícias, coleções de folders, banners e material audiovisual sobre feminismo, estudos de gênero, diversidade, sexualidade, entre outros.

Outro trabalho executado junto ao Instituto é a Revista Estudos Feministas, cuja última edição foi divulgada também nesta segunda-feira. O periódico pretende “proporcionar de forma acessível a todas e todos leituras críticas do contexto da história, da cultura e da sociedade em que vivemos a partir do olhar feminista”.

Tags: Estudos de GênerogêneroIEGInstituto de Estudos de Gênero

Projeto sobre processos de criação promove live com a artista Letrux

21/12/2020 18:23

Em seu último encontro do ano, o projeto de pesquisa Criações: conversas e sobre processos de criação com artistas brasileiros promove uma live com a artista e escritora carioca Letrux. Indicada este ano ao Grammy Latino na categoria álbum de rock alternativo com Letrux aos prantos, a artista falará sobre o processo de criação de seu novo projeto audiovisual, Prantos pandêmicos, e sobre sua trajetória na música independente brasileira.

A transmissão ocorre nesta quarta-feira, 23 de dezembro, às 21h, pelo Instagram de Sergio Romanelli, artista e professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A atividade conta com apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLIT) e do Núcleo de Estudo de Processos Criativos (Nuproc) da UFSC e direção de arte de Rodrigo Bastos.

Tags: livenuprocprocesso de criaçãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Palavras de apoio demonstram a importância do trabalho desenvolvido pelo HU

21/12/2020 15:48

No ano que provavelmente está sendo o mais desafiador para várias gerações de trabalhadores, principalmente os da área da saúde, aprendemos o quanto somos fortes quando nos juntamos em torno de um ideal. Mostrar esta força da união foi um dos propósitos do projeto #juntosomosmaisfortes, desenvolvido por profissionais do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) ao longo dos últimos meses.

A ação conta com depoimentos de personalidades – artistas, atletas e jornalistas – que deixaram uma mensagem de apoio para os trabalhadores do hospital e com mensagens enviadas pelos próprios trabalhadores do HU.

Confira o vídeo com algumas das mensagens que a Unidade de Comunicação Social do HU-UFSC recebeu ao longo do ano:

 

Unidade de Comunicação Social/HU-UFSC

Tags: coronavírusHospital UniversitárioHUHU CoronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Professor Marcos Alves Rabelo, da UFSC Joinville, assume diretoria técnica do Ágora Tech Park

21/12/2020 11:24

O Conselho de Adminstração do Ágora Tech Park aprovou em dezembro a indicação do professor Marcos Alves Rabelo para ocupar a diretoria técnica do Parque Tecnológico, em um mandato de dois anos.

Ágora Tech Park. Foto: Comunicação Institucional/UFSC Joinville

Rabelo é Engenheiro Mecânico e de Automóveis pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e possui curso de extensão universitária (Management Program) pelo CEDEP/INSEAD (França). Trabalhou em multinacionais de grande porte, tendo adquirido experiência internacional em treinamentos e trabalhos realizados na França, Espanha e Argentina. Ainda, é consultor em engenharia mecânica, engenharia automotiva, estruturas mecânicas, ensaios experimentais, instrumentação e lean manufacturing.

O professor Marcos substituirá o professor Rafael Catapan que atuou nos últimos dois anos na estruturação da parceria estratégica entre o Campus e as demais entidades públicas e privadas que compõem o Ágora Tech Park, e agora assumirá a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas (Pós-ECM).

Situado no Perini Business Park, o Ágora foi constituído através de uma parceria entre a iniciativa privada, a academia e o poder público, pela Perville Engenharia, empresa do grupo Perini, pela UFSC e pelas empresas de tecnologia Conta Azul, Pollux e TiFlux, com o propósito de fomentar a cultura da inovação e o empreendedorismo. O parque abriga o centro de inovação Ágora HUB, integrante da rede de Centros de Inovação do estado de Santa Catarina, Ágora MOB,  Ágora DAT, o Campus Joinville da UFSC, entre outras organizações.

Entre as contribuições desta parceria para a UFSC até o momento, destaca-se a participação de graduandos e egressos em programas de fomento ao empreendedorismo como o Nascer/FAPESC, que resultaram na criação de novos negócios, e a aprovação de projetos de pesquisadores do CTJ junto a grandes empresas automotivas como, por exemplo, o projeto coordenado pelo professor Giovani Gracioli entre UFSC e Renault para o programa Rota 2030. Ações deste porte fortalecem os cursos de graduação e pós-graduação do Campus, bem como a relação da Universidade com a sociedade.

Comunicação Institucional – UFSC Joinville

 

Tags: Ágora Tech ParkUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC divulga aprovados no Processo Seletivo Especial 2020.2

21/12/2020 10:00

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) divulgou o resultado do Processo Seletivo Especial 2020.2, destinado às vagas do curso de Medicina de Araranguá e às remanescentes do Vestibular UFSC 2020. A matrícula documental, por meio de envio de e-mail à Coordenadoria do Curso, será realizada de 4 a 22 de janeiro, conforme consta na Portaria Nº14/Prograd/SAAD/UFSC.

Os candidatos também podem acessar o Boletim de Desempenho Individual Definitivo.

A Coperve também divulgou as respostas aos recursos aos boletins de desempenho individual.

O prazo para envio de documentos comprobatórios para candidatos classificados pela Política de Ações Afirmativas (PAA) vai de 28 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021.

Em razão da pandemia de Covid-19, o Vestibular tradicional com provas presenciais foi substituído por um processo seletivo que levou em conta a média obtida pelo estudante em uma das edições de Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) dos anos de 2017 ou 2018 ou 2019.

As vagas dividem-se em 489 remanescentes do Vestibular 2020, que não têm alunos em lista de espera, e 69 vagas de Medicina/Araranguá, com ingresso de 39 calouros em 2020.2 e 30 calouros em 2021.1. Essa divisão se deve a mudanças no projeto político-pedagógico do curso, e também é reflexo da pandemia de Covid-19, que impossibilitou a adequação do espaço físico para as turmas e a contratação de professores por meio de concurso público. Para a professora Maria José Baldessar, presidente da Coperve, “o desafio foi montar um processo seletivo diferente. A experiência vai servir de base para o processo seletivo 2021.1, já que a partir da análise desse, poderemos aperfeiçoar o próximo”.

Etapa documental

A etapa documental da matrícula tradicionalmente consistia na entrega presencial de documentos nas coordenadorias de cada curso. Em razão da situação de emergência sanitária decorrente da pandemia de Covid-19, ela será feita através do envio de documentos digitalizados ao e-mail das coordenadorias. O modelo de preenchimento do campo “assunto” da mensagem e a lista de todas as caixas postais dos cursos podem ser consultadas na Portaria Nº14/Prograd/SAAD/UFSC. Os documentos necessários e também os procedimentos de envio estão regulamentados pela mesma portaria.

Conforme o artigo 3º da Portaria, todos os candidatos classificados, seja pela classificação geral, seja por uma das modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas, deverão encaminhar os seguintes documentos ao e-mail das coordenadorias:

  1. declaração assinada de que não possui matrícula simultânea em outro curso de graduação da UFSC ou em outra instituição pública de ensino superior (Link para acesso a declaração: https://dae.ufsc.br/formularios/);
  2. documentos de identificação (RG e CPF) com os quais se inscreveu no Processo Seletivo UFSC/2020.2. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar também visto permanente ou temporário válido emitido pela Polícia Federal;
  3. certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente ou diploma de ensino superior, observando-se as especificidades das exigências dos artigos 4º ao 11º. Caso o candidato tenha concluído o ensino médio no exterior deverá apresentar documento comprobatório de equivalência ao ensino médio, expedido por Conselho Estadual de Educação;
  4. autodeclaração validada por comissão da SAAD de pessoa com deficiência; de indígenas ou de preto ou pardo – cota para PPI; de quilombola; e renda (para os candidatos aprovados por uma das modalidades de cotas do Programa de Ações Afirmativas). As autodeclarações podem ser acessadas neste link: https://saad.ufsc.br/autodeclaracoes/
  5. comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos);
  6. certificado militar (para candidatos do sexo masculino);
  7. atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos).

Os documentos devem ser digitalizados e estar legíveis, numerados na ordem apresentada acima. Caso não estejam autenticados, os originais deverão ser apresentados para conferência nas coordenadorias de cursos, quando da retomada das atividades presenciais na UFSC.

Os candidatos classificados que foram aprovados dentro de cotas de Ações Afirmativas devem ficar atentos para algumas especificidades. Além das autodeclarações validadas por uma comissão da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad), os aprovados na modalidade de vagas destinadas aos egressos de escola pública deverão apresentar certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio que comprove ter cursado integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública.

Ações Afirmativas

Os candidatos classificados pela Política de Ações Afirmativas (PAA), antes de enviar os documentos de matrícula às coordenadorias, deverão validar a sua condição de cotista junto à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad). Essa validação será feita de modo remoto e começa com o envio de documentos comprobatórios, de 28 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021, que serão analisados pelas comissões formadas para cada modalidade de PAA em cada um dos cinco campi da UFSC.

Para os que participaram do processo seletivo concorrendo às vagas destinadas a pretos, pardos e negros (PPN), a validação dessa condição também será de forma remota. Quanto aos procedimentos para a validação de autodeclaração de pessoas com deficiência (PCD) e da condição de indígenas e quilombolas, a comissão poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que participem de entrevista on-line.

Nas validações de renda, os documentos a serem enviados à comissão devem ser digitalizados em formato PDF, legíveis e enviados em um único arquivo compactado, em formato RAR ou ZIP. Os arquivos devem ser gerados obrigatoriamente a partir de documentações originais, não sendo necessário encaminhar cópias dos mesmos. A comissão poderá, caso necessário, solicitar aos candidatos que participem de entrevista online.

As listas de documentos, formulários para validação de renda e os endereços de e-mail constam na portaria. O campo “assunto” da mensagem deve ser preenchido informações do tipo de validação, nome completo do candidato e campus da UFSC.

Mais informações: coperve.ufsc.br

Tags: Comissão Permanente do Vestibularcoperveprocesso seletivo 2020.2Processo Seletivo EspecialUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina