Revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos, lança nova edição
A revista Landa, do Núcleo Onetti de Estudos Literários Latino-Americanos (UFSC), apresenta seu Vol.9 N°1 (2020). Ela inclui na sua chamada pública “Alegria, alegria: ainda a prova dos nove?” trabalhos que abordam momentos e cenas dessa “prova dos nove” nas artes e na literatura das américas latíndias do mundo. Por que dançam os que dançam? E para que dançam? Em que momentos a resistência latino-americana ganhou a dignidade de uma festa? A arte/a literatura já foram cenários dessa alegria? Foram lugares de afeto? Como mapear esses momentos? Com que instrumentos? Com que propósitos? É a partir dessas perguntas que Bruna Machado, Christy Beatriz Najarro Guzmán e Marcio Luiz Gonçalves D’Arrochella, Danichi Hausen Mizoguchi e Eduardo Passos, Daniel Carlos Santos da Silva, Filipe Manzoni, Gilberto Clementino de Oliveira Neto, Giovanna de Araújo Leite, Luis Eduardo Veloso Garcia e Amanda Veloso Garcia, Nanci de Freitas e Vinícius Ximenes, elaboraram suas colaborações para este número.
Já o dossiê “Tempos e Contratempos Festivos: ancestralidade, produção da cidade e subjetivação do Recôncavo da Bahia” apresenta alguns resultados advindos do projeto de pesquisa “Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia”, com contribuições de diversos pesquisadores e pesquisadoras e organização de Rubens da Cunha, Francesca Bassi e Fátima Tavares. O dossiê inclui textos de Katharina Döring, Mariella Pitombo, Lúcio Agra e Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa, Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins e Sérgio Ricardo Oliveira Martins, Francesca Bassi, Rubens da Cunha e Danillo Barata, Pedro Amorim de Oliveira Filho, Fátima Tavares, Carlos Caroso e Cleidiana Ramos, que tratam do mundo multiverso de algumas das festas que ocorrem nessa região, trazendo aspectos sociais, estéticos, históricos, institucionais e patrimoniais. Além disso, o dossiê apresenta articulações entre territórios e cidades, considerando linguagens, tecnologias, símbolos, que são mediadores e geradores de vínculos sociais e novas tensões.
Na seção “Olhares”, integrada por textos de autores convidados pela equipe editorial de Landa, apresenta a tradução de um ensaio de César Aira, textos de Jorge Bracamonte e Raúl Antelo que debatem aspectos teóricos para a abordagem do romance latino-americano, uma reflexão de Emanuele Leonardi sobre o humorismo em Pirandello, Macedonio e Borges e, encerrando a seção, um suspiro petropolitano de Julián del Casal, com autoria de André Fiorussi.
Na seção “Resenhas”, Miguel Ángel Schimdt Rodriguez apresenta algumas considerações sobre a primeira novela do escritor peruano Christ Gutiérrez-Rodríguez, intitulada Nosocomium (Lima: Bisonte & Whaltari Books, 2019, 144 p.).
Para finalizar, na seção “Vária”, com apresentação de Artur de Vargas Giorgi intitulada “A hora dos malditos”, se celebra uma festa com uma seleção de poemas e fotografias: a sessão, ocorrida em 28 de setembro de 2019, do projeto Quinta Maldita, criado e sustentado por Demetrio Panarotto.
O número está integralmente disponível no link: http://www.revistalanda.ufsc.br/
A Revista também está com duas Chamadas Públicas em aberto: https://revistalanda.ufsc.br/chamadas2/