‘Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS’ é tema de conferência na UFSC

31/03/2019 12:52

A 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 4, 5 e 6 de abril de 2019, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O tema deste ano será “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, com os seguintes eixos temáticos:
I – Saúde como direito;
II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Será fornecido certificado de participação. A inscrição pode ser feita até o dia do evento neste link.

Programação

04/04
18h – Credenciamento e Acolhimento
18h30 – Cerimônia de Abertura
19h30 – Palestra de Abertura
21h – Encerramento

(mais…)

Tags: Centro de Cultura e Eventos da UFSCConferência Municipal de SaúdeDemocracia e SaúdeUFSC

Prograd prorroga prazo para inscrição de tutores do PIAPE dos campi de Araranguá e Blumenau

29/03/2019 18:25

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou edital de prorrogação do prazo de inscrições para selecionar tutores para o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) para os campi de Araranguá e Blumenau. O edital de prorrogação está disponível aqui. As inscrições devem ser feitas no Formulário.

Serão recebidos e analisados recursos referentes apenas ao resultado preliminar. O formulário para recurso está disponível aqui.

Tags: editalinscriçãoPiapeprorrogaçãoTutoresUFSC

Ágora Tech Park em Joinville: ‘integração entre universidade, indústrias e associações de classe’

29/03/2019 17:46

Nesta quinta-feira, 28 de março, foi inaugurado o Ágora Tech Park, um parque tecnológico que pretende ser um grande centro de encontros e um realizador de ideias e pesquisas nas áreas de inovação e tecnologia em Joinville e região.

O Ágora Tech Park e Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia são nomes próximos, sinônimos talvez, cuja UFSC é cofundadora do Instituto, uma associação sem fins lucrativos, juntamente com Perini Business Park, ContaAzul, Pollux e TiFlux. Na prática, o Instituto, que ainda necessita redigir regimento, atuará na governança do Ágora com diretoria, conselho fiscal e conselho administrativo, em que a UFSC possui cadeiras.

Comitiva da UFSC juntamente com Marcelo Hack, CEO Grupo Perini AL (à esq.)

Nas palavras de Ubaldo César Balthazar, reitor da UFSC, o “Ágora vai representar um propulsor de pesquisa de ponta com modelo único de integração entre universidade, indústrias e associações de classe”. Esse modelo passou tem sido analisado por outras universidades e mesmo sondado como possibilidade de adoção em outros campi da UFSC. Um dos mais destacados argumentos em defesa deste modelo é a proximidade possível entre estudantes e a indústria, o que pode possibilitar a realização de estágios, pesquisa e inovação.

Para Emerson Edel, diretor presidente do Instituto, “esse ecossistema que está se criando, com a presença da universidade junto com as indústrias, foi a grande ideia de construir o parque tecnológico e o que faltava era exatamente trazer o governo junto. O governo, na nossa opinião, e o que a gente viu em muitos locais que visitamos no mundo, é um dos atores mais importantes. Qualquer ecossistema e a universidade precisa do governo. Então, o fato de a gente ter conseguido que o Ágora fizesse parte da rede dos centros de inovação, é um passo que vai marcar muito, porque realmente ter a colaboração do poder público, da universidade, da iniciativa privada é tudo para que a o projeto funcione. Acho que é o início de um projeto de muito sucesso.”
(mais…)

Tags: Ágora Tech ParkUFSCUFSC JoinvilleUniversidade Federal de Santa Catarina

Sala Verde da UFSC divulga oficinas previstas para o mês de abril

29/03/2019 17:21

A Sala Verde da UFSC divulga as oficinas previstas para o mês de abril. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos da comunidade acadêmica e externa. Na segunda-feira, 1º de abril, das 8h30 às 12h, será realizada a oficina “Compreendendo Ayurveda – e as relações com as características psicofísicas, alimentos e doenças”. A atividade ocorre no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). As inscrições devem ser feitas aqui.

Também serão realizadas a oficinas: “Ecocaderno”; “Ayurveda e Yoga Básico”; “Jardins de Histórias: as plantas medicinais indígenas”; “Meditarte, eciclando a vida em garrafas de afeto”. Informações sobre todas as oficinas estão disponíveis aqui.

Mais informações pelo e-mail salaverde@salaverde.ufsc.br e pelos telefones (48) 3721-9044 (48) 3721-6469.

Tags: ayuverdaecocadernooficinasSala VerdeUFSC

Projeto Cinema Mundo exibe ‘Com amor, Van Gogh’ no dia 4 de abril

29/03/2019 17:01

O Projeto Cinema Mundo da UFSC exibirá, em sua próxima sessão, aquele que é considerado o primeiro longa-metragem pintado inteiramente à mão na história da sétima arte: “Com amor, Van Gogh” (Loving Vincent, 2017). O filme, dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, é uma narrativa biográfica sobre o pintor holandês Vincent Van Gogh. A exibição ocorre no dia 4 de abrilquinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária. Após a sessão, haverá debate com os comentários Ana Maria Alves de Souza e Bernardo Bertoli Amin. A entrada é franca e aberta a todos.
(mais…)

Tags: Cinema MundoCom amorlonga-metragemUFSCVan Gogh

Laboratório de Fonética Aplicada busca voluntários para teste de percepção

29/03/2019 16:44

O Laboratório de Fonética Aplicada (Fonapli/UFSC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin/UFSC), procura voluntários para participar de um teste de percepção — de modo presencial e de curta duração — a ser realizado no Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC), sala 505. O experimento faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo, intitulado Atlas Multimídia Prosódico das Línguas Românicas (AMPER-POR), que visa contribuir para um conhecimento mais aprofundado da variação prosódica da Língua Portuguesa. Interessados devem entrar em contato pelo e-mail atendimento.fonapli@gmail.com.

Mais informações na página do Fonapli ou pelo e-mail (48) 99925-9370.

Tags: FONAPLILaboratório de Fonética AplicadaPPGLINPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUFSCvoluntários

UFSC divulga edital para seleção de professor substituto

29/03/2019 14:04

 A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou, nesta sexta-feira, 29 de março, o edital nº015/2019/DDP, do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professor substituto por tempo determinado. São 6 vagas para atuação no ensino superior nos departamentos da UFSC em Araranguá e Florianópolis.

Mais informações estão disponíveis no edital.

Tags: Araranguáeditalensino superiorFlorianópolisprocesso seletivo simplificadoprofessor substitutoUFSC

‘A extrema direita ganhou, mas as feministas também ganharam’, afirma antropóloga na UFSC

29/03/2019 12:31

Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC.

Durante os meses de fevereiro e março deste ano, a professora  e antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), fez uma peregrinação por 26 universidades norte-americanas para ministrar 35 conferências sobre um mesmo tema: a ascensão da extrema direita e consequente eleição de Jair Bolsonaro no Brasil. Rosana foi convidada para essa viagem aos Estados Unidos pelo Brazil Program, da San Diego State University, por causa da pesquisa etnográfica que vem realizando, juntamente com Lúcia Scalco, sobre o pensamento e comportamento político dos jovens da periferia de Porto Alegre (RS) — precisamente na zona leste, a área conhecida como Morro da Cruz.
(mais…)

Tags: antropologiaaula inauguralaula magnaBolsonaroCentro de Filosofia e Ciências HumanasCFHetnografiapolíticaUFSC

DIVULGA UFSC – 29/03/2019 – Edição 1212

29/03/2019 11:11

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 29/03/2019 – Edição 1212

UFSC divulga 7ª chamada do Vestibular e 6ª do SiSU 2019

O Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) divulgou os editais nº 16 e 17, referentes a, respectivamente, 7ª chamada do Vestibular UFSC 2019 e 6ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. Os candidatos classificados estão convocados para realizarem a matrícula online, no período de 29 de março a 1 de abril, e presencial entre os dias 4 e 5 de abril de 2019. Links para 7a chamada Vestibular UFSC 2019 e 6a chamada SISU-UFSC 2019.

Cartão de identificação será obrigatório para acesso ao Restaurante Universitário

A Direção do Restaurante Universitário (RU) informa a comunidade da UFSC que, a partir do dia 2 de abril, o acesso ao RU do campus Trindade se dará exclusivamente mediante apresentação do cartão de identificação de estudantes ou servidores. Para informações sobre a emissão do cartão clique aqui.

Grupo de pesquisa ‘Políticas e Serviços Farmacêuticos’ promove seminário

O grupo de pesquisa ‘Políticas e Serviços Farmacêuticos’ da UFSC promove o Seminário ‘Impacto da Educação a Distância na Educação Permanente em Saúde: Experiência do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica – GAF-EaD’. O evento ocorre nos dias 8 e 9 de abril, no auditório da Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde. As inscrições devem ser feitas neste link até 31 de março. A programação completa está disponível aqui. Mais informações pelo e-mail eventoimpactogaf@gmail.com.

Segunda edição do Assimetria, festival de filmes universitários, está com inscrições abertas

O Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual está com inscrições abertas, gratuitas e online, até às 23h59min do dia 31 de março. Poderão concorrer curtas-metragens universitários nas categorias de ficção, documentário e experimental. O Festival, as sessões dos filmes selecionados e a premiação ocorrerão entre os dias 27 e 29 de maio, no Museu da Imagem e Som MIS/CIC, parceiro da UFSC. Veja o regulamento. Mais informações.

Universidade da Itália seleciona três docentes para mobilidade

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade para docentes Erasmus + UFSC – Sapienza, conforme o Edital 04 SINTER 2019- Sapienza Erasmus Docente. O candidato deverá enviar cópia digitalizada de toda a documentação listada no item 6 do edital, no formato pdf, para o e-mail programas.sinter@contato.ufsc.br até o dia 31 de março. Mais informações.

Projetos Oficinas para uma vida melhor estão com inscrições abertas

O Projeto Oficinas para uma vida melhor, realizado pela Sala Verde da UFSC, oferece atividades gratuitas e abertas ao público. Para a primeira semana de abril, estão abertas as inscrições para ‘Compreendendo Ayurveda – e as relações com as características psicofísicas, alimentos e doenças’ e ‘Oficina Ecocaderno’. Informações e inscrições no link.

Minicurso ‘Tópicos em Linguística Evolucionária’ está com inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC e o Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG) promovem o minicurso Tópicos em Linguística Evolucionária, de 1º a 4 de abril, na Sala Hassis, Bloco B do CCE. O curso é gratuito e dá direito a certificado de participação de 20 horas. Mais informações aqui ou pelo telefone (48) 3721-9817.

Ecologia de estradas é tema de evento entre os dias 1º e 5 de abril

O Observatório de Áreas Protegidas (OBSERVA/UFSC) recebe o projeto Expedição Urubu entre os dias 1º e 5 de abril. A palestra e o minicurso ocorrerão no dia 1º, no Auditório do Bloco E do CFH. A palestra terá início às 10h, enquanto o minicurso está programado para 13h30. As inscrições para a palestra e para o minicurso podem ser feitas nos links. Mais informações no site.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Inscrições abertas para minicurso sobre Linguística Evolucionária

28/03/2019 18:58

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Tópicos em Linguística Evolucionária”, que será ministrado por Vitor Nóbrega. A atividade ocorre entre os dias 1 e 4 de abril, das 18h às 21h na sala Hassis, no térreo do bloco B do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas aqui. Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN) e pelo Núcleo de Estudos Gramaticais (NEG), o minicurso dá direito a certificados de 20h aos participantes.
(mais…)

Tags: Linguística EvolucionáriaNúcleo de Estudos Gramaticais (NEG)Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLIN)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

UFSC divulga 7ª chamada do Vestibular e 6ª do SiSU 2019

28/03/2019 18:42

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou os editais nº 16 e 17, referentes a, respectivamente, 7ª chamada do Vestibular UFSC 2019 e 6ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU-UFSC) 2019. Os candidatos classificados estão convocados para realizarem a matrícula online, no período de 29 de março a 1 de abril, e presencial entre os dias 4 e 5 de abril de 2019.

As informações estão disponíveis na página do DAE:

7a chamada Vestibular UFSC 2019

6a chamada SISU-UFSC 2019

 

Tags: Departamento de Administração Escolar (DAE)Sisu UFSC 2019UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Vestibular UFSC 2019

Laboratório de Orientação Profissional divulga vagas para grupos de orientação

28/03/2019 18:29

De primeiro de abril, segunda-feira, até o dia 11 do mesmo mês estão abertas as inscrições para os atendimentos em grupo realizados pelo Laboratório de Orientação Profissional da UFSC (Liop). O laboratório oferece vagas para grupos de Orientação Profissional, Orientação para Reescolha, Orientação de Carreira para Adultos, Planejamento de Carreira e Orientação para Aposentadoria.

O serviço é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições são exclusivamente presenciais e devem ser feitas na recepção do Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (Sapsi), localizado no segundo andar do bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Mais informações
(48) 3721-4989
Página do Liop no Facebook: www.facebook.com/liop.ufsc

Tags: orientação profissionalUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Desafios de ser pai ou mãe na atualidade: inscrições abertas para grupo reflexivo

28/03/2019 18:12

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NePEDI) e o Laboratório de Saúde da Família e Comunidade (Labsfac), vinculados ao departamento de Psicologia da UFSC, convidam a toda a comunidade da grande Florianópolis para a participação no 9º grupo reflexivo para pais, mães e responsáveis.

O grupo é destinado a reflexão dos principais desafios e facilidades de ser pai ou ser mãe na atualidade. Os encontros são coordenados por psicólogas e trabalham temas como coparentalidade, autonomia e independência dos filhos, emoções e conversas difíceis, entre outros. A atividade tem previsão de início no dia 17 de abril, somando ao todo 10 encontros temáticos semanais.

A participação no grupo é gratuita e os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de lista para inscrição, disponível no Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (Sapsi), localizado no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
(mais…)

Tags: 9º grupo reflexivo para paisCentro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)Grupo reflexivo para paisLaboratório de Saúde da Família e Comunidade (LABSFAC)mães e responsáveisNúcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NePEDI)Serviço de Atenção Psicológica da UFSC (Sapsi)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Dia mundial de conscientização do autismo: roda de conversa

28/03/2019 18:00

Dia 2 de abril é o dia mundial de conscientização do autismo e o Espaço Cultural Gênero e Diversidades promove uma roda de conversa para promover reflexões sobre o tema. O evento será mediado pela professora Juliana Silva dos Santos Martins.

A atividade é aberta a todos os interessados e ocorre no Espaço Cultural Gênero e Diversidades, a partir das 18h30.

Mais informações: (48) 37213504

Tags: dia mundial de conscientização do autismoEspaço Cultural Gênero e DiversidadesUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Psicologia da UFSC promove grupo de habilidades sociais para crianças

28/03/2019 17:57

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NePEDI) e o Laboratório de Saúde da Família e Comunidade (LABSFAC) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) iniciam o grupo de habilidades sociais para crianças a partir do dia 17 de maio. Destinada a crianças entre 6 e 11 anos, a atividade possui o objetivo de treinar as diferentes habilidades sociais, como empatia, assertividade, autocontrole e regulação emocional.

Ao todo, serão realizados 10 encontros temáticos, realizados semanalmente das 9h às 11h, ofertados de forma gratuita à comunidade e preparados por profissionais especialistas em desenvolvimento infantil. As inscrições podem ser realizadas presencialmente Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI) da UFSC, localizado no bloco D do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Mais informações pelo telefone (48) 98871-1817 e pela página oficial no Facebook.

Tags: CFHLaboratório de Saúde da Família e Comunidade (LABSFAC)Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NePEDI)Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Professor de Cinema da UFSC estreia ficção literária

28/03/2019 17:45

Marcio Markendorf, professor do curso de Cinema da UFSC, lança no dia 4 de abril, quinta-feira, a partir das 19 horas, na Fundação Cultural Badesc, sua primeira obra literária, a novela “Soy loca, Lorca, feito um chien no chão”.

O evento é gratuito e aberto ao público. Às 20 horas, no espaço do lançamento, haverá uma pequena performance a partir de trechos da obra com a atriz Marina Bento.
(mais…)

Tags: curso de cinema da UFSCFundação Cultural BADESClançamento livroliteraturaMarcio MarkendorfUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

AAPG UFSC Day: palestras sobre geologia de petróleo e gás são tema de evento

28/03/2019 17:23
 No dia 29 de março, no auditório do bloco E do anexo do Centro de Filosofia e Ciências da UFSC (CFH) o Student Chapter American Association of Petroleum Geologist (AAPG) UFSC promove o evento AAPG UFSC Day, um dia de palestras voltadas para Geologia de Petróleo e Gás. Organizado com o intuito de aproximar estudantes e profissionais de Geologia e áreas afins, o AAPG UFSC Day conta com a presença confirmada de profissionais de diversas empresas e órgãos renomados no mercado como AAPG, Chevron,  Halliburton, Ecopetrol, Panoro Energy, Society of Petroleum Engineers (SPE) e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). As vagas são limitadas e as inscrições são realizadas no formulário disponível aqui.
Tags: AAPG UFSCCentro de Filosofia e Ciências da UFSC (CFH)GásgeologiapetróleoStudent Chapter American Association of Petroleum Geologist (AAPG) UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Cartão de identificação será obrigatório para acesso ao Restaurante Universitário

28/03/2019 15:14

A Direção do Restaurante Universitário (RU) informa a comunidade da UFSC que, a partir do dia 2 de abril, o acesso ao RU do campus Trindade se dará exclusivamente mediante apresentação do cartão de identificação de estudantes ou servidores.

Para informações sobre a emissão do cartão clique aqui.

Tags: cartão identificaçãoRestaurante Universitário (RU)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

DIVULGA UFSC – 28/03/2019 – Edição 1211

28/03/2019 10:35

Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.divulga.ufsc.br – 28/03/2019 – Edição 1211

PIAPE oferece 15 vagas de tutores para atuação nos campi da UFSC

A Pró-Reitoria de Graduação torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo que oferece 15 vagas para tutores de grupos de aprendizagem e tutores de orientação pedagógica nas áreas de Matemática, Física, Estatística, Bioquímica, Informática, Biologia, Leitura e Produção Textual e Orientação Pedagógica para o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE). As inscrições estão abertas até 29 de março, das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, em Florianópolis e Joinville; e das 8h às 12h e das 14h às 17h em Blumenau, Curitibanos e Araranguá. Para acessar o edital, entre na página do PIAPE.

PET Conexões de Saberes UFSC abre inscrições para conversação em Inglês

O Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes abre, até às 23h59 do dia 29 de março, inscrições para grupo de conversação em inglês. O estudante inscrito deverá ter noções básicas de inglês e já estar em nível intermediário. Os encontros serão às quartas-feiras das 14h10 às 15h, com início no dia 3 de abril até o dia 29 de maio. As vagas, gratuitas, são limitadas a 10 estudantes. Mais informações no site ou pelo e-mail vanissiaraujo@gmail.com.

Fundação Bill & Melinda Gates procura tecnologias para resolver os principais desafios de saúde no mundo

A chamada do programa Grand Challenges Explorations vai investir 100 mil dólares em propostas que utilizem tecnologias emergentes para avançar temas prioritários. As propostas precisam focar nas áreas que a Fundação considera como prioritárias, como HIV, malária, tuberculose, saúde materna e infantil e vacinas. Para se inscrever nas chamadas, é preciso que as propostas sejam preenchidas on-line e em inglês. Não é necessário apresentar dados preliminares no texto, mas é importante demonstrar em duas páginas que a ideia é inovadora e que gera impacto. São aceitos projetos de candidatos de todos os níveis de experiência e de qualquer área ou organização. Mais informações.

AAPG UFSC Day: palestras sobre Geologia de petróleo e gás

A Association of Petroleum Geologists (AAPG/UFSC) com intuito de aproximar estudantes e profissionais de geologia e áreas afins, promove o evento que conta com presença confirmada de profissionais de diversas empresas e órgãos no mercado, como: AAPG, Chevron, Halliburton, Ecopetrol, Panoro Energy, SPE (Society of Petroleum Engineers) e IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis). O evento acontecerá no dia 29 de março, a partir das 8h30, no Auditório Bloco E, anexo ao CFH. Inscrições no link.

Sessão Filme-Debate exibe o filme ‘O quarto poder’

A exibição do filme ‘O quarto poder’ de Costa-Gavras será realizada nesta sexta-feira, dia 29 de março, às 13h45, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades, Rua Desembargador Vitor Lima, nº 45. O objetivo da atividade é promover a reflexão sobre a influência da mídia na sociedade e como as articulações midiáticas interferem nas percepções e moldam a opinião pública. Mais informações

Grupo de estudos de Retórica da UFSC promove encontros semanais

O grupo de estudos de Retórica da UFSC convida interessados a fazerem parte dos seus encontros semanais. Neste semestre, a discussão será sobre o livro ‘Retórica’ de Aristóteles. Os encontros acontecem todas as sextas-feiras, às 14h, na sala 515 do Prédio B do CCE. Mais informações pelo e-mail silvioletras@gmail.com.

Cine Paredão exibe o filme ‘Uma canta, a outra não’

O Cine Paredão exibe, nesta sexta-feira, 29 de março, o filme ‘Uma canta, a outra não’ de Agnès Varda. A sessão será realizada às 20h, no Bosque do CFH e, em caso de chuva, no Auditório do CFH. A exibição faz parte da mostra Mulheres Em Cena, que está sendo exibida durante o mês de março. Mais informações.

Aula magna da Prograd aborda felicidade no ambiente acadêmico

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFSC) promove nesta sexta-feira, 29 de março, às 10h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, a Aula Magna do primeiro semestre de 2019 com a participação do professor da Universidade de Brasília (UnB), Wander Cleber Maria Pereira da Silva. A palestra terá como tema ‘Felicidade no ambiente acadêmico: um compromisso para hoje!’. Mais informações. Transmissão pelo link.

Espetáculo ‘Dona Maria, a Louca’ será apresentado no Teatro da UFSC

O espetáculo ‘Dona Maria, a Louca’, do autor, ator e diretor catarinense Antônio Cunha será apresentado nos dias 29 e 30 de março, às 20h30, no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha). O monólogo retorna ao palco, em leitura dramatizada, para comemorar os 20 anos de estreia da peça. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos na bilheteria do teatro, que abre uma hora antes do início da sessão. A apresentação integra a programação do Projeto Cena Aberta, realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC/UFSC). Continue a leitura>>.

Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br

Siga a UFSC nas redes sociais
Facebook
TwitterFacebook

 


Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Comunicação Organizacional e Novas Mídias – Agecom

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601
Acesse nossa Política Editorial
Para deixar de receber nossos boletins, clique aqui.

 

 

Piape oferece 15 vagas de tutores para atuação nos campi da UFSC

27/03/2019 14:46

A Pró-reitoria de Graduação torna pública a abertura das inscrições para o Processo Seletivo nº 006 de 2019, que oferece 15 vagas para tutores de grupos de aprendizagem e tutores de orientação pedagógica nas áreas de Matemática, Física, Estatística, Bioquímica, Informática, Biologia, Leitura e Produção Textual e Orientação Pedagógica para o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE).

As atividades serão desenvolvidas nos campi da UFSC (Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville). As inscrições estão abertas até 29 de março, das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira, nos campi de Florianópolis e Joinville; e das 8h às 12h e das 14h às 17h nos campi de Blumenau, Curitibanos e Araranguá.

Para acessar o edital entre na nossa página do PIAPE.

 

Tags: PiapeUFSCvaga tutor

Editora da UFSC realiza lançamento coletivo de obras nesta quarta, 27

27/03/2019 14:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) realiza durante a Feira do Livro, nesta quarta-feira, 27 de março, das 18h às 19h, na Livraria da Editora, no Centro de Cultura e Eventos, o lançamento coletivo de cinco novas obras publicadas.

Na oportunidade os autores e organizadores farão um bata-papo com os presentes.

Confira as novas obras:

Tags: EdUFSCFeira do Livrolançamento coletivoUFSC

Projeto de Extensão Yoga na Educação abre 22 vagas em curso gratuito

27/03/2019 12:16

O Projeto de Extensão Yoga na Educação, desenvolvido pelo Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Ciências da Educação (CED) realiza de 2 de abril a 25 de junho, sempre nas terças-feiras, das 16h20 às 18h, no Espaço do Corpo (Sala 511, Bloco A, CED), o curso de Extensão ‘O Yoga de Satyananda / Bihar Yoga’.

As inscrições são abertas à comunidade e serão ofertadas 22 vagas no primeiro encontro. Os estudantes e ex-estudantes da disciplina Yoga na Aprendizagem terão prioridade de inscrição. Solicita-se que o participante leve o seu tapetinho ou manta, como também vista roupas confortáveis.

O curso será ministrado por Doris Beatriz Neumann Wolff, formada pelo Satyananda Yoga Center de Belo Horizonte (MG) e visa, através das práticas e estudos, trazer as ferramentas do Yoga com o fim de incorporá-las na vida diária. As aulas são desenvolvidas visando o auto-estudo e uma consciência progressiva e sistemática de si mesmo, a fim de converter a experiência em um conhecimento vivo, um estilo de vida.
(mais…)

Tags: CEDprojeto de extensãoUFSCYoga na Educação

Centro Acadêmico homenageia professor Lédio Rosa de Andrade

27/03/2019 11:56

O Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif), do curso de Direito da UFSC, prestará uma homenagem ao professor e desembargador Lédio Rosa de Andrade, falecido em janeiro, em uma solenidade nesta quarta-feira, 27 de março, às 20h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Lédio era graduado e especialista em Direito pela UFSC com graduação também em Psicologia. Tinha especialização em Economia, Mestrado em Direito e Doutorado em Filosofia Jurídica, Moral y Política. Quando era estudante de graduação chegou a presidir o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Um dos mais próximos amigos do Reitor Luis Carlos Cancellier, morto em 2017, o professor Ledio foi um dos mais contundentes críticos da operação que levou à prisão de Cancellier e outras seis pessoas, cujo processo ainda não foi concluído.

Tags: Caxifdireito UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Intercâmbio para estudantes com perfil de liderança e vocação pública com inscrições abertas

27/03/2019 11:28

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC) informa que estão abertas até 9 de maio as inscrições para estudantes de graduação, com perfil destacado de liderança e vocação pública, participarem da seleção para o programa de intercâmbio realizado pela Fundação Botín, uma organização espanhola dedicada a promover a vocação e o talento para o serviço público.

A cada ano são selecionados 32 estudantes de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal. O programa de 2019 se realizará em três etapas: Estados Unidos, Espanha e Colômbia, e cobre todos os custos de participantes (traslado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).

As inscrições vão até 9 de maio de 2019, e são feitas de maneira individual por quem deseja se candidatar, através da plataforma online da Fundação. Os documentos para obtenção da carta de apresentação  deverão ser entregues na Sinter, aos cuidados de Elenir Vieira, no horário das 7 às 19 horas, até o dia 30 de abril de 2019. E deverão ser retirados, já assinados, no dia 3 de maio de 2019 até as 17 horas. Documentos não retirados serão descartados em 30 dias.

(mais…)

Tags: intercâmbioSinterUFSC