Intercâmbio para estudantes com perfil de liderança e vocação pública com inscrições abertas

27/03/2019 11:28

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC) informa que estão abertas até 9 de maio as inscrições para estudantes de graduação, com perfil destacado de liderança e vocação pública, participarem da seleção para o programa de intercâmbio realizado pela Fundação Botín, uma organização espanhola dedicada a promover a vocação e o talento para o serviço público.

A cada ano são selecionados 32 estudantes de países latino-americanos para participar de cerca de dois meses de um curso intenso: palestras, aulas, visitas institucionais, debates, projetos, treinamento outdoor e formação pessoal. O programa de 2019 se realizará em três etapas: Estados Unidos, Espanha e Colômbia, e cobre todos os custos de participantes (traslado, alojamento e acomodação; com exceção de visto e trâmites com passaporte).

As inscrições vão até 9 de maio de 2019, e são feitas de maneira individual por quem deseja se candidatar, através da plataforma online da Fundação. Os documentos para obtenção da carta de apresentação  deverão ser entregues na Sinter, aos cuidados de Elenir Vieira, no horário das 7 às 19 horas, até o dia 30 de abril de 2019. E deverão ser retirados, já assinados, no dia 3 de maio de 2019 até as 17 horas. Documentos não retirados serão descartados em 30 dias.

Os documentos exigidos no momento da inscrição são:

• Carta de Apresentação, chancelada pela reitoria da universidade. Deve estar em conformidade ao modelo estabelecido pela Fundación Botín (obrigatória).
  • Um Compromisso assinado e carimbado por um representante qualificado da Universidade da/o candidata/o, de comprovante da realização de um estágio em qualquer instituição pública de seu país, uma vez finalizado o programa da Fundación Botín (obrigatório).
  • Cópia do passaporte (no caso você não possua e for selecionada/o, deve providenciar o passaporte e os vistos com urgência).
  • Uma foto 5×7, no tamanho passaporte em .GIF ou .JPG.
  • Declaração da/o candidata/o de veracidade das informações apresentadas, – compromisso em realizar o estágio e de participar das redes depois do programa, de acordo com o modelo que está incluído no formulário (obrigatória).
  • Link do vídeo, em espanhol, que deve ser enviado no YouTube em formato “não listado”, onde o candidato deve responder em 1 minuto à questão proposta: “¿Qué debes mejorar para llegar a ser servidor público?” (obrigatório).
  • Se você possuir qualquer publicação, deve incluir o link da mesma ou carregá-la em um PDF (não é um documento obrigatório).
  • Se possuir um blog pessoal deve incluir o URL (não é obrigatório).
  • Certificado de inglês e espanhol (este documento não é obrigatório, mas recomendado).

O candidato que deseja participar deve anexar uma carta de apresentação contendo o aval da Universidade de origem. Para receber a carta de apresentação da UFSC, os candidatos deverão entregar pessoalmente na SINTER:

1- Histórico escolar atualizado;

2- Declaração emitida pelo coordenador do curso informando que o estudante tem nível de excelência comprovada conforme os critérios estabelecidos pelo colegiado do curso.

Mais informações:

Guia de Perguntas Frequentes – PFFPAL 2019

Perfil candidato PFFPAL

Página do Programa

Dúvidas sobre esta oportunidade deverão ser endereçadas à Fundação, por meio do contato: pfi@fundacionbotin.org.

Tags: intercâmbioSinterUFSC