#QuarentenaArte apresenta ‘ma.tela.ssé’
#QuarentenaArte apresenta “ma.tela.ssé”, proposta colaborativa do Curso de Cinema da UFSC coordenada por Clelia Mello, José Claudio Castanheira e Marcio Markendorf:
#QuarentenaArte apresenta “ma.tela.ssé”, proposta colaborativa do Curso de Cinema da UFSC coordenada por Clelia Mello, José Claudio Castanheira e Marcio Markendorf:
A UFSC distribuiu, por meio de ações institucionais e espontâneas mais de 12 toneladas de alimentos aos seus estudantes vulneráveis desde o início do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19. As ações solidárias mobilizaram os cinco campi, além de estruturas como a Moradia Estudantil e estudantes indígenas. Além das ações institucionais, iniciativas voluntárias também arrecadaram alimentos e produtos de limpeza.
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) doou, ao todo, 12 toneladas de alimentos, além de haver disponibilizado apoio emergencial a mais de 3 mil estudantes. Um novo edital de apoio emergencial será publicado na segunda quinzena de abril, e mais ações são esperadas enquanto durar a suspensão de atividades.
A pró-reitoria tem atuado em conjunto com o Diretório Central de Estudantes (DCE) e contato com o apoio da Secretaria de Segurança Institucional (SSI) na distribuição em Florianópolis, e com grupos nos campi. “Estamos tentando minimizar ao máximo os efeitos da pandemia à comunidade estudantil, dentro das possibilidades orçamentárias da UFSC”, explica o pró-reitor da Prae, Pedro Manique Barreto.
O Laboratório de Moluscos Marinhos (LMM), que integra o Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), informa a disponibilidade de sementes de ostras do pacífico excedentes produzidas por sua unidade de pesquisa, extensão e ensino, situado na Estação de Maricultura Prof. Elpídio Beltrame, na Servidão dos Coroas, nº 503, na Barra da Lagoa, em Florianópolis.
Em atendimento a Portaria Normativa no 68/2016/GR, de 23 de fevereiro, prorrogada pela Portaria nº 94/2017/GR, que regulamenta essa atividade no âmbito da UFSC, torna pública a oferta para comercialização do excedente que não foi aproveitado pelas unidades universitárias.
Encontra-se disponível para venda um lote de 750 mil sementes diploides de ostras do pacífico ao valor de R$ 26 o milheiro. O valor do milheiro é baseado no histórico de custos do Laboratório de Moluscos Marinhos e no preço praticado por laboratório privado em Santa Catarina.
A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) informa que está disponível para uso pela comunidade universitária a versão 13.5 do software Statistica. Trata-se de um aplicativo consagrado na área de estatística, para o qual a SeTIC identificou grande demanda de uso e, atendendo ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da UFSC, buscou sua aquisição junto à Secretaria de Planejamento (Seplan).
A fim de facilitar o acesso do aplicativo a todos os usuários, ele foi disponibilizado nos Terminais de Software da UFSC (Desktop Virtual). Os Terminais de Software são servidores virtuais instalados no ambiente de computação em nuvem da Universidade, por meio dos quais é possível conectar-se a partir de qualquer computador (rodando Linux, Windows ou MacOS) e usufruir dos programas lá disponibilizados, sem que seja necessário instalar o programa nos computadores.
Para utilizar ou instalar o Statistica, acesse o endereço softwares.paginas.ufsc.br/utilizacao-do-statistica.
A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publica nesta terça-feira, 7 de abril, Portaria Normativa nº 357, que prorroga a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais até o dia 30 de abril. A medida unifica o período de suspensão, já que as aulas, por conta de Decreto estadual estão suspensas em Santa Catarina até 19 de abril e as atividades administrativas vinham sendo suspensas por períodos de uma semana.
“A decisão se ampara em todos os indicadores gerados por especialistas, segundo os quais o ‘pico’ da curva de expansão do contágio deve ocorrer em torno do dia 20 de abril”, explica o reitor, Ubaldo Cesar Balthazar. Como a UFSC suspendeu as aulas inicialmente no dia 16 de março e depois, com o Decreto estadual, esse período foi ampliado até o dia 19 de abril, houve um movimento especialmente de estudantes de volta para casa. Mais de 30% dos alunos da UFSC têm residência familiar fora das cidades em que estudam.
A partir da ampliação da suspensão das atividades também os setores técnicos e administrativos podem manter-se por mais tempo desenvolvendo atividades remotas – quando possível – e assim preservar o isolamento social, estratégia confirmada por autoridades sanitárias como essencial para conter a propagação em massa. “Insistimos que, o fundamental nesse momento e nos próximos dias e semanas, é cuidarmos de nossa saúde e de nossos amigos e familiares. Ficar em casa”, reforça o reitor.
Desde que houve a suspensão, a UFSC tem demonstrado que está atuando firmemente no combate à pandemia. São inúmeros os projetos de pesquisa e investigação que geram soluções e ações voltadas à segurança, realização de exames, medidas de prevenção, atividades de solidariedade. Além disso, com o fechamento dos Restaurantes Universitários, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) instituiu um programa emergencial, para subsidiar com bolsas os estudantes com cadastro sócio econômico situado na faixa dos mais vulneráveis.
“Temos tido esse cuidado, com estudantes que dependem das refeições e que, neste momento, demanda ainda mais apoio”, diz o pró-reitor da Prae, Pedro Manique Barreto. Além da bolsa, que terá um segundo edital em abril, já foram destinadas cestas básicas aos estudantes da Moradia Estudantil e do alojamento indígena, e remetidos mais de uma tonelada de alimentos a cada um dos outros quatro campi da UFSC. A PRAE, com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), segue nesta semana com mais uma ação de distribuição de seis toneladas de alimentos.
“Como eu disse há duas semanas, a Universidade não está parada. Estamos trabalhando, e muito, para manter nossa instituição voltada à preservação de vidas, nosso bem mais importante e essencial”, diz o reitor.
>> Leia, na íntegra, a Portaria Normativa nº 357/2020/GR
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado dos cursos de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para ingresso no primeiro semestre de 2020. As inscrições, voltadas para mestrado e doutorado, encerram-se na próxima sexta-feira, 17 de abril, às 17h.
Para participar da seleção para o mestrado, o candidato deverá ter realizado alguma das duas últimas edições do Exame Unificado das Pós-Graduações em Física; e para o doutorado, alguma das últimas cinco edições.
Os editais completos e mais informações estão disponíveis na página da Pós-Graduação em Física.
Em manifesto divulgado nesta segunda-feira, 6 de abril, entidades científicas de Santa Catarina se posicionam em relação à flexibilização do distanciamento social, expressa pelo Governo do Estado na portaria 223, de 5 de abril. “A portaria repete o erro do plano anterior, afronta à ciência, às evidências epidemiológicas e tem potencial para agravar a epidemia”, destaca o documento.
As entidades salientam que não há disponibilidade de kits para testar todos os pacientes do estado e que a epidemia está em plena expansão. Ressalta-se ainda que, nas últimas três semanas, os casos de síndrome respiratória aguda grave no Brasil foram 596% maiores do que no mesmo período do ano passado e que a carência de dados epidemiológicos, somada a algumas políticas adotadas, provoca uma falsa sensação de segurança na população.
(more…)
Um grupo de professoras do Departamento de Ciências da Saúde do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) elaborou um documento voltado à orientação em relação à Covid-19 para pessoas com doenças respiratórias crônicas. O material reúne os sintomas a que esses indivíduos devem ficar atentos, medidas de prevenção para adultos e crianças e instruções sobre o que deve ser feito em caso de exacerbação da doença, além de detalhar as principais ações relacionadas ao tema desenvolvidas no Campus Araranguá. Duas cartilhas complementam o artigo, com um guia ilustrado de etiqueta respiratória e orientações para realização de exercícios domiciliares por indivíduos com doenças respiratórias crônicas.
Segundo as autoras, os cuidados descritos são especialmente importantes porque essas pessoas têm maior propensão a apresentar a forma mais grave da Covid-19. Elas alertam ainda que, apesar de, na média, a gravidade da doença em crianças ser de leve a moderada, “é sabido que nas crianças prematuras, os sistemas respiratório e imunológico são imaturos, levando a um aumento das chances de infecções do trato respiratório”.
(more…)
O Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DDP/Prodegesp), por meio da sua Coordenadoria de Capacitação de Pessoas, disponibiliza a oferta de cursos de capacitação na modalidade à distância (EaD) como alternativa ao desenvolvimento do servidor.
São cursos oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) na modalidade EaD, gratuitos e com certificação. Os cursos listados integram o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UFSC para o ano de 2020.
Para fazer sua inscrição acesse https://www.escolavirtual.gov.br/.
Relação de cursos ofertados pela Enap na modalidade a distância
|
Análise Ex Ante de Políticas Públicas |
|
Avaliação de Impacto de Programas e Políticas Sociais |
|
Básico em orçamento público |
|
Cidadania e direitos humanos |
|
Curso básico de licitações – enfrentando (e vencendo) tabus |
|
Direitos humanos: uma declaração universal |
|
Educação em direitos humanos |
|
Elaboração do plano plurianual 2020-2023 |
|
Ética e Serviço Público |
|
Federalismo e federalismo fiscal no brasil |
|
Fiscalização na Gestão do Patrimônio da União |
|
Formação de pregoeiros |
|
Gestão de Conselhos de Direitos Humanos |
|
Gestão de Riscos no Setor Público |
|
Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos |
|
Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira |
|
Gestão Orçamentária e financeira |
|
Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal |
|
Introdução a Libras |
|
Introdução ao estudo da economia do setor público |
|
Introdução ao orçamento público |
|
Lei de Diretrizes Orçamentárias para Municípios |
|
Licitações Sustentáveis |
|
Noções introdutórias de licitação e contratos administrativos |
|
Planejamento Estratégico para Organizações Públicas |
|
Políticas Públicas e Governo Local |
|
Preparação para a Aposentadoria: Caminhos |
|
Prevenção e detecção de cartéis em licitações. |
|
Promoção dos direitos da população em situação de rua |
|
Qualidade de Vida no Trabalho |
|
Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) |
|
Sustentabilidade na Administração Pública |
Uma das principais ferramentas contra a disseminação do Coronavírus é a informação de qualidade, mas há um público que tem pouco acesso a essas informações e orientações produzidas pelos especialistas: as pessoas surdas e que se comunicam somente na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Pensando nestas pessoas, o servidor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Carlos Grahamhill Maciel de Moura tomou a iniciativa de elaborar vídeos sobre a Covid-19 em Libras.
Inicialmente, os vídeos são produzidos de forma simples, com poucos recursos e sem edição, nos estúdios da TV UFSC. Lá são gravadas lives na rede social Instagram. Esse formato foi pensado de modo a minimizar o deslocamento e aglomeração de pessoas no estúdio, levando em conta as estratégias de distanciamento social. “Porém, percebemos que um número grande de pessoas queriam visualizar este conteúdo num outro momento do dia, por isso começamos também a disponibilizar o material gravado no YouTube, com livre acesso para todos”, diz o servidor. Assim surgiu o canal do Youtube Viva Mais Libras.
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) anunciou mudanças no fluxo de atendimento de pacientes nas emergências adulto, pediátrica e ginecológica/obstétrica, seguindo o Plano de Contingência do Hospital vigente durante a crise do coronavírus.
Confira as medidas adotadas, em relação às emergências do Hospital Universitário:
1) Os pacientes pediátricos, adultos e gestantes com sintomas respiratórios serão atendidos na estrutura física da emergência, conforme placa indicativa com os dizeres – Emergência respiratória;
2) Os pacientes pediátricos e adultos sem sintomas respiratórios serão atendidos no ambulatório do hospital;
3) A emergência ginecológica e obstétrica terá como porta de entrada o ambulatório do hospital.
O HU-UFSC solicita à população que, antes de se deslocar ao Hospital, deve buscar o atendimento por telefone (atendimento pré-clínico) disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde do Município onde reside ou seguir as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, caso esse atendimento não exista. Estes serviços orientam a população quanto à necessidade de seu deslocamento e quando é necessário procurar um Centro de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento ou um Hospital.
O ofício do HU-UFSC destaca que os “hospitais são responsáveis pelo atendimento de pacientes que necessitam de internação, inclusive em UTI, por isso é importante que a população busque o hospital apenas quando for necessário”.
Mais informações aqui.
O grupo de pesquisadores da UFSC que, desde 20 de março, se articulou junto ao o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (Lacen/SES/SC), para atuar de maneira voluntária na realização de exames no diagnóstico da Covid-19, informa que, em razão da intermitência e demora no fornecimento de kits de diagnóstico ao Lacen até a semana passada, a atividade voluntária da UFSC foi comprometida pela impossibilidade de repasse dos referidos kits.
(more…)
Em carta aberta endereçada ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, aos seus secretários estaduais, aos prefeitos do estado e também ao povo catarinense, um coletivo de entidades, sindicatos, movimentos sociais e culturais propõe que medidas de isolamento e distanciamento social sejam mantidas, mas que setores econômicos planejem-se para atuar no combate ao novo coronavírus.
Em outro trecho, a carta ressalta o potencial industrial do estado e sugere que todos os segmentos se adaptem rapidamente para produzir suprimentos de combate à pandemia da Covid-19. “Entendemos e apoiamos a capacidade e as potencialidades da indústria catarinense. Ela tem força para agir contra o novo vírus. Sendo assim, há muito a ser produzido!” E segue citando uma série de itens que poderiam ser desenvolvidos no próprio território catarinense para uso no enfrentamento ao novo coronavírus. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também assina o documento.
(more…)
Publicado originalmente em 2 de abril de 2020 às 15:13:32
Um grupo de cerca de 60 professores e pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) preparou um guia para que as pessoas possam fabricar suas próprias máscaras faciais. Em documento (confira versión en español) criado nesta quinta-feira, 2 de abril, os especialistas apontam que as máscaras caseiras podem proteger contra infecções respiratórias, desde que mantidos os cuidados adicionais de higiene das mãos e distanciamento social.
Os cientistas da UFSC, após estímulo do professor Carlos Rodrigo Zárate-Bladés, formaram um grupo de discussão, para entender melhor as recomendações de pesquisadores e autoridades sanitárias de diversos países a respeito do uso de máscaras caseiras. O debate, para que a população em geral adotasse o uso das máscaras, intensificou-se nos últimos dias, e a comunidade científica concluiu que é possível prevenir-se ou proteger outros contra a infecção pela Covid-19.
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em articulação com o Governo do Estado, está reunindo especialistas dentro de um grupo de trabalho voluntário para apoio em Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) com foco na pandemia de Covid-19. Os interessados em contribuir devem preencher o formulário neste link ou acessar o site da Fapesc.
A intenção é auxiliar na análise de estudos, levantamento de informações, identificação de boas práticas, validação de informações e dados para avaliar a veracidade, cientificidade, aplicação e resultados, permitindo uma maior assertividade na tomada de decisão e a separação das inúmeras informações que chegam a cada hora.
Todas as atividades do grupo serão integradas com o Governo do Estado, através do Comitê Gestor do Núcleo do Inteligência de Dados sobre a Covid-19.
Mais informações aqui.
O professor da UFSC Jeferson Rodrigues, juntamente com vários enfermeiros do Brasil, colabora com projeto coordenado pelos conselhos federal e regional de Enfermagem (Cofen e Coren/SC) que disponibiliza um canal de atendimento 24h para profissionais do sistema de saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus.
O chat está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, nos sites www.cofen.gov.br e www.juntoscontracoronavirus.com.br. Em menos de uma semana, já atendeu quase mil pessoas. O bate-papo virtual serve de suporte ao profissional que, neste momento, precisa de apoio emocional.
A equipe é formada por enfermeiros voluntários especializados na assistência de saúde mental, que visam colaborar com os milhares de profissionais que têm trabalhado incansavelmente nas unidades de saúde do país.
Fonte: NSC Total
O grupo multidisciplinar “Equipamentos Médicos de Emergência” da Universidade Federal de Santa Catarina (EME/UFSC) que projeta, produz e distribui equipamentos para o combate da pandemia de Covid-19 de forma voluntária e colaborativa divulgou na tarde desta sexta-feira, 3 de abril, Informe à Comunidade com o encerramento de suas atividades logísticas.
No comunicado, o grupo afirma que prossegue com o desenvolvimento de equipamentos médicos de emergência, como os ventiladores pulmonares. Nesse sentido, estão encerradas a fabricação, montagem e distribuição de um equipamento específico: as máscaras face shield, devido às dificuldades em atender às exigências das regulamentações vigentes.
Confira o Informe na íntegra.
O Senado Federal aprovou o uso da telemedicina durante a pandemia de Coronavírus no Brasil na terça-feira, 31 de março. O objetivo é desafogar hospitais e centros de saúde com o atendimento de pacientes a distância, por meio de recursos tecnológicos, como videoconferências. O texto segue para a sanção presidencial. A UFSC já conta com uma ferramenta de telemedicina há 15 anos, atualmente presente em todos os municípios catarinenses e com resultados comprovados. E essa poderá ser a ferramenta essencial neste momento de pandemia.
(more…)
A Administração Central da UFSC informou, por meio do Ofício Circular nº 16/2020/GR, que as ações relacionadas ao Sistema Eletrônico de Frequência estão suspensas enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus.
Após o retorno das atividades administrativas presenciais será proposto um novo calendário de implementação do Sistema, a ser amplamente divulgado junto à comunidade universitária.
Leia, na íntegra, o ofício circular.
O Instituto Memória e Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IMDH/UFSC) criou a Rede Saúde e Vida, para repercutir informações e pedidos de divulgação de iniciativas que atuam na defesa dos Direitos Humanos, da saúde e da vida da população. A rede contempla as mais diversas organizações e redes de defesa dos direitos fundamentais dos seres humanos.
Confira abaixo as redes sociais do IMDH/UFSC e conheça algumas dessas iniciativas:
O dia 3 de abril marca o aniversário de 140 anos da cidade que acolheu a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2009. Este ano, excepcionalmente, esta data será comemorada seguindo as orientações de isolamento social diante da situação de pandemia gerada pelo Coronavírus.
Esta situação criou novas demandas e prioridades para a populações de todo o mundo, nos diferentes países e culturas. Em Araranguá não é diferente. A UFSC suspendeu as aulas e segue em teletrabalho, para priorizar o cuidado em saúde e o bem coletivo. As redes de saúde, assistência, segurança pública e demais serviços essenciais continuam trabalhando no enfrentamento à pandemia.
Desde o dia 15 de março de 2020, quando a Administração Central decidiu pela suspensão das aulas presenciais em acordo com orientações nacionais, diferentes ações internas e externas têm ocorrido no sentido de contribuir com a população do município e região. Algumas ações são:
(more…)
O Laboratório Bridge foi a escolha do Ministério da Saúde para desenvolver a plataforma online da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”. Desde 2013, o laboratório vinculado ao Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolve sistemas e aplicações para a gestão informatizada da saúde pública.
A Ação foi instituída na Portaria nº 639/2020, divulgada nesta quinta-feira, 2 de abril, pelo Ministério. O objetivo é capacitar de forma unificada os profissionais da área de saúde para o enfrentamento da pandemia.
Na mesma plataforma, que foi desenvolvida em tempo recorde pelas equipes do Bridge, serão mapeados dados sobre os profissionais para uso dos gestores do SUS. Lá, estarão disponíveis quais profissionais estão atuando no combate ao novo coronavírus, quais foram infectados e ainda quais gostariam de fazer parte do programa nacional de enfrentamento a Covid-19.
(more…)
A Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência de Santa Catarina (SBPC/SC) disponibiliza um canal de comunicação que reúne textos que versam sobre a situação vivenciada no mundo pela pandemia da Covid-19.
A atividade conta com a parceria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM), Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (Anpege), Associação Nacional de Pós-Graduação em História (ANPUH); e a Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll).
(more…)
A comunidade Covid Solutions, formada por alunos e egressos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), auxilia a alavancar projetos de inovação no combate à crise do novo Coronavírus. O projeto fornece suporte e conecta inovadores com executores, mentores e corpo técnico para que projetos de alto impacto saiam do papel.
O grupo é voluntário e deseja assumir um papel protagonista no momento atual, como um agente ativo no desenvolvimento e implantação de soluções para enfrentar a pandemia.
Para participar e obter mais informações no site: https://www.covidsolutions.com.br/
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou o edital de Pesquisa & Desenvolvimento de 2020, que selecionará projetos inovadores na área de Tecnologias da Inovação e das Comunicações (TIC), para serem desenvolvidos. Pesquisadores de instituições públicas e privadas e integrantes de startups poderão submeter suas propostas até 16 de abril. Elas serão analisadas e avaliadas até o dia primeiro de junho (1/6) e eventuais dúvidas serão esclarecidas junto aos proponentes.
Desde 2002, a RNP vem aprimorando sua gestão de programas de P&D, realizada por meio deste processo de inovação aberta. Os resultados alcançados ao longo destes anos são fruto da importante parceria com a comunidade acadêmica. Assim como em 2019, o edital inclui o ecossistema de inovação na colaboração desse desenvolvimento, seja fomentando a criação de novas startups (empresas nascentes) ou apoiando startups já existentes, juntamente com a comunidade acadêmica.
(more…)