UFSC recebe espetáculos de Teatro de Animação nesta terça e quarta

07/10/2019 17:00

Nesta terça-feira, dia 8 de outubro, na programação da 12ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita), a UFSC recebe a apresentação do espetáculo “Tatá, o Travesseiro”, da Artesanal Cia. de Arte (Rio de Janeiro/RJ), às 15h, no Auditório Garapuvu  do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, e a apresentação de “Contestados”, da Cia. Mútua (Itajaí/SC), às 20h, no Teatro da UFSC. Para a Mostra de Rua, na Praça Santos Dumont, na Trindade, está programada a apresentação de “O Flautista de Hamelin”, da TRIP Teatro (Rio do Sul/SC), às 15h.

Na quarta-feira, dia 9 de outubro, a programação do Fita continua com atrações na UFSC, que recebe o espetáculo ‘Antón Retaco’ da Cia. Los Titiriteros de Binéfar (Espanha), às 10h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Mais duas apresentações acontecem na cidade: “Kasperl e a cerveja do Papa” da TRIP Teatro (Rio do Sul/SC), às 21h, no Desembargador Bar, na Carvoeira, e “O curioso caso do Boi”, da Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis), às 15h, na Mostra de Rua, no Parque Municipal da Lagoa do Peri (Armação).

Os ingressos para esses espetáculos são gratuitos – serão distribuídos com uma hora de antecedência para o Teatro da UFSC (sujeito à lotação de 108 lugares); o acesso é livre para o Auditório Garapuvu (sujeito à lotação do local: 600 lugares). Os espetáculos terão acesso livre, sujeito à lotação dos locais. Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas para o Auditório Garapuvu por meio de agendamento prévio (sujeito à lotação do local).

O Festival

Com mais de uma década de existência, o Festival deste ano acontece em Florianópolis, São José e Campos Novos. Além das apresentações dos espetáculos em teatros e da mostra de rua, há uma agenda de atividades formativas, com conversas mediadas por pesquisadores após três sessões de teatro e mesa de conversas entre profissionais da Espanha e do Brasil.

O 12º FITA é realizado pela Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura)/Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC. A coordenação do FITA é de Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach, a coordenação de produção, de Andrea Padilha, e a curadoria é de Sassá Moretti, Zélia Sabino, Gustavo Bieberbach e Ricardo Goulart.

 

Confira os espetáculos agendados para terça-feira, 8 de outubro

Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu – UFSC (Trindade)

Tatá O Travesseiro – Artesanal Cia. de Arte (Rio de Janeiro/RJ) – 15h

A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos.

Direção: Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Duração: 55 minutos
Faixa etária: 5 anos
Técnica de manipulação: manipulação direta, objetos e bonecos híbridos e habitáveis.

 Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) – Projeto Cena Aberta (Trindade)

Contestados – Cia. Mútua (Itajaí/SC) – 20h

Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.

Direção: Willian Sieverdt
Duração: 60 minutos
Faixa etária: 16 anos
Técnica de manipulação: figura plana

Praça Santos Dumont (Trindade)

Mostra de Rua: O Flautista de Hamelin – TRIP Teatro (Rio do Sul/SC), às 15h

Obs.: Em caso de chuva a atividade será transferida: Data: 8/10. Local: E.B Beatriz de Souza Brito, às 15h. Endereço: Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal, Florianópolis.

Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.

Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva
Este espetáculo contará com Audiodescrição na sessão do dia 10/10, às 10h

 

Confira os espetáculos agendados para quarta-feira, 9 de outubro

Centro de Cultura e Eventos – Auditório Garapuvu UFSC

Antón Retaco – Los Titiriteros de Binéfar (Espanha), às 10h

O espetáculo conta a história de Antón Retaco, um menino anão que pertence a uma companhia de artistas ambulantes. A trupe é formada pela anã Martita, mãe de Antón; seu pai, o levantador de pesos Plácido; o cavalo Cascabillo; a macaca Carantoñas e os sábios cachorrinhos Can-Can e Tuso.

Direção: Paco Paricio
Duração: 50 minutos
Faixa etária: 5 anos
Técnica de manipulação: bonecos de luva, máscara e outras

Desembargador Bar (Rua Des. Vítor Lima, nº 440, Trindade)

Kasperl e a Cerveja do Papa – TRIP Teatro (Rio do Sul/SC), às 21h

Num mosteiro muito antigo, onde se produz a melhor cerveja daquela região, a notícia da visita do Papa causa grande confusão. Conseguirá o Frei beberrão conter sua sede e reservar o melhor barril de cerveja para o Papa? Ou será necessário contar com a ajuda do popular Kasperl e sua maneira politicamente incorreta de resolver qualquer situação? Descobriremos na próxima rodada! Prosit!

Direção: Paco Parício
Duração: 45 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de luva

Parque Municipal da Lagoa do Peri (Rod. “Seu Chico” Francisco Thomaz dos Santos, nº 3150, Armação do Pântano do Sul)

Mostra de Rua: O Curioso Caso do Boi – Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis/SC), às 15h

Obs.: Em caso se chuva a apresentação será transferida: Data: 09/10. Local: IFSC Mauro Ramos, às 15h. Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 – Centro, Florianópolis;

Bruxas querem acordar o Boi-Tatá para fazer uma bagunça na vida das pessoas! Os Palhaços Amanito e Flor precisarão da ajuda do público nessa aventura que acontece no mundo fantástico do folclore da Ilha de Santa Catarina. Bernunça, Lobisomem, Folguedo de Boi e outros seres encantados fazem parte da divertida saga que sugere o resgate de tradições, valorizando o contato humano e a cultura do brincar tão esquecida nos dias de hoje.

Direção: Paula Bittencourt
Duração: 50 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: luva, objetos e manipulação direta.

Agende-se

12º Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita)
Quando: 5 a 11 de outubro de 2019
Local: Florianópolis, São José e Campos Novos

Mais informações e programação completa em www.fitafloripa.com.br   

 

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações e fotos do site do FITA e da Assessoria de Imprensa do festival (Letícia Kapper)

Tags: cultura na UFSCFestival Internacional de Teatro de AnimaçãoUFSC