Cine Paredão exibe o filme ‘O Substituto’ nesta sexta, dia 11

07/10/2019 08:58

O Cine Paredão exibirá nesta sexta-feira, 11 de outubro, às 19 horas, o filme “O Substituto”, de Tony Kaye. A sessão será no Bosque do CFH ou no Auditório do CFH em caso de chuva e faz parte da mostra Educação para Além do Capital. O filme aborda a história de um professor substituto que tenta abrir a mente de seus alunos para uma consciência maior de si mesmos e do mundo à sua volta, no contexto precário de uma escola de periferia, com adolescentes em situação de risco. Paralelamente, ele cuida do avô em uma instituição para idosos e estabelece uma ligação com uma prostituta adolescente.

“Educação para além do capital” é também o título do livro do filósofo István Mészáros, em que ele sustenta que a educação deve ser sempre continuada, permanente, ou não é educação, e defende a existência de práticas educacionais que permitam aos educadores e alunos trabalharem as mudanças necessárias para a construção de uma sociedade. Assim, os filmes escolhidos pelo projeto Cine Paredão em outubro partem do sujeito do professor e, no nosso contexto de ataques à educação, exploram outras perspectivas educacionais não convencionais. 

Sobre o Projeto

Atualmente, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem audiovisual exerce influência na construção e formação da subjetividade individual. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes, que proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h (ou 19h, conforme a duração do filme) no Bosque do CFH (ou no Auditório do CFH, em caso de chuva).

Tags: cinema na UFSCO SubstitutoProjeto Cine Paredãosessão de cinema na UFSCUFSC