Cientificamente Falando: ambientes ICE são tema de estreia da série animada

10/10/2019 11:00

Você já esteve em um ambiente isolado, confinado e extremo? Esses locais, onde a sobrevivência humana é difícil, são conhecidos como ambientes ICE (em inglês: Isolated, Confined, Extreme environments). A sigla é utilizada internacionalmente para designar lugares como um deserto, uma estação espacial ou mesmo uma aeronave.

Este é o tema do primeiro episódio da série Cientificamente Falando. Produzida pela Agência de Comunicação (Agecom) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a série explica conceitos científicos com referências ao cotidiano e à cultura pop, em uma linguagem contemporânea e em vídeos animados.

O conceito
A designação ICE tem uma abrangência maior que a questão da sobrevivência: pode indicar locais para importantes pesquisas científicas ou, por exemplo, denominar os aviões em que viajamos ou as embarcações que transportam mercadorias.

Nesse sentido, muitos de nós já estivemos em ambientes ICE, seguindo protocolos de segurança desenvolvidos em pesquisas científicas realizadas em universidades. Atualmente, o Laboratório Fator Humano, do Departamento de Psicologia da UFSC, realiza uma pesquisa pioneira na Antártica, que busca compreender quais os fatores humanos interferem nas rotinas de segurança em ambientes ICE e como os protocolos de segurança devem considerar estes fatores.

A série
Cientificamente Falando é uma série de vídeos animados que aborda, em cerca de 3 minutos, conceitos científicos em linguagem pop. Apesar da linguagem, das referências e da curta duração dos vídeos produzidos, a precisão científica é avaliada pelos próprios cientistas desenvolvedores das pesquisas que referenciam as produções.

Confira o primeiro episódio:

Tags: Ambientes ICECientificamente FalandoLaboratório Fator HumanoUFSC