UFSC sedia primeiro Congresso Sul-Brasileiro de Psicologia Positiva no Trabalho

09/10/2019 11:32

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sediará, a partir de amanhã, dia 10, o I Congresso Sul Brasileiro de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho.  O evento será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, reunindo estudantes e profissionais do Brasil e de outros países para discutir a felicidade, esperança e prosperidade no trabalho. O Congresso é organizado pelo Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho (LAPPOT) da UFSC, referência nacional neste assunto.

Para o supervisor do LAPPOT, o professor Dr. Narbal Silva, do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFSC, em tempos de crise é cada vez mais importante falar sobre estes temas nos ambientes laborais. Com o foco na “Felicidade, Espiritualidade e Prosperidade” o evento contará com renomados conferencistas que apresentarão, de modos conceituais e práticos, temas como carreira e bem-estar, felicidade no trabalho, Psicologia Positiva na prática, espiritualidade, liderança autêntica, esperança e resiliência. Dentre as atividades, estão previstas conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentação de pôsteres.

Esta é a segunda iniciativa do LAPPOT em trazer para o público em geral temas relacionados a Psicologia Positiva. Em 2018, o Laboratório organizou o I Seminário de Psicologia Positiva nas Organizações, no Trabalho e em outros Espaços de Vida. O evento contou com mais de 70 pessoas que se reuniram para ensinar, aprender e refletir sobre “as possibilidades e limitações de se estar feliz em tempos difíceis”.

Programação

O evento iniciará na quinta-feira, dia 10 de outubro, com dois minicursos. O primeiro sobre “Carreira e Bem-Estar ao longo do Ciclo de Vida” e o segundo discutirá sobre “Construção e implementação da Felicidade no Trabalho”. Ao fim do dia, às 18h, será feita a abertura oficial do Congresso com a palestra “Felicidade, Espiritualidade e Prosperidade no Trabalho e em outros Espaços da Vida Humana Associada”, com o professor Dr. Narbal Silva.

O evento continuará na sexta-feira, dia 11, com a conferencista Carolinne Maffezzolli do Great Place to Work com o tema “O Segredo das Melhores Empresas para Trabalhar”. Em seguida, ocorrerá a primeira mesa redonda composta pelas profissionais Heide Martins Ribeiro Caiado de Castro, Adriana de Souza e Erica Pires Stolaruk que abordarão “Práticas em Psicologia Positiva: em foco, a Avaliação Apreciativa, o Modelo de Oxford Leadership e Ações de Psicologia Positiva em Organizações Hospitalares”. A professora Clarissa Socal Cervo dará sequência com a conferência sobre “Mensuração, Aprendizagem e Desenvolvimento da Liderança Autêntica e Positiva nas Organizações Contemporâneas: implicações à construção de Organizações Saudáveis”.

“Da minha cadeira ou da sua: uma perspectiva de esperança e resiliência” será a conferência dialogada, pela psicóloga Jéssica Mendes de Carvalho, que vai contar um pouco da sua história pessoal. O evento finalizará com a conferência “A Felicidade e a Espiritualidade contada em filmes: uma proposta reflexiva”, protagonizada pelo Doutor Dinael Corrêa de Campos.

Tags: Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no TrabalhoLAPPOTUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina