Fita 2019: atividades formativas e espetáculos na UFSC, nesta quinta e sexta

09/10/2019 11:24

O Flautista de Hamelin. Foto: Lucas H. de Araújo

Entre os dias 10 e 11 de outubro, a programação da 12ª edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) conta com atividades formativas e apresentação de espetáculos no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina. Serão realizados dois espetáculos na UFSC: “Antón Retaco” da Cia. “Los Titiriteros de Binéfar” (Espanha), no dia 10, às 15h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade, e, “O flautista de Hamelin”, da TRIP Teatro (Rio do Sul/SC), no Teatro da UFSC, no dia 10, às 10 horas, e no dia 11, às 10 e às 17 horas.

No Teatro do Serviço Social do Comércio (SESC), Prainha, ocorrerá a apresentação de “Los Cómicos del Novecientos”, da El Chonchon Títeres (Argentina/Chile), dia 10, às 15h e às 20h. A apresentação será reprisada no dia seguinte, 11, às 15 horas.

A Orionópolis, na Ponta de Baixo, receberá o espetáculo “O curioso caso do boi”, da Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis/SC), dia 10, às 14h30, em apresentação limitada para o público da instituição.
O espetáculo de encerramento do FITA 2019 acontece na sexta-feira, dia 11, no Teatro Pedro Ivo: “Frágil”, do Colectivo Ilusório (Minas Gerais/MG), às 21 horas.

Os ingressos para os espetáculos, com exceção do Teatro Pedro Ivo, são gratuitos e serão distribuídos com uma hora de antecedência do início da sessão, sujeito à lotação do local: Teatro da UFSC (108 lugares), Teatro SESC Prainha (100 lugares); o acesso é livre para o Auditório Garapuvu (limitado a 600 lugares). Organizações sem fins lucrativos, ONGs e instituições de ensino poderão solicitar reserva de vagas, através de agendamento prévio (sujeito a lotação do local).

Para o Teatro Pedro Ivo, os ingressos custam R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada: meia-entrada para estudantes, professores, pessoas acima de 60 anos e classe artística, com apresentação de DRT) e podem ser adquirido diariamente (incluindo domingos e feriados), das 13h às 19h. Os ingressos para esse teatro também podem ser adquiridos nas bilheterias dos Teatros Ademir Rosa e Álvaro de Carvalho. Após este horário, venda somente para o espetáculo realizado no dia e no Teatro Pedro Ivo, se houver.

Sobre o Festival

Com mais de uma década de existência, o Festival deste ano acontece em Florianópolis, São José e Campos Novos. Além das apresentações dos espetáculos em teatros e da mostra de rua, há uma agenda de atividades formativas, com conversas mediadas por pesquisadores após três sessões de teatro e mesa de conversas entre profissionais da Espanha e do Brasil.

O 12º FITA é realizado pela Fazendo Fita Cia Artística em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Enercan – Campos Novos, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, e do Floripa Airport – Aeroporto Internacional de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. A Mostra de Rua FITA tem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura de Florianópolis. O festival conta com apoio da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Cultura e Arte (Edital Procultura)/Departamento Artístico Cultural e do SESC-SC. A coordenação do FITA é de Zélia Sabino e Gustavo Bieberbach, a coordenação de produção, de Andrea Padilha, e a curadoria é de Sassá Moretti, Zélia Sabino, Gustavo Bieberbach e Ricardo Goulart.

Espetáculos agendados para quinta e sexta-feira

CENTRO DE CULTURA E EVENTOS – Auditório Garapuvu


Campus da UFSC (Trindade)
Antón Retaco – Los Titiriteros de Binéfar (Espanha), dia 10/10, às 15h

O espetáculo conta a história de Antón Retaco, um menino anão que pertence a uma companhia de artistas ambulantes. A trupe é formada pela anã Martita, mãe de Antón; seu pai, o levantador de pesos Plácido; o cavalo Cascabillo; a macaca Carantoñas e os sábios cachorrinhos Can-Can e Tuso.

Direção: Paco Paricio
Duração: 50 minutos
Faixa etária: 5 anos
Técnica de manipulação: bonecos de luva, máscara e outras

TEATRO DA UFSC – Projeto Cena Aberta


Praça Santos Dumont – Igrejinha da UFSC (Trindade)
O flautista de Hamelin – TRIP Teatro (Rio do Sul/SC), dia 10/10, às 10h, e segue no dia seguinte, dia 11/10, às 10 e às 17 horas.
Três artistas medievais chegam sem aviso juntos de sua pequena carroça, que aos poucos se transforma na cidade de Hamelin, para contar a clássica história do flautista que livra a cidade de uma peste de ratos e afirma a importância de cumprir os tratos feitos.

Direção: Paco Paricio e Willian Sieverdt (codireção)
Duração: 40 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de varas e bonecos de luva
Obs.: Este espetáculo contará com audiodescrição.

TEATRO DO SESC – Prainha


Travessa Siryaco Atherino, nº 100 (Prainha)
Los Cómicos del Novecientos – El Chonchon Títeres (Argentina/Chile), dia 10/10, às 15h e às 20h, e segue no dia seguinte, 11/10, às 15 horas.
Los Cómicos del novecientos é uma homenagem que o Teatro de Bonecos Animados El Chonchón oferece aos comediantes do cinema mudo.
Direção: Miguel Oyarzún e Héctor Di Mauro
Duração: 50 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: bonecos de luva
Este espetáculo não depende de fala para compreensão.

ORIONÓPOLIS (Ponta de Baixo)


O curioso caso do boi – Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis/SC), dia 10/10, às 14h30
Obs.: Espetáculo limitado para o público da instituição.

Bruxas querem acordar o Boi-Tatá para fazer uma bagunça na vida das pessoas! Os Palhaços Amanito e Flor precisarão da ajuda do público nessa aventura que acontece no mundo fantástico do folclore da Ilha de Santa Catarina. Bernunça, Lobisomem, Folguedo de Boi e outros seres encantados fazem parte da divertida saga que sugere o resgate de tradições, valorizando o contato humano e a cultura do brincar tão esquecida nos dias de hoje.
Direção: Paula Bittencourt
Duração: 50 minutos
Faixa etária: livre
Técnica de manipulação: luva, objetos e manipulação direta.

TEATRO PEDRO IVO (Saco Grande) (Encerramento do Festival.)


Rod. SC 401, Km 15, nº 4600
Frágil – Colectivo Ilusório (Minas Gerais/MG), às 21h
Misturando sonho, memória e delírio, Frágil transita por uma infância solitária e seus acidentes de percurso, por aqueles esconderijos imaginários, lugares secretos fora do tempo e do espaço. Uma pequena estória que convida o
espectador a uma jornada recheada de poesia rumo ao encontro de si mesmo. Imagens sutis, mas que evocam as entranhas do que vai constituindo-nos desde a infância.

Direção: Igor Godinho
Duração: 45 minutos
Faixa etária: 10 anos
Técnica de manipulação: teatro de sombras, marionetes e circo contemporâneo.
Este espetáculo não depende de fala para compreensão.

Atividades Formativas agendadas para quinta-feira, 10/10

Conversas após Espetáculos


Com o intuito de partilhar experiências e reflexões entre artistas, pesquisadores e público, o FITA realizará sessões de bate-papo após as apresentações dos espetáculos que compõem a programação.
Dia 10/10, às 20h: Los Cómicos del Novecientos (El Chonchon Títeres)
Mediação: Profª Elisana de Carli
Mesa de Conversa


Cooperação Espanha – Brasil
Trip Teatro e Titiriteros de Binéfar: colaboração e amizade. A Casa de los Títeres de Abizanda

Willian Sieverdt e Paco Paricio explicarão como as companhias Trip Teatro (SC/Brasil) e Titiriteros de Binéfar (Espanha), tão distantes espacialmente, têm colaborado na produção de diversas turnês e na criação de três espetáculos da companhia catarinense. Paricio também contará como administra seu teatro e museu de bonecos, a “Casa de los Títeres de Abizanda”, e o centro de produção da “Casa de Artistas” para outras companhias.
Participantes: Trip Teatro (Rio do Sul/SC) e Los Titiriteros de Binéfar (Espanha)
Mediação: Prof. Dr. Walmor Nini Beltrame
Quando: Dia 10/10, às 17h
Onde: Espaço Caixa Preta (CCE, Bloco D – UFSC)

Palestra Espetáculo


Uma atividade formativa sobre teatro de bonecos para estudantes de artes e público em geral. Iniciaremos brincando e cantando, realizando atividades divertidas que nos ajudam a fazer teatro. Depois usaremos jogos tradicionais que nos ajudam a criar personagens ou a fazer vozes e seguiremos com outras habilidades divertidas dos bonequeiros. Depois, com simples pedaços de papelão, criaremos um boneco e o movimentaremos, iniciando o que poderia ser uma apresentação de teatro de bonecos para a rua.
Ministrante: Paco Paricio (Espanha)
Quando: Dia 10/10, às 18h
Onde: Espaço Caixa Preta (CCE, Bloco D – UFSC)
Para outras atividades formativas, foram realizadas inscrições previamente.

Serviço

O quê: 12º FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação
Quando: de 5 a 11 de outubro de 2019
Onde: Florianópolis, São José e Campos Novos
Contato: Secretaria do FITA no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: (48) 3721-2383

Mais informações e programação completa no site.

[CW] DAC/SeCArte/UFSC, com informações e fotos do site do FITA e da Assessoria de Imprensa do festival (Letícia Kapper)

Tags: DACDepartamento de Arte e CulturaTeatro da UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina