Experimenta 2026: Orquestra Filarmônica
Serv. da Carioca - Praia do Forte
Florianópolis - SC

Orquestra Filarmônica Catarinense (Foto: Divulgação)
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada no norte da ilha, em Florianópolis, recebe no dia 8 de novembro, domingo, às 16h, o concerto O sublime da natureza, da Orquestra Filarmônica Catarinense. A apresentação é gratuita e integra a programação da 11ª edição do Experimenta: Mosaico das Artes, organizado pela Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O repertório reúne compositores brasileiros e internacionais de diferentes períodos e estilos musicais. Entre as obras estão As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi, e As Estações Portenhas, de Astor Piazzolla.
A secretária da SeCArte, professora Maria de Lourdes Alves Borges, destaca a importância de receber a orquestra na Universidade. “É uma honra para a UFSC receber a Orquestra Filarmônica, que hoje se afirma como uma das mais importantes orquestras brasileiras. O concerto O sublime da natureza nos mostra a beleza e o assombro do mundo natural, através das Quatro Estações de Vivaldi e das Estações Portenhas de Piazzolla. O programa traz ainda Mozart, Villa-Lobos, Tchaikovsky, M. de Falla, Sivuca e o nosso Zininho, num instigante diálogo multicultural”, ressalta.
Para Pablo Rossi, diretor artístico da Orquestra Filarmônica Catarinense, a apresentação aproxima a música de concerto do público e estabelece uma conexão entre arte, natureza e patrimônio histórico. “Levar a música orquestral a espaços como a Fortaleza de São José da Ponta Grossa amplia as possibilidades de encontro entre a orquestra e a comunidade. É uma oportunidade de vivenciar o repertório em um lugar que também conta parte da história de Santa Catarina, unindo música, paisagem e memória”, afirma.
A apresentação integra a programação do Experimenta 2026, que ocorre de 3 a 8 de novembro e reúne mais de 75 atrações gratuitas em diferentes espaços da UFSC e em locais culturais vinculados à Universidade.
A programação do 11ª edição do Experimenta – Mosaico das Artes está disponível no site secarte.ufsc.br.
Além do concerto, o público poderá visitar a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que estará aberta gratuitamente das 8h30 às 18h30. O espaço integra o conjunto de fortificações históricas da Ilha de Santa Catarina administradas pela UFSC.
Orquestra Filarmônica Catarinense
Criada em Santa Catarina em 2024, a Orquestra Filarmônica Catarinense combina atuação artística, formação de público e ações educativas e sociais. A instituição realiza apresentações em escolas, hospitais e instituições de atendimento e acolhimento, com o objetivo de ampliar o acesso à música de concerto.
Em 2025, a Orquestra realizou 42 concertos sinfônicos, que alcançaram aproximadamente 37 mil pessoas presencialmente, além de mais de 130 apresentações sociais e comunitárias. No ambiente digital, suas ações somaram mais de 300 milhões de impressões no Instagram, YouTube e televisão pública.
Em 2026, até o momento, a instituição contabiliza 63 apresentações sociais extramuros, 280 horas de musicalização e contato com crianças da comunidade e 17 apresentações orquestrais em Santa Catarina, São Paulo e Curitiba. A trajetória também inclui participações em importantes eventos da música brasileira, como o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em 2024. Em novembro deste ano, a Orquestra realizará sua primeira turnê internacional, com apresentação prevista na Berlin Philharmonie, na Alemanha.
A Filarmônica Catarinense tem apoio da Lei Rouanet e patrocínio de Diamante, Bradesco, Multilog, DR Aromas & Ingredientes, Sicoob, Softplan e Starian. Apoio institucional Fábrica de Comunicação, WVN Brasil e Hurbana.
Sobre as Fortalezas da UFSC

Fortaleza de São José da Ponta Grossa (Foto: Divulgação)
A Fortaleza de São José da Ponta Grossa está localizada na Praia do Forte, no norte de Florianópolis, a aproximadamente 25 quilômetros do centro da cidade. Sua construção teve início em 1740, como parte do sistema defensivo criado pela Coroa Portuguesa para proteger a entrada da barra norte da Ilha de Santa Catarina.
A UFSC, por meio do Departamento das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (DFISC, vinculado à Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), é responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones. Os três espaços estão abertos à visitação e recebem atividades de turismo, educação, cultura, lazer, ensino, pesquisa e extensão.
Experimenta
A 11ª edição do Experimenta: Mosaico das Artes é a semana de arte e cultura da UFSC. O evento será realizado entre os dias 3 e 8 de novembro de 2026, com o objetivo de incentivar e divulgar a produção artístico-cultural, além de proporcionar oportunidades de participação e experimentação cultural para a comunidade.
A programação reúne mais de 75 atrações gratuitas e abertas às comunidades interna e externa da Universidade. Entre as atividades estão apresentações culturais, espetáculos de teatro e dança, exposições, oficinas, palestras, rodas de conversa e produções audiovisuais.
As ações acontecem nos campi da UFSC em Florianópolis, Araranguá, Curitibanos, Blumenau e Joinville, além das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
>> Serviço
O quê: Concerto O sublime da natureza, da Orquestra Filarmônica Catarinense
Quando: 8 de novembro, domingo, às 16h
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Florianópolis, Santa Catarina
Entrada: Gratuita
Informações: secarte.ufsc.br | experimenta.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376





















