Entidades estudantis promovem debate com candidatos à Prefeitura Municipal de Florianópolis

09/09/2016 12:47

14138791_713725082110692_5919087151191496782_oO Centro Acadêmico XI de Fevereiro (Caxif) e o DCE Luís Travassos da UFSC, promovem, na quinta-feira, 22 de setembro, às 19h, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, um debate entre os candidatos à Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O objetivo é fomentar discussões acerca dos projetos de cada uma das chapas e fortalecer o processo democrático. O debate será dividido em cinco blocos, sendo dois de perguntas livres; um de perguntas com temas pré-definidos, realizadas pela comunidade durante o evento; além de um bloco de apresentações e outro de encerramento.

A mediação será feita pelo professor Rubens José Martins de Abreu Filho, que foi indicado pela Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem. O debate também terá transmissão on-line.

As eleições para a Prefeitura Municipal serão realizadas, em primeiro turno, no dia 2 de outubro, e, em segundo turno, caso necessário, no dia 30 de outubro de 2016.

 

Mais informações:

Evento no Facebook

Tags: debatePrefeitura Municipal de FlorianópolisUFSC

Grupo promove debate sobre Novas Diretrizes Curriculares Nacionais

02/08/2016 14:43

Seminario-GECAO Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escolas do Campo e Agroecologia (Geca) promove, no dia 15 de agosto, das 8h30 às 12h, no auditório do CED, o debate sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas e o Empresariamento na Educação. O evento faz parte do 1º Ciclo de Debates do Geca, com o título “Contribuições críticas à formação docente na atualidade”.

Os palestrantes serão a professora Leda Scheibe (UFSC/Unoesc) e o professor Luiz Carlos de Freitas (Unicamp).

Inscrições pelo site do Geca.

Tags: debateNovas Diretrizes Curriculares NacionaisUFSC

Mobilidade urbana é tema de debate que ocorre na UFSC na quinta

21/07/2016 08:03
Foto: Diogo G. Andrade/Divulgação

Foto: Diogo G. Andrade/Divulgação

O primeiro encontro da série de debates “Construindo Pontes”, promovida pela Rede Minha Floripa para discutir mobilidade urbana, ocorre nesta quinta-feira, 21 de julho, às 19h30. O evento terá a participação do professor do departamento de Automação e Sistemas (DAS/UFSC), Werner Kraus, fundador do Observatório da Mobilidade Urbana. Especialista no tema, Werner é uma das vozes mais ativas em Florianópolis na questão das diferentes modalidades de transporte público – o Observatório foi criado para fiscalizar a implementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus) da região metropolitana. O professor apresentará os principais gargalos do sistema viário de Florianópolis e possíveis alternativas a serem implantadas.

O evento, aberto a todos, ocorre no auditório da pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PGEAS/UFSC), localizado no Centro Tecnológico (CTC).

Rede Minha Floripa

A Rede Minha Floripa é um projeto que busca inserir Florianópolis na Rede Nossas Cidades, ação que articula mecanismos de tecnologia e mobilização social para pressionar órgãos públicos em torno do direito à cidade. Uma série de eventos estão sendo organizados para promover discussões sobre pontos considerados fundamentais: mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. O objetivo dessa iniciativa é criar pontes entre as diferentes ilhas dentro da ilha: elucidar questões obscuras, articular mobilizações, pressionar tomadores de decisão.

Serviço

O que: Debate “Construindo Pontes: mobilidade urbana”.

Quando: Quinta-feira, 21 de julho, às 19h30.

Onde: Auditório da pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (CTC/UFSC).

Participação: Gratuita e aberta a todos.

Mais informações na página do evento e no grupo Rede Minha Floripa no Facebook.

Tags: Construindo Pontesdebatemobilidade urbanaObservatório da MobilidadeRede Minha FloripaUFSC

Debate ‘Feminismos e direito ao corpo’ ocorre nesta sexta

05/04/2016 17:38

se-a-ufsc-fosse-nossaO debate “Feminismos e direito ao corpo”, promovido pelo movimento Se a UFSC fosse NOSSA, encerra as atividades da ‘Calourada contra Opressões’ nesta sexta-feira, 8 de abril, às 18h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE). Participam do evento Lola Aronovich, blogueira; Lígia Moreira Sena, a “cientista que virou mãe”, criadora da primeira plataforma de conteúdo produzido apenas por mulheres para mães brasileiras; e Vitória de Macedo Buzzi, advogada e autora do livro Pornografia de Vingança. O objetivo do debate é discutir e produzir conhecimento sobre as questões de gênero na universidade.

Mais informações na página do movimento Se a UFSC fosse NOSSA.

Tags: CalouradacorpodebateDireito ao corpofeminismoSe a UFSC fosse NOSSAUFSC

Debate neste sábado sobre transporte público circular da Bacia do Itacorubi

24/11/2015 12:41
2014-11-05-11_51_43-microsoft-powerpoint-dia-sem-carro-gemurb-modo-de-compatibilidadeO 1° Debate Programado sobre o Sistema de Transporte Público Circular da Bacia do Itacorubi, promovido pelo Grupo de Estudos de Mobilidade Urbana e Sustentável (Gemurb) da UFSC, será neste sábado, 28 de novembro, das 15h às 18h, na sala 104, no prédio do Departamento de Arquitetura. O evento é gratuito e destinado aos moradores, estudantes e trabalhadores da Bacia do Itacorubi, e interessados.
O Gemurb elaborou uma proposta para discussão de um sistema de transporte público circular, pautado em critérios de mobilidade sustentável para a região, um transporte confiável, racional, funcional, confortável, com acessibilidade universal, de baixo custo, com baixo índice de emissão de poluentes, etc que atenda toda a população dos bairros e arredores da Bacia do Itacorubi, estimada em 82.452 habitantes. Baseia-se, também, na proposta deste Grupo de Pesquisa de Sistema Integrado Metropolitano de Transporte Público (SIMTP) e nas diretrizes sobre o Plano Diretor aprovadas pelas comunidades da Bacia do Itacorubi em 2008.

(mais…)

Tags: debateGrupo de Estudos de Mobilidade Urbana e SustentávelSistema de Transporte Público Circular da Bacia do ItacorubiUFSC

DCE promove o último debate entre candidatos à Reitoria nesta segunda, às 19h, no auditório da Reitoria

09/11/2015 09:39

O DCE Luís Travassos – UFSC, promoverá o último Debate , entre candidatos à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, no dia 9 de novembro de 2015, às 19 horas, no Auditório do Reitoria.

O segundo turno da consulta pública  para a reitoria será realizado, no dia 11 de novembro de 2015. 
Apoio: União Catarinense dos Estudantes – UCE

Resolução que regulamenta o processo eleitoral: http://goo.gl/7rEzEd.
Site oficial da Comissão Eleitoral UFSC: http://comeleufsc.ufsc.br/.i

Tags: candidatosconsulta públicaDCEdebatereitoriasegundo turnoUFSC

Lançamento de livro e palestra sobre Adelmo Genro Filho ocorrem nesta terça

03/11/2015 09:40

Os conceitos filosóficos que fundamentam a teoria desenvolvida por Adelmo Genro Filho na década de 1980 serão debatidos nesta terça-feira, às 15h, na mesa de discussão “Adelmo na atualidade”. A mesa de discussão terá a participação dos professores Jacques Mick, do Departamento de Sociologia e Ciência Política; Felipe Simão Pontes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Francisco José Castilhos Karam, do Departamento de Jornalismo. A atividade, que é parte da programação da 14ª Semana de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrerá no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Após o debate, às 18h, haverá o lançamento do livro Adelmo Genro Filho e a teoria do Jornalismo, de Felipe Simão Pontes.

Sobre o livro

A afirmação de Adelmo Genro Filho de que “o jornalismo é uma forma de conhecimento cristalizado no singular” mobilizou jornalistas, pesquisadores e professores nos últimos 28 anos para a instituição e legitimidade das teorias do jornalismo no Brasil. Este livro expõe as mediações presentes na produção e recepção de O Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo, bem como os conceitos filosóficos que fundamentam a assertiva de Genro Filho. Demonstra, além disso, como as escolhas teóricas do autor possuem estreita ligação com sua biografia e o modo como ele compreendia as questões de sua época. Por meio da análise da recepção de O Segredo, este estudo estabelece uma cartografia da produção brasileira que cita Genro Filho, evidenciando que o processo de institucionalização para a defesa do jornalismo como profissão, graduação especializada e com teorias específicas coincide com esse mapa. Por fim, a discussão sociopolítica da história de O Segredo oferece subsídios para a análise crítica das bases ontológicas e epistemológicas do jornalismo, recuperando o projeto ético-político que embasa a proposta marxista de Genro Filho.

capalivrofelipesobreadelmoNo processo de integração das diferentes táticas que mobilizam cada capítulo e cada tópico, este livro oferece as principais implicações da teoria do jornalismo de Adelmo Genro Filho. E, ao oferecer as implicações, os fundamentos e as consequências, sugere possibilidades teóricas para a análise de questões que atravessam o jornalismo brasileiro. Apresenta também a pertinência da análise ontológica e epistemológica para o entendimento do jornalismo e direcionamento de sua prática profissional e de pesquisa. Atenta, principalmente, para a necessidade de abismar a teoria, aprofundar o questionamento sobre a prática e profanar o que se apresenta como intocado, sagrado. Esse é o segredo.

Sobre o autor

Felipe Simão Pontes é jornalista e professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). É Pós-Doutor em Jornalismo pela UEPG, Doutor em Sociologia Política e Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, pesquisa sobre teoria e história do jornalismo e a sociologia da profissão de jornalista.

 

 

 

 

Tags: Adelmo Genro Filhodebatejornalismolançamento de livroSemana de JornalismoUFSC

Observatório de Justiça Ecológica debate consumo de foie gras

09/10/2015 15:53

cartaz_evento_Foie_Gras_UFSCO Observatorio de Justiça Ecologica (OJE) promove, na quarta-feira, 14 de outubro, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), o debate “O foie gras está na mesa: gastronomia ou crueldade?”.

A programação tem início com a palestra de Manoela Natioli, do coletivo Animal.Org, que apresentará o movimento “Floripa contra o foie gras”. A seguir, o mestrando em Direito e integrante do OJE, Rafael Speck, aborda a “produção e consumo de foie gras no Brasil”. Por fim, Renata Fortes, advogada especialista em direitos animais, expõe os “aspectos legais do foie gras”.

A atividade é gratuita, aberta a toda a comunidade, e fornece certificado de duas horas de participação.

Mais informações no Facebook do OJE ou pelo email oje.ufsc@gmail.com.

Tags: debateDireitos animaisfoie grasObservatório de Justiça EcológicaOJEpalestraUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Debate sobre a morte de baleias no litoral catarinense ocorre na quarta-feira

28/08/2015 12:27

Cartaz_OJE_Coleitvo_Baleia“Mortes de cetáceos na Área de Proteção Ambiental (APA) das baleias francas, o que está acontecendo?” é o tema do debate que o Observatório de Justiça Ecológica (OJE) promove, na quarta-feira, dia 2, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O objetivo é refletir sobre a situação do berçário das baleias-francas, que vem sendo ameaçado por vários empreendimentos que afetam a qualidade do meio ambiente e a sobrevivência desses animais. O evento é aberto a todos e os participantes terão direito a certificado.

O debate marca o início das atividades do OJE neste segundo semestre. O Observatório é coordenado pelas professoras  Paula Brügger, do Departamento de Ecologia e Zoologia, e Letícia Albuquerque, do Departamento de Direito.

Mais informações pelo email oje.ufsc@gmail.com ou pela página do evento.

 

Tags: baleiasCCJCentro de Ciências JurídicasdebateObservatório de Justiça EcológicaOJEUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina

Direitos autorais e ‘Creative Commons’ em debate na UFSC

07/05/2015 16:31

A Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou o IV Ciclo de Debates, evento que ocorre uma vez por ano, sempre no mês de maio. Seu objetivo principal é proporcionar o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de informações nos portais de periódicos e a troca de experiências entre editores, bibliotecários e pesquisadores.

Ciclo de Debates Periódicos - Licenças - Foto Henrique Almeida-9

IV Ciclo de Debates na BU. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

A mesa-redonda, cujos convidados foram Bianca Amaro de Melo, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibic), e Enrique Muriel Torrado, da UFSC/Universidad de Granada, com a moderação do bibliotecário Fábio Lorensi do Canto, da BU/UFSC, teve como tema “Direitos autorais e Creative Commons”.

Bianca Amaro, que destacou a importância desse tipo de evento, falou também da lei número 9.610/98: “as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro”. Esse trecho mostra que as leis de direitos autorais são inflexíveis e muito restritivas: a brasileira diz que não se pode mudar o meio do produto que foi adquirido, por exemplo, as músicas de um CD não podem ser passadas para um tocador de MP3. O Brasil é um dos países com a lei de recursos mais limitativas do mundo. Bianca explicou, ainda, a diferença entre copyright (direito de cópia e reprodução) e droit d’auter (direito de autor, natural da França pós-revolução). Ela aconselhou aos pesquisadores que leiam muito bem os contratos que fazem com as revistas científicas que publicam seus trabalhos, já que as cláusulas são escritas em fontes pequenas e passam despercebidas. 
(mais…)

Tags: BUCreative CommonsdebateUFSC

Debate sobre adesão ou não à Ebserh nesta segunda-feira com transmissão ao vivo

27/04/2015 09:39

Nesta segunda-feira, 27 de abril, mais um debate será realizado sobre a adesão ou não do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), às 18h30min, no auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.

O debate, apoiado pelo GT que coordena a consulta pública, contará com a participação de Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, médico e professor da UFSC, que defende a adesão à Ebserh; e Simoni Bihain Hagemann, enfermeira e diretora do SindiSaúde-SC, com posição desfavorável à adesão. O debate será transmitido ao vivo.

Mais informações: http://consultapublicahu.ufsc.br/

Tags: adesão ou nãoCCEdebateEbserhUFSC

Conselho Universitário debate consulta à comunidade para a escolha de reitores

11/03/2015 11:22

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC, em sessão extraordinária nesta terça-feira, dia 10, debateu os pareceres original e de vistas sobre a revisão e atualização das normativas em torno da consulta informal à comunidade universitária para a escolha de reitores. A decisão sobre a questão ficou agendada para a próxima sessão do Conselho, a ser realizada na terça-feira, dia 17.

O parecer original sobre o relatório foi elaborado pelo conselheiro Paulo Pinheiro Machado e apresentado na sessão do CUn realizada em 16 de dezembro de 2014. Na ocasião, o conselheiro Gregório Varvakis pediu vistas do processo. Varvakis solicitou, ainda, por meio de diligência, em 18 de dezembro de 2014, que a Procuradoria Federal junto à UFSC elaborasse também seu parecer técnico quanto a uma série de questões. Durante a sessão desta terça-feira, dia 10, Varvakis apresentou seu parecer de vistas.
(mais…)

Tags: comunidadeconsultaCUndebateescolhareitores

Debate ‘O Brasil pós-eleições’ nesta segunda na UFSC

01/12/2014 09:26

10525650_326488210871636_8284884269371400290_nO debate “O Brasil pós-eleições” será realizado nesta segunda, 1º  de dezembro, às 19h, no miniauditório do CFH. A atividade integra o projeto de extensão Justiça e Democracia da UFSC (CFH e CCJ), coordenado pela professora Maria de Lourdes Borges, que visa discutir conceitos e analisar as experiências democráticas existentes.

Os professores Alessandro Pinzani (Filosofia/UFSC), Carlos Eduardo Sell (Ciências Sociais/UFSC) e Paulo Pinheiro Machado (História/UFSC) serão os debatedores para a análise da situação do Brasil pós-eleição presidencial. 

Tags: debateeleiçõesJustiça e democraciaUFSC

Terceiro debate sobre Ebserh reúne trabalhadores do HU

19/11/2014 12:37

Cerca de 100 pessoas lotaram o auditório do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU) na manhã desta quinta-feira, dia 13, para a terceira rodada de

Terceiro debate institucional sobre a Ebserh realizado no auditório do HU. Foto: Henrique Almeida/ Agecom /UFSC

Terceiro debate institucional sobre a Ebserh realizado no auditório do HU. Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC

debates sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O debate aconteceu também no período da tarde, e contou com a presença, em sua maioria, de servidores do próprio hospital.

A discussão foi coordenada pelo diretor-geral do HU, Carlos Alberto Justo da Silva, e participaram a vice-diretora do Hospital, Maria de Lourdes Rovaris; o diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Celso Fernando de Araújo; a superintendente do HU da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Joyce Lages; o vice-diretor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Márcio Amaral, representando o Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Saúde, e Simone Hagemann, pela manhã, e Irineu Manoel de Souza, à tarde, também representantes do Fórum. A reitora Roselane Neckel e conselheiros do Conselho Universitário (CUn) estavam presentes e assistiram ao debate.
(mais…)

Tags: CUndebateEbserhHCPAHUSUSUFMAUFRJUFSC

Quinto debate sobre a Ebserh acontece nesta segunda-feira, no CCJ

17/11/2014 08:31

O quinto dos sete debates institucionais sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) acontece na segunda-feira, dia 17, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), das 19h às 22h. O debate será voltado à comunidade dos centros CCJ e CSE, e o moderador será o vice-diretor do CCJ, Ubaldo César Balthazar. Participam do debate o diretor do HU/UFSC, Carlos Alberto Justo da Silva; a vice-diretora do HU/UFSC, Maria de Lourdes Rovaris; o coordenador Jurídico da Ebserh, Wesley Cardoso; o superintendente do HU da Universidade de Brasília (UnB), Hervaldo Carvalho; o professor da Universidade Federal de Goiás, Alexandre Aguiar dos Santos, representando o Fórum Catarinense em Defesa do SUS e Contra a Privatização da Saúde, além de mais um membro do Fórum.

Data Debate Local
17/11 – 19h a 22h 5º Debate: CSE e CCJ Auditório do CCJ
18/11 – 14h a 18h 6º Debate: CCA Auditório do CCA (Itacorubi)
25/11 – a partir das 19h 7º Debate: Comunidade interna e externa, CTC, CFM (com transmissão via internet)  Auditório Garapuvu (Centro de Cultura e Eventos)

Documentos da comissão da Ebserh disponíveis para consulta

A comissão instituída pelo Conselho Universitário (CUn) para analisar as discussões sobre a Ebserh disponibilizou uma série de documentos sobre o tema. Atas das reuniões, relatórios, diagnósticos do HU, contratos, legislação, documentos do Ministério da Educação (MEC), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal (MPF), além de outros textos, reunidos durante os mais de 12 meses de trabalho da comissão. O acesso aos documentos foi aberto a todos os interessados pelo link http://bit.ly/DocsEbserh.

Tags: debateEbserhUFSC

Primeiro debate institucional sobre Ebserh nesta terça, às 19h, com transmissão ao vivo

04/11/2014 15:46

Os debates institucionais, a fim de ampliar a discussão sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciam-se nesta terça-feira, 4 de novembro, às 19h, no auditório da Reitoria, com transmissão ao vivo.

A consulta pública está prevista para abril de 2015. Confira a agenda de debates:

Data Debate Local
04/11
a partir das 19h
1º Debate Geral sobre a Ebserh
(com transmissão via internet para os campi da UFSC)
Auditório da Reitoria
10/11
15h às 19h
2º Debate:
CCB, CCS e CDS
Auditório da Reitoria
13/11
9h às 12h e 14h às 18h
3º Debate:
HU
Auditório do HU
14/11
14h às 18h
4º Debate:
CED, CFH e CCE
Auditório do CCE
17/11
19h às 22h
5º Debate:
CSE e CCJ
Auditório do CCJ
18/11
14h às 18h
6º Debate:
CCA
Auditório do CCA
(Itacorubi)
25/11
a partir das 19h
7º Debate:
Comunidade interna e externa, CTC, CFM
(com transmissão via internet para os campi da UFSC) 
Auditório Garapuvu
(Centro de Cultura e Eventos)

 

Documentos da comissão da Ebserh disponíveis para consulta

A comissão instituída pelo CUn para analisar as discussões sobre a Ebserh disponibilizou uma série de documentos sobre o tema. Atas das reuniões, relatórios, diagnósticos do HU, contratos, legislação, documentos do Ministério da Educação (MEC), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal (MPF), além de outros textos, reunidos durante os mais de 12 meses de trabalho da comissão. O acesso aos documentos foi aberto a todos os interessados pelo link: https://grupos.moodle.ufsc.br/course/view.php?id=109.

Tags: debateEbserhUFSC

Evento sobre Humanização da Saúde promove debate sobre bioética nesta quarta

09/04/2014 16:56

A Semana Nacional de Humanização na Saúde apresenta o debate “Bioética Pelas Lentes do Cinema”, nesta quarta-feira, às 18h, na sala 2 do prédio H do CCS. A discussão terá participação dos integrantes do Núcleo de Pesquisa em Bioética e Saúde Coletiva (NUPEBISC/UFSC), que utiliza a arte cinematográfica como recurso pedagógico para a reflexão bioética. A partir de documentários cinematográficos, a atividade motivará a troca de ideias a respeito de conflitos éticos da vida cotidiana.

A Semana Nacional de Humanização na Saúde – organizada em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, secretarias municipais de saúde de diversos municípios do Estado e instituições de saúde e universidades catarinenses – tem por objetivo dialogar sobre as políticas e práticas de saúde, em especial no âmbito do SUS, como estratégia para dar visibilidade às potencialidades e fragilidades desta questão na sociedade brasileira. Tal iniciativa vai até o dia 11 de abril, na UFSC, e marca também o Dia Mundial da Saúde – comemorado em 7 de abril.

contato – nupebisc@contato.ufsc.br

Tags: BioéticaCCSdebateNUPEBISCSemana Nacional de Humanização na SaúdeUFSC

Encontro na UFSC debate vacina contra HPV

03/04/2014 15:48

Na quarta-feira, 26 de março, um debate sobre a vacina contra o HPV – recentemente incluída na lista de vacinas distribuídas pela rede pública – foi realizado no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Organizado pela Liga de Medicina da Família e Comunidade (LiMFC) da UFSC, o encontro teve as contribuições dos médicos Jardel Correa de Oliveira (MFC), Ronaldo Zota (MFC), Edison Fedrizzi (Chefe do Centro de Pesquisa Clínica Projeto HPV) e Sônia Maria de Faria (Infectologia e Pediatria). A vacina contra o HPV – que teve o Hospital Universitário (HU) da UFSC como um de seus centros de desenvolvimento e pesquisa – está disponível para meninas de 10 a 13 anos, em escolas e postos de saúde.

(mais…)

Tags: debateLiMFCUFSCvacina contra HPV

Debate na UFSC sobre vacinação contra HPV

25/03/2014 08:17

A Liga de Medicina de Família e Comunidade (LiMFC) promove nesta quarta-feira, 26 de março, às 18h30min, no auditório do CCS, o Debate sobre Vacinação contra o HPV, aspectos relativos à segurança e eficácia. Aberto à comunidade.

Participam os médicos:

Jardel Corrêa de Oliveira (MFC) e Edison N. Fedrizzi (GO – Chefe do Centro de Pesquisa Clínica Projeto Hpv)
Ronaldo Zonta (MFC)
Sonia Maria de Faria (Infectologia Pediátrica)

Mais informações: https://www.facebook.com/events/1404649276468730/?ref_newsfeed_story_type=regular&source=1

Tags: debateEdison Natal FedrizziHPVvacinação

Assembleia do CFH debaterá sobre empresas juniores nesta quarta

12/11/2013 17:29

Nesta quarta-feira, 13 de novembro, das 16h30 às 19h, no saguão do bloco B (salas de aula), a comunidade do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH – (estudantes, professores e técnico-administrativos) debaterá, em assembleia geral convocada pelo Conselho de Unidade, sobre a pertinência acadêmico-pedagógica de se autorizar a criação de empresas juniores no Centro.
(mais…)

Tags: CFHdebateempresa júniorUFSC

Debate sobre transgênicos – construção e segurança – nesta quinta-feira

23/10/2013 09:49

O Auditório da Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Itacorubi, sedia nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 14h, o evento Debate sobre Transgênicos – Construção e Segurança – com os palestrantes Paulo Paes de Andrade e Sarah Zanon Agapito -Tefen. Vagas limitadas. Para se inscrever é preciso solicitar ficha de inscrição pelo email angelamaraluz@yahoo.com.br.

Tags: AquiculturadebatePaulo Paes de AndradeSarah Zanon Agapito-TefentransgênicosUFSC

Debate sobre revisão do Plano Diretor de Florianópolis nesta quinta

09/10/2013 12:00

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, às 19h30min, no auditório da Arquitetura e Urbanismo, será realizado um debate sobre a revisão do Plano Diretor de Florianópolis. A mesa será composta pelo professor Dalmo Vieira Filho, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Superintendência do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), professor Lino Peres, vereador da Câmara Municipal de Florianópolis, Hélio Carvalho, do Fórum da Cidade, e Ângela Lituti, da União Florianopolitana de Entidades Comunitárias (UFECO) e membro do Núcleo Gestor Municipal – Plano Diretor Participativo (NGMPDP).

O evento integra a Semana Acadêmica da Arquitetura, promovida pelo Centro Acadêmico do curso.

Outras informações: http://calaufsc.blogspot.com.br/.

Tags: debateplano diretor FlorianópolisUFSC
  • Página 3 de 4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4