Semana Acadêmica de Arquitetura inicia nesta segunda-feira

07/10/2013 10:51

Com o tema “Desenho e Desígnio”, o Centro Acadêmico Livre de Arquitetura (CALA) da UFSC promove, de 7 a 11 de outubro, a Semana Acadêmica de Arquitetura (SemanARQ 2013). O evento tem como objetivo mostrar a escola que se quer, além de ser um momento de experimentar, descobrir, discutir e compartilhar.

Neste ano o tema é o próprio curso, seu currículo e espaço físico, questões ligadas ao ensino e formação do arquiteto no Brasil. Serão trabalhadas reflexões em torno da maneira como a Arquitetura é ensinada nas nossas escolas, com a (in)definição do conceito de uma “Escola de Arquitetura”, a postura diante das mudanças pela qual a arquitetura passa na sociedade, e com propostas para melhorar a formação em diversas escalas, na busca de se formar arquitetos e arquitetas críticos e socialmente referenciados. A partir disso, desenvolver o amadurecimento político do curso, tendo como centro as questões que envolvem a própria formação de arquitetos, e o papel de todos, entre estudantes e professores.

Programação:

Segunda-feira
9h [Oficina] – Etiquetagem de Edificações Residenciais – com Juliana Yuriko e Andrea Invidiata – Auditório da ARQ
9h [Oficina] – Intervenção com Bambu – Atrás do CALA – Todos os dias, o dia inteiro
14h [Oficina] – Intervenções de Paisagisticas – com Filipe Miranda – Pavilhinho
14h [Oficina] – Sketch Up – com PET – Sala dos Espelhos
14h [Oficina] – Relógio Solar – com Fernando Ruttkay – Arq 07
14h [Painéis] – Apresentação dos laboratórios da ARQ – com LABPROJ, LABCON, LABURB, LABRESTAURO, LABSISCO, PET e AMA -Auditório da ARQ
14h [Vivência] – (Re) Conhecimento do Centro Histórico de Florianópolis – Com Luiz Eduardo Fontoura Teixeira – Saída do ônibus em frente à ARQ retorno às 17h
18h30 [Mesa] – Reginaldo Ronconi FAU USP- Auditório da ARQ – coordenação Maria Inês Sugai
21h [Abertura] – Coquetel de Abertura da 2ª MAU e SemanARQ – Mezanino antigo.

Terça-feira
9h [Vivência] – Visita à Cerâmica Tupy – com Bruno Rinaldi – Saída do ônibus em frente à ARQ retorno às 16h
9h [Oficina] – Maquete – com Alana Corrêa – ARQ 08

9h [Oficina] – Time Lapse Escadaria – Com Vinicius Reginatto – Escadaria da ARQ
14h [Oficina] – Intervenções de Paisagisticas – com Filipe Miranda – Pavilhinho
14h [Oficina] – Time Lapse Escadaria – Com Vinicius Reginatto – Escadaria da ARQ
14h [Oficina] – AutoCAD – com PET – Sala dos Espelhos
15h [Oficina] – Do corpo à água ? Oficina de desenho em aquarela ? Arq 04
14h [Painéis] – Debate sobre a atuação profissional com o professor Roberto Gonçalves e ex-alunos – ARQ06
14h [Painéis] – Mesa Redonda do IV Encontro dos Pesquisadores do Modernismo em Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina ? com Luiz Eduardo Fontoura Teixeira – Auditório da ARQ
19h [Mesa] – Ciro Pirondi Escola da Cidade – Auditório da ARQQuarta-feira
9h30 [Oficina] – (Re) Conhecimento do Centro Histórico de Florianópolis – Com Luiz Eduardo Fontoura Teixeira – Hall da maquetaria
9h [Oficina] – Intervenções de Paisagisticas – com Filipe Miranda ? Pavilhinho
13h30 [Painéis] – Debate sobre o Currículo do nosso curso – Quarta às 13h30 – ARQ 12
– A discussão sobre o nosso currículo vem crescendo em nosso curso, nesse sentido foi montado um grupo de representantes por turma, para fomentar uma avaliação de curso mais abrangente e indicar diretrizes para o novo currículo da ARQ.
O objetivo do espaço na SemanARQ, assim como em toda programação, é discutir os rumos de nosso curso e o papel que os estudantes e professores têm na construção do curso de arquitetura e urbanismo da UFSC.
16h20 [Maratona de Pê] – A maratona de projeto é uma atividade em grupos onde os grupos inscritos recebem o tema e tem pouco tempo para desenvolver o projeto. A ideia é exercitar a prática do projeto em grupo e incentivar estudantes de diferentes fases a interagir e conhecer novas metodológicas e práticas.
– Fim da maratona Quinta às 16h20.
19h [Mesa] – Wilson Caracol PUC Campinas – coordenação Maria Inês Sugai – Auditório da ARQQuinta-feira
9h [Oficina] – Espiral de ervas – com AMA – Pavilhinho
9h [Oficina] – Intervenções de Paisagisticas – com Filipe Miranda – Pavilhinho
13h30 [Vivência] – Contrastes da Ilha – com Lino Peres – Saída do ônibus em frente à ARQ retorno as 17h
14h [Painéis] – Debate com intercambistas e estudantes que fizeram mobilidade – Hall da maquetaria
14h Feira de Xerox
14h [Oficina] – Adobe Illustrator – com PET – Sala dos Espelhos
14h [Oficina] – Expressão corporal e cenário – com Julia Milan – Ateliê novo
15h [Oficina] – Stencil – Projeto e Aplicação – Com João Lazaro – Pavilhinho
16h30 [Maratona de Pê] – Final da maratona
19h [Mesa] – Plano Diretor – Lino – Auditório da ARQ
22h [Momento cultural] – Momento de integração e descontração – Pavilhinho
22h30 [Oficina] – Forró e Samba no pé – com Carolina dal Soglio – Pavilhinho
9h [Oficina] – Intervenções de Paisagisticas? com Filipe Miranda ? Pavilhinho
22h [Momento cultural] – Momento de integração e Encerramento da semana – Pavilhinho

Inscrições: cala2013ufsc@gmail.com, mandar e-mail com nome completo, número de matrícula e CPF com o nome da(s) oficina(s) ou vivência(s) no assunto.

A emissão de certificado estará sujeita à assinatura da lista de presença no momento da atividade.

Essa inscrição prévia é valida para as oficinas de software e etiquetagem, assim como para as vivências e maratona de projeto. Além disso, todos os dias da SemanARQ, a partir das 8h30, estaremos efetuando inscrições para as demais atividades.

Outras informações: http://calaufsc.blogspot.com.br/.

Tags: CALASemana Acadêmica de ArquiteturaUFSC