Foram 84 votos contrários ao fim da greve e 70 favoráveis
A assembleia geral permanente avaliou a orientação do Comando Nacional de Greve (CNG) e decidiu pela continuidade da greve dos servidores técnico administrativos em educação (STAEs) na UFSC. A orientação do comando nacional de greve previa a aceitação da proposta do governo e a saída unificada de greve com volta ao trabalho no dia 27 de agosto.
Com mais de quatro horas de assembleia, a plenária colocou em votação a orientação do CNG. Foram 84 votos contrários e 70 favoráveis. Com a decisão da UFSC de manter a greve, os trabalhadores aguardam a decisão nacional do comando, que deve se manifestar nesta quarta-feira.
A proposta do governo para os STAEs foi de reajuste de 15% dividido em 3 vezes e alterações no anexo 3 e 4 do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação (PCCTAE). As tabelas apresentadas pela Fasubra no Informativo de Greve (IG) do dia 17/8 foram discutidas e esclarecidas na assembleia.
Esta decisão dos trabalhadores da UFSC foi encaminhada para o CNG. O próximo passo é aguardar o resultado da rodada de assembleias nas bases que vai orientar a decisão do CNG. Uma assembleia já está marcada para a próxima quinta-feira, dia 23, para avaliar o resultado e encaminhamentos do CNG.
Fluminense de coração mineiro, Milton Nascimento reúne alta qualidade artística em sintonia com a realidade brasileira
Em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento, que faz shows nessa semana em Criciúma e Florianópolis , a TV UFSC reapresenta o documentário “Estrada Natural: De Bituca a Milton Nascimento”, trabalho de conclusão de curso de Jornalismo das alunas Denise Ferreira e Sylvia Dantas. O vídeo conta a história do cantor e compositor que conquistou o público brasileiro e internacional. O documentário vai ao ar na quarta-feira, dia 22/08, às 10h com reprise às 20h.
Fluminense de coração mineiro, Milton Nascimento reúne alta qualidade artística em sintonia com a realidade brasileira. Em uma bagagem repleta de prêmios, títulos e turnês bem sucedidas por vários países, Milton transformou-se em “cidadão do mundo”. São mais de 15 milhões de discos vendidos numa carreira que passou pela Ásia, Europa, África e América.
Nos vários momentos vividos no meio universitário sempre é possível encontrar uma relação com as produções do artista, principalmente nas músicas que reforçam a busca pela liberdade. Os estudantes sempre foram companheiros de Milton e Milton sempre soube traduzir em seu canto, o valor dos estudantes e a busca incansável por um Brasil mais justo e melhor. A música “Coração de Estudante”, favorita também de Tancredo Neves, é um dos melhores exemplos.
Shows: Criciúma, dia 23/08, quinta-feira, às 21h no Siso’s Hall. Florianópolis, dia 25/08, sábado, às 21h no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
Primeiro Plano/TV UFSC: Quarta-feira, dia 22/08, às 10h com reprise às 20h do mesmo dia.
A Pró-Reitoria de Extensão da UFSC informa que três programas e três projetos de extensão da Universidade foram contemplados no Programa de Extensão Universitária (Proext) 2013 – MEC/SESu.
:: Gonzalo Jaime Cofre Cofre – Saúde Sexual e Reprodutiva
:: Cláudio José Amante – Fila Boia
:: Rosane Gonçalves Nitschke – Projeto Ninho: Criando um Espaço para Cuidar Transdisciplinarmente da Saúde das Famílias
:: Juliano Gil Nunes Wendt – Resgate dos Modelos de Sistemas Agroflorestais (SAF’s) no Planalto Catarinense
:: Fábio Machado Pinto – Capoeira da Ilha
:: Marcelo Henrique Romano Tragtenberg – Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial
Os recursos do Proext, cerca de R$ 570 mil, serão disponibilizados no orçamento da Universidade no início de 2013.
Diferentes atividades marcaram a manhã do evento comemorativo do Núcleo de Estudos da Terceira Idade
O segundo dia da programação comemorativa aos 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) teve várias atividades na manhã desta terça-feira, dia 21, na sala Laranjeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Uma delas foi a exibição do documentário Caminhos do Divino, de Zeca Pires, com a presença da cineasta Maria Emílio Azevedo, assistente de direção do filme. Após a sessão houve um debate com os presentes. (mais…)
Marcada para quinta-feira, 23/8, a partir das 8h30min, sessão extraordinária do Conselho Universitário que pode ser acompanhada ao vivo. Na pauta, avaliação do movimento de greve, discussão e deliberação sobre as atividades da pós-graduação e composição da Comissão de Estudo de Transporte e Mobilidade Urbana do Campus da Trindade e da Bacia do Itacorubi. Informações: (48) 3721-9522, www.conselhos.ufsc.br, conselhos@reitoria.ufsc.br.
Livro sobre a história da saúde em SC tem lançamento hoje
O professor do Departamento de Saúde Pública Walter Ferreira de Oliveira participa de um bate-papo com os internautas sobre saúde-pública em Florianópolis nesta quarta-feira, 22/8. Quem estiver interessado deve acessar a fanpage do Floripa Te Quero Bem no Facebook e conversar com o especialista, que estará online às 10h. A saúde foi um dos temas das discussões do Floripa te Quero Bem, que resultou em um relatório com os principais desafios da cidade, entregue nesta semana para os candidatos à prefeitura da Capital catarinense.
UFSC é referência em políticas de combate às drogas
A UFSC foi uma das instituições públicas selecionadas para a implementação de um Centro Regional de Referência (CRR), com financiamento do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). No CRR, profissionais que atuam no Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública, além de profissionais das áreas de saúde e assistência social, receberão cursos para lidar com usuários de crack e outras drogas. Informações: professor Tadeu Lemos, 3721-9491, ramal 226.
Seleção para o Projeto Humanizarte
O Projeto Humanizarte, que integra o Departamento de Saúde Pública com estudantes de várias áreas (Psicologia, Medicina, Filosofia…), para atuar em instituições de saúde com a proposta da humanização da saúde através da arte, promove uma oficina aberta na quinta-feira, 23/8. Inscrições e informações pelo e-mail rsilva.juliana@gmail.com.
Cooperação com a Universidade de Liverpool
Fábio Miyajima, do Centro de Medicina Personalizada da “University of Liverpool”, ministra no dia 23/8, das 14 às 18 horas, na Sala Aroeira, o workshop gratuito “Cooperação e intercâmbio científico entre UFSC e University of Liverpool–Oportunidades”. Organizado pelo CCS e dirigido às áreas da Saúde, Bioestatística, Biotecnologia e Ciências Biológicas, o evento apresenta oportunidades para alunos de graduação e pós-graduação, via Programa Ciências sem Fronteiras do CNPq e Conselho de Pesquisa do Reino Unido. Informações (48)8837-9354. clachemello@yahoo.com.br.
Em regiões de clima quente como o Brasil, o ganho de calor solar através das aberturas é um dos principais responsáveis pelo aumento da temperatura no interior da edificação. A preocupação com a eficiência energética e o impacto no uso de energia que as janelas e aberturas causam levou o engenheiro Deivis Luis Marinoski a projetar e construir em sua tese um calorímetro. Esse equipamento é usado para determinar o Fator Solar de vidros e janelas em condições reais de utilização. (mais…)
A UFSC sedia no período de 28 a 30 de agosto a III Semana de Direitos Humanos. O encontro será realizado no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE). O tema deste ano é a influência trazida pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 1789) e seu impacto na efetivação e internalização pelos estados democráticos dos direitos fundamentais. A programação completa, que traz também a lista de artigos acadêmicos aprovados, pode ser conferida neste link. (mais…)
O projeto Humanizarte está com inscrições abertas para a oficina de seleção de novos participantes, que será realizada na próxima quinta-feira, dia 23. O projeto de extensão do Departamento de Saúde Pública une estudantes voluntários de vários cursos (entre eles Psicologia, Medicina e Filosofia), que realizam semanalmente visitas a instituições com a proposta da humanização da saúde por meio da arte. (mais…)
Expectativa é de que o trabalho evolua para cirurgia de retina, tornando o HU referência em atendimento público na área da visão em Santa Catarina
Para atender a pacientes que levavam até seis meses para ser tratados na rede pública, o Departamento de Cirurgia da Clínica Oftalmológica do Hospital Universitário (HU/UFSC) acabou de adquirir e colocar em operação dois aparelhos a laser para a correção de retinopatias em diabéticos e prematuros. Com isso, será possível melhorar o atendimento ambulatorial de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado, embora a maior concentração de casos registrados na unidade ocorra na região da Grande Florianópolis. Por enquanto, a capacidade de atendimento é superior à demanda, mas um convênio do HU com a prefeitura da Capital tende a aumentar o número de procedimentos no hospital. (mais…)
O professor de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Walter Ferreira de Oliveira participa de um bate-papo com os internautas sobre saúde-pública em Florianópolis nesta quarta-feira. Para participar o interessado deve acessar a fanpage do Floripa Te Quero Bem no Facebook e conversar com o especialista, que estará online às 10h. (mais…)
A coordenação do mestrado profissional em Administração Universitária comunica aos interessados no processo seletivo 2013 que o último Teste Anpad, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Pesquisa em Administração, pré-requisito para a inscrição no processo seletivo do programa, está com inscrições abertas até o dia 24 de agosto. Informações pelo site www.anpad.org.br/teste
A Administração Central da UFSC alerta que, mesmo com resultado do plebiscito da Apufsc aprovando a finalização da greve, o calendário acadêmico – e consequentemente o retorno às aulas – será discutido pelo Conselho Universitário, a quem cabe deliberar sobre a questão a partir de análise da conjuntura. Reunião do CUn deve ser realizada esta semana, mas o dia ainda não está definido. Além disso, o reinício das atividades depende de uma série de fatores, como a regularização das informações nos sistemas que são alimentados pelos servidores e que englobam desde dados sobre notas e ajustes de matrícula até alocação correta de espaço físico.
A Administração estima que serão necessários cerca de dez dias – a contar do término da greve dos STAs – para que os ajustes sejam concluídos e o retorno às atividades possa acontecer com tranquilidade.
Terça-feira, 21/08
– 9h: Assembleia dos TAEs
Pauta: discussão da proposta do governo e pauta interna com a Reitoria, na Reitoria
Quarta-feira, 22/08
14h: Seminário Saúde do Trabalhador, no auditório da Reitoria
Andes – Seção Sindical na UFSC Terça-feira, 21/08
– 14h: assembléia geral de docentes no auditório do CSE; Quarta-feira, 22/08
– 8h: oficina pública sobre a saúde do trabalhador, com a participação da professora Deise Mancebo da UERJ (auditório da Reitoria); Quinta-feira, 23/08
– 9h: aula pública sobre a temática da função social da escola, com a participação das professoras Alda Marin (UNESP) e Marilda Rodrigues (UFFS). Local: no CED; Apufsc Em votação realizada na quinta-feira passada(16/0), professores votaram por encerrar a greve.
Entre os dias 8 e 10 de novembro acontece mais uma edição do Farmapolis, no Centro de Eventos da UFSC. O evento vai congregar o VI Encontro Nacional de Farmacêuticos do SUS, o VIII Encontro de Farmacêuticos do Mercosul, o XVI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos e o XIV Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos.
As atividades serão compostas por 17 minicursos, sete mesas-redondas, seis seminários e oficinas e dez conferências, além de exposição de trabalhos científicos com relatos de experiências. Palestrantes renomados do Brasil e de outros países vão debater temas de grande interesse da comunidade farmacêutica.
As inscrições para a 16ª edição do evento já podem ser feitas e cada inscrito tem direito a dois minicursos de sua preferência. Confira o cronograma:
Profissionais
Até 15 de setembro – R$ 200,00
Até 15 de outubro – R$ 230,00
No evento – R$ 280,00
Pós-graduandos ou em habilitação
Até 15 de setembro – R$ 160,00
Até 15 de outubro – R$ 180,00
No evento – R$ 200,00
Estudantes de Farmácia
Até 15 de setembro – R$ 130,00
Até 15 de outubro – R$ 150,00
No evento – R$ 190,00
O prazo para inscrição de trabalhos científicos é 22 de setembro. Cada pessoa pode inscrever no máximo dois, e eles deverão estar encaixados em uma das seguintes áreas: Farmácia, Análises Clínicas e Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Farmacêutic@s nas redes
Os profissionais da Farmácia convivem e interagem permanentemente com o conceito de redes em diferentes contextos: atenção e vigilância em saúde, serviços, ciência e tecnologia, comunicação, produção e até mesmo nas redes sociais, onde trocam informações.
Baseada na condição do farmacêutico, que é figura central de todas estas relações, a organização do Farmapolis desenvolveu o tema da 16º edição: Farmacêutic@s nas redes.
O Farmapolis surgiu em 1992 como um esforço do Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (SindFar/SC) para concentrar em um só evento todas as diferentes especialidades farmacêuticas. De lá para cá, o Farmapolis se consolidou como referência entre os profissionais da área, atraindo também pessoas de outros países da América Latina, como Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela.
O evento é organizado pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Santa Catarina e pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina. Mais informações em farmapolis@farmapolis.org.br ou pelos telefones (48) 3204-7437 e (48) 9623-8798 (com Miguelina).
A programação completa, além de outras informações a respeito da submissão de trabalhos, estão disponíveis no site farmapolis.org.br/2012.
Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
Pierre Clastres reinventou o selvagem como um sujeito que conseguiu livrar-se das artimanhas do poder estatal de que é feita a história das culturas ocidentais
Na conferência do dia 22 de agosto, antropólogo Oscar Calavia-Sáez conduz o debate sobre o pensador que colocou em xeque a organização política estatal das sociedades ditas civilizadas
Um antropólogo francês que causou impacto nos anos 70, conhecido por seu traço transgressor, é o foco do próximo encontro da série Café Philo do dia 22 de agosto. Para conduzir o debate de ideias, outro antropólogo, o professor da UFSC Oscar Calavia-Sáez, vai apresentar o pensamento de Pierre Clastres (Paris, 1934-1977). Pouco conhecido do grande público, o francês Pierre Clastres reinventou o selvagem, não mais como um ser que teria ficado congelado no início dos tempos, mas como um sujeito que conseguiu, século após século, livrar-se das artimanhas do poder estatal de que é feita a história das culturas ocidentais.
Sob o título “Pierre Clastres e a sociedade contra o estado”, a conferência começa às 19 horas, no auditório da Fundação Badesc, e termina às 21 horas, com um café oferecido pela Secretaria de Cultura da UFSC. Com sua obra breve, Pierre Clastres conseguiu um lugar definitivo no pensamento contemporâneo deixando um traço profundo no estudo das sociedades indígenas. Sem cair em um primitivismo absoluto, construiu uma antropologia política “desenvestida” do etnocentrismo evolucionista que caracteriza boa parte das teorias antropológicas do século XX, ao contrapor as “sociedades sem estado” ao modo de organização política repressor das sociedades brancas.
Uma única etnografia, A crônica dos índios Guayaqui (1972), e duas coletâneas de artigos, A sociedade contra o estado (1974) e Antropologia da violência, publicada após sua morte em acidente de trânsito, conseguiram alterar o paradigma da supremacia dos ditos povos civilizados e lançar o conceito de sociedade sem estado. “Por mais relevância que continue a ter entre os etnólogos especializados na América do Sul, essa obra é, sobretudo, um marco do pensamento político, ou do pensamento contra a política, entendida como um exercício de construção do Estado”, anota Calavia-Sáez.
O Café Philo é um projeto de extensão coordenado pelo professor de Literatura e Linguística Pedro de Souza, do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, em parceria com a Aliança Francesa e Secretaria de Cultura da UFSC. Buscando promover o diálogo com um público sem necessária vinculação com o meio acadêmico, o projeto prevê reuniões mensais, sempre as quartas-feiras. A idéia é permitir que os participantes se aproximem da filosofia e conheçam diferentes pensadores franceses clássicos ou contemporâneos sob o intermédio de um intelectual da atualidade. No próximo Café, do dia 19 de setembro, a professora de Literatura da UFSC, Eleonora Frenklel falará sobre “Maurice Blanchot e o silêncio da palavra”.
O professor da UFSC Oscar Calavia-Sáez é quem irá apresentar o pensamento de Pierre Clastres no evento
Sobre o palestrante
Graduado em Geografia e História pela Universidad Complutense de Madrid (1986), Oscar Calavia-Saez fez mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado pelo Centre National de la Recherche Scientifique (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidad Complutense de Madrid e pesquisador associado do Centre National de la Recherche Scientifique e da Societé des Americanistes. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: etno-história, com foco nas etnias Pano, Yaminawa e Amazonia-China. Este ano publicou Dos viajes de vuelta pela National Geographic, de Barcelona.
Serviço Quando: 22 de agosto, das 19 horas às 21 horas O quê: 45º Café Phillo “Pierre Clastres e a Sociedade contra o estado” Quem: Professor Oscar Calavia-Sáez (Pós-Graduação em Antropologia) Onde: Auditório da Fundação Badesc (2º andar).
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 (Esquina com a rua Artista Bittencourt) – Centro, Florianópolis / SC Quanto: Gratuito, aberto ao público.
Próximo Café Philo: “Maurice Blanchot e o silêncio da palavra” Quando: 19 de setembro, das 19 horas às 21 horas Quem: Professora Eleanora Frenkel Onde: Auditório da Fundação Badesc
No dia 17 de agosto a Universidade Federal de Santa Catarina formou seus primeiros estudantes do campus Curitibanos. Com uma turma de 19 formandos em Ciências Rurais, a cerimônia contou com a presença da vice-reitora, Lúcia Helena Pacheco, do diretor do campus, Julian Borba, e do primeiro diretor-administrativo, Olavio Gevehr, patrono da turma. O evento aconteceu no Campus da UFSC. A área central do prédio foi transformada em um auditório, onde foram recebidas as famílias, comunidade e autoridades locais.
O momento simboliza a consolidação da UFSC no interior do estado, fato que foi lembrado pelo discurso da formanda Michele Fernanda Cardoso. A estudante agradeceu as ações do ex-reitor Lúcio Botelho, da família Gaboardi, doadora do terreno, e da comissão Pró-Campus/UFSC, que reuniu autoridades e comunidade local para que a universidade se instalasse na cidade. Este agradecimento foi reforçado nos demais discursos da noite.
O diretor Julian Borba lembrou que a sociedade local e regional esperam respostas urgentes da UFSC para os problemas da região, o que requer um esforço junto à administração central para viabilizar as soluções. “É importante que a UFSC saiba respeitar o tempo e as demandas da comunidade. Ao mesmo tempo, é importante que a comunidade saiba respeitar o tempo da universidade”, afirmou.
O patrono da turma, Olavio Gevehr, reforçou aos estudantes que, embora a formatura tenha um caráter de finalização de um ciclo, ela não significa o final de sua trajetória de aprendizagem. “Estudem continuamente”, disse.
A vice-reitora Lúcia Pacheco ressaltou que a formatura simboliza o início de um caminho que irá transformar o Campus Curitibanos em uma grande referência. “Ao se formarem, vocês encontrarão oportunidades de trabalho mais qualificado e poderão contribuir para o desenvolvimento regional”, disse a vice-reitora.
O curso de Ciências Rurais é um bacharelado interdisciplinar de três anos e teve início em 2009. Ao se formar, o graduado pode fazer uma pós-graduação, atuar na atividade de extensão rural ou em empresas da área agroindustrial, por exemplo. Outra opção é permanecer na UFSC por mais dois anos, para concluir a graduação em Agronomia ou Engenharia Florestal. Esta é a escolha dos 19 formandos, dos quais a maioria seguirá no curso de Agronomia. A criação do Campus Araranguá faz parte do processo de interiorização da UFSC, que iniciou em 2009, como resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).
Favorecer a reflexão e a socialização dos trabalhos desenvolvidos e de questões relativas à pesquisa em literatura e crítica é o objetivo do II Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC, que acontece de 28 a 31 de agosto, no Auditório Henrique Fontes – Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
O evento trará os professores Roberto Acízelo (UFRJ) para a conferência de abertura, às 18h, e lançamento de seu livro Uma ideia moderna de Literatura: textos seminais para os estudos literários (1688-1922) – às 20h do dia 28 – e Francisco Foot-Hardman (Unicamp) para o encerramento, às 18h do dia 31.
O II Seminário tem entrada gratuita e é aberto a toda comunidade. Não é preciso fazer inscrição prévia.
Apesar de ser obra de Nelson Rodrigues, a peça foge dos elementos comuns do autor e retrata uma história em que o amor é maior que a canalhice e o dinheiro
No ano do centenário de Nelson Rodrigues, os grupos teatrais Dearaquecia, Experiência Subterrânea e Teatro que Roda se reúnem para apresentar a peça do “Anjo Pornográfico”
O Teatro da UFSC recebe a peça “Anti-Nelson Rodrigues”, ganhadora do “Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 anos do Anjo Pornográfico”, nos dias 24, 25 e 26, às 20h30min. Os grupos teatrais Dearaquecia, Experiência Subterrânea e Teatro que Roda se uniram para fazer o espetáculo e com o prêmio ganharam a montagem e apresentações no Rio de Janeiro e Florianópolis, cidade natal de dois dos grupos. A peça começou a ser produzida em abril deste ano e teve sua estreia no início do mês, no Festival A Gosto do Nelson.
Apesar de ser obra de Nelson Rodrigues, a peça foge dos elementos comuns do autor e retrata uma história em que o amor é maior que a canalhice e o dinheiro. O enredo é estimulante, faz repensar as imagens de Nelson e permite a experimentação com o uso de vários espaços.
A parceria dos grupos teatrais propõe uma encenação não-convencional, em que é usado o palco e todas as instalações da sala teatral, conectando-se por meio de projeções de vídeo. Essa proposta de apresentação está relacionada com a noção de teatro ambientalista, que o diretor da peça, André Carreira, aprendeu ano passado, quando trabalhou nos Estados Unidos com o pesquisador e também diretor teatral Richard Schechner.
Este é o primeiro trabalho em parceria dos grupos teatrais Dearaquecia, Experiência Subterrâne e Teatro que Roda, porém grande parte dos integrantes já trabalharam juntos em outros projetos. A Dearaquecia Teatral é constituída por atores graduados na Universidade Estadual do Estado de Santa Catarina (Udesc) e que durante sua formação participaram do ÁQIS – Núcleo de pesquisa sobre processos de criação artística, coordenado por André Carreira. O Grupo Teatral Experiência Subterrânea existe desde 1995 e surgiu de uma atividade pedagógica também com André Carreira, no curso de Artes Cênicas da Udesc. O Grupo Teatro que Roda é de Goiânia e formou-se em 2003 e também já havia trabalhado antes com o diretor Carreira.
André Carreira trabalha no ramo teatral desde 1979. Formou-se em Educação Artística na Universidade de Brasília, estudou direção teatral na Escuela Municipal de Arte Dramático de Buenos Aires e fez doutorado em teatro na Universidad de Buenos Aires. Atualmente, o diretor é professor do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordenador da ÁQIS e representa a área de Artes Cênicas junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
SINOPSE
A peça narra a história de Oswaldinho, filho de Tereza e Gastão, jovem mimado pela mãe e desprezado pelo pai. Inescrupuloso, ladrão e mulherengo, se torna dono de uma das fábricas do pai e se apaixona por uma funcionária recém-contratada, a jovem incorruptível Joice. Acostumado a ter tudo o que quer, Oswaldinho tenta ‘comprar’ Joice, que anseia por um amor desde menina e não se deixa levar pelo dinheiro.
Nelson Rodrigues: O Anjo Pornográfico
Nascido em 23 de agosto 1912, Nelson Falcão Rodrigues foi um dos mais influentes dramaturgos brasileiros. Embora pernambucano, morou desde pequeno no Rio de Janeiro.
Seu pai era proprietário do jornal A Manhã, no qual Nelson trabalhou como repórter policial. Foi exercendo a profissão de jornalista que acumulou experiência para escrever suas peças sobre a sociedade.
A estreia no teatro foi com a peça “A mulher sem pecado”, mas o sucesso definitivo veio em seguida com a encenação “Vestido de noiva”. Com uma obra realista, Nelson tentou transpor a tragédia grega para sociedade carioca. Apesar das polêmicas sobre obras e problemas enfrentados com a censura, seu valor dramático foi reconhecido de por grande parte dos diretores, atores e críticos da época.
Depois de sofrer um aneurisma na aorta e passar por diversas cirurgias, a saúde do autor ficou debilitada. Nelson Rodrigues morreu 21 de dezembro de 1980.
Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues: 100 anos do Anjo Pornográfico A Fundação Nacional das Artes (Funarte) premiou em abril deste ano encenações das 17 obras do dramaturgo Nelson Rodrigues, tendo contemplado um espetáculo de cada texto. O objetivo era promover a apresentação das peças dramáticas do autor no ano de seu centenário. O prêmio teve a inscrição de artistas, produtores, companhias, grupos, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.
SERVIÇO
O QUÊ: Peça “Anti-Nelson Rodrigues! QUANDO: 24, 25 e 26 de agosto, às 20h e 30min ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis QUANTO: R$10,00. Estudantes pagam meia (R$5,00) apresentando o atestado de matrícula. CONTATO: (48) 3365-1925 ou (48) 9622-9333 – Produção
Bruna Andrade / Estagiária de Jornalismo no DAC /UFSC
Homenagens, apresentações artísticas e uma palestra com a professora Lucia Hisako Takase Gonçalves, uma das fundadoras do grupo, marcaram a abertura da programação comemorativa aos 30 anos do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), na manhã desta segunda-feira, dia 20, no auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O evento foi prestigiado pela vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco e pelo pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa. Os trabalhos foram comandados pela coordenadora do Neti, Jordelina Schier.
As apresentações foram realizadas pelo grupo de canto Vozes da Ilha e pelo grupo de dança da Apae Florianópolis, que acabou de retornar de Londres, onde abrilhantou a abertura das competições náuticas nos Jogos Olímpicos 2012. Antes disso, foram agraciados com comendas o ex-reitor Ernani Bayer, em cuja administração foi criado o Neti, e Marcos Augusto Guedes, filho da outra fundadora do núcleo, Neusa Mendes Guedes.
Em sua palestra, a professora aposentada Lucia Hisako Gonçalves fez um histórico do Núcleo de Estudos da Terceira Idade e destacou as principais conquistas desses 30 anos de trajetória. Natural de São Paulo, onde já atuava como enfermeira, ela chegou a Florianópolis em 1978 trazendo uma visão sobre a importância do envelhecimento digno que já era corrente em outros estados brasileiros.
Citou o importante trabalho feito em parceria com a professora Neusa Guedes, já falecida, e os apoios do Centro Sócio-econômico e do Centro de Desportos, que facilitaram, respectivamente, a ampliação do espaço físico do Neti e a inserção de seus membros nas atividades de educação física na instituição. “A criação do Curso de Formação de Monitores em Ação Gerontológica e o surgimento do curso de especialização em Gerontologia foram avanços muito importantes, ainda nos anos 90”, disse Lucia Gonçalves.
Ela destacou ainda a implantação dos cursos de línguas, os cursos de multiplicadores realizados em outras regiões de Santa Catarina, a Universidade da Terceira Idade e a edição da Cartilha dos Direitos dos Idosos, que beneficiou pessoas que não conheciam os direitos que tinham. “Os idosos devem ser protagonistas de si próprios”, afirmou Lucia, reforçando uma premissa exposta no material em power-point que apresentou ao público.
Os cursos oferecidos têm permitido a busca de conhecimento por pessoas que não se contentam em passar a aposentadoria na inatividade. “Existe hoje a possibilidade de aprendizado durante toda a existência”, ressaltou a palestrante. Ela também chamou a atenção para o curso de informática, que promove a inclusão, o trabalho feito com portadores de Mal de Parkinson e a conscientização em relação às doenças sexualmente transmissíveis, que vêm caindo em outras faixas etárias e aumentando entre pessoas da terceira idade.
A UFSC foi uma das instituições públicas selecionadas para a implementação de um Centro Regional de Referência (CRR), com financiamento do Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). No CRR, profissionais que atuam no Poder Judiciário, Ministério Público e Segurança Pública, além de profissionais das áreas de saúde e assistência social, receberão cursos para lidar com usuários de crack e outras drogas. Mais do que receber formação apenas na prevenção ou tratamento, o objetivo é entender quais os efeitos e consequências das drogas e saber como ajudar pessoas nessas condições.
Partindo do Ministério da Justiça, o projeto de implementação do Centro Regional de Referência une os três segmentos do poder público envolvidos no combate às drogas: saúde, justiça e ação social. O diferencial do segundo edital publicado pelo Ministério é a inclusão de profissionais de outras áreas, não apenas da saúde. “Entender e lidar com usuários de drogas envolve outros segmentos da sociedade. É importante que profissionais de áreas como a Segurança Pública também estejam preparados para isso”, defende o professor do Departamento de Clínica Médica e um dos coordenadores do CRR na UFSC, Marcos Antonio Lopes.
Com experiência em tratamento de usuários, Marcos Antonio Lopes faz parte de uma equipe multidisciplinar que conta com os professores Tadeu Lemos, do Departamento de Farmacologia (CCB) e Daniela Schneider, do Departamento de Psicologia (CFH). Unindo conhecimentos médicos, biológicos e sociais, Marcos Antonio Lopes ressalta a importância de políticas públicas embasadas em dados acadêmicos. “O uso de drogas é um problema interdisciplinar. Fomentar a participação da universidade é uma forma de contribuir com o desenvolvimento social”.
Aumento de consumo
Pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), entre os anos de 2001 e 2004 em 107 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, aponta a diferença de valores, em porcentagem, das drogas mais comuns no país. Um exemplo é o crack, que passou de 0,4% em 2001, para 0,7% em 2005. Além do aumento no consumo de crack, a pesquisa alerta também para outros números: o aumento de consumo de drogas por mulheres, principalmente com mais de 26 anos.
Um dado que segue atual é o quadro geral do usuário de droga no Brasil: jovem, envolvido com o crime, afastado do contato familiar e com grande dependência. Esse é um estereótipo comum, mas que vem sendo afastado da delinquência para ser tratado como doença. O usuário de drogas é um paciente que precisa de atenção diferenciada. “É preciso trabalhar na linha de abordagem ao usuário. Esse tipo de paciente não segue a forma tradicional do médico, requerendo conhecimentos médicos e também sociais”, completa Marcos Lopes.
No Brasil o combate às drogas ganhou atenção especial desde a criação do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado em 2011 pela Presidência da República. Ações de combate e tratamento e formação de profissionais destoam em relação a ações policiais pontuais, como as realizadas pelo governo estadual e municipal de São Paulo na região conhecida como Cracolândia.“Apesar dos avanços, o Brasil ainda está atrasado no que se refere ao diagnóstico e tratamento de viciados. Apenas com um diagnóstico amplo é que pode ser escolhida a melhor abordagem. Precisamos chegar à melhor recuperação possível para cada paciente”, destaca Marcos Lopes.
Uma alternativa para recuperação de usuários é o conceito de redução de danos. Em vigor em todo o mundo, a redução de danos é uma prática que busca minimizar os problemas relacionados ao uso de drogas no âmbito social, econômico e de saúde. Um exemplo é o europeu. Em algumas regiões, como na dos Países Baixos, a maconha é descriminalizada, tirando o usuário do contato com o crime. Outro exemplo, encontrado no Brasil, é o “Consultório de Rua”, que vai até o local onde existam pessoas viciadas e em condições de vulnerabilidade social, facilitando o acesso do usuário aos recursos oferecidos pelo poder público.
Uma medida que chama a atenção é o projeto de lei que tramita no Senado para a internação compulsória de viciados. Na opinião do professor Marcos Lopes, de maneira geral o tratamento não deve ser imposto, salvo casos em que exista risco para terceiros. É aí que o projeto de lei viabiliza a internação compulsória. O projeto de lei passa por revisão na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal.
Na UFSC
Os profissionais que participarão dos cursos serão selecionas pelas prefeituras da Grande Florianópolis e secretarias de saúde e assistência social e de segurança pública da região. A previsão é que o CRR esteja funcionando na UFSC no 4º trimestre deste ano. O Centro Regional de Referência na UFSC já tem cursos definidos pela Senad.
Habilitações
– Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família – PSF, como médicos; enfermeiros, auxiliares de enfermagem; agentes comunitários de saúde; dentre outros e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF, modalidade presencial, com carga horária de 60 (sessenta) horas, para 40 (quarenta) alunos;
– Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para profissionais atuantes nos Hospitais Gerais, modalidade presencial, com carga horária de 60 (sessenta) horas, para 50 (cinqüenta) alunos;
– Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua, modalidade presencial, com carga horária de 60 (sessenta) horas – duas turmas, com 40 (quarenta) alunos cada uma, totalizando 80 (oitenta) alunos;
– Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para profissionais das Redes SUS e SUAS, modalidade presencial, com carga horária de 60 (sessenta) horas, para 50 (cinqüenta) alunos;
– Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Agentes dos Sistemas Judiciário e Policial e do Ministério Público, modalidade presencial, com carga horária de 60 (sessenta) horas, para 40 (quarenta) alunos;
– Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Profissionais do Poder Judiciário, Ministério Público e entidades que atuam no atendimento/apoio a adolescentes em cumprimento de medidas sócio-educativas, com privação de liberdade, modalidade presencial, com carga horária de 60 (sessenta) horas, para 40 (quarenta) alunos.
Estão abertas até 03 de setembro as inscrições para o curso de especialização em Saúde Coletiva, do Departamento de Saúde Pública da UFSC. Graduados de todas as áreas podem se candidatar às 30 vagas, desde que sejam formados por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As aulas são presenciais e têm carga horária total de 420 horas, divididas em 10 meses.
Prazos:
INSCRIÇÕES: até 03/09/2012.
ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO: até 03/09/2012
HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES: 06/09/2012.
PROVA ESCRITA: 10/09/2012.
RESULTADO FINAL: 12/09/2012.
Livro “Nova História das Mulheres no Brasil” será lançado hoje
Será lançado hoje, 20/8, às 18h30min, no Bloco Branco do Centro de Artes da Udesc, o livro Nova História das Mulheres no Brasil (Editora Contexto). Organizada pelas professoras Joana Maria Pedro, do CFH e atual pró-reitora de Pós-Graduação, e Carla Bassanezi Pinsky, historiadora da Unicamp, a obra de 560 páginas pretende responder o que, afinal, querem as mulheres. “O que já conquistaram ao longo do século XX e início do século XXI? Que caminhos deverão seguir daqui para frente?” são outras abordagens da obra.
Pauta da greve hoje inclui reunião dos TAEs com a reitora
A Associação de Pós-Graduandos – APG – realiza hoje, 20/8, às 17 h, reunião no hall do CSE para discussão dos seguintes pontos de pauta: informes, greve da Capes e CNPq e não paralisação das aulas com relação à decisão do Cun. Já os Técnicos-administrativos em Educação – TAEs – têm três reuniões nesta segunda: Comando Local de Greve às 14h, Comissão de Inviabilização do semestre às 17h e Comissão das 30 horas com a reitora às 18h.
Aluna de pós-graduação em Saúde Coletiva ganha prêmio do MS
A estudante Vanessa de Bona Sartor conquistou o primeiro lugar na categoria dissertação no III Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos, patrocinado pelo Ministério da Saúde. O trabalho “Avaliação do Serviço de Dispensação de Medicamentos na Rede de Atenção Básica do SUS” foi orientado pelo professor Sérgio Freitas, do Núcleo de Extensão e Pesquisa em Avaliação de Saúde, ligado ao Departamento de Saúde Pública da UFSC. Informações: Vanessa Sartor, va0607@gmail.com; Sérgio Freitas (sergiofreitas@ccs.ufsc.br).
HU recebe laser para corrigir retinopatias
Para atender a pacientes que levavam até seis meses para ser tratados na rede pública, o Departamento de Cirurgia da Clínica Oftalmológica do HU acabou de adquirir e colocar em operação dois aparelhos a laser para a correção de retinopatias em diabéticos e prematuros. Com isso, será possível melhorar o atendimento ambulatorial de pacientes do SUS de todo o Estado, embora a maior concentração de casos registrados na unidade ocorra na região da Grande Florianópolis. Leia mais
Cinema, Chá e Cultura exibe filme de William Wyller
O Cineclube Cinema, Chá e Cultura apresenta no dia 31/8 agosto, às 19h, “Infâmia” (These Three, 1936), de William Wyler, com mediação da professora Míriam Pilar Grossi. Gratuito, o evento é uma realização dos professores Daniel Serravalle de Sá e Anelise R. Corseuil, da PPG em Inglês. A exibição será na sala de cinema da Fundação BADESC, rua Visconde de Ouro Preto, 216,Centro.
PM implanta serviço de prevenção baseada em projeto da UFSC
Miguel Ângelo Silveira, aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – área de concentração “Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial”, desenvolveu um sistema de vistoria preventiva residencial que será utilizado pela Polícia Militar de SC. Baseada no trabalho, a PM vai agendar visitas a residências ou estabelecimentos comerciais e fornecer orientações e dicas de como reduzir as oportunidades para o crime e aumentar a segurança. A vistoria será feita em conjunto com o morador ou proprietário do estabelecimento. O policial identificará vulnerabilidades e apresentará sugestões de medidas corretivas adequadas, realistas, considerando a relação custo-benefício.
Será realizada nesta quinta-feira, 23 de agosto, sessão extraordinária do Conselho Universitário (CUn) da UFSC. A sessão começa às 8h30min na sala “Professor Ayrton Roberto de Oliveira” e pode ser acompanhada ao vivo. Outras informações pelos telefones (48) 3721-9522 e 3721-9661, pelo site www.conselhos.ufsc.br ou pelo e-mail conselhos@reitoria.ufsc.br. (mais…)
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, entre os dias 24 e 25 de junho, o 1º Seminário Internacional de Qualidade Informativa, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Central. O evento reúne pesquisadores de universidades[...]
O Instituto de Estudos e Cooperação UFSC/China promove a mesa redonda China, 15º Plano Quinquenal (2026–2030): impactos e possibilidades para Santa Catarina e Brasil, no dia 25 de junho, das 15 às 18h, no auditório do[...]
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica promove o AI Startup Night no dia 26 de junho, às 19h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas. O evento reúne estudantes, empreendedores e profissionais para uma conversa[...]
O Ciclo de cinema alemão Deutsches Kino, do Curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a exibição do filme O céu sobre Berlin, de Wim Wenders, no dia 26 de[...]
O Cine Paredão apresenta nesta sexta-feira, 26 de junho, às 19h, a exibição gratuita do filme The Chronology of Water (A Cronologia da Água), dirigido por Kristen Stewart. A sessão acontece no Bosque do Centro[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Grupo de Pesquisa Gênero e Controle Penal (GCP), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenado pela professora Camila Damasceno de Andrade, realizará, durante o mês de[...]
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) promove em 29 de junho, a partir das 19h, a 11ª e última sessão do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, com o tema Práticas e memórias de resistências.[...]
Alunos das turmas de Atuação III e Encenação III do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientados pelo professor Fabrício Gastaldi, apresentam o espetáculo Mosaico de 10 almas: monólogos em[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o 9°Curso de Curta Duração (CCD) Educar para uma vida sem violências com o primeiro encontro on-line no dia 1° de[...]
A Igrejinha Musical recebe, em 1º de julho, concerto que integra o Especial Projeções Sonoras. O evento será na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade, e terá no repertório obras dos compositores Antônio Callado, Cécile[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Grupo de Estudos de Direito, Inovação e Tecnologia (GEDITech), está com inscrições abertas até o dia 1° de abril. Os encontros serão realizados online, sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h15 e são voltados[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o 9°Curso de Curta Duração (CCD) Educar para uma vida sem violências com o primeiro encontro on-line no dia 1° de[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
A capacidade de distinguir conteúdos reais de materiais produzidos por Inteligência Artificial (IA) será tema de mais uma edição do CIDAD Convida, série de lives promovida pelo programa de extensão CIDAD, desenvolvido pela Universidade do[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC. Para solicitar uma divulgação, acesse o site.