UFSC apresenta 19 trabalhos no Seminário de Extensão Universitaria da Região Sul

31/08/2012 15:24

O 30º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) será realizado  de 3 a 5 de setembro, em Rio Grande (RS) reunindo universidades públicas dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A UFSC será representada por professores e alunos, que participarão de 16 apresentações orais, 2 oficinas e 1 minicurso. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) sedia esta edição do seminário, que tem como tema Extensão, Memória e Patrimônio.

Participação da UFSC

Apresentações:

Tema:Educação ambiental, assistência comunitária e coleta de óleo de fritura usado para reciclagem Área:Meio Ambiente  Coordenador:Alberto Kazushi Nagaoka
Produção de material didático-pedagógico em geografia para o ensino fundamental: notas de uma experiência Educação Aloysio Marthins de Araujo Junior
A experiência do TJ UFSC: telejornal diário da UFSC Comunicação Antonio Cláudio Brasil Gonçalves, Cárlida Emerim
Ação Beneficente: Elaboração de projetos arquitetônico e estrutural da cobertura do centro de reciclagem de lixo ACARELI Tecnologia e Produção Jacinto Pereira
A II Semana de Direitos Humanos da UFSC: Democracia e Direitos Humanos Direitos Humanos e Justiça Cláudio Cesar Zimmermann
Danielle Annoni
Biodanza srt: relatos de uma experiência com pessoas que participaram de um programa para doenças cardiovasculares Saúde Geny Aparecida Cantos
Experiências de um programa com atividades multiprofissional e interdisciplinar Saúde Geny Aparecida Cantos
Projeto Piloto de Saúde Sexual e Reprodutiva na escola Brigadeiro Eduardo Gomes do bairro Campeche no município de Florianópolis Saúde Gonzalo Jaime Cofre Cofre
Identificação e sinalização para quem precisa Comunicação Josiane Wanderlinde Vieira, Marília Matos Gonçalves
De conversas à “em-cena-ação” na escola Educação Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin
Comitê de acessibilidade e inclusão da UFSC Educação Maria Sylvia Cardoso Carneiro
Aprender hidrologia para prevenção de desastres naturais: seis anos de experiências Meio Ambiente Masato Kobiyama
Plantas medicinais e os cuidados com a saúde: contando várias histórias (2011/2012) Educação Renata Palandri Sigolo Sell
O ensino de geografia para deficientes visuais: perspectivas da educação inclusiva e a experiência com os mapas geográficos táteis Educação Ruth Emilia Nogueira
Apoio a educação espírita de crianças da CERM (Casa Espírita Raul Machado) Educação Sérgio Murilo Ulbricht, Josiane Wanderlinde Vieira
O NESSOP: articulando extensão, ensino e pesquisa Direitos Humanos e Justiça Vera Herweg Westphal

Oficinas

Um projeto de extensão sobre a segurança da navegação e a prevenção de acidentes na pesca artesanal Trabalho Eduardo Antônio Tempori Lebre
Ninguém preserva o que não conhece: oficina de maquetes geográficas – navegando na educação ambiental formal e não formal Educação Ambiental Rosemy da Silva Nascimento

Minicurso

Construção, análise de desempenho e divulgação de um aquecedor de água residencial de baixo custo (ASBC) Economia Sustentável Rogério Gomes de Oliveira

Mais informações:  www.proexc.furg.br/30seurs e e-mail:  30seurs@furg.br

Patrícia Cim/ Estagiária de Jornalismo/ Agecom /UFSC
patriciacim@gmail.com

Tags: extensão universitáriaSeurs

Prêmio Petrobras de Tecnologia tem inscrições prorrogadas até 4 de novembro

31/08/2012 14:51

Continuam abertas as inscrições para a 6ª Edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia Engenheiro Antônio Seabra Moggi, que visa reconhecer a contribuição da comunidade acadêmica para o desenvolvimento tecnológico da Petrobras e da indústria do petróleo nacional. Estudantes de graduação, mestrado ou doutorado de instituições de ensino superior brasileira podem inscrever seus trabalhos, até o dia 4 de novembro, em um dos nove temas tecnológicos ligados à indústria de petróleo, gás, energia e preservação ambiental.

Os temas do prêmio são: Tecnologia de Energia e Eficiência Energética; Tecnologia de Exploração; Tecnologia de Gás; Tecnologia de Logística e Transporte de Petróleo, Gás e Derivados; Tecnologia de Perfuração e de Produção; Tecnologia de Preservação Ambiental; Tecnologia de Bioprodutos; Tecnologia de Refino e Petroquímica; e Tecnologia de Segurança de Processos.

Os autores dos trabalhos vencedores recebem R$ 20 mil na categoria doutorado, R$ 15 mil na categoria mestrado e R$ 10 mil na categoria graduação, além de uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) para elaboração de dissertação/tese de mestrado, doutorado ou pós-doutorado em instituições de ensino superior nacionais, de acordo com sua formação acadêmica. Os professores orientadores dos trabalhos premiados de todos os temas e categorias recebem, como taxa de bancada, a mesma quantia bruta que o prêmio recebido pelo aluno.

As inscrições podem ser realizadas no site do Prêmio (www.petrobras.com.br/premiotecnologia), onde também está disponível o regulamento, alguns dos desafios tecnológicos ligados a cada tema do prêmio e acessar os trabalhos vencedores de cada categoria das edições anteriores.

Em suas cinco primeiras edições, cerca de 2 mil trabalhos foram inscritos e 122 foram premiados. A relação de vencedores será divulgada em janeiro de 2013 e a cerimônia de entrega da premiação está prevista para ocorrer em março de 2013.

Informações pelo endereço http://www.petrobras.com.br/minisite/premiotecnologia/index.asp.

Fonte: Petrobras

Tags: 6ª ediçãoEngenheiro Antônio Seabra Moggiinscrições prorrogadasPrêmio Petrobras de TecnologiaUFSC

Novo Calendário Acadêmico 2012.2

31/08/2012 14:01

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) comunica aos estudantes da UFSC:

O Conselho Universitário aprovou na manhã de 29 de agosto de 2012 a reformulação do Calendário Acadêmico para 2012.2 que determina o início das aulas na graduação para a próxima segunda-feira, dia 3 de setembro. A seguir as datas referentes à organização do semestre e ajustes de matrículas:

Início do semestre letivo 2012.2 – 03/09/2012

Término da primeira etapa do semestre letivo 2012.2 – 22/12/2012

Segunda etapa do semestre letivo 2012.2 – 18/02/2013 a 28/02/2013

Matrículas e ajustes de matrículas – semestre letivo de 2012.2

Ajustes de matrícula online – 29/8 a 2/9 (internet)

Resultado dos ajustes – 4 de setembro (via internet)

Ajustes excepcionais – 4 a 13/9 (Coordenadorias de Cursos)

Matrícula inicial estudante PEC-G 03 a 06/09 no DAE

Confira o novo Calendário Acadêmico 2012.2:

PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Roselane Fatima Campos

Tags: Calendário AcadêmicoprogradUFSC

Congresso de hipermídia para aprendizagem

31/08/2012 12:32

No próximo dia 4 de setembro começam as inscrições de artigos e trabalhos acadêmicos para o 6º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem (Conahpa), que irá acontecer entre 4 a 6 de setembro de 2013 em João Pessoa (PB).

O tema é “Tecnologias Contemporâneas: Acessibilidade Digital e seus Desafios”. O evento é uma iniciativa do Grupo de Estudos de Ambientes Hipermídia voltados ao processo Ensino-Aprendizagem , criado pela UFSC junto ao CNPq. Evento bianual, o Conahpa vem se consolidando como um importante fórum de discussões e uma referência aos pesquisadores e desenvolvedores de ambientes hipermidiáticos para aprendizagem.

São esperados representantes de universidades e centros de pequisa nacionais (públicos e privados), empresários e seus colaboradores, alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores. Já foram
realizadas cinco edições do Congresso nas cidades de Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Pelotas (RS).

A edição de 2013 do Conahpa é promovida pelo Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e pelo Departamento de Ciências Exatas (DCE ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o apoio da UFSC, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), CAPES e CNPq.

Mais informações: http://www.conahpa.org/

 

 

 

Tags: congresso de hipermídia na aprendizagemUFSC

Divulga UFSC – 31/8/2012 – Edição 59

31/08/2012 12:20

Prograd informa novo calendário acadêmico

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) comunica aos estudantes as datas referentes à organização do semestre e ajustes de matrículas. Pelo novo calendário acadêmico, as aulas começam no dia 3/9, segunda-feira e terminam no dia 22/12 (primeira etapa) e 18 a 28/2/2013 (segunda etapa). Leia mais.

Aulas em Araranguá começam no dia 10/9

As aulas do Campus de Araranguá será reiniciadas no dia 10/9. Segundo a Pró-Reitoria de Graduação, a medida se dá em função da necessidade da ampliação do espaço físico. A pró-reitoria informa ainda que o calendário previsto para ajuste e ajuste excepcional de matrículas mantém-se inalterado, conforme aprovado pelo CUN. Informações adicionais sobre matrículas e outros procedimentos, no site www.ararangua.ufsc.br.

CDS divulga cronograma e edital das atividades esportivas

A Coordenadoria de Extensão do CDS e a Escola Infantil de Esportes (ESINDE) divulgaram o cronograma e o edital das atividades esportivas oferecidas à comunidade para o segundo semestre de 2012. As matrículas para todas as modalidades serão efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço www.cds.ufsc.br (link Extensão – Atividades Físicas para a Comunidade), por ordem de acesso, conforme o cronograma  e edital. Outras informações pelos telefones (48) 3721-9925 e 3721-8527. Leia mais.

Inscrições para o mestrado em Relações Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) divulgou o edital de seleção ao Mestrado para o período letivo que terá início em março de 2013. As inscrições serão realizadas no período de 17/9 a 15/10, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Secretaria do PPGRI, localizada no terceiro andar do prédio de pós-graduação do CSE.  Acesse aqui o Edital de Seleção. Informações: ppgri@contato.ufsc.br.

Teatro da UFSC recebe a estréia de ?Os pássaros se vão com a morte?

?Os pássaros se vão com a morte?, texto do venezuelano Edílio Peña que fala sobre a liberdade negada, será encenado pela Companhia Teatro Latino Americano CHAMA no Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha) nos dias 1, 2, 7, 8 e 9 de setembro, às 20 horas. A peça, dirigida por Maria Luiza Leite e Carlos Silva, tem no palco apenas duas atrizes,  Elise Schmithausen e Vera Lúcia; uma interpreta a Mãe da história, a  outra a Filha e o já falecido Pai. A produção tem apoio institucional da UFSC: Secult e DAC. Veja mais detalhes em www.dac.ufsc.br.

Bolsas de doutorado nos Estados Unidos

Alunos e ex-alunos da UFSC das áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática podem se candidatar a uma bolsa de doutorado pleno nos Estados Unidos. Serão bolsas oferecidas pelo programa Ciência sem Fronteiras, em parceria com a LASPAU. Informações: Sinter, (48)3721-8746, csf@contato.ufsc.b, www.sinter.ufsc.br.

Programa Santa Afro Catarina promove visita guiada

O Programa Santa Afro Catarina e o Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura promovem neste sábado, 1º de setembro, uma visita guiada pelo centro histórico de Florianópolis, com o roteiro ”Viver de Quitandas”, conduzida por Miriam Machado.  O encontro é gratuito, aberto a todos e está marcado às 9h45min, na figueira da Praça XV, Centro, Florianópolis. A saída será às 10 horas. O roteiro tem duração aproximada de duas horas. Em caso de chuva, a visita será cancelada.

Tags: Divulga UFSC

Bolsas de doutorado pleno nos EUA

31/08/2012 10:47

O Academic and Professional Programs for the Americas (LASPAU) está oferecendo bolsas de estudo de doutorado pleno nos Estados Unidos, nas áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Os interessados podem se inscrever até o dia 27 de setembro.

As bolsas são parte do Programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa do Governo Federal do Brasil, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq. LASPAU é o parceiro da Capes e do CNPq para a administração destas bolsas desde os processos de seleção, colocação e acompanhamento.

Os candidatos não são sujeitos a ter obtido previamente a admissão de um programa para aplicar para esta bolsa. LASPAU será responsável na colocação dos candidatos selecionados para os programas que começarão em agosto/setembro de 2013.

Informações sobre o processo de seleção e inscrições podem ser obtidas nos endereços dos sites Ciência sem Fronteiras e LASPAU.

Tags: bolsasdoutorado plenoLASPAUUFSC

Pós-Graduação em Educação Física lança edital para curso de mestrado em 2013

31/08/2012 10:18

O Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFSC lançou edital de seleção do curso de mestrado para ingresso em março de 2013. Serão oferecidas até 32 vagas, sendo até 11 na área de Atividade Física Relacionada à Saúde, nove em Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física e 12 na área de Biodinâmica do Desempenho Humano (conforme o Edital nº 03/PPGEF/2012).

As inscrições podem ser feitas de 10 a 28 de setembro de 2012, das 8h às 12h ou das 14h às 18h, na secretaria do Programa, bloco 4 do Centro de Desportos da UFSC. Serão aceitas inscrições via correio (Sedex), com data de postagem até o dia 28.

A seleção será realizada por área de concentração, em duas etapas. Na primeira, haverá a análise do currículo Lattes e do projeto preliminar de dissertação. A divulgação dos candidatos classificados ocorrerá em 29 de outubro. A segunda etapa consistirá em prova escrita (19/11/2012) e arguição do projeto e do currículo Lattes (20 a 22/11/2012), que será realizada com dois membros da Comissão de Seleção.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de novembro. Os candidatos selecionados vão ser comunicados por e-mail e deverão confirmar a matrícula até 14 de dezembro de 2012. O ingresso no PPGEF está previsto para meados de março de 2013. Todas as informações acerca da seleção encontram-se discriminadas no próprio edital do processo seletivo.

Mais dados podem ser obtidos no PPGEF/CDS/UFSC, pelo telefone (48) 3721-9926. Para mais informações, leia a íntegra do edital.


Tags: Educação FísicamestradoUFSC

Cinema, Chá & Cultura desta sexta exibe Infâmia

31/08/2012 08:27

O cineclube Cinema, Chá & Cultura apresenta nesta sexta-feira, dia 31, às 19h, o filme Infâmia (These three), segunda versão da peça de Lilian Hellman feita por William Wyler (1936). Com Miriam Hopkins, Merle Oberon e Joel McCrea, narra a história das professoras Karen Wright e Martha Dobie envolvidas na mentira maliciosa de uma aluna. A atividade é gratuita e acontece no auditório da Fundação BADESC. O Cinema, Chá & Cultura acontece todos os meses. Tradicionalmente, a sessão começa com os participantes se servindo de chá, preparado ao modo inglês e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis. Em seguida exibe-se o filme legendado e, ao final, temos a palavra do mediador e conversas sobre o filme.

Promovido pela Fundação Cultural BADESC e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, o cineclube Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores Anelise R. Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (UDESC), Daniel Serravalle de Sá (UFSC), Leon de Paula (UDESC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de promover conversas sobre literatura, teatro e cinema.

A mediação é da professora Miriam Grossi que tem Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Antropologie Sociale Et Culturelle – Universite de Paris V (René Descartes), doutorado em Antropologie Social, , pós-doutorado no Laboratoire d´Anthropologie Sociale do Collège de France, na University of California-Berkeley e EHESS. Professora Associada do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1989 atua nos Programas de Pós-graduação em Antropologia Social e Interdisciplinar em Ciências Humanas e no curso de graduação em Ciências Sociais da UFSC. Desenvolve pesquisas sobre Teoria Antropologica e História das mulheres no campo antropológico e coordena o Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, onde são desenvolvidas pesquisas no campo das teorias queer e feminista sobre os temas de violências contra mulheres e lesbo-trans-homofobia; identidades, parentalidades e conjugalidads LGBTTT; arte homoerótica; amor; gênero e sexualidade na escola etc..

Serviço:

O quê: Cineclube Cinema, Chá & Cultura com o filme Infâmia (These three)

Quando: sexta-feira, dia 31 de agosto, às 19h

Onde:  auditório da Fundação BADESC

Quanto: gratuito

Informações:
Fundação BADESC
Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – 3224-8846
fundacaocultural@badesc.gov.br

Cultura Inglesa de Florianópolis:
Rua Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – 3224-2696
recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

Tags: Cinema Chá e CulturaUFSC

UFSC na Mídia – Clipping 30/08/2012

30/08/2012 17:38

Clique na imagem acima para ver o Clipping de 30 de agosto.

Assuntos* que você encontrará no clipping de 30/08/2012:

Luiz Carlos Marvila / Livro Pacato Cidadão / Centro de Cultura e Eventos da UFSC / Editora Insular / Movimento Tropicalista / Naya Rodrigues / 1º Festival de Música da UFSC / Neide in Brazil / Campeche / Candidatos à prefeitura de Florianópolis / Debates / Centro Acadêmico do Curso de Direito da UFSC / Reitora Roselane Neckel / UFSC / Cem dias de gestão / Greve / Acesso à educação superior / Alunos mais velhos / Baixa qualidade no ensino médio / Baixa procura por licenciaturas / Baixa atratividade da profissão de professor / Plano Nacional de Educação / Dilvo Ristoff / Presidente Dilma Rousseff / Lei das Cotas / UFSC / Ministro da Educação, Aloizio Mercadante / Enem / Início dos segundo semestre letivo / Conselho Universitário / Servidores técnico-administrativos / Fim da greve / Professores / Apufsc / Andes / Centro de Ciências da Educação / Curso de Serviço Social / Curso de Engenharia de Materiais / Biblioteca Universitária / Restaurante Universitário / / Reitor João Natel / Furb / Ministério da Educação – MEC / Parceria / Terceira universidade pública federal de Santa Catarina

As reportagens anteriores podem ser acessadas no Repositório da UFSC. Clique AQUI.

*Para procurar por algum assunto pressione CTRL+F e digite a palavra a ser pesquisada, em seguida clique em ENTER.

Palestra discute direitos humanos em organizações internacionais

30/08/2012 17:11

No última dia da III Semana dos Direitos Humanos, os palestrantes Denise Hauser e Jayme Benvenuto Lima Junior participaram da mesa de discussão: Direitos Humanos nas Organizações Internacionais. O evento aconteceu no Auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) e foi transmitido ao vivo pela internet. A Semana encerra nesta quinta, dia 30, com a palestra A positivação internacional dos direitos humanos: desafios contemporâneos, às 19h.

(mais…)

Tags: III Semana de Direitos Humanos

Restaurante Universitário volta a funcionar a partir desta sexta

30/08/2012 16:11

A direção do Restaurante Universitário informa que o RU do campus da Trindade começa a funcionar a partir desta sexta-feira, 31 de agosto, ao invés de segunda, dia 3. Segundo a diretora, Deise de Oliveira Rita, todas as autorizações foram concedidas e, por haver um grande número de estudantes isentos tendo que se deslocar até o Centro de Ciências Agrárias (CCA), não há motivo para esperar até o início das aulas.

Os alunos poderão comprar passes na administração do restaurante, que está com novo horário de atendimento: das 9h às 19h.

O RU funciona todos os dias da semana. De segunda a sexta, o horário de funcionamento do almoço é das 11h às 13h30 e do jantar é de 17h às 19h. Nos finais de semana e feriados, o almoço é de 11h às 13h e jantar de 17h às 19h.

O cardápio será divulgado no site www.ru.ufsc.br.

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom
isadoracastanhel@gmail.com

Veja também a reportagem do programa TJ UFSC:

Tags: restaurante universitárioRUUFSC

Inscrições para o mestrado em Relações Internacionais

30/08/2012 15:48

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o edital de seleção ao Mestrado para o período letivo que terá início em março de 2013.

As inscrições serão realizadas no período de 17 de setembro a 15 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, na Secretaria do PPGRI, localizada no terceiro andar do prédio de pós-graduação do Centro Sócio-Econômico (CSE).

Os candidatos devem ter proficiência na língua inglesa. A primeira etapa do processo consta de prova escrita que será realizada no dia 26 de novembro, das 14h às 18h, com resultado previsto para o dia 3 de dezembro, no site do Programa. A segunda etapa será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro.

Acesse aqui o Edital de Seleção.

Outras informações pelo e-mail ppgri@contato.ufsc.br.

Tags: CSEinscriçõesmestradorelações internacionaisUFSC

Evento discutiu educação relacionada aos direitos humanos

30/08/2012 15:25

A 3ª Semana de Direitos Humanos, que acontece na UFSC desde o dia 28  de agosto e termina nesta quinta-feira, dia 30, começou a programação com uma mesa  sobre o tema e sua relação com a educação. As palestras aconteceram no Auditório do Centro Sócio-Econômico e foram ministradas pela professora da PUC-RJ, Vera Maria Candau, pela diretora da ONG Novamerica, Susana Sacavino, pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Paraná, Sérgio Luiz Kukina, com debate da professora da Univille, Fernanda Brandão Lapa.

(mais…)

Tags: III Semana de Direitos Humanos

Palestra com o pesquisador Yaroslav Molkov

30/08/2012 15:24

Pesquisador Yaroslav Molkov, do Department of Mathematical Sciences, Indiana University

O Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PMPG-Fis) e o Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem no dia 6 de setembro, às 16h, a palestra “Respiratory-Autonomic interactions and how modeling can generate new hypotheses”, com o professor Yaroslav Molkov, do Department of Mathematical Sciences, Indiana University – Purdue University Indianapolis, EUA.

Com apoio do CNPq, o evento será realizado no Anfiteatro do Instituto de Engenharia Biomédica da UFSC, localizado nos fundos do Hospital Universitário (HU), próximo ao campo de futebol do Grêmio dos Funcionários. A palestra é gratuita e aberta ao público. Não haverá tradução simultânea.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-9444, ramal 216, ou pelo e-mail pmpg@contato.ufsc.br.

Tags: IEBpalestraPMPG-FisUFSCYaroslav Molkov

Novo Calendário Acadêmico 2012.2

30/08/2012 14:49

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) comunica aos estudantes da UFSC:

O Conselho Universitário aprovou na manhã de 29 de agosto de 2012 a reformulação do Calendário Acadêmico para 2012.2 que determina o início das aulas na graduação para a próxima segunda-feira, dia 3 de setembro. A seguir as datas referentes à organização do semestre e ajustes de matrículas:

Início do semestre letivo 2012.2 – 03/09/2012

Término da primeira etapa do semestre letivo 2012.2 – 22/12/2012

Segunda etapa do semestre letivo 2012.2 – 18/02/2013 a 28/02/2013

Matrículas e ajustes de matrículas – semestre letivo de 2012.2

Ajustes de matrícula online – 29/8 a 2/9 (internet)

Resultado dos ajustes – 4 de setembro (via internet)

Ajustes excepcionais – 4 a 13/9 (Coordenadorias de Cursos)

Matrícula inicial estudante PEC-G 03 a 06/09 no DAE

Confira o novo Calendário Acadêmico 2012.2:

PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
Roselane Fatima Campos

 

Tags: 2012.2novo calendário acadêmicoprogradUFSC

Divulga UFSC – 30/8/2012 – Edição 58

30/08/2012 12:57

Restaurante Universitário volta a funcionar a partir desta sexta-feira

A direção do Restaurante Universitário informa que o RU do campus da Trindade começa a funcionar a partir desta sexta-feira, 31 de agosto, ao invés de segunda, dia 3. Segundo a diretora, Deise de Oliveira Rita, todas as autorizações foram concedidas e, por haver um grande número de estudantes isentos tendo que se deslocar até o Centro de Ciências Agrárias (CCA), não há motivo para esperar até o início das aulas. Os alunos poderão comprar passes na administração do restaurante no novo horário de atendimento: 9h às 19h. De segunda a sexta, o horário de funcionamento do almoço é das 11h às 13h30 e do jantar é de 17h às 19h. Nos finais de semana e feriados, o almoço é de 11h às 13h e jantar de 17h às 19h. O cardápio será divulgado no site www.ru.ufsc.br.

Comissão da UFSC e Furb construirá proposta de parceria

As reitoras da UFSC, Roselane Neckel e Lucia Helena Martins Pacheco, e o reitor da Furb, João Natel Machado, acordaram, em reunião realizada nesta quarta-feira, 29, a constituição de um grupo de trabalho com representantes das duas instituições. A equipe, que se reunirá pela primeira vez dentro de 10 dias, terá como principal objetivo elaborar uma proposta de parceria a ser submetida aos seus respectivos conselhos universitários. Uma das primeiras tarefas da comissão será a elaboração de um cronograma de trabalhos. Além dos reitores, participaram da reunião no gabinete da Reitoria o secretário especial de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, Airton Seelaender, o procurador-geral da Furb, César Wolf, o representante do Comitê Furb Federal, professor Clóvis Reis, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes), professor Ralf Marcos Ehmke.

Centro de Cultura recebe os eventos do Farmapolis

O Centro de Cultura e Eventos da UFSC sedia, entre os dias 8 e 10 de setembro, mais uma edição do Farmapolis, que vai reunir o VI Encontro Nacional de Farmacêuticos do SUS, o VIII Encontro de Farmacêuticos do Mercosul, o XVI Encontro Estadual de Farmacêuticos e Bioquímicos e o XIV Congresso Catarinense de Farmacêuticos e Bioquímicos. As atividades serão compostas por 17 minicursos, sete mesas redondas, seis seminários e oficinas e 10 conferências, além de exposição de trabalhos científicos com relatos de experiências. Informações: www.farmapolis.org.br/2012, farmapolis@farmapolis.org.br e fones (48) 3204-7437 e (48) 3224-0232.

O futuro da saúde é tema de palestra no CSE

“O futuro da saúde: tecnologia ou humanização? O que nos espera?” é o título da palestra que Cláudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, profere na próxima quinta-feira, dia 5, às 9h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC. Na palestra, seguida de debate, Cláudio apresentará os aspectos do desenvolvimento tecnológico e da medicalização da saúde e falará sobre as relações entre pacientes e profissionais que atuam neste campo. Autor de vários livros, incluindo “A saúde brasileira pode dar certo”, ele recebeu a Medalha Moacyr Álvaro, mais importante láurea outorgada na área de oftalmologia em toda a América Latina. Os participantes terão certificado da UFSC e a vagas são limitadas. Informações e inscrições: www.palestrafuturo.blogspot.com.

Alunos de Design divulgam vídeos de animação

Dez vídeos de animação feitos no primeiro semestre de 2012 já podem ser vistos na galeria do curso de Design da UFSC. Os trabalhos foram desenvolvidos dentro dos mais variados temas. Todos foram feitos com a técnica 2D, aprendida na disciplina ministrada pelos professores Clóvis Geyer Pereira e Mônica Stein.

Pesquisa com erva-mate busca novos voluntários

O Laboratório de Pesquisa em Lipídeos, Antioxidantes Naturais e Aterosclerose ainda está cadastrando voluntários para mais uma etapa de investigação dos benefícios da erva-mate. O estudo precisa de pessoas com colesterol alto que estejam tomando medicamento (estatinas) há pelo menos seis meses. Podem participar homens e mulheres com idade entre 18 e 60 anos. O estudo começou no dia 28 de agosto e o contato com a equipe deve ser realizado pelos e-mails edson@ccs.ufsc.br ou ali.mb@hotmail.com.

Aulas no Campus Araranguá iniciam dia 10 de setembro

30/08/2012 11:41

Informe aos alunos do Campus Araranguá:

A Pró-Reitoria de Graduação, atendendo a determinação do Conselho Universitário para tratar das situações excepcionais relacionadas ao início do semestre letivo de 2012.2,  informa aos estudantes do Campus de Araranguá que, em função da necessidade da ampliação do espaço físico, suas aulas iniciarão no dia 10/09/2012.  A reposição dos dias letivos referentes ao período de 03 a 06 de setembro serão objeto de planejamento conjunto entre PROGRAD, Direção do Campus e representação estudantil. Informamos, ainda, que o calendário previsto para ajuste e ajuste excepcional de matrículas mantém-se inalterado, conforme aprovado pelo CUN.

Informações adicionais sobre matrículas e outros procedimentos, no site www.ararangua.ufsc.br

Roselane Fátima Campos
Pró-Reitora de Graduação

Tags: Campus de AraranguáUFSC

Estudo comprova benefícios do óleo de salmão para a saúde

30/08/2012 09:36

Um estudo realizado na UFSC indica que a gordura total hepática em ratos, aumentada pela dieta rica em frutose (açúcar da fruta), pode ser reduzida por meio do consumo de óleo de salmão. Assim, conclui-se que o óleo apresenta benefícios, principalmente na redução da gordura total presente no fígado, o que pode contribuir para a melhora da saúde cardiovascular em humanos.

A dissertação de mestrado da aluna Stella Lemke, com orientação de Vera Lúcia Cardoso Garcia Tramonte, do Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFSC, estudou o efeito do consumo de óleo de salmão na expressão do gene receptor ativado por proliferadores de peroxissoma alfa (PPARα) e a concentração de triglicerídeos séricos e hepáticos em ratos.

Em relação à concentração de triglicerídeos hepáticos e perfil lipídico sérico, não houve diferença significativa, exceto para a fração HDL-c (colesterol bom), que apresentou redução nos animais que consumiram a dieta
rica em frutose. Não foi observada diferença na expressão do gene PPARα entre os grupos.

O receptor ativado por proliferadores de peroxissoma alfa (PPARα) é um dos principais fatores envolvidos com a regulação do metabolismo lipídico e parece ter sua expressão aumentada pela presença de ácidos graxos
polinsaturados ômega 3. O óleo de salmão, uma das principais fontes do nutriente, vem sendo utilizado na prática clínica sob alegação de promover uma melhora da saúde cardiovascular por meio da redução dos níveis
plasmáticos de triglicerídeos.

O estudo foi desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Nutrição Experimental em parceria com o Laboratório de Estudos Moleculares em Nutrição e Metabolismo da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP.

Fonte: Stella Lemke (stellalemke@gmail.com)

Edição: Murici Balbinot/ Estagiário de Jornalismo/ e Alita Diana / Jornalista da Agecom / UFSC

Tags: pós-graduação em nutriçãoUFSC

Comissão com representes da UFSC e da FURB deverá construir proposta de parceria

30/08/2012 09:05

As reitoras da UFSC, Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco, e o reitor da FURB, João Natel Machado, acordaram, em reunião realizada nesta quarta-feira, 29, a constituição de um grupo de trabalho com representantes das duas instituições. A equipe, que se reunirá pela primeira vez dentro de dez dias, terá como principal objetivo elaborar uma proposta de parceria a ser submetida aos seus respectivos conselhos universitários.

“A UFSC e a FURB são muito importantes para Santa Catarina e temos certeza que a criação deste grupo mostrará como uma parceria entre as instituições pode se delinear “, ressaltou Roselane Neckel. João Natel Machado também destacou a relevância deste trabalho conjunto. “Acredito que chegamos a um bom termo e as duas instituições vão trabalhar agora em torno de um projeto único, discutido coletivamente”, afirmou. Uma das primeiras tarefas da comissão será a elaboração de um cronograma de trabalhos.

Também participaram da reunião no Gabinete da Reitoria o secretário Especial de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, Airton Seelaender, o procurador-geral da FURB, César Wolf, o representante do Comitê FURB
Federal, professor Clóvis Reis, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau (Sinsepes), professor Ralf Marcos Ehmke.

Tags: FURBUFSC

UFSC na Mídia – Clipping 29/08/2012

29/08/2012 17:02

Clique na imagem acima para ver o Clipping de 29 de agosto.

Assuntos* que você encontrará no clipping de 29/08/2012:

Silveira de Souza / Ecos do Porão Vol. II / Vestibular da UFSC / Palestra / Colégio Gardner / São Francisco do Sul / Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina / Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC – NEA / Agência de Comunicação da UFSC / Servidores técnico-administrativos da UFSC / Fim da greve / Calendário de reposição de aulas / Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC / Sindicato dos Trabalhadores da UFSC – Sintufsc / Proposta de reajuste de 15,8% / Ministério do Planejamento / Conselho Universitário / Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal – Condsef / Protesto em Joinville / Copa do Mundo no Brasil / Mundial da África do Sul / Estudantes de Jornalismo da UFSC / Carolina Dantas / Gian Kojikovski / Documentário / Prós e contras / Blog Depois do Apito Final / Painel RBS / A Educação Precisa de Respostas / Ministro da Educação, Aloizio Mercadante / Secretário Estadual de Educação de SC, Eduardo Deschamps / Secretário Estadual de Educação do RS, José Clovis de Azevedo / Conselheiro do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos / Secretária Municipal de Educação do RJ, Claudia Costin / Participação dos pais na vida escolar dos filhos / Nós do Ensino Fundamental / Reformulação do Ensino Médio / Educação em tempo integral / A situação do professor / A busca pela qualidade / Projeto de Lei / Cotas no vestibular das universidades públicas / Curso Pré-Vestibular da UFSC / Programa de Acompanhamento e Avaliação de Ações Afirmativas da UFSC / Reitora Roselane Neckel / Atualidades / Semana de Arte Moderna de 1922 / João Batista Rita / Regime militar (1964-1985) / TV Brasil / Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça / Operação Condor / Sociologia Política pela UFSC Sabrina Schultz / Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina – OAB-SC / Site do Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso do Sul – TCE/MS / Avaliação / Observatório e-Gov da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC / Programas de Pós-Graduação em Direito e de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC / Geógrafo Eduardo Preis / Mestrado na UFSC / Plano Diretor de Criciúma / Estatuto da Cidade / Pró-Reitora de Graduação, Roselane Campos / Calendário acadêmico dos segundo semestre letivo / Vestibular de verão / Comissão Permanente do Vestibular – Coperve / Fasubra / Governo Federal / Veículo Leve sobre Trilhos – VLT / Excelente solução de transporte / Ineficiência das administrações governamentais no País / Artigo / Professor da Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC, Silvio dos Santos

As reportagens anteriores podem ser acessadas no Repositório da UFSC. Clique AQUI.

*Para procurar por algum assunto pressione CTRL+F e digite a palavra a ser pesquisada, em seguida clique em ENTER.

Palestra com pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz

29/08/2012 16:51

Nesta quinta-feira, 30 de agosto, às 10h30min será ministrada a palestra “Estudo dos mecanismos de resistência a drogas em Trypanosoma cruzi e Leishmania spp.”, com a pesquisadora Silvane Maria Fonseca Murta, do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz. O evento ocorre na sala 1 do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), Setor F, Bloco A do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC.

Mais informações:
mario.steindel@ufsc.br

Tags: CCBMIPUFSC

Vagas para disciplina sobre Gestão e Projeto de Serviços

29/08/2012 16:26

O curso de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da UFSC, através de parceria com a Open University Business School (UK) está oferecendo a disciplina Tópicos Especiais em Gestão e Projeto de Serviços, a ser ministrada pelos professores Anne Smith e Gregório Varvakis. A disciplina possui 1 crédito (15 hs/aula), tem caráter multidisciplinar e será ministrada em língua inglesa, no período de 10 a 14 de setembro (turno matutino), no Laboratório de Educação a Distância (LED/UFSC).

Serão oferecidas 30 vagas e as matrículas, tanto de alunos regulares como de caráter isolada, deverão ser solicitadas através do e-mail secretaria@egc.ufsc.br, no período de 27 a 31 de agosto de 2012. Alunos regulares do PPGEGC e de outros programas de pós-graduação da UFSC devem enviar e-mail com nome, número de matrícula, nível e curso de origem. Alunos em disciplina isolada precisam realizar o pagamento da taxa da UFSC de R$ 50,00 (resolução normativa nº 03/CC de 05 de julho de 2012) e devem enviar e-mail com nome completo e nível, aguardar e-mail de confirmação de vaga e orientações sobre e preenchimento do Formulário para Pedido de Matrícula em Disciplina Isolada.

Leia a Ementa e Bibliografia de EGC 510037 – T.E.G.C – Gestão e Projeto de Serviços

Mais informações: (48) 3721-2451

Fonte: Centro Tecnológico (CTC) – Publicado em 23/08/2012 às 11:58

Tags: CTCEGC

Bolsistas de graduação para curso de Gênero e Diversidade na Escola

29/08/2012 16:11

O  curso Gênero e Diversidade na Escola  está com inscrições abertas para o processo seletivo para a contratação de bolsistas de graduação para atuar como assistentes administrativos no curso, na modalidade a distância da Universidade Aberta do Brasil – UAB, em  convênio com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC,  que será oferecido pelo Instituto de Estudos de Gênero – IEG da Universidade  Federal de Santa Catarina – UFSC.

Acesse o Edital completo.

Tags: bolsistas de graduaçãoGênero e Diversidade na Escola

EJESAM realiza diagóstico para o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFSC

29/08/2012 15:48

Visando contribuir com o processo de elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFSC, para atender ao que preconiza a lei LEI Nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a administração do Centro Tecnológico (CTC) vem conduzindo ações no sentido de conhecer melhor as deficiências e estabelecer planos de ação para viabilizar as melhorias no tratamento dos resíduos sólidos. Neste sentido, destaca-se a contratação da Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC (EJESAM) para realizar o diagnóstico que vai apontar o destino dos resíduos, como são recolhidos, separados e direcionados à coleta.

O CTC assumiu esta parceria em decorrência de sua preocupação com o tratamento dos resíduos e, por ser o maior centro da UFSC, está sendo utilizado como modelo para a implantação deste projeto piloto. Foi dividido em três setores, no setor 01, que engloba os prédios FEESC, ENS, EPS, INE, CETEC, INEP e CTC central, já se realizou o diagnóstico: análise qualitativa e quantitativa (pesagem e triagem dos resíduos), pesquisa de campo (entrevistas, observações e registros fotográficos com objetivo de retratar a realidade do atual gerenciamento) e o tratamento e organização dos dados. As informações deste diagnóstico constam no primeiro relatório apresentado.

A conclusão do diagnóstico aponta que: “Os resultados obtidos a partir do levantamento qualitativo e quantitativo indicam que os principais resíduos gerados no setor 01 do CTC, em relação ao volume, são: papel 40%, plástico 35% e rejeito 11%. Sendo assim, 75% dos resíduos gerados possuem potencial de reciclagem. No entanto, devido à ausência de um gerenciamento adequado, este material não tem sido aproveitado. Outro fator observado foi a falha na comunicação entre encarregados pela coleta e armazenamento de resíduos perigosos – pilhas, lâmpadas, químicos e eletroeletrônicos – e os responsáveis pelos locais de geração. Por este motivo existem muitas dúvidas quanto à destinação e acondicionamento de tais resíduos, gerando acondicionamento, destinação e acúmulo inapropriados”.

A próxima etapa abrangerá os setores 02 (ECV e EQA) e 03 (EMC e ARQ) e terá início assim que o semestre letivo iniciar. Após consolidado o diagnóstico, será elaborado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, que deve ser legitimado pela UFSC e aplicado nos demais setores da instituição. Esse material servirá de guia para a padronização das ações voltadas à organização da infraestrutura destinada ao trato com os resíduos, bem como permitirá a execução de projetos de educação e conscientização da comunidade e dos colaboradores que trabalham com a coleta dos resíduos sólidos. Outra demanda que deve ser atendida é a sistematização da coleta de resíduos tóxicos como pilhas e baterias com a disponibilização de locais apropriados para acúmulo e a regularização da coleta de acordo com a geração de cada centro de ensino.

Fonte: Centro Tecnológico – Publicado em 23/08/2012 às 10:21

Tags: CTCESEJAMUFSC

UFSC na Mídia: Empresas Juniores da UFSC ganham R$ 2 mil em livros para universidade

29/08/2012 15:41

Prêmios EJEP: 2º lugar na categoria Cultura Forte, do Ambev Awards, e 2º melhor case do JEWC (Foto: Divulgação)

O Ambev Awards prêmiou empresas em três categorias: Sonho grande, Pessoas excelentes e Cultura forte. O primeiro lugar recebia R$10 mil em livros, e o segundo, R$1 mil. As premiações foram conquistadas pela EJESAM (Empresa Junior de Engenharia Sanitária e Ambiental) e pela EJEP (Empresa Junior de Engenharia de Produção). A EJESAM garantiu a segunda melhor colocação na categoria “Pessoas Excelentes”, com o estudo de caso “A closer and more effective trainee process” (Um processo de trainees mais específico e eficaz).

“Participar do prêmio já foi uma grande oportunidade e o segundo lugar foi inesperado. Além do reconhecimento, o prêmio serviu para motivar todos os membros da empresa”, explica Iáscara Mattes, Coordenadora de Qualidade da EJESAM.

Já a EJEP conquistou o segundo lugar na categoria “Cultura Forte”, com estudo de caso “Startup small, thing big and act fast: Pratical strategies that aligned the enterprise to the Market” (Começar pequeno, pensar grande e agir rápido: Práticas que alinharam a empresa ao mercado).

“A premiação em livros é voltada para a instituição de ensino,e por isso, demonstra uma preocupação com o incentivo ao empreendedorismo e a educação. Para o Movimento Empresa Junior, é uma forma de valorização da universidade, além de uma oportunidade de contribuir e agradecer a estrutura oferecida por eles” explica Ana Luiza Faraco, presidente da EJEP.

“Para escrevermos o case, buscamos dentro da EJEP princípios existentes em grandes empresas. Receber o prêmio é um grande reconhecimento, estamos muito felizes com o resultado” conclui Ana Luiza.

Além da premiação no Ambev Awards, a EJEP conquistou o segundo lugar geral do melhor case do evento com o estudo de caso “A partnership, multiple outcomes: Knowledge and Productivity enhancing” (Uma parceria, múltiplos resultados: Potencializando conhecimento e produtividade). As empresas juniores farão a doação dos livros para a UFSC, em nome da Federação das Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina, a FEJESC.

O tema deste do Encontro Mundial de Empresários Juniores, o Junior Enterprise World Conference (JEWC) deste ano foi “Um mundo, uma rede”. O objetivo é promover a troca de experiências entre jovens empresários do mundo todo. O evento teve a participação de 2100 jovens, e entre os países presentes estavam a Turquia, a China, a Tunísia e a Bélgica.

Fonte: Luíza Fregapani – Do G1 SC – 26/08/2012 21h18

Tags: Ambev AwardsCTCEJEPEJESAMempresa júniorUFSC