Agenda semanal produzida pela Agência de Comunicação da UFSC.
Acompanhe as Notícias na página da UFSC e no site da Agecom.
Divulgue seu evento: semana.ufsc.@reitoria.ufsc.br
O Semana UFSC também está no Facebook> clique aqui para acessar.
AVISOS
Revitalização da rede de comunicação da UFSC
Nos dias 7 e 8 de julho serão realizadas obras na rede de
telefonia e de fibra óptica no prédio da SeTIC. Em função destes
trabalhos, poderá ocorrer interrupção no fornecimento dos serviços da redeUFSC/Internet e na disponibilidade dos serviços de comunicação de dados que trafeguem pela infraestrutura de par metálico da UFSC. Caso as condições do tempo não permitam, as obras serão suspensas e remarcadas para data oportuna. Dúvidas, informações e esclarecimentos pelo telefone: (048) 3721-6333.
Inscrições Pré-Vestibular da UFSC
Estão abertas as inscrições para o Pré-Vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar o site oficial do projeto (www.prevestibular.ufsc.br) ou o da SED (www.sed.sc.gov.br) e preencher o formulário. As inscrições ficam abertas até o dia 13 de julho. As aulas iniciam em 13 de agosto, indo até dezembro, véspera dos vestibulares.
DIA A DIA
Segunda-feira, dia 2 de julho
– I Simpósio Catarinense de Promoção da Saúde: diálogo com as estratégias da Carta de Ottawa. Promoção: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Dias 2 e 3 de julho. Local: auditório da Reitoria. Informações: www.aben-sc.com.
– Seminário Os rumos da política externa brasileira, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Dias 2 e 3 de julho. Local: auditório do CCJ, às 14 horas. Informações:.
– Palestra sobre animação na América Latina, com o diretor de Cinema WalterTournier. Local: auditório do CFH, às 14 horas. Informações: http://www.mostradecinemainfantil.com.br/.
– Encontro Nacional de Estudantes de Contábeis. De 2 a 6 de julho. Local: Centro de Cultura e Eventos, às 8 horas. Informações: Marcelo Machado de Freitas (48) 9626-9236.
Terça-feira, dia 3 de julho
– Palestra A política comercial externa contemporânea, com Ivan Tiago Oliveira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Local: auditório do CCJ, às 10 horas. Informações:ppgri@contato.ufsc.br.
Quarta-feira, dia 4 de julho
– Seminário Nacional de Sociologia da Saúde e Ecologia Humana. De 4 a 6 de julho. Local: auditório da Reitoria, às 8 horas. Informações: Bárbara Amorim Fone: (48) 9155-2503 ou babi.amorim@hotmail.com.
– Quinta-feira, dia 5 de julho
– Palestra Não sabendo que era possível, ele foi lá e fez– Jean Cocteau, com o palestrante Steven Dubner. Local: auditório Garapuvu, às 20h30min. Informações: www.enecic.ufsc.br/.
Sexta-feira, dia 6 de julho
– Mesa-redonda A guerra fiscal entre os estados brasileiros, com Lintney Nazareno da Veiga, auditor fiscal da Receita Federal, e Almir Gorges, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Fazenda. Local: Centro de Cultura e Eventos, às 13h30min. Informações: www.enecic.ufsc.br/.
CULTURA E LAZER
Mostra de desenhos de alunos do Colégio de Aplicação
O Espaço Estético do Colégio de Aplicação (CA) expõe a mostra Expressar-te: Tua arte, Teu espaçoaté o dia 19 de julho, das 7h30min às 18h. A exposição traz desenhos de todos os tipos
produzidos por alunos do Ensino Médio do CA e propõe uma maior interação dos estudantes com o Espaço Estético.
Programa Santa Afro Catarina
Todo primeiro sábado do mês o programa Santa Afro Catarina oferece, gratuitamente, visitas guiadas a roteiros históricos da Ilha. Os encontros são sempre às 9h45min embaixo da Figueira, na Praça XV, e a saída para os passeios, às 10 horas. Não é necessário agendamento prévio e, em caso de chuva, a visita será cancelada. Informações: www.santaafrocatarina.blogspot.com e santaafrocatarina@gmail.com.
Exposição
O Museu de Arqueologia e Etnologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE) apresenta pela primeira vez ao público a coleção com 53 objetos recolhidos entre os Ticuna e os registros de campo, compostos por 135 diapositivos (slides) e dois diários produzidos pelo antropólogo catarinense Sílvio Coelho dos Santos no coração da selva amazônica. Exposição “Ticuna em Dois Tempos”. Visitação até 25 de outubro, de segunda a sexta-feira, – das 10h às 17h (fechado as terças). Informações: www.secarte.ufsc.br ; (48) 37219325.
Telejornais acadêmicos
O Curso de Jornalismo está promovendo dois noticiários via web sobre a UFSC. Programa “Conexão UFSC”, transmissão ao vivo, às 11h30, terças e quartas-feiras através do link http://www.facebook.com/conexaoufsc. Programa “TJ UFSC” transmissão diariamente às 17h30, de segunda a sexta-feira, através do site http://www.facebook.com/tjufsc.
Projeto 12:30
Apresentações musicais todas as quartas-feiras, às 12h30min, na Concha Acústica. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade. Informações: (48) 3721-9348 / 3721-9447.
PRÓXIMOS EVENTOS
Julho
– Festa “Julina” do Colégio de Aplicação, dia 7 de julho. Local: Colégio de Aplicação, às 15 horas.
– Semana do Estatuto da Criança e do Adolescente – SemaNECA, que acontecerá de 7 a 13 de julho. Informações: www.semaneca.org.br.
– 10th International Symposium on Spatial Accuracy Assessment in Natural Resources and Environmental Sciences. De 10 a 13 de julho. Local: Centro de Cultura e Eventos. Informações: Carlos (48) 3721-8593/ 9915-3653.
– Dia 13 de julho encerram as inscrições de trabalho para o I Seminário Estadual de Psicologia Escolar e Educacional. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail lapeeufsc@gmail.com. Critérios para seleção de trabalhos: Relatos de experiência e/ou pesquisa e que evidenciam consistência teórica e que tenham a descrição dos objetivos, procedimentos utilizados pelo(s) profissional(is) e principais resultados e/ou reflexões. Informações: http://www.crpsc.org.br/?open_pag&pid=2068.
– VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as – COPENE 2012. Tema: “Os Desafios da Luta Antirracista no século XXI”. De 16 a 20 de julho, na UDESC e CCA/UFSC. Informações: http://www.abpn.org.br/copene ; (48) 37219243 r 2202 .
– Curso de atualização para professores de Matemática do Ensino Médio em Santa Catarina. De 16 a 20 de julho. Inscrições abertas até 9 de julho no site: http://mtm.ufsc.br/ensinomedio. Informações: Departamento de Matemática da UFSC ou http://mtm.ufsc.br/ensinomedio.
– II Congresso Brasileiro de Orientação para Aposentadoria nas Organizações. De 19 a 21 de julho, em Florianópolis, no Hotel Majestic, com o apoio do Departamento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. Inscrições de trabalhos até 20 de maio. Informações: www.aposentadoria2012.com.br.
Agosto
– I Simpósio de Integração das Pós-graduações do Centro de Ciências Biológicas (I SIP-CCB). De 12 a 16 de agosto no Auditório da Reitoria. Inscrições de 28/05 a 28/06. Informações: www.sipccb2012.ufsc.brou (48) 3721-4749.
– II Colóquio Internacional NEIITA- Estudos Linguísticos e Aquisição/Aprendizagem do Italiano como Língua Estrangeira. De 21 a 23 de agosto na UFSC. Inscrições abertas: http://www.neiita.cce.ufsc.br/coloquio2012/.
– VI Colóquio Brasileiro em Economia Política dos Sistemas-Mundo. Tema: ´O Brasil e a China na atual conjuntura da economia-mundo capitalista`. Promoção: Grupo de Pesquisa em Economia Política do Sistema-Mundo da UFSC. O encontro será realizado de 27 a 29 de agosto, na Unesp. A inscrição de trabalhos até 31 de maio. Informações:hpgpepsm@cse.ufsc.br / (48) 3721-6627.
– 19° Congresso Brasileiro de Contabilidade. Tema: Contabilidade para o desenvolvimento sustentável. O evento será realizado em Belém, entre os dias 26 e 29 de agosto.
– III Semana de Direitos Humanos, com o tema “Influência da Declaração dos Direitos do Homem e Cidadão”. De 28 a 30 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos. Informações: direitos.humanos@contato.ufsc.br.
– As inscrições para o Prêmio Jovem Cientista encerram no dia 31 de agosto. O tema deste ano é Inovações tecnológicas no esporte. Informações e inscrições: www.jovemcientista.cnpq.br.
– XIV Semana de Biologia. De 28 de agosto a 3 de setembro. Informações: http://semanadabio.ufsc.br/.
Setembro
– O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da UFSC oferece no período de 10 a 21 de setembro o curso “Células-tronco: aspectos básicos e biotecnológicos”. As inscrições vão até 30 de junho. Informações: www.lacert.ufsc.br / (48) 3721-6905.
– I Jornada Brasileira de Pesquisa em Condições Crônicas. Dias 13 e 14 de setembro na UFSC. Inscrições de trabalhos até 20 de maio. Promoção: Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (Nucron) e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Informações: www.nucron.ufsc.br .
– 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. De 17 a 19 de setembro, na UFSC. Promoção: Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA). Submissão/inscrição até dia 30 de abril no site http://www.labimha.ufsc.br/2simposio.
Outubro
– 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC. Dias 1º e 2 de outubro. Local: auditório Henrique Fontes, no CCE. Submissão de resumos até 17/08/12 e inscrições até 29/09/12. Informações: Cristiane.vidal@gmail.com ou spg.ufsc@gmail.com.
– 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações: www.cobrac.ufsc.br.
– 11ª. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – Sepex. De 17 a 20 de outubro na Praça da Cidadania. Informações: www.sepex.ufsc.br ou (48) 37219915.
– 6º Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Dias 8 e 9 de outubro, em Curitiba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site
www.direitoautoral.ufsc.br até o dia 5 de outubro. Submissão de artigos científicos deve ser feita até 20 de agosto. Informações: www.direitoautoral.ufsc.br, direitoautoral@ccj.ufsc.br ou (048) 3721-6746.
Novembro
– IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia: avanços para identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade. De 26 a 29 de novembro na UFSC. Inscrições de trabalhos até 30 de junho. Informações: http://www.ixsbee.com.br/ ; Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica/UFSC , (48)37219460, contato@ixsbee.com.br.