Confira o UFSC Cidade Revista desta sexta-feira
O UFSC Cidade Revista traz o que aconteceu de mais importante durante esta semana. Confira.
O UFSC Cidade Revista traz o que aconteceu de mais importante durante esta semana. Confira.
Na última quarta-feira, 27 de maio, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Lei da Mata Atlântica foi assunto do seminário de abertura da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) da UFSC, com atividades integradas à Semana de Conscientização Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) de Florianópolis.
O seminário “O ambiente urbano integrado à Mata Atlântica”, realizado no primeiro dia da Semana, contou com a palestra de Mauro Figueiredo, advogado ambiental e presidente da APRENDER Entidade Ecológica, uma ONG de Florianópolis.
O palestrante afirma que a lei é “uma importante conquista na política ambiental brasileira, pois dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa dos biomas de Mata Atlântica”, e que, devido a interesses políticos, o projeto de lei que conduziu à sua criação tramitou no Congresso durante 14 anos até ser aprovado. Mauro detalhou ao longo da palestra todos os seus aspectos: “É importante saber onde podemos encontrar nossos direitos no corpo da lei para poder requerê-los.”
A chefe do Departamento de Educação Ambiental da Floram, Silvane Dalpiaz do Carmo, relata que o órgão realiza todos os anos uma semana com atividades para promover conscientização ambiental em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. “Educação ambiental não se faz em um só dia, em um só lugar”, afirma ela, justificando a realização de uma semana de atividades, em vez da celebração de apenas uma data.
O seminário foi realizado em três blocos: I- Questões legais, do qual fez parte a palestra “Lei da Mata Atlântica”; II- Técnico e operacional; e III-Atividades didático-pedagógicas, acerca do tema Mata Atlântica.
O evento dá direito a certificado de horas de extensão mediante comprovação de presença.
Mais informações no site do evento.
Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC
1º e 3/6
Doação de sangue
Cinema
Música, dança e teatro
Exposições
::Junho
9/6
15 a 19/6
::Julho
27 e 31/7
::Agosto
::Setembro
30/9 a 2/10
::Outubro
Localize-se: Mapa da UFSC Central: (48) 3721-9000 / Catálogo Telefônico da UFSC Carta de Servicos da UFSC Notícias, eventos e avisos: ufsc.br Siga a UFSC nas redes sociais Vestibular UFSC: coperve.ufsc.br TV UFSC: tv.ufsc.br – Canal 15 da NET Florianópolis ou canal aberto 63.1 digital Campi Florianópolis / Araranguá / Blumenau / Curitibanos / Joinville Agenda de licitações da UFSC Centro de Desportos (CDS)/Centro de Ciências da Saúde (CCS)/Centro de Ciências da Educação (CED)/Centro Tecnológico (CTC)/Centro de Comunicação e Expressão (CCE)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)/Centro de Ciências Agrárias (CCA)/Centro de Ciências Biológicas (CCB)/Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)/Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)/Centro Socioeconômico (CSE)
Centro de Cultura e Eventos/Centro de Convivência/Espaço Físico Integrado (EFI)/Espaços Culturais (DAC)/Restaurante Universitário (RU)/Hospital Universitário (HU)/Editora da UFSC (EdUFSC)/Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE)
Considerando a suspensão da sessão ordinária iniciada em 26 de maio, o Conselho Universitário (CUn) convoca para a continuação da sessão a realizar-se nesta sexta-feira, 29 de maio, terça-feira, às 14h, na sala Professor Ayrton Roberto de Oliveira. A sessão será transmitida ao vivo.
Ordem do dia:
4 – Processo nº 23080.071141/2014-73
Requerente: Julian Borba
Assunto: Apreciação da proposta de adesão da Universidade Federal de Santa Catarina ao Sistema de Seleção Unificado (SISU)
Relator: Conselheiro Bruno Locks Floriani
Relator de vista: Conselheiro Mateus Stallivieri da Costa
5 – Processo nº 23080.011631/2015-00
Requerente: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho
Assunto: Apreciação da minuta de Resolução Normativa que visa criar o Programa Bolsa-Convênio Internacional, tendo em vista a celebração de acordos de cooperação internacional que preveem contrapartida financeira
Relator: Conselheiro Sebastião Roberto Soares
6 – Processo nº 23080.034037/2014-06
Requerente: Nestor Roqueiro
Assunto: Apreciação da interposição de recurso contra decisão do Conselho do Centro Tecnológico pela não aprovação do Memorial de Avaliação de Desempenho (MAD) do professor Nestor Roqueiro, lotado no Departamento de Automação e Sistemas
Relator: Conselheiro Valdir Rosa Correia
7 – Processo nº 23080.003640/2015-19
Requerente: Julian Borba
Assunto: Apreciação da resolução normativa que regulamentará o Programa de Formação Continuada (PROFOR) na Universidade Federal de Santa Catarina
Relator: Conselheiro Celso Spada
8 – Processo nº 23080.066735/2014-62
Requerente: Julian Borba
Assunto: Apreciação da resolução normativa que visa criar o Comitê Institucional de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina
Relator: Conselheiro Rogério Silva Portanova
9 – Informes gerais.
O Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário (HU) da UFSC solicita a cooperação de todos os potenciais doadores de sangue dos tipos “A+” e “O+”. O HU agradece este ato de solidariedade.
Local e horário para doação:
Unidade de Coleta de Doadores de Sangue do HU UFSC
Ed. Voluntária Dona Cora – Prédio da Associação Amigos do HU – Trindade – Florianópolis (SC) – próximo do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h
O doador deve:
– trazer documento com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
– estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 Kg;
– não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Impedimentos temporários:
– Febre, gripe ou resfriado;
– Gravidez, puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias;
– Uso de alguns medicamentos;
– Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
Prazos de impedimentos:
– Extração dentária: 72 horas;
– Ingestão de bebida alcoólica 24h antes da doação;
– Transfusão de sangue: 1 ano;
– Tatuagem e piercing: 1 ano;
– Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.
Impedimentos definitivos:
– Hepatite após os 10 anos de idade;
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
– Uso de drogas ilícitas injetáveis;
– Malária.
Em caso de dúvidas, entrar em contato pelos telefones (48) 3721-9114 (manhã) e 3721-9859 (tarde).
A Palestra “Exossomos: mensageiros em metástases tumorais”, ministrada por Bruno Costa da Silva (Cornell University – NY), será realizada no dia 1º de junho, às 10h, na sala 12 do Departamento de Farmacologia, Centro de Ciências Biológicas (CCB).
Depois de passar por oito cidades catarinenses e contar com cerca de 40 apresentações, a nona edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) chega ao fim neste sábado, 30 de maio, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis. No encerramento, o espetáculo In Suspensión, do grupo “Stephen Mottram’s Animata”, da Inglaterra. Sem texto, o espetáculo é acessível ao público com deficiência auditiva.
À tarde, o Teatro SESC Prainha recebe o espetáculo El cubo libre, do grupo italiano “Cia. Dromosofista”, em duas sessões: às 15h e às 18 horas.
In Suspensión
In Suspensión é um espetáculo baseado na observação apurada dos detalhes do movimento humano. Elegante em sua simplicidade, brinca com percepções de coisas cotidianas, como gravidade e equilíbrio. Pouco a pouco, o espectador é levado a um mundo alternativo mágico, divertido e poético, em que as regras parecem ter mudado. Movimentos exatos e naturais, bonecos suspensos por fios e um ator manipulador preciso são características da montagem, em que o diretor e bonequeiro Stephen Mottram brinca com percepções de fatos cotidianos.
Grupo: Stephen Mottram’s Animata (Inglaterra).
Direção: Stephen Mottram.
Duração: 70 min.
Classificação: 12 anos.
Técnica: fios.
Serviço
O quê: espetáculo In Suspensión, no encerramento do 9º FITA.
Quando: neste sábado, 30 de maio, às 20 horas.
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – rua Marechal Guilherme, nº 26, Centro – Florianópolis.
Quanto: R$20 (inteira) / R$10 (meia-entrada*)
*Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da Caixa (mediante apresentação de cartão).
(mais…)
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sedia a exposição “Minha Floripa”.
Na mostra, que reúne pinturas da arquiteta e artista plástica Gabriela Luft, a artista faz uma homenagem à capital catarinense. Gabriela começou a pintar Florianópolis já faz algum tempo; mas, somente em 2012, surgiu a ideia de fazer a seleção de algumas obras e organizar uma exposição.
Os quadros delineiam o caminho tralhado pela artista, seu olhar sobre a cidade e lugares que fazem parte da sua história. As cores, elemento principal das obras, propõem a leitura dos demais elementos estéticos, como as figuras, formas e texturas. As obras retratam um pouco da paisagem urbana, igrejas, praças e pontos turísticos.
A exposição fica aberta ao público até 31 de julho, às 17h, na sede do NEA, no campus da UFSC em Florianópolis.
Exposição “Minha Floripa”:
Artista: Gabriela Luft.
Período: 29 de maio a 31 de julho.
Promoção: Secretaria de Cultura (Secult) daUFSC.
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) das UFSC.
Contatos: (48) 3721-8605 (NEA/UFSC); gabrielaluft@gmail.com e blog da artista.
Fonte: Secult
As obras raras da Biblioteca Central Universitária (BU) da UFSC “saem do papel” com sua digitalização, promovida pelo Serviço de Coleções Especiais. Além de conservar os documentos, a iniciativa permite a democratização da informação, já que os volumes ficarão disponíveis na internet pelo sistema Pergamum.
O trabalho começou com as duas mil peças da Coleção Especial de Raridades Catarinenses (Cerc), das quais quase trezentas já foram transformadas em arquivos digitais. “É um acervo local, muito procurado para pesquisa, por isso escolhemos focá-lo no primeiro momento. São folhetos, em sua maioria, e o manuseio físico pode danificá-los. A digitalização vai ajudar a preservar essas obras”, explica a bibliotecária responsável pelo projeto, Joana Carla de Souza Matta Felicio.
De acordo com o projeto elaborado por Joana e pela auxiliar de biblioteca, Gleide Bitencourte José Ordovás, há obras publicadas em Santa Catarina nos séculos XIX e XX, edições raras e exemplares sem cópias conhecidos em bibliotecas e arquivos públicos de Santa Catarina, do Brasil e de outros países. Um dos destaques a serem digitalizados é a Enciclopédia de Santa Catarina, idealizada pelo almirante Carlos da Silveira Carneiro na década de 1950, mas nunca publicada. Ele reuniu diversas informações e imagens (estas já disponíveis no Repositório Institucional da UFSC) de cidades catarinenses.
(mais…)
O documentário – que tem a direção de Zeca Nunes Pires e roteiro de Luiz Fernando Scheibe, Arthur Schmidt Nanni e Luciano Augusto Henning – pretende revelar os problemas ambientais e civilizatórios que ameaçam as reservas hídricas superficiais e subterrâneas, além de destacar iniciativas que mostram ser possível uma convivência harmoniosa com o planeta.
Para receber certificado de participação, os interessados devem preencher o formulário da Semana do Meio Ambiente na página da Coordenadoria de Gestão Ambiental.
Esses eventos fazem parte da Semana do Meio Ambiente da UFSC, cuja programação completa pode ser acessada neste link.
Alunos da UFSC com problemas relacionados à comunicação podem contar com tratamento gratuito na Clínica Escola de Fonoaudiologia. Neste semestre, o agendamento para os alunos da UFSC pode ser feito através do telefone (48) 3721-6111, e as marcações são para as segundas-feiras, das 13h30 às 15h30.
Atendimento de estudantes é supervisionado por professores. Foto: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/DGC/UFSC
Queixas sobre fala (problemas de articulação e dicção) e voz (como rouquidão, cansaço ou esforço para falar, entre outros) são as mais comuns, explica a professora e coordenadora da clínica, Angela Ruviaro Busanello-Stella. “Em boa parte dos casos, conseguimos, tranquilamente, tratar e dar alta para o paciente em um semestre. Em outros casos, para ajudar o paciente é preciso um pouco mais”.
Segundo Angela, além da terapia fonoaudiológica, a clínica oferece uma série de exames auditivos. Segundo a professora, “o atendimento é individualizado, feito por acadêmicos do 6º, 7º e 8º semestres, mas sempre com a supervisão de professores. Não é vinculado a apoio pedagógico da UFSC e trata somente questões fonoaudiológicas”.
Os estágios fazem parte da grade curricular do curso de Fonoaudiologia e são divididos conforme as fases de vida em: 1ª infância (até cinco anos), 2ª infância e adolescência (6 aos 16 anos) e adulto (acima de 16 anos). A cada semestre aproximadamente 120 alunos realizam os atendimentos e novos pacientes são chamados quando outros recebem alta.
A clínica existe aproximadamente há três anos e tende a população em geral, mas a procura maior é para o atendimento de crianças. “É uma característica da procura e, por isso temos defasagem de pacientes da fase adulta enquanto temos uma lista de espera para crianças.”, afirma Angela..
Mais informações pelo telefone (48) 3721-6111 ou pessoalmente na Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFSC, no 2º Andar do prédio Reitoria II, na Rua Desembargador Vitor Lima, 222.
Exames e procedimentos realizados na Clínica de Fonoaudiologia da UFSC |
Atendimento fonoterápico para crianças e adultos. |
Eletromiografia de superfície; avaliação acústica e comportamental da voz. |
Exames Auditivos como audiometria tonal e vocal; medidas de imitância acústica; emissões otoacústicas; potenciais evocados auditivos do tronco encefálico; avaliação do processamentoauditivo e exame vestibular. |
Caetano Machado/Jornalista da Agecom/DGC/UFSC
Fotos: Jair Quint/Fotógrafo da Agecom/DGC/UFSC
Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, o curso “Como deixar de fumar em cinco dias” será oferecido gratuitamente para alunos e servidores da UFSC de 1º a 6 de junho. As aulas serão ministradas no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) das 19h30 às 21h30.
Inscrições no local, pelos telefones (48) 3234-2722 e 9142-1303, ou pelo e-mail jsantossouza2@gmail.com (basta enviar nome, endereço, e-mail e telefone).
Confira a programação:
O fumo e o coração – Irazê Metzker – (médico de desportos e ginecologista) – 1º/06
O fumo e a saúde bucal – Cezar Maurício (odontologista) – 02/06
O fumo e a mulher – Gisela Kirst (obstetra e ginecologista do HU) – 03/06
O fumo e o pulmão – Laura Difini Leite – (professora de Fisiologia da UFSC) – 04/06
Um novo estilo de vida para um ex-fumante – Carla Charão (professora de Fisiologia da UFSC) -05/06
Formatura do Curso Como Deixar de Fumar – 06/06
Mais informações com o coordenador do curso, Joel Souza, pelo telefone (48) 9142-1303.
O X Encontro e o II Simpósio Brasileiro de Hidroponia, que formam o maior evento do gênero na América Latina, serão realizados de 17 a 18 de setembro, na praia dos Ingleses, em Florianópolis, reunindo produtores, empresas, técnicos e pesquisadores
Realizado pela UFSC e organizado pelo Laboratório de Hidroponia (LabHidro), o evento conta com a coordenação dos professores Jorge Barcelos e Pedro Furlani, com o objetivo de compartilhar as tecnologias do sistema de cultivo hidropônico, geradas por diferentes instituições para todo segmento da cadeia produtiva.
Outros objetivos são promover e estimular a interação entre produtores, técnicos, empresas e instituições de ensino e pesquisa.
Os acadêmicos podem apresentar e publicar seus trabalhos científicos. A novidade é que os cinco trabalhos-destaques serão publicados no livro do evento.
Mais informações, inscrições e submissões de trabalhos no site dos eventos.
Estão abertas as inscrições até 17 de setembro para a chamada MCTI/Cnpq nº 09/2015 – Auxílio Promoção de Eventos Científicos, Tecnológicos e/ou de Inovação – com o objetivo de apoiar eventos nacionais e mundiais a serem realizados no Brasil, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, todos relacionados necessariamente a Ciência, Tecnologia e Inovação, nas seguintes linhas de financiamento:
1 – Apoiar eventos nacionais ou internacionais tradicionais da área, promovidos por sociedades ou associações cientificas e/ou tecnológicas ou eventos que sejam realizados periodicamente e que tenham abrangência nacional ou internacional.
2- Apoiar eventos de abrangência regional ou eventos que estejam em suas primeiras edições (com histórico inferior a dez anos).
3 – Apoiar eventos mundiais que serão realizados no Brasil.
(mais…)
Estão abertas até 18 de junho de 2015 as inscrições para a seleção de orientadores de estudo que atuarão na Ação Saberes Indígenas na Escola (Secadi/MEC/SED/UFSC) junto aos povos Guarani, Kaingang e Xokleng/Laklãnõ. Os selecionados receberão formação para atuarem como orientadores de estudo em equipes de trabalho com professores cursistas da sua escola ou de diversas escolas indígenas da rede estadual na sua região.
Os candidatos devem reunir os seguintes requisitos:
a) Ser professor vinculado à escola indígena da rede de ensino, com experiência na educação básica;
b) Ter participado de cursos de formação de professores para atuação em escolas indígenas;
c) Ter disponibilidade para dedicar-se à Ação Saberes Indígenas na Escola e à formação junto aos professores cursistas vinculados às escolas indígenas.
As inscrições podem ser realizadas nas Gerências Regionais de Educação de Brusque, Canoinhas, Chapecó, Grande Florianópolis, Ibirama, Joinville, Laguna, Seara e Xanxerê, no período de 18 de maio a 18 de junho de 2015, das 14h às 18h, pelo próprio candidato.
Para realização da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) Currículo; b) Ficha de inscrição preenchida; c) RG e CPF (original e cópia); d) Certificado de conclusão de curso superior ou magistério intercultural (original e cópia) e/ou atestado de frequência em curso de licenciatura ou magistério intercultural; e) Declaração que comprove vínculo com escola indígena, assinada pelo diretor(a) da escola ou pelo(a) supervisor(a) de Educação Básica ou gerente da Gered.
(mais…)
29/05/2015 – Edição 548
Sexta-feira é último dia de transferências e retornos para cursos presenciais e a distância
O prazo, previsto em edital, de transferências e retornos para o segundo período letivo de 2015, se encerra nesta sexta-feira, 29 de maio. São 2.460 vagas para cursos presenciais e 422 para cursos a distância (EaD). Continue a leitura».
Esclarecimentos sobre campus de Curitibanos
Administração Central divulga relatório sobre o campus de Curitibanos. Continue a leitura».
9º FITA: últimas apresentações nesta sexta e sábado
A nona edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA) chega ao fim com o espetáculo In Suspensión, do grupo Stephen Mottram’s Animata, da Inglaterra, neste sábado, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC). Entre janelas, do grupo “Tato Criação e Produção Artística”, de Curitiba, é a atração desta sexta-feira, 29 de maio, às 10h e às 15h, no teatro SESC Prainha, em Florianópolis.
Ajuda a quem quer parar de fumar
Servidores podem contatar a Divisão de Serviço Social (DiSS) para obter auxílio no combate ao vício. Continue a leitura».
Professor ganha prêmio internacional de valorização da Língua Portuguesa
Professor do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Gilvan Müller de Oliveira ganha o Prêmio Meendinho 2015. Continue a leitura» .
Doações para bazar beneficente tem ponto de coleta no Centro de Desportos
A “Associação Atlética Acadêmica de Educação Física Ada Carina Maliceski” irá apoiar e participar do bazar beneficente em prol da instituição “Casa Lar Luz do Caminho”. Continue a leitura».
Pós em Oceanografia: palestra sobre mudanças climáticas e riscos geocosteiros nesta sexta-feira
O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia promove a palestra “Coastal Geohazards and Climate Change” (“Mudanças climáticas e riscos geocosteiros”) – nesta sexta-feira, 29 de maio, às 14h, no auditório da Reitoria. Continue a leitura».
9ª Semana de Letras: palestra sobre pesquisa científica em Secretariado Executivo
A palestra “Pesquisa científica em Secretariado Executivo: interdisciplinaridades entre as áreas de gestão e Letras” integrou a IV Semana Acadêmica de Letras. Continue a leitura».
Acompanhe outras notícias da UFSC
noticias.ufsc.br
Contatos com a produção deste informativo:
Coordenadoria de Relações Públicas da Diretoria-Geral de Comunicação
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
divulga@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-2825 / 3721-2824
O Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC divulgou na quarta-feira, 20 de maio, edital referente à admissão por transferências e retornos para o segundo período letivo de 2015. São 2.460 vagas para cursos presenciais e 422 para cursos na modalidade a distância (EaD). O período de requerimento iniciou-se na quarta-feira, 27 de maio, e termina no dia 29 do mesmo mês.
Informações e formulários para transferência disponíveis para download no site do DAE.
Mais informações no edital nº 10 e pelos telefones (48) 3721 -7400; 37217-402; 3721 -7408; 3721- 7406 e 3721- 6437.
Confira o edital e formulários.
O Departamento de Administração Escolar (DAE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou o Edital nº 11, referente à nona chamada dos calouros 2015. Os candidatos relacionados e habilitados devem realizar a matrícula presencial, nos dias 27 e 28 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na respectiva coordenadoria de curso, localizada no campus que irão frequentar, munidos da documentação exigida, publicada na Portaria nº 285/Prograd/2014.
A lista com os aprovados em nona chamada pode ser acessada neste link.
Observações:
1. a confirmação da etapa on-line da matricula deve ser realizada pelo site;
2. a comprovação de renda dos candidatos cotistas foi realizada em 27 de maio.
O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fará processo de seleção de pacientes que queiram participar em uma pesquisa sobre clareamento dentário, nesta sexta-feira, 29 de maio. A triagem será realizada na Clínica de Pós-Graduação em Odontologia, em frente ao setor de Radiologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), das 10h às 12h e das 13h30 às 15 horas.
A pesquisa pretende avaliar a eficiência do tratamento que será gratuitamente aplicado. Para participar da seleção, o paciente não pode ter realizado clareamento nem ser fumante. É permitido restaurações ou próteses, desde que elas cubram, no máximo, ¼ da superfície dental.
O processo para selecionar pacientes consta da avaliação visual dos dentes dos candidatos, em busca de determinado tom de cor. Os dentistas também farão algumas perguntas sobre disponibilidade de horários. Serão selecionadas em torno de 60 pessoas para esta etapa da pesquisa.
Mais informações pelo e-mail joana.maiamoreira@gmail.com, e pelo telefone (48) 9914-5747.
Gisele Flôres/Estagiária de Jornalismo Agecom/DGC/UFSC
Eliane Veiga, autora do livro Florianópolis: memória urbana, ministrará palestra sobre a obra nesta sexta-feira, às 8h3o, na sala 216, no Departamento de Engenharia Sanitária, Centro Tecnológico (CTC). Estudantes e técnicos que atuam em planejamento urbano, preservação da arquitetura e turismo encontram no livro subsídios para o conhecimento histórico sobre a formação da imagem urbana de Florianópolis e para embasar as suas propostas. A reedição, com novos mapas e mais fotos, auxilia a educação patrimonial e a atuação prática do planejar, fazer e viver a cidade de Florianópolis.
(mais…)
O espetáculo Entre janelas do grupo “Tato Criação e Produção Artística” de Curitiba, que já passou pelas cidades de Balneário Camboriú, Criciúma e Araranguá no circuito itinerante do FITA se apresenta nesta sexta-feira, 29 de maio, às 10h e às 15h, no Teatro SESC Prainha, em Florianópolis.
O espetáculo
Entre Janelas mescla a linguagem de animação corporal desenvolvida pela Tato com a pesquisa de construção de boneco de balcão. O espetáculo conta a história de um menino e seu melhor amigo: um cachorro chamado Pitu, que foge de casa após ser rejeitado e trocado por um novo amigo.
Direção: Dico Ferreira
Duração: 45 min.
Classificação: 5 anos
Técnica: bonecos de mesa, sombras e animação corporal.
Serviço
O quê: espetáculo Entre janelas, no 9º FITA.
Quando: 29 de maio de 2015, sexta-feira, às 10h e às 15 horas.
Onde: Teatro SESC Prainha – travessa Siryaco Atherino, nº 100 – Prainha – Florianópolis.
Quanto: gratuito.
(mais…)
Que fumar faz mal todo mundo sabe – mas como parar? Servidores da UFSC interessados em conseguir apoio podem contatar a Divisão de Serviço Social (DiSS) – Atenção ao Servidor/DAS/Segesp para obter auxílio no combate ao vício.
“O primeiro passo é uma conversa para avaliar o melhor encaminhamento para uma ajuda, que pode ser a rede pública ou por meio de um plano de saúde”, afirma a assistente social da DiSS, Lucia Goreti Gobatto Junkes. “Nós acessamos a rede e procuramos se um posto de saúde próximo da residência do servidor oferece o serviço. Já a Unimed tem um programa de cessão de tabagismo, com acompanhamento individual ou em grupo, dependendo do que for melhor para cada paciente.”
Segundo Lucia, se o servidor não for associado, pode ser atendido pela equipe multiprofissional da Unimed por meio de uma vaga social, com indicação da DiSS. “Quem já é atendido pelo plano não paga a coparticipação, como ocorre em outras consultas.”
No dia 31 de maio, domingo, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, iniciativa para encorajar fumantes a terem um dia de abstinência. “Nós estamos de portas abertas para acolher quem quer parar de fumar”, diz Lucia.
A nona edição do Festival Internacional de Teatro de Animação (FITA 2015) chega ao seu sexto dia de apresentações nesta quinta-feira, 28 de maio, com espetáculos no TAC e em outros espaços da cidade. Confira abaixo a programação do dia.
El Cubo Libre
Local: Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) – Florianópolis (SC). Horário: às 10h e às 15 horas. Ao redor de um cubo negro, quatro personagens curiosos dão vida a uma espiral de transformações surreais e poéticas, acompanhadas de música ao vivo. O espetáculo, divertido e ao mesmo tempo comovente, sugere, com delicadeza, o valor da criatividade na vida. Grupo: Cia. Dromosofista (Itália). Duração: 40 min. Classificação: livre. Técnica: manipulação direta e animação corporal.
Volatiles
Teatro SESC Prainha – Horário: às 20 horas.
Uma lembrança é sempre feita de vazios e lacunas: há contornos não precisos, coisas de um contrário nebuloso; reconstituições, mas também projeções, flashbacks, imersões totais. Esta lembrança não escapa à regra. É uma lembrança de infância: ele tinha cinco anos; seu pai desapareceu, fora levado. Sua mãe enlouqueceu ao ponto de querer deixar sua natureza humana para se transformar em pássaro. Um transe. Um desejo volátil. Grupo: Cie. Yokai (França). Direção: Violaine Fimbel. Duração: 45 min. Classificação: 14 anos Técnica: manipulação direta, fios e sombras.
Causemas
Asilo Irmão Joaquim – Centro – Florianópolis. Horário: às 16 horas.
Causemas é um espetáculo irreverente, repleto de humor e poesia. Representado pelo boneco Benedito, matuto por excelência, traz os causos e contos do incrível poeta Paraibano Jessier Quirino. Carregado de sotaques e gracejos, tem como foco apresentar as características peculiares da região Nordeste e o seu valor cultural. Grupo: Um Novo Jeito de Poetar (Florianópolis/SC). Direção: Bruna Machado. Duração: aproximadamente 45 min. Classificação: livre. Técnica de animação: manipulação direta, Teatro de Mamulengos.
Música à Manivela
Centro cultural Casarão Born: praça Nereu Ramos, 160, Centro, Biguaçu – às 15 horas.
Dois atores e músicos celebram a simplicidade da vida cotidiana, com suas alegrias e tristezas, em pequenas cenas com objetos, bonecos e canções ao “Orgue de Barbarie”, violino e acordeon. Grupo: Prana Teatro de Animação (São Paulo/SP). Direção: Vanessa Valente. Duração: 30 min.Classificação: livre. Técnica: manipulação direta. Quanto: gratuito.
Concha Acústica, SESC Prainha e espetáculos que compõem a itinerância. R$10 (inteira) / R$5 (meia-entrada*): Projeto TAC 7:30 (Teatro Álvaro de Carvalho) e Teatro da UFSC. R$20 (inteira) / R$10 (meia-entrada*): Teatro Ademir Rosa (CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (exceto Projeto TAC 7:30). *Meia-entrada para estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da Caixa (mediante apresentação de cartão). Lembretes: os caixas das bilheterias darão prioridade a aposentados, portadores de necessidades especiais e gestantes; não aceitamos cheques nem cartões de débito/crédito; não realizamos troca nem devolução de ingressos; não realizamos reserva de ingressos; proibida a entrada nos teatros com alimentos e bebidas.
Mais informações e a programação completa no site do FITA 2015.
Joelson Cardoso/Estagiário de Jornalismo/DAC/SeCult/UFSC
O professor Gilvan Muller de Oliveira, do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLE) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ganhou o Prêmio Meendinho 2015, conferido pela Galiza, pelos serviços prestados como Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
http://e-ipol.org/gilvan-muller-de-oliveira-ganha-premio-meendinho-2015/
A Administração Central da UFSC, em razão de notícias sobre a paralisação dos serviços de transporte público em Florianópolis marcada para esta sexta-feira, 29 de maio, conforme divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano (Sintraturb), recomenda que as atividades de avaliação previstas sejam suspensas, devendo ser repostas em nova data.
Florianópolis, 27 de maio de 2015.
Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina