Especial Jogos Educacionais: Para conhecer o próprio lar

18/09/2012 07:21

As ciências podem ser das mais variadas – humanas, exatas, da saúde – mas os professores em sala de aula têm a mesma preocupação: atrair a atenção e facilitar o entendimento dos conteúdos ministrados. Para isso, muitos deles se desdobram lançando mão da criatividade e, não raro, buscam no lúdico a alternativa para estimular a imaginação dos estudantes e auxiliar na fixação das matérias. A UFSC tem desenvolvido pesquisas sobre jogos educacionais e o Jornal Universitário n°429 trouxe algumas das tantas iniciativas desenvolvidas por seus professores e estudantes. As cinco matérias resumidas no JU estão sendo publicadas na íntegra no site da UFSC durante esta semana.

 

Para conhecer o próprio lar

.

Ao final do jogo os alunos acabam conhecendo 36 animais de seis ecossistemas da Mata Atlântica em Santa Catarina

Primeiro as crianças se surpreendem. O jogo eletrônico educativo Mata Atlântica – o bioma onde eu moro, em vez de incitar a competição entre os jogadores, ligados ao mesmo computador pela tecnologia multimouse, os faz entender que precisam ajudar um ao outro para só então avançarem, sempre juntos, à próxima etapa. Depois do espanto, as crianças compreendem a nova lógica e seguem descobrindo sobre o ecossistema que já compôs 15% do território brasileiro e hoje está reduzido a 7% de sua cobertura original.

O game nasceu dos estudos desenvolvidos pelo coordenador geral do projeto e também do Laboratório de Educação Cerebral (LEC) da UFSC, professor Emílio Takase. Pesquisando a tecnologia multimouse, teve a ideia de aplicá-la em jogo educacional. Assim, as informações sobre a Mata Atlântica acabam se tornando mais acessíveis, não só pelo conceito de edutenimento utilizado – em que a educação se dá a partir do entretenimento – mas principalmente porque no Brasil há muitas escolas públicas em que o número de computadores é inferior ao de alunos.

“A idéia do game é promover o encantamento por meio das atividades, das cores e dos sons; dessa maneira, fica mais fácil as pessoas se interessarem pelo meio ambiente”, defende a Cristina Santos, bióloga responsável pelo conteúdo científico do jogo e integrante da equipe composta ainda por bolsistas de psicologia, designers, programadores e músico. Todo o projeto foi financiado por edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), voltado a valorizar a biodiversidade.

São três desafios – quebra-cabeças, sudoku e procure-ache – para cada um dos seis ecossistemas da Mata Atlântica em Santa Catarina (Manguezal, Restinga, Campos de Altitude e as Florestas Ombrófila Densa, Ombrófila Mista e Estacional Decidual). Ao final, os alunos acabam conhecendo 36 animais: aparência, sons que emitem (obtidos também junto à fonoteca do professor Alexandre Moreira, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade) e lugar onde preferem viver. “Optamos por uma estética mais naturalista e menos cartunizada, para que eles possam identificar de imediato quando observarem esses animais na natureza”, esclarece Cristina.

E toda essa metodologia surte o efeito desejado. A equipe do LEC testou o game em três turmas do quinto ano do Colégio de Aplicação, em 2011. “Monitoramos as reações das crianças: em 90% do tempo, estavam imersas no jogo; mostraram-se surpresas quando souberam da extensão da área desmatada no Estado, e quando visitaram o Parque Estadual Serra do Tabuleiro apontaram naturalmente os animais, mencionando seus nomes”.

A colaboração entre os jogadores é fundamental para se progredir, mas a versão para um único mouse foi recentemente desenvolvida, principalmente para poder rodar no sistema operacional livre Linux, que substitui o Windows nos UCAs – Um Computador por Aluno – distribuído em algumas escolas públicas. Assim, o game pode ser jogado em computadores com Windows com dois mouses conectados, em laptops com pelo menos um – já que o touch pad também funciona como o acessório -, e também nos UCAs e outros computadores com software livre.

O LEC pesquisa também os efeitos que jogos causam nos usuários. Luciano Caminha Jr., mestrando em Psicologia e um dos integrantes da equipe, explica que a observação serviu para “calibrar” os games, investigando “o tempo necessário para se atingir a satisfação sem cair no tédio”.

Cristina entende que a imaginação deve ser aliada da aprendizagem, seja incitada por livros, filmes ou jogos. “Muitas vezes os adultos acabam afastando as crianças da curiosidade com que todas elas nascem sobre o mundo natural. Precisamos estimular essa característica, pois ao crescer terão aprendido a respeitar e a se interessar pelas questões ambientais”.

Mais informações: www.mata-atlantica.educacaocerebral.org ou cristina@educacaocerebral.com.

Leia mais:

:: Humanos contra o lixo espacial

Bancando o detetive

Outros olhares

Vencer de maneira sustentável

Por Cláudia Schaun Reis / Jornalista da Agecom

Tags: Emílio Takasejogos educacionaisLaboratório de Educação CerebralLECMata Atlânticao bioma onde eu moro

Ventania derruba aroeira do Núcleo de Desenvolvimento Infantil

17/09/2012 18:55

A árvore, que tinha 28 anos e ficava junto à entrada, caiu por volta das 18h por causa do forte vento que fazia no final da tarde da segunda-feira. Ninguém foi atingido pela queda. Não havia crianças no parquinho ao lado e as salas próximas são do departamento administrativo. A área foi isolada e o Departamento de Obras e a Prefeitura do Campus devem avaliar possíveis danos no telhado ou estrutura do prédio e remover a árvore logo pela manhã, com acompanhamento do responsável pela jardinagem.

Dalânea Flor, pedagoga e coordenora administrativa do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), conta que participava de uma reunião na sala ao lado quando ouviu o barulho e viu a árvore caindo. A aroeira seria retirada nos próximos dias, explica.  O corte, que foi decidido por causa da idade avançada, havia sido marcado para o último sábado, mas adiado para que antes  pudessem explicar às crianças o motivo da derrubada, parte do projeto pedagógico.

Fotos: Henrique Almeida/ Agecom/ UFSC

 

Assista a reportagem da TV UFSC:

 

Tags: CEDNDI

Natureza social da questão ambiental é tema de palestra na UFSC

17/09/2012 17:17

Na tarde desta segunda-feira, dia 17 de setembro, o coordenador do Núcleo de Estudos em Monitoramento e Avaliação Ambiental (Numavam),  professor Luiz Renato D‘Agostini,professor do Departamento de Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias (CCA)/UFSC ministrou palestra com o tema: Natureza social da questão ambiental. O evento faz parte da programação da terceira Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental (Saesa), que termina na sexta-feira, dia 21 de setembro. A cerimônia de abertura da Saesa acontecerá nesta segunda-feira, às 18h. O tema desta edição é: Conhecimento para uma evolução consciente.

(mais…)

Tags: Engenharia Sanitária e AmbientalLuiz Renato D´AgostiniSaesaSemana Acadêmica

História Ambiental e Migrações em debate na UFSC

17/09/2012 15:06

O  Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), por meio do Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA), o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da UFSC promovem o 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações,  de 17 a 19 de setembro. Temas:  Migrações e expansão inter- e intracontinental de espécies animais e vegetais;  Agricultura, pecuária e impactos ambientais; Migrações e a saúde nos trópicos; Águas: usos e representações; Discursos, ideias e percepções sobre o meio ambiente;  Ambiente e saberes de comunidades tradicionais  e Desastres ambientais e políticas públicas.

Informações: http://labimha.ufsc.br/2simposio/

Tags: história ambientalmigrações

24ª Semana Nacional de Oceanografia

17/09/2012 15:04

Florianópolis receberá a  24 ª Semana Nacional de Oceanografia entre os dias 21 de a 27 de outubro, com o tema: ”Processos Oceanográficos na Zona de Transição Subtropical do Atlântico Sul: Conhecer para Preservar”. O evento reunirá estudantes de todo o país para minicursos, mesas- redondas e oficinas. A organização do encontro estima a participação de cerca de 600 alunos.

(mais…)

Tags: 24ª Semana Nacional de Oceanografia

Livro de professores da UFSC sobre o tratamento da doença de Parkinson é publicado nos Estados Unidos

17/09/2012 14:52

Com a proposta de atualizar conceitos e métodos sobre o tratamento da doença de Parkinson, Rui Daniel Schröder Prediger, professor do Departamento de Farmacologia da UFSC, e Aderbal Silva Aguiar Jr., pós-doutorando do Departamento de Bioquímica, reuniram publicações de pesquisadores e profissionais da saúde no livro Frontiers in Parkinson’s Disease Research, da Editora Nova Science, de Nova Iorque (EUA). O livro apresenta as causas, o tratamento clínico atual e novas formas e desafios para medicar a doença que atinge aproximadamente 1% da população mundial acima dos 60 anos. A publicação, lançada em inglês, pode ser adquirida por meio do Site da Editora

 
(mais…)

Tags: Aderbal Silva Aguiar JrDoença de ParkinsonRui Daniel Schröder Prediger

UFSC na Mídia – Clipping 15, 16 e 17/09/2012

17/09/2012 14:47

Clique na imagem para ver o Clipping de 15 e 16 de setembro

Clique na imagem para ver o Clipping de 17 de setembro

Clique nas imagens acima para ver o Clipping de 15, 16 e 17 de setembro

 

Assuntos* que você encontrará no clipping de 15 e 16/09/2012:

11ª Semana do Jornalismo da UFSC / André Trigueiro / Felipe Patury Accioly / Lira Neto / Centro de Comunicação e Expressão da UFSC / Bióloga Heike Hoffmann / Pesquisadora visitante na UFSC / Curso de Engenharia Ambiental / Empresa Rotária / Controle de efluentes online / Alcides Buss / Livro Janela Para o Mar / Editora Caminho de Dentro / Carmen Fossari / Florianópolis / Show A Sociedade do Espetáculo / Cia. Musical O Teatro Mágico / Centro de Cultura e Eventos da UFSC / Professor José Eduardo de Lucca / Departamento de Informática e Estatística da UFSC / Centro de Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços da UFSC / Empresa Mentes Brilhantes Brinquedos Inteligentes / Jogo Universo da Ciência / Laboratório GeNESS / Santa Catarina / Distorção idade-série / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep / Ministério da Educação – MEC / Centro de Educação da UFSC / Professor Juares da Silva Thiesen

Assuntos* que você encontrará no clipping de 17/09/2012:

Curso de extensão universitária / Design de jóias: Criação e Rendering / UFSC / Centro Acadêmico de Economia da UFSC / Semana Acadêmica / Clarissa Antunes / Agência Em Voga / Top Turismo ADVB/SC 2012 / Case Carnaval Music Park 2011: A música eletrônica embalando a maior festa do Brasil / 11ª Semana do Jornalismo da UFSC / André Trigueiro / Leonardo Sakamoto / Mauro Wedekin / Renato Cruz / Lúcio de Castro / Dorrit Harazim / Centro de Comunicação e Expressão da UFSC – CCE / Projeto Amanhecer / Beatriz Beduschi Capella / Hospital Universitário / Inscrições / Fotógrafo Clemente Paulo Dutra / Florianópolis / Jornal de Santa Catarina / Jornal O Estado / Jornal da Semana / Revista Manchete / Fotojornalismo / Agência Nacional / Salim Miguel / UFSC / Facebook / Laboratórios da UFSC / Ossos artificiais / Implantes / Biomaterial / José da Silva Rabelo Neto / 9th World Biomaterials Congress / China / Núcleo de Pesquisa em Materiais Cerâmicos e Vidros – Cermat / Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC, Jamil Assreuy Filho / Diretoria de Inovação Tecnológica da UFSC / Irineu Afonso Frey

As reportagens anteriores podem ser acessadas no Repositório da UFSC. Clique AQUI.

*Para procurar por algum assunto pressione CTRL+F e digite a palavra a ser pesquisada, em seguida clique em ENTER.

Aula magna do Curso de Arquivologia

17/09/2012 13:50

Letícia Nedel

A Coordenação do Curso de Graduação em Arquivologia promove a Aula Magna do semestre 2012/ nesta quinta-feira, 20 de setembro, às 8h30min, no auditório da Reitoria, com o tema: “Entre a Casa e a Rua, entre Arquivos e Coleções: os arquivos pessoais de Alzira Vargas do  Amaral Peixoto e Getúlio Vargas”, ministrada pela professora Letícia Borges Nedel, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas.

Tags: Arquivologiaaula magnaLetícia Borges Nedel

VESTIBULAR 2013: UFSC lança edital

17/09/2012 13:17

A Universidade Federal de Santa Catarina divulgou nesta segunda-feira, 17, o Edital do Vestibular 2013. O concurso será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, entre 14h e 18h. As inscrições ficarão abertas no período de 25 de setembro a 24 de outubro, no site www.vestibular2013.ufsc.br.

O quadro inicial de vagas do Vestibular UFSC 2013 indica que serão oferecidas 6.031 vagas em 86 cursos e habilitações, nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Os dados poderão ser atualizados pela Câmara de Ensino.

Em sessão ordinária realizada no dia 13 deste mês, o Conselho Universitário (CUn) da Universidade aprovou o parecer encaminhado pela Câmara de Graduação prevendo a emissão do edital referente a 70% do total das vagas do Vestibular UFSC/2013. Este edital se refere à disputa por ampla concorrência, quando não é aplicado o Programa de Ações Afirmativas (PAA) da Universidade, e já está publicado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) na página www.vestibular2013.ufsc.br.

O percentual de 30% das vagas referente ao Programa de Ações Afirmativas será objeto de edital complementar que deverá ser aberto após a sessão ordinária do CUn de 25 de setembro, quando a distribuição das vagas e o modo de ingresso serão discutidos para adequar o programa da UFSC à nova Lei de Cotas.

(mais…)

Tags: editalvestibular 2013

UFSC sedia 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis

17/09/2012 12:40

Florianópolis será palco, no dia 22 de setembro, de um evento diferente. Um evento que vai misturar lazer com seriedade. Descontração com informação. Um evento que pretende ser o ponto de partida para tornar Florianópolis uma cidade mais inteligente, integrada e acessível para todos. É a 1ª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis, encontro que será realizado entre as 10h e 18h no Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A data do evento não poderia ser mais oportuna: 22 de setembro também é conhecido como o Dia Mundial Sem Carro, movimento criado na Europa durante a década de 90 do século passado e que se espalhou pelo mundo como um dia para as pessoas refletirem sobre seus hábitos, evitando o uso do veículo individual motorizado. A 1ª Circunferência Sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis é uma iniciativa da organização Ritmos das Cidades – Rede pró Infraestrutura, Trânsito, MObilidade e Segurança -, conglomerado de entidades do qual faz parte o MObfloripa, em parceria com organizações como a Floripa Quer Mais, o Moto Repórter e O GEMURB – UFSC, Grupo de Estudos para a Mobilidade e Sustentabilidade Urbana da Grande Florianópolis.

 

 Atrações interativas

A criativa estrutura que será montada no campus da UFSC será formada por 12 circunferências, cada uma abrigando diferentes atividades. Os visitantes poderão conhecer projetos de tecnologia relacionados ao trânsito, observar exposições, participar de debates com especialistas e praticar direção defensiva em equipamentos de simulação que imitam situações de risco para carros, motos e bicicletas, entre outras atrações.

Em uma das circunferências, batizada de Palanquinho, a entidade Floripa Quer Mais entrevistará os participantes do evento que desejarem compartilhar experiências, reclamações e sugestões que possam melhorar a mobilidade urbana da cidade. Estes depoimentos dos moradores de Florianópolis resultarão em um documentário que será veiculado após o evento, com a visão dos cidadãos comuns sobre o que está errado e o que pode ser feito para amenizar o caos urbano na capital catarinense.

Confira a programação completa do evento: www.ritmosdascidades.com.br

 

Maratona Intermodal

Tratando-se do Dia Mundial Sem Carro, os moradores da Grande Florianópolis serão desafiados a percorrer o trajeto da sua casa até a UFSC no dia 22 de setembro de forma sustentável, utilizando ao menos três diferentes meios de transporte: é a Maratona Intermodal. Aqueles que utilizarem o maior número de modalidades sustentáveis e forem criativos em suas opções serão premiados pela organização ao final do evento. É necessário documentar o trajeto percorrido com fotos ou vídeo para participar. A ideia é mostrar que é possível mudar os hábitos em prol da mobilidade sustentável.

1º Domingo Livre (de carros) de Florianópolis – 23 de setembro

No dia seguinte ao evento na UFSC, será realizado o 1º Domingo Livre (de carros) de Florianópolis. O trecho da Avenida Beiramar compreendido entre o bar Koxixos e a Avenida Mauro Ramos será fechado para o trânsito de veículos e o espaço será liberado para atividades de lazer, a exemplo do que acontece em ruas importantes no Rio de Janeiro e São Paulo, aos domingos. Segundo os organizadores do evento, “estamos convidando as pessoas para caminhar, fazer um picnic, dançar, andar de skate ou fazer qualquer atividade física nos espaços públicos que estão sempre lá e que, normalmente, são reservados exclusivamente para o uso de veículos pesados”.

O 1º Domingo Livre (de carros) de Florianópolis é fruto de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais, da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das organizações que compõem a Rede RITMOS.

Contatos: Claudia de Siervi (48) 9922-4449 ou Felipe Albertoni (48) 9155-8090

SERVIÇO:

Quando: Sábado, 22 de setembro, das 10h às 18h

Onde: UFSC – Trindade [Praça da Cidadania]

O que: 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis + Maratona Intermodal

Quando: Domingo, 23 de setembro

Onde: Avenida Beiramar [no trecho entre o bar Koxixos e a

Avenida Mauro Ramos]

O que: Domingo Livre ( de carros )

Informações:

www.ritmosdascidades.com.br

www.facebook.com/ritmosdascidades

Tags: Circunferência Mobilidade UrbanaDia mundial sem carro

Divulga UFSC – 17/9/2012 – Edição 70

17/09/2012 12:37

Disponibilizado o Edital do Vestibular 2013

A Coperve já disponiblizou na página www.vestibular2013.ufsc.br/ o edital do concurso válido para o próximo ano, e que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, entre 14h e 18h. As inscrições poderão serão feitas no período de 25/9 a 24/10. Informações: 3721-9200.

Projeto Rondon 2013  

Acontece hoje, 17/9, às 13h30min, na sala 1 do MIP – CCB (térreo do prédio 1, atrás da prefeitura do campus) reunião para os estudantes interessados em participar do Projeto Rondon 2013. Os alunos devem estar devidamente matriculados e já ter cursado metade do seu curso de graduação. Mais informações: projeto.rondon@contato.ufsc.br.

Semanas acadêmicas mobilizam o Campus

A partir de hoje, 17/9, acontecem as semanas acadêmicas dos cursos de Jornalismo, Economia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Pedagogia da UFSC. Os quatro eventos têm programação até a sexta-feira, dia 21, com exceção da Economia, que termina no dia 19 de setembro. Nas programações estão conferências, palestras e mesas de discussão.

APG promove assembleia hoje

A Associação de Pós-Graduandos promove hoje, 17/9, às 15h30min, no auditório do CSE, uma Assembleia Geral para discutir, entre outros pontos de pauta, tiragem de representantes para a suplência do CUn e para titular na Câmara de Pesquisa, debate e fechamento da proposta de censo sobre a permanência dos Pós-graduandos na UFSC, luta por maior participação na democracia da universidade, eleições para diretor de centro e representação nos colegiados e o “O futuro da APG”. Informações: apgufsc@gmail.com.

Curso de Relações Internacionais abre inscrições para mestrado

Abertas de 17/9 a 15/10 as inscrições para a seleção dos candidatos ao Mestrado em Relações Internacionais, período letivo de março de 2013. Acesse aqui o EDITAL DE SELEÇÃO   Nº 001/PPGRI/CSE/UFSC/2012. Informações: www.ppgri.ufsc.br, ppgri@contato.ufsc.br.

Inscrições para disciplinas de Produção Textual e Matemática

Estão abertas até 20/9 as inscrições para as disciplinas de Produção Textual e Matemática do Apoio Pedagógico (Campus de Florianópolis), para o segundo semestre de 2012. Início das aulas: Produção Textual: 17/9 (segunda-feira) e Matemática: 18/9(terça-feira). Para se inscrever acessar  www.apoiopedagogico.ufsc.br, (48)
3721-8248.

Processo seletivo para o PIBID

Publicado o Edital 04 relativo à abertura de processo seletivo – PIBID para bolsistas de supervisão e de iniciação à docência para os subprojetos: Licenciatura Letras – Espanhol (01 bolsa de supervisão, 02 bolsas de iniciação à docência), Licenciatura Filosofia (03 bolsas de iniciação à docência) e Licenciatura Sociologia (02 bolsas de iniciação à docência). As inscrições vão de 17.09 a 21.09, e devem ser feitas no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED), das 13h30 às 18h. Publicado também o Edital 05, que trata da divulgação dos selecionados para o subprojeto Licenciatura Letras – Espanhol selecionados a partir do Edital 03 -PIBID-UFSC/2012.

 

Tags: Divulga UFSC

Morre o fotógrafo Paulo Dutra, ex-funcionário da Agecom

17/09/2012 12:17

O fotógrafo Clemente Paulo Dutra, que foi funcionário do Departamento de Imprensa e Marketing (DIM) da Universidade Federal de Santa Catarina, atual Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), morreu domingo, dia 16, aos 72 anos, em Florianópolis, vítima de um aneurisma intestinal. Ele trabalhou em veículos como O Estado, Jornal de Santa Catarina e Jornal da Semana e também atuou na revista Manchete, para onde foi levado pelo escritor e jornalista Salim Miguel, nos anos 60, e na Agência Nacional, hoje Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi durante o período em que estava na Agecom que Dutra se aposentou, no início da década de 90.

Paulo Dutra apareceu como fotógrafo no set de filmagens de “O preço da ilusão”, considerado o primeiro longa-metragem catarinense, feito pelos artistas e escritores do Grupo Sul em 1957. Foi nas páginas de O Estado, durante décadas o principal jornal catarinense, que suas fotos jornalísticas e sociais o tornaram conhecido e respeitado. Era considerado um profissional competente, com faro para a notícia, e também alegre, irreverente, capaz de contar e viver boas histórias.

Um dos precursores do fotojornalismo na Ilha de Santa Catarina, ele também contribuiu com imagens para as colunas de Zury Machado, Cacau Menezes, Beto Stodieck, Ricardinho Machado, Luiza Gutierrez e Carlos Müller. Acompanhou as melhores festas da cidade e foi protagonista de histórias hilárias, como a do casamento de Esperidião e Angela Amin, que fotografou sem filme na época das máquinas analógicas, e a da calota de carro que usou para simular um disco voador, numa reportagem para O Estado.

Pai de três filhos e avô de três netos, Paulo Dutra foi enterrado no domingo mesmo no cemitério Jardim da Paz, localizado em frente à redação do extinto jornal O Estado, onde viveu um dos mais importantes momentos de sua vida profissional.

Por Paulo Clóvis Schmitz/jornalista na Agecom

Tags: FotógrafoPaulo DutraUFSC

Homenagem aos aposentados

17/09/2012 11:06

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e o Departamento de Cultura e Eventos da UFSC convidam a comunidade acadêmica para a Solenidade de Homenagem aos aposentados dos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2012.

O evento acontecerá nesta sexta-feira, 21 de setembro, às 9h, na Sala dos Conselhos, Reitoria da UFSC. A iniciativa é da Divisão de Serviço Social – Atenção ao Servidor, que faz parte do Departamento de Atenção à Saúde da Segesp.

Mais informações:

(48) 3721-9611
Convite

Tags: aposentadosSEGESPUFSC

Apoio pedagógico em Produção Textual e Matemática

17/09/2012 10:34

Estão abertas até 20 de setembro as inscrições para as disciplinas de Produção Textual e Matemática do Apoio Pedagógico (Campus de Florianópolis), para o segundo semestre de 2012. As aulas de Produção Textual iniciam nesta segunda-feira, 17 de setembro, e as de Matemática na terça-feira, 18. Para se inscrever os interessados devem acessar  www.apoiopedagogico.ufsc.br.

Mais informações: (48) 3721-8248

Tags: apoio pedagógicoUFSC

Processo seletivo para o PIBID

17/09/2012 09:46

Publicado o Edital 04 relativo à abertura de processo seletivo – PIBID para bolsistas de supervisão e de iniciação à docência para os subprojetos: Licenciatura Letras – Espanhol (01 bolsa de supervisão, 02 bolsas de iniciação à docência), Licenciatura Filosofia (03 bolsas de iniciação à docência)  e Licenciatura Ciências Sociais (02 bolsas de iniciação à docência). As inscrições vão de 17.09 a 21.09, e devem ser feitas no Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED), das 13:30 às 18:00 h. Publicado também O Edital 05, que trata da divulgação dos selecionados para o subprojeto Licenciatura Letras – Espanhol selecionados a partir do Edital 03 -PIBID-UFSC/2012.

 

Tags: editaisPibidUFSC

Especial Jogos Educacionais: Humanos contra o lixo espacial

17/09/2012 07:28

As ciências podem ser das mais variadas – humanas, exatas, da saúde – mas os professores em sala de aula têm a mesma preocupação: atrair a atenção e facilitar o entendimento dos conteúdos ministrados. Para isso, muitos deles se desdobram lançando mão da criatividade e, não raro, buscam no lúdico a alternativa para estimular a imaginação dos estudantes e auxiliar na fixação das matérias. A UFSC tem desenvolvido pesquisas sobre jogos educacionais e o Jornal Universitário n°429 trouxe algumas das tantas iniciativas desenvolvidas por seus professores e estudantes. As cinco matérias resumidas no JU estão sendo publicadas na íntegra no site da UFSC durante esta semana.

 

Humanos contra o lixo espacial

.

Em uma das fases o jogador deve entender como funciona a transmissão de calor em diversos metais

“O mundo já nos apresenta tantos desafios que não é necessário criarmos vilões”, defende José Eduardo de Lucca. O professor do Departamento de Informática e Estatística (INE) explica a filosofia que sua equipe de dez pesquisadores segue para desenvolver um jogo eletrônico educativo: a verossimilhança.“É factível? Se não for, descartamos, porque foge da verdade científica atual”.

O jogo Universo de Ciências está sendo desenvolvido a partir da parceria entre a empresa Mentes Brilhantes Brinquedos Inteligentes e o Centro de Geração de Novos Empreendimentos em Software e Serviços (GeNESS) da UFSC, do qual de Lucca é coordenador. O edital do Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE) do CNPq e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) propiciou a união de esforços, iniciada em 2009, e que tem como objetivo estimular a inserção de mestres e doutores nas micro, pequenas e médias empresas.

Wagner Saback Dantas é formado em Ciências da Computação e mestrando em Linguística na UFSC. Gerente do Projeto Universo de Ciências, ele explica que o jogo tem viés público, pois alguns recursos podem ser jogados gratuitamente na web e é todo concebido e executado em softwares livres como Inkscape, MyPaint e GIMP – ferramentas para criação e edição de imagens. Destinado a estudantes de 11 a 14 anos, o primeiro protótipo deverá ser apresentado pela equipe no fim de 2012. Wagner destaca que um dos maiores desafios é “dosar o lúdico e o educativo, conciliando ainda as possibilidades e distintas perspectivas da equipe multidisciplinar”, formada por pedagogos, físicos, designers, biólogos e cientistas da computação.

A missão do jogo – que pode ser atingida individual ou coletivamente, com auxílio de professor ou não – é coletar o lixo que ameaça uma estação espacial. São cinco desafios envolvendo conhecimentos de biologia, física, química e matemática, numa introdução à robótica. A aventura começa ainda em terra, quando o usuário deve construir um foguete, lidando com informações que precisa buscar fora do jogo – resistência de materiais, transmissão de calor –, ou descobrir por tentativa e erro. Já no espaço, os conhecimentos de biologia são requeridos: de que forma funcionam o braço humano, a tromba do elefante, a língua do sapo? A partir das comparações, o estudante pode criar seu próprio braço mecânico para captar o lixo.

Tanto Wagner quanto De Lucca demonstram preocupação com a transposição didática: como falar de ciências instigando a curiosidade e sem ser superficial? “A Física ensinada de maneira tradicional se afasta rapidamente do concreto e passa para o abstrato, o que dificulta o entendimento”, salienta De Lucca. “Os jogos auxiliam a compreensão da ciência, que pode ser vista como criativa e acessível”, completa.

Além de apresentarem vilões reais (como a poluição espacial) e darem ênfase à verossimilhança, os pesquisadores lidam com outras questões em que o lúdico e o educacional procuram, cada qual, seu espaço ideal. Wagner é quem relata: “estamos refletindo acerca do sistema de pontuação. Que mecanismos podemos criar para indicar o progresso do usuário sem recorrer ao sistema clássico de pontos?”.

De Lucca defende ainda que a influência dos brinquedos educativos talvez não seja sentida de imediato, mas faz diferença com o passar do tempo. “Você pode estimular uma criança de sete anos com um brinquedo que reproduza o funcionamento de engrenagens. Quando estudar o tema, na adolescência, o aluno terá principalmente a memória afetiva daquele sistema, e o assunto será mais facilmente assimilado porque é associado a boas lembranças”.

Mais informações: univerciencia@mentes-brilhantes.com e univerciencia.mentes-brilhantes.com.

 

Leia mais:


:: Para conhecer o próprio lar

Outros olhares

Bancando o detetive

Vencer de maneira sustentável

Por Cláudia Schaun Reis / Jornalista da Agecom

Tags: CTCINEjogos educacionaisJosé Eduardo de LuccalúdicoWagner Saback Dantas

Semana UFSC – 17 a 22 de setembro

15/09/2012 13:01

Semana UFSC

De 17 a 22 de setembro de 2012

AVISOS

Desligamento de energia elétrica

No dia 15 de setembro, entre 8 horas e meio dia, haverá desligamento de energia elétrica na Biblioteca Universitária, Reitoria, Centro Sócio Econômico, Departamento de Química, Departamento de Física, Colégio de Aplicação e Centro de Ciências Jurídicas. O desligamento é em função de serviços pertinentes à troca de uma chave seccionadora de alta tensão, bem como manutenção preventiva e corretiva nas subestações que fornecem energia.

Seleção para equipe de voleibol masculino

De 17 a 19 de setembro será realizada a seleção para ingresso na equipe de voleibol masculino que representará a UFSC no JUC’S e na Copa Unisinos. Os interessados devem comparecer ao ginásio 3 do Centro de Desportos (CDS), às 20 horas.

Inscrições para o curso Design de Joias: Módulo 1: Criação e Rendering

O curso de extensão universitária Design de Joias: Módulo 1: Criação e Rendering é direcionado aos estudantes de design, estudantes de moda e interessados. O foco será no desenho e ilustração de joias. A inscrição é online e pode ser feita até o dia 21 de setembro. Informações: www.designjoias.paginas.ufsc.br.

Inscrição para as Oficinas de Organização e Método de Estudo

As oficinas iniciam no dia 1º de outubro e tem como objetivo auxiliar o estudante no aperfeiçoamento de suas estratégias de estudo e manejo do tempo para as atividades acadêmicas, além de abrir um espaço para discussão das dificuldades de rendimento acadêmico. As inscrições devem ser feitas até 28 de setembro, na Sala 14 A do Departamento de Psicologia. Informações: 3721-8213.

Processo Seletivo do PET Metrologia e Automação

Os candidatos devem atender aos seguintes pré-requisitos para participar do processo: disponibilidade de 20 horas/aula semanais; cursar entre a 1ª e 4ª fase dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção Elétrica ou Engenharia de Produção Mecânica; possuir IAA acima de 7. As inscrições vão até o dia 23 de setembro e serão realizadas no site www.petma.ufsc.br.

Inscrições para o Processo Seletivo C2E

A C2E é uma empresa júnior de consultoria elétrica e está selecionando graduandos do curso de engenharia elétrica que tenham interesse em obter experiência profissional durante a graduação. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro. Informações: www.c2e.ufsc.br.

 

DIA A DIA

Segunda-feira, 17 de setembro

  • Assembleia Geral da APG

A Associação de Pós-Graduandos (APG) realiza assembleia com a seguinte pauta: tiragem de representantes para a suplência do CUn e para titular na Câmara de Pesquisa; debate e fechamento da proposta de censo sobre a Permanência dos Pós-graduandos; luta por maior participação na democracia da UFSC; o futuro da APG. Às 15h30 no auditório do Centro Sócio Econômico (CSE). Informações: apgufsc@gmail.com ou apgufsc.blogspot.com.br.

  • Reunião de estudantes interessados em participar do Projeto Rondon

Para participar da reunião é necessário que o estudante esteja cursando a segunda metade de sua graduação, tenha lido o edital do Projeto Rondon e traga uma proposta impressa de trabalho na sua área de atuação e da região que pretende atuar (com dados sociais, geográficos, econômicos, educacionais e de meio ambiente), em uma das três operações do edital com, no máximo, dez páginas. Às 13h30, na sala 01 do MIP no Centro de Ciência Biológicas (CCB). Informações: projeto.rondon@contato.ufsc.br.

  • 56º Curso de Introdução à Astronomia: Estrelas, Galáxias e Cosmologia

O Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) oferece o curso que conta com aulas teóricas e práticas com observação no telescópio. De 17 a 28 de setembro no anfiteatro do Planetário da UFSC. Informações através dos telefones (48) 3721-4133 ou 9932-3650, por fax (48) 3721-9241, pelo e-mail planetar@cfh.ufsc.br e no site www.gea.org.br.

  • 11ª Semana do Jornalismo da UFSC

A Semana do Jornalismo da UFSC traz à Florianópolis profissionais consagrados na área de comunicação, como André Trigueiro, Leonardo Sakamoto, Felipe Patury Accioly, Lúcio de Castro, Thales de Menezes, Dorrit Harazim e Frederico Vasconcelos, para participar de palestras e mesas de discussão. De 17 a 21 de setembro, no Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Informações: www.semanadojornalismo.ufsc.br.

  • Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária e Ambiental

A Semana é promovida pelo Centro Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental (CALESA) e oferece palestras, debates, mesa redonda, visitas técnicas, oficinas e minicursos. De 17 a 21 de setembro no Auditório João Ernesto Escosteguy Castro, no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas do Centro Tecnológico (CTC). Informações: www.calesa.ufsc.br/terceirasaesa.

  • VIII Semana Acadêmica de Economia

A VIII Semana Acadêmica de Economia tem como temática A conjectura acerca da economia global e acontece entre 17 e 19 de setembro, no auditório do Centro Sócio Econômico (CSE). Serão discutidos temas como: a gênese e o delinear da crise, quadro histórico e geopolítico europeu, a ascendência chinesa sob o olhar mundial, o Brasil de amanhã, e outros. Informações: www.cale.ufsc.br.

  • Semana da Pedagogia

A programação da Semana da Pedagogia oferece conferências, minicursos, mesas-redondas, exibição de filmes, oficinas e apresentações cultural. De 17 a 21 de setembro. Informações: www.ced.ufsc.br.

  • 46° Jornada Catarinense de Debates Científicos e Estudos Médicos

Um evento científico e acadêmico que objetiva a propagação do conhecimento na área da saúde, trazendo temas atuais e de interesse de estudantes e profissionais. Este ano, o tema central da Jornada é Sexualidade. Estarão presentes profissionais como Jairo Bouer, Alexandre Hohl, Jussimara Steglich, Ana Michels, entre outros. Dias 17, 18 e 19 de setembro no Centro de Eventos da UFSC. Informações: www.46jcdcem.blogspot.com.br.

  • 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações

Promovido pelo Laboratório de Imigração, Migração e História Ambiental (LABIMHA), simpósio vai abordar a história ambiental e migrações, contemplando diferentes períodos e regiões do globo. Estão programadas conferências, palestras, discussões e lançamento de livro. Entre 17 e 19 de setembro. Informações: www.labimha.ufsc.br.

Terça-feira, 18 de setembro

  • Palestra A luta pelos direitos estudantis

Palestra com Giovanny Machado, promovida pelo Diretório Central de Estudantes (DCE). Às 18 horas no auditório da Biblioteca Universitária. Informações: www.dce.ufsc.br.

  • Palestra Sistemas Embarcados Utilizando FPGA

A palestra é voltada aos calouros das engenharias Elétrica e Eletrônica, tendo como objetivo mostrar aos acadêmicos a realidade da profissão. Fernando Andrade é o convidado. Às 18h30, no Auditório Teixerão do Centro Tecnológico (CTC). Informações: www.c2e.ufsc.br.

  • Oficina de danças urbanas

A oficina é gratuita e integra a Calourada, evento promovido pelo DCE. Às 9 horas na sala 217 do Centro Sócio Econômico (CSE). Informações: www.dce.ufsc.br.

Quarta-feira, 19 de setembro

  • Palestra Universidade e movimentos sociais

Mesa de discussão com Fausto Breda e com a professora Celia Vendramini. Às 9 horas no Auditório de Engenharia Elétrica. Informações: www.dce.ufsc.br.

Quinta-feira, 20 de setembro

  • Palestra O Mercado de Energia Elétrica Brasileiro: visão geral e oportunidades profissionais

Alexandre Zucarato é o convidado para a palestra promovida pela empresa júnior C2E. O evento é voltado para os calouros das engenharias Elétrica e Eletrônica. Às 16h30, no Auditório Teixerão do Centro Tecnológico (CTC). Informações: www.c2e.ufsc.br.

  • Aula Magna do Curso de Arquivologia

A palestrante Letícia Borges Nedel, do Departamento de História da UFSC, aborda o tema Entre a casa e a rua, entre arquivos e coleções: os arquivos pessoais de Alzira Vargas do Amaral Peixoto e Getúlio Vargas. Às 8h30 no Auditório da Reitoria.

  • Natura apresenta seu Edital de Projeto de Pesquisa

Pesquisadores da UFSC estão convidados a participar da apresentação do Edital de Projeto de Pesquisa da Natura. Os interessados devem confirmar presença até o dia 17 de setembro pelo e-mail rozangela@reitoria.ufsc.br. A apresentação será às 14 horas na Sala 8 do Departamento de Microbiologia Parasitologia Imunologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

  • Palestra A luta pela saúde pública e a empresa brasileira de serviços hospitalares

A palestra é promovida pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e integra a Calourada. Bruno Mandelli e Irineu Manoel de Souza são os convidados. Às 14 horas no Auditório da Reitoria. Informações: www.dce.ufsc.br.

Sexta-feira, 21 de setembro

  • Oficinas da Calourada

Oficina de Tie Dye, às 14h, atrás do Conselho Consultivo e Deliberativo (CCD); oficina de Trash Tour, às 14 horas, na sede do Diretório Central de Estudantes (DCE); oficina sobre resíduos sólidos ao lado do Convivência, às 9h. Informações: www.dce.ufsc.br.

  • Homenagem aos aposentados

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) e o Departamento de Cultura e Eventos da UFSC promovem a solenidade de homenagem aos aposentados dos meses de junho, julho, agosto e setembro de 2012. Dia 21 de setembro, às 9 horas, na Sala dos Conselhos, Reitoria da UFSC. Informações: 3721-9611..

  • Aula inaugural do programa de pós-graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente

A professora Carmen Rosa Caldas ministra aula com o tema Critical social semiotics: an agenda for multimodal and intercultural research. Às 16 horas na sala Machado de Assis do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

Sábado, 22 de setembro

  • V Festa da Família

O objetivo da Festa da Família é integrar as famílias das crianças matriculadas no Serviço de Educação Infantil do Hospital Universitário (SEI-HU). O evento tem como tema central a ecologia e serão realizadas brincadeiras, oficina de horta e apresentação do teatro Jabuti. Das 15 às 18 horas, no SEI-HU.

  • 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis

Durante a 1ª Circunferência sobre Mobilidade Urbana da Grande Florianópolis serão apresentados projetos de tecnologia relacionados ao trânsito, debates com especialistas em mobilidade e equipamentos de simulação que imitam situações de risco para carros, motos e bicicletas para a prática da direção defensiva, entre outras atrações. Dia 22 de setembro, das 10 às 18 horas, na Praça da Cidadania (em frente à reitoria da UFSC). Informações: http://www.ritmosdascidades.com.br.

 

CULTURA E LAZER
Café Philo

O 46º Café Philo acontecerá no dia 19 de setembro com Eleonora Frenkel, professora de literatura da UFSC, discutindo o pensamento do escritor e ensaísta francês Maurice Blanchot. A temática dessa edição será Maurice Blanchot e o silêncio da palavra. O encontro começa às 19 horas no Auditório da Fundação Cultural Badesc.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Setembro

  • II Seminário de Acessibilidade na Universidade. Dias 26 e 27 de setembro, das 9 às 18 horas, no Auditório Elke Hering na Biblioteca Central da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Serão emitidos certificados de participação. Informações: aai.bu@contato.ufsc.br
  • Show de Maria Rita. Maria Rita homenageia sua mãe, Elis Regina, no show Redescobrir. Dia 27 de setembro, às 21 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
  • Stand Up do humorista Diogo Portugal. Dia 30 de setembro, às 20 horas no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Informações: www.c5producoes.com.

Outubro

  • Conferência com o embaixador Paulo Roberto Caminha de Castilhos França. Dia 1 de outubro, às 10 horas, no Salão do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Serão discutidas As conquistas e desafios da integração econômica regional. Informações: www.ppgri.ufsc.br.
  • V Colóquio de História e Arte. A quinta edição do Colóquio reúne pesquisadores para apresentar e discutir resultados de pesquisas que contemplem implicações metodológicas da pesquisa e da reflexão sobre o tema das utopias na história. De 02 a 04 de outubro no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Informações: www.labharte.paginas.ufsc.br.
  • 5ª Feira Estudantil Redescobrindo a Matemática (FERMAT). Dia 3 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A FERMAT é uma atividade do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática, direcionado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e conta com espaço para jogos, desafios e curiosidades acerca desta ciência. Informações: www.pet.mtm.ufsc.br.
  • 10º Congresso de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial; 8º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países do Mercosul e o 5º Encontro de Cadastro Técnico Multifinalitário para os Países da América Latina. De 7 a 11 de outubro, no Maria do Mar Hotel, em Florianópolis. Informações: www.cobrac.ufsc.br.
  • 2º Fórum Nacional de Paranormalidade e Mediunidade. Dia 13 de outubro no Centro de Eventos e Cultura da UFSC. Informações: www.3milenio.org.
  • 1º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. O evento integrará o 3º Seminário de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPE), IFC Sombrio, 2º Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEI), IFSC Criciúma, 2ª Semana Acadêmica da UFSC Araranguá, e o 3º Salão de Iniciação à Pesquisa, Extensão e Inovação (SIPEI), IFSC Araranguá. Dias 15 e 16 de outubro, no IFSC Campus Criciúma. Informações: (48) 3462-500 ou www.criciuma.ifsc.edu.br.
  • 22º Seminário de Iniciação Científica da UFSC (SIC). De 17 a 19 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O 22º SIC faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento promovido pelo MCT do Governo Federal. Informações: www.sic.ufsc.br.
  • Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). De 17 a 19 de outubro. Tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Informações: www.semanact.mct.gov.br.
  • VII Conferência de Crítica Jurídica. Dias 17, 18 e 19 de outubro, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE). Informações: www.criticajuridica.ufsc.br.
  • II Jornada Histórica PET. Dias 22, 23 e 24 de outubro. Tema “História, mídia e sociedade de controle: a luta pela democratização da informação”. Informações: www.pethistoriaufsc.wordpress.com.
  • Enade 2012. O período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é de 25 de outubro a 25 de novembro. As provas serão realizadas dia 25 de novembro. O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Informações: www.portal.inep.gov.br/enade.
  • 4ª edição do Ufsctock, entre os dias 25 e 28 de outubro. Apresentações gratuitas de bandas, artes visuais, audiovisuais, entre outras.

Novembro

  • UFSC Surf Festival. Previsto para o dia 03 de novembro, com possível alteração da data devido à greve. O UFSC Surf Festival é um evento na praia, cujo objetivo é a integração acadêmica e o envolvimento dos alunos com esportes, artes e conscientização ambiental. Informações: ufscsurffestival@gmail.com.
  • Kukli – Theatral Circo da Rússia. Pela primeira vez no Brasil, o Theatral Circo da Rússia apresenta seus 40 artistas entre acrobatas, contorcionistas, malabaristas e equilibristas. Além das performances do homem-mola, Valeria Markova, Duet Konfuz, trio rola-rola, homem-balão e outros. Dia 4 de novembro, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
  • Simpósio Arqueologia, Memória e História Indígena. Entre 07 e 09 de novembro. Informações: leia.ufsc.br/simposio.
  • 16ª edição do Farmapolis. De 7 a 11 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão programados cursos, seminários, discussões, oficinas e conferências, além de exposição de trabalhos científicos com relatos de experiências. Informações: farmapolis.org.br.
  • I Simpósio Internacional e V Simpósio Nacional de Literatura e Informática. O evento pretende discutir a relação entre a literatura e os meios digitais, dando ênfase ao processamento informático de linguagens. De 20 a 22 de novembro na UFSC. Informações: simposiodeliteratura@gmail.com.
  • 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX). Entre 21 e 24 de novembro, na Praça da Cidadania (em frente à reitoria da UFSC). A SEPEX reúne trabalhos desenvolvidos na universidade em uma mostra científica aberta ao público, com projetos nas áreas de comunicação, cultura, educação, tecnologia, ambiente, trabalho, direitos humanos e saúde. Informações: sepex.ufsc.br ou (48) 3721-9915.
  • 1º Seminário de Pesquisa em Games da UFSC. O seminário acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, no Auditório da Reitoria da UFSC. A submissão de resumos pode ser feita até 30 de setembro; a inscrição para a Mostra de Games até 04 de novembro; a inscrição para os demais participantes até 18 de novembro. Informações: www.nupdiscurso.cce.ufsc.br/eventos.
  • IX Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e EtnoecologiaDe 26 a 29 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Tema Avanços para a identidade cultural, conservação e uso da biodiversidade. Informações: www.ixsbee.com.br ou 3721-9460.

Laboratório de Informática do NETI é reinaugurado

15/09/2012 12:34

A reativação do laboratório teve o apoio do Departamento de Informática e Estatística, do Departamento de Engenharia Elétrica, da direção do Centro Tecnológico da UFSC e da Pró-Reitoria de Extensão

Na quinta-feira, 13 de setembro, ocorreu a reinauguração do laboratório de informática do Núcleo de Estudos da Terceira Idade da Universidade Federal de Santa Catarina (NETI). Com presença da reitora da UFSC, Roselane Neckel, de alunos e professores, os 11 computadores voltam a funcionar beneficiando 40 alunos das quatro turmas de iniciantes. O retorno às atividades no laboratório foi possível pela ajuda do Departamento de Informática e Estatística, do Departamento de Engenharia Elétrica, da direção do Centro Tecnológico da UFSC e da Pró-Reitoria de Extensão.

Com a doação dos computadores, webcams e instalação feita pelos departamentos do CTC, o espaço foi reformulado e as aulas deste semestre começaram no dia 3 de setembro. “Sem a ajuda da direção do CTC não conseguiríamos retornar com as atividades no laboratório”, afirma a coordenadora pedagógica do NETI e responsável pelo projeto de extensão de informática para a terceira idade, Márcia Barros de Sales.

A ajuda também vem de quem aprendeu a lidar com a tecnologia já na terceira idade. Quem ministras as aulas de informática do NETI são ex-alunos do curso, chamados de multiplicadores. “Eles possuem a mesma idade e estão em ritmos parecidos, assim os alunos se sentem mais confortáveis. Todos aprendem e depois ensinam, são verdadeiros multiplicadores”, garante Márcia Barros. Novas turmas serão abertas no próximo semestre, assim que o calendário escolar de 2013 for divulgado. Para se inscrever nas próximas turmas os interessados devem se dirigir até a sede do NETI, no campus Trindade.

Mais informações:

Núcleo de Estudos da Terceira Idade UFSC
http://neti.ufsc.br/
Email:neti@reitoria.ufsc.br

As aulas deste semestre começaram no dia 3 de setembro

Telefone: (48) 3721-9445/ 3721-2979
Marcia Barros de Sales – Coordenadora Pedagógica do NETI
Email: marcia.barros@ufsc.br


Poliana Dallabrida Wisentainer / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC

poliana.dallabrida@gmail.com

Tags: CTCNETIPró-Reitoria de ExtensãoreitoraUFSC

Energia solar na UFSC: primeiro gerador do Brasil integrado à arquitetura completa 15 anos

15/09/2012 12:13

Instalado no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, gerador solar funciona há 15 anos ininterruptamente. Foto: Bianca Quadros

Colocar em prática um sistema interligado a rede elétrica pública, planejado para captar a luz do sol, transformá-la em energia elétrica e que fosse adaptável a arquitetura da construção. O que é uma realidade hoje, há 15 anos representou uma grande uma inovação que aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina. No dia 16 de setembro de 1997 pesquisadores do então Labsolar, que atualmente  fazem parte do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar (Fotovoltaica-UFSC), colocaram em funcionamento o primeiro gerador solar fotovoltaico integrado à arquitetura do Brasil. Conectado à rede pública, o gerador está ativo ininterruptamente há 15 anos, no Bloco A do Departamento de Engenharia Mecânica da universidade.

O gerador tem potência de 2 kWp (dois quilowatts pico). De forma simplificada, representa que ao meio-dia, num dia sem nuvens, ele tem potência de dois mil watts. O gerador atende a uma pequena parte do consumo do prédio de três andares no qual está instalado, que tem elevada carga de ar-condicionado. Nos finais de semana, eventualmente injeta energia na rede pública.

Como funciona

Para o funcionamento de um sistema fotovoltaico interligado à rede, a luz do sol incide no módulo solar, gerando uma corrente elétrica contínua, causada pela agitação dos elétrons dentro da espessura do módulo. Essa corrente passa por um inversor, onde é convertida para corrente alternada – com características iguais às da energia elétrica da rede pública – e é depositada na rede pública ou utilizada para o consumo no edifício.

A energia solar é uma fonte para produção de eletricidade que pode atender tanto aos habitantes dos grandes centros urbanos como às comunidades ou habitações isoladas onde criar uma extensão da rede elétrica convencional apresenta grandes custos. Além de renovável e silenciosa, é bem distribuída em todo o país e os módulos do sistema fotovoltaico podem ser integrados a edificações urbanas, não precisando de espaços adicionais.

Valores no Brasil

De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2011, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo médio residencial no Brasil em 2010 foi de 154,0 kWh/mês. Na região sul esse consumo foi de 174,0 kWh/mês, o que corresponde à média anual de 2.088 kWh. Segundo dados do Grupo Fotovoltaica-UFSC, um sistema instalado em Florianópolis precisaria ter 1,74 kWp para atender a esse consumo anual.

Hoje há módulos solares instalados em cinco unidades da UFSC. Foto: Bianca Quadros

O gerador do Bloco A é de 2kWp, capacidade suficiente para atender a um consumo mensal de 200kWh. É o equivalente ao de uma residência de classe média, com dois adultos e uma criança, por exemplo. Com essa potência instalada no telhado de uma residência em Florianópolis, seria gerado ao longo do ano bem perto do que é consumido no período. “Claro que poderia haver anos em que o sistema geraria menos, e outros em que geraria mais, pois há anos mais chuvosos e outros com mais dias de sol, mas, na média, vai gerar quase o mesmo que consome”, explica o engenheiro e pesquisador do Grupo Fotovoltaica-UFSC, Alexandre Montenegro.

No Campus da Trindade da UFSC, além do gerador solar do bloco A do Departamento de Engenharia Mecânica, foram instalados, posteriormente, pelo Grupo Fotovoltaica-UFSC, sistemas fotovoltaicos também interligados à rede e integrados à arquitetura nas coberturas do Centro de Cultura e Eventos (10kWp) e do Centro de Convivência (1kWp), e em espaços externos do Hospital Universitário (2kWp) e do Colégio de Aplicação (2kWp).

O Grupo Fotovoltaica-UFSC recebeu recentemente o Green Project Awards Brasil na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, pelo “Projeto Megawatt Solar: geração solar fotovoltaica integrada a uma edificação inserida em meio urbano e conectada a rede elétrica”, realizado em parceria com a empresa Eletrosul e Instituto Ideal.

Primeiro gerador solar integrado à arquitetura completa 15 anos no dia 16 de setembro de 2012. Foto: Thaine Machado

 

Mais informações:

www.fotovoltaica.ufsc.br
Telefone: (48) 3721-9379 – ramal 220

Professor Ricardo Ruther
Email: ruther@mbox1.ufsc.br
Telefone: (48) 3721-5174

Mestrando Alexandre Montenegro
Email: alexandre.a.montenegro@gmail.com
Telefone: (48) 8408-1498

 

Poliana Dallabrida Wisentainer / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
poliana.dallabrida@gmail.com

Tags: energia solarFotovoltaica-UFSCUFSC

Emir Sader lança livro sobre pensamento marxiano

14/09/2012 18:22

Membro da Associação Latino-Americana de Sociologia, Sader tem 35 livros publicados

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, o sociólogo e cientista político Emir Sader lançou o livro “As armas da crítica: ontologia do pensamento de esquerda”, no Hall da Reitoria da UFSC. Cerca de 70 pessoas acompanharam o discurso do professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), que apresentou sua obra. A reitora Roselane Neckel recebeu Sader em seu Gabinete antes do evento.

Membro da Associação Latino-Americana de Sociologia, Sader escreveu 35 livros. “As armas da crítica” é o primeiro de três volumes sobre o pensamento marxiano. Ele revelou que a primeira obra é mais simples por se tratar de personalidades clássicas e que os outros livros serão mais complicados por centrar-se em pensadores contemporâneos. O livro conta com textos de Antonio Gramsci, Friedrich Engels, Karl Marx, Leon Trótski, Rosa Luxemburgo e Vladimir Lenin. Os outros volumes da obra ainda não tem data de lançamento.

Por Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom

muricibalbinot@gmail.com

Foto: Henrique Almeida / Fotógrafo da Agecom

Assista a reportagem da TV UFSC:

Tags: Emir SaderlivroUFSC

Revista Estudos Feministas comemora 20 anos

14/09/2012 17:46

A Revista Estudos Feministas, com sede no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, vai promover nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o evento “Militância e Academia nas Publicações Feministas”, em comemoração aos seus 20 anos. O prazo para envio de resumos para apresentação em GTs foram prorrogados até o dia 23 de setembro, através do e-mail 20anosref@gmail.com.

Comemorando os 20 anos

Nos últimos anos é inegável o crescimento das publicações feministas, o que representa um marco decisivo no contexto não só acadêmico, mas social, cultural e político brasileiro. A fim de debater o modo como essas produções têm circulado, convidamos @s estudios@s e militantes de gênero a participarem do evento , que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2012, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), da Univers idade Federal de Santa Catarina, em comemoração aos 20 anos da Revista Estudos Feministas. Este evento proporcionará o diálogo e o intercâmbio entre publicações feministas acadêmicas e militantes no Brasil, a reflexão no campo de estudos de gênero, a troca de experiências, o fortalecimento das redes existentes, o incremento de novas publicações, o debate sobre políticas editoriais e a própria ampliação do campo dos estudos de gênero. A programação do evento será divulgada em breve.

Outras informações :http://refe.paginas.ufsc.br/evento-20-anos-ref/

Facebook do evento: http://www.facebook.com/events/509977299028779/

Margareth Rossi/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: 20 anosCFHRevista estudos FeministasUFSC

Quatro semanas acadêmicas mobilizam comunidade universitária a partir de segunda-feira

14/09/2012 17:43

A partir da próxima segunda-feira, 17 de setembro, acontecem as semanas acadêmicas dos cursos de Jornalismo, Economia, Engenharia Sanitária e Ambiental e Pedagogia da UFSC. Os quatro eventos começam na segunda com programação até a sexta-feira, dia 21, com exceção da Economia, que termina no dia 19 de setembro. Nas programações estão conferências, palestras e mesas de discussão.

A Semana do Jornalismo atinge a sua 11ª edição e traz André Trigueiro, jornalista que foi apresentador do Jornal das Dez, na Globonews. A Copa do Mundo de 2014 e a cobertura de conflitos e movimentos sociais serão tema de discussões com a presença de profissionais identificados com a área. As mesas e palestras acontecerão no Auditório Henrique Fontes, no bloco “B”, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Mais informações: http://semanadojornalismo.ufsc.br/.

A terceira edição da Semana Acadêmica de Engenharia Sanitária Ambiental terá como foco problemas ambientais e discussões sobre o futuro profissional da área. O tema deste ano é “Conhecimento para uma evolução consciente”. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 19 de setembro. A Semana será realizada no auditório Professor Ernesto Castro, no Centro Tecnológico (CTC). Mais informações: http://www.calesa.ufsc.br/terceirasaesa/

O auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) receberá entre os dias 17 e 19 de setembro a oitava edição da Semana Acadêmica de Economia. O evento reúne profissionais para mesas de discussões. O tema será “Conjuntura acerca da Economia Global”. O evento é gratuito e distribuirá certificados. Mais informações: (48) 3721-9385.

A Semana de Pedagogia será oficialmente aberta no dia 17 de setembro, às 19h, no hall do Centro de Ciências Humanas e da Educação, na Udesc. A programação prevê a exibição de filmes e a realização de oficinas. O tema do evento é “Qual sua formação, qual seu conhecimento?”. Mais informações: http://www.ced.ufsc.br/novosite/pagina/semana-da-pedagogia-2012-pedagogia-qual-sua-formacao-qual-seu-conhecimento

Por Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo na Agecom / UFSC
muricibalbinot@gmail.com

Assista ao vídeo da Universidade Já/ TV UFSC sobre os eventos

Tags: Semana AcadêmicaUFSC

UFSC sedia workshop internacional sobre Sistemas Regionais de Inovação

14/09/2012 17:22

Um projeto de cooperação entre a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Itália, Alemanha e Argentina resultou em um Workshop Internacional, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A primeira etapa do projeto foi realizada em Concórdia e Chapecó; consultores e pesquisadores se reuniram para debater sobre agronegócio. A segunda, em Lages e no Vale do Itajaí teve como assunto a Biotecnologia. A terceira será em Florianópolis, e seu objetivo é promover a troca de experiências e conhecimento sobre os modelos regionais da inovação das regiões de Emilia-Romagna, Baden-Württemberg e Província de Córdoba. Além disso, serão discutidos ferramentas e elementos para aperfeiçoamento das políticas e instrumentos de gestão da inovação regional.

“O projeto que iniciou em 2012  tem como finalidade criar um plano de sistemas regionais de inovação voltado a Micro e Pequenas Empresas; buscar ações práticas para aplicar em diversas empresas e realizar novos negócios”, explica o coordenador de projetos da Fapesc, Randolfo Decker.

O evento contará com a presença de palestrantes internacionais como Enrico Wolleb, Günter Clar, Silvano Bertini, Hugo Dellavedova. Também estarão presentes o consultor de inovação, Diógenes Feldhaus, e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni.

O workshop será no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, das 13h30 às 18h30. No último dia do evento haverá uma sessão exclusiva para o grupo de gestão do projeto.

O workshop é gratuito, porém é necessário confirmar presença pelo e-mail diogenes.feldhaus@okyra.com ou pelo telefone (48) 8424-1490, informando nome, dados de contato (e-mail, telefone e endereço), nome da instituição e posição atual.  As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado de participação.

A próxima etapa será na Europa e a previsão de conclusão do projeto é em março de 2013.

Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, telefones (48) 3665-4812 e 8418 -1180

Tags: FapescUFSCworkshop