Inovação e preocupação ambiental resultam em prêmios para pesquisadores

14/09/2012 10:09

A universidade foi por duas vezes reconhecida na primeira edição do Green Project Awards Brasil, que premia projetos de empresas, universidades e pessoas que incentivem a sustentabilidade no Brasil. Entre os 200 trabalhos inscritos no prêmio, a UFSC ficou em primeiro lugar na categoria “Pesquisa e Desenvolvimento”, com o projeto do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar (Fotovoltaica-UFSC), e em terceiro lugar na categoria “Iniciativa Jovem”, com trabalho na aluna de Engenharia Sanitária e Ambiental, Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos. A entrega da premiação aconteceu no dia 31 de agosto no Rio de Janeiro.

Energia solar

Projeto do Grupo Fotovoltaica-UFSC teve início em 2009. Na foto, placas instaladas na universidade para captação de energia solar. Foto: Bianca Quadros, Fotovoltaica-UFSC

Na categoria Pesquisa e Desenvolvimento, a UFSC ganhou o prêmio Green Project com o “Projeto Megawatt Solar: geração solar fotovoltaica integrada a uma edificação inserida em meio urbano e conectada a rede elétrica”. Com estudos iniciados em 2007 no curso de Engenharia Civil, o Projeto Megawatt Solar foi pensado para gerar energia de uma maneira sustentável e econômica. “Por se tratar do maior sistema fotovoltaico integrado em uma edificação urbana, o Projeto Megawatt Solar será uma vitrine para a energia solar fotovoltaica, e visa tornar a tecnologia mais difundida no Brasil, assim como aumentar a sensibilização do setor público e dos tomadores de decisão do setor energético”, explica o idealizador do projeto, professor Ricardo Ruther.

O piloto do projeto foi lançado em 2009, com uma parceria entre o Grupo Fotovoltaica- UFSC, a empresa Eletrosul e Instituto Ideal. Foram instaladas 88 placas solares, que captam a luz do sol e são conectadas a inversores que convertem a energia solar em energia elétrica. A corrente gerada através das placas serve para abastecer o consumo em parte do edifício da Eletrosul. A quantidade de energia que não é consumida pela construção é injetada na rede elétrica pública.

Energia biotérmica

No projeto de Aline Vasconcelos (à direita), resíduos orgânicos de uma creche em Florianópolis são destinados à compostagem. A temperatura elevada, durante o processo de decomposição, serve para aquecer a água. Foto: acervo da pesquisadora

Na categoria “Iniciativa Jovem”, a aluna de Engenharia Sanitária e Ambiental, Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos, foi a terceira colocada com o trabalho “Compostagem de resíduos orgânicos para hortas escolares e aquecimento de água através da energia biotérmica”. Desenvolvido na creche Núcleo de Educação Infantil Nossa Senhora de Lurdes, no bairro Agronômica, o projeto de educação ambiental trabalha com a conscientização de funcionários e alunos na destinação de resíduos, além de incentivar a alimentação saudável. Palestras sobre os 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), conhecimento sobre a correta destinação e como reutilizar compostos orgânicos fazem parte do trabalho desenvolvido na escola.

Para reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos, que antes eram misturados ao lixo comum, o grupo de pesquisa, orientado pelo professor Paul Richard Muller, adicionou o processo de compostagem na rotina da instituição. Passado pelo processo, os resíduos orgânicos viram adubo e são usadas na horta escolar. Com o crescimento do projeto, foram construídos encanamentos dentro da leira de compostagem – local onde os resíduos são armazenados – que aquecem a água, devido à alta temperada nas leiras. Essa água é reaproveitada para a limpeza do local.

Sobre o prêmio

O Green Project Awards foi criado no ano de 2008, em Portugal, e premia empresas, instituições de ensino e pessoas físicas que incentivem, promovam e criem projetos na área de desenvolvimento sustentável. No Brasil, o Green Project Awards é organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e tem apoio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Mais informações:

Fotovoltaica-UFSC
Telefone: (48) 3721-9379   – ramal 220
Professor Ricardo Ruther
Email: ruther@mbox1.ufsc.br
Telefone:             (48) 3721-5174

Aline Gonçalves Cassimiro de Vasconcelos
Email: alinegcvasconcelos@gmail.com

Poliana Dallabrida Wisentainer /Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
poliana.dallabrida@gmail.com

Tags: compostagemenergia biotérmicaenergia solarEngenharia Sanitária e AmbientalProjeto Megawatt SolarUFSC