Inscrições para Festival de Música são prorrogadas até 3 de junho
As inscrições para a segunda edição do Festival de Música da UFSC estão prorrogadas do dia 31 de maio para o dia 3 de junho. Embora tenha ultrapassado o número de participantes da edição passada, com 40 composições inscritas, a comissão organizadora do evento decidiu prorrogar até sexta-feira as inscrições para estender a oportunidade de participação a mais pessoas. Promovido pela Secretaria de Cultura e Arte e Departamento Artístico-Cultural da UFSC, o Festival vai repetir na UFSC, em agosto, a experiência dos grandes festivais universitários.
Para fazer a inscrição é preciso entregar preenchido o formulário que se encontra disponível para download no site www.secarte.ufsc.br; um CD contendo a gravação de até três composições. Neste site serão divulgados os nomes dos eleitos pela comissão de seleção. O material deve ser entregue no horário das 14 às 18 horas, na SeCarte, que fica no prédio da Editora – 2º andar ou pelo endereço: Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Prédio da Editora Universitária, 2° andar, Florianópolis, SC, CEP: 88040970. E-mail para contato: festivaldemusica@reitoria.ufsc.br.
Cada proponente poderá inscrever até três músicas de composição própria, sem nenhuma restrição de estilo, mas apenas uma poderá ser selecionada. Dentre as inscritas, 20 composições serão escolhidas e irão ao palco do festival nos dias 27 e 28 de agosto, no horário das 18 às 22 horas, na Praça da Cidadania, quando vão participar de uma grande mostra não-competitiva. A seleção será feita de 1 a 17 de junho por uma comissão de cinco integrantes, todos músicos e produtores. A secretária de Cultura e Arte da UFSC Maria de Lourdes Borges se disse muito satisfeita com o número de participantes que não param de trazer suas composições ao prédio da Secretaria.
Os músicos premiados receberão troféu e terão suas composições gravadas em CD e DVD com produção profissional. Primeiro festival de música na UFSC desde a década de 80, o evento é aberto à participação de estudantes universitários, professores e servidores técnico-administrativos dos Campi de Florianópolis, Curitibanos, Joinville e Araranguá. Também podem participar compositores, músicos, intérpretes e comunidade em geral da grande Florianópolis.
Um mês antes da realização do II Festival, no dia 13 de julho, a SeCArte e o DAC farão um show de pré-lançamento no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos. Nesse dia, o Cd e o DVD que estão sendo finalizados com a gravação do evento anterior serão apresentados ao público e distribuídos às bandas participantes do último festival. “Pretendemos que o festival seja um laboratório referencial no Estado de experimentação e produção de música”, salienta a secretária.
Prometendo reunir um público superior ao do ano passado, o festival iniciará com a apresentação dos grupos selecionados e será encerrado pelo show de duas bandas consagradas de Florianópolis: no dia 27, a banda John Bala Jones (pop) e no dia 28, o Grupo Engenho (rock regional que fez muito sucesso nos anos 70 e 80). Presidida pelo músico Marco Valente, coordenador do Projeto 12:30, do Departamento Artístico-Cultural, a comissão de organização decidiu manter o caráter regional da mostra, com a perspectiva de estadualizar o evento a partir do próximo ano. “O objetivo do festival é incentivar a pesquisa e a produção musical com excelência”, lembra Valente. Valente aposta na qualidade e ousadia estética, pontos marcantes da edição anterior, que teve saldo de público de 15 mil pessoas.
Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte)
Contatos: (48) 99110524 – 37219459