A programação desta sexta-feira, 28 de setembro, da Rádio Ponto destaca esportes e trabalho voluntário na UFSC. Às 12 horas, o programa UFSC Esporte Clube explica os motivos do cancelamento da participação da delegação da UFSC na copa UNISINOS. Outro destaque é a entrevista ao vivo com o coordenador técnico do Krona/Joinville, James Vieira. Acompanhe também as informações sobre a liga nacional de handebol e o início do campeonato estadual de basquete. O UFSC Esporte Clube é um programa realizado pelo Núcleo de Radiojornalismo Esportivo, um projeto de extensão do curso de jornalismo da UFSC. O UFSC EC vai ao ar toda sexta-feira às 12h, na Rádio Ponto UFSC (www.radioponto.ufsc.br). A programação está disponível na página no facebook www.facebook.com/jornalismoesportivoufsc.
Às 13 horas vai ao ar o Repórter UFSC, que tem como convidado o aposentado Luiz Henrique Prazeres, que trabalhou mais de 50 anos na universidade e hoje é voluntário do HU. O programa também traz informações sobre as eleições para diretoria do Centro de Ciências Jurídicas, além de reportagens especiais sobre os 13 anos da Rádio Ponto e os 80 anos de nascimento do cantor chileno Victor Jara, morto pela ditadura de Pinochet. O Repórter UFSC é um programa produzido pelos alunos da disciplina Rádio Ponto, orientado pela professora Valci Zuculoto. Confira as edições semanais às quartas (18h) e sextas (13h).
Não é todo dia que um projeto na universidade pode festejar a maioridade. E ainda mais quando ele é sediado em um colégio. Pois é o que vai acontecer de 2 a 5 de outubro, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, onde vão ser celebrados, com debates, apresentação de trabalhos de pesquisa, exposição e encontro de intercambistas, argentinos e brasileiros, os 20 anos do Acordo de Cooperação Acadêmico Cultural Brasil-Argentina (Projeto Córdoba).Vinculado desde 2006 ao Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC), o projeto é desenvolvido por professores do Colégio de Aplicação/Centro de Educação (CED), dentro do acordo firmado em 1992 entre a UFSC e a Universidad Nacional de Córdoba, por meio do Colégio de Aplicação e a Escuela Superior de Comércio Manuel Belgrano.
O acordo faz 20 anos, mas, na verdade, já resulta de todo um trabalho anterior de intercâmbio entre técnicos, professores e estudantes, iniciado em 1986. Foi essa cooperação contínua que permitiu alcançar resultados importantes, como a inclusão do Espanhol, a partir de 1996, e da disciplina de Estudos Latino-Americanos, desde 2003, no currículo do Colégio de Aplicação da UFSC, primeira iniciativa de ensinar, de forma permanente, conteúdos sobre a vida de ‘Nuestra América’ em uma escola pública brasileira.
A recuperação da ideia de uma identidade comum tem permitido irmanar estudantes brasileiros e argentinos, que trocam experiências de vida e estudos nos dois países, além de se envolverem em pesquisas sobre temas relacionados à problemática ambiental, aos impactos do turismo de massa, à ditadura na América Latina, ao transporte urbano, aos hábitos da juventude, só para citar alguns exemplos.
São os jovens, como dizem os professores que coordenam os trabalhos, que fazem e refazem este projeto. “Cada ano as suas experiências recriam a nossa experiência. Seus depoimentos são intensos, provavelmente porque são ímpares. Todos nós estamos de passagem, mas é pela retina do estudante que este projeto de insere nos espaços da cidade, da sala de aula e de casa.”
Programação
2 de outubro:
15h30min – Encontro dos ex-intercambistas. Local: auditório do CA.
17h – Abertura da exposição “20 anos de integração”. A mostra apresenta o material que foi utilizado e produzido durante esses 20 anos: reflexões, fotos, artigos, desenhos, e objetos pessoais dos intercambistas e dos professores. Período de Visitação: 2 a 7.10.2012 de 7h30 às 18h. Local: Espaço Estético do CA.
3 de outubro:
14h – Apresentação dos trabalhos de pesquisa dos intercambistas cordobeses 2012. Local: auditório do CA.
4 de outubro:
17h30min – Solenidade comemorativa.
18h30min – Mesa redonda: Memórias do Projeto Córdoba e do Projeto Brasil. Local: auditório do CA.
20h – Jantar de confraternização. Local: Restaurante Universitário.
5 de outubro:
14h – Apresentação dos trabalhos de pesquisa dos intercambistas brasileiros 2012. Local: auditório do CA.
Na próxima sexta-feira, 5 de outubro, será realizada no auditório do Hospital Universitário a palestra “Integrando consciência e expressão pelo movimento”, com a professora Cristiane Ker. O evento acontece das 8h30min às 10h, é gratuito e aberto ao público.
Serviço:
O quê: palestra “Integrando consciência e expressão pelo movimento”
Palestrante: professora Cristiane Ker
Quando: 5 de outubro de 2012
Local: Auditório do Hospital Universitário
Horário: 8:30 horas às 10 horas
Quanto: gratuito
O Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (DAE/UFSC) divulgou o Edital Nº34/GD/DAE 2012 com a 17ª chamada de calouros do Vestibular 2012. Os candidatos devem realizar a matrícula no período de 28 de setembro a 1º de outubro, munidos da documentação exigida, conforme a Portaria 01/PREG/2012 de 02/01/2012.
Com exceção dos cursos de Araranguá e Curitibanos, as matrículas serão realizadas no Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC), no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, o II Seminário de Acessibilidade na Universidade contou com palestras de representantes da Associação Catarinense de Esportes Adaptados (ACESA) e depoimentos de acadêmicos da UFSC com necessidades especiais. Na parte da manhã, os alunos com deficiência relataram sua trajetória para ingressar na universidade e a rotina dentro da UFSC. A tarde o vice-presidente da ACESA, Daniel Vicente, falou sobre o papel da Associação e a integração de pessoas com limitações por meio do esporte.
Superar as dificuldades para chegar à universidade, ser compreendido e assimilar o conteúdo dado em sala de aula são desafios diários de deficientes físicos, auditivos, visuais e intelectuais. Para a estudante de Letras Espanhol, Fernanda Nunes, as dificuldades são encontradas também fora da sala de aula. Falta de pisos táteis, rampas e prédios com elevadores estão entre os empecilhos apontados pela acadêmica.
Com o Ambiente de Acessibilidade Informacional (AAI) da UFSC, os alunos com necessidades especiais podem solicitar a digitalização de materiais didáticos, impressão em braile, cópias ampliadas e orientação para uso de computadores e outros recursos tecnológicos, ajudando a permanência do aluno na universidade e integração dele na comunidade acadêmica. “Todos temos limitações, deficiente ou não. É preciso superar as limitações da sociedade”, ressalta José Carlos, pós-graduado pela UFSC e deficiente auditivo.
Outra maneira de superar as limitações é por meio do esporte. A ACESA tem atletas paralímpicos na quadro brasileiro e oferece as modalidades goalball – futebol para deficientes visuais -, volei, handebol, surf, atletismo, bocha, xadrez, tênis de mesa, natação e vela. Para o vice-presidente da ACESA, Daniel Vicente, o esporte é uma maneira de integrar o deficiente físico, mental e sensorial (auditivo e visual) e conscientizá-lo sobre suas capacidades e talentos.
A UFSC contribui com a integração social de pessoas com necessidades especiais desde 1996, com o início das atividades do projeto de extensão “Sábado no Campus – Esporte Adaptado”, do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos. Toda a semana, os praticantes de goalball, handebol e tênis de mesa são auxiliados por bolsistas do projeto e participam de campeonatos no estado e no Brasil.
Pesquisa realizada pela mestranda Letícia Cristina Radin Pereira, sob orientação da professora Emilia Addison Machado Moreira, junto ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reforça o fato dos indivíduos com fibrose cística apresentarem quadro inflamatório importante, diminuição da função pulmonar e perda nutricional, independentemente do tipo de infecção acometida.
O trabalho avaliou a relação entre resposta inflamatória, estado nutricional e função pulmonar em 55 crianças e adolescentes com fibrose cística, e comparou os resultados com 31 crianças saudáveis. A conclusão final indicou que os pacientes com fibrose cística apresentavam diminuição do índice de massa corporal e massa muscular, além de redução da função pulmonar.
Foi observado também que, independente de estarem infectados pelas bactérias Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Burkholderia cepacia, os pacientes apresentavam aumento nas concentrações de marcadores inflamatórios, como mieloperoxidase, interleucina-1beta e proteína C-reativa, caracterizando um processo inflamatório sistêmico. A infecção pelas bactérias citadas anteriormente apresentou um efeito aditivo no quadro inflamatório aumentando as concentrações de outro marcador inflamatório denominado óxido nítrico e, além disto, aumentou o número das células como leucócitos e neutrófilos.
Em sua dissertação, Letícia discute os mecanismos desta interação e justifica que a ocorrência da desnutrição está associada à função pulmonar reduzida e que ganhos no estado nutricional, contribuem para a melhoria da função pulmonar e redução do processo inflamatório.
A pesquisa confirma que a ativação de processos inflamatórios desencadeia perda nutricional e declínio da função pulmonar, representando as principais consequências da fibrose cística. Além disso, destaca a importância de futuros estudos de intervenção nutricional com nutrientes imunomoduladores para avaliar seu efeito no estado nutricional e resposta inflamatória e prognóstico dos pacientes.
A equipe Vento Sul, tricampeã nacional e representante da América Latina no campeonato mundial de barcos movidos a energia solar da UFSC, abriu processo seletivo para as áreas: mecânica – naval, elétrica – eletrônica, financeiro, logística, automação e comunicação. As inscrições podem ser feitas até dia 7 de outubro, no site www.barcosolar.ufsc.br.
Um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, a 11ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorrerá entre os dias 21 e 24 de novembro. A edição deste ano tem como tema Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza. Para participar com estandes, minicursos e apresentações artístico-culturais, os interessados podem se inscrever até o dia 28 de setembro. O cadastro de estandes e minicursos deve ser realizado no site inscricoes1.sepex.ufsc.br e as inscrições para programação cultural pelo e-mail artistico.sepex@contato.ufsc.br.
Na quarta-feira, dia 26 de setembro, ocorreu a palestra “Vivendo um Experimento Social Global: uma análise do discurso público sobre engenharia climática”, ministrada pelo professor Philip Macnaghten, da Durham University, na Inglaterra. Na palestra o professor britânico falou sobre a geoengenharia, área de estudo que propõem intervenções na atmosfera global para controlar as mudanças climáticas. Na geoengenharia cientistas sociais alertam sobre os efeitos colaterais que determinadas tecnologias implicam no clima e necessidade de um diálogo prévio com a sociedade.
A geoengenharia se propõe a responder que tipo de mundo as tecnologias para controlar a mudança climática irão criar e qual a papel da sociedade nesse processo. Para essa nova engenharia, não há como separar a tecnologia da sociedade e os discursos sociais devem vir antes das inovações tecnológicas.
A palestra foi organizada pelo Instituto de Pesquisas em Riscos e Sustentabilidade (IRIS), vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política.
Mais informaçõe: Instituto de Pesquisas em Riscos e Sustentabilidade – IRIS: www.iris.ufsc.br
Telefone: 3721-8631
Poliana Dallabrida/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
poliana.dallabrida@gmail.com
Entre os dias 14 e 16 de novembro será realizada a 12ª edição do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas, em Veracruz, no México, com o tema “Gestão da Internacionalização, da Cooperação e da Cultura na Educação Superior”. As inscrições do evento estão abertas e podem ser feitas por meio do endereço: http://www.coloquio.ufsc.br/inscricoes/. A organização do Colóquio é realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da UFSC.
O período de submissão de artigos termina no dia 30 de setembro. Os 15 trabalhos melhores avaliados serão publicados na revista Gestão Universitária na América Latina (GUAL). O Brasil já sediou quatro edições do Colóquio, sendo três em Florianópolis e uma em Blumenau. Paraguai e Argentina também receberam edições do evento.
O 5º Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística (V SINPEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro. Interessados em participar do evento podem se inscrever sob três categorias distintas: apresentação de trabalho, exposição de pôster ou ouvinte. As inscrições foram prorrogadas até o dia 7 de outubro.
Objetivos
· Integrar os acadêmicos do mestrado e doutorado com as pesquisas em desenvolvimento no programa de Pós-graduação em Linguística (PGLg) da UFSC e em outras universidades;
· Divulgar as pesquisas em desenvolvimento nas diferentes linhas de pesquisa da PGLg;
· Organizar plenárias e mesas-redondas compostas pelos vários professores participantes das bancas de qualificações;
· Envolver acadêmicos da graduação para que possam entrar em contato com as pesquisas em desenvolvimento;
· Realizar o ‘Bondeandando’ em confluência com o seminário a fim de integrar as qualificações com o evento.
Modalidades de Inscrição1) Apresentação de trabalhos* – R$40,00 (alunos de pós-graduação)2) Exposição de pôster* – R$30,00 (alunos de pós-graduação ou graduação)
3) Ouvinte** – R$20,00 (livre)
até 07/10
Proposição de mesa-redonda (restrito a doutores, mas os membros podem ser alunos de pós-graduação);
até 07/10
Divulgação dos trabalhos aprovados
De 13/10 até 20/10
Envio das cartas de aceite para inscritos com apresentação de trabalho e exposição de pôsteres
De 13/10 até 20/10
Envio do comprovante de inscrição para ouvintes
De 13/10 até 20/10
Divulgação da programação final do V SINPEL
21/10
Envio do trabalho completo para publicação nos Anais
De 16/11 até 30/11
Observações:
* As inscrições serão realizadas mediante preenchimento e envio, por e-mail, do formulário de inscrição contendo o resumo para as modalidades apresentação de trabalho e exposição de pôsteres, comprovante de pagamento por depósito bancário e atestado de matrícula.
** A inscrição para ouvintes pode ser feita até o primeiro dia do evento.
Estão abertas, até o dia 26 de novembro, as inscrições para o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, que premiará teses de doutorado e dissertações de mestrado. Serão avaliados ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.
O prêmio se refere às teses e dissertações defendidas no Brasil em 2011 e foi criado a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Vale, firmada durante a conferência Rio +20.
A pré-seleção dos trabalhos será feita pelos programas de pós-graduação de todo o país, reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Cada programa de doutorado e de mestrado deverá instituir uma comissão de avaliação, que verificará a adequação das teses e dissertações aos temas definidos. Após a indicação dos trabalhos selecionados pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável por sua inscrição junto à Capes.
Os critérios a serem avaliados serão originalidade do trabalho e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação.
Premiação
O vencedor do Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade de Tese de Doutorado receberá R$ 15 mil e uma bolsa para realização de estágio pós-doutoral de até três anos em instituição nacional, podendo converter em um ano fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado. Já o ganhador de Dissertação de Mestrado receberá R$ 10 mil e uma bolsa para realização de doutorado em instituição nacional de até quatro anos. Os orientadores também serão prestigiados, recebendo auxílio equivalente a uma participação em congresso nacional e internacional, relacionado à área temática da tese. No caso de mestrado, o orientador vai receber R$ 3 mil e o de doutorado, US$ 3 mil.
Professor Irlan, da UFSC, no Timor Leste, um dos coordenadores do programa
Locução – O Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor Leste (PQLP), do Ministério da Educação, está com inscrições abertas até 24 de outubro para educadores brasileiros interessados em passar de seis meses a um ano naquele país.
Loc – Serão selecionados 50 bolsistas. A inscrição deve ser feita na página da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na internet.
Loc – O Timor Leste é um dos países mais novos do mundo. Tornou-se independente há apenas uma década e, por plebiscito, escolheu o português como uma das duas línguas oficiais.
Loc – No Timor Leste apenas a população mais idosa e próxima à capital, Díli, fala o idioma. Há 16 línguas locais, num país menor do que o estado de Sergipe.
Loc – O Brasil ajuda os timorenses nesse processo de construção da identidade nacional por meio de programa de cooperação internacional que inclui a qualificação de professores e o ensino da língua portuguesa. Todos os anos, um grupo de 50 profissionais, com experiência em formação docente, embarcam para o pequeno país, a 20 mil quilômetros do Brasil, numa ilha no Sudeste Asiático.
Loc – O resultado será divulgado em novembro, mesmo mês em que terão início as atividades. Os candidatos selecionados receberão mensalidade de 1,3 mil euros [R$ 3,4 mil] para a modalidade estágio docente e de 2,1 mil euros [R$ 5,5 mil] para a de articulador pedagógico. Terão ainda seguro-saúde, auxílio-instalação e passagem aérea.
Loc – Embora tenha ficado por quatro séculos sobre a influência colonial portuguesa, ao contrário do Brasil, a presença dos portugueses não resultou em unidade lingüística nacional no Timor Leste. As línguas das aldeias ficou preservada. Em 1975, Portugal retirou-se do país que passa então para a dominação Indonésia até 1999, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) promove a expulsão indonésia de Timor Leste.
Loc – O português e o tétum foram as línguas de resistência durante a dominação indonésia e, por isso, escolhidos em 2002 como as línguas oficiais no Timor Leste. O inglês foi rejeitado porque é associado aos australianos, que apoiaram a dominação indonésia.
Loc – Patrícia Pereira, 34 anos, ficou de janeiro a julho deste ano no Timor Leste. De volta ao Brasil, ela se prepara para escrever a tese de doutorado sobre as questões relacionadas aos “silenciamentos culturais” no processo de formação dos professores no pequeno país asiático.
Loc – Segundo ela, os professores brasileiros não têm de levar em conta a nossa cultura nesse processo de formação. “Trata-se de ouvir os timorenses e de construir uma formação em conjunto”, explica Patrícia.
Foi prorrogado o período de inscrição até o dia 5 de outubro para o curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), que será oferecido pelo Instituto de Estudos de Gênero, na modalidade de ensino a distância, em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi-MEC). No Estado de Santa Catarina, serão ofertadas no total 300 vagas para professoras/es da rede pública de ensino, sendo 50 vagas para cada cidade: Araranguá, Florianópolis, Itapema, Palmitos, Pouso Redondo e Praia Grande. É um curso de 200 horas/aula (180 via internet e 20 horas presenciais nos polos). O curso é gratuito e as inscrições devem ser enviadas para o e-mail: gde.ufsc.2012@gmail.com.
Os estudantes de Nutrição Marcelo Viera, Carolina Kuhn e Maria Gabriela Matias de Pinho estão desenvolvendo um projeto que visa diminuir o desperdício de alimento no Restaurante Universitário (RU) da UFSC. O trabalho de estágio obrigatório buscará resultados por meio da pesagem da sobra nos pratos dos usuários e nas panelas da cozinha, além de uma avaliação escrita do cardápio. Os alunos devem iniciar a pesquisa nas próximas semanas. Para realizar o trabalho com sucesso, os alunos precisam da colaboração dos usuários do Restaurante. Lixeiras de descarte estão separadas desde quarta-feira, dia 26 de setembro, em papel, sobra de alimentos e cascas de fruta para que o peso do lixo seja apenas de resto de comida. Os novos coletores foram instalados com antecedência para que os usuários se acostumem à mudança.
Na tarde de quarta-feira, 26 de setembro, o pesquisador da UFSC, Douglas Kaminski, tratou acessibilidade na web para inserir portadores de deficiências sensoriais aos ambientes de aprendizagem e ensino. A adequação da acessibilidade segue os padrões definidos por WCAG e W3C, criados para garantir a otimização das narrativas e recursos gráficos dos meios de informação. Além de beneficiar aqueles com algum tipo de deficiência, os sites acessiveis promovem a inclusão digital de todos os públicos.
A palestra proferida por Kaminski – “Educação inclusiva: ambiente web acessível com objetos de aprendizagem para representação gráfica” – está incluída na programação do II Seminiário de Acessibilidade na Universidade, que encerra às 17h desta quinta-feira, 27 de setembro.
No Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem, o qual Kaminski é integrante, há pesquisadores das áreas do jornalismo, design, pedagogia, psicologia e análise de sistema que já atuam na adaptação de ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEAs), como o www.moodle.ufsc.br. O grupo também trabalha as especificidades de cada tipo de deficiência.
Os serviços prestados pela Biblioteca Central da UFSC (BU) atendem as demandas informacionais de pessoas com deficiência. O piso tátil, no térreo da biblioteca leva até o ambiente de acessibilidade informacional que oferece acervo e impressão em braile, leitor de tela, softwares específicos para acessibilidade e empréstimo de materiais, como lupa, para facilitar a leitura.
Administração Central apresenta nos centros relatório dos 120 dias de gestão
As reitoras da UFSC, juntamente com os pró-reitores, estão participando de reuniões dos Conselhos de Centro apresentando o relatório dos primeiros 120 dias da gestão. Os encontros já aconteceram no CFH, CCB, CTC, CDS e CSE. As datas no CCJ e no CED ainda serão confirmadas. A próxima agenda contempla hoje, 27/9, às 14h, o CCA (Auditório); no dia 4/10, às 10h, o CFM (Auditório do Departamento de Química) e às 14h, o CCE (Auditório).
Minicurso de Física no CSE
O Programa de Pós-Graduação em Física organizou um minicurso sobre Fisica I, no próximo sábado, dia 29/9, das 9h às 12h, nas salas CSE 011 e 012 do CSE. O objetivo é aumentar o aproveitamento dos alunos nessa disciplina e reduzir as reprovações nela. Ele será ministrado pelos doutorandos em Física Luiz Lopes e André Felipe Garcia, sob a supervisão do professor Marcelo Tragtenberg. Contato: Luiz Lopes – email luiz_kiske@yahoo.com.br.
Estacionamentos e segurança passam por reestruturação
O Departamento de Segurança Física da UFSC (DESEG) está realizando mudanças nos estacionamentos e guarita do Campus Trindade. Os espaços que hoje estão reservados com cones serão abertos a todos. Em frente à Reitoria, apenas o reitor(a), vice-reitor(a) e chefe de gabinete terão acesso às vagas. Os locais destinados para pessoas com deficiência e idosos serão ampliados (4 vagas para cada caso). O controle de entrada será realizado eletronicamente com uso de cartão magnético – o crachá funcional UFSC. Leia mais.
Michel Onfray na pauta do Café Philo
De um lado o elogio ao prazer e à liberdade, de outro, a denúncia de toda forma de prazer superficial e consumista. Sobre esses dois pilares se estrutura o materialismo hedonista do filósofo francês Michel Onfray, que virá a Santa Catarina no início de outubro como convidado do programa Fronteiras do Pensamento e está no centro dos debates do próximo Café Philo, que será conduzido por João da Mata, especialista em sua obra e doutorando em psicologia, no dia 27/9, às 20 horas, no auditório da Reitoria da UFSC.
Criado projeto de combate ao assédio moral
Interessados em participar do projeto “Combate e Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho para a Promoção da Saúde do Trabalhador”, coordenado pela professora Suzana da Rosa Tolfo, do Departamento de Psicologia da UFSC, podem entrar em contato pelo e-mail: vivencias.ufsc@gmail.com. As vagas são limitadas e os encontros serão realizados no SAPSI – Serviço de Atendimento Psicológico, Centro de Filosofia e Ciências Humanas.
Nutrição desenvolve projeto no RU
Alunos do curso de Nutrição estão desenvolvendo um projeto para analisar o desperdício no RU. A ideia é a de buscar qualidade no serviço oferecido e pensar a questão da sustentabilidade. A equipe responsável pelo trabalho, equivalente a um estágio obrigatório no curso, pede a colaboração de todos os usuários para a separação das casas de frutas e papel em lixeiras especificas e solicita que os líquidos não sejam jogados nas lixeiras. Contatos: Carolina Kuhn – carollkuhn@yahoo.com.br, Maria Gabriela Matias de Pinho – gabriellamatias@hotmail.com.
Mestrado Profissional em Administração Universitária
A coordenação do Mestrado Profissional em Administração Universitária da UFSC divulgou o Edital do Processo Seletivo, com inscrições abertas até o dia 19 de outubro. O curso oferece 30 vagas para ingresso em março de 2013. Informações: (48) 3721-6525, ppgau@cse.ufsc.br ou ppgau.ufsc.br/.
O DAE/UFSC divulgou o edital nº 34 referente a 17ª chamada de calouros 2012. Com exceção dos Cursos de Ararangua e Curitibanos, as matrículas serão realizadas no Departamento de Admistração Escolar – DAE / UFSC, em Florianopolis, das 08h às 12h e das 14h às 18h, nos dias 27/9, 28/09 e 01/10/2. Informações: (48)3721-9707, 3721-9331/3721-6553.
Ao mesmo tempo em que vem traduzindo e publicando títulos universais , a Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) está editando obras nacionais e valorizando a literatura de autores catarinenses. Um exemplo deste resgate aconteceu ontem (26) com o relançamento de O Detetive de Florianópolis, de Jair Francisco Hamms, na Feira de Livros da EdUFSC no Campus da Universidade, em Florianópolis. O leitor é brindado por 31 crônicas de humor, ironia, sacanagem e cinismo vividos pelo detetive Domingos Tertuliano Tive (D.T.TIVE).
O evento foi prestigiado pela viúva do escritor, Lúcia Rupp Hamms, acompanhada da filha Ana Paula, do neto Francisco de dois anos e do filho Rogério. Quem animou o bate-papo com a viúva foi o ex-reitor da UFSC, Ernani Bayer, que contou como contornava crises na sua equipe aproveitando o humor de Jair Hamms, um dos fundadores da UFSC, chefe de Gabinete do primeiro reitor, João David Ferreira Lima. Os convidados e visitantes foram recepcionados pelo diretor executivo da EdUFSC, Sérgio Medeiros, que aproveitou a ocasião para destacar a qualidade editorial e gráfica dos livros publicados pela editora universitária.
Quando O detetive de Florianópolis foi lançado, em 1983, Ernani Bayer era reitor e o escritor Salim Miguel dirigia a EdUFSC, que, na época, tinha como presidente do Conselho Editorial o antropólogo e ex-pró –reitor Sílvio Coelho dos Santos.
Aberta desde o dia 24 de setembro, a feira permanecerá na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, até o dia 25 de outubro, oferecendo descontos de até 70 por cento. “Não é uma oportunidade somente para a comunidade universitária. Trata-se de uma chance para a sociedade adquirir excelentes títulos a preços acessíveis”, sublinhou o editor Sérgio Medeiros, convidando, inclusive, leitores e livreiros do interior de Santa Catarina.
A reedição do clássico de Jair Hamms reforça a linha editorial da EdUFSC que recentemente publicou obras de Cruz e Sousa, Silveira de Souza e Rodrigo de Haro. A tiragem de O Detetive de Florianópolis foi de mil exemplares. Pelo contrato assinado no relançamento, cem ficam para a família e 900 serão disponibilizados ao mercado. Lúcia Rupp Hamms elogiou o projeto gráfico e a agilidade da editora. “Saiu tudo rápido e ficou muito bonito”, observou, feliz com o resultado.
A Feira funciona de segunda à sexta-feira, das 8h30min às 19 horas. Nas quartas-feiras vai até às 20h30min por conta dos lançamentos e bate-papos com autores e convidados.
Na próxima quarta-feira (dia 3 de outubro), a partir das 16h30min, a feira abriga o lançamento do livro Cage e a poética do silêncio, de Alberto Heller. Na mesma sessão, Grace Torres e Lilian Nakahodo autografam CD comemorativo ao centenário do compositor revolucionário e poeta norte-americano John Cage, inventor da chamada “música aleatória”.
As novidades da Feira acontecem todas as quartas-feiras até 25 de outubro. No dia 10 de outubro, às 16h30min, a EdUFSC relança Contos Gauchescos, de Simões Lopes Neto, marcando o centenário da primeira edição do clássico da literatura sulista. Haverá sessão de autógrafos com o escritor Cláudio Cruz, organizador da obra.
Na sequência, estão na programação O fantástico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes (17 de outubro), com a presença de Gelci José Coelho (Peninha), e Pensar em não ver: escritos sobre a arte do visível, de Jacques Derrida (24 de outubro), outro clássico da literatura universal que ganha o selo da EdUFSC.
Mais informações e contatos:
Sérgio Medeiros e Fernando Wolff
(48) – 3721-9605 , 3721-9408 , 3721-9686 e 3721-8507
As reitoras da UFSC, juntamente com os pró-reitores, estão participando de reuniões dos Conselhos de Centro apresentando o relatório dos primeiros 120 dias da gestão. Os encontros já aconteceram no CFH, CCB, CTC, CDS, CSE e CCA. As datas no CCJ e no CED ainda serão confirmadas. A próxima agenda contempla hoje, 27/9, às 14h, o CCA (Auditório); dia 4/10, às 10h, o CFM (Auditório do Departamento de Química) e dia 4/10, às 14h, o CCE (Auditório).
O Programa de Pós-Graduação em Física organizou um minicurso sobre Fisica I, no próximo sábado, dia 29/9, das 9h às 12h, nas salas CSE 011 e 012 do CSE. O objetivo é aumentar o aproveitamento dos alunos nessa disciplina e reduzir as reprovações nela. Ele será ministrado pelos doutorandos em Física Luiz Lopes e André Felipe Garcia, sob a supervisão do professor Marcelo Tragtenberg. Contato: Luiz Lopes – email luiz_kiske@yahoo.com.br.
Lançada a edição inaugural da Revista Landa, do Núcleo Juan Carlos Onetti de Estudos Literários Latino-americanos. Além da homenagem ao crítico e escritor argentino Noé Jitrik, a publicação traz textos de Daniel Link, Francisca Noguerol, Susana Scramim, Carlos Eduardo Capela, Nancy Fernández e Edgardo Berg, Fabio Jurado Valencia, os escritores Marco Vasques e Carlos Liscan, além de ensaios de Jorge Wolff, Liliana Reales, Rubens da Cunha, Bairon Vélez Escallón, Selomar Borges, Janete Elenice Jorge, Gastón Cosentino e Ana Carolina Texeira Pinto. Informações: revistalanda@gmail.com.
A UFSC implantará um grupo de trabalho para discutir as propostas de debates para ampliar a visibilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), empresa criada pelo Ministério da Educação para gerir os hospitais universitários.
Assista reportagem produzida pela TV UFSC: Universidade Já – Discussão sobre a EBSERH
A votação na audiência pública para a aquisição do campus da Unisul foi positiva e unânime
A reitora Roselane Neckel apresentou nesta terça-feira, dia 25, o relatório dos 120 dias da nova gestão, no Campus de Araranguá/UFSC. A audiência pública teve como tema a possível aquisição do atual campus da Unisul, uma estratégia para resolver problemas de espaço físico, falta de laboratórios, equipamentos e criação de novos cursos. O evento contou com a presença do diretor geral do Campus de Araranguá, professor Paulo Esteves, e demais autoridades, além da comunidade acadêmica.
Após apresentação de orçamentos e da situação atual dos campi, foram discutidas as possibilidades de compra ou aluguel dos espaços da Unisul, bem como da espera da construção do novo prédio. Atualmente, o Campus Araranguá possui um prédio de dois andares comdois mil e quinhentos metros quadrados, onde são ministradas aulas para quatro cursos. O campus foi projetado para receber apenas a graduação de Tecnologia de Informação em Comunicação, com vaga para 450 alunos. Hoje são mais três cursos em funcionamento: Engenharia de Computação, Engenharia de Energia e Fisioterapia, contabilizando cerca de 1.300 alunos.
O campus da Unisul possui um prédio de 10 mil e quinhentos metros quadrados, 6 mil metros de área urbanizada com estacionamento e recreação, além de laboratórios e equipamentos. A Caixa Econômica Federal avaliou o prédio em cerca de R$13 milhões, valor próximo ao da construção do novo prédio de quatro andares que estava previsto no projeto. No entanto, com a desvantagem de um período de no mínimo quatro anos para ficar pronto.
Em votação simbólica, os 83 presentes no evento optaram pela transferência das atividades para o novo campus, que já está construído, equipado e com laboratórios de anatomia. Segundo a reitora, a qualidade de ensino para os estudantes e a permanência dos professores em Araranguá é fundamental. “Quando tivermos uma infraestrutura digna para a comunidade universitária de Araranguá, nós estaremos consolidando o campus porque teremos a oportunidade de reestruturar os projetos pedagógicos e fortalecer a pesquisa e a extensão”, disse Roselane Neckel. Depois das negociações com o Governo Federal e a aprovação do Ministério da Educação, a transferência das atividades poderá ser feita e o antigo campus pode servir ainda para projetos futuros, entre eles moradia estudantil e salas de pós-graduação.
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promovem um debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) no[...]
O Projeto de Registro da Pesca com Botos, vinculado ao curso de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a palestra “Antropologia, mesa, ecologia na pesquisa e elaboração do dossiê de registro da Pesca com[...]
O Cineclube Cinecittà, projeto de extensão vinculado ao curso de Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 23 de junho, às 19h, a exibição gratuita do filme La Chimera[...]
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
A Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe no dia 24 de junho (quarta-feira), às 10h, o evento A mediação e a formação do leitor, uma iniciativa voltada a professores, bibliotecários, contadores de histórias e ao[...]
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, entre os dias 24 e 25 de junho, o 1º Seminário Internacional de Qualidade Informativa, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Central. O evento reúne pesquisadores de universidades[...]
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, entre os dias 24 e 25 de junho, o 1º Seminário Internacional de Qualidade Informativa, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Central. O evento reúne pesquisadores de universidades[...]
O Instituto de Estudos e Cooperação UFSC/China promove a mesa redonda China, 15º Plano Quinquenal (2026–2030): impactos e possibilidades para Santa Catarina e Brasil, no dia 25 de junho, das 15 às 18h, no auditório do[...]
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica promove o AI Startup Night no dia 26 de junho, às 19h, no Auditório do Centro de Ciências Biológicas. O evento reúne estudantes, empreendedores e profissionais para uma conversa[...]
O Ciclo de cinema alemão Deutsches Kino, do Curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza a exibição do filme O céu sobre Berlin, de Wim Wenders, no dia 26 de[...]
O Cine Paredão apresenta nesta sexta-feira, 26 de junho, às 19h, a exibição gratuita do filme The Chronology of Water (A Cronologia da Água), dirigido por Kristen Stewart. A sessão acontece no Bosque do Centro[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
A exposição (Trans)itórios, produzida por estudantes de Museologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estará aberta ao púbico de 23 a 29 de junho, no Hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Antes[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Grupo de Pesquisa Gênero e Controle Penal (GCP), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenado pela professora Camila Damasceno de Andrade, realizará, durante o mês de[...]
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG) promove em 29 de junho, a partir das 19h, a 11ª e última sessão do 2º Colóquio IEG de Pesquisas, com o tema Práticas e memórias de resistências.[...]
Alunos das turmas de Atuação III e Encenação III do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientados pelo professor Fabrício Gastaldi, apresentam o espetáculo Mosaico de 10 almas: monólogos em[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (IEG/UFSC) promove o 9°Curso de Curta Duração (CCD) Educar para uma vida sem violências com o primeiro encontro on-line no dia 1° de[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Grupo de Estudos de Direito, Inovação e Tecnologia (GEDITech), está com inscrições abertas até o dia 1° de abril. Os encontros serão realizados online, sempre às quintas-feiras, das 17h às 18h15 e são voltados[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição Arte que Interroga, do artista plástico Abba. A abertura será na[...]
O Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe, até 30 de julho, a exposição Boi da Magia de Marcelo Calazans. A visitação é gratuita e ocorre[...]
A Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina é o setor responsável pela atualização de notícias no site da UFSC. Para solicitar uma divulgação, acesse o site.