UFSC na Mídia – Clipping de 27 e 28 de dezembro
![]() Clique na imagem para ver o clipping de 27 de dezembro |
Clique nas imagens acima para ver o clipping de 27 e 28 de dezembro
![]() Clique na imagem para ver o clipping de 27 de dezembro |
Clique nas imagens acima para ver o clipping de 27 e 28 de dezembro
Seleção unificada: Primeira edição de 2013 vai oferecer 129,2 mil vagas em 3,7 mil cursos
Faleceu no dia 24 de dezembro o estudante Tiago Jócio Martins, aos 20 anos, que cursava Sistemas de Informação na UFSC, turma 2010-2. O estudante sofreu um acidente enquanto andava de skate na Costeira da Armação, em Governador Celso Ramos, no dia 22 de dezembro.
De acordo com amigos, assim que chegou ao local ele subiu no skate e logo caiu, batendo a cabeça. Tiago foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, levado para os hospitais Celso Ramos e Regional, porém por falta de vagas foi encaminhado ao Hospital Universitário. Sua morte cerebral foi confirmada no domingo e os pais decidiram autorizar a doação de órgãos. Tiago foi sepultado em Três Riachos, Biguaçu.
Estão abertas até o dia 2 de janeiro de 2013 as inscrições do processo seletivo para professor tutor, para atuar no Programa de Educação Tutorial – PET, do grupo Conexões de Saberes.
As informações estão no Edital Nº06/CLA/PROGRAD/2012, publicado pela Pró-Reitoria de Graduação da UFSC. O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise dos documentos apresentados e e entrevista com os candidatos, marcada para o dia 3 de janeiro.
(mais…)
A região da grande Florianópolis ganhará nos próximos meses um box de produtos orgânicos de procedência da agricultura familiar, que funcionará nas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa) de São José (SC). A iniciativa pioneira é do Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) da UFSC em parceria com o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro). Depois de dois anos pleiteando o espaço, a entrega das chaves do box 721 aconteceu na sexta-feira, 21 de dezembro, no auditório da Ceasa. O presidente da entidade, Felício Francisco Silveira, deu as boas vindas ao grupo, que esteve representado por 26 participantes, entre agricultores, pesquisadores e membros de entidades de apoio.
“O objetivo do box é aumentar a renda dos agricultores e reduzir o custo de produtos orgânicos para os consumidores”, explica o professor Oscar José Rover, coordenador do Lacaf/UFSC. O box de 75m² localiza-se no Pavilhão de Agricultura Familiar. A previsão é de abrir as portas a partir de fevereiro de 2013.
Para iniciar as atividades, o grupo terá um aporte do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que irá financiar um projeto de custeio para comercialização de produtos em transição de fumicultores de Santa Catarina. O projeto visa apoiar as famílias que queiram deixar a produção de tabaco e passar a produzir orgânicos. Hoje no Estado 50 mil famílias trabalham na fumicultura. O MDA destinou R$100 mil ao projeto, que já estão depositados na conta da UFSC e que servirão para o pagamento dos custos de manutenção do box para os primeiros 12 meses, tais como tarifa de uso, taxas de condomínio e remuneração de um gerente operacional, entre outros.
De imediato o box não irá comercializar os produtos, funcionando como um entreposto que terá como objetivo facilitar a distribuição de orgânicos e também de agricultura em transição. Dessa forma, os produtos que chegarem ao box já estarão previamente vendidos. O grupo quer definir formas de racionalizar as entregas em áreas de grande tráfego de veículos, como o centro de Florianópolis. Outra iniciativa será a troca de cargas, em que agricultores de uma região poderão trazer seus alimentos e, na mesma viagem, levar produtos de regiões diferentes. É uma forma de ampliar o leque de opções de orgânicos nos locais de origem.
Para gestão do box, as entidades estão organizadas em uma assembleia geral. Do grande grupo foi definida uma equipe de coordenação, com representantes do Lacaf, Cepagro, dos grupos de Garopaba, São Bonifácio, Grande Região Sul e Joinville. “Este será o primeiro box dentro da Ceasa a funcionar dentro de um modelo cooperativo, reunindo organizações de agricultores de todo o estado, além de participantes do Paraná, Rio Grande do Sul e região sul do Estado de São Paulo”, explica o professor Oscar.
Entre as entidades participantes do box de orgânicos na Ceasa estão o Lacaf-UFSC, o Cepagro, a Rede Ecovida, Cooperativa Ecoserra (Região Serrana), Centro Vianei de Lages, Acevam/Coopervida de Praia Grande, Coopertrento de Nova Trento, Cooperfamília de Rio Fortuna, Cemear do Alto Vale Itajaí, Ascooper do Oeste Catarinense, Coopejar de Jaraguá do Sul, grupos de Garopaba, Paulo Lopes, São Bonifácio, Angelina, Rancho Queimado, Imbuia, Leoberto Leal, Compras Coletivas de Florianópolis, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/SC) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/SC). Também participam organizações e produtores de Araquari, Joinville, Brusque, São José, Treze de Maio, Águas Frias. O contrato com a Ceasa vai até 31 de outubro de 2022 e foi assinado pelo coordenador da Cepagro, Charles Onassis Peres Lamb.
O Lacaf atuará também como entidade de apoio, prestando assessoria na organização do grupo, no levantamento de dados, nos processos de comercialização e na execução de estudos para evitar que as entidades parceiras possam ser concorrentes dentro do grupo. O laboratório conta com a participação de oito estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC.
Mais informações:
Laboratório de Comercialização da Agricultura Familiar (Lacaf) da UFSC
– Coordenador: Professor Oscar José Rover: oscar.rover@gmail.com
– Site: http://lacaf.paginas.ufsc.br/
Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo – Cepagro
– Assessoria de Comunicação – Fernando Angeoletto: comunicacao@cepagro.org.br
– Site: http://www.cepagro.org.br/
Veja também:
Box para produtos agroecológicos no Ceasa/SC: uma conquista da agricultura familiar catarinense
Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC
laura.tuyama@ufsc.br
Em sua última edição de 2012, o Jornal “Qorpus”, projeto de extensão do Curso de Graduação em Artes Cênicas da UFSC, publica textos sobre Nelson Rodrigues, Tatsumi Orimoto, entre outros, e entrevistas com Ricardo Corona (poeta, performer e finalista do prêmio Jabuti em 2012) e com a atriz e diretora Barbara Biscaro. Também o jornal oferece aos seus leitores material audiovisual, contendo vídeo-poema e performances.
(mais…)
Equipe MEES recebe o código fonte da primeira versão do Sistema Informacional de Gestão do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES)
O Sistema de Gestão Integrada denominado Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES) encerra o ano com uma etapa cumprida na sua proposta de inovação científica e tecnológica à administração da educação superior. A equipe MEES já tem em mãos o código fonte da primeira versão do Sistema Informacional de Gestão do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES), a plataforma web de suporte para implementação do sistema de gestão integrado.
Financiado pelo Edital Pró-Administração da CAPES, o MEES foi modelado para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
O software foi desenvolvido pela empresa EquipeDigital.com, sediada em Florianópolis. O código fonte foi entregue no dia 6 de dezembro pelo proprietário Vicenzo Berti para os representantes do projeto MEES, a coordenadora Angela Cristina Corrêa e os alunos da UFSC Lucas Bresolin e Rafael Faccio.
O SIGMEES integra os seguintes componentes: formulário eletrônico, manual de ajuda e relatórios parciais e gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDI/PDUs). O manual autoexplicativo traz orientações sobre todas as fases, etapas e atividades que constituem o SIGMEES, bem como um glossário de termos e informações sobre a legislação da educação superior brasileira.
O software conta com um gerenciador para a aplicação piloto da primeira versão do SIGMEES. Para a coordenadora do MEES, Angela Cristina Corrêa, o gerenciador é uma inovação para o desenvolvimento de pesquisas em processo de aplicação piloto, pois permite fazer alterações no sistema em tempo real.
Atualmente, a equipe do projeto MEES está testando o funcionamento do software. O próximo passo será a escolha das IES que farão parte da aplicação piloto do SIGMEES. Deverão compor a amostra universidades, centros universitários e faculdades.
O MEES está lotado no Programa de Pós-graduação em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela coordenação geral do projeto. Possui parceria com o Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR) e os Programas de Pós-graduação em Administração e de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA-PPGEP/UFSM). Está em processo de formalização a parceria recentemente acordada com o Mestrado em Administração da Universidade Regional de Blumenau – FURB.
Mais informações:
– Site do projeto MEES http://www.sigmees.com.br.
Notícia relacionada:
– Projeto Mapa Estratégico da Educação Superior realiza workshops
O Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional – Pró-Mobilidade Internacional (Capes/AULP), do qual a UFSC é filiada, está com inscrições abertas para seleção de projetos para o Programa Pró-Mobilidade Internacional nas diversas áreas do conhecimento e com vistas a incentivar a mobilidade docente e discente internacional entre os países e as instituições participantes da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP). As inscrições terminam em 28 de dezembro. Confira o Edital Capes nº 33/2012 clicando aqui.
(mais…)
No último dia 7, a Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) da UFSC recebeu do Ministério do Esporte a quantia de R$ 2.851.728,14 para a aquisição do Piso Sportflex Super X (Mondo) e acessórios fixos com o intuito de viabilizar a construção da pista olímpica de atletismo do Centro de Desportos (CDS) ainda este ano. Para o início de 2013, está previsto o repasse de mais R$ 5.269.004,74 para início das obras, totalizando R$ 8.374.292,94.
(mais…)
A partir desta quarta-feira, dia 26 de dezembro até o dia 15 de fevereiro de 2013, a Universidade Federal de Santa Catarina estará funcionando em horário de verão. De segunda a quinta-feira, o expediente será das 13h às 19h e, na sexta-feira, das 7h às 13h. No dia 31 de dezembro não haverá expediente.
O horário de verão foi estabelecido pelo Memorando Circular n° 14/GR /2012, emitido pelo Gabinete da Reitoria no dia 5 de novembro.
O Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC divulgou nesta sexta-feira, dia 21 de dezembro, o Calendário para 2013.1 para os cursos extracurriculares de língua e testes de nivelamento: http://www.cursosextra.com. Confira o edital: www.cursosextra.com/uploads/edital_extra_20122.pdf.
(mais…)
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Comunicamos à Comunidade Universitária que, nos últimos meses, o Gabinete da Reitoria acompanhou a tramitação do projeto de lei do Deputado Estadual Marcos Vieira, que busca retirar da UFSC área localizada no Pantanal.
Para nossa surpresa, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto que desconsidera o trabalho desenvolvido pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana do Campus Trindade e Bacia do Itacorubi, encarregada de estudar soluções para minimizar os problemas de mobilidade no entorno da universidade. Este grupo de trabalho, composto por especialistas representantes de diferentes segmentos, foi criado a partir da determinação do nosso Conselho Universitário e atua na busca de alternativas duradouras para os problemas do trânsito, em um processo criterioso e democrático.
(mais…)
A Celesc terá de pagar uma multa diária de R$ 50 mil a partir desta sexta-feira pelo vazamento de cerca de 12 mil litros de óleo em uma subestação da Companhia no bairro da Tapera, Sul da Ilha em Florianópolis. A notificação foi entregue na manhã desta sexta-feira por uma equipe do Ibama na sede administrativa da empresa no bairro do Itacorubi. Segundo o chefe de controle e fiscalização do Ibama, Alessandro Queiroz, foi comprovado crime ambiental no grau máximo.
(mais…)
O Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC divulgou nesta sexta-feira, 21, o resultado dos processos de transferências e retornos 2013-1, para cursos presenciais de graduação e a distância.
As matrículas devem ser efetuadas no período de 25 de fevereiro a 06 de março de 2013 ou de 12 a 15 de março de 2013. Informações sobre a matrícula, que é obrigatória para a consumação do processo de transferência ou retorno, o estudante encontra no Edital nº 37.
Mais informações: www.dae.ufsc.br
Homenagem aos 80 anos do Curso de Direito celebrada nos 52 anos da UFSC – Foto Wagner Behr/ Agecom/UFSC
Foi realizada na terça-feira, 18 de dezembro, aniversário de comemora52 anos da UFSC, no Auditório da Reitoria a a sessão solene do Conselho Universitário em homenagem aos 80 anos de fundação do curso de Direito da UFSC. Compuseram a mesa a reitora Roselane Neckel; a vice-reitora Lúcia Helena Pacheco; o presidente do conselho de curadores, professor Enio Valmor Kassick; a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Olga Maria Boschi; o ex-reitor da UFSC, Ernani Bayer; o representante da Fundação José Arthur Boiteux, professor José Isaac Pilati e o presidente do Centro Acadêmico de Direito (Caxif), Leonardo Bruno Pereira. Na cerimônia, a diretora do CCJ relembrou a história do curso desde a sua criação no dia 11 de fevereiro de 1932 como Faculdade de Direito de Santa Catarina. Para Olga, a principal contribuição do curso foi ajudar na criação e consolidação da Universidade Federal de Santa Catarina como uma instituição de excelência. “É uma honra e um privilégio fazer parte dessa iniciativa que busca relembrar a trajetória dos 80 anos do curso de Direito”.
O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta sexta, 21, a lista de artigos selecionados para publicação do livro “Creches catarinenses: educação, cuidado e ensino”. O objetivo central da publicação será o de apresentar um panorama sobre experiências de educação, cuidado e ensino de crianças de zero a três anos em instituições públicas do Estado.
Os trabalhos foram avaliados pela equipe de pareceristas had doc dessa publicação. As organizadoras entrarão em contato, por e-mail, com os autores dos artigos selecionados a partir da segunda quinzena de janeiro de 2013.
Qualquer dúvida entrar em contato com as organizadoras: especializacaoceei0a3@gmail.com
Fone: (48) 3721-9432
A 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) terá como sede a cidade de Recife e Olinda, em Pernambuco, entre os dias 22 a 26 de janeiro de 2013. “A volta da Asa Branca” é o tema desse ano, e tem como homenageado especial o rei do baião, Luiz Gonzaga, cujo centenário é comemorado em 2012. O evento traz mostras artísticas selecionadas entre estudantes de várias universidades do país, shows, oficinas e debates.
(mais…)
Produção da Agência de Comunicação (Agecom) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
www.semana.ufsc.br | De 24 a 28 de dezembro de 2012
AVISOS |
Semana UFSC volta a circular em março O informativo eletrônico Semana UFSC deixa de circular, voltando em março de 2013. Segunda etapa do semestre letivo 2012.2 A segunda etapa do semestre letivo 2012.2 da UFSC acontecerá entre 18 de fevereiro e 28 de fevereiro de 2013. |
Professora Rosane (em pé) é a coordenadora do Projeto Ninho, que há 16 anos trabalha na promoçãoda saúde. Foto: divulgação
Um repasse de R$ 50 mil do Ministério da Educação vai dar condições para que um projeto da UFSC de promoção da saúde, realizado há 16 anos na comunidade da Lagoa da Conceição (Florianópolis), possa se expandir para cinco localidades em 2013. Trata-se do projeto de extensão Ninho que, por meio de oficinas de recreação e atividades em grupo, tem por objetivo cuidar da saúde individual e da família. O projeto surgiu no Departamento de Enfermagem da UFSC e atende à população da Lagoa e trabalhadores do Núcleo de Educação Infantil (Nei) do bairro.
(mais…)
A TV UFSC realizou uma entrevista com Flavia Regina Souza Ramos, coordenadora operacional do projeto que tem por objetivo reestruturar os serviços públicos de saúde do Haiti, atingido por um terremoto de grande magnitude no dia 12 de janeiro de 2010. O projeto é uma cooperação entre Brasil, Cuba e Haiti. Flavia é também coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.
(mais…)
Estão abertas as inscrições para oito vagas de professor substituto em cinco departamentos do Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina. Os requisitos para concorrer às vagas estão publicados no Edital n.º 003/DDP/2012.
As vagas são nos departamentos de Clínica Médica, Nutrição, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecânica.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Comunicamos à Comunidade Universitária que, nos últimos meses, o Gabinete da Reitoria acompanhou a tramitação do projeto de lei do Deputado Estadual Marcos Vieira, que busca retirar da UFSC área localizada no Pantanal.
Para nossa surpresa, a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto que desconsidera o trabalho desenvolvido pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana do Campus Trindade e Bacia do Itacorubi, encarregada de estudar soluções para minimizar os problemas de mobilidade no entorno da universidade. Este grupo de trabalho, composto por especialistas representantes de diferentes segmentos, foi criado a partir da determinação do nosso Conselho Universitário e atua na busca de alternativas duradouras para os problemas do trânsito, em um processo criterioso e democrático.
Reforçamos o nosso compromisso histórico com a cidade e a população de Florianópolis. Cientes, porém, de todas as implicações que um projeto desta natureza representa para a instituição, entramos em contato com a Secretaria do Patrimônio da União e a Advocacia Geral da União para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas para garantir a defesa do patrimônio público de nossa universidade e das decisões do CUn.
Florianópolis, 20 de dezembro de 2012.
Administração Central