2ª Oficina de Ciências aproxima alunos do ensino médio ao contexto científico

14/06/2012 16:04

Os bolsistas Reuni dos departamentos de Bioquímica e de Neurociências da UFSC promovem nesta sexta, dia 15, o terceiro e último dia da “II Oficina de Ciências”, com alunos do ensino médio do Colégio Estadual Dom Jaime, situado no Ribeirão da Ilha, Florianópolis.

A atividade, realizada nos dias 11 e 12 deste mês, faz parte de um projeto idealizado pelo professor Leopoldo De Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tem como objetivo fundamental envolver estudantes do ensino público ao contexto científico.

Outras informações pelo e-mail daniflorencio@gmail.com.

Tags: Oficina de CiênciasreuniUFSC

Nova edição do Jornal do CCE já circula pelo campus

14/06/2012 16:00

Já está em circulação a 27ª edição do Jornal do CCE, publicação feita pelos alunos da segunda fase do curso de Jornalismo da UFSC.  Entre os destaques da edição está o projeto que prevê a reforma do Bloco A do Centro, a criação da Empresa Júnior do curso de Cinema, a mostra nacional de filmes sobre a ditadura – Cinema pela Verdade -, e a transmissão dos jogos da Eurocopa pela Rádio Ponto UFSC. Além disso, a entrevista com o professor Paulo Berton, nomeado para comandar a Secretaria de Cultura (Secult).

O Jornal tem periodicidade mensal e pode ser visto também em sua versão online. A orientação é do professor Elias Machado.

Por Isadora Ruschel, bolsista na Agecom/UFSC.

Tags: CCEjornal do CCEUFSC

Obra sobre teoria jurídica relacionada ao meio ambiente será lançada nesta quinta

14/06/2012 12:56

Temas que têm inquietado professores e estudantes dedicados ao estudo de questões relativas ao meio ambiente são abordados no livro ´Dano Ambiental na Sociedade de Risco`, que será lançado nesta quinta-feira, 14 de junho. A apresentação da obra acontece a partir de 19h, na livraria Saraiva, Shopping Iguatemi, Florianópolis.

Coordenada pelo professor do Departamento de Direito da UFSC José Rubens Morato Leite, a obra apresenta as particularidades da teoria jurídica ambiental, da gestão de riscos das áreas contaminadas e dos agrotóxicos. Examina a jurisprudência mais recente acerca das áreas de preservação permanente, da responsabilização civil por danos ao patrimônio cultural e do estabelecimento do nexo de causalidade por danos ambientais na tutela coletiva do meio ambiente.

Publicada pela Editora Saraiva, reúne 15 artigos trata também sobre o estudo de critérios para a análise da prova científica nos processos decisórios envolvendo conflitos ecológicos, do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e do princípio da proibição de regresso nos níveis de proteção.

“É uma análise oportuna quando se considera que o Poder Legislativo discute atualmente o texto do Código Florestal brasileiro, ameaçando o mínimo existencial ecológico”, destaca Morato Leite, que compartilha a organização da publicação com a professora Heline Sivini Ferreira (do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-PR ) e Maria Leonor Paes Cavalcanti Ferreira (doutoranda em Direito pela UFSC).

Segundo Morato Leite, coordenador do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco, os artigos foram produzidos com o objetivo de abordar o dano ambiental não só a partir de uma visão restrita e dogmática do Direito, mas tentando empreender uma linguagem transdisciplinar, aberta e integrativa, apresentando como pano de fundo os aspectos sociológicos da Teoria da Sociedade de Risco.

“Ao colocar a categoria de risco como centro de análise, os autores pretendem mostrar que as ameaças ao meio ambiente exigem gestão preventiva e transfronteiriça, tratando de assuntos importantes que podem ser abordados na Conferência Rio+20”, complementa o professor.

A obra é fruto de projeto de cooperação internacional entre o Curso de Pós-Graduação em Direito da UFSC e a Universidade Lusíada do Porto, de Portugal. As atividades têm como temática central o Dano Ambiental na Sociedade de Risco e contam com suporte financeiro da Capes/MEC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ciência e Tecnologia do Governo Português.

Parte dos artigos é também resultado do V Simpósio de Dano Ambiental na Sociedade de Risco, realizado em setembro de 2010 pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-PR.

Mais informações:
– Grupo de Pesquisa em Direito Ambiental na Sociedade de Risco / Professor José Rubens Morato Leite / jrmorato@ccj.ufsc.br / (48) 3721-9733

Saiba Mais:

Sobre o coordenador:
José Rubens Morato Leite é Professor Associado II dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação de Direito da UFSC. Pós-Doutor pela Macquarie Centre for Environmental Law, Sidney, Austrália. Doutor pela UFSC, com estágio de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Vice-presidente do Instituto O Direito por um Planeta Verde. É também coordenador do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, além de consultor e bolsista do CNPq.

Sobre as organizadoras:
Helini Sivini Ferreira é professora adjunta do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-PR. Professora colaboradora do Curso de Pós-Graduação em Direito da UFSC. Doutora em Direito pela UFSC, com estágio de doutoramento realizado no Centro de Direito Ambiental da Macquarie University, Austrália. Mestre em
Direito pela USFC. Membro da Comissão de Direito Ambiental da International Union for Conservation of Nature (IUCN). É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica (PUC-PR/CNPq), do Grupo de Investigação Jurídica e Ambiental do Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais da
Universidade Lusíada do Porto, Portugal, e do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (UFSC/CNPq). Autora, coautora e organizadora de livros e artigos na área do Direito Ambiental.

Maria Leonor Paes Cavalcanti Ferreira é doutoranda em Direito pela UFSC, com estágio de doutoramento sendo realizado na Universidade de Coimbra, Portugal. Membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco (UFSC/CNPq).

Leia também:
– Livro aponta que práticas ambientais provam mudança de valores no Brasil

 

Tags: Direito AmbientalUFSC

Módulos de Capacitação durante a greve

14/06/2012 11:20

A Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP) da UFSC informa que em virtude da greve dos técnico-administrativos alguns módulos serão suspensos e outros mantidos, conforme relação abaixo:

– Módulos em andamento: a continuidade ou não das aulas será definida com a turma e com o ministrante no próximo encontro, de acordo com as datas a seguir:

1. Felicidade e Bem-estar no Trabalho – próximo encontro presencial dia 19/06/12, às 14h, na sala Girassol – 3º piso do Centro de Cultura e Eventos.

2. Power Point – próximo encontro dia 14/06/12, às 10h, no Laboratório de Informática – 3º piso do Centro de Cultura e Eventos.

3. SPA – Processos – turma 04 – a definir com a turma.

– Módulos mantidos:

1. Aposenta-ação – último encontro dia 13/06/12, às 14h, na sala 006 do CCJ.

2. Universidade e Gestão Social – último encontro dia 14/06/12, às 14h, na sala 007 do CSE.

3. Gestão de Pessoas por Competências nas Organizações Públicas – último encontro dia 14/06/12, às 14h, na sala 008, do CCJ.

4. Aspectos Gerais da Redação Oficial – últimos encontros dias 13 e 15/06, às 14h, no Laboratório de Capacitação da UAB.

5. LIBRAS

6. Introdução à Gerência de Projetos e Prática com GP – web – turma 02.

7. Acordo Ortográfico e Revisão Gramatical – turma 02

– Módulos suspensos: em virtude das aulas ainda não terem iniciado, estes módulos serão reagendados após o término da greve.

1. Gestão de Pessoas por Competências nas Organizações Públicas – turma 02.

2. Informática Básica – turma 01.

3. Planejamento e Gestão de Unidades de Informação-Biblioteca

Universitária.

4. Processos Gerenciais voltados à Inovação e a Mudança na UFSC.

5. Inclusão Digital.

6. Universidade e Sociedade.

7. Slides Material Profissional Motivador – turmas 01 e 02.

8. Introdução ao Sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG e às Rotinas das Secretarias de Pós-Graduação.

Outras informações pelo e-mail capacitacao@reitoria.ufsc.br.

– Módulo a definir: devido à parceria com o PROFOR a manutenção do módulo Metodologia do Ensino Superior em Araranguá será definida após consulta aos envolvidos.

Tags: Grevemódulos de capacitaçãoUFSC

FAM 2012 com exibição de 70 filmes abre nesta sexta no Centro de Eventos da UFSC

14/06/2012 10:39

 O FAM 2012 abre na noite de 15 de junho, com cerimônia a partir das 19h, seguida do lançamento no Brasil do mais novo filme de Nelson Pereira dos Santos, A luz do Tom, com a presença do diretor, às 21h. O documentário inédito do renomado diretor de 83 anos, codirigido por Marco Altberg, é baseado no livro “Antônio Carlos Jobim: um homem iluminado”, escrito por Helena Jobim, irmã do maestro. Retrata histórias de Tom Jobim através de mulheres importantes na sua vida: sua irmã Helena, a primeira esposa Thereza e a segunda, Ana. A entrevista com Helena foi filmada em Florianópolis em 2008.

Nesta edição serão exibidos 70 filmes do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Venezuela, muitos deles realizados em coprodução por meio dos acordos bilaterais dentro do Mercosul. Assim como ocorre desde a primeira edição, serão priorizados os debates em torno desses acordos e, também, as formas de produzir, distribuir, exibir e as estéticas comuns aos países membros.

(more…)

Tags: FAM 2012UFSC

Plenária dos técnico-administrativos em educação nesta quinta-feira

14/06/2012 09:20

Será realizada nesta quinta-feira, 14 de junho, às 18h30min, no auditório do CCJ,  uma plenária dos técnico-administrativos em educação da UFSC, visando uma avaliação aprofundada da instituição e de seus órgãos deliberativos; elaboração de diagnóstico dos problemas que afetam a categoria; elaboração de plataforma eleitoral para os representantes dos órgãos citados e escolha de candidatos à representação em cada um destes órgãos. Informações :  trabalhadores-da-ufsc@googlegroups.com

Tags: plenária STAsUFSC

Docentes realizam assembleias

14/06/2012 08:47

A Apufsc-Sindical, representante legal dos professores das universidades federais de Santa Catarina, realiza nos próximos dias assembleias gerais extraordinárias. A primeira acontece nesta quinta, dia 14 a partir de 14h, no bloco B do no auditório do CCE. No caso de indicativo favorável à greve, haverá também assembleias nos dia 18 – para discussão e esclarecimentos – e 19/6 – para a votação em urna. Informações: (48) 3234-2844

Já a Seção Sindical do Andes na UFSC convoca assembleia geral dos docentes para a segunda-feira, dia 18, a partir de 15h, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Informações: (48) 9147-1041

Tags: AssembleiasdocentesUFSC

Secretaria de Gestão de Pessoas informa os assuntos que serão tratados durante a greve

14/06/2012 08:42

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) informa os assuntos que serão tratados mesmo durante o período da greve: aposentadoria em andamento; auxílio funeral;  exoneração e vacância;  pensão vitalícia (por morte);  entrega de documentos que já foram solicitados;  declaração funcional para fins de visto ou afastamento;  solicitação de cópia de documentos com prazos judiciais;  não recebimento de salário; pensão alimentícia;  licença gestação e sua respectiva prorrogação;  servidor que recebeu carta (DAP ou DDAP) referente a acórdãos do TCU;  ajuda de custo (remoção ou redistribuição);   homologação de resultado de concurso de docente;  recebimento de recurso de concurso e  posse de candidatos nomeados em concurso. Informa, também, que para assuntos não citados a pessoa deve se dirigir à Secretaria da SEGESP.

Tags: funcionamento durante grevegreve dos servidores técnico-administrativosSEGESPUFSC

Reitora recebe comando de greve

13/06/2012 17:43
.

.

A reitora Roselane Neckel recebeu por quase duas horas na tarde desta quarta-feira, dia 13 de junho, cerca de 20 pessoas do comando de greve dos trabalhadores da UFSC. Estavam também presentes, entre outros, o chefe de gabinete Carlos Vieira e a adjunta Elci Junckes,  a secretária de gestão de pessoas Neiva Aparecida Gasparetto Cornélio e a pró-reitora de assuntos estudantis Beatriz Augusto de Paiva.

A reitora afirmou ter recebido a documentação encaminhada com as demandas que já estavam no site do Sintufsc e, que como já havia dito na sessão da véspera do Conselho Universitário (CUn), que aprovou  moção de apoio aos STAs, se colocava à disposição para dialogar junto ao MEC e à Andifes pelas questões da pauta  nacional da greve.

(more…)

Tags: Comando de GreveUFSC

Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento

13/06/2012 14:00

O Núcleo de Pesquisa em Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento da UFSC e a seção brasileira do Centro Internacional de Pesquisa e Informação sobre a Economia Pública, Social e Cooperativa promovem no dia 27 de junho novo seminário com o objetivo de propiciar a divulgação e o avanço do conhecimento científico produzido pelos dois centros de estudos.

O encontro será realizado no dia 27 de junho, a partir de 19h, em sala de aula do terceiro andar do bloco F do Centro Sócio-Econômico. Nesta edição serão abordados dois temas: Os sujeitos no processo de incubação: as representações sociais em ITCPS paulistanas (por Gustavo Matarazzo Rezende, mestrando em Administração da UFSC) e O papel da inovação social no desenvolvimento territorial sustentável (com Carlos Alberto Karam, doutorando em Administração).

Mais informações: macielfrp@gmail.com

Tags: CSEEconomiaUFSC

Comunicado sobre capacitação

13/06/2012 12:15

Em virtude da deflagração de greve dos servidores técnico-administrativos em educação na Universidade Federal de Santa Catarina, a Coordenadoria de Capacitação de Pessoas (CCP) informa que alguns módulos serão suspensos e outros mantidos, conforme relação abaixo:

  • Módulos em andamento: a continuidade ou não das aulas será definida com a turma e com o ministrante no próximo encontro, de acordo com as datas abaixo:
  1. Felicidade e Bem-Estar no Trabalho – próximo encontro presencial dia 19/06/12, às 14h, na sala Girassol – 3º piso do Centro de Cultura e Eventos.
  2. Power Point – próximo encontro dia 14/06/12, às 10h, no Laboratório de Informática- 3º piso do – Centro de Cultura e Eventos.
  3. SPA – Processos – turma 04 – a definir com a turma.
  • Módulos mantidos:
  1. Aposenta-ação – último encontro dia 13/06/12, às 14h, na sala 006 do CCJ.
  2. Universidade e Gestão Social – último encontro dia 14/06/12, às 14h, na sala 007 do CSE.
  3. Gestão de Pessoas por Competências nas Organizações Públicas – último encontro dia 14/06/12, às 14h, na sala 008, do CCJ.
  4. Aspectos Gerais da Redação Oficial – últimos encontros dias 13 e 15/06, às 14h, no Laboratório de Capacitação da UAB.
  5. LIBRAS
  6. Introdução à Gerência de Projetos e Prática com GP – web – turma 02.
  7. Acordo Ortográfico e Revisão Gramatical – turma 02
  • Módulos suspensos: em virtude das aulas ainda não terem iniciado, estes módulos serão reagendados após o término da greve.
  1. Gestão de Pessoas por Competências nas Organizações Públicas – turma 02.
  2. Informática Básica – turma 01.
  3. Planejamento e Gestão de Unidades de Informação-Biblioteca Universitária.
  4. Processos Gerenciais voltados à Inovação e a Mudança na UFSC.
  5. Inclusão Digital.
  6. Universidade e Sociedade.
  7. Slides Material Profissional Motivador – turmas 01 e 02.
  8. Introdução ao Sistema de Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG e às Rotinas das Secretarias de Pós-Graduação.
  • Módulo a definir: devido à parceria com o PROFOR a manutenção do módulo Metodologia do Ensino Superior em Araranguá será definida após consulta aos envolvidos.

Mais informações: Fone: (48) 3721-9690

 

 

 

 

Tags: capacitaçãoUFSC

A experiência de Beckett com o cinema

13/06/2012 11:00

O Curso de Cinema promove no dia 18 de junho, próxima segunda-feira, a palestra ´A experiência de Beckett com o cinema`. A convidada é a professora Ana Helena Souza, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, com estágio recém-doutor na UFMG, autora de A Tradução Como um Outro Original: Como é de Samuel Beckett (Rio de Janeiro: 7Letras, 2006). De Samuel Beckett, traduziu os romances Como é (São Paulo: Iluminuras, 2003), Molloy (São Paulo: Globo, 2007) e O Inominável (São Paulo: Globo, 2009). O encontro será realizado a partir de 18h30min, na sala 213, Bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Mais informações: cleliamello@gmail.com

Tags: cinemaUFSC

TV UFSC: entrevista destaca pesquisa sobre tuberculose

13/06/2012 10:13

O programa UFSC Entrevista destaca a pesquisa do professor André Báfica sobre a tuberculose. Báfica é professor do Departamento de Microbilogia, Imunologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas. Formado em medicina, ele fundou em 2008 o Laboratório de Imunobiologia, o Lidi. Em sua atual pesquisa, estuda o bacilo causador da tuberculose. O professor foi um dos 28 cientistas selecionados para receber o prêmio International Early Career Scientist (IECS), do Howard Hughes Medical Institute, uma das mais importantes instituições que apoiam pesquisas na área de saúde e biologia dos Estados Unidos.

Veja a entrevista completa realizada pela TV UFSC:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

 

Saiba mais:
Professor da UFSC é premiado pelo Howard Hughes Medical Institute

Tags: CCBtuberculoseTV UFSCUFSC

Reitoria recebe Comando de Greve nesta quarta

13/06/2012 10:11

Está marcada para as 14h desta quarta, 13/06,  reunião entre a reitora da UFSC, Roselane Neckel, e o Comando de Greve dos servidores técnico-administrativos. De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Beatriz Augusto de Paiva, o objetivo é iniciar a construção do diálogo com os grevistas e discutir as demandas do movimento.

O primeiro dia de greve dos servidores fechou a Biblioteca Universitária e o Departamento de Administração Escolar (DAE). O Restaurante e o Hospital Universitários mantiveram seu funcionamento normal. Informações: (48) 3721-9419.

Professores

A Apufsc-Sindical, representante legal dos professores das Universidades Federais de Santa Catarina, realiza nos próximos dias assembleias gerais extraordinárias. A primeira acontece na quinta, 14/06, a partir de 14h, no bloco B do no auditório do CCE. No caso de indicativo favorável à greve, haverá também assembleias nos dia 18 – para discussão e esclarecimentos – e 19/06 – para a votação em urna. Informações: (48) 3234-2844.

Já a Seção Sindical do Andes na UFSC convoca assembleia geral dos docentes para a próxima segunda-feira, 18/6, a partir de 15h, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Informações: (48) 9147-1041.

 

 

Tags: Comando de Grevegreve na UFSCUFSC

Projeto Desmistificando a Bioquímica abre inscrições para novo ciclo de seminários

13/06/2012 10:00

Bioquímica do Exercício Físico é o tema da terceira edição do Ciclo de Seminários em Bioquímica, que será realizada entre 19 e 21 de junho no Auditório Fritz Plaumann, Departamento de Biologia Celular, Embriologia e Genética do Centro de Ciências Biológicas da UFSC.

O ciclo que vem acontecendo desde o primeiro semestre de 2011 é uma atividade dos bolsistas Reuni atrelados ao projeto “Desmistificando a Bioquímica”. O objetivo é desmistificar essa disciplina considerada difícil para os alunos de graduação. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail organizacaobqa@gmail.com

Neste semestre os palestrantes abordarão o gasto energético e queima de gordura durante o exercício físico, as diferenças entre exercícios físicos de várias intensidades, como a atividade física pode diminuir a depressão e inclusive melhorar a memória.

A abertura será realizada pelo professor  Tales de Carvalho, da Udesc, no dia 19 de junho, a partir de 18h20min, com a palestra ´Exercício físico, saúde cardiovascular e função sexual: mitos e fatos`. “Isso tudo para lembrar aos estudantes que a Bioquímica, mais que uma disciplina cheia de reações químicas, faz parte do nosso dia a dia”, salientam os organizadores.

Certificados de participação serão emitidos aos alunos que obtiverem 75% de frequência nas
palestras. A atividade valerá como horas de extensão, enquanto que para os alunos dos programas de pós-graduação em Bioquímica e em Neurociências valerá como presença nas
disciplinas seminários.

Mais informações: Débora Lanznaster / de_lanz@hotmail.com / 3721-5046

Acompanhe a programação:

III Ciclo de Seminários em Bioquímica: Bioquímica do Exercício Físico
Local: Auditório Fritz Plaumann, BEG (Bloco B, CCB Ala Nova)

Dia 19 – 18h20min
Palestra de Abertura
– Exercício físico, saúde cardiovascular e função sexual: mitos e fatos. (Prof. Dr. Tales de Carvalho – UDESC)

● Considerações sobre o metabolismo de gordura durante o exercício físico. (Priscila Martins)        

   Coffee break

● Ácido Lático: vilão ou vítima? (Tiago Bortolotto)


Dia 20 – 18h20min

● Exercício Físico e Depressão. (Daiane Engel)

● Exercício físico e estresse oxidativo. (Roberta Martins)

     Coffee break

● Exercício físico de longa duração em diferentes intensidades e seus aspectos bioquímicos. (Mark Willian Lopez)


Dia 21 – 18h20min

● Metabolismo energético e exercício físico: diferentes sistemas de produção de energia e substratos energéticos. (Camila Bittencourt)

● Exercitando o cérebro: Atividade física e a bioquímica da plasticidade neural. (Fernando Melleu)

      Coffee break

● Atividade física e perda de peso: uma visão bioquímica. (Lara Clemes Assis)

Tags: bioquímicaCCBreuniUFSC

Abertas inscrições para representantes de técnico-administrativos nos conselhos Universitário e de Curadores

13/06/2012 09:37

Prosseguem abertas até o dia 20 de junho as inscrições para a eleição de representantes dos técnico-administrativos para o Conselho Universitário e para o Conselho de Curadores da UFSC. Para o Conselho Universitário serão eleitos quatro titulares e os respectivos suplentes. Para o Conselho de Curadores, será eleito um titular e seu suplente.

As inscrições dos candidatos deverão ser realizadas na Secretaria Geral dos Órgãos Deliberativos Centrais da UFSC, no térreo do prédio da Reitoria, das 8h às 12h, e das 14h às 18h (sendo que no dia 20 será até 17h). Os eleitos terão mandato de dois anos. As inscrições registradas quando da emissão do Edital 001/PRDHS/2012 estão mantidas.

A eleição será realizada no dia 28 de junho nos seguintes locais:

– Hall da Reitoria, das 8h às 18h

– Hospital Universitário – HU, das 7h às 19h

– Centro de Ciências Agrárias – CCA, das  8h às 18h

– Campi de Araranguá, Curitibanos e Joinville, das 8h às 12h

Informações: (48) 3721-9030

Tags: Conselho de Curadoresconselho universitárioUFSC

Laboratório realiza ensaios para certificação de implantes de silicone pelo Inmetro

13/06/2012 09:25

O Laboratório de Engenharia Biomecânica da UFSC (LEBm) é um dos cinco centros de pesquisa habilitados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmero) para realizar os ensaios necessários para a certificação de implantes de silicone. A medida foi tomada depois de determinação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de que todos os implantes mamários comercializados no Brasil sejam submetidos a processo de avaliação de conformidade para serem certificados pelo Instituto.

A comercialização dos implantes mamários de silicone e a importação foram suspensas em março, após incidentes de rompimento no começo deste ano. Os testes para certificação iniciaram na UFSC no dia 18 de maio.

Localizado no Hospital Universitário, o Laboratório de Engenharia Biomecânica é um órgão oficial para a Anvisa e compõe há sete anos a Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos (Remato), gerida pelo Ministério da Saúde. As atividades de avaliação da segurança de implantes cirúrgicos respeitam o  sistema de gestão de qualidade para laboratórios de ensaios e seguem a norma NBR ISO/IEC 17025.

“Nosso foco são os implantes ortopédicos, mas o laboratório possui destaque na área de tecnologia para produtos de saúde, por isso aceitamos realizar os testes mecânicos nos implantes de silicone”, explica o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Carlos Rodrigo de Mello Roesler.

Entre os testes que certificarão os implantes estão ensaios de fadiga, de impacto e de determinação da resistência mecânica da membrana, que é o envoltório do gel de silicone. O equipamento eletromecânico de fadiga usado na certificação foi projetado e fabricado pela equipe do laboratório, após solicitação da Anvisa – e com apoio do Departamento de Inovação Tecnológica da UFSC será solicitado seu patenteamento.

Os recursos financeiros para estruturação da nova área de atuação na UFSC são repassados pela Anvisa por meio de um termo de cooperação firmado em 2010, na época prevendo a certificação de implantes ortopédicos. Com as novas decisões da Anvisa, os implantes mamários passam a ser certificados a cada seis meses, o mesmo processo exigido para luvas cirúrgicas. “Não adianta só fazer o registro pré-venda, é preciso haver um acompanhamento”, ressalta o professor do Departamento de Cirurgia Ari Digiacomo Ocampo Moré, cirurgião ortopedista.

O Laboratório de Engenharia Biomecânica do Hospital Universitário da UFSC tem oito anos e funciona em uma ação conjunta entre os departamentos de Engenharia Mecânica (Centro Tecnológico)  e de Cirurgia (Centro de Ciências da Saúde). Duas vertentes caracterizam as atividades de pesquisa: a avaliação da segurança de dispositivos médicos (próteses de quadril e de joelho, por exemplo) e a avaliação da eficácia biomecânica de implantes (o comportamento de sistemas osso/implante). A partir do segundo semestre a equipe vai atuar em projeto encomendado pelo Ministério da Saúde de testes pré-clínicos de stents e endopróteses vasculares, que são inseridos em artérias para recobrar sua funcionalidade.

Mais informações: Carlos Rodrigo de Mello Roesler / rroesler@hu.ufsc.br  / (48) 3721-8159

Por Ana Luísa Funchal / Bolsista de Jornalismo na Agecom

Especial Pesquisa:
– Pesquisa sobre engenharia metabólica e evolutiva de leveduras conquista Prêmio Top Etanol
Professores da UFSC lançam publicação sobre mudanças climáticas
– Pesquisadores estudam mosquitos na Ilha de Santa Catarina
Tese produz subsídios para aproveitamento sustentável de bromélia nativa da Mata Atlântica
Rede Nacional de Pesquisa em Biodiversidade Marinha comprova redução de peixes no litoral
– Monografia sobre digestores anaeróbios para tratamento do lixo urbano é premiada
UFSC desenvolve sistema para monitorar alimentação e atividades físicas entre crianças de 7 a 10 anos
Pesquisa reforça indícios de que condições na infância afetam obesidade em adultos
UFSC abre inscrições para curso sobre células-tronco
Laboratórios do CDS avaliam atleta da patinação de velocidade
Presidente da Petrobras Biocombustível visita Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas
Prevenção do câncer é tema iniciação científica entre “pesquisadores mirins”
Universidade testa capsulas de erva-mate

Tags: Laboratório de Engenharia BiomecânicasiliconeUFSC

Docentes realizam assembleias

13/06/2012 09:00

A Apufsc-Sindical, representante legal dos professores das Universidades Federais de Santa Catarina, realiza nos próximos dias assembleias gerais extraordinárias. A primeira acontece na quinta, 14/06, a partir de 14h, no bloco B do no auditório do CCE. No caso de indicativo favorável à greve, haverá também assembleias nos dia 18 – para discussão e esclarecimentos – e 19/06 – para a votação em urna. Informações: (48) 3234-2844

Já a Seção Sindical do Andes na UFSC convoca assembleia geral dos docentes para a próxima segunda-feira, 18/6, a partir de 15h, no hall do Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Informações: (48) 9147-1041

Tags: AndesApufsc-SindicalUFSC

FitaFloripa 2012

13/06/2012 08:30
.

.

Com patrocínio e correalização itinerante da UFSC, entre diversas outras instituições, será realizado de 23 a 30 de junho o 6º Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis (FitaFloripa 2012). Bonecos, sombras, fitas coloridas, máscaras instigantes, caixinhas de lambe-lambe, canos cantantes e mais uma série de objetos ímpares emprestarão suas formas e códigos para recontar a vida de maneira lúdica durante o evento que reunirá espetáculos do Brasil e de outros países. Acompanhe a programação: www.fitafloripa.com.br

Tags: FITAFloripaUFSC

Introdução a Giorgio Agamben

13/06/2012 08:16

O pesquisador e professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC Edgardo Castro lança nesta quinta-feira,  14 de junho, a obra Introdução a Giorgio Agamben – Uma arqueologia da potência. O lançamento acontece a partir de 18h30min, no auditório do Centro de Ciências da Educação, com a conferência de Castro sobre o tema ´Agamben e Foucault: perspectivas de análise`. A coordenação e apresentação do palestrante será do professor Alexandre Fernandez Vaz, do Centro de Ciências da Educação.
Mais informações: Alexandre Fernandez Vaz / alexfvaz@uol.com.br

Tags: educaçãoUFSC

Palestra sobre novos caminhos da literatura abre congresso Fluxos Literários

12/06/2012 20:59

Professores Wander Miranda, Patrícia Peterle e Raúl Antelo na mesa de abertura do congresso Fluxos Literários, que acontece nos dias 12 e 13 de junho

Com a palestra do professor Wander Melo Miranda, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que analisou a obra do escritor mexicano Mario Bellatin, teve início nesta terça-feira, 12 de junho, o congresso internacional Fluxos Literários: ética e estética. O evento reuniu mais de cem professores, pesquisadores e estudantes no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC), que tiveram a oportunidade de ouvir e debater também com o professor Raúl Antelo, que falou sobre fluxos e movimentos da literatura a partir do questionamento “É isto ainda a Europa?”.

Wander Miranda começou sua fala alertando que seu estudo ainda está em fase de gestação. Sua análise é a de que o texto de Bellatin tem uma lógica do mundo virtual, ao utilizar trechos de entrevistas publicadas na internet dentro de seus romances e ao retomar situações narrativas de outras obras do próprio autor. “O que ele faz é decompor a estrutura de um corpo morto de texto para transformá-lo em outro texto. Essa mimetização está em harmonia com o cenário comunicacional de trocas. Estou fazendo um mapa para conseguir localizar as narrativas”, afirma o professor Wander. Para ele, o texto passa da propriedade privada simbólica do escritor para transformar-se em uma plataforma pública de discussão.

”É como se Bellatin se embrenhasse dentro da obra para ficar fora da obra. Há uma cena emblemática de um de seus romances em que a personagem está no parapeito da janela de um casarão em ruínas, olhando de fora para fora”. A obra de Bellatin apresenta novas proposições até para o objeto livro, que pode ser interpretado como uma instalação. A editora brasileira Cosac Naify, que publicou o livro Flores, descreve o projeto gráfico como radical: sem capa, com a orelha despregada do miolo, o livro envolto num saco plástico.

Para ele, a obra de Bellatin é perturbadora, pois não há antes e depois, fora ou dentro. É ao mesmo tempo atraente e repugnante, o que revela possibilidades na literatura, pois foge do esquematismo e apresenta a ideia do todo como um horizonte utópico. Portador da síndrome de talidomida, Bellatin nasceu sem o braço direito. Sua obra é marcada por personagens com corpos mutilados, amputados, sangues contaminados.  “Quando você lê a obra dele, você vê que existe uma outra proposição de literatura que interrompe esse fluxo mundializado. É possível estudar a literatura muito mais pela voz do que estão pensando as artes visuais do que quem está pensando a literatura. Críticos de arte colocam questões estéticas e poéticas que a literatura ainda está aquém”, afirma o professor.

O fluxo

Intitulada “The flow: é isso ainda a Europa?”, a outra palestra da manhã foi ministrada pelo professor Raúl Antelo (UFSC), que tomou como ponto de partida o artigo do crítico literário italiano Alberto Asor Rosa, “Se questo è ancora un romanzo” (“É isto ainda um romance?”). Nele Asor Rosa debate o que é o romance, uma vez que a narrativa está presente em todos os lugares, seja na publicidade, nas histórias em quadrinhos, no discurso político. Conforme aumenta o fluxo do comércio literário, a literatura passa a fazer parte da categoria de economia.

Antelo desenvolveu sua narrativa citando Guy Debord, Primo Levi, Gunther Grass, Michel Foucault, Pier Paolo Pasolini, entre outros pensadores, para tratar do conceito de humano e do conceito de sem forma na literatura. “O sistema literário, quando comparado ao sistema econômico, é uma rua de mão única dos fluxos literários, em que uma literatura hegemônica pode exterminar as outras literaturas”, afirma Antelo.

Ele citou Foucault e sua ideia de que a literatura é essencialmente marginal, que questiona e que nunca será tomada como um discurso. “Até o século XIX escrever romance era querer edificar, construir. A partir daí a literatura passou por uma constante desinstitucionalização, pela transformação em palavra anárquica, sem instituição, que mina todos os outros discursos”, afirma Antelo. Para ele, a literatura sempre esteve fascinada pela loucura, seja imitando a loucura ou por tornando-se louca. Questionado sobre como pensar o alegórico hoje, Antelo afirmou que a alegoria estabelece limites entre o familiar e o estranho. “A mim interessa levar o texto à loucura, e não corroborar com os limites, pois isso seria estancar o fluxo.”, concluiu.

O Congresso Internacional Fluxos Literários: ética e estética é realizado pela Pós-Graduação em Literatura e pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), UFSC e CCE. O evento é gratuito e continua até 13 de junho no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC.

Mais informações:

http://fluxosliterarios.blogspot.com.br/

 

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom. Fotos: Wagner Behr.

Tags: CCEfluxos literáriosliteraturaUFSC