Divulga Ciência nº 5 – Maio de 2014

30/05/2014 11:40

Edição 05 – Maio de 2014

Divulgação da Ciência: Mostra organizada por alunos recebe 700 visitantes

Levar pesquisas e experiências sobre o cérebro humano para um shopping center. Esta foi a proposta de um grupo de estudantes da UFSC, que encarou o desafio de organizar uma exposição para marcar a Semana do Cérebro. Leia a reportagem.

Laboratório de Virologia da UFSC comemora seus 20 anos com vídeo

Mais de 1500 extratos e frações de origem natural, além de mil substâncias sintéticas, foram analisados, o que gerou 126 trabalhos em periódicos científicos e três patentes depositadas. Leia a matéria completa.

Desafios na comunicação científica

O professor Piotr Trzesniak, da Universidade Federal de Itajubá falou, na UFSC, sobre os novos modelos e propostas para a comunicação científica. Leia reportagem completa.

Projeto insere astronomia e física nas escolas e comunidade

Equipe multidisciplinar, parceria com outras instituições, aproveitamento de espaços já existentes de disseminação do conhecimento e capacitação de novos atores são ingredientes da receita para que o projeto se perpetue. Leia a matéria completa.

Antropologia da dor em debate

O sofrimento provém da mistura corpo e significação. De uma condição social e cultural para outra, o homem não reage da mesma forma a um ferimento, a uma infecção; e a anatomia e a fisiologia não dão conta de explicar essas diferenças. Continue a leitura.

Fruto juçara: um novo açaí?

Preservando a planta, ao só colher o fruto, estudos verificaram o efeito antioxidante, antienvelhecimento e anti-inflamatório do suco da juçara que pode ser consumida em emulsão – semelhante ao açaí. Saiba mais.

Blog de Ciência se expande para outras mídias

O blog “Cientistas descobriram que…”, sobre descobertas científicas realizadas por pesquisadores de todo o mundo, ampliou a equipe, contando com 12 colaboradores,  aumentou a periodicidade e já tem página no Facebook. Leia a reportagem.

Modernidade versus Pós modernidade

Atualmente, 70% do tráfego de dados das redes giram em torno de discussões filosóficas, religiosas e eróticas – temas arcaicos que reemergem. Maffesoli , em palestra na UFSC, falou sobre o que distingue a modernidade da pós modernidade e como os valores se misturam. Saiba o que disse o sociólogo francês. Saiba mais.

Teorias de aquisição da linguagem em debate

Segunda edição revista do livro organizado pelas professoras Ronice Müller de Quadros e Ingrid Finde foi lançada pela Editora da UFSC. Leia mais.

Núcleo Ressacada de Pesquisas em meio ambiente inaugura nova sede

O Rema, parceiro de longa data da Petrobras, é referência mundial em pesquisa de impacto de combustíveis em solos e águas subterrâneas. Assista à reportagem.

Edição: Alita Diana/Jornalista da Agecom/ DGC/UFSC
alita.diana@ufsc.br

RevisãoClaudio Borrelli/Revisor de Textos Agecom/DGC/UFSC
claudio.borrelli@ufsc.br

Sobre

Divulga Ciência é um boletim mensal produzido pela equipe da Agecom, com o objetivo de informar as mais recentes notícias sobre a produção científica vinculada à UFSC. Para enviar sugestões, escreva para o e-mail jornalismo.agecom@contato.ufsc.br. Outras notícias sobre Jornalismo Científico publicadas no portal da UFSC estão reunidas neste link.

Acompanhe outras notícias da UFSC no Portal www.noticias.ufsc.br

Confira a programação da TV UFSC www.tv.ufsc.br

Contatos com a produção deste informativo:

Agência de Comunicação (Agecom).

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Campus Reitor João David Ferreira Lima. Trindade. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

jornalismo.agecom@contato.ufsc.br / +55 (48) 3721-9601 / 3721-9233

Acompanhe a UFSC nas redes sociais:

Tags: Divulga Ciênciamaio de 2014UFSC