Laboratório da UFSC completa 20 anos e lança vídeo comemorativo

20/01/2014 12:57

O Laboratório de Virologia Aplicada (LVA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), criado em 1993, lançou, em dezembro de 2013, um vídeo institucional comemorativo ao seu 20º aniversário.  O material dá destaque aos resultados e atividades do LVA na formação profissional e no desenvolvimento de pesquisas nas áreas de virologia humana e ambiental.

Assista ao vídeo comemorativo: http://vimeo.com/82343228

“Foi a forma que encontramos de celebrar, com orgulho e gratidão, a nossa trajetória”, ressalta uma das coordenadoras do laboratório, a professora Cláudia Maria Oliveira Simões, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (CIF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Também atua na coordenação a professora Célia Regina Monte Barardi, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

As principais linhas de pesquisa do laboratório envolvem a investigação de produtos de origem natural e sintética, com potencial atividade biológica, e o estudo de contaminantes no ambiente aquático. Mais de 1500 extratos e frações de origem natural, além de 1.000 substâncias sintéticas, foram analisados, o que gerou 126 trabalhos em periódicos científicos e três patentes depositadas. Além disso, os estudos ambientais resultaram em 64 trabalhos em periódicos científicos e três capítulos de livros.

Saiba mais:

Laboratório de Virologia Aplicada – http://www.lvapli.ufsc.br

Mayra Cajueiro Warren / Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

(48) 3721-4081 

Revisão: Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom/ Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

(48) 3721-9601