Mulheres na Ciência: Michele de Sá Dechoum é a sétima homenageada da série de pesquisadoras

21/08/2024 17:11

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publica nesta quarta-feira, 21 de agosto, o sétimo vídeo da série que homenageia as professoras reconhecidas pelo 3° Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência 2023. A entrevistada desta edição é Michele de Sá Dechoum, premiada na Categoria Junior, área de Ciências da Vida.

Professora do Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Michele faz parte também do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFSC, onde realizou seu doutorado em 2015. É coordenadora e fundadora do Laboratório de Ecologia de Invasões Biológicas, Manejo e Conservação da Universidade. Bolsista de Produtividade em pesquisa do CNPq, seus estudos são focados em Ecologia Aplicada, com ênfase em ecologia e manejo de espécies exóticas invasoras.

Também é colaboradora do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, onde atua como co-gestora da base de dados nacional sobre espécies exóticas invasoras. Possui forte atuação junto a sociedades científicas do Brasil e do exterior, como a Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a British Ecological Society. Sua produção científica soma entre os anos de 2017 e 2023, 35 artigos científicos publicados em periódicos, coautoria de um livro e de cinco capítulos de livros.

Mulheres na Ciência

 

Produzidos pelo Núcleo de Apoio à Divulgação Científica (NADC) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), os vídeos serão publicados semanalmente. O objetivo é retratar a trajetória e as contribuições das sete pesquisadoras contempladas na última edição do Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência.

O Prêmio Propesq – Mulheres na Ciência foi criado pela pró-reitoria com o objetivo de valorizar e promover maior visibilidade às mulheres da UFSC que realizam pesquisas científicas, tecnológicas e inovadoras. A premiação também busca diminuir a assimetria de gênero na ciência.

Tags: 3º Prêmio PropesqAssociação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservaçãobolsista CNPqBritish Ecological SocietyCentro de Ciências BiológicasDepartamento de Ecologia e ZoologiaecologiaEcologia AplicadaInstituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação AmbientalLaboratório de Ecologia de Invasões BiológicasLaboratório de Ecologia de Invasões Biológicas Manejo e Conservaçãomanejo de espécies exóticas invasorasMulheres na CiênciaNúcleo de Apoio à Divulgação Científica (NADC)Prêmio Propesq Mulheres na CiênciaPró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq)Programa de Pós-Graduação em EcologiaSociedade Brasileira para o Progresso da CiênciaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina