Dezesseis finalistas da segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico levam a UFSC no currículo

31/07/2025 20:20

Três atuais professores, uma ex-professora, quatro egressos da Pós-Graduação e oito participantes de cursos ou ações de formação complementares citam a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em seus currículos. Eles formam um grupo de 16 nomes com alguma relação com a Universidade que foi indicado à final do Prêmio Jabuti Acadêmico – versão da maior distinção literária do Brasil para trabalhos acadêmicos, científicos, técnicos e profissionais. Os vencedores foram anunciados em cerimônia na terça-feira, 5 de agosto, em São Paulo. Dos 16, três foram premiados.

Esta é a segunda edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, criado em 2024. A lista dos finalistas foi divulgada em julho pela organização do prêmio, que está a cargo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A CBL é a responsável também pela criação do Prêmio Jabuti, a maior distinção literária do país, que nasceu em 1958.

Ao todo, o Jabuti Acadêmico escolheu 130 trabalhos, com diversos autores, para disputar a final. Eles estão divididos em dois eixos: Ciência e Cultura, com 23 categorias; e Prêmios Especiais, com 3 categorias. De todos os trabalho finalistas, a Agência de Comunicação (Agecom/UFSC) separou aqueles cujos autores têm ou tiveram alguma passagem pela UFSC. Foram duas semanas de trabalho, recorrendo à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Abaixo está a relação dos finalistas que citam a UFSC nos currículos e os premiados:


Professores

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Paula Pimenta Velloso – professora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFSC, concorre na categoria Tradução, do Eixo Prêmios Especiais, com a obra Dicionário dos intraduzíveis: um vocabulário das Filosofias: volume dois: Direito, Ética e Política, com outros tradutores.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Raphael Grazziano – professor adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, concorre na categoria Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional, do Eixo Ciência e Cultura, com o livro O espaço sob padrões globais: Sistema LEED® e arquitetura corporativa sustentável em São Paulo, do qual é autor.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Ulisses Razzante Vaccari – professor adjunto no Departamento de Filosofia da UFSC, concorre na categoria Filosofia, do Eixo Ciência e Cultura, com o livro Jogo de espelhos: Walter Benjamin crítico de literatura, do qual é autor.


Ex-professora

Lucia Helena Oliveira Cunha – professora da UFSC entre 1983 e 1984, concorre na categoria Geografia e Geociências, do Eixo Ciência e Cultura, com Sociedades tradicionais costeiras: ordens e desordens destruidoras e ordens e desordens criadoras – ensaio para ecologia e dialogia de saberes, trabalho do qual é autora.


Egressos da Pós-Graduação

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Ademar Gonçalves da Costa Junior – pós-doutor em Engenharia pela UFSC, concorre na categoria Engenharias, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Práticas pedagógicas remotas em Engenharia: fundamentos e estudos de casos: Volume 1, do qual é um dos organizadores.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Alcione Nawroski – doutora e mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela UFSC, concorre na categoria Educação e Ensino, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Cartas para Varsóvia: escritas de crianças no entreguerras, do qual é autora.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Desirée De Vit Begrow – pós-doutora em Linguística pela UFSC, concorre na categoria Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Libras e surdos: políticas, linguagem e inclusão, do qual é uma das organizadoras.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Luciano Gebler – mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC, concorre na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era digital, do qual é um dos autores. PREMIADO em 5 de agosto.


Formação complementar

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Edison Barbieri – formação complementar em Ecotoxicologia Marinha pela UFSC, concorre na categoria Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Entre céu e mar: a migração das aves nas praias de São Paulo, do qual é autor.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Luana da Silva Baptista Arpini – formação complementar em sobrepeso e obesidade na atenção primária em saúde, COVID-19 e atenção especializada pela UFSC, concorre na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, do Eixo Ciências e Cultura, com o trabalho Manual de nutrição nos erros inatos do metabolismo, do qual é a organizadora.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Luciana Cordeiro de Souza Fernandes – formação complementar em acesso à terra urbanizada pela UFSC, concorre na categoria Geografia e Geociências, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Água subterrânea, história da Terra e consciência ambiental: metas do Programa Aquífero Guarani, do qual é uma das autoras. PREMIADA em 5 de agosto.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Reinaldo Barreto Oriá – formação complementar em morfometria de nervos periféricos pela UFSC, concorre na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Desnutrição infantil: biologia, epidemiologia e impacto na saúde, do qual é um dos organizadores.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Thiago Bagatin – formação complementar em prevenção ao uso indevido de drogas pela UFSC, concorre na categoria Psicologia e Psicanálise, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Manicômio judiciário: a reclusão disfarçada de cuidado, do qual é autor.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Ursula Viana Bagni – formação complementar em atenção à saúde de pessoas privadas de liberdade pela UFSC, concorre na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, no Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Nutrição inclusiva: diversidade e inclusão em alimentação e nutrição, do qual é uma das organizadoras. PREMIADA em 5 de agosto.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Valéria Maria de Souza Lima – formação complementar em segmentação do turismo, regionalização do turismo e formação de gestores das políticas de turismo pela UFSC, concorre na categoria Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, do Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho Turismo rural no Estado do Rio de Janeiro: contexto, reflexões e perspectivas, do qual é autora.

Foto: Plataforma Lattes/CNPq

Vivianne Batista Riker de Sousa – formação complementar em COVID-19 na atenção especializada e teoria do sistema de ensino pela UFSC, concorre na categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social, no Eixo Ciência e Cultura, com o trabalho O estágio em Serviço Social entre ventanias e banzeiros: navegando de Manaus a Porto Alegre, do qual é autora.

 

*Atualização: o texto foi atualizado em 06/08/25, às 11h26, para inclusão do resultado do prêmio.

Tags: Academia Brasileira de CiênciasCâmara Brasileira do LivroCiênciaculturaEgressosfinalistasPrêmioPrêmio Jabuti Acadêmicoprêmio nacionalProfessoresSociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina