UFSC lança cartilha com serviços de apoio disponíveis aos estudantes durante a pandemia

30/09/2020 15:53

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Subcomitê de Assistência Estudantil, lançou, na terça-feira, 29 de setembro, uma cartilha voltada aos estudantes com informações sobre o funcionamento da Universidade durante o período de pandemia. A cartilha contém 95 páginas com informações sobre disciplinas, calendário acadêmico, programas de Assistência Estudantil, contatos e sites úteis, orientações sobre Restaurantes Universitários e Bibliotecas, além de serviços de saúde, transporte e lazer externos à instituição.

“Um dos objetivos do Subcomitê de Assistência Estudantil é propor medidas e ações necessárias ao enfrentamento da pandemia, no que diz respeito às necessidades relacionadas à assistência estudantil. Com isso, as reflexões e discussões do grupo chegaram à necessidade de publicação de um material que servisse de orientação à comunidade UFSC,  com a perspectiva que também na  pandemia estamos expostos além dos riscos de contaminação, também a necessidades diversas como auxílio jurídico, assistência social, lazer e cultura, saúde psicossocial, calendário escolar, auxílios e programas assistenciais”, salienta Francis Tourinho, secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC.

>> Acesse aqui a Cartilha de Assistência Estudantil

A elaboração da cartilha ficou com a equipe da Sinter, que sintetizou as informações, unindo outras cartilhas e informações de unidades da UFSC e dos municípios onde a UFSC tem campus. A cartilha ainda contou com o apoio da equipe da Secretaria de Educação a Distância (Sead), para formatação e layout.

“Acredito que ela será de fundamental importância para esclarecimentos e orientações aos calouros, veteranos, pós-graduandos e estudantes de intercambio, e toda a comunidade UFSC neste período de pandemia e depois na pós-pandemia. A aplicabilidade no cotidiano da vida de cada um estará muito relacionada com as necessidades individuais. É hora de agradecer a cada um que em algum momento da UFSC escreveu uma orientação, criou um serviço, pois essas ideias iniciais puderam dar o arcabouço inicial da cartilha e ainda a grande equipe que se formou por cada unidade e setor envolvidos diretamente nas informações da cartilha pela contribuição”, complementa a gestora.

Subcomitê de Assistência Estudantil

Estrutura montada em maio de 2020, para o combate à pandemia de Covid-19 na UFSC, o Subcomitê é composto por: Claudia Priscila Schupel dos Santos, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae); Francis Solange Vieira Tourinho, da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade (Saad); Lincoln Fernandes, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter); Fernando Richartz, da Secretaria de Planejamento (Seplan); Marcio Clemes, da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC); Lucas Pazin, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de centros de ensino da Universidade, como Ana Carla Bastos (CCA) e Dilceane Carraro (CSE) e Rossana Lopes Pereira de Souza (UFSC Araranguá). 

 

Notícias relacionadas:

Cartilha reúne informações para docentes nas atividades de ensino não presencial

Conselho Universitário decide que ensino não presencial da UFSC começa em 31 de agosto

Subcomitê de Assistência Estudantil prepara políticas de acesso às tecnologias para atividades acadêmicas não presenciais

Tags: calouroscartilhacoronavírusdicas coronavírusensino não presencialestudantesPRAESaadSEaDsinterSubcomitê de Assistência Estudantil