Subcomitê de Infraestrutura e Administração propõe ferramentas de gestão e analisa viabilidade para cumprir orientações científicas

24/06/2020 11:29

O Subcomitê de Infraestrutura e Administração para o Combate à Pandemia do Covid-19 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentou o primeiro relatório parcial de suas atividades. A equipe avalia variáveis e atores envolvidos nos processos que são realizados pela UFSC e aponta o desenvolvimento de ferramentas para apoio aos gestores na tomada de decisão. 

O grupo indicou a necessidade de pelo menos três instrumentos formais para que a instituição retome as atividades com segurança jurídica: para o controle de acesso aos espaços físicos para realização de atividades essenciais; para servidores em trabalho remoto, que não possuem comorbidades formalmente apontadas pela União e pelas entidades de saúde; e para realizar as movimentações de pessoal que forem necessárias para atender atividades essenciais em cada uma das fases de retomada das atividades.

O Subcomitê de Infraestrutura e Administração acompanha os cenários possíveis, e aponta a viabilidade em termos de pessoal, orçamento, equipamentos, serviços e infraestrutura para que se respeite as restrições determinadas pelo Subcomitê Científico.

Todos os mapas, consultas, ferramentas e documentos desenvolvidos serão apresentados como anexos no relatório final dos trabalhos deste subcomitê. Entre eles, estão o Painel do Grupo de Risco (já disponível para os gestores de cada unidade, que informa quais servidores devem permanecer em teletrabalho e os que poderiam retomar atividades presenciais caso necessário); um questionário acerca da utilização de EPIs, distanciamento social e frequência de higienização dos ambientes (no caso de retorno presencial das atividades, para assessorar o Subcomitê Científico e o Departamento de Atenção à Saúde da Prodegesp); um levantamento, junto aos gestores, de situação dos Centros (espaço físico, capacidade de ocupação) e estimativa de necessidades de compra, contratação, atendimento das determinações de saúde e adequações necessárias (em fase de testes); um mapeamento de espaço físico (ocupação das salas) da UFSC.

 

Mais informações:

Leia a matéria ou assista ao vídeo sobre o Painel de Risco, já disponível aos gestores da UFSC

Leia também

Entenda as propostas dos Subcomitês para a retomada das aulas na UFSC

Subcomitê Científico oferece critérios e fases para retomada de atividades presenciais

Subcomitê Acadêmico elabora diagnóstico institucional, proposta de Resolução e de Calendário Suplementar Excepcional

Subcomitê de Assistência Estudantil prepara políticas de acesso às tecnologias para atividades acadêmicas não presenciais

 

 

Documentação

Relatório Completo do Comitê Assessor (reúne uma síntese das principais propostas)
Relatório Preliminar Subcomitê Acadêmico
Relatório Preliminar Subcomitê de Assistência Estudantil
Relatório Preliminar Subcomitê Científico
Relatório Preliminar Subcomitê de Comunicação
Relatório Preliminar Subcomitê de Infraestrutura e Administração

Tags: Comitê de Combate à Pandemia do Covid-19coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina