Gestores da UFSC podem acessar Painel do Grupo de Risco de seus setores

03/06/2020 18:55

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) da UFSC disponibilizou, nesta segunda-feira, 1 de junho, o acesso ao Painel do Grupo de Risco, exclusivamente para gestores. A ferramenta de gestão ajuda a identificar servidores docentes e técnico-administrativos em Educação que enquadram-se na definição do Ministério da Economia para Grupo de Risco à Covid-19, e que, por consequência disso, precisam realizar suas atividades remotamente.

O Painel está disponível para servidores que tenham cargo de gestão, portanto que percebam função gratificada (FG) ou cargo de direção (CD), com servidores subordinados. Cada gestor(a) tem acesso aos dados referentes ao seu setor e setores subordinados pelos quais é responsável.

Para acessar, basta entrar no sistema MeuADRH, na seção “Força de Trabalho”, do menu “Covid-19”. É necessário acessar com idUFSC e senha. As orientações detalhadas para acesso e uso do recurso estão disponíveis na página https://prodegespcoronavirus.ufsc.br/.

Casos especiais

Enquadram-se como Grupo de Risco, de acordo com as normativas do Ministério da Economia, as pessoas com sessenta anos ou mais; com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves; que dividam a mesma habitação com pessoas com suspeita ou confirmação de Covid-19; gestantes; lactantes e pessoas com filhos ou dependentes em idade escolar.

Os casos não previstos, como pessoas que vivem junto com idosos ou portadores de doenças graves, assim como pessoas com deficiências, estão sendo estudados e questionados pela Prodegesp aos órgãos competentes.

Desenvolvimento

A ferramenta foi criada pela Prodegesp, em conjunto com a Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC). A equipe iniciou o desenvolvimento em março, logo que a UFSC suspendeu o trabalho presencial. 

“Tínhamos essa preocupação desde o início, das pessoas que teriam que evitar o trabalho presencial e a necessidade de haver um instrumento de tomada de decisão, que auxiliasse os setores a pensar os cenários em suas unidades, avaliar caso a caso e dar elementos ideais para o trabalho remoto”, explica a pró-reitora, Carla Burigo. “O trabalho agora será continuar a alimentar esse sistema, e possivelmente poderemos acrescentar outros casos não previstos nas normativas e assim seguir preservando a vida dos membros da nossa comunidade”.

O diretor do Departamento de Sistemas de Informação da SeTIC, Leonardo Meurer, explica que a equipe chegou a esse resultado primeiramente utilizando as bases de dados da UFSC, e as versões seguintes do painel foram se tornando mais completos. “Agora temos um painel gerencial, com informações dos centros, secretarias, pró-reitorias”, salienta.

O chefe da Divisão de Gestão de Processos e Sistemas da Prodegesp, Patric da Silva Ribeiro, acrescenta que o próximo passo será criar uma nova versão do sistema que possibilite visualizar os dados de servidores em afastamentos, seja para formação ou de saúde.

O sistema, além de ser usado pelos gestores no dimensionamento de suas equipes, está sendo fonte de informações para a criação do plano de ação da UFSC no combate à Covid-19, por meio do Subcomitê de Infraestrutura e Administração. 

 

Mais informações:
Ofício Circular n°006/2020/Prodegesp – apresenta o Painel de Risco
Dúvidas ou sugestões – das.prodegesp@contato.ufsc.br e direcao.dap@contato.ufsc.br.

Tags: coronavírusPró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (PRODEGESP)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina