Subcomitê Acadêmico elabora diagnóstico institucional, proposta de Resolução e de Calendário Suplementar Excepcional
A excepcionalidade do período atual e os desafios que se apresentam de forma distinta para os diferentes cursos e unidades da UFSC pautaram os trabalhos do Subcomitê Acadêmico para o Combate à Pandemia do Covid-19 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em mais de uma dezena de reuniões, o grupo que reúne docentes e representantes discentes, com a participação também de técnicos, elaborou a pesquisa que identificou as condições para a realização de atividades pedagógicas não presenciais e as necessidades para o retorno do ensino presencial, fornecendo um diagnóstico detalhado da situação atual. Leia aqui o relatório preliminar elaborado pelo grupo.
>> Acesse aqui os dados do diagnóstico institucional sobre atividades acadêmicas
Coube ao subcomitê a elaboração de uma minuta de Resolução que prevê o redimensionamento das atividades acadêmicas, suspensas em função da pandemia de Covid-19, e de uma proposta de Calendário Suplementar Excepcional. Os documentos foram produzidos e discutidos levando-se em consideração princípios como a excepcionalidade deste período, a diferença entre o que se compreende como calendário letivo e o calendário civil e a não equivalência das atividades presenciais e não presenciais, além da autonomia relativa dos colegiados – dos 107 cursos de graduação presencial e 149 de pós-graduação oferecidos pela UFSC – do Colégio de Aplicação e do NDI.
“Estas propostas são preliminares e serão submetidas aos órgãos decisores da UFSC, uma vez que o nosso papel é propositivo e não deliberativo”, explica o coordenador do subcomitê, Alexandre Marino, pró-reitor de Graduação da UFSC.
A resolução prevê, como responsabilidade da UFSC para o reinício das aulas, a garantia de suporte tecnológico assistivo para estudantes com deficiência, de acordo com as necessidades individuais; o estabelecimento de políticas de apoio ao acesso às atividades pedagógicas não presenciais, visando atender a todos os estudantes e garantia de infraestrutura e de suporte técnico para o uso das tecnologias de informação e comunicação. A formação dos docentes e o compromisso com a oferta de atividades de apoio e orientação pedagógica, através da Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico da Prograd, também estão entre as responsabilidades institucionais.
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Relatório Completo do Comitê Assessor (reúne uma síntese das principais propostas)
Relatório Preliminar Subcomitê Acadêmico
Relatório Preliminar Subcomitê de Assistência Estudantil
Relatório Preliminar Subcomitê Científico
Relatório Preliminar Subcomitê de Comunicação
Relatório Preliminar Subcomitê de Infraestrutura e Administração