Laboratório de Experimentação Remota da UFSC participa de workshop de Educação a Distância

14/12/2018 10:13

O Laboratório de Experimentação Remota (RExLab) do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou do 1º Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES), em Brasília, Distrito Federal, entre os dias 10 e 11 de dezembro. O evento foi realizado simultaneamente ao XI Fórum Ordinário de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e reuniu coordenadores UAB de todo o país. O projeto de Experimentação Remota Móvel (MRE), do RExLab, foi apresentado no evento. Iniciado em 2015, teve apoio através do edital para Grupos de Trabalho Temáticos em Ensino a Distância (EAD) e reuniu coordenadores do programa UAB. O RExLab foi representado no evento pelos professores Juarez Bento da Silva e Paulo Manoel Mafra.

O MRE consiste em uma plataforma aberta, software e hardware, para gestão e construção de Laboratório Remotos. Atualmente, dispõe de 20 tipos de laboratórios remotos instalados, em 26 instâncias. Instituições têm construindo e disponibilizado laboratórios remotos a partir da tecnologia disponibilizada pelo MRE/RExLab, como as brasileiras Unicamp, IFRJ, UFU, UFAM, UNED, da Costa Rica, e SENAI/RS. Os laboratórios remotos do MRE foram acessados, no período 01/2015 a 11/2018, mais de 43.000 vezes, por mais de 23.000 usuários, de 121 países.

Ambiente de Aprendizagem com Experimentos Remotos pode ser acessado aqui.

Tags: Campus AraranguáEducação a Distânciaensino a distânciaLaboratório de Experimentação RemotaRexLabUABUFSCuniversidade aberta do brasilUniversidade Federal de Santa Catarina