Divulga UFSC – 11/09/2025 – Edição 2411
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. | |
![]() Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 11/09/20251 – Edição 2411 |
|
UFSC acelera produção de inovação e sobe em ranking nacional de patentes e softwares
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) consolidou em 2024 sua presença entre as principais instituições brasileiras em inovação. Além de subir nos rankings do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) — alcançando a 20ª posição em depósitos de patentes de invenção e o 11º lugar em programas de computador —, a universidade apresentou novos números sobre o impacto do seu DNA empreendedor, que hoje reúne 66 mil empreendedores e 107 mil empresas vinculadas à comunidade acadêmica. Continue a leitura>>. |
|
Restaurante Universitário da Trindade fecha para manutenção de 12 e 14 de setembro O Restaurante Universitário (RU) do Campus Trindade, em Florianópolis, passará pela sétima etapa do plano de manutenção contínua e estará fechado nos dias 12 de setembro, somente no jantar, e nos dias 13 e 14 de setembro, no almoço e jantar. O RU do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Itacorubi, estará aberto para atender a comunidade da UFSC Trindade. A etapa de setembro do Plano de Manutenção Continuada do RU contará com serviços de reparo e limpeza da rede de esgoto externa, manutenções nas instalações elétricas e hidrossanitárias internas. Continue a leitura>>>. |
Trabalho do HU-UFSC é premiado em 1º lugar em congresso nacional de Dermatologia
O Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário (HU-UFSC-Ebserh), foi premiado em 1º lugar na categoria minicomunicação durante o 78º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado de 3 a 6 de setembro de 2025, no Rio de Janeiro. O trabalho intitulado “Síndrome VEXAS: Manifestações Cutâneas e Variações do Gene UBA1 no Diagnóstico de uma Síndrome Autoinflamatória Rara – Relato de Caso” foi apresentado oralmente pela médica residente em Dermatologia do HU-UFSC, Isadora Crivelatti, autora principal do estudo. Continue a leitura>>. |
Extensão Abertas as inscrições para encontro internacional de Educação Científica e Tecnológica Estão abertas as inscrições para o Encontro Internacional Decolonizando a Educação Científica e Tecnológica, III Simposio Internacional: Educación en Biología y Construcción de Ciudadanías e III Descolonizando Imaginários, que será realizado de 3 a 6 de fevereiro, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site. A programação abrangerá temas como questões raciais, formação de professores, desinformação e negacionismo, gênero, decolonialidade e cidadania, promovendo o diálogo entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. Continue a leitura >>.
Seminário: Soberania Alimentar e Abastecimento Popular O Seminário Soberania Alimentar e Abastecimento Popular ocorre na próxima sexta-feira, 12 de setembro, das 12h às 18h, no auditório da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A iniciativa do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do coletivo Raízes do Brasil de Santa Catarina reunirá agricultores, pesquisadores, estudantes e representantes de movimentos sociais para debater alternativas de produção e distribuição de alimentos em tempos de crise climática e insegurança alimentar. A programação inicia às 12h, com a Feira de Saberes e Sabores, trazendo música e a comercialização de produtos da agricultura camponesa. Continue a leitura >>.
Projeto ‘Escuta Preta’ recebe inscrições para grupo de acolhimento O Escuta Preta, projeto do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA) e do Coletivo Orí de Psicologia, vinculado ao Departamento de Psicologia (CFH/UFSC), abriu inscrições para o grupo de acolhimento para estudantes negros(as/es). As inscrições devem ser realizadas até 12 de setembro, pelo formulário online. Serão oito encontros às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30, com início previsto para 15 de setembro. A iniciativa surge como uma estratégia de enfrentamento ao racismo e de apoio à permanência estudantil. Mais informações no Instagram ou pelo e-mail grupoescutapreta@gmail.com.
Pesquisa Espécies invasoras ameaçam redes de polinização vitais para ecossistemas no Sul do Brasil Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) revelou o impacto de duas espécies invasoras nas redes de interação entre abelhas e plantas em ecossistemas costeiros do sul do Brasil: Carpobrotus acinaciformis (chorão-das-praias) e Apis mellifera (abelha-europeia). Com o título “Preparem-se para a encrenca, encrenca em dobro: efeitos da invasão por Carpobrotus acinaciformis e Apis mellifera em redes de visitantes florais”), a pesquisa foi publicada na revista NeoBiota. O artigo destaca como a interferência dessas espécies altera a estrutura das redes de polinização e, portanto, faz-se urgente controlá-las para restaurar a estabilidade desses sistemas ecológicos. Continue a leitura >>.
Cultura Igrejinha Musical apresenta recital com o “Duo Titton-Zamith” O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE/UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresenta no dia 12 de setembro, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o Duo Titton-Zamith, formado pelos músicos João Titton (violino) e Maurício Zamith (piano). O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. Continue a leitura >>.
Últimos dias para visitar a Exposição ‘Salim Miguel – 100 Anos’ Na noite desta segunda-feira, 18 de agosto de 2025, foi inaugurada a Exposição “Salim Miguel: 100 Anos”, uma homenagem à vida e obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira e catarinense contemporânea. O evento apresenta documentos, fotografias, manuscritos e objetos pessoais do autor, permitindo ao público compreender a amplitude de sua contribuição cultural. A visitação, gratuita e aberta à comunidade, estará disponível até 12 de setembro, das 8h às 18h, no andar térreo do Centro de Cultura e Eventos. Continue a leitura >>.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Ninjababy, de Yngvild Sve Flikke, em 12 de setembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. Na obra, Rakel (Kristine Thorp), uma estudante de 20 anos, pode até ter desistido do curso de designer gráfico, entretanto tem muitos outros planos além de ser mãe. Mais informações no Instagram do projeto.
Nos dias 11 e 12 de setembro, serão exibidos os longas-metragens As vantagens de viajar de trem, Porquinha, A estrela azul e Nas Margens, em mostra de cinema espanhol contemporâneo. A programação é realizada pelo CineBuñuel, cineclube do curso de Letras Espanhol, e pela Embaixada da Espanha. As sessões serão às 14h e 18h, com legendas em português e entrada gratuita, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária. Após as sessões, haverá debate com convidados. Continue a leitura >>.
O Cine Meridianum, projeto promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais (Meridianum), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Pecadores (2025), de Ryan Coogler, nesta, 12 de setembro, às 14h, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A exibição é gratuita e aberta a toda a comunidade. Após a sessão, haverá uma roda de conversa.Continue a leitura>>>.
Comunidade 31ª Festa da Cultura Açoriana de Barra Velha O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/SeCArtE/UFSC), promove a 31ª Festa da Cultura Açoriana (Açor), de 12 a 14 de setembro, na cidade de Barra Velha (SC). O evento, gratuito e aberto ao público, reunirá música, apresentações culturais, exposições, religiosidade popular, tradições e gastronomia típica. Conforme os organizadores, a Açor é o momento de de confraternização e de troca de experiências de Grupos Folclóricos, Saberes Populares, Tradições Religiosas, e de muitas vivências culturais da Faixa Litorânea do estado de Santa Catarina. Continue a leitura >>. . Acompanhe outras notícias da UFSC UFSC na mídia agecom.ufsc.br/clipping Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br |
|
Para receber nossos boletins, clique aqui. |