Covid-19 em SC: boletim destaca que número de casos ativos é o menor desde setembro de 2020

13/09/2021 18:00

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nesta segunda-feira, 13 de setembro, o 70º boletim semanal Covid-19 em SC. Intitulada Casos ativos atingiram o menor patamar desde o mês de setembro de 2020, a edição foi assinada por Lauro Mattei, coordenador-geral do Necat e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Na semana em análise (4 a 10 de setembro), Santa Catarina registrou 6.289 novos casos e 133 óbitos. A média móvel ficou em 898 casos e 19 mortes por dia. Ao final do período avaliado, o número de casos ativos (pessoas que continuavam contaminadas) era de 8.050, patamar 26% inferior ao verificado nos últimos 14 dias, sinalizando uma tendência de queda. O valor também se aproxima do registrado ao final de setembro de 2020 (7 mil).

Apesar de alguns indicadores favoráveis e mesmo diante de certo alívio no funcionamento do sistema de saúde, o estudo alerta que o número de óbitos diários permanece elevado. A média semanal móvel de mortes apresentou uma queda de 8% em relação aos últimos 7 dias e de 13% em relação aos últimos 14 dias, configurando uma situação de estabilidade, “porém em um patamar ainda elevado comparativamente àquele verificado após o final do surto anterior da doença ocorrido nos meses de julho e agosto de 2020, quando eram registrados entre 8 a 10 óbitos ao dia”. O artigo também aponta que ainda não é o momento de relaxar as medidas de prevenção e controle da doença, especialmente em função da circulação da variante Delta, mais contagiosa que as anteriores.

O boletim completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontradas as edições anteriores.

Tags: boletim Covid-19 em SCcoronavírusCovid-19Necatpesquisa coronavírusUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina