Administração Central da UFSC reflete sobre ano letivo de 2020 e prepara novas medidas para primeiro semestre letivo de 2021
O ano letivo de 2020 encerrou-se em 22 de maio. Com o início do primeiro semestre de 2021 agendado para a próxima segunda-feira, 14 de junho, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem um balanço positivo, apesar de muitas adaptações e dificuldades, e prepara ajustes às medidas de combate à pandemia de Covid-19.
Passados 14 meses das primeiras medidas de combate à pandemia, a Covid-19 segue fazendo milhares de vítimas diariamente, apesar do avanço da vacinação. Portanto, a UFSC planeja um 2021.1 ainda com atividades presenciais suspensas e aulas na modalidade remota. Ainda assim, algumas ações estão sendo planejadas para que a instituição siga funcionando, com respeito aos necessários cuidados.
“Desde que adotamos as primeiras ações, em março do ano passado, talvez seja esse o período em que há alterações mais sensíveis no contexto da pandemia que precisam ser ajustadas”, explica o reitor Ubaldo Cesar Balthazar.
O gestor refere-se a duas grande medidas que trarão algumas mudanças às rotinas universitárias: a possibilidade de oferta de disciplinas práticas e teórico-práticas, e a atualização do Guia de Biossegurança da UFSC, que deve ser publicado na primeira semana de aulas.
Disciplinas práticas e teórico-práticas
A Câmara de Graduação regulamentou, em 19 de maio, em caráter excepcional, o rito de análise dos pedidos realizados pelos cursos de oferta de atividades presenciais. A medida já era prevista nas Resoluções 140/2020/CUn e 146/2020/CUn. A partir de agora, os Colegiados de Curso que possuem necessidade de ofertar disciplinas práticas poderão definir e planejar as atividades. Os pedidos devem ser encaminhados à Câmara de Graduação, que avaliará os pedidos por meio de uma comissão que inclui, além dos representantes dos cursos, membros das equipes do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).
“Com isso esperamos reduzir as demandas represadas, principalmente nos cursos da saúde. E permitir que os alunos que têm pré-requisitos dessas disciplinas possam avançar em sua formação. Tudo feito com o mais rigoroso cuidado,” reforça o reitor.
Novo Guia de Biossegurança
Já as mudanças no Guia de Biossegurança estão sendo editadas tendo em vista o início da imunização da comunidade universitária contra a Covid-19, uma vez que terceirizados, professores e técnicos já receberam ao menos a primeira dose da vacina.
“A partir de 26 de maio, outros membros de nossa comunidade universitária passaram a ser incluídos. Teremos, após a aplicação da segunda dose da vacina, toda a comunidade de trabalhadores efetivamente imunizada e será possível adotar novas rotinas. No entanto, é importante lembrar que a UFSC avança para a Fase 2 e Fase 3 do nosso planejamento de contingência apenas quando os números da pandemia forem mais seguros para todos”, ressalta o reitor.
A Administração Central editou, em 1º de abril de 2021, a Portaria Normativa nº 390/2021/GR, que prorrogou as atividades em regime remoto até 2 de outubro, quando o cenário epidemiológico deverá ser novamente avaliado. Além disso, o Conselho Universitário aprovou a modalidade remota de aulas para os dois semestres de 2021.
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Mais um semestre que começa remotamente
O primeiro semestre de 2021 começa com uma recepção diferente aos estudantes, que, assim como em 2020.2, serão recepcionados de forma virtual. Pela primeira vez na instituição, os estudantes ingressantes também foram selecionados de forma virtual.
Esse trabalho, conforme detalha a presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), Maria José Baldessar, demandou uma intensa adaptação, e com trabalho exaustivo, inclusive em alguns finais de semana. A Coperve realizou, além do Processo Seletivo 2020.2, outros seis processos seletivos para ingresso em 2021 – o Processo Seletivo 2021.1; o SiSU; SiSU Complementar; Suplementares Negros; Suplementares Indígenas e Quilombolas; e Educação do Campo. “Foi desafiador, já que tivemos de repensar todos os processos seletivos, mantendo a credibilidade, confidencialidade e equidade em todos”, afirmou.
A validação da documentação dos novos estudantes que ingressaram na pandemia por meio das Políticas de Ações Afirmativas também passou por adaptações. Desde os primeiros meses da pandemia de Covid-19, a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad) tem usado métodos não presenciais para validação das autodeclarações emitidas pelos candidatos. Atualmente, todas as validações necessárias à matrícula pelos candidatos de todos os campi são realizadas através do Sisvalida, um sistema on-line criado pelas equipes da Saad, por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital (Coid), Laboratório de Empreendedorismo e Inovação (Lempi/UFSC) para validação dos requerimentos.
Balanço positivo, apesar das dificuldades
O ano letivo de 2020 teve diversas adaptações e dificuldades, mas também foram observados avanços e superações. A série de reportagens “Um ano depois”, da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) retrata algumas dessas situações relatadas pela comunidade universitária.
No Ensino de Graduação, a UFSC avaliou seus resultados, comparativos aos anos letivos nos quais as atividades ocorreram de forma presencial, e constatou que houve 65% menos trancamentos nos meses pandêmicos. Somados os números de 2020.1 e 2020.2, a UFSC teve 2.715 matrículas trancadas a pedido dos estudantes. Em 2019, esse número, somados os dois semestres, foi de 4.143.
Pela Resolução Normativa 140/2020, os estudantes têm, além do prazo flexibilizado para trancamento, a possibilidade de matricular-se na disciplina ZZD-2020. A matrícula nessa disciplina é realizada automaticamente pelo sistema de controle acadêmico para aqueles estudantes que necessitam cancelar disciplinas nas quais estavam matriculados antes e durante a pandemia, mantendo o vínculo acadêmico ativo.
O apoio para estudantes e docentes para que o ensino seguisse apesar das limitações impostas pela pandemia veio na forma de capacitação, eventos, programas de permanência e investimento institucional, tanto para a Graduação como para a Pós-Graduação.
Servidores docentes e técnico-administrativos participaram de diversas ações de capacitação oferecidas pelo Programa de Formação Continuada (Profor/Prograd), pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e pela Secretaria de Educação a Distância (Sead). Assim puderam aperfeiçoar seus conhecimentos sobre tecnologias educacionais e metodologias ativas para o ensino remoto, bem como sobre a utilização do Moodle.
O apoio aos estudantes também tem sido fundamental. Durante o ano letivo de 2020, o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (Piape) realizou ações – oficinas, palestras, aulões, atendimentos individuais e em grupos de apoio, e orientação pedagógica – que alcançaram mais de 14 mil participações em diversas áreas do conhecimento.
Segundo a coordenadora do programa, Janaina Santos, “o Piape, durante este período de atividades pedagógicas não presenciais, consolidou-se ainda mais como uma estratégia fundamental de apoio ao aprendizado e às atividades de todos os graduandos e graduandas da UFSC, contribuindo para a permanência estudantil, bem como para um melhor aproveitamento acadêmico”.
Outro importante recurso foi levantar informações e ouvir as coordenações de cursos, e os alunos. A Prograd realizou, em dezembro de 2020, o Fórum de Avaliação das Atividades Não Presenciais, e em maio de 2021 o 1º Seminário Prograd, ocasiões em que foi possível apresentar dados e buscar soluções. Outras pró-reitorias e secretarias também vêm investindo nas pesquisas e realizações de lives para debater as dificuldades que surgem nesse modelo de ensino emergencial.
A exemplo disso, a PROPG organizou, no último semestre, eventos ao vivo para debater o bem-estar dos estudantes, em especial a atenção à saúde mental, e prepara uma roda de conversa para 18 de junho, sexta-feira, às 15h30, com o tema: “O que a pós-graduação da UFSC pode fazer para ser mais acolhedora?”. A pró-reitoria solicita aos estudantes que compartilhem suas ideias e sugestões por meio do link.
Novas ações afirmativas e o desafio da permanência
A pós-graduação, em 2020, recebeu um avanço nas ações de equidade, com a aprovação da Resolução Normativa 145/2020, que criou o Programa de Ações Afirmativas. Um dos desafios apresentados com a normativa foi a permanência estudantil, visto que a UFSC até então não oferecia bolsas financiadas pela instituição, apenas por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
“A PROPG foi proativa, buscamos financiamento próprio da UFSC para bolsas semestrais. Enfrentamos mais cortes nas bolsas da Capes, inclusive prejudicando seriamente os novos programas, que agora não poderão contar com bolsas para seus alunos. Conseguimos ampliar o número de bolsas nos programas, direcionando os recursos para alunos de ações afirmativas. O valor que conseguimos é suficiente para 15 bolsas neste primeiro semestre letivo de 2021 e, para que possamos continuar nos próximos semestres, já temos encaminhamentos junto ao Conselho de Curadores para triplicar os valores atualmente pagos para revalidação de diplomas estrangeiros. Esses recursos irão direto para financiar bolsas da pós”, explica a pró-reitora Cristiane Derani.
Serão oferecidas 10 bolsas de mestrado e cinco bolsas de doutorado em 2021.1, no valor total de R$ 300 mil. O valor pago será o mesmo que as bolsas de pós-graduação da Capes, ou seja R$ 1,5 mil para mestrado e R$ 2,2 mil para doutorado. A UFSC tem dois novos programas de Pós-Graduação iniciando suas atividades em 2021.1 – o mestrado em Fonoaudiologia e o mestrado em Medicina Veterinária Convencional e Integrativa.
Assistência Estudantil apoiou mais de 13,7 mil estudantes em 2020

Suelen Matos aluna de pós-graduação em Agroecossistemas da UFSC retirou seu computador no início do primeiro semestre remoto de 2020, no CCA. Foto: Aline Cardoso/CCA/UFSC)
A pandemia, com o ensino remoto, trouxe desafios diários aos estudantes, que precisaram organizar seus estudos, e, sem o apoio de estruturas como os laboratórios de informática e o Restaurante Universitário, precisaram ainda mais das ações da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae).
Em 2020, a Prae atendeu mais de 13,7 mil beneficiários, com programas assistenciais regulares e temporários, o que representou um investimento de mais de R$ 2,4 milhões por mês. Dentre os programas regulares estão a Bolsa Estudantil, o Auxílio Moradia, as isenções em cursos de idiomas, entre outros. Os programas temporários incluem as ações de inclusão digital, como o empréstimo de equipamentos, auxílio Internet e o fornecimento de chips para o acesso à Internet (Programa Alunos Conectados, do MEC). Também foram criados o Apoio Emergencial, no valor de R$ 200 mensais, e o fornecimento de kits de alimentação.
Outra iniciativa foi a aquisição de computadores por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e dos Centros de Ensino, e o empréstimo desses equipamentos para estudantes participarem das aulas não presenciais. Durante todo o ano letivo de 2020, foram distribuídos 1.950 computadores. Para 2021.1, já há 638 computadores disponíveis para distribuição por parte dos Centros de Ensino.
Pesquisa e Extensão apoiando o Ensino
Investimentos em bolsas e iniciativas de extensão também foram significativos. A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) desenvolveu projetos para a apoiar o ensino durante o ano letivo de 2020, e também já em 2021. Em 2020, a Proex investiu cerca de R$ 1,7 milhão em projetos para a curricularização da extensão, e na Escola de Extensão com Cursos de Verão e Núcleos de Produção Digital. Os Núcleos foram uma iniciativa criada pouco antes do retorno das atividades de ensino, em formato não-presencial, e contaram com mais de 8.900 participantes e 93 bolsistas.
Desde janeiro mais de R$ 1,2 milhão em recursos de extensão foram investidos em iniciativas que compreendem 90 propostas, com 155 bolsas para alunos de graduação e 40 bolsas para docentes. Dentre essas iniciativas estão as capacitações promovidas pela Biblioteca Universitária (BU), as atividades do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti), atividades de combate à Covid-19 e para a vacinação da população de Florianópolis. Uma parceria da Proex com as Secretarias de Planejamento e Orçamento (Seplan), de Educação a Distância (Sead) e de Relações Internacionais (Sinter), resultou no projeto Cursos Virtuais de Extensão, que já têm mais de 900 inscritos em 10 cursos em diversas línguas.
Também se apoia o ensino com a manutenção de programas de pesquisa, principalmente incentivando os estudantes e docentes por meio de bolsas. A UFSC manteve, mesmo com as incertezas orçamentárias e dificuldades ocasionadas pela pandemia, todos os programas existentes, e conseguiu ampliar alguns projetos. Um deles é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), que em 2020 teve seu número de bolsas aumentado, além de editais lançados em parceria com agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Os projetos de pesquisa têm impacto direto no ensino, pois envolvem alunos e professores, e estimulam que eles permaneçam na academia, que fiquem no Brasil e desenvolvam a nossa ciência”, salienta o pró-reitor de Pesquisa Sebastião Soares.
Gestão busca caminhos para suprir principais necessidades
Apoiar o ensino é tarefa de muitas das estruturas institucionais da UFSC. Por exemplo, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), além da capacitação dos servidores, atenção à saúde, entre outros, também é a porta de entrada dos novos professores e técnicos administrativos que reforçaram o quadro de servidores da UFSC, mesmo durante a pandemia.
A nomeação de novos servidores foi retomada em novembro de 2020 com posses realizadas de forma virtual. Tomaram posse, desde então, 118 trabalhadores, sendo 50 técnicos, 17 professores efetivos do Magistério Superior, três professores da carreira EBTT (Colégio de Aplicação e NDI), além de 48 novos professores substitutos e temporários.
Esforços também foram significativos pelas secretarias de Esportes, junto às Atléticas, estudantes atletas e com atividades físicas para serem feitas em casa; Inovação, com mentoria para iniciativas empreendedoras; Cultura e Arte, com a realização de eventos on-line para trazer arte ao cotidiano da comunidade e apoiar artistas durante um momento de crise para o setor. A SeCArte prepara um Festival de Música para este semestre.
A Secretaria Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma) foi responsável por uma série de melhorias no espaço físico da UFSC durante o período em que a maioria das atividades acontece de forma remota. Atuando presencialmente destacam-se a Secretaria de Segurança Institucional (SSI) e a Pró-Reitoria de Administração (Proad), que mantiveram suas equipes focadas na manutenção dos contratos, parcerias e protegendo as estruturas físicas e patrimoniais da UFSC.
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