UFSC forma 265 mestres e 194 doutores durante pandemia de Covid-19
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formou 194 doutores e 265 mestres em programas de pós-graduação durante a pandemia de Covid-19 – de 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde elevou o estado de contaminação da doença, até 31 de julho. O número deve aumentar, já que alguns programas só inserem a informação quando o estudante entrega a documentação para expedição do diploma – por enquanto, são 459 defesas bem sucedidas na UFSC no período de pandemia.
De acordo com os dados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), todo o primeiro semestre de 2020 teve 1.014 bancas de 351 doutores e 663 mestres (confira a separação por curso ao final do texto).
No primeiro semestre de 2019, sem pandemia, a UFSC formou 438 novos doutores e 1.021 novos mestres (1.459 no total).
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC) realizou sua primeira defesa on-line, da mestranda Graziela Bresolin, em 31 de março, seis dias após a assinatura da Portaria Normativa permitindo a participação de todos os membros da banca e do estudante por meio de sistema de áudio e vídeo em tempo real – no procedimento anterior isso era expressamente proibido. “Assim que a Portaria de bancas on-line da PROPG foi publicada, já estávamos com salas virtuais preparadas e com processos de secretaria remodelados. “Desde então foram 52 defesas, incluindo bancas de programas parceiros (Bioquímica, Ciência da Informação, Energia e Sustentabilidade, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária Ambiental, Farmácia, Nutrição, Perícias Criminais Ambientais, Sistemas de Transporte e Gestão Territorial)”, conta o coordenador do PPGEGC, Roberto Pacheco.
Pacheco lembra que “o PPGEGC tem gênese no projeto multidisciplinar do Programa de Engenharia de Produção e que, em 1995, a UFSC realizou a primeira defesa de exame de qualificação on-line por meio de videoconferência, com o doutorando ainda em seu estágio sanduíche, em Tampa, na Flórida. Eram os primeiros trabalhos do LED (Laboratório de Educação Digital, então Laboratório de Ensino à Distância). Portanto, as sessões on-line (virtuais) já são do pleno domínio e hábito da comunidade de docentes do PPGEGC”.
Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da UFSC, Rogério Christofoletti, a manutenção dos exames de qualificação e defesas de teses e dissertação tem funcionado, além de ser importante para “não afetar os planejamentos de nossos mestrandos e doutorandos”. “Conversamos internamente sobre o uso da solução tecnológica e orientamos sobretudo os orientadores a adotar alguns cuidados, como a solicitação à SeTIC para gravar as defesas pelo WebConf e o pedido de pareceres prévios por escrito”, diz Christofoletti. Desde março, houve seis defesas de doutorado e uma de mestrado (com a previsão de mais uma defesa de mestrado até o final de agosto).
Roberto Pacheco explica que as defesas on-line precisam preservar o mesmo rito da presencial, “ou seja, deve-se ter interação síncrona do candidato com a banca, com os devidos tempos de apresentação e as arguições. E deve haver sessão fechada para a decisão dos examinadores, com divulgação de resultado ao final. A mudança para o on-line impactou em reaprendizado de docentes e técnicos do LED para garantir estes procedimentos, incluindo salas virtuais paralelas”.
Se as defesas ao vivo tinham presença de público, as sessões on-line do PPGJor “têm tido uma audiência muito semelhante às defesas realizadas presencialmente. Produzimos, inclusive, um formulário de presença online para garantir o controle de frequência que é uma tradição no nosso programa”, aponta Christofoletti. No PPGEGC, que também incentiva a participação de mestrandos e doutorandos em sessões de defesa, a forma de registrar a frequência no plano virtual foi a participação dos pós-graduandos nos chats públicos do YouTube, onde a sessão é transmitida. Aliás, o uso do YouTube (pelo canal LED EGC UFSC) foi uma das formas de garantir a memória e rastreabilidade do que ocorre numa defesa. “Nossa decisão foi conectar o sistema de conferências com o YouTube e manter vídeos gravados acessíveis nas duas fontes, quando possível. Além disso, o presidente da sessão deve encaminhar à Secretaria imagens das sessões realizadas, juntamente com os demais documentos e com as assinaturas digitais dos membros da banca”, frisa Roberto Pacheco.
O LED EGC já utilizava estes sistemas anteriormente, mas foram necessários estabelecer novos procedimentos e capacitar toda a equipe para as defesas on-line. “O primeiro é o nosso sistema de tickets que registra o pedido de defesa. Antes da pandemia servia à reserva de salas e apoio do LED para as sessões presenciais. O que fizemos foi acrescentar a opção de defesa on-line, que dispara os procedimentos de apoio técnico, antes presenciais, e agora para a sessão virtual da defesa. Além disso, o LED criou os sistemas de salas virtuais via Webconferencia RNP, que nos permite realizar a gravação, transmissão e formar o repositório de bancas. Também via WebConf criamos a ‘sala secreta’ para discussão e deliberação dos examinadores da banca, que, naturalmente, ficam de fora do vídeo público da sessão” , acrescenta Pacheco. O rito da banca precisa ser seguido, mesmo de forma virtual: agora o presidente faz isto usando “os mecanismos de videoconferência, tanto para observar tempos, ordens de falas e acompanhamento de audiência. Os candidatos também passaram ter uma pressão adicional de saber que sua apresentação será ‘perpetuada’ para assistência assíncrona, mesmo pós-defesa”, pontua o coordenador do PPEGC.
Preparação
Como muitos programas de pós da UFSC, o PPGEGC se prepara “intensamente” para o retorno das atividades com aulas não presenciais, retomando a experiência de anos anteriores de aplicação desta forma de ensino com as diversas tecnologias on-line que a UFSC (através da SeTIC) e o CTC, colocarão à disposição dos docentes. “Nada se compara ao que a pandemia provocou no seio da comunidade acadêmica da UFSC. Embora nossa Universidade seja pioneira no EaD, com tantos feitos inéditos e inovadores, desde os anos 1990 e passando por seu protagonismo mais recente na UAB, foi notório o fato de que ainda uma parte significativa da comunidade acadêmica da Universidade teme o uso intensivo de tecnologias na educação”, frisa o coordenador do programa, Roberto Pacheco.
O PPGEGC, que realizou um Workshop de Educação Digital para mais de 50 professores de outros programas e campi da UFSC e participa do Edital de Extensão para capacitação docente em aulas on-line, estabeleceu “uma Comissão de Especialistas para ajudar os professores, tanto na graduação como na pós, a refazerem seus planos de ensino, em respeito às diretrizes da Resolução 140 do CUn. A Comissão criou um modelo ‘template’ que permitiu a fácil adaptação e indicação de atividades síncronas e assíncronas, respeitando cargas horárias e plano e método de aulas dos professores”.
Pacheco ressalta a “iniciativa do CTC que, há diversas semanas, tem reunido seus docentes em sessões on-line de trocas de experiências, além das compras e procedimentos administrativos que têm sido realizados para que nenhum aluno ou professor fique sem o apoio para efetivar suas aulas”.
Processos seletivos
Com o distanciamento social imposto pela pandemia, os programas de pós se viram obrigados a transformar seus processos seletivos, de provas e entrevistas presenciais para on-line. Na Pós em Engenharia do Conhecimento, há 12 anos a seleção tem quatro fases – nivelamento, prova presencial, redação científica e avaliação do currículo (com prova e redação presenciais). Agora, a seleção será totalmente virtual, com mudanças que podem vir para ficar, de acordo com o coordenador do programa, Roberto Pacheco.
Com a pandemia, a primeira decisão foi eliminar as etapas virtuais do processo seletivo do PPGEGC. O problema, segundo Pacheco, era como diferenciar a performance dos candidatos. “Nossa inspiração para a mudança veio do novo sistema de avaliação da Capes. A agência passou a exigir documentos comprobatórios da produção intelectual relevante. Então pensamos em por que não fazer o mesmo com os candidatos e exigir que eles indiquem em seus currículos o item principal de produção bibliográfica e outro de produção técnica ou tecnológica? Então, criamos esta nova fase no processo seletivo, que permitirá aplicar os critérios objetivos de avaliação”. O o dilema continuou com os candidatos ao mestrado, “cujo perfil inclui bacharéis que ainda não tiveram a oportunidade de desenvolver tais itens. Assim, para o Mestrado, incluiremos a avaliação da trajetória acadêmica do candidato”.
O PPGEGC irá aproveitar a oportunidade para aperfeiçoar a etapa de nivelamento, “com novo material e aulas e para realizar uma série de webinars com as áreas de concentração do Programa, quando nossos docentes poderão se apresentar e descrever suas áreas de atuação, com o que esperamos facilitar as escolhas específicas que os candidatos fazem quanto às suas temáticas de interesse”.
A Pós em Jornalismo da UFSC foi obrigada a interromper a seleção de novos mestrandos e doutorandos – o edital foi lançado em março, prevendo apresentação do projeto, prova presencial e entrevista – um “desafio”, conta Rogério Christofoletti. “Estávamos no meio do processo quando precisamos suspender temporariamente. Não poderíamos aplicar as provas nem fazer as entrevistas presenciais”. A alternativa encontrada para as provas foi utilizar o sistema da revista Estudos em Jornalismo e Mídia: os candidatos acessaram enunciados e postaram as provas como se estivessem submetendo um artigo, na segunda-feira, 17 de agosto.
“A correção também acontece pelo sistema, garantindo a avaliação cega e permitindo maior controle e segurança na etapa. Elaboramos e publicamos um tutorial para orientar nossos candidatos, e estamos mantendo contato frequente com todos para informá-los do andamento do processo. Criamos uma página em nosso site para reunir todas as informações, assim tudo fica organizado e transparente. Tivemos uma resposta muito positiva, pois 85,7% dos candidatos fizeram a prova a distância, o que era uma incerteza”. Após as provas, a seleção do PPGJor vai realizar as entrevistas “também a distância, usando o sistema WebConf, que vai nos permitir gravar e armazenar a etapa. Todas essas modificações foram discutidas na comissão de seleção e informadas num edital retificador”, finaliza Christofoletti.
Curso | Doutorado | Mestrado Acadêmico | MestradoProfissional | Total do curso |
Mestrado Profissional em Direito | 0 | 0 | 1 | 1 |
Mestrado Profissional em Ensino de Física (ARA) | 0 | 0 | 3 | 3 |
Mestrado Profissional em Ensino de Física (BNU) | 0 | 0 | 4 | 4 |
Mestrado Profissional em Ensino de História | 0 | 0 | 1 | 1 |
Mestrado Profissional em Farmacologia | 0 | 0 | 1 | 1 |
Mestrado Profissional em Matemática | 0 | 0 | 5 | 5 |
Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em Avaliação | 0 | 0 | 5 | 5 |
Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais | 0 | 0 | 3 | 3 |
Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação | 0 | 0 | 6 | 6 |
Programa de Pós-Graduação em Administração | 14 | 14 | 0 | 28 |
Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária | 0 | 0 | 9 | 9 |
Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas | 2 | 13 | 0 | 15 |
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | 8 | 15 | 0 | 23 |
Programa de Pós-Graduação em Aquicultura | 4 | 12 | 0 | 16 |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | 4 | 1 | 0 | 5 |
Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica | 0 | 1 | 0 | 1 |
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento | 1 | 9 | 0 | 10 |
Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas | 0 | 4 | 0 | 4 |
Programa de Pós-Graduação em Bioquímica | 6 | 4 | 0 | 10 |
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências | 3 | 9 | 0 | 12 |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | 4 | 6 | 0 | 10 |
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | 5 | 12 | 0 | 17 |
Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos | 6 | 9 | 0 | 15 |
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais | 10 | 15 | 0 | 25 |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação | 0 | 6 | 0 | 6 |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas-Novo | 3 | 5 | 0 | 8 |
Programa de Pós-Graduação em Contabilidade | 4 | 11 | 0 | 15 |
Programa de Pós-Graduação em Cuidados Intensivos e Paliativos | 0 | 0 | 3 | 3 |
Programa de Pós-Graduação em Design | 6 | 5 | 0 | 11 |
Programa de Pós-Graduação em Direito | 11 | 26 | 0 | 37 |
Programa de Pós-Graduação em Ecologia | 4 | 7 | 0 | 11 |
Programa de Pós-Graduação em Economia | 3 | 9 | 0 | 12 |
Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais | 0 | 7 | 0 | 7 |
Programa de Pós-Graduação em Educação | 22 | 6 | 0 | 28 |
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica | 6 | 20 | 0 | 26 |
Programa de Pós-Graduação em Educação Física | 4 | 16 | 0 | 20 |
Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade | 0 | 9 | 0 | 9 |
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | 12 | 14 | 0 | 26 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental | 4 | 14 | 0 | 18 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | 3 | 12 | 0 | 15 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos | 6 | 14 | 0 | 20 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas | 5 | 9 | 0 | 14 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | 11 | 13 | 0 | 24 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos | 0 | 3 | 0 | 3 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial | 0 | 6 | 0 | 6 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas | 0 | 9 | 0 | 9 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento | 13 | 16 | 0 | 29 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | 11 | 19 | 0 | 30 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | 10 | 29 | 0 | 39 |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química | 6 | 11 | 0 | 17 |
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução | 13 | 13 | 0 | 26 |
Programa de Pós-Graduação em Farmácia | 3 | 11 | 0 | 14 |
Programa de Pós-Graduação em Farmacologia | 1 | 4 | 0 | 5 |
Programa de Pós-Graduação em Filosofia | 12 | 4 | 0 | 16 |
Programa de Pós-Graduação em Física | 1 | 9 | 0 | 10 |
Programa de Pós-Graduação em Geografia | 13 | 5 | 0 | 18 |
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem | 0 | 0 | 7 | 7 |
Programa de Pós-Graduação em História | 9 | 13 | 0 | 22 |
Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários | 1 | 11 | 0 | 12 |
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | 5 | 1 | 0 | 6 |
Programa de Pós-Graduação em Linguística | 7 | 9 | 0 | 16 |
Programa de Pós-Graduação em Literatura | 12 | 13 | 0 | 25 |
Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada | 1 | 6 | 0 | 7 |
Programa de Pós-Graduação em Neurociências | 2 | 5 | 0 | 7 |
Programa de Pós-Graduação em Nutrição | 3 | 1 | 0 | 4 |
Programa de Pós-Graduação em Oceanografia | 0 | 9 | 0 | 9 |
Programa de Pós-Graduação em Odontologia | 6 | 3 | 0 | 9 |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia | 9 | 28 | 0 | 37 |
Programa de Pós-Graduação em Química | 12 | 10 | 0 | 22 |
Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais | 6 | 9 | 0 | 15 |
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | 0 | 4 | 0 | 4 |
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | 6 | 0 | 0 | 6 |
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | 2 | 6 | 0 | 8 |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política | 4 | 0 | 0 | 4 |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política | 2 | 10 | 0 | 12 |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação | 0 | 10 | 0 | 10 |
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas | 9 | 0 | 0 | 9 |
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas | 1 | 1 | 0 | 2 |