UFSC forma 265 mestres e 194 doutores durante pandemia de Covid-19

20/08/2020 12:37

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formou 194 doutores e 265 mestres em programas de pós-graduação durante a pandemia de Covid-19 – de 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde elevou o estado de contaminação da doença, até 31 de julho. O número deve aumentar, já que alguns programas só inserem a informação quando o estudante entrega a documentação para expedição do diploma – por enquanto, são 459 defesas bem sucedidas na UFSC no período de pandemia.

Fonte: PROPG, 18/08/2020

De acordo com os dados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG), todo o primeiro semestre de 2020 teve 1.014 bancas de 351 doutores e 663 mestres (confira a separação por curso ao final do texto).

No primeiro semestre de 2019, sem pandemia, a UFSC formou 438 novos doutores e 1.021 novos mestres (1.459 no total).

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC) realizou sua primeira defesa on-line, da mestranda Graziela Bresolin, em 31 de março, seis dias após a assinatura da Portaria Normativa permitindo a participação de todos os membros da banca e do estudante por meio de sistema de áudio e vídeo em tempo real – no procedimento anterior isso era expressamente proibido. “Assim que a Portaria de bancas on-line da PROPG foi publicada, já estávamos com salas virtuais preparadas e com processos de secretaria remodelados. “Desde então foram 52 defesas, incluindo bancas de programas parceiros (Bioquímica, Ciência da Informação, Energia e Sustentabilidade, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária Ambiental, Farmácia, Nutrição, Perícias Criminais Ambientais, Sistemas de Transporte e Gestão Territorial)”, conta o coordenador do PPGEGC, Roberto Pacheco.

Defesa de tese on-line no PPGJor. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pacheco lembra que “o PPGEGC tem gênese no projeto multidisciplinar do Programa de Engenharia de Produção e que, em 1995, a UFSC realizou a primeira defesa de exame de qualificação on-line por meio de videoconferência, com o doutorando ainda em seu estágio sanduíche, em Tampa, na Flórida. Eram os primeiros trabalhos do LED (Laboratório de Educação Digital, então Laboratório de Ensino à Distância). Portanto, as sessões on-line (virtuais) já são do pleno domínio e hábito da comunidade de docentes do PPGEGC”.

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da UFSC, Rogério Christofoletti, a manutenção dos exames de qualificação e defesas de teses e dissertação tem funcionado, além de ser importante para “não afetar os planejamentos de nossos mestrandos e doutorandos”. “Conversamos internamente sobre o uso da solução tecnológica e orientamos sobretudo os orientadores a adotar alguns cuidados, como a solicitação à SeTIC para gravar as defesas pelo WebConf e o pedido de pareceres prévios por escrito”, diz Christofoletti. Desde março, houve seis defesas de doutorado e uma de mestrado (com a previsão de mais uma defesa de mestrado até o final de agosto).

Roberto Pacheco explica que as defesas on-line precisam preservar o mesmo rito da presencial, “ou seja, deve-se ter interação síncrona do candidato com a banca, com os devidos tempos de apresentação e as arguições. E deve haver sessão fechada para a decisão dos examinadores, com divulgação de resultado ao final. A mudança para o on-line impactou em reaprendizado de docentes e técnicos do LED para garantir estes procedimentos, incluindo salas virtuais paralelas”.

Se as defesas ao vivo tinham presença de público, as sessões on-line do PPGJor “têm tido uma audiência muito semelhante às defesas realizadas presencialmente. Produzimos, inclusive, um formulário de presença online para garantir o controle de frequência que é uma tradição no nosso programa”, aponta Christofoletti. No PPGEGC, que também incentiva a participação de mestrandos e doutorandos em sessões de defesa, a forma de registrar a frequência no plano virtual foi a participação dos pós-graduandos nos chats públicos do YouTube, onde a sessão é transmitida. Aliás, o uso do YouTube (pelo canal LED EGC UFSC) foi uma das formas de garantir a memória e rastreabilidade do que ocorre numa defesa. “Nossa decisão foi conectar o sistema de conferências com o YouTube e manter vídeos gravados acessíveis nas duas fontes, quando possível. Além disso, o presidente da sessão deve encaminhar à Secretaria imagens das sessões realizadas, juntamente com os demais documentos e com as assinaturas digitais dos membros da banca”, frisa Roberto Pacheco.

O LED EGC já utilizava estes sistemas anteriormente, mas foram necessários estabelecer novos procedimentos e capacitar toda a equipe para as defesas on-line. “O primeiro é o nosso sistema de tickets que registra o pedido de defesa. Antes da pandemia servia à reserva de salas e apoio do LED para as sessões presenciais. O que fizemos foi acrescentar a opção de defesa on-line, que dispara os procedimentos de apoio técnico, antes presenciais, e agora para a sessão virtual da defesa. Além disso, o LED criou os sistemas de salas virtuais via Webconferencia RNP, que nos permite realizar a gravação, transmissão e formar o repositório de bancas. Também via WebConf criamos a ‘sala secreta’ para discussão e deliberação dos examinadores da banca, que, naturalmente, ficam de fora do vídeo público da sessão” , acrescenta Pacheco. O rito da banca precisa ser seguido, mesmo de forma virtual: agora o presidente faz isto usando “os mecanismos de videoconferência, tanto para observar tempos, ordens de falas e acompanhamento de audiência. Os candidatos também passaram ter uma pressão adicional de saber que sua apresentação será ‘perpetuada’ para assistência assíncrona, mesmo pós-defesa”, pontua o coordenador do PPEGC.

Preparação

Como muitos programas de pós da UFSC, o PPGEGC se prepara “intensamente” para o retorno das atividades com aulas não presenciais, retomando a experiência de anos anteriores de aplicação desta forma de ensino com as diversas tecnologias on-line que a UFSC (através da SeTIC) e o CTC, colocarão à disposição dos docentes. “Nada se compara ao que a pandemia provocou no seio da comunidade acadêmica da UFSC. Embora nossa Universidade seja pioneira no EaD, com tantos feitos inéditos e inovadores, desde os anos 1990 e passando por seu protagonismo mais recente na UAB, foi notório o fato de que ainda uma parte significativa da comunidade acadêmica da Universidade teme o uso intensivo de tecnologias na educação”, frisa o coordenador do programa, Roberto Pacheco.

O PPGEGC, que realizou um Workshop de Educação Digital para mais de 50 professores de outros programas e campi da UFSC e participa do Edital de Extensão para capacitação docente em aulas on-line, estabeleceu “uma Comissão de Especialistas para ajudar os professores, tanto na graduação como na pós, a refazerem seus planos de ensino, em respeito às diretrizes da Resolução 140 do CUn. A Comissão criou um modelo ‘template’ que permitiu a fácil adaptação e indicação de atividades síncronas e assíncronas, respeitando cargas horárias e plano e método de aulas dos professores”.

Pacheco ressalta a “iniciativa do CTC que, há diversas semanas, tem reunido seus docentes em sessões on-line de trocas de experiências, além das compras e procedimentos administrativos que têm sido realizados para que nenhum aluno ou professor fique sem o apoio para efetivar suas aulas”.

Processos seletivos

Com o distanciamento social imposto pela pandemia, os programas de pós se viram obrigados a transformar seus processos seletivos, de provas e entrevistas presenciais para on-line. Na Pós em Engenharia do Conhecimento, há 12 anos a seleção tem quatro fases – nivelamento, prova presencial, redação científica e avaliação do currículo (com prova e redação presenciais). Agora, a seleção será totalmente virtual, com mudanças que podem vir para ficar, de acordo com o coordenador do programa, Roberto Pacheco.

Com a pandemia, a primeira decisão foi eliminar as etapas virtuais do processo seletivo do PPGEGC. O problema, segundo Pacheco, era como diferenciar a performance dos candidatos. “Nossa inspiração para a mudança veio do novo sistema de avaliação da Capes. A agência passou a exigir documentos comprobatórios da produção intelectual relevante. Então pensamos em por que não fazer o mesmo com os candidatos e exigir que eles indiquem em seus currículos o item principal de produção bibliográfica e outro de produção técnica ou tecnológica? Então, criamos esta nova fase no processo seletivo, que permitirá aplicar os critérios objetivos de avaliação”. O o dilema continuou com os candidatos ao mestrado, “cujo perfil inclui bacharéis que ainda não tiveram a oportunidade de desenvolver tais itens. Assim, para o Mestrado, incluiremos a avaliação da trajetória acadêmica do candidato”.

O PPGEGC irá aproveitar a oportunidade para aperfeiçoar a etapa de nivelamento, “com novo material e aulas e para realizar uma série de webinars com as áreas de concentração do Programa, quando nossos docentes poderão se apresentar e descrever suas áreas de atuação, com o que esperamos facilitar as escolhas específicas que os candidatos fazem quanto às suas temáticas de interesse”.

A Pós em Jornalismo da UFSC foi obrigada a interromper a seleção de novos mestrandos e doutorandos – o edital foi lançado em março, prevendo apresentação do projeto, prova presencial e entrevista – um “desafio”, conta Rogério Christofoletti. “Estávamos no meio do processo quando precisamos suspender temporariamente. Não poderíamos aplicar as provas nem fazer as entrevistas presenciais”. A alternativa encontrada para as provas foi utilizar o sistema da revista Estudos em Jornalismo e Mídia: os candidatos acessaram enunciados e postaram as provas como se estivessem submetendo um artigo, na segunda-feira, 17 de agosto.

“A correção também acontece pelo sistema, garantindo a avaliação cega e permitindo maior controle e segurança na etapa. Elaboramos e publicamos um tutorial para orientar nossos candidatos, e estamos mantendo contato frequente com todos para informá-los do andamento do processo. Criamos uma página em nosso site para reunir todas as informações, assim tudo fica organizado e transparente. Tivemos uma resposta muito positiva, pois 85,7% dos candidatos fizeram a prova a distância, o que era uma incerteza”. Após as provas, a seleção do PPGJor vai realizar as entrevistas “também a distância, usando o sistema WebConf, que vai nos permitir gravar e armazenar a etapa. Todas essas modificações foram discutidas na comissão de seleção e informadas num edital retificador”, finaliza Christofoletti.

Curso Doutorado Mestrado Acadêmico MestradoProfissional Total do curso
Mestrado Profissional em Direito 0 0 1 1
Mestrado Profissional em Ensino de Física (ARA) 0 0 3 3
Mestrado Profissional em Ensino de Física (BNU) 0 0 4 4
Mestrado Profissional em Ensino de História 0 0 1 1
Mestrado Profissional em Farmacologia 0 0 1 1
Mestrado Profissional em Matemática 0 0 5 5
Mestrado Profissional em Métodos e Gestão em Avaliação 0 0 5 5
Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais 0 0 3 3
Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação 0 0 6 6
Programa de Pós-Graduação em Administração 14 14 0 28
Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária 0 0 9 9
Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas 2 13 0 15
Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social 8 15 0 23
Programa de Pós-Graduação em Aquicultura 4 12 0 16
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo 4 1 0 5
Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica 0 1 0 1
Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento 1 9 0 10
Programa de Pós-Graduação em Biologia de Fungos, Algas e Plantas 0 4 0 4
Programa de Pós-Graduação em Bioquímica 6 4 0 10
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Biociências 3 9 0 12
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação 4 6 0 10
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 5 12 0 17
Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Alimentos 6 9 0 15
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais 10 15 0 25
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação 0 6 0 6
Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas-Novo 3 5 0 8
Programa de Pós-Graduação em Contabilidade 4 11 0 15
Programa de Pós-Graduação em Cuidados Intensivos e Paliativos 0 0 3 3
Programa de Pós-Graduação em Design 6 5 0 11
Programa de Pós-Graduação em Direito 11 26 0 37
Programa de Pós-Graduação em Ecologia 4 7 0 11
Programa de Pós-Graduação em Economia 3 9 0 12
Programa de Pós-Graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais 0 7 0 7
Programa de Pós-Graduação em Educação 22 6 0 28
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica 6 20 0 26
Programa de Pós-Graduação em Educação Física 4 16 0 20
Programa de Pós-Graduação em Energia e Sustentabilidade 0 9 0 9
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem 12 14 0 26
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental 4 14 0 18
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil 3 12 0 15
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos 6 14 0 20
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas 5 9 0 14
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção 11 13 0 24
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos 0 3 0 3
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial 0 6 0 6
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas 0 9 0 9
Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento 13 16 0 29
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica 11 19 0 30
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica 10 29 0 39
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química 6 11 0 17
Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução 13 13 0 26
Programa de Pós-Graduação em Farmácia 3 11 0 14
Programa de Pós-Graduação em Farmacologia 1 4 0 5
Programa de Pós-Graduação em Filosofia 12 4 0 16
Programa de Pós-Graduação em Física 1 9 0 10
Programa de Pós-Graduação em Geografia 13 5 0 18
Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem 0 0 7 7
Programa de Pós-Graduação em História 9 13 0 22
Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários 1 11 0 12
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo 5 1 0 6
Programa de Pós-Graduação em Linguística 7 9 0 16
Programa de Pós-Graduação em Literatura 12 13 0 25
Programa de Pós-Graduação em Matemática Pura e Aplicada 1 6 0 7
Programa de Pós-Graduação em Neurociências 2 5 0 7
Programa de Pós-Graduação em Nutrição 3 1 0 4
Programa de Pós-Graduação em Oceanografia 0 9 0 9
Programa de Pós-Graduação em Odontologia 6 3 0 9
Programa de Pós-Graduação em Psicologia 9 28 0 37
Programa de Pós-Graduação em Química 12 10 0 22
Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais 6 9 0 15
Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais 0 4 0 4
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva 6 0 0 6
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social 2 6 0 8
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política 4 0 0 4
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política 2 10 0 12
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação 0 10 0 10
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas 9 0 0 9
Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas 1 1 0 2

 

 

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