UFSC recebe visita de comitiva de executivos de cinco continentes
Conhecer a Universidade e trocar informações com seus alunos e professores. Essa foi a proposta da visita da comitiva da Veolia, empresa francesa referência mundial em gestão otimizada de recursos, com foco em soluções para gestão de água, resíduos e energia, ao campus Trindade. O chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Antonio Oliveira Vieira, deu as boas-vindas ao grupo e apresentou dados sobre a Universidade por meio do vídeo institucional da UFSC.
A visita à Universidade fez parte do “Seminário Internacional de Diretores do Grupo Veolia” realizado no Brasil no mês de junho durante uma semana com o objetivo de proporcionar aos executivos seniores conhecimentos sobre a economia, a cultura, a história e os potenciais do país. A comitiva composta por 45 diretores de diferentes nacionalidades foi recebida no auditório Teixeirão, localizado Centro Tecnológico (CTC), no dia 11 de junho. A diretora de Projetos, Veronica Capella, fez uma breve apresentação sobre a empresa. “Começamos a visita tendo um panorama da política econômica do Brasil. Hoje queremos ter um outro panorama, o das pessoas jovens, porque vocês são o futuro. A UFSC é uma das mais reconhecidas instituições federais de ensino público do país”, disse Veronica.
A aluna da oitava fase do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, Gabriela Queen, participou, em 2014, do Programa Veolia Summer School e relatou a experiência de passar uma semana no Campus Veolia, um centro de formação localizado nos arredores de Paris que desenvolve pesquisas em parceria com universidades.“Eu não tinha ideia do quão maravilhosa essa experiência seria. Com a imersão no campus, fiz um maravilhoso network. Uma das coisas que mais apreciei foi ver inovação. Foi completamente inspirador para ser uma engenheira agora”, afirmou. Na sequência, diretores da empresa e estudantes da UFSC fizeram perguntas a Gabriela. O aluno Tiago Meirelles, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, participará da próxima edição do Programa.
O chefe do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, professor Paulo Belli, apresentou as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA), estudos desenvolvidos e destacou a importância do intercâmbio de estudantes. O encontro contou com a presença do vice-diretor do CTC, Edson Roberto de Pieri.
O diretor do Departamento de Projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), Elias Machado, informou que, entre 2012 e 2015, UFSC contratou 52 projetos nas áreas de gestão de água, resíduos e energia. Machado apresentou informações sobre o setor produtivo brasileiro e sobre as pesquisas que são desenvolvidas na Universidade. “Existem 3.658 projetos de pesquisa institucionais e individuais em desenvolvimento e há 563 grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq ativos na UFSC. Temos 728 bolsas de Iniciação Científica com o CNPq concedidas para alunos de graduação, que dedicam 20 horas por semana para essa atividade”, disse.
O grupo também foi informado de que, no final de 2014, a UFSC aprovou a criação do seu Parque Científico e Tecnológico em uma área de 250 mil metros quadrados dentro do Sapiens Park. No local serão construídos laboratórios dedicados à inovação e transferência de tecnologias nos diversos setores. O diretor de Projetos falou sobre a relação da Universidade com o setor produtivo e citou o contrato com a Embraco para desenvolvimento de novos materiais para compressores, a certificação do Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica (Polo), pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), e o Projeto Laboratório Desenvolvimento de Nanoestruturas, que congrega mais de 12 laboratórios especializados em nanotecnologia da UFSC e tem como objetivo estratégico desenvolver pesquisas com o setor produtivo.
Trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Pesquisa em Resíduos Sólidos (Lareso) do CTC relacionados ao gerenciamento, gestão e tratamento de resíduos foram apresentados pelo pós-doutorando do PPGEA, Marlon Capanema. No final do encontro, houve uma conversa entre estudantes e diretores da empresa. Desafios e anseios da juventude e suas ideias sobre inovação, meio-ambiente e sustentabilidade foram temas abordados.
Bruna Bertoldi Gonçalves
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC